segunda-feira, 1 de junho de 2015

Tendencias suicidas

Corria o verão do ano 2000, o SCP tinha se sagrado campeão, uma festa que (correndo o risco de ser tendencioso) Portugal nunca viu nem nunca verá jamais.
A "fome" era muita, muitos anos a sofrer, nunca abandonando o clube, e finalmente o titulo chegava. A equipa era boa, o treinador era o mesmo e num ambiente de festa sonhávamos que o SCP arrancaria para se posicionar no topo do desporto nacional.
Demorou pouco o nosso estado de graça, poucos dias após o titulo, estoirava o conflito entre Rouquete e Luis Duque que acabaria por resultar na saída do presidente e posterior entrada de Dias da Cunha.
Conflito esse que nenhum sportinguista desejava nem fazia prever.
Em 2015 temos o SCP de volta aos títulos, após 7 anos a ver os outros festejar, ganhamos a taça de Portugal e em vez de estarmos todos a desfrutar da taça e a canalizar energias para que no futuro festejemos o titulo nacional estamos perante a "duvida" (eu tenho a minha opinião), Marco Silva fica ou não?
Desde janeiro andamos nisto, e tenham paciência aqueles que consideram que é tudo conversa de jornal, eu até considero que Treinador e Presidente não tenham que ser os maiores amigos e nem me faz nenhuma confusão que nem sejam próximos. Aquilo que me parece evidente, e seria para todos numa situação normal, é que o treinador tenha conhecimento do planeamento da próxima época e que objectivamente não tem.
Nós nem somos "nossos" amigos, temos o SLB com JJ em final de contrato com sérias dificuldades de renovação (dito em caixas pequenas nos jornais), temos um lopetegui (penso não me ter enganado) que depois do maior investimento de sempre, com uma equipa feita por si, ganhou 0 e pela torre das antas uns dizem "amo-te" e outros "odeio-te". E nós temos um treinador que tem mais 3 anos de contrato que tem 90% dos sportinguistas a elogiar o seu trabalho e as perguntas mais que justas e pertinentes são "Marco Silva fica?"
Nem o presidente nem ninguém da direcção fechou a pergunta (e foram tantas e tantas e tantas) com um "Marco Silva tem mais 3 anos de contrato e será o nosso treinador", bastava dizer isto uma vez, nunca mais repetir e no final até rescindirem mas teríamos descanso, não estaríamos a festejar e termos os sanguessugas dos jornalistas a fazerem a mesma pergunta a TODOS os entrevistados.
Por tudo isto não tenho muitas duvidas, o SCP será muito mais forte no futuro se o Marco Silva continuar do que se ele sair (e todos sabem que não gosto da ideologia de jogo do Marco Silva) , a época terminou hoje após a festa na CML, amanha aposto que teremos um "FICA ou NÃO FICA" em parangonas nos jornais e a resposta "Vão saber todos no momento certo" não me parece suficiente atendendo precisamente ao facto que o treinador ter mais 3 anos de contrato a menos que... o "momento certo" seja amanhã.
Do Minho a lisboa é um tirinho, de lisboa a Sevilha pouco mais e no final o Pais Basco ainda vê um bom filho a regressar para junto dos seus.
Saudações Leoninas

30 comentários:

Rui Fiel disse...

Boas!

Do que deduzi é, Conceição no Sporting, MS no Sevilha, só não percebi a do país basco!

JF disse...

nessa lógica eu apostaria mais no Rui Vitória.

Mike Portugal disse...

Se o Sérgio Conceição ou o Rui Vitória vierem para o SCP, vamos mudar para muito pior.

SAPINTAS disse...

Presumo que a referência ao País Basco é o LoTOpegui... Sérgio Conceição é fraquinho, o jogo consiste em muita porrada e bola para a frente.. o Rui Vitória é um lampião que não passa de um flop cozinhado pela imprensa (Espero que seja o Carnide a come-lo). Saudações Leoninas!

SAPINTAS disse...

Presumo que a referência ao País Basco é o LoTOpegui... Sérgio Conceição é fraquinho, o jogo consiste em muita porrada e bola para a frente.. o Rui Vitória é um lampião que não passa de um flop cozinhado pela imprensa (Espero que seja o Carnide a come-lo). Saudações Leoninas!

leao revisor disse...

