quinta-feira, 8 de outubro de 2009

1 Million Dollar Question

Como pagar os 100 milhoes até 2016 acordados com a banca, de outra forma que não a proposta pela direcção?

Saudações Leoninas

132 comentários:

LMAC disse...

Acho que a resposta pode estar na própria pergunta: tal como todas as pessoas ou empresas sobreendividadas, porque não renegociar dilatando o prazo de pagamento?

leao revisor disse...

LMAC

Achas que a Banca pela nossa linda cara vai alargar o prazo de pagamento ao mesmo tempo que baixa os juros, sem dar-mos nada em troca?

Eu coloquei esta pergunta aqui, para aparecem ideias.
Fiz esta pergunta muitas vezes mas respostas nunca me deram, acho que é a altura perfeita para isso acontecer.

Sportinguista disse...

Pode-se renegociar os prazos mas isso não é solução.

http://sportingatmorrer.blogspot.com/

Anónimo disse...

enquanto os administradores tachistas andarem por lá a encher os bolsos à grande e a francesa não há nada que nos salve!!

Para mim ou o Sporting muda radicalmente ou já nem televisão o quero ver. (Sou sócio vai para 25 anos e nunca vi o clube tão mal). Estamos a caminhar para um clube do genero Belenenses. Ganhar campeonatos de longe a longe: enquanto os outros ganham 15 nós ganhamos 1. Contratações a custo zero e jogadores de 15ª categoria, tal como as do belem, adpetos e socios que cada vez vão menos ao estadio (tal como o Belenenses). Jogamos muito mal (tal como o Beleneses). Temos uma equipa tecnica amadora (paulo bento, barbosa, os médicos etc).

Assim nao vamos a lado nenhum!!

MRG disse...

Se a Sporting SAD apresentar uma proposta em que pague ao Sporting Clube o que a SCS realmente vale, pondero até não votar contra.
Mas ainda tenho que analisar a sustentabilidade financeira do Sporting Clube.

E agora uma pergunta ao Leao Revisor: se os sócios aprovarem o Project Finance (passagem da SCS e da Academia para a SAD) onde é que o Sporting Clube vai buscar as receitas, tendo em conta que mesmo com as receitas da Academia e SCS o seu estado financeiro é degradado?

leao revisor disse...

MRG

Em 1º lugar não apareceu ainda nenhuma proposta alternativa e era essa a minha intenção e fiz esta pergunta porque quero mesmo saber se existe outra possibilidade.

Em 2º lugar o clube nao pode ficar unicamente com o passivo e passar todos os activos para a SAD.
O passivo terá que transitar igualmente com o activo.

MRG disse...

E outra questão que ficou por fazer:

- José Roquette prometeu um Sporting com Estádio e Academia mas com endividamento zero;

- FSF vendeu o património não desportivo prometendo que o passivo iria baixar até aos 150M€;

- Bettencourt quer passar para a SAD o que resta de património ao Clube.

Posto isto, e tendo em conta todas as promessas anteriores defraudadas e que só resultaram em passivos crescentes, porque hei-de acreditar que é desta que vamos entrar nos eixos? Quem me diz que daqui a quatro anos não está outro FSF ou JEB a pedir para vender o Estádio porque é a única maneira....

Farto de promessas que nunca ninguém cumpriu estou eu farto. Não passo mais cheques em branco, e ainda por cima cheques que tiram dos sócios para dar aos accionistas.

Se fosse dinheiro deles não brincavam como andam a brincar. Mas como é dinheiro dos sócios podem fazer o que bem lhes apetecer porque ninguém lhes vai buscar ao bolso se der para o torto.

leao revisor disse...

MRG

Por isso pergunto qual é a proposta alternativa que não me leve a passar mais um cheque em branco?

MRG disse...

Já lhe disse uma proposta alternativa: a Sporting SAD que pague ao Sporting Clube os 85M€ que a SCS vale e estou disposto a largar a empresa para os accionistas.

Agora não me venham é com propostas que extorquem dinheiro ao Clube, como a anterior que extorquia 45M€.

Bruno D. disse...

e que tal esta ideia : comprar luchos , saviolas , lisandros, cardozos , falcoes , x garcias , rodriguezs , ramirezs etc etc e depois passados 2 ou 3 anos vender pelo triplo e abater a diferença no defice .... e sempre ganhariamos campeonatos mais regularmente , encheriamos alvalade e de certeza jogariamos um pouquinho melhor (esta ate nao e dificil) .... e que parece que o fcp e o slb estao na era das consolas e da internet e nos continuamos a brincar com .... carrinhos de molas !!! serei eu o unico sportinguista com a seguinte duvida exestencial : terei nascido do clube certo ???

JL disse...

2 Million Dollar Question:

Quem é culpado de devermos 100 Milhões de Euros à Banca até 2016?

3 Million Dollar Question:

Porque é que reelegemos os culpados de devermos 100 Milhões de Euros à banca até 2016?

4 Million Dollar Question:

Caso prático

Eu devo meia dúzia de tostões ao banco, sou um anónimo, tenho pouco património próprio, não tenho 100 anos de história. Mas se não gostar das condições do meu empréstimo, posso renegociar com o meu banco ou mudar para um banco que me dê algo mais próximo do que eu pretendo.

O SCP tem 100 anos de história, prestígio, património (pouco, graças a esta Direcção (que é a mesma de há 10 anos para cá), nome, credibilidade (cada vez menos), mas é empregado/refém dos bancos em vez de ser cliente.

Porquê?

E agora a pergunta que não vale nada, porque já todos sabem a resposta:

Porque é que a SCS vale 80 milhões de Euros, mas a SAD quer comprá-la por 20?

SL

Elpídeo Freitas disse...

Processando os responsáveis pelo buraco e usando as indemnizações para pagar aos bancos. Na prática o dinheiro não saia do lugar e o SCP ficava com o problema resolvido.

JL disse...

Caro Indivíduo que Salta e Ri,

Eis uma solução.

Elpídeo Freitas disse...

Não há dúvida que o discurso do "temos menos meios que os outros" contribui em muito para o aumento da auto-estima.

JL disse...

Caro indíviduo que salta e ri,

Não diga isso, que JEB diz que sabe "...que sinais passar a todas as alturas".

Afinal de contas, "isto não é o Championship Manager".

Se esta ave rara presidisse a outro Clube, isto tinha muita piada. Muita piada mesmo. Quer o ridículo dele, quer o esgar de pânico de quem o apoiou e elegeu.

