terça-feira, 12 de agosto de 2014

O "Plantel"

Antes de falar dos jogadores e de toda a estratégia da pré-época tenho que falar do treinador. Para a minha filosofia de treinador, obviamente preferia muito mais Jardim do Marco Silva, e não, não acho Marco Silva um mau treinador, muito pelo contrário, mas acho que a sua filosofia de jogo expõe muito mais a nossa equipa defensivamente(também é muito mais atractiva ao espectador) do que Jardim que era muito mais "resultadista".
O presidente do SCP disse faz mais de um mês que esperava fechar o plantel em 2 semanas, algo que não aconteceu, mas é perfeitamente normal que assim seja, ainda para mais em ano de Mundial onde as coisas começam a acontecer muito mais tarde, mas isso causará problemas que falarei mais à frente. Disse igualmente e aqui começam as minhas divergências que só se iriam realizar contratações cirúrgicas, algo que até o mais fiel defensor tem dificuldades em concordar. Por fim o presidente e bem vem falar das abordagens financeiras e desportivas a cada possibilidade de negócio.
Ora vamos a factos, o SCP perdendo Rojo (neste momento é mais que certo que sairá) ficará mais fraco, se não houve um reforço a entrar no 11 se perdemos alguém do 11, ficaremos logo mais fracos. Se juntarmos, aqui uma opinião pessoal, que perdemos de uma vez só o 2 melhores centrais do plantel de uma só vez muito pior ficámos. Se a isto ainda imaginarmos um central de uma categoria muito duvidosa que terá lugar garantido na equipa e que a seu lado terá um jovem jogador que chegou este ano a Alvalade, esperamos muitos calafrios este ano no centro da nossa defesa.
Tivemos 9 reforços até ao momento, tirando o Japonês que já ultrapassou os 25 anos os restantes jogadores têm entre 20 e 21 anos e nenhum deles entrará directamente no 11. A versão actual dos sportinguistas é que o SCP reforçou as 2 linhas (que eu concordo) e que o SCP está a fazer uma equipa de futuro. Ora algo que bate certo e que penso qualquer sportinguista aceitaria, só que foi colocado sobre esta equipa a "pressão" (que não havia o ano anterior) de lutar verdadeiramente pelo titulo. Quando o valor da equipa base desceu (e ainda podemos perder Slimani e Wiliam) e o grau de dificuldade aumentou visto que temos mais competições (Champions e acreditar que vamos longe na taça de portugal porque a da Liga será para os juniores) podemos imaginar que as dificuldades vão ser muitas e ainda para mais com uma equipa jovem como esta, se não existir um apoio forte dos adeptos independentemente do que acontecer, a época pode se tornar mais complicada e longa do que se pensa.
O plantel não está fechado penso eu, mas penso ser consensual (pelo menos isto) que o SCP precisaria de reforçar as posições 7 e 11. Até agora o mais parecido que chegou para essa posição foi o Mini-Messi que terá que passar por um periodo de adaptação ao nosso pais. Ou seja e a poucos dias do inicio do campeonato e após algumas abordagens para contratar um extremo vamos arrancar o campeonato com os que tinhamos.
Uma equipa e um plantel e os seus resultados muitas vezes são muito mais do que o valor individual de cada jogador. Com melhores jogadores mais facilmente se constrói um melhor plantel, mas existem mais uma série de factores que podem influenciar os resultados finais: nº de jogos, castigos, lesões, arbitragens, sorte/azar, estabilidade do clube, pressão dos adeptos.
Avaliando todos estes factores e olhando para os rivais, o nosso objectivo só será possível alcançar se todos os astros tiverem alinhados a nosso favor e se existir muita confusão nos adversários.
Termino apenas desejando uma coisa, o SCP irá perder Rojo e não contratará mais nenhum central, se achar que é realmente possivel perder Wiliam e/ou Slimani então que o faça já, a venda e a respectiva contratação terá que ser feita no mais curto espaço possivel, para estabilizar a equipa para o campeonato.
Saudações Leoninas

7 comentários:

J.Heleno disse...

Fora do contexto do post, a confirmar-se a recusa do Rojo em treinar é a confirmação de que amor ao clube têm os adeptos, o resto é conversa.

Eu compreendo o desejo do Rojo em rumar ao Man Utd, mas há limites, um jogador recusar-se a fazer aquilo para o qual foi contratado é do mais rude e desprezível que pode haver.
O Rojo esquece-se que apesar de pouco comparado com aquilo que poderá vir a auferir em Inglaterra, é dos jogadores mais bem pagos do SCP.
Tal como já o era na sua primeira época, em que à semelhança da equipa, fez exibições miseráveis e não foi por isso que deixou de receber o ordenado.
O que se exigia a um dito profissional é que continuasse a realizar o seu trabalho de forma tranquilo até haver um decisão sobre o seu futuro, até porque se efectivamente foi feita uma proposta de vinte milhões as pretensões do SCP não deverão andar muito longe disso. Aliás, sempre disse que por 20 milhões já era bastante bem vendido.

Quanto ao Slimani, e havendo menos informação disponível, prefiro aguardar pelo desenrolar dos acontecimentos.

J.Heleno disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
tiscp disse...

A ser verdade o que se fala hoje na imprensa, e tudo o que não precisávamos na semana em que se inicia o campeonato.

Temos sempre o condão de não aproveitar alguma vantagem que as circunstâncias nos vão dando.

Sinceramente,se tudo o que a cs diz e verdade, estou a ficar bastante preocupado com o ambiente na equipa.

leao revisor disse...

J.heleno

A informação que tenho sobre o rojo e que ele não se recusou a treinar mas efectivamente hoje não treinou.

Sobre o slimani prefiro acreditar que e mentira.

Mike Portugal disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mike Portugal disse...

Penso que não há grandes hipoteses de William sair.
Rojo deverá sair para o MU pelos tais €20M e seria muito bem vendido já que não acho que no futuro alguém nos vá dar tanto por ele.

Em relação a Slimani: http://www.maisfutebol.iol.pt/sporting-liga-transferencias-islam-slimani-slimani-slimani-sporting-sporting-transferencias/53ea4b300cf2e4ed1d6be7ae.html

Mike Portugal disse...

E temos entrevista do presidente na SportingTV às 21h30: http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=494568