O sapintas ou ouviu o que eu ouvi ou é muito perspicaz.

T1 disse...

o Conceição demonstrou o quao incapaz é pelas suas atitudes em todos os momentos do final da taça...

como futebol resume-se a chuto pra frente e corrida do extremo...

uma equipa que com mais um numa final nao consegue dominar...

um treinador que nem na preparação nem depois da final da taça teve sequer um comportamento correcto...

por ultimo, como jogador teve para assinar por nos andou em reunioes e acabou no porto, portanto, nao o quero.

o vitória tb nao é treinador para o sporting...

João disse...

Do que eu tenho ouvido dizer de quem anda nos bastidores, o BdC está efectivamente a tentar o JJ ( com dinheiro angolano ) porque acha que é a única forma de sair airosamente do processo de saída do Marco Silva. Ora, eu acho que ele se se engana redondamente. Muitos sportinguistas ( quiçá a maioria ), onde me incluo detestariam ver o JJ à frente do Sporting. Motivos ? Sobretudo dois: a tarefa de JJ no benfica é facilitada pelo colinho, ou seja, jogando bem ou mal, o benfica acaba por ganhar. Já ninguém se lembra de como na primeira volta do campeonato o benfica jogava de forma miserável e se não fossem os árbitros o benfica teria sido arredado do título ainda antes de o campeonato chegar a meio. No Sporting o manto protector não existe. Se jogamos mal, de certeza que não ganhamos. E se jogamos bem, também não é certo que a vitória nos sorria. Daí que para mim o JJ não tem o mérito nas vitórias do benfica que por aí se tem apregoado.
O segundo motivo tem a ver com a formação. Vamos perder o nosso ADN de construir a equipa com base na formação e em jogadores portugueses para contratarmos carradas de estrangeiros com dinheiro que não temos ?

Mike Portugal disse...

João,

Eu concordo com o teu ponto de não querer JJ a treinar o SCP, mas por outros motivos. É verdade que ele é bom a nível de treino e de tática, sim, mas a nível de atitude e de mentalidade não me identifico nada com ele, nem vejo que a conduta e mentalidade dele seja equivalente ao ADN do SCP (e nem me refiro à formação).

Espero mesmo que Marco Silva tenha uma 2ªépoca à frente do clube para mostrar que pode evoluir a equipa e como treinador. Se tiver mesmo que sair, em termos de treinadores Portugueses só admito o Vitor Pereira ou o Paulo Sousa.

leao revisor disse...

Não quero antecipar o que irei escrever quando "o momento certo" chegar mas falando apenas da hipótese JJ, o SCP assume que o orçamento para a próxima época são cerca de 20M de euros, o JJ não abdica de 1 cêntimo na luz, o FCP está à espera para ver o que isto dá, e paga-lhe 4M de caras, nós segundo "se fala" estamos montados na hipótese angolana para chegar aos valores pedidos pelo JJ.

A pergunta que faço é se isto tem lógica? JJ não assinaria por 1 ano, por isso no mínimo teríamos 2 anos de contrato, 8 milhões, fora os prêmios. Com bem menos que isso os "angolanos" comprariam a maioria e depois fariam o que entendessem. É que no final isto ainda continua a ser um negócio e o dinheiro até pode ter sido "fácil" de ganhar mas não dá para isto.

T1 disse...

parafraseando o próprio:

Vai ser um belfodil explicar como se despede o Marco Silva...

quanto ao JJ, quem nao arranaja um patrocinio para a camisola por 3M, vai arranjar um "patrocinio" para custos de treinador de 4M?

JF disse...

concordo, tb não me agrada nada JJ.
só uma nota: quando referi o Rui Vitória foi apenas para lembrar que no eixo minhoto não existe apenas o Conceição. Não queria de modo algum dizer que sou a favor da vinda de qualquer um deles.

voltado à vaca fria: acho o dinheiro que se fala pelo JJ pornográfico. é um treinador maniento, com potencial para gerar caos no SCP e mais confronto com o presidente. não vejo na atualidade muitos treinadores em portugal que nos servissem. alguns tem potencial para chegar lá daqui a 3/4 anos, mas não agora.

falou-se para aí do Paulo Sousa, que sendo um sportinguista poderia ser uma boa opção, mas acho que precisa de mais 1 ou 2 anos de rodagem para provar alguma coisa. não é com o basileia que tiramos a prova dos nove, mesmo tendo em conta a carreira na champions.

