quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Formação

Ontem assisti ao nosso encontro frente ao Liverpool da 1º Jornada Next Generation Tournament, competição que se pode chamar a Liga dos Campeões dos sub-19.

Ganhámos 3 a 0, praticamos um futebol agradavel mas o que me chamou mais a atenção foram os comentários na Liverpool TV sobre a qualidade dos nossos jogadores. Não me recordo de tanto elogio ao nosso clube e aos nossos jogadores em tão pouco tempo.

Se o objectivo é dar um salto qualitativo aos nossos jogadores e ao mesmo tempo promovê-los então o objectivo foi amplamente conseguido.

Vi igualmente o jogo da nossa selecção sub-20 frente à França que nos levou à final da competição. Devo dizer que para mim é a selecção sub-20 com menos talento dos ultimos 20 anos, não temos nenhum jogador que irá ser uma referencia mundial daqui a alguns anos.
Mas esta é a prova que muitos bons jogadores podem não fazer uma boa equipa e jogadores medianos podem formar uma boa equipa. É tambem a prova que para se estar em condições para discutir algo importante é necessário uma boa solidez defensiva e isso esta equipa já provou que tem.

Termino para falar do nosso jogador Nuno Reis, tem feito um Mundial muito bom. Já foi nomeado para a equipa ideal da competição mas tenho duvidas do seu rendimento no nosso plantel. Jogar num clube ou numa selecção que defende com um bloco baixo é diferente de jogar num clube como o SCP que defende maioritariamente com uma defesa bastante avançada.

Saudações Leoninas

6 comentários:

johnC disse...

LR,
Eu apenas sigo o Nuno Reis desde os juniores do scp mas logo ao primeiro jogo que vi foi ele e o cedric que me chamaram mais a atenção... Para mim estes dois deverão ser os futuros donos da titularidade daqui a um par de anos! Caso, claro, continuem a crescer e a jogar nos clubes a quem estão emprestados!

Já quanto ao jogo de ontem dos nossos juniores, salientaram-se alguns jogadores mas o estranho é que nem precisamos que o nosso melhor jogador brilhasse (bruma)! Foi um bom jogo mas acho que também não devemos embandeirar em arco já que o resultado foi algo injusto para o Liverpool... Tivemos muita sorte em alguns lance principalmente devido à nabice do Rafael Veloso... notava-se que estava extremamente nervoso... Mas foi a primeira vez que o vi jogar e por isso não vou tecer considerações sobre ele como fizeram ridiculamente os comentadores da LTV! Foi ridícula a humilhação que fizeram ao rapaz, tal como foi a carrada de elogios que fizeram a certos jogadores quando apenas os estavam a ver pela primeira vez!
Um excelente resultado da nossa formação numa competição importantíssima das camadas jovens ao nível do que disse um dos comentadores "da segunda melhor formação jovem mundial ao nível da do barça"! Isso sim é um facto indesmentível! Espero que o Sá Pinto consiga incutir na rapaziada o espírito e lema sportinguista que é o mais importante (e é o que faz o barca de hoje! mais que talento é a parte mental!) já que talento e potencial todos têm, senão não estariam no SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!

SL

leao revisor disse...

Acho que não ridicularizaram o Rafael Veloso apenas disseram que estava nervoso e o liverpool devia aproveitar isso e sempre que a bola andava por ali era um perigo... não me pareceu que o objectivo fosse humilhar o rapaz.

Ruben disse...

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR35196.pdf

Jogadores com avaliações baixas, mas que não considero subvalorização.

Nenhum jogador que ali está os adeptos ficam com a impressão que são grandes jogadores (neste momento) para serem avaliados por mais.

SL

DVS disse...

50% de André Santos só vale 1,75 M?

Imagino o que se escreveria se JEB estivesse à frente dos destinos do clube. Isto para não falar da incapacidade de vender um activo que seja...Zapater é um óptimo exemplo disso mesmo.

EyeOfTheTiger disse...

Ruben,

Avaliação feita por baixo.
É verdade que não dão impressão de poderem vir a ser estrelas, mas começar já a não valoriza-los, em nada ajuda.

Carlsberg disse...

O problema não está aí, realmente os jogadores estão um pco avaliados por baixo, mas não valem assim mto mais, talvez desse para um total de 8 milhões e não os 5 milhões que conseguimos.

O problema é que imaginemos que o SCP faz uma época em grande, e vence campeonato e Liga Europa, o André Santos passa a valer vá uns 20 Milhões vendido dará 10 M ao SCP e 10M ao fundo, quem ficou a ganhar foi o fundo que apenas pagou 1.27 M o que dá um lucro de 1000%.

É claro que isto é hipotético e não acontecerá(ou até pode vir a acontecer) mas deveríamos salvaguardar estas situações.

PS: O André Santos vale pelo menos 5 M, podem não gostar dele, mas joga regularmente, sem lesões, sem comprometer. Espero que haja novas avaliações futuramente, pk estas são prejudiciais ao SCP.

Devo relembrar que o Roderick do Benfas para o Star Funds valia 5 M. o que levou á indignação do JEB.

SL