domingo, 31 de julho de 2011

Nem 8 nem 80

Nem éramos fantásticos antes do jogo nem somos péssimos após o encontro. Agora a verdade é que foi um jogo bastante mau e a equipa técnica deverá tirar as devidas ilações de tudo isto.

Não vou fazer avaliações individuais sobre qualquer jogador, podia com isso "marcar" alguém negativamente, faço apenas a avaliação na globalidade.

Todos sabemos que temos problemas defensivos para resolver, podemos resolver os problemas modificando a forma de defender da equipa ou contratando jogadores novos. Sobre a 2º possibilidade deixo para depois, sobre a 1º digo o seguinte:
Para alem das dificuldades demonstradas há vários anos no jogo aéreo, ontem toda a linha defensiva na 1º parte e com um grau mais reduzido na 2º parte esta linha de 4 teve problemas para resolver com eficácia os passes nas costas dos nossos centrais.
Falta de velocidade, mau posicionamento, houve de tudo isso sem novos jogadores só se pode resolver de 3 formas, ou a defesa joga mais recuada com as desvantagens lógicas disto, ou o nosso Gr passa a ser mais Libero do que propriamente Gr ou o nosso meio campo e ataquem impedem a circulação de bola e os passes sem pressão que o valência pode fazer ontem para os seus avançados.

No meio campo talvez a minha maior desilusão ontem, não conseguimos pegar no jogo nem destruir o do adversário, na gíria foi um autentico "chocolate".

No ataque, muita luta mas poucas combinações ofensivas, tudo feito com muitos toques na bola. É verdade que o valência jogou sempre com muitos jogadores atrás da linha da bola e tem mérito na forma como defendeu mas nós durante os 90 minutos não conseguimos (e julgo tentamos) modificar isso.

Apesar disto, mantenho que temos um plantel muito melhor que o do ano passado, acredito firmemente que temos possibilidades de sermos campeões e este resultado não deve quebrar a onda leonina. Foi fantástico ontem ver o entusiasmo dos sportinguistas, 49 mil adeptos num jogo de apresentação é obra e possivelmente este jogo entra directamente no top 3 com maior assistência do novo estádio.

Faltam 15 dias para o arranque do campeonato, falta um mês para o fecho do mercado muito coisa pode ainda acontecer e a meu ver tem mesmo que acontecer.

Saudações Leoninas

17 comentários:

Carlsberg disse...

Bom depois de ver o jogo de ontem, as coisas podem justificar-se com o cansanço de três semanas, por isso parece-me que é necessário uma melhor preparação fisica. Julgo ser necessário um contratar um central rápido e bom nas bolas paradas, tipo Phill Babb para jogar com o Oguchi, parece-me que o Carriço está a mais neste equipa.
Precisamos também de um trinco alto e possante para lutar com o Rinaudo neste lugar, pois o André Santos não pode ser opção para este lugar, o moço na minha opinião não é um trinco mas sim um médio centro, um 8.
Se vier o Jeffren, o bojinov podia ir para a frente pois teriamos mais de 2 extremos por cada lado, mas precisamos de um homem de área e não temos. Era neste ponto que me fez sonhar toda a história do Bendtner. Claro que para isso era preciso sairem jogadore, neste caso posso dizer que como já disse acima, o Carriço não dá pra esta equipa e podía evoluir em inglaterra. Já o os restantes a sair deveriam ser o Postiga e o Djaló, ontem não fizeram nada e parece-me que se preparam para fazer uma época semelhante ás 2 anteriores.

Para acabar acho também que aquela táctica apresentada ontem não é a melhor para este SCP o 4-1-3-2 deixa-nos com um meio campo fraco e pouco dominante. Para mim a melhor táctica seria o 4-2-3-1 sendo que o Matias a 10 e mais próximo do avançado, sería a melhor solução.

Mais uma coisa, viram como o Valência jogava ao primeiro toque e em passes de rotura com velocidade? Era assim que gostava de ver jogar o nosso SCP. Mas não é esta derrota que me aflige muito, um campeonato é uma maratona, e não um sprint, ganha a equipa mais regular (e mais ajudada pelos árbitros) pelo que só teremos que ganhar todos os jogos com os ditos pequenos.

SL

Lionheart disse...