Marad0na disse...

Do Minho a lisboa é um tirinho, de lisboa a Sevilha pouco mais e no final o Pais Basco ainda vê um bom filho a regressar para junto dos seus.

ou seja o que isto significa é o desejo do revisor em ver o rui vitoria no benfica o jesus em sevilha e o lopetegui no bilbau ou seja abria-se aqui a possibilidade do marco silva ir para o verdadeiro clube do revisor.

jesualdo era o fim do mundo se fosse embora e ainda por cima foi para o braga ui que medo o braga ía ficar á frente do sporting, depois vendemos o leonardo, vendido por 3 milhoes não é a mesma coisa que ficar a pagar a 4 treinadores pica bilhetes :D, isto era tb o horror a tragedia e agora o marco que nem se sabe bem se vai ou não, todos temos uma opiniao sobre isso mas é melhor esperarem para saber se sai ou depois arriscam-se a apanhar mais uma azia como a do matheus pereira.

desfrutem da vitoria do Sporting porque á 2 anos ganhar esta taça a jogar ainda por cima com 10 era impossivel.

e já agora revisor para quando os parabens tb ao presidente pelas contas do clube pelas vitoria nas modalidades e pela conquista no futebol.

é que para o futebol o merito é do marco para as finanças saudaveis do clube o carlos vieira para as modalidades o gilberto borges etc, entao qual o elo de todas essas pessoas, para quando os parabens ao presidente que é a pessoa responsavel por trazer todas essas pessoas para dentro do clube e que gere o clube como ng geriu nos ultimos 30 anos.

faz um post diário a vomitar mostra bem a azia em que te encontras

Diogre disse...

Revisor:

Já cometeste tantas vezes este erro ortográfico, que tenho que to ressalvar:

dúvida (com acento, bolas!!) - substantivo

duvida (sem acento, a palavra que tu usas sempre!!) - conjugação do verbo duvidar no presente do indicativo, na terceira pessoa do singular.



Não te aparece no corrector automático porque a palavra existe, mas tu utiliza-la sempre da forma errada!

SL

leao revisor disse...

Diogre

Obrigado, é sempre bom ter uma Maria de Belem por estas bandas.

Diogre disse...

Maria de Belém? não quererás dizer Edite Estrela?

SL

Ronaldo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ronaldo disse...

lol
Maria de Belem?

Para além de analfabeto, a azia e o ódio estão a comer essa cabeça toda...

Que idiota!

leao revisor disse...

Diogre

Fica ao teu critério.

Ficava muito mais descansado que tu desses a tua opinião sobre o assunto, que isso é que realmente importa, mas será que a podes já dar? Ou tens que fazer como os mensageiros do regime e só podem falar quando lhes for dada autorização?

Achas que o que se passa entre o treinador e o presidente é normal?

Achas que um treinador com 3 anos de contrato que ganhou acabou de ganhar uma taça de portugal e tem uma popularidade esmagadora pode estar numa situação destas de impasse?

Achas que foi um processo bem conduzido?

E podia continuar, mas como a minha opinião pelos vistos preocupa muita gente, e desta vez não falo de ti, a próxima coisa que publicarei no blog, será uma opinião de alguém e de um sitio "fiel" que retrata a 100% aquilo que eu penso!

Assim não corro o risco de cães virem ladrar.

Passe bem e fico muito satisfeito que o clube tenha feito as pazes com o BES.

Luís Antunes disse...

Do blogue Sangue Leonino:
"Não sou fã de Bruno Carvalho, não votei nele (nem em Couceiro) e não aprecio o seu estilo, sobretudo quando leva ao extremo o conceito adepto/presidente. Mas... desta vez tenho que estar do lado do presidente do meu clube.

Bruno Carvalho e a sua equipa foram eleitos para cumprir um programa que apresentaram aos sócios, as suas ideias e propostas foram legitimamente plebiscitadas por uma maioria, e não menos importante, o balanço destes anos de mandato tem sido positivo - contas mais equilibradas, contenção de gastos, redução dos custos, reestruturação administrativa, etc, etc.