SL

Elpídeo Freitas disse...

Ele bem contou a história da carta de pesados, mas nunca pensei que demonstrasse para o cargo a mesma aptidão que um camionista.

JL disse...

Até o individuo de bigode que sequestrava camionistas parece ter mais aptidão que este...

Anónimo disse...

Excelente questão. Já coloquei essa questão em vários blogues e fóruns do Sporting e nunca obtive uma resposta razoável. Quase ninguém quer ir pelo caminho mais óbvio que é o do novo Plano de Reestruturação Financeira. Mas também não vi nenhum sportinguista dizer: Olhem aqui está uma alternativa a esse Plano. Temos de arranjar maneira de dilatar esse prazo para além de 2016; penso que se equaciona o ano de 2024. Mas todos sabemos que para haver dilação desse prazo com diminuição das prestações teremos um aumento do montante final de juros. Por outro lado não devem querer que a Banca empreste dinheiro e não peça garantias sobre a SAD. Assim os bancos exigem algumas garantias. O que o clube tem de inverter é esta tendência e começar a ganhar. Pelo que percebi este novo Plano permite um desvio de mais 10 Milhões para aquisições além do projectado. Se assim for existem perspectivas para ir buscar jogadores de grande qualidade. Acho que se pode quebrar este ciclo vicioso que entrou em Alvalade. Não há investimento e a equipa não é reforçada convenientemente e o futebol é fraco e os adeptos não aderem e as receitas diminuem e assim há cada vez menos dinheiro para investir e assim continuaremos ad eternum.

Assino: SPORTING SEMPRE

JL disse...

http://www.record.pt/noticia.aspx?id=456d6250-7d5b-42df-b073-09534d7fc442&idCanal=00000024-0000-0000-0000-000000000024

Vale a pena ler a última pérola do Bernardo Recadeiro.

A culpa, de acordo com JEB, é das lesões, dos árbitros, e dos poucos reforços (que são um pelouro que deve ser responsabilidade de outra entidade qualquer que não a Direcção).

A culpa é ainda de quem "quer tomar o poder a todo o custo".

É verdade. A oposição foi desmascarada.

É a oposição que joga mal.

É a oposição que promete em campanha, mas não cumpre quando ganha.

Foi a oposição que deu cabo do património.

Uma nota final: É só a mim que "são as lesões, os árbitros e os poucos reforços" que soa como conversa de coitadinho? A mesma que ia acabar com o Cotonete no cadeirão?

Votaram nele, não foi? Comam-no e não se engasguem.

SL

JoaoPedroSCP disse...

Alguém pode responder à pergunta do Leão revisor.. Solução nunca poderá ser renegociar o que não temos. Comprar jogadores e endividarmo-nos ainda mais é fugir pra frente.. (só em PT alguém poderá achar isto como solução). Gostava de ver alternativas mas não as há. Sim, estamos a caminhar para ser um Belenenses mas.. as pessoas que lá estão estão a tentar evitar isso.. Sem ovos.. não há omeletes.. Aceitem isso.. Não podemos chorar com os erros do passado.. temos que olhar para o futuro!

Sinceramente, aceitem a mudança! Este atraso já nos custou 18M, porque não aprovamos o plano quando deviamos...

JL disse...

Caro João Pedro,

Não aceito políticas de "o mal está feito, não vale a pena apontar o dedo".

Quem fez o mal foi quem lá está. Hoje, neste momento. A receber salário pago pelo CLube.

por outras palavras, o que JEB e a Direcção lhe estão a dizer é: "Fomos uns incompetentes. Vendemos tudo, endividámo-nos até ao pescoço, fizemos negócios idiotas com os bancos. Agora temos que fazer ainda pior e lesar o Clube ainda mais. Que é que querem que se faça?"

Não dou cheques em branco. POr príncipio. Muito menos os dou a quem deu provas acabadas de que só faz m$%#a com eles.

Moral da história: Calçaram a bora, agora descalcem-na. Vender a SCS, só por 80 milhões. Menos do que isso, passem bem.

E esta nova história de "temos que aprovar, senão é o fim", esta nova versão de "nós ou o caos", faz lembrar os tempos do FSF, que disse que se não se aprovasse o plano dele, vinham os Bancos e levavam tudo. Não se aprovou nada e cá estamos nós.

Renegoceiem com a banca, façam o que quiserem. Lesarem ainda mais o clube, diluirem a posição accionista para continuarem a brincar às empresas é que não.

SL

JL disse...

Por falar em salários,

Caro LR,

Como está o salário do Presidente? Já foi definido?

Tenho ideia que se referiu algures na última AG que ele recebe "adiantamentos".

Adiantamentos de quanto? Adiantamentos sobre que valor salarial? Durante quanto tempo mais?

É que tinha toda a ideia que isso se ia tratar...

SL

João Pedro disse...

Parafraseando o anónimo das 8:59, existe claramente um problema de perspectivas na forma como a questão é encarada. O problema resulta justamente de alguém ter feito o Sporting "refém" da banca, sendo que a fase seguinte aparentemente visa acabar com o poder de participação dos sócios, não me parece que seja necessário ser "iluminado" para percepcionar isto.

INDIVIDUO QUE SALTA E RI,

Para que se pudesse por em prática a solução que sugeriu, em primeiro lugar seria necessário realizar uma auditoria (recorrendo a uma empresa externa e que não fosse obviamente a BDO).
Em segundo lugar seria necessário que tal fosse feito atempadamente já que "certas coisas" prescrevem.

JL disse...

João Pedro B,

Esse segundo parágrafo, se eu fosse mal-intencionado, quase me faria perguntar: "então porque é que ninguém quer ver a auditoria feita? Será que têm alguma coisa a esconder?"

:D

SL

JoaoPedroSCP disse...

Caro JL,

O dedo pode e deve ser apontado mas não resolve nada. MAs uma coisa é seres funcionário do clube outra coisa é.. seres tu a mandar. Em qualquer empresa tens que ser solidário com a tua direção, dás a tua opinião mas.. não és tu que decides.

Como chegas aos 80M? Onde conseguiste a avaliação?

Estamos cá mas cada vez pior... As coisas acabam um dia.. nós pedimos um adiantamento..

Salários são altos mas não duvido do amor do JEB pelo SCP. Há 20 anos que vai ao estádio e ver as modalidades... Adquiriu competências profissionais como poucos no pais para ajudar o SCP nesta situação..

