quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Toca a unir!

O nosso campeonato começa para nós este sábado e é ai que começamos uma maratona que esperamos todos nos leve ao título de campeão que é sem sombra de duvidas o grande objectivo do nosso clube.

Perante o que vi até hoje e atendendo que até dia 31 espero e estou certo que ainda vão chegar reforços faço a seguinte reflexão que acredito os dirigentes do nosso clube devem fazer no planeamento do plantel.

-Questão Baliza
Aqui estou em clara minoria em relação à opinião geral dos Sportinguistas. Acho que o Rui é capaz de se tornar o Guarda-Redes que nos dá os tais pontos. Não acredito no Mito "Stojkovic", mas parece-me que não será por aqui que perderemos o campeonato. Se houver disponibilidade para vender o Rui por um bom preço ou arranjar clube para o Sérvio e assim contratar um Guarda-Redes que seja uma clara mais-valia então Maravilha!

-Questão Laterais
Temos aqui um dos nossos pontos fortes. Nos últimos 6 meses reforçamo-nos bem neste particular. Temos 2 Laterais que sobem bem no terreno, atacam com qualidade e duram os 90 minutos a alta intensidade. O problema é que se algum deles tem alguma lesão prolongada as 2º linhas não nos dão tranquilidade alguma. É ter fé e alguma sorte para que nada de mal lhes aconteça.

-Questão Centrais
Aqui começa já os nossos problemas, neste momento temos 5 centrais. Os 3 com melhor jogo aéreo, por um motivo ou por outro não têm jogado, sendo a dupla Carriço e Polga a titular nos 2 encontros oficiais. Se esta continuar a ser a dupla titular, e como não acredito em milagres, continuaremos por um lado a ter muitíssimos poucos golos em lances de bola parada pelos nossos dois centrais e veremos com alguma frequência os nossos centrais a serem "comidos" no futebol aéreo e com as consequências que todos sabemos... A acreditar nos jornais Tonel parece estar com as malas feitas de Alvalade se isso significar a chegada de um "André cruz" então nada a apontar.

-Questão meio campo
Outro ponto forte do nosso plantel, Pedro Mendes, Maniche, Zapater e Matias Fernandez dão-me muito mais garantias do que o nosso meio campo da época passada. Para além disso a responsabilidade está agora em jogadores com muito mais experiencia e muito mais talhados para assumir essa responsabilidade. Com a particularidade de todos estes jogadores terem uma assinalável meia distancia algo que não tínhamos.

-Questão Extremos
Não estando totalmente satisfeito penso que com a chegada de mais um atleta a "coisa" pode ficar muito bem composta. É a posição onde existem maiores indefinições, temos 3 casos por resolver: Djaló, Izmailov e Salomão. O primeiro todos esperamos que seja vendido, o 2º se não mudar de empresário ou se não tiver vontade de ficar no clube também pode seguir a sua vida (atenção que é jogador que considero fazer melhor a posição dos que actualmente estão no plantel), juntando que aquele joelho está a dar-lhe muitas dores de cabeça e a nós também. Salomão tem um enorme talento, mostrou-o a espaços nos jogos de pré-época mas não é consistente naquilo que faz e se ficar no plantel vai ter 2 problema pela frente: Não irá jogar com a frequência desejada para a sua idade e quando jogar fruto a sua falta de consistência irá ser assobiado como todos os jovens que jogaram daquela posição e com as suas características são sempre em Alvalade. O ideal seria manter Valdes, Simon (não o Vukcevic), Izmailov (com outro empresário e com um joelho "novo") e um novo extremo que seja REFORÇO!

-Questão Avançados
Para mim o nosso grandíssimo problema! Este ano não acredito em nenhum dos nossos pontas de lança, nem mesmo em Liedson e por isso ainda me parece mais evidente que precisamos realmente de um avançado de topo para o nosso plantel, só assim poderemos libertar Liedson para ser a "2º figura" e ter mais espaço, menos pressão e ai sim voltar a marcar 15/20 golos. Pongolle pode e tem que dar mais do que já deu, mas não é goleador, Postiga e Saleiro nunca o foram e nunca o vão ser por isso este tem que ser o pensamento da SAD trazer um avançado que faça a diferença. Porque sejamos sinceros alguém acredita que os nossos 3 melhores avançados vão fazer mais golos do que os 3 melhores avançados de FCP e SLB?