O Sporting fez poucos jogos até agora. Este foi só o terceiro teste a sério, ainda por cima com uma equipa entrosada e de topo de um dos melhores campeonatos do mundo. Se quisessemos ganhar o jogo de apresentação, trazíamos cá um Toulouse ou um Peñarol. Com um Valência, que ainda por cima levou o jogo a sério, estávamos sujeitos a perder. Mas a intenção dos responsáveis do clube é testar a equipa com os melhores, para ver o que é preciso mudar. E aí o jogo de ontem foi muito útil. Tal como também vai ser o torneio em Espanha onde o Sporting se vai bater com o Corunha, ou o Sevilha. Há muito trabalho por fazer. Muitos jogadores novos, alguns ainda com poucos dias de clube, não surpreende por isso que haja pouco entrosamento. É para isto que serve a pré-época. Temos de estar preparados para resultados menos bons com equipas fortes.

Mesmo assim não acredito que se consiga já este ano colmatar todas as lacunas do plantel. Não estou a desfazer nenhuma onda verde, apenas se constata que o nosso ponto de partida é muito baixo, que é preciso fazer praticamente uma equipa nova, porque são poucos os jogadores que se aproveitam dos anos anteriores e por isso este ano é natural que não haja disponibilidade financeira para nos batermos com o carnide e com o porco no mercado de transferências dos jogadores que fazem a diferença. Na próxima época, em que já não será preciso fazer tantas contratações e já com a perspectiva de entrar na Liga dos Campeões, se passarmos as pré-eliminatórias (não me passa pela cabeça que o Sporting não fique pelo menos em 3º lugar), as condições financeiras e desportivas serão melhores, até porque há determinados jogadores que só aceitam jogar em clubes que participam na "Champions".

Esta é uma época de construção. A partir daí tudo o que vem à rede é peixe, mas não se pode deixar de ter a noção do nosso ponto de partida, para não regressarem cenas tristes em Alvalade.

LEÃO PENSADOR disse...

Estes dois comentários acima deviam ser repassados por toda a blogosfera pela sua qualidade. Rigorosos e sem histerismos.

Sublinho a condição fisica dos jogadores: pareceram-me presos.

http://conselholeonino.blogspot.com/2011/07/verdade-crua-e-dura-do-sporting.html

Lionheart disse...

Relativamente à assistência, se os bilhetes vendidos não esgotaram, esteve perto disso, porque a maioria dos lugares vazios são de gamebox. A superior sul B (a bancada low cost) tinha bastantes lugares vazios, mas já está esgotada. As centrais A estão praticamente todas vendidas. São pessoas que estão de férias fora de Lisboa e não puderam vir ao jogo. Eu também vou falhar o 1º jogo da Liga porque vou estar de férias fora daqui nesse fim-de-semana. Em contrapartida, as superiores A sul e norte, assim como as laterais A, estavam à pinha. Impressionante! Foi a maior assistência de sempre no novo estádio num jogo de apresentação (excluindo o jogo inaugural com o United em 2003). Que seja para continuar!

Anónimo disse...

Para mim o jogo de ontem era so mais um jogo de pré-epoca como tantos outros que tivemos... para fazer experiencias etc... se ele tivesse mantido a equipa que jogou de inicio menos o Djalo e metesse e inicio o Capel tinhamos dado um chocolate aqueles gajos... para alem disso acho que andre santos devia jogar com rinaudo... Schaars é um jogador muito ofensivo comparativamente a rinaudo com andre santos dava para equilibrar as contas depois ainda temos o Matias e agr tamos a negociar para a direita o Jeffren para mim é mais uma supresa tipo Capel que nao queria acreditar mas o certo é que veio... Carillo Tbm é MT bom gosto dele e izmailov aindan tem muita confiança pois o joelho pode trama-lo a qualquer momento :S
Na frente de ataque VAn Wolfsinkel tem que ter mais confiança nele proprio!!!

SL

Riga/V-1-Boy disse...

lionheart

subescrevendo os comentarios que fez, apenas um reparo: um sporting vai jogar o tal torneio em espanha com:

cádiz. clube organizador

málaga- o manchester city lá do sitio, com uns arabes queandam a tentar construir uma equipa para em 2, 3 anos lutarem pelo titulo em espanha e com quem vamos jogar o primeiro jogo do torneio

udinese- que ficarm em 4º lugar em italia e vao ao playoff da champions

PP disse...