Mas nada é perfeito e a solução não é perfeita mas.. é a unica e a melhor que temos.. não podemos esperar um milagre

Leão sem Palas disse...

Caro SPORTING SEMPRE

Na minha opinião, mais que garantir esses 10 M€ para aquisições é, primeiro encontrar uma pessoa que os saiba gastar bem gastos.

Imaginas o que é dar 10 M€ ao JEB, Barbosa, etc? No minimo o guito desaparece e continuamos na mesma.

O que a SAD necessita é de ter profissionais competentes e não amadores, amigos do Presidente.

Depois sim. a negociação com os Bancos deve permitir libertar € para reforçar a equipa.

E já agora, façam as coisas como devem ser feitas. Antes de jogadores garantam um grande treinador e um grande preparador fisico.

SL

JL disse...

Caro João Pedro,

Que competências profissionais "como poucos no país"?

Um curso de economia e um cargo num Banco? Acho que os do BPN e o do Banco Privado Português também tinham essas "competências". Viu-se o resultado.

Eu não tenho que ser solidário com uma Direcção que lesa os interesses da instituição que amo. Eu sou do SCP, a Direcção não me diz nada.

Quanto aos 80 milhões, pergunto eu como chegou a SAD aos 20, tendo em conta que só parte da SCS valia, há 4 anos...45.

SL

João Pedro disse...

JL,

Incorreto.

Nem você é mal "intencionado", nem deixaram de querer fazer a auditoria, pretenderam sim fazer em moldes pouco aceitáveis, julgando talvez passasse.
Enfim, tentaram.

Leão sem Palas disse...

Caro JoaoPedroSCP,

A solução é resolver o passivo, na medida das nossas possibilidades sem roubar o Clube.

O que JEB deveria fazer, era falar aos sócios, como fez Roquette e dizer que durante 5 anos não poderemos lutar pelo titulo. Vamos recuperar o clube, apostar na formação. Em vez de Caicedos vamos valorizar o Wilson Eduardo. Em vez de Matias vamos valorizar Diogo Rosado e Rabiu, etc.

Tenho a certeza que venderia mais uns largo milhares de gameboxes e ninguém o chateva.

Ao invés, este Presidente, conhecedor da situação do Clube, fez as promessas que fez, relativamente a contratações.

Se quiserem realmente salvar o Clube, contam com todos os adeptos. Se quiserem roubar o Clube, estão lixados e não vamos sair disto.

Mas o que me deixa espantado é esta frase do Leão Revisor

"Por isso pergunto qual é a proposta alternativa que não me leve a passar mais um cheque em branco?"

Mas um Ser inteligente passa cheques em branco?

SL

JL disse...

João Pedro B.,

É verdade, tinha-me esquecido dessa "auditoria".

:D

João Pedro disse...

Leão sem Palas,

Explique-me lá como é que se reduz o passivo, com por exemplo, administradores da SAD a auferirem salários milionários, aumentando despesas com pessoal em 30% num ano, com uma desvalorização sistemática de jogadores (muito por culpa das limitações do próprio treinador), vai-se continuar com a politica do adiamento para na pratica fazer face a pura e simples má gestão ou até mesmo gestão danosa no sentido de lhe dar continuidade ?

E relativamente á ultima pergunta,
Um ser inteligente não, um boneco de corda sim!

Leão sem Palas disse...

Caro João Pedro B,

Claro que não se podem pagar prémios de M€ pelo 2º lugar na liga e por ir aos 1/8 da LC.

O assunto dos salário é um ppouco subjectivo. Posso ter um gestor a ganhar um balúrdio. Mas se ele der contrapartidas resultantes do seu trabalho se calhar até é um salário aceitável. Por outro lado se tiver um gestor a ganhar um salário normal, mas que durante o dia se anda a coçar, o salário é elevadissimo.

Eu senpre fui defensor de um Presidente a tempo inteiro, mas tudo tem os seus limites. É nesta perspectiva que gostaria de saber o que o JEB faz durante o dia.

Mas se JEB é o tal "gestor dos gestores" tem a obrigação de descobrir novas formas de financiamento.

Desde que tenhamos profissionais competentes á frente da SAD, não me choca um fundo de jogadores como fez o slb. Deveria ser uma solução a considerar. Mas mais uma vez o nosso cotonete fez declarações patéticas, sobre o assunto.

O objectivo deveria ser financiar o Clube e aplicar criteriosamente o guito.

Porque não contratar 1, no máximo 2 jogadores por ano com os tais (eventuais) 10 M€? O treinador já sabia que só poderia comprar um jogador. O resto vinha da formação. Relembro que em algumas épocas se tem gasto um valor parecido com este para comprar 4/5/6 jogadores e só se aproveita um.

Porque não fazer um trabalho a médio prazo?

Ao fim de 4/5 anos a equipa não estaria competitiva?

Quanto á redução do passivo deverá ser feita na medida das nossas possibilidades. Se calhar os juros serão maiores, mas é uma inevitabilidade o aumento dos prazos. Se não for com o BES e BCP vão á CGD, ao Totta, etc.

SL

Riga/V-1-Boy disse...

discursos muito bonitos, mas ate agora alternativas foram zero: ate ver so sabem dizer que assim esta mal, mas nao dizem como deveriam entao fazer. sera que nao perceberam que o jeb diz: tenho esta proposta, aceitam ou têm alguma melhor? se tiverem cheguem-se a frente e digam, não é só dizer isto é mal feito assim.

porque o discurso do jeb caso a proposta nao passe será assim: ok nao gostaram então cheguem-se a frente com soluções e não se esqueçam que isto é algo que já devia estar a ser implementado e quanto mais tempo demorarem a arranjar soluções pior será para o clube.

é que ha 3 ou 4 meses ou mais que se anda a apresentar soluções e nenhuma agrada e nao se esqueçam que existem prazos a cumprir.

Nuno Pereira disse...

Uma forma possível seria em 6 anos vender 60 milhões ( por ex: Patrício, Veloso, Moutinho ) de euros em jogadores, e fazer um fundo de investimento para os outros 40 sobre mais jovens do plantel que fossem uma garantia de futuros bons negócios.

nsantos disse...

Eu tenho outra pergunta:

- Como é que o passivo passou de 30M em 1995 (palavras de José Roquette) para 230M em 2009?

Enquanto não me responderem não há reestruturação para ninguém, principalmente se quem propôe a reestruturação são os mesmos que aumentaram o passivo.