No plano desportivo concordemos também, e sobretudo comparando com anos imediatamente anteriores à chegada da equipa de Bruno Carvalho, que o saldo é positivo - com um orçamento indiscutivelmente bem menor que o dos rivais temos uma entrada directa na Champions, um lugar de acesso a uma pré-eliminatória da liga milionária, uma Taça de Portugal, uma participação honrosa nas competições europeias (eliminados às mãos da GazProm) e ainda o regresso em força do ecletismo que sempre caracterizou o nosso clube centenário. Exemplo: o hóquei e a conquista épica da Taça CERS.

Ora, se o presidente tem um projecto desportivo - e que ainda por cima lidera, enquanto responsável máximo da SAD - e se eventualmente concluír que o treinador Marco Silva não se enquadra no mesmo ou que não subscreve o seus princípios basilares, terá naturalmente toda a legitimidade para optar por outras soluções. Bruno Carvalho foi eleito pelos sócios, Marco Silva é um funcionário do clube, contratado pelo primeiro. Ponto final! Goste-se mais de um ou de outro! Seria o mesmo que um presidente de uma autarquia, eleito pelo povo, não tivesse legitimidade para dispensar um director de um serviço que, por motivos concretos e fundamentados, o edil achasse que não devia ocupar a função.

Posto isto, o que sinceramente espero - enquanto sócio do clube, accionista da SAD, doador para a Missão Pavilhão e sobretudo indefectível adepto - é que Bruno Carvalho, tome a decisão que tomar, que depois também explique e apresente junto de quem o elegeu quais os fundamentos dessa mesma decisão.

Estranho que um treinador que até fez um bom campeonato, que acaba de ganhar a Taça e que ainda tem mais 3 anos de contrato possa ser dispensado? Estranho!

Gostei da novela de dezembro passado e do papel abjecto a que José Eduardo se prestou? De todo!

Apreciei a forma como Bruno Carvalho puxou as orelhas aos profissionais de futebol, via facebook, após a derrota em Guimarães? Nem pensar!

Mas a diferença é que eu sou um mero e anónimo adepto, sem qualquer inside information, pelo que "só sabe o que se passa no convento quem está lá dentro!"

Como quero acreditar que Bruno Carvalho não ficou despojado dos seus neurónios, do seu sentido de responsabilidade e que não será por birra que hipoteticamente dispensará o actual treinador, resta-me desejar que tudo se resolva a bem do clube!

Nuno M Almeida

Nota: regozijei até ao delírio com a vitória no Jamor, mas também com os sapos vivos que vi vários (c)roquettistas engolirem na bancada central do estádio nacional, bem junto de onde eu estava!
É que o seu ar não enganava -"tão cedo não voltamos a pôr os pés nos corredores e na cadeira do poder!"
A 'betaria' e os herdeiros dos viscondes, com o seu característico ar de enfado, seguramente genético, lá têm que se resignar com o facto de que pelo menos dessas castas o clube já não está refém!"

Anónimo disse...

SPOOOOOOORTING! os camaleões vomitam e a caravana passa.

Parabéns aos jogadores, ao Marco Silva e restante equipa técnica e ao presidente Bruno de Carvalho e restante direcção. Foram uns guerreiros. Eu estive lá e foi uma emoção enorme. Contra tudo e contra todos. #semcolinho

Diogre disse...

Revisor:

Como tu sabes, não sou comunicador do regime. Aliás, na última AG, fui um dos 2 sócios que se dignou a questionar algumas decisões desta direcção. Da contestação efusiva que leio pela Internet fora, nem sinal. Sinceramente não entendo, mas adiante.

Quanto à questão da novela, como é óbvio crítico o presidente, nomeadamente ao nível da comunicação. No entanto, e ao contrário de ti, procuro ser equidistante e equilibrado. E acho que o próprio Marco Silva contribuiu e muito para isto descambar. Parece-me evidente que eles não podem um com o outro. Se é possível de ultrapassar ou não, vamos ver. Se sair, espero que venha um melhor, um jj ou um vp. Uma coisa sabemos, é que o bdc parece ser razoável a escolher treinadores, ao contrário dos seus antecessores, por muito que isso te custe a admitir. Se vier um Conceição ou um vitória como tu dieta, mudarei certamente de opinião. Aliás, colocarei possivelmente em causa a compra de gb em 15/16. Mas até lá aguardarei tranquilamente, até porque tenho confiança na direcção que ajudei a eleger.