Direccionado ao LR:

Se não queres diminuir a onda verde, não deverás falar em potenciais reforços, principalmente para a defesa.
Qualquer adepto comum sugere 1001 e novos jogadores para o SCP, e diz quais deviam sair. 99% dos adeptos, quando têm de escolher quem sai, escolhe um dos jogadores que já estão no plantel, nunca um dos novos. A questão é que os que agora transitam, ja outrora foram novos e, na altura, considerados os melhores do mundo (dou como exemplo dizerem que o Turan é decerto melhor que o Evaldo, quando nunca viram o Turan jogar). Nesse sentido, o discurso terá sempre de ser o de motivar a actual equipa e não sugerir que muita coisa pode e têm de acontecer e que o mercado só fecha daqui a 1mês.

Sobre o jogo:
Assim sendo não irei comentar jogadores na defesa individualmente. Que a defesa precisa de melhorar, sem dúvida, mas não passa por novos reforços. Passa sim por concentração (ontem não houve nenhuma). Se analisarem a coisa friamente, o 1º e 3º golo parte de um lançamento lateral junto à defesa do SCP. O que se passou foram distracções, o que não poderá, nem irá acontecer.

Melhor posicionamento (é clara a falta de entrosamento dos jogadores, no seu geral), melhor conhecimento dos jogadores e suas capacidades por de Domingos, com a respectiva abordagem aos jogos que por ele será feita. Alguém acredita que o SCP, quando for a contar, irá jogar com apenas 2 MC ao defrontar o 3º classificado da liga espanhola?! É impensável, ninguém no seu perfeito juízo o fará (o Jesus tentou fazer isso na Champions com o slb e aprendeu a lição). Já com a Juve, tivemos dificuldades nas bolas nas costas. Acham que o Domingos não percebeu já isso e vai trabalhar esse ponto?

Como conclusão terei de usar o que o próprio domingos disse: Não se faz uma equipa em 3 semanas. Novo treinador, com novas ideias (a título de exemplo, o treinador do Valencia está no clube à 3 anos), e jogadores quer a chegar a 'conta gotas', o que é normal, ou outros lesionados devido a competições internacionais (o matias será o 2º avançado e não o Rubio), para além do facto de mais de metade da equipa ser nova!! Leva tempo, e é isso que o Domingos precisa, tempo, não de criticas aos jogadores e quais serão aqueles que nos irão fazer ser campeões do universo.

Joker disse...

Começo por dizer que, na minha opinião, o jogo de ontem começou por ser uma estrondosa vitória mesmo antes do apito inicial. Que gozo que me deu ver Alvalade cheia para a apresentação da equipa. Isso prova que os sócios e adeptos voltaram a acreditar, algo que não acontecia há muitos anos!!

Quanto ao jogo propriamente dito, considero que, embora manchando um pouco a festa, esta derrota vá acabar por se revelar muito proveitosa para o grupo, visto que os jogadores arrefecem aquela euforia que os adeptos lhes começavam a transmitir e certamente que vão pensar nesta situação quando os jogos oficiais começarem.
Depois, voltar a frisar uma coisa que digo há muito tempo: há ali três jogadores que não estão à altura de defender as cores do Sporting. 1 - Yannick: alguém que simplesmente não sabe dominar uma bola ou fazer um passe curto nunca poderá ser jogador de futebol, e por aqui me fico! 2 - Carriço: um dos centrais mais fracos que me lembro de vestir a camisola do SCP; lento, com fraca leitura de jogo, péssimo posicionamento e ainda pior jogo aéreo; não entendo como pode ser jogador do clube, quanto mais capitão!!! 3 - Patrício: por muito que me digam que já fez boas exibições e que é o melhor guarda-redes português, etc. etc., o que eu vejo é frangos atrás de frangos há épocas a fio; o 1º golo de ontem foi apenas mais um triste exemplo!

Só espero que o Domingos esteja mais atento a estas situações e que não se deixe pressionar pelas vacas sagradas que parecem existir por ali. Vamos meter a jogar quem tem realmente valor, que é coisa que este ano abunda no plantel!