Riga/V-1-Boy disse...

leao sem palas:

e estariam dispostos a dar esses 4, 5 anos para ter a equipa competitiva? é que tenho lido que o paulo bento estar la a 4 anos é muito tempo "sem resultados". ora uma equipa competitiva a 4,5 anos implicaria estar durante esses anos com o mesmo treinador e supostamente "sem resultados".

ou seja a questao temporal desde que fosse outro treinador nem se punha.

JL disse...

Caro Riga,

eu sou seu empregador. A empresa está em dificuldades porque eu sou um incompetente e a afundei.

Chego ao pé de si é digo: "eu proponho que você trabalhe de borla e proponho vender algum do seu património porque isto está mau. Aceita, ou tem proposta melhor?"

É qualquer coisa como isto que JEB propõe. Como isto está mau, ele propõe que o SCP viva sem activos e propõe vender um dos poucos activos que o Clube tem a preço de saldos.

Eu não preciso de ter uma solução mágica melhor que esta para perceber que esta não é boa.

Acima de tudo, não tenho grande interesse em passar mais activos para uma Direcção composta de gente que já mostrou que a única coisa que sabe fazer com os activos do SCP é dar cabo deles sem contrapartidas.

Se para si, só pode dizer mal que sabe fazer melhor, então suponho que não se queixe do Sócrates, da justiça ou dos impostos.

SL

Anónimo disse...

Face ao que é a situação do Sporting e à lei da República Portuguesa, a única alternativa é os actuais dirigentes irem ao Tribunal de corda ao pescoço para apresentarem o clube à falência. Fraudulenta, claro.

JL disse...

Caro anónimo,

lá mais honesta era certamente...mas honestidade não é timbre desta rapaziada.

JoaoPedroSCP disse...

Caro João Pedro B,

Concordo com o facto de não se deveria prometer o titulo mas concordo que ele seja ambicioso e dizer.. vamos tentar, com as armas que temos mas os sócios não podem esperar milagres!!

Estamos a disctir o bom e o mau do SCP.. mas ainda não vi uma alternativa melhor.. Aliás.. votar contra é MT pior..

Lyon Heart disse...

Penso que existem várias opçôes viaveis para o Sporting.
Desde o renegociamento da dívida para um prazo mais alargado da mesma, desde a opção de um prazo de carência de juros e dividas com intuíto de revitalizar a equipa, desde (e quanto a mim uma medida urgente e extramamente necessária) solidificar e valorizar a marca Sporting na europa e Mundo com a finalidade de atrair investimentos, desde o criar condições para que se "vendam" mais publicidade no estádio, onde vejo o incremento de publicidade nas bancadas (abolir as cadeiras de cor e passar a ter publicidade), desde a urgente reformulação dos valores do nosso plantel junto da CMVM,está o mesmo com valores ridiculos, criar um plano ambicioso de cativação de sócios e revitalização dos que sendo não pagam, criar condições mais em conta nos valores de bilheteiras e horários dos nossos jogos, apostar num aumento de capital da SAD, tudo isto e muito mais poderia ser feito a curto prazo. A passagem de Estádio e Academia para a SAD afim de servirem de moeda de troca para as instituições bancarias financiadoras parece ser um opção razovel, desde que estes passem pelos valores correctos e que exista sempre uma certeza de não serem expoliados mais tarde por incumprimento.
Quanto á equipa e equipa técnica, penso que será sempre o cartão de visita de uma negociação e perante o actual momento (desesperante mesmo) não me parece que abone em nosso favor.
~Deixo um conselho a JEB e seus pares, mais vale unificar para ganhar do que separar para ser ditador.
O Sporting hoje, mais que nunca precisa de todos para podermos superar esta fase.

Lyon Heart

Leão sem Palas disse...

Riga,

A diferença é que JEB (e/ou FSF) não dão condições a PB mas todos eles afirmam ano após ano que o objectivo é serem campeões.

SE JEB disser como o fez Roquette que não poderemos lutar pelo titulo, enquanto as finanças da SAD não melhorarem, tenho quase a certeza que os sócios e adeptos aderem. Aliás pior não será. Se no actual estado ainda temos 20.000 adeptos, seguramente que as assistência aumentarão.

Eu falo por mim. Daria esses 4/5 na boa se na SAD tivessemos gestores competentes, o futebol entregue a quem percebe realmente de futebol e que sabe fazer contratações, um bom treinador, etc.

Agora, se tivermos lá PB, Barbosas, etc. Esqueçam. Todos os € que lá entrarem desaparecem.

SL

João Pedro disse...

Leão sem Palas,

Relativamente aos salários, duvido seriamente que aqueles senhores alguma vez na vida tivessem auferido aquelas quantias nos sítios por onde passaram anteriormente.

Quanto ao salário de JEB, recorde-se que a dada altura na campanha o candidato da lista A denunciou que o JEB se preparava para auferir um salário na ordem dos 800.000€ ano, a reacção foi imediata, era uma calunia de todo o tamanho.
Segundo consta, o salário mensal de JEB rondará os 50.000€, portanto, seguindo a matemática elementar, 14x50 = 700, podemos extrair daqui que uma "calunia" hoje, amanhã pode ser verdade.

E Riga, a sua condescendência com a mediocridade é incessante, veja bem
um dirigente que aufere á volta de 700.000€ ao ano fica á espera de "sugestões" para resolver o problema? Não seria antes expectável que quando decidiu candidatar-se, possuísse já algum plano que não passasse pela invariável alienação de património?

Hugo Malcato disse...

Resposta curta e simples:

Jogando futebol a sério e valorizando os jogadores.

Venham de lá os defensores da máxima "é impossível fazer melhor com o que temos"

SL

Leão sem Palas disse...

Caro João Pedro B,

"Não seria antes expectável que quando decidiu candidatar-se, possuísse já algum plano que não passasse pela invariável alienação de património?"

Claro que era expectavel, para uma pessoa normal.

Sabendo que JEB sabia o que se passava e passa, com as finanças do Clube e depois de ver as promessas que fez quanto a reforços, a mim, parece-me que ele encarou a Presidência do SCP como um modo de passar o tempo.

Poderei estar a ser injusto, mas o que se pode concluir de uma pessoa que sabe que o Clube está falido e prometeu o que JEB prometeu?

Ou anda a brincar ou é parvo. Mas a mim parece-me que de parvo não tem nada.

A alienação de Património, a mim, parece-me que deveria ser a última opção. JEB nem sequer apresenta alternativas. Sim, porque é ele que tem que as apresentar e não a oposição.