SL

Diogre disse...

Como tu prevês*

Anónimo disse...

"A ausência do defesa Eric Dier, do Tottenham, é a grande nota de destaque nos 23 convocados da Inglaterra para o Europeu de Sub-21, prova na qual está integrada no Grupo B, juntamente com Portugal, Itália e Suécia." Junta-se ao Bruma a ver na televisão. Karma é lixado.

leao revisor disse...

Diogre

Só 2 notas para pelo menos apenas me criticarem por aquilo que penso.

Disse várias vezes, certamente mais que 5/6/7 que esta direcção acertou nos treinadores para a equipa A (e sabes que não gosto do Marco), nada me diz portanto que não voltem a acertar.

Só para que fique claro aquilo que suspeito é que o Rui Vitória vá para o SLB, "minho a lisboa".

"de lisboa a sevilha" será outro.

tiscp disse...

Sinceramente faz-me de todo uma confusão de todo o tamanho como e que existem sportinguistas a criticar a hipótese Jorge Jesus.

Pode-se não gostar do estilo, ser caro, etc, agora que e um grande trinador acho que não existe duvidas.

Caso Marco Silva sai é a única hipótese para BdC sair bem nesta novela, seria uma bicada de todo o tamanho no inchaço vermelho, o seu herói virar a casaca e em termos de portugueses e a única solução melhor à que já temos.

Porque de resto, se vamos dispensar um Marco Silva, vencedor no Sporting, para irmos buscar um Paulo Fonseca, bom mas perdedor no porto, um Rui Vitoria, trabalho interessante no Guimarães mas nada mostrou a mais que MS, ou um Vitor Pereira, vencedor no porto mas no máximo com o mesmo nível do MS, em nada ganhamos e arriscamo-nos a levar com o Marco Silva num dos nossos rivais.

Parece difícil ficar mas pode ser que saia mais uma surpresa, no entanto acho que se confirmar a saída de MS tratar-se-á de mais um enorme tiro no pe que damos, temos um treinador competentíssimo com popularidade, uma época minimamente conseguida, muito embora todos os contratempos, e desperdiçamos mais uma vez um bom trunfo para anova época.


Agora um JJ, poderia mudar tudo

tiscp disse...

Ferreira a ausência do bruma, não sei porque mas parece-me demasiado suspeito...

Não sei porque mas faz-me relembrar o caso de outro porquinho...

Anónimo disse...

Não pode ir para nenhum rival con a clausula que incluímos na transferência para os turcos. Desceu o nível dele a pique e não merecia ir aos sub21. Enquanto isso vê o iuri e o mané que ficaram ambos no Sporting com contratos de longa duração a ir ao europeu. Dêm mais 2anos ao bruma e ninguém se lembrará dele. No maximo pode aspirar a ser um Vaz tê.

tiscp disse...

O animal do seu empresário já veio dizer que tem clubes interessados em estudar essa mesma clausula.

Pode ter desvalorizado, no entanto fez cerca de 70% dos jogos a titular e e uma das figuras desta selecção, jogador titularíssimo de caras.

O que me parece e que e mais uma jogada suja para o jogador não valorizar e tornar-se acessível aos nossos rivais, a fpf continua mergulhada em porcaria e a servir os interesses do costume

leao revisor disse...

Tiscp

Duas notas, Rui Jorge pode ter muitos defeitos mas se não o convocou foi por razões desportivas (que podemos ou não concordar, eu não concordo por exemplo) mas não se mete em esquemas.

Depois ele desvalorizou porque? Recebe mais do triplo do que Iuri e mané... Juntos! Foi campeão na turquia e pode ganhar a taça amanhã, esteve na champions...

Tem 19/20 anos, não me parece mau sinceramente.

Quanto à clausula, os outros querem tentar pegar que não é legal, acho que por aí podemos estar descansados.