FORÇA SPORTING!!

johnC disse...

O que mais me preocupa foi o que ouvi nas bancadas: "Trouxe hoje pela primeira vez o meu filho à bola e tão rapidamente não irá certamente voltar... ele não quer..."
E não foi só um a dizer isto ou parecido... Infelizmente neste clube nada corre a 100%... Há sempre alguma coisa que borra a pintura... que por sinal era bem bonita! 49mil leões + 1 (lol) e não era chinês! eheh
Foi um dia pessoalmente para esquecer... o meu carro dá o berro mesmo quando estava a estacionar (por sinal a uns 5 quilometros do estádio! e isto diz muito da quantidade de leões no estádio! ESPECTACULAR!), vou a correr para o estádio para não perder pitada da apresentação e depois acontecem aqueles primeiros 45min... que pesadelo! Aquela defesa...
Como é que se pode jogar com a defesa a meio campo quando temos os defesas mais lentos do planeta? e os que não são lentos são burros como o evaldo... este ultimo só sabe correr... estou como o Revisor... ou mudamos de jogadores ou mudamos de esquema defensivo... assim vamos sofrer muito com equipas que joguem em ataques rápidos/contra-ataques como o paços ou o olhanense!
Já do outro lado, o Valência mostrou que anda a trabalhar! Muitas jogadas estudadas e os nossos jogadores a ver navios talvez por estarem mal fisicamente devido à pré-epoca... mas não explica tudo...

Mas vamos ver como evoluímos! Tal como disse o Paciência:

nem éramos os melhores do mundo antes do jogo, nem somos os piores do mundo agora!


E tal vez isto seja bom para abrir os olhos e não pensarmos que está tudo bem e que isto está no papo!

SL

PS: onde pára o bojinov? ah já sei no estaleiro!

anonymus disse...

Os comentários de Carlsberg,Lionheart e Paulo Bento, são naturais em pessoas que sabem ver um jogo de futebol e capazes de pôr a capacidade de análize acima da paixão.

Era assim que gostaria de ler sempre os comentários dos sportinguistas, mas infelizmente não é assim.Na blogosfera, escreve muita gente que de futebol conhece muito pouco.

Bruno disse...

Tem um blog sobre o Sporting e quer divulga-lo? Então fale connosco

O Portal Sporting encontra-se neste momento a aceitar todos os blogs leoninos que queiram ver os seus posts colocadas no nosso site tendo tambem a respectiva ligaçao ao seu blog.
Através de um sistema automatico, qualquer post criado pelo respectivo autor ficará visivel no Portal Sporting, criando assim um mais numero de visitas aos seus artigos vistos que somos um site com possui milhares de visitas diárias.
Os interessados deverão entrar em contacto connosco através do e-mail/msn: geral@portalsporting de forma a concluirmos este processo de recrutamento.

Lionheart disse...

Riga, então o Sporting não vai participar no Tereza Herrera? Fiz confusão. Não faz mal. O cartel do Ramón Carranza também é bom.

JohnC, os adeptos portugueses de futebol são maioritariamento aquilo que os ingleses chamam de "fair weather fans". Só lá vão quando as coisas correm bem. Como o Sporting tem tido mais dificuldades que os outros grandes, está mais sujeito ao "ambiente". Ambiente para o qual também contribuem as arbitragens e a de ontem foi uma grande merda. Começamos "bem"...

O clube será aquilo que os sportinguistas quiserem. Quanto mais apoio, mais receitas, mais patrocínios, maior competitividade, logo melhor ambiente. Quanto mais apoio mais depressa estaremos a bater-nos de igual para igual com os rivais. Se ao fim da primeira derrota já há quem esteja "vacinado" e não queira voltar tão cedo, fraca gente. Deixem-se ficar a ver os pesos pesados que também não se perde nada. Quando for-mos campeões, seja lá quando isso for, de certeza que estarão lá. É sempre assim.

Peter Pan disse...