É para isto que vai ganhar (eventualmente) 700 m€/ano?

SL

leao revisor disse...

Li com atenção todos os comentarios e as alternativas mais faladas foram:
-Processar os antigos dirigentes pela gestão que fizeram no clube.
Vai resolver o nosso problema?
-Vender os nossos melhores jogadores por 60 milhoes e criar um fundo com os restantes de 40 milhoes.
Eu só pergunto, nós assim estamos como estamos, vendendo os nossos melhores jogadores e não contratando ninguem, porque nao temos dinheiro para tal iremos ficar melhor ou pior? Se for essa a solução que os socios querem, tudo bem mas temos que assumir TODOS isso.
-Jogando futebol a serio e valorizando os jogadores.
Aqui o problema é o mesmo do que referi em cima, sempre que venderes nao podes comprar, e vendendo os melhores de ano para ano ficariamos mais fortes ou mais fracos? Ah o orçamento nao conta nao é?
E nunca se esqueçam de uma coisa, o que valoriza um jogador sao vitorias e participar nos grandes eventos desportivos (mundiais, europeus e champions, uefa se conseguirmos ir longe).

Riga/V-1-Boy disse...

jl:

deu um bom exemplo: o socrates, era muito mau em tudo o que fazia segundo diziam, mas em vez de apresentarem alternativas apenas resolveram atacar o que ele disse que iria fazer, sem apresentar as alternativas. resultado: ganhou a mesma ( e nota eu nao votei nele).

mas nao acham um contra senso? entao a equipa diz que luta para ser campeao e vao la 20000 ao estadio, se dissesse vamos jogar para nao descer iriam 40000? bem isso é estranho e acho que acusariam toda a gente de falta de ambição.

o discurso neste momento é nao temos o mesmo orçamento nem as mesmas posses, ams vamos dar o nosso melhor para lutar pelo campeonato.

mas ja consegui ler por ai uma boa ideia: a historia da publicidade e do naming das bancadas por exemplo e a podiam ao negociar com os bancos fazer assim: nos damos a publicidade, mas precisamos de meios para ser uma boa publicidade com os resultados da equipa por isso gostariamos que nos ajudassem rengociando os meios de pagamento atraves de partes dessa mesma publicdade: ou seja o naming em troca das facilidades de pagamento e a partir dai funcionaria o marketing.ficavam as 2 partes a ganhar.

ps: se voce trabalha-se para mim podia dar sugestoes, mas eu nao era obrigado a aceita-las e a ultima decisao seria sempre minha, por isso quando o jeb la esteve era um empegado como os outros e agora é ele que tem que tomar as decisoes e pelos vistos quem as teve que tomar antes dele fez asneira

Hugo Malcato disse...

LR

Quem são os nossos melhore jogadores?

Quais são os nossos jogadores com mais mercado?

Quanto custou por exemplo o Vukcevic e quanto é que o Bolton já esteve disposto a pagar por ele?

Estás a restringir-te à máxima do que entra, sai logo para os bancos. Isto não é o FM mas também não é física quântica. Quantos clubes compram por 5 e passado uns bons jogos - vitórias e participações em eventos desportivos - e depois vendem por 10 ou por 20? Então pronto, com esses 10 ou 20, compram outro por 5 e abatem o resto da dívida.

Paulo Bento é culpado? Também. Qual a razão para não acontecer isto? Quero acreditar que simplesmente é o facto de não haver uma estrutura com boa observação de jogadores e capacidade negocial.

Por outro lado, a capacidade negocial resulta de muito dinheiro mal gasto e mau aproveitamento de diversos jogadores que passaram pelos plantéis. Certo ou errado?

leao revisor disse...

Hugo, aquilo que digo é bastante simples, tu tens 100 milhoes para pagar em 6 anos.
Os teus jogadores com mercado neste momento sao o Rui, Moutinho, Veloso, Carriço, Adrien, Izmailov e Pereirinha, com valores + altos ou mais baixos.
Podes investir aquilo que entenderes, tens é que no final do tempo ter dado 100 milhoes aos bancos.
A história de investir para depois potenciar esse investimento, eu concordo, é preciso é ter dinheiro para o fazer.
O SCP tem? Não me parece
Os bancos emprestam? Neste momento nem mais 1 centimo?
Então com que dinheiro investimos? É preciso tambem que se lembrem deste pormenor.

E Hugo achas que o Vuk era bem vendido por 8 milhoes? Atendendo que tinhamos que pagar mais 2 milhoes pelos restantes 50% do passe e teriamos um lucro de 4 milhoes só?

E claro que existe muito dinheiro mal gasto, mas nao vejo como isso deixe de acontecer. Eu não conheço um clube que isso nao aconteça. Uns mais e outros menos apenas

Sporting até morrer disse...

LR,

Todos dizem que o Sporting é um clube da elite e de gente rica, correcto?
E até concordo com isso, pois quando vejo alguns dos nossos adeptos VIP sei que muitos deles possuem boas fortunas.

Solução nº 1:
- JEB e restante direcção ir junto desses ilustres sportinguistas, e apresentar-lhes um projecto de financiamento para o clube.
Terá de ser dito que este projecto tem os seus riscos, mas que se conseguirem o financiamento total dos €100M necessários para tirar o clube do actual buraco em que está,
haverá retorno para esse investimento.
Exº:
- Venda de jogadores com uma percentagem a reverter a favor desses investidores
- Prémios de presença e vitórias na Champions, Liga Europa, Taça de Portugal, Taça da Liga e Campeonato, mais uma vez com parte a reverter em formato de prémio para esses investidores

Julgo que não faltam empresários de sucesso e grandes fortunas entre os adeptos do Sporting, e nalguns casos até são responsáveis pelo actual estado do clube (Roquette é um desses exemplos, Sousa Cintra, e muitos outros).

Este modelo é em parte o que sustenta actualmente o Benfica (Berardo, Isabel dos Santos, etc).

Solução nº 2:
- Fazer uma espécie de operação coração tal como o Benfica fez há alguns anos atrás, diferente da solução nº 1, por ser alargada a todos os sportinguistas.
Aqui, para que o sucesso fosse maior, teria mais uma vez que se pensar num sistema de existência de algo parecido com os dividendos atribuídos às acções.

Francamente, julgo que a solução não passa pelas engenharias como a do ponto 2 da próxima AG.

Julgo que é aqui que JEB tem de fazer a diferença para o passado recente do Sporting, e é para isto que é pago!

