segunda-feira, 23 de agosto de 2010

A 1º vitória de muitas!

Começando pelo que interessa, o mais difícil e importante ontem foi conseguido... Os 3 Pontos! Mas foi novamente fácil de constatar alguns "pormenores":

-Quanto a mim fizemos o nosso pior jogo, isso reflectiu-se no numero de oportunidades e no nosso volume ofensivo mas mesmo assim tivemos 3 ocasiões isolados (2 do Vukcevic e 1 do Liedson) frente ao guarda-redes adversário onde nem sequer acertámos na baliza. Numa equipa que já de si joga sobre brasas falhar estes golos "feitos" só serve para intranquilizar dentro e fora de campo.

-A 1º Parte foi uma confusão táctica no meio campo que não se pode voltar a repetir! Jogámos num clássico 4-3-3, mas os 3 médios escolhidos não podem ter caracteristicas parecidas ou no mínimo não podem ocupar os mesmos espaços. Na 1º Parte não cheguei a perceber qual era a real posição de Zapater, de André Santos ou de Maniche.
Para alem disso jogar com os 3 médios como jogámos no 1º tempo e com os 3 da frente que alinhamos ontem é arriscar imenso. Liedson está completamente fora de forma, o Djaló faz 1 jogo bom em 8 e temos que esperar mais 2 ou 3 para que consiga fazer algo de bom e o Vukcevic está novamente a segurar demasiado a bola, mesmo assim ainda consegue trazer coisas boas ao nosso futebol.

-A 2º Parte, definindo melhor as posições de cada jogador o nosso futebol não sendo espectacular, melhorou e muito. André Santos a jogar claramente a 6, Zapater a jogar mais descaído para a esquerda, Maniche mais descaído para a direita com Djaló a jogar atrás de Liedson e Vuckevic em 4-1-3-2 ou 4-4-2 (ao estilo do Bento I) conseguimos os 3 pontos!

-Quem critica Rui Patricio, tem que no mínimo admitir que ele é um guarda-redes bem diferente daquele que nos "apareceu" à 3/4 anos. Para mim é claramente o nosso melhor jogador no somatório de todos os jogos oficiais. Ontem cometeu um erro e esse erro podia nos ter saído caro mas tem disfarçado as nossa debilidades defensivas ao longo destes jogos.

-Os nossos adeptos têm sido realmente enormes, estiveram quase 21 mil em Alvalade, foram poucos mas os que foram são realmente bons! Bom apoio, o estádio pode ser "mau" para o relvado mas em termos sonoros é sem duvida muito bom! Também tenho que referir que o vídeo do Di Franceschi que passou no intervalo foi uma motivação para quem já duvidava se devia continuar a apoiar! E sobre isso tenho que dizer se tanto criticamos o nosso clube pela incompetência em algumas decisões deveríamos todos realçar a competência e a qualidade destes vídeos promocionais da gamebox deste ano, claramente as melhores de sempre!

Saudações Leoninas

34 comentários:

Anónimo disse...

Estou extremamente satisfeito com a vitória. Mas não consigo tirar nada de positivo deste jogo(só mesmo os 3 pontos). Não jogamos nadinha...Este Paulo Sérgio é o pior treinador do sporting nos últimos anos...Ao menos o Bentinho era teimoso mas tinha um sistema mecanizado, este nem isso.
Agora é ter esperança num grande resultado na Dinamarca

Anónimo disse...

Pois é mas o marketing não ganha jogos, nem faz uma equipa campeã. O futebol foi pouco, muito pouco e começa a ser muito preocupante, tanta mudança, tanta experiência sem resultados.
Somos de longe a equipa em pior forma da liga (os jogadores não se cuidam nas férias?), a pré-temporada foi bem pensada em termos físicos? Não sei o que se passa, mas tantos jogadores fora de forma? O Liedson é habitual, começa sempre assim. Mas os outros.
Vamos esperar por melhores dias.

O comportamento dos adeptos realmente tem sido bom, e paciente. Não podem dizer que é por falta de apoio.

Picareta disse...

Só algumas considerações ao jogo de ontem:

Djalo - Efectivamente é uma nódoa mas uma coisa é verdade. Assim que o Sporting perde a bola (e muitas vezes a culpa é dele) é dos primeiros a recuperar a posição e ajudar a fechar o corredor. Mais do que uma vez consegui ver isso no jogo ontem e parecendo que não ajuda. Não podemos ter um gajo so para isto eu sei...

Zapater - Perdido. Andou 45 minutos sem saber onde estar e o que fazer à bola...Não é culpa dele. E é pena porque parece-me bom jogador.

Rui Patricio - Não concordo com o LR. Ontem para mim fez novamente um grande jogo, a sair da baliza quando tem que sair e mesmo naquela que nos iamos arriscando a sofrer um chapeu vejam bem a repetição e vejam quer era o ultimo defesa e onde estava este quando o jogador do maritimo recebeu a bola.

Liedson - Já devia ter saido da equipa. Não joga, reclama por tudo, enerva a equipa e os jogadores, não foi celebrar o penalti com os restantes companheiros não fosse o maniche a ir busca-lo. Se o outro era maça podre este está decomposta!

Por ultimo, André Santos! Que jogo o menino fez ontem! Este sim! Não engana!

5f - Vai ser a meu ver e comoe stamos a jogar impossovel operar a reviravolta...Ao menos que deixem a pele em campo e que ninguem tenha motivos para ir receber ao aeroporto com assobios...

NAM disse...

Paulo Sérgio é um equívoco completo.

Demos graças pela qtd de jogos de pré época e como fazem bem à preparação da equipa, mas agora que é a sério, não jogamos um boi.

Salomão jogou na pre agora nada, Matias jogou com Valdes um no meio e outro no extremo e agora nada, Pongolle idem.

Maniche tem que fazer sempre os 90 minutos ?!?! André Santos çembra-me o Custódio, espero que ganhe confiança para começar a jogar melhor e não ter medo de subir, contudo qdo o treinador mete o Carriço no lugar dele, deve haver pouca confiança ...

Enfim PS não tem mãos para o plantel que tem e não é só o Pedro mendes que faz falta, gostava tanto de ser contrariado na Dinamarca, mas parece-me dificil...

Quando dizemos que falta um avançado, custa-me a entender pois temos Liedson, Postiga, Pongolle, Djaló e Saleiro e ainda Vuk o que fazíamos com os outros.

E extremos com Salomão, Valdés, Izma, Vuk ? E trincos ASantos

Qualquer contratação tem que ser muito bem ponderada e pra mim só um ponta de lança tipo "Jardel" estabilizaria a equipa, agora não sei se eles existem e se o BES deixa que contratemos um desse valor ?!?!?!

Fito Rinaudo disse...

O mais importante foi conseguido, se foi de penalty e no ultimo minuto pouco ou nada me interessa porque o que conta é mesmo o resultado final!

Na análise ao jogo fico com a ideia que Paulo Sérgio estuda tão bem as equipas adversárias que depois se esquece de dar identidade ao Sporting.

Não gostei particularmente da falta de mobilidade dos médios, quase sempre estáticos e a não darem linhas de passe aos defesas. Não gostei da falta de profundidade dos extremos, que na maior parte do tempo jogaram na linha de meio campo e não se desmarcaram, e finalmente continuo a não gostar da atitude do liedson que passa a maior parte dos jogos a reclamar com os colegas e depois falha ocasioes de golo clarissimas!

De pontos positivos destaco a subida de proditividade de Rui Patricio (a ler bem o jogo, excepto naquele lance que ia sendo golo), do NAC que está a mostrar que tem valor (excepto para marcar livres), André Santos (maior dinamismo e sem medo de pressionar o adversário) e Vukcevic que é sempre o jogador mais objectivo do Sporting...já que sem golos não se ganham jogos!

Grande atitude do público ontem, e na companhia de Ivone De Franceschi no Topo Sul.

Saudações Leoninas

Anónimo disse...

O patricio e protegido como o caralho por ti... e os frangos contra o brondby???
Esqueceste-te??
parem de levar este franguicio ao colo!

leao revisor disse...

Os frangos?

Podes falar no 2º golo e mesmo esse a bola ainda desvia no evaldo no 1º remate.

Lyon Heart disse...

Leão Revisor
2 coisas importantes:
-Quando ninguem fala no Rui Patricio vens tu dar mais uma palmada nas costas como q a dizer, é bom o melhor. Quanto a mim esteve bem, mas o delize poderia ter comprometido todo o jogo. Um GR de topo (que faz falta ao Sporting) não comete este tipo de infantilidade. Mas pronto é o q temos e devemos apoiar.... Vamos ver até onde corre bem.

- De Francesci foi um jogador belissimo, um extremo como dificilmente me recordo em Alvalade, centrava certo e tenso. Agora só ca esteve 6 meses... onde é que ele é uma referência do futebol do sporting???? Então e jogadores portugueses marcantes (capitães) do nosso clube? Onde está o marketing motivacional dos nossos grandes capitães? Oceano, Xavier, Hilario, Sá Pinto ... entre muitos.
Ou esses não tem direito????
Ou esses não fazem parte dos 90%????
A rever
Lyon Heart

leao revisor disse...

Lyon Heart

Sobre o Xavier e o Hilário não tenho a menor duvida que pertencem aos 90% se é assim que queres colocar as coisas.

Quanto ao Oceano, não faz nada sem lhe terem que pagar e não tenho a certeza se chegou a ser campeao pelo SCP.

Quanto ao Sá, acho que a explicação é logica.
Em relação ao Rui, eu referi que se repareste que cometeu um erro que podia ter resultado em golo, mas para MIM esta a ser o melhor na globalidade dos jogos oficiais.
O que me faz confusão é que elogiar o Rui parece que é pecado no reino do leao

dSouza disse...

nao pecado nao é, mas nao podes elogiar uns so por estarem de cara lavada! corres o risco de daqui a uns dias vir aqui chorar e virar o bico ao prego!

eu simpatizei com o PS qd começou a trabalhar, mas ontem fiquei demasiado desiludido... novamente com escolhas ridiculas para um esquema complicadissimo de jogar! estamos empatados em casa e ele tira o vuk? a primeira vez q jogamos neste sistema o matias fica sentado? estaria o PS a poupar para a dinamarca? se sim, torna-se ainda mais ridiculo! enfim vou aguardar apreensivo o proximo jogo!

acho q podemos mto bem ter de volta o liedson, q n é nada mau!

abrç

Lyon Heart disse...

Revisor

Não falei de campeões, falei de mistica. Muitos dos que vestiram a camisola do leão, mesmo sem nada ganharem foram mais campeões que muitos outros.
Depois a mim pouco me interessa se uns fazem parte dos 90% ou dos 10%, pq eu faço parte dos 100%, sou do SPORTING, não do Bettencourt, Cristovão ou outro. Mas aquilo que vejo é que quem poem em causa esta direcção (e bem), ou o seu projecto (se é que existe) leva logo com os 90% na cara. Revisor todos somos do Sporting e se este não funciona q venha outro pq o q queremos é se " tão grandes como os outros da europa". Achas que os estamos a ser?
Finalmente, mais uma novela Patricio. O rapaz tem valor sem duvida, mas NESTE MOMENTO é pouco para o Sporting só isso. Para que havemos de estar a apoiar para moralizar, olha se eu ganhasse um terço do q ele ganha andava hiper motivado, não precisava de palmadinhas nas costas. Não vale a pena moralizar o Patricio se estamos sempre a bater em outros, e para não ser extenso lembro o outro do mesmo sector o Stojkovik.
Lyon Heart

leao revisor disse...

d´souza

Sempre defendi o Rui.
Acho que o que se tem feito com ele é uma vergonha!

E não o defendo à 2 dias.

Para alem do mais quando que se pede a cabeça dele para por la um bem pior.

leao revisor disse...

Lyon Heart

Não fui eu que falei de 90 ou 10%.

Mistica?
Que mistica tem um jogador que beija o simbolo mas quando se pede para autogravar umas bolas para se venderem na antiga loja verde pede x dinheiro?

Para alem do mais a lógica da campanha era "sem ti não ha campeoes" e tinha como objectivo retratar anos em que fomos campeoes.

Tu achas que o Rui é pouco neste momento para o SCP, eu acho que nos tem safo de bem pior neste inicio de campeonato.

Lyon Heart disse...

Revisor
Não deturbes as minhas palavras.
Não falo especificamente em Oceano, falo dos inumeros portugueses que passaram pelo clube que sendo ou não capitães foram mais marantes que C. Prates ou DiFrancesci. Por cobrar € ao Sporting, Bettencourt tb o faz e não é por isso q esta a fazer um bom trabalho.
Depois Patricio. Eu nada tenho contra um jovem promissor, que espero com um futuro brilhante, MAS NESTE MOMENTO era necessário alguem com mais experiência e voz de comando, so ganhava ele e a defesa.
Quanto ao "sem ti não há campeões" quando é que fazem o video correcto, é que sem aqueles que estão na bancada, que sofrem, apoiam, choram, gritam NÃO HAREVRIA CAMPEÕES.
Os outros só são quando lá estão, depois passam á historia
Lyon Heart

Fanane disse...

LR,

Eu só espero que na próxima 5ª feira te recordes (ainda...) do teu post de 5ª feira passada...

Pela tua conversa (que realmente, muda de semana para semana...) se esta foi a 1ª (e, já agora, brilhantíssima!!!) vitória de muitas... as próximas serão com outra direcção, outro director desportivo e certamente outro treinador!

Vamos então aguardar pelo volte-face do teu discurso na próxima 5ª à noite!

SL.

Anónimo disse...

Não se joga nada o resto é retórica!

A PROPÓSITO DAS TOALHAS ATIRADAS AO CHÃO!

http://conselholeonino.blogspot.com/

Picareta disse...

Fanane, pessoa que muito respeito e sempre senti idonea e sem interesses na actual direcção ou oposição...

Com esse comentário parece-me que prefere uma eliminação da equipa apenas para ter um post de um sportinguista a condenar a direcção em vez da vitoria que todos queremos!

leao revisor disse...

Fanane

Eu não me esqueço de nada.

Se passarmos o risco foi alto mas ultrapassado.
Se não passarmos para mim perderam a minha confiança e acho que nao têm condições para continuar.

Foi isso que disse em Dez de 2009, não é de agora!

Mas vou torcer para que o SCP ganhe e passe... já tu estou convencido do contrario.

Lyon Heart disse...

Pessoal
Mesmo com o momento menos bom que atravessamos temos que, ter a certeza absoluta que iremos passar a eliminatória. Teremos que todos juntos remar para o mesmo lado. Não é bom para o clube ficar de fora das competições europeias. Que todos juntos apoiem de maneira a entrar na fase de grupos, depois desse objectivo (quanto a mim vital) logo esmiuçaremos os problemas.
Felizmente e pelo que tenho lido e já soube o J. Pereira já está fora de qq perigo. Que venha depressa que faz mt falta.
Revisor se tivesse q aplaudir ou apoiar alguém neste momento seria sempre o J.Pereira, sabes pq, pq não vem da academia, não é do Sporting desde pequenino mas luta como se não houvesse amanha, corre, joga e cansa só de ver. Fazme lembrar outro q por ca passou e foi dos mais profissinais q já vi, JVP. Só espero q o JP seja tão profissional como o Pinto, o resto não é preciso dizer mais nada, esforça-se mais do q aqueles que são as joias da formação.
Cada vez concordo mais com a expressão , formamos jogadores mas não somos capazes de formar homens...
Lyon Heart

Fanane disse...

Picareta,

De maneira nenhuma! Servirá de quê eleições AGORA? Agora que (mais) uma época já foi ao boneco? O que me parece é que se iria desresponsabilizar quem ERRA repetidamente (já quase ninguém se lembra dos constantes disparates desportivos destes craques da gestão?)

Este comentário vem na sequência de um que fiz ao LR, onde lhe referi que ele quando não sabe (mais...) o que dizer só sabe falar em eleições! Seja para calar que reclama, seja para 'abafar' situações indefensáveis que ele anda a defender à tempo de mais...

O meu desejo de vitórias do Sporting foi, e será, sempre o mesmo... agora não me iludo com uma vitória aos 88 min de penalty... onde a evolução da equipa voltou a ser... NEGATIVA!

E digo mais, para mim o SCP, ou melhor estes 'dirigentes' que por lá se passeiam, não merecem ir à Liga EUROPA! Quem desinveste desta forma na equipa, quem desrespeita e goza desta forma com os seus adeptos (não é preciso recordar entrevistas em Fevereiro do super-JEB a dizer que iamos investir forte no Verão...) realmente nem merce ser da 'Classe B' da Europa!

SL

leao revisor disse...

Lyon Heart

Devo aplaudir o J.Pereira porque?

Se achas que é por ele estar a ser competente tudo bem, agora por correr?

Eu até gosto do J.Pereira como jogador, como pessoa é bem diferente.

Picareta disse...

Concordo que esteja insatisfeito! Não posso falar pela globalidade dos sportinguistas mas de certeza que a maioria também o está!

Um dos problemas que vejo no estado actual do Sporting e não me venham com tretas que os adeptos não jogam e bla bla é que existe uma parcela de Sportiguistas que vibram e querem é derrotas! Porque quanto pior as coisas correrem mais motivos tem para atacar a direcção! E para mim, quando um "adepto, sócio simpatizante, o que for" torcer pela derrota do MEU clube algo de muito errado está na massa do Sporting!

Fanane disse...

LR,

Então pensas o quê? Se por acaso a bola entrar 3 vezes na baliza adversária na próxima 5ª, estes gajos já servem... Se forem 8 bolas ao barrote... já não servem?

Tu desculpa-me, mas eu tento não analisar o trabalho de uma direcção (ou outra coisa qualquer) no pormenor de bolas entrarem ou não na baliza... Para mim estes não servem, fiquei com esse feeling a partir do famoso 'bento forever' em eleições... e fiquei com a certeza em Janeiro/Fevereiro últimos...

Agora, tu que és grande defensor disto e daquilo e do 'deixem-nos trabalhar' é que norteias o teu apoio (ou falta dele) pela questão de virmos a marcar 3 ou mais golos na próxima 5ª feira?!?!?

Para mim importante seria responsabilizar quem andou a pagar 6,5ME pelo pongolle, e depois precisa de andar a vender jogadores à pressão (e mal vendidos) porque devia ter os bancos à perna! Percebes? A questão não é vender o moutinho por 10, 11 ou 14... a questão é que re-investiste ZERO (excepto os 3ME do valdes...) desde que vendeste moutinho e veloso, significado que PRECISAVAS de os vender e de que já tinhas gasto esse dinheiro!

SL

leao revisor disse...

Fanane

Eu avalio o trabalho das pessoas pelos resultados!!!

Deportivos e financeiros.

Se dei o 1º ano de credito a esta direcçao porque nao teve tempo de preparar a epoca, nao dou mais tempo nenhum!
Se falhar o acesso à liga europa é um enorme fracasso a nivel desportivo.

E a mim SEMPRE me interessou os resultados! Por isso sempre gostei do Paulo Bento que com uma equipa de pernetas onde os melhores eram os miudos de 18 a 20 anos teve melhores resultados que algumas equipas de estrelas que passaram pelo clube!

A mim pouco me importa se a bola bate na trave 8 vezes e falhamos 20 golos, prefiro mil vezes jogar como joguei ontem e ganhar sempre do que jogar como o barcelona e nunca ganhar!

Fanane disse...

Ai sim?

Então quando eu criticava a manutenção do PB ao final de 4 anos sem ser campeão (que afinal era o único e importante resultado a obter!) e que segundos lugares eram para os outros... porque é que aí já não te interessavam os resultados? Porque é que aí não criticaste o JEB em manter um treinador que já tinha demonstrado não conseguir atingir esses resultados a que se propunha todos os anos?

Isto realmente os discursos ora nos dão jeito ora os trocamos quando já não interessam... Desculpa-me mas o rol de disparates que têm sido feitos no último ano e meio nunca, mas nunca poderão depender de 3 bolas entrarem ou não na baliza na próxima 5ª feira! Isso até pode acontecer (e espero sinceramente que aconteça!), mas resultados do acaso nunca resolverão os problemas do SCP!

Já te disse no outro dia e volto a dizer: Não há ninguém que perceba minimamente de futebol e que não seja demasiamente faccioso que não acredite que só seremos campeões este ano por puro milagre! E milagre que teria que fazer cair os aviões dos nossos adversários (incluíndo o Braga!!!). Agora se isto não é suficiente para ti, para mim é independentemente de darmos 5-0 na próxima 5ª feira ou de perdermos mais um jogo.

SL

leao revisor disse...

OK

Sócio 15510 disse...

Um dos pilares da vitória no campeonato de 99-00 foi um Português de fracos recursos técnicos mas de um coração e pulmão enormes, chamado Vidigal. Façam um video com o golo que marcou ao Campomaiorense em Alvadade que marcou o inicio da recuperação de maus resultados rumo ao título. E ainda saiu dando dinheiro ao Sporting.
Quanto a 5ª feira, sonho com a tal vitória esmagadora, mas da mesma forma espero por uma demissão dos actuais corpos sociais para que tenhamos eleições antes do final deste ano e possamos começar a trabalhar na próxima época.

leao revisor disse...

Sócio 15510

Lembro-me perfeitamente desse jogo, remate a entrada da area já a terminar o encontro.

Passou do patinho feio que todos criticavam a respeitado por todos.

fullrise disse...

LR:

"x dinheiro" foram 2 mil contos que o então capitão do Sporting exigiu para que a sua assinatura estivesse numa bola a ser vendida na Loja Verde, na qual constariam a assinatura de todos os jogadores do plantel.

Lyon Heart disse...

Revisor
Devias bater palmas pq não tendo mistica e escola de Sporting consegue ser mais profissional daqueles que por lá foram feitos.
Mas não procuro situações onde não existem.
É o Patrico que lá está? Então é a ele q apoio, se tiver o Tiago é a ele q bato palmas...
Mas há por aí quem não o faça, não é Revisor?
Se lá estivesse o outro o mal amado o conflituoso apoiavas?
Ou sequer eras capaz de o ignorar como fazes com Simon?
Não eras incapaz...
E depois quem cria os problemas e as situações são os 10%. Vê-se logo como funcionas pq andas há mais de um ano a apoiar um presidente incompetente ( e chamar-lhe-ei incompetente até ele me provar o contrário), e um treinador q simplesmente acabou com a mentalidade vencedora deste clube... Mas pronto isso são outras situações. Desculpa lá voltar a isto, mas continuo á espera do tal post sobre a restruturação financeira, então gostava de saber a tua analise, ou a de alguem que a faça. Está dificil de sair. Queres a minha opinião depois de ler, reler e informar-me melhor? É mais uma medida incompetente, mas cá estaremos para ver a curto prazo.
Lyon Heart

Lyon Heart disse...

Continuo a não perceber essa situação do pedir dinheiro.
A Maria José Valério, simbolo do clube pede uns ordinários 500,00€ para ir fazer o frete de ir a um núcleo do seu clube.
Afinal quem chula quem?
Lyon Heart

Lyon Heart disse...

Vá-lá revisor, isto não é para chatear, é para debater. E o bom do debate é que cada um pode (dentro do correcto) ter uma opinião diferente, valida se a souber defender.
Todos aqui estão se a cagar para quem é o presidente, o que querem é titulos e regularmente. Acredito piamente que se o Pinto da Costa deixa-se o Porto e viesse comandar os destinos do Sporting durante 4 anos e ganhasse o campeonato esses mesmos anos todos lhe batiam palmas e estavam-se a cagar.
O que o pessoal quer é titulos, vitorias e taças e campeonatos. Quero mesmo que o Bettencourt atine e nos dê isso senão o fizer, que vá com os porcos para bem longe daqui.
Lyon Heart

leao revisor disse...

Lyon Heart

O Post sobre a reestruturação financeira ja foi escrito.

Anónimo disse...

Segundo consta esta em cima da mesa a troca do Stoi pelo Makukula. A confirmar-se é uma demonstração de incompetência pura do JEB.