Tenho-vos dizer que saí profundamente desiludido de Alvalade... e se o resultado não me perturbou, nem me surpreendeu porque já tenho "muitos anos disto", já não posso deixar de referir o seguinte:
- Vergonhoso existirem adeptos que assobiam o Postiga que é somente o ponta-de-Lança titular da 7ª selecção mundial e claramente o melhor avancado do Sporting (os novos vão ter de comer muita broa)
- Vergonhoso que se assobie o Djaló que está ser uma aposta pessoal do treinador de quem "todos gostam" e que é o melhor activo do clube no momento.
- O Polga é claramente o melhor e mais maduro central do clube.

A verdade é que, mais uma vez serão os adeptos os principais inimigos da equipa. Os adeptos e, claramente, alguns dirigentes que não percebem que no futebol/desporto aquilo que vende "merchandising" são as vitorias (1º) e o seu silencio (2º). Quantos menos os dirigentes abrirem a boca e menos disparates disserem, melhor será para o objectivo final. E parece-me que esta direcção está cheia de gente com vontade de falar ...
E depois .. por aquilo que vi ontem, o plantel quase que pareçe que está a ser construido para calar a boca a alguns adeptos(aqueles que tem a "mania") e para vender camisolas do que para reforçar realmente a equipa. Atenção que eu disse "parece" !!! Faz-me lembrar as famosas "unhas do leão" do Jorge Goncalves.

Por fim, e porque a qualidade é realmente fraca, ir ao futebol em Alvalade continua a ser realmente constragedor.. até o speaker perdeu o tino com os gritos de "campeões... campeões" antes do jogo começar. E nem vou comentar o "sonho"!

Enfim .... mais do mesmo. Espero que o Domingos não venha também a ser triturado no Sporting.

SL

johnC disse...

Lionheart,
Percebeste-me mal... o caso que referi não era o pai que não queria ir, mas sim o seu filho pequeno... e isso é que me preocupa... a pequenada está cada vez mais longe do scp... era a isso que me referia... Porque os outros, os adultos (supostamente), que vão e não vão apenas pelos resultado não me preocupa... esses não interessam...

SL

johnC disse...

E já agora por falar em árbitros! Nós adeptos temos muita culpa no cartório de os árbitros na sua maioria serem anti-sporting! A alguns está-lhes no sangue, a outros criasse em grande parte devido aos consecutivos insultos que são alvo em coro! Acho que somos o único clube do mundo que assobia um arbitro quando ele entra em campo para o aquecimento e começamos logo com os cânticos Filho disto filho daquilo, mãe deste mãe daquele!
O que assisti depois da apresentação dos jogadores foi vergonhoso! Mas que raio pensam que ganham com aquilo? Já sabemos que a pressão resulta sempre em nosso desfavor por isso faço um apelo: calem a boca!!!!!!!!!!!!!
Eu insulto os arbitros como um adepto normal... mas o adepto normal insulta quando ele comete um erro e não apenas e só porque me apetece! Insultem-no em casos de dúvida ou erro, mas por sistema no aquecimento não! Claro que a isto se abrem excepções como são os casos do reformado SLBaptista ou do Duarte Lamp Gomes!

SL

PS: Não comecemos já com as desculpas de arbitragem porque não foi por isso que perdemos (e o resultado até foi simpático a nosso favor.. podíamos ter saído com mais de uma mão cheia... quem de direito tem que analisar os erros individuais e colectivos da equipa e nós não podemos passar essa imagem das desculpas de arbitragens já que isso quer queiram quer não passa para os jogadores e assim não emendam os erros como o JP que não consegue calar a puta da boca quando marcam uma falta cometida por ele!

Fito Rinaudo disse...

Peter Pan,

este seu comentário "O Polga é claramente o melhor e mais maduro central do clube." revela a sua falta de conhecimento futebolistico!

Profundamente desiludido, que estupidez...até parece que com aquele resultado perdemos o campeonato...aquele que ainda nem sequer começou!

Com adeptos destes não há clube que precise de rivais!

"Roma e Pavia não se fizeram num dia!"...isto diz-vos algo?!...são só 14 novos jogadores e equipa técnica nova!

Eu bem avisei que quanto maior era a subida maior seria a queda, felizmente que foi ainda na pré-época, assim acalmam os cavalinhos!

SL

Fito Rinaudo disse...

Jeffren a caminho de Portugal!

Excelente noticia!

Para aqueles que adoram comparações: se acham que o nolito é bom, então esperem para ver o Jeffren!!