SL

leao revisor disse...

Sporting até morrer

Já sao propostas alternativas, se bem que a 2º nem coloco a hipotese que era mesmo bater no fundo.

Quanto à 1º, digo-te que aquela historia de nós sermos diferentes é mesmo verdade.
Nós nao metemos um centimo no clube se não for para multiplicar.

Basta ver este pormenor, contrato com a Sagres, Alberto da Ponte pelo que se sabe Sportinguista... Foi "dar" 40 milhoes ao SLB não dando nem mais um centimo ao SCP.

Leão sem Palas disse...

Caro Leão Revisor,

Eu vendia o Vuk por 8-10 M€.

Gosto dele, mas reconheço que tacticamente é um indisciplinado.

Com 4/6 M€ é possível encontrar melhor.

Quanto aos outros que referes, este ano, serão sempre maus negócios, porque estão todos muito desvalorizados.

SL

leao revisor disse...

Leao sem Palas

Entao vendias um activo e utilizavas esse dinheiro para investir?
É uma opção, mas nao te esqueças do que deves.

Hugo Malcato disse...

LR,

O Sporting já utilizou uma estratégia que resultou e julgo que não precisamos de reinventar a roda.

Bem ou mal, por muito ou por pouco a natureza do Sporting é formar e vender jogadores. Temos de perder o "afecto" pelos miúdos e mentalizar-nos que temos de abdicar deles mais cedo ou mais tarde.

Tinhas o Figo e uns anos depois vendeste o Dani. Depois vendeste o Simão, depois vendeste o Quaresma e o Ronaldo. Três anos depois vendeste o Nani...

Vão começar com a cena do "Não jogamos com extremos". Pois está bem, mas se há dois anos tens vendido o Veloso ou o Moutinho (bem ou mal, ou seja, 10 ou 20) se calhar este ano estavas a vender o Adrien por outros 5 ou 10. E se calhar daqui a 2 anos estarias a vender o André Santos ou o André Martins.

Este é um ciclo que o Sporting durante diversos anos seguiu e acabou por ir "resultando".

O problema está também no facto de termos ficado escaldados principalmente com o Simão, Quaresma e Ronaldo porque vimos eles a partir cedo demais. Mas não há outros que estamos a "reter" em demasia?

E não preciso de ir apenas à formação. Imagina a Tonel, se o tens vendido por 3M ao Rangers, com 1M não arranjavas um central como o Enakarhire que depois poderia ser vendido por 3 ou 4? Reafirmo, isto não é física quântica.

Vukcevic era mal vendido por 8 ou 10M? Talvez. Mas ao que anda a jogar agora, nem vale os 2,5M que deste por 50% do passe dele.

Jogadores desperdiçados? Faço-te uma lista de 40M gastos pelo Sporting só em transferências e sem qualquer retorno para o SCP. Só aí tinhas quase metade dos 100M que temos de pagar até 2016. E nem preciso de entrar nos jogadores que oferecemos nos últimos 3 ou 4 anos pq dissemos com todas as letras que não prestam para o Sporting, que são maus profissionais, etc.

Por último, como tu sabes, sinceramente acho que a equipa não é tão má como às vezes se tenta pintar e anda a jogar abaixo das suas capacidades seja por incapacidade técnica, directiva ou mera desmotivação.

Leão sem Palas disse...

Leão Revisor,

Não é só o gajo da Sagres.

Vê quem patrocinou o ciclismo do slb. Quem apareceu ao lado do orelhas todo alegre pela parceria acabadinha de fazer.

É uma vergonha. Eu se tivesse o guito que eles têm nunca faria isto, mas enfim.

SL

Leão sem Palas disse...

Leão Revisor,

Se pensas que é com a venda de jogadores que vais pagar os 100 M€, esquece porque isso não é possível.

Neste momento, nem que vendesses o plantel todo não fazias esses 100 M€.

O pagamento dos 100 M€ terá que passar por outros meios de financiamento, seja publicidade, marketing, sócios, fundo de jogadores, operação coração, etc.

SL

Leão sem Palas disse...

Leão Revisor,

Eu até sou da opinião que deveria haver nos Estatutos, algo que nos obrigasse a reinvestir no plantel pelo menos 50% das vendas realizadas.

Se assim fosse o dinheiro não desaparecia, o plantel não estava como está e já se tinham arranjado soluções para a sustentabilidade da SAD.

SL

Anónimo disse...

"

Quem é culpado de devermos 100 Milhões de Euros à Banca até 2016?"


E no fim de se saber quem são efectivamente os culpados, ficariam resolvidos os problemas ocasionados pelo passivo? O Sporting passaria a viver melhor? A equipa passaria também a ganhar os jogos?

O desejo de alguns é "chupar" sangue, como se fossem VAMPIROS.Estão mais interessados na "vampiragem" dos antigos dirigentes, que verdadeiramente na resolução dos problemas do Clube.

Vai ser preciso muita paciência para aturar certa gentinha.Só sabe fazer críticas mas apresentar propostas...isso é outra estória!Imagine-se como seria hoje se estivesse à frente dos destinos do Sporting.Pela conversa que apresenta aqui e acolá, arranjaria a desculpa que não era culpada do passivo.

Fanane disse...

Eu só vos faço, a todos, uma pergunta:

Não se deveria ter falado e discutido esta merda durante a campanha e antes das eleições??? Não deveria ser o factor principal de escolha entre candidaturas?

Não, agora que já não apetece a ninguém falar de futebol, e que já percebemos todos a merda de época que temos pela frente é que nos lembramos!!!

Por isso eu sempre considerei que NENHUMA das candidaturas me satisfez!!!

SL

Fanane disse...

E claro, o nosso super JEB-cottonette continua a sua saga de reuniões e encontros bilaterais para se chegar à conclusão que está tudo na maior!!!

Basta ver na cara dos jogadores... e olhar para a tabela de resultados!!!

Toca a assobiar para o ar, desde que no final do mês pingue o ordenado!!!

Lyon Heart disse...

Tirem-me esta duvida:

Afinal quanto vale (correctamente) o estádio e a academia?

Estas duas juntas não valem mais do que 100 milhões de euros?

Lyon Heart

Sportinguista disse...

O ultrage continua: http://sportingatmorrer.blogspot.com/2009/10/o-ultrage-continua.html

Anónimo disse...