-Questão Adeptos
Aqui o apelo é para todos! Os a favor e os contra a direcção, agora já não existe nada a fazer, vai ser com esta direcção que vamos cumprir esta época desportiva e isso sempre que entrarmos no estádio deverá ficar aí mesmo à porta! É tempo de apoiar a equipa, porque aqui não existe orçamento de nos coloque no fundo da lista dos candidatos ao titulo, aqui já fomos os melhores e de forma destacada, aqui já demos lições a nível nacional e internacional e é isso que temos que voltar a fazer para ajudar os que estão dentro de campo a defender a nossa camisola. Que no final de cada jogo em Alvalade ou noutro lado qualquer com a consciência tranquila que fez tudo para ajudar o seu clube a atingir os objectivos.

Para terminar o Blog Fonte Segura deseja a toda equipa profissional do SCP as maiores felicidades e uma época recheada de sucessos.

Saudações Leoninas

30 comentários:

Paulo disse...

Boas,

Concordo com a generalidade do post, mas não posso concordar com o comentario acerca do Liedson.

O Levesinho é e vai continuar a ser o nosso melhor marcador, penso que seja uma questão de tempo, não muito, para que volte e resolver.
E ate jacomeçou a faze-lo de forma indirecta, pois o golo do Postiga é na sequencia de uma jogada de insistencia do Liedson

O tempo irá dar-me razão, o que não invalida que necessitamos muito de um ponta de lança com caracristicas diferentes do que ja temos no plantel.


SL

MookieBaylock disse...

De notar que o saleiro e so o melhor marcador de sempre das escolas do sporting - portanto ele e goleador - agora, e suficientemente bom para ser titular no sporting? Acho que nao. Gosto dele e acho que merece ficar no plantel mas (ainda?) nao e para ser titular. E este di Santo vale alguma coisa?

De resto concordo com o post. A prioridade e um PL, depois um extremo. Quanto a mim o PL (e o extremo) era por emprestimo mas bom estilo Pavly (nem que se pague pelo emprestimo). Um jogador desse estilo pode dar proveitos desportivos que se tornarao proveitos economicos que possam ser utilizados para a proxima epoca para a compra de um extremo, um PL e um defesa!

MookieBaylock disse...

http://www.goal.com/en-gb/news/2896/premier-league/2010/08/10/2064629/chelsea-desperate-to-offload-striker-franco-di-santo-report

2 milhoes de libras! mas sera o gajo bom? E alto (1.93 metros), mas no blackburn so marcou 1 golito em 22 jogos. No chile na sua segunda epoca a senior marcou 12 golos em 17 jogos!!
Alguem o conhece bem?

Unknown disse...

comparar liedson , saleiro e postiga com ... hulk , falcao e qualquer um dos outros ... saviola ,cardozo e qualquer um dos outros , e para me fazeres chorar ?podias ter omitido essa parte (avançados)......

Anónimo disse...

FILHO DA PUTA=BEM VINDO?
O futebol português todos os dias mete mais um pouco de nojo.

http://conselholeonino.blogspot.com/

Anónimo disse...

já se vinha percebendo que para o revisor e o resto da vara o Liedson deve ser o próximo alvo a abater. não terá sido por acaso que não lhe foi atribuída a braçadeira de capitão.

Querer-se transformar os melhores jogadores do clube em problemas (vulgo maças podres) é o cumulo da negligencia e irresponsabilidade.

Fito Rinaudo disse...

UM POETA!!

Anónimo disse...

já cá faltava o defensor da vara corporate. devem ser sócios seguramente.

nuno disse...

esta direcçao vai cair a 5 jornada no jogo cos lampioes,sera a melhor coisa que vai acontecer ao Sporting

Anónimo disse...

MALTA SINCERAMENTE O BLOG VAI DEIXAR DE TER TANTA GENTE A VIR VER SE ISTO CONTINUA A SER INVADIDO POR GAJOS A USAR OS NICKS DOS OUTROS NO CHAT E A VIR PAQUI COM ORDINARICES E BAIXO NIVEL. CRIEM UM CHAT ORGANIZADO POR FAVOR.

Fito Rinaudo disse...

eu serei de fonte segura um dos que deixará de frequentar isto!

este blog ultimamente só tem servido para fomentar a violência, ofensa e o constante bota-abaixo do Sporting Clube de Portugal...se o objectivo do blog era esse estão a conseguir sem sombra de dúvidas!

Anónimo disse...

Estou confiante que sporting tenha uma equipa que possa lutar pelo e que temos um plantel melhor que no ano passado.

Mas vejamos as coisas de uma forma concreta;
compramos:
Maniche- 0M
Evaldo- 3M
Torsiglieri- 3,6 (neste não tenho a certeza)
Nuno A. Coelho- 1M
Valdés- 3M
Zapater- 2M
TOTAL: 12,6M

Vendemos:
Moutinho: 11M
Veloso: 9M
TOTAL: 20M

ou seja, de uma forma concreta desinvestimos na nossa equipa neste defeso. Mas racionalmente todos vemos que temos uma equipa melhor

SL, Mário Godinho

Hortaliça disse...

Nuno peço-te por favor que mudes de clube. Adeptos "videntes" como tu não fazem falta. Faz uma favor a ti e aos restantes, apresenta a tua candidatura nas próximas eleições para perceberes o quanto insignificante tu és.

Anónimo disse...

camoesas não trabalhas? andas sempre aqui a qualquer hora do dia deves ser um vadiola alfacinha que vives à conta dos teus pais.

Dani disse...

Grande Hortaliça! hehe Concordo plenamente, já começam os profetas da desgraça...
O anónimo que diz que desinvestimos este ano nao está a pensar num detalhe, o teu raciocinio nao está mal, mas há que ter em conta que os reforços de janeiro (mendes, pereira, pongolle) que custaram à volta de 10M realmente sao mais reforços deste ano que do ano passado...
Sendo realista, eu penso que o nosso plantel pode nao ser tao bom quanto o dos adversários, mas sinceramente nao me interessa...ganha a melhor equipa e nao quem tem mais estrelas e temos de nos focar é no sporting, os outros que se lixem. Acho que esta equipa é melhor que a do ano passado e espero muito mais para esta liga.

Anónimo disse...

o mais engraçado é um comentário ser dirigido ao revisor e responder o "Camoesas" (com um nick destes deve ser membro do movimento arco-íris, esquerdalha de merda)

Anónimo disse...

mas se quiseres violência a serio diz, não cometas é o disparate de levar nada com a palavra "replica" escrito de lado

Anónimo disse...

Adeptos??? Temos de apoioar???
Acabei de ligar para a Linha Verde Sporting a perguntar se já estavam disponíveis os bilhetes para Paços de Ferreira porque quero ir ver o jogo e acreditam que o Sporting não vai vender um único bilhete?
Atendeu-me uma funcionária que nem sabia que o Sporting joga sábado em Paços de Ferreira.
Acreditam nisto? E ainda falam em apoiar? Como?

Já acgora se alguém souber on posso comprar bilhetes agradeço que mo digam.

João disse...

Sinceramente acho que se jogássemos numa liga Inglesa, Espanhola, alemã, etc estaríamos muito atrás dos nossos maiores rivais.

No entanto jogámos na Liga Portuguesa e isso dá-nos todas as hipóteses de lutar pelo título. Para quê comparar o nosso ataque com o de Porto e Benfica se só fazemos 4 jogos com eles? O importante são os outros 26 e nesses garanto-vos que vamos entrar em campo com o melhor plantel.

Vejam os últimos 10 anos:

O nosso título com o Inácio não tínhamos nem de perto nem de longe o melhor plantel, O Boavista campeão também não e o Benfica de Trapalhoni muito menos. Depois vemos várias equipas como Boavista, Braga e Guimarães a ficarem várias vezes nos 3 primeiros lugares. E vimos no 2º ano de Paulo Bento com um desinvestimento total na equipa a ficar a 1 ponto contra um Porto de estrelas como Quaresma e Ronny do Paços de Ferreira.

A nossa equipa tem menos valores individuais que os rivais mas tem todas as condições de lutar pelo título português.

Agora é óbvio que temos menos dinheiro para investir que os rivais e que devíamos compensar com outros argumentos como a coesão e estádio cheio nos jogos em casa.

Mas este é o meu maior receio para a próxima época, não são os centrais nem se quer o avançado que falta mas sim os ADEPTOS que perante as dificuldades em vez de puxarem a equipa se for preciso ainda a enterram mais.

Se fosse possível comprar adeptos de futebol o dinheiro devia ser canalizado todo para aí e dispensar muitos dos actuais.

SL, Xait

Hortaliça disse...

Bom comentário João. Eu nunca vi um clube tão dividido e tanta gente a querer chegar ao poder.
Vamos apoiar do primeiro ao último minuto e no final se não tiverem satisfeitos assobiem! Mas durante o jogo todos para o mesmo lado

Anónimo disse...

Tens toda a razão João mas nao te esqueças de uma coisa que é a mais importante...os sócios e adeptos estão sedentos de vitórias e já não há pachorra que aguente...não foi por acaso que nos últimos 30 anos fomos só 3 vezes campeões!!! Por isso necessitamos de algum jogador que nos traga confiança nas vitórias como foi no caso Jardel e isso seria um grande motivo para enchermos o estádio e cantar VITÓRIAS GANHAMOS SOMOS CAMPEÔES lembras-te?

Anónimo disse...

mas porque raio é que se parte do principio de que quem discorda desta infindável palhaçada, tem como objectivo o poder?

Roberto disse...

Hoje temos é um palhaço a fazer animação no blog!

Anónimo disse...

Porque há sítios próprios para discordar desta infindável palhaçada e não fazer uma guerrilha

João disse...

Anónimo das 15:45

Claro que me lembro do Jardel, toda a gente se lembra o que sentiu na altura.

Mas nessa altura eu sentia que tínhamos a mesma capacidade económica dos nossos concorrentes.

O que sinto agora é que não as temos e como tal temos que lutar com outras armas.

Uma equipa de futebol pode ser campeã sem "Jardeis" mas precisa de um bom treinador, de uma equipa coesa, que ganhe todos os jogos em casa e que raramente perca pontos com equipas pequenas.

O dinheiro no futebol não é tudo, o que faz é aumentar as possibilidades de sucesso. Se não temos dinheiro para aumentar as nossas, não há volta a dar, vamos ter que ser melhor que os nossos adversários noutro factor.

Por exemplo, eu não tenho dúvidas que 30.000 pessoas a cantar no Alvalade XXI intimidam mais que um Dragão com 40.000 ou Luz com 50.000.

O problema é que eu neste momento imagino mais 20.000 pessoas a assobiar em Alvalade do que 30.000 a apoiar. E esse é o meu maior receio para o início desta temporada. Espero estar errado.

SL, Xait

Anónimo disse...

Só uma questão...

Para quando um post a falar do caso Purovic?

Sei que podem dizer que não joga nada, que n faz um passe de jeito, etc, etc, etc...

Mas há coisas que não se pode negar:

1º Este jogador quando chegou começou a fazer golos;

2º Foi mais uma das birras do PB Forever que n gostou dele tirar o lugar aos seus meninos queridos;

3º Nunca o Sporting com PB jogou com extremos de forma a aproveitar a estatura do jogador e o seu potencial jogo de cabeça;

4º Fez 6 golos em 15 jogos (muitos dos quais como suplente);

5º tem 25 anos!

Posto isto, será que este homem não merecia uma oportunidade de ser integrado no plantel??? ainda para mais que agora até vamos jogar com extremos e a meter cruzamentos na área?

Em vez de ir buscar mais velhos (uma vez que não há dinheiro)que tal começar a aproveitar o que temos e

Este jogador não faz mais golos que um Postiga ou Saleiro?

É apenas uma opinião...

SL

Anónimo disse...

LOL o Purovic é mau de mais!! Com aquela altura toda foram raras as bolas de cabeça que ganhou!

Anónimo disse...

anonimo das 21:18

olha boa!! mas na altura em que ele jogava não havia extremos a fazerem-lhe jogo para a cabeça. contudo tb não digo que seja craque mas tb não é pior que o postiga ou que saleiro

Anónimo disse...

Anónimo das 21.56

Até podes ter razão quando dizes que não tínhamos extremos. Mas não deixa de ser verdade que estamos a falar de um jogador medíocre muito pior que o Saleiro ou Postiga. Lembro-me perfeitamente da nulidade que ele era! Péssima mobilidade na área e apesar daquele tamanhão todo perdia quase todas as bolas para centrais mais baixos.
O Jardel era alto e não devia muito à técnica mas sabia movimentar-se na área, era rapidíssimo a fugir aos defesas para cabecear.

Diogo Bernardo disse...

anonimo das 14:40

compra a uma das claques!