sábado, 21 de agosto de 2010

Reestruturação Financeira, mas não só

O tema mais polémico dos últimos anos e que dividiu claramente os sócios do Sporting, foi finalmente concluído. Se foi o melhor que o Sporting podia ter conseguido? Não sei, sei que o que o Sporting assinou com os bancos, e que terá que ser rectificado em AG da SAD, não é muito diferente do que tem sido proposto ao longo dos últimos anos. Tem para mim uma diferença substancial e que fez mudar muitos dos que ano após anos votavam contra. O Sporting Clube de Portugal controla e controlará a SAD. Acho que esta reestruturação, iniciada na era de Dias da Cunha!!, já devia ter sido finalizada à muito.

Não me querendo alongar sobre o assunto, pois já foi mais que debatido por todos ao longo dos últimos anos, parece-me que faz todo o sentido que o negocio futebol que está numa SAD tenha alocado a si, as infra-estruturas que para tal necessita. Quero com isto dizer que a passagem da academia, e dos direitos de superfície do estádio e ainda dos direitos TV e do merchandizing ficam obviamente na SAD, fortalecendo a área que impulsiona todo o clube. Não acredito (como dizem os que defendem que isto será mau para o clube) que o clube fique mais fraco. O Sporting Clube Portugal controla a SAD, decide o que fazer nas medidas estruturais da SAD (este é um ponto que para quem defende que não temos que ter o controle da SAD critica porque obviamente a SAD torna-se menos atractiva para os investidores) sendo que desta forma o clube fica também mais forte. Só um futebol forte, pode tornar o clube forte. Eu que sou uma amante das amadoras e que as acompanha desde criança, não tenho a ilusão de que o Sporting poderia viver sem futebol. Nem pensar! o Sporting tem no futebol a sua mola impulsionadora, e também quem lhe passe na cabeça que o Futebol na SAD sem o Clube existia também está enganado.

Esta reestruturação tem como principal objectivo dotar a SAD de mais meios para fortalecer e aumentar o seu orçamento. Sem o fazermos dificilmente conseguiremos ombrear com os nossos principais rivais. A verdadeira questão não passa pelo dinheiro que se dá pelas transferências como muitos podem pensar, o verdadeiro problema do Sporting está nos ordenados. Por exemplo, o Trezeguet até poderia sair da Juventus por 3/4 ou 5 milhões, mas depois como pagamos os 3 milhoes/ano que ele pede?? Claro que nunca chegaremos (nem nenhum clube português) a esses valores, mas este foi apenas um exemplo e explica um dos nosso principais problemas. Depois tudo o resto é um ciclo.. sem atrair bons jogadores temos equipas mais fracas, com equipas mais fracas as hipóteses de ganhar são menores e assim sucessivamente.

Quero acabar dizendo que esta reestruturação ou qualquer outra que fosse 180º diferente, não tem qualquer sucesso se o clube continuar sem ganhar. Quando digo ganhar digo ser campeão, porque os mesmos que agora contestam se quem lá estivesse fossem outros e as propostas fossem completamente diferentes mas que não ganhassem iriam contestar na mesma. O sucesso desta reestruturação está no sucesso do futebol e nas bolas que entram nas balizas adversárias. Não tenhamos ilusões se ganharmos tudo está bem (mesmo que não o esteja!!), quando perdermos tudo está mal (mesmo que estejamos a trilhar o caminho correcto!).

Fundamental é que todos sem excepção!! se recordem que o que nos une, é muito superior ao que nos afasta. O Amor pelo nosso grande Sporting tem que se sobrepor a todas as divergências e apoiarmos sempre que a bola rola em cada modalidade.

Que a bola entre rapidamente, porque está dificil...

Saudações Leoninas

14 comentários:

leao09 disse...

Caro Informador,

Este texto é pura propaganda.

1º - Este plano não foi aprovado pelos sócios do SCP.

2º - A venda da Academia pelo Clube à SAD não foi aprovada pelos sócios do SCP, como mandam os Estatutos do Clube.

3º - A emissão do VMOCs não foi aprovada pelos sócios do SCP, como mandam os Estatutos do Clube.

4º - Pelos pontos acima referidos, fica claro que este plano está ferido de ilegalidade.

5º - Qual a posição accionista do SCP na SAD após a conclusão da reestruturação financeira, sendo que actualmente é de 68,6% (52,3% de acções classe B através da Sporting SGPS e 16,3% através de acções classe A detidas directamente pelo SCP)? Quantas acções de classe A e quantas acções de classe B irá deter no fim da operação?

6º - Como é que se pode referir que fica assegurada a gestão da SAD, se os votos das acções de classe B estão, de acordo com os Estatutos da SAD, limitados a 10%, significando que actualmente o SCP vota apenas com 26,3% , e que no futuro "os outros" accionistas serão detentores de 49,9% do capital e hipoteticamente de 49,9% dos direitos de voto?

7º - De que forma o SCP vai assegurar a tal maioria do capital da SAD? Como irá fazer para adquirir os 18 milhões de euros de acções do aumento de capital (ponto 2 do plano comunicado), irá pedir emprestado?!

8º - Se irá pedir emprestado, e se também terá de pagar a remuneração dos VMOCs (a 3%), será que estes custos não irão anular ou até suplantar o que se iria poupar nos custos financeiros da SAD, e que supostamente serviriam para dotar a SAD de mais dinheiro para investir no seu core business?!

9º - Porque é necessária esta reestruturação financeira, em que o SCP oferece à SAD os direitos televisivos e a Academia (e seus t€rr€no$), e ainda fica com uma parte menor da SAD?

10º - Será que a resposta à pergunta acima é "porque as coisas correram mal" e a SAD está em falência técnica, e sem meios para operar?

11º - E se isto é tudo verdade, quem são os responsáveis por esta situação e de que forma serão responsabilizados?

12º - E finalmente, vamos continuar a confiar nas mesmas pessoas que criaram este problema, e nos impigem mais uma vez uma treta que poucos percebem, argumentando "ou isto ou a falência da SAD"?

Alguém sabe responder a todas estas questões?

Quando é que os sócios do SCP vão ser elucidados sobre este assunto?

Se referes que este é um assunto fundamental para o SCP, e não apenas para a SAD, seria também fundamental que os sócios fossem chamados a pronunciarem-se sobre o mesmo, não concordas?

Saudações Leoninas a todos.

Informador disse...

Caro Leão09,

respondendo genericamente ao seu comentário, digo-lhe que nenhuma das AG's onde se votaram estes assuntos foi impugnada. Como sabe a discussão passa não por, se foi votado pelos socios e aprovado, mas sim se foi por 2/3 ou apenas por maioria qualificada. A verdade é que foi votado e aprovado em maioria. As questões juridicas deixo-as para os juristas, agora espero e quero que tudo se faça dentro dos regulamentos. Claro que todas estas medidas são para tirar a SAD da falencia técnica, mas o clube pode existir sem futebol?? Diz que o meu texto é propaganda, não o é, visto eu não ter feito juizos de valor sobre tais medidas. Não as comparei, porque exemplo, com as outras propostas que foram a eleições. E não se esqueça nas eleições todos sabiam que este era o plano de reestruturação defendido. Se confiamos ou não nestes dirigentes foi respondido nas eleições e será de novo respondido em eleições, são para isso que elas servem.

Obrigado pela sua opinião, porque todas são importantes desde que sejam construtivas e realistas.
Saudações

John disse...

Sobre a ilegalidade nao tenho certezas mas juridicamente pelo que ouvi o Sporting está-se a arriscar...e nao foram catraios que barafustam o que lhes mandam que me informaram. Se algum sócio quiser , poderá ter bases para impugnar todo este processo.

Eu tive nas AG's e como toda a gente fiquei estupefacto perante as conclusões das votacoes. Acho que ninguém acabou por saber o que se passou na sala para a aprovação dos VMOC's

Sobre a reestruturação é um exercício contabilístico com ZERO , repito , ZERO peso na gestao corrente da tesouraria do Sporting a curto prazo.

A longo prazo as vmocs vao provocar a perda da representacao maioritaria do Sporting , e por conseguinte ninguem pode adivinhar os anos futuros.

A abertura para capital estrangeiro começa a ser um tema que se ouve nos corredores....a disposicao desta reestruturacao no final vai permitir isso mesmo.

Como nao tenho bola de cristal nao posso dizer se isso será bom para um futuro a medio prazo do Sporting. Sei que a curto nao vai resolver nada.

A gestão danosa de activos vai continuar aos olhos de toda a gente.

José Eduardo Bettencourt , Sportinguista que muito prezo, sabe que tem os dias contados. Se os resultados continuarem esperem por uma demissão e eleições antecipadas.

Anónimo disse...

Quando é a AG? É só para accionistas ou também para sócios do clube?

SL

Anónimo disse...

Ag da Sad é para...Accionistas. E existe uma quota mínima de acções para se poder assistir , mesmo que existam lugares vagos.

Anónimo disse...

Anónimo,

A AG é da SAD.

Eu acho que há realmente muita coisa para explicar, mas certamente não se pode tocar em pontos tão sensíveis em praça pública, vulgo, blogs.

Agora as questões que o leao09 colocou são muito interessantes e dão que pensar. Era bom que no local próprio, o resposável pela reestruturação as respondesse.

Cumps.

Anónimo disse...

Coitado do meu clube que está falido. A equipa não joga uma merda. Afinal do que se espera? Do funeral dirão alguns. Nao Não da recuperação dirão outros.
Eu espero o meu clube de volta...o Sporting Clube de Portugal.

JCS disse...

Considero esta AG vital para o futuro SCP!

Convido os "revoltados" como eu a juntarem-se e a tentar alterar o rumo das coisas...

Objectivo: Voltar a fazer do SCP um clube desportivo e acabar de brincar "às empresas" e "às gravatas" para servir os interesses não se sabe bem de quem, ou sabe?

Força Sorting!!!

Vamos atacar esses cancros que nos comem por dentro!

PS: Quando é a AG?

m13 disse...

Já que se fala muito na parte financeira... já estou a ver que vamos ser novamente ultrapassados por um rival na aquisição de um jogador: nós não conseguimos trazer o drenthe para alvalada mas se calhar até virá mesmo para lisboa, mas para os outros...

Só existe uma solução: endividem-se ao máximo mas tragam uma EQUIPA, mais vale perder tudo agora e ganhar tudo no final da época do que gastar muito (o que se fez esta época, mas não o suficiente) e depois ficarmos na mesma.

Enfim, já não sei onde está a identidade do Sporting no futebol.

Anónimo disse...

E o que esperas? milagres? Com um presidente com cabeça de abobora e ainda por cima branca espera migalhas.Mas eles veem queres ver
extremo - josé migalhas ponta de lança - eduardo migalhas

SENTIR SPORTING disse...

PARA QUEM TIVER PACIÊNCIA,

15 ANOS DO ROQUETISMO EM,


http://conselholeonino.blogspot.com/

leao09 disse...

Caro Informador, agradeço a sua resposta.

Em resposta à sua resposta. gostava de lhe dizer o seguinte.

Em primeiro lugar, porque razão haveriam as AGs de ser impugnadas, se o resultado delas foi perfeitamente claro e se (que eu tenha conhecimento) não foram detectadas irregularidades?

Em segundo lugar, as medidas tiveram determinada votações, sendo que para haver aprovação era necessária uma maioria qualificada de dois terços. Ou no caso da alteração estatutaria proposta, era necessária uma maioria de três quartos dos votos e também dos sócios. Portanto, ao contrário do que diz, e apesar de terem merecido a aprovação da maioria simples dos votos, não tiveram a maioria necessária. Qual a dúvida?

Por último, perfeitamente de acordo em que as eleições legitimam perfeitamente a opção pelo plano, desde que cumpridos os necessários requisitos estatutarios. Esses apenas podem ser concedidos ao Conselho Directivo em aprovação expressa pela Assembleia Geral do Clube, nunca indirectamente através do resultado da Assembleia Geral eleitoral.

Saudações Leoninas.

Anónimo disse...

Preparem-se Informadores, Revisores e o resto da pandilha roquettista: estão prestes a perder o tachito!

Médio bomba disse...

só uma pergunta alguem sabe o que são VMOC valore4s mobiarios obrigatóriamente convertiveis.... são obrigações que irão ser convertidas em acções do scp que são pertençla do clube logo o clube enquanto tal vai deixar de existir daki a 5 anos!!!!!!!!!!!
2- com o passivo do clube é muito estranho que alguém subscreva estas ditas acções com um valor aenas inferior em 5 cetn a contação actual que tem sempre caido