Eu li os comentários com muita atenção e vejo que há uma factor que tem sido muito descurado:
O SCP é dos sócios mas a SAD é controlado pelo SCP e não pelos accionistas, como muitos creêm.

É preciso perceber que os accionistas (que são na larga maioria do capital o SCP) querem que o clube tenha sucesso no seu ramo de negócio principal: o futebol. Só assim todos os accionistas poderão obter lucros e, eventualmente, vender as suas participações.

Passar a SCS para a SAD não equivale a perder força nem património porque é o clube (com a maioria na SAD) que vai decidir o que fazer com tal sociedade.

O que alguns se esquecem é que a renegociação do project finance, por forma ao Sporting poder investir mais, pagar menos juros e canalizar tais fundos para o futebol, depende da transferência da SCS. Só uma SAD forte e com activos poderá recorrer à banca com força e impor as suas vontades.

Esta SAD não é forte o suficiente para exigir aos bancos que quer investir X ou Y. JEB, PPC ou outro qualquer estariam de mãos atadas nesta situação.

Já se perguntaram porque é que NINGUÉM sugere outro modelo de financiamento?

Se querem ver bom futebol, deviam votar a favor...não percebo então para é que elegemos o JEB se n acreditamos no programa dele.

Substituir o PB para depois n podermos investir no futebol vai dar a lado nenhum...

A SAD é controlado pelo SCP. Quando dizem accionistas dizem SCP. Ok?

Anónimo disse...

Aumento de Capital... é a solução mais justa e directa. Evitamos também ter de andar com ideias disfarçadas como VMOCS ou passagem da academia para a SAD. O aumento de capital não tem de ser de 100 M Eurs mas de 30 M a 40 M.

Já dava para a banca baixar os juros e alargar o prazo de pagamento do montante em falta.

Hugo Malcato disse...

Com um aumento de capital de 40M, o clube perde a maioria na SAD, a não ser que acompanhe esse aumento com activos (cash ou imobilizado)

Sportinguista que não é tapado em termos financeiros!!! disse...

É um pais de atrasados.. sinceramente!! Com adeptos assim.. o clube tem e vai acabar... Não se enganem. e acham que se resolve comprando jogadores ou processando antigos dirigentes.. tenham juizo

Ranzine - Simplesmente disse...

Pq não criar um fundo com meia dúzia de jogadores avaliado em 200M €, era só chamar os mesmos gajos que avaliaram os jogadores dos lampiões.... que me dizem ein??

leao revisor disse...

Leao sem Palas e Hugo Malcato

Eu nao acho que que tem que ser só com vendas de jogadores mas vejamos.

Qual a unica fonte de receita que nos pode dar MUITO dinheiro tirando a venda de jogadores? Para mim só vejo uma Direitos TV, que curiosamente estão hipotecados até 2016.
Temos o namming das bancadas ja feito, falta do estádio mas isso daria agua pela barba...
Podemos ter a Sportingtv que nos dará no maximo 1 milhao/ano.
A receita da quotização tem vindo a aumentar nos ultimos anos mas mesmo assim já se percebeu que nao chega. Marketing talvez crescer mais um pouco mas a diferença nunca será significativa.
Não vejo por onde podemos crescer consideravelmente em termos de receitas e já nem falo em termos de despesas visto estarmos bastante atras dos nossos rivais nesse aspecto.

Em relação aos jogadores e a vender ou nao vender... Será sempre um pau de dois bicos.
Ronaldo foi mal vendido... Foi
Viana foi bem vendido.... Foi
Veloso tinha sido bem vendido por 12 milhoes? Parece-me que não
Se Moutinho tivesse saido o ano passado que revolução nao teria acontecido nos adeptos do SCP?
Foi um bom acto de gestão ter pago 1,9 milhoes de euros ao Liedson para renovar com ele?
Se Tonel tivesse saido a epoca passada em dezembro quando lutavamos pelo titulo não iriam dizer que a direcçao nao segurou os melhores jogadores?

Antigamente chorávamos porque os nossos melhores jogadores saiam cedo, agora choramos porque os mantemos tempo a mais...

Agradar a gregos e a troianos nunca foi tarefa facil.

Hugo Malcato disse...

LR,

Também não disse que seria tarefa fácil e fiz questão de frisar que devemos estar mais "abertos" a esta realidade.

Em alguns desses casos, o problema não são as saídas mas sim a forma como são colmatadas. Por exemplo no ano do último título, ficar sem o Niculae e o Jardel (por razões diversas) e ir buscar o Kutuzov. Também não ia querer ver o Veloso vendido para irem buscar o Zé Pedro do Belenses...

Leão sem Palas disse...

Caro LR e Hugo Malcato,

O Hugo está coberto de razão quando se refere á substituição dos jogadores vendidos.

No SCP não há quem tenha conhecimentos suficientes para poder substituir um bom jogador que eventualmente possamos vender por outro mais barato e eventualmente melhor.

Temos alguém na SAD que conheça o mercado Africano? Quando jogadores lá existem e que vão parar a Inglaterra?

Já agora, será que no SCP ainda ninguém percebeu as razões de algumas das compras feitas pelo orelhas, nomeadamente o Adu (EUA), Mantorras (Angola), Dabao (China).

Se são cepos? Claro que sim, mas nestes mercados hoje toda a gente conhece o slb. O clube é convidado para torneios, os adeptos compram camisolas, etc.

A isto eu chamo profissionalismo e demonstram que estão atentos a evolução do que é o mundo do futebol, fora dos campos.

No SCP não se faz, nem isto, nem nada semelhante.

SL

Leão sem Palas disse...

Além do mercado Africano, temos alguém na SAD que domine o mercado Sul Americano? E do leste?

Será o Barbosa? o Ribeiro Teles? O JEB?

Antes de haver € tem que se roselver este assunto, porque senão esqueçam. O dinheiro continuará a ser mal gasto.

É evidente que é sempre possível uma contratação correr mal, mas se fizermos o que está ao nosso alcance para diminuir esse risco, a probabilidade de êxito é maior.

SL

leao revisor disse...

Leao sem Palas

Desculpa lá mas as contratações de Dabao e Adu foram autenticos flops tanto a nivel desportivo como financeiro.

E só se safa o relações publicas Mantorras, e com negocios que um dia ainda me vão explicar.

Sobre os reforços tenho que dizer o seguinte, e dando só um exemplo.
Companheiros para o Liedson tivemos um por ano.
Todos maus para os adeptos, o unico que ainda se salvou foi o Derlei e teve que superar as criticas iniciais (e nao foram poucas dos adeptos).
David, alescandro foram maus avançados que passaram pelo SCP?
Deram cartas quando sairam do SCP, porque no SCP nao deram resultado?

Kutuzov por exemplo foi mais um que passou pelo SCP, vejam o seu percurso após sair do SCP.

Leão sem Palas disse...

LR,

Lá está, a tua mania de pensar pequeno.

Deivid, Alecsandro e Kutuzov deram cartas quando sairam do SCP? Onde? Deivid no Fenerbahce? Alecsandro no Al Wahda? no Internacional de Porto Alegre? Kutuzov no Avellino? Na Sampdoria? No Bari? No Parma?

Quanto aos companheiros para o Liedson, se não gastassemos € a comprar/pagar ordenados a cepos como os 3 referidos atrás, ou o Postiga, se calhar conseguiamos sacar outro tipo de jogadores.

Quanto ao Derlei, realmente era o melhor e se calhar foi por isso que não lhe renovaram o contrato.

Dou-te como exemplo um Clube pequeno de Espanha, que raramente falha uma contratação e que nos últimos 10 anos teve grandes jogadores e quase sempre com grande rendimento - O Villareal. Rossi, Nilmar, Escudero, Pires, Senna, Tomasson, Riquelme, Niaht, Franco, Sorin, até o teu Matias Fernandez.

São pequenos? Claro que sim. Mas sabem trabalhar, sabem contratar.

É este o caminho. Temos que ter os melhores profissionais no Clube.

Sabem quantos treinadores da Academia do SCP o slb já veio buscar? Informa-te.

É uma vergonha. Vês o FSF ou o JEB dizerem alguma coisa? Os fdp dos lampiões vão acabando aos poucos com a nossa formação. Escreve o que te digo.

Quando aqui se discute que o PB deve sair, se o JEB é pateta ou não, estamos a esquecer um monte de assuntos igualmente importantes e este é um deles.

Já viste as equipas de andebol e futsal do slb? No futsal todos os anos cá vêm buscar jogadores. No andebol a equipa deles até mete impressão. Vês alguém indignado com isto?

SL

Anónimo disse...

que venha um arabe e que compre o sporting.. veja o exemplo do manchester city.. ha um ponto negativo- perde-se a identidade do estadio mas vejamos que entraria pro clube uns bons milhoes de euros..
SPORTING SEMPRE OBRIGADO

Leão sem Palas disse...

LR,

No tempo do João Rocha, se o slb viesse buscar um jogador nosso, fosse de andebol, de chiquilho ou de outra modalidade qualquer, armava-se logo uma confusão desgraçada.

E hoje, o que fazem os nossos dirigentes

SL

Riga/V-1-Boy disse...

o alecssandro pelo menos no ano passado fartou-se de marcar golos no campeonato brasileiro, deivid no fenerbache era titular e marcava, o kutuzov bem pelo menos passou pelo milan e do pouco que tenho visto de italia tem sifdo titular.

o villareal pequeno? tem tanto ou mais orçamento que o porto , +e uma equipa que nao ha muito tempo foi a meia final da champions, fica nos 5 primeiros lugares em espanha regularmente e é uma equipa pequena? ok

quanto a virem nos buscar os jogadores das outras modalidades: no ano que o benfica apareceu, foi quando adquiriu a antiga equiap do correio da manha que era uma equipa mais ou menos e apareceu com um orçamento 3 ou 4 vezes superior ao do sporting e levou meia equipa porque pagavam bem mais, mas nao foi so ao sporting que eles foram buscar jogadores, foi tambem a outra grande equipa da altura em portugal. o freixieiro: pelo menos o ricardinho veio de la. se eles tinham muito mais dinheiro e normal.

alias politica deles quando aparecem numa modalidade nova +e mesmo essa: ir buscar os melhores jogadores das outras equipas para ter resultados imediatos.

a questao é que quem tem dinheiro pode ter esses vicios, so que no caso do benfica neste momento é uma especie de bomba relogio, que pode rebentar ou nao: tem 2 ou 3 poços de petroleo: berardo, sonagol, isabel dos santos( pelo menso esta toda a gente sabe que anda la a meter o dinheiro que eles tem utilizado este ano) so que estes investidores exigem uma coisa: resultados imediatos e se eles nao os tiverem este ano a finte acabará por secar

leao revisor disse...

Leao sem Palas

Na questão das modalidades falas sem conhecimento de causa.
Muito dificilmente conseguias fazer melhor do que esta direcção e a anterior.

Porque isto é bastante simples, um jogador está em final de contrato, o SCP faz uma proposta de renovação no valor de 5x se o SLB dá 15x o que achas que o jogador faz?

Por exemplo o SCP tentou contratar esta época os 2 melhores jogadores do SLB no Andebol, o que o Vieira fez... triplicou o ordenado deles.
No SCP simplesmente isso nao é possivel.

Se me conseguires explicar como conseguimos ir buscar um jogador ao SLB baixando-lhe o ordenado agradecia.

Sobre os reforços e o Vilarreal, se formos ver ao pormenor existem muitos outros que nao mencionaste que não vingaram... E esses jogadores que falaste nao foram de borla para lá...
O proprio Escudero foi para lá por 10 milhoes e no 1º ano foi emprestado a uma equipa espanhola porque nao vingou.
Compraram ai à ano e meio 10 jogadores argentinos novos por 10 milhoes, será que algum vai dar lucro?

Eu tambem prefiro comprar um bom por 5 do que 3 maus pelo mesmo valor.

Unknown disse...

Caros companheiros...

Ando triste, deprimido e desgostoso com o nosso clube. O futebol é o que se vê, o ambiente na equipa é o que transparece, não há garra, vontade e alegria. Futebol mau e deprimente, o clube afundado em dívidas e gestores de punhos de renda com uma honestidade no mínimo questionável.

Não vou falar de treinadores, nem de jogadores, acho que já está tudo dito, é perceptível a teimosia da direcção, equipa técnica e a inoperância de alguns dos nossos jogadores.

Vinha agora no carro, a ouvir o lugar cativo, que é um hábito que tenho, quando ouvi uma notícia que mais uma vez me entristeceu. O Rabiu Ibrahim, vai ser um jogador livre, a tal pérola que nos custou 800.000 €. Mais uma vez, deixamos um talento à deriva, vai para a montra do futebol mundial sem a situação contratual devidamente salvaguardada. Ou é incompetência atroz, ou alguém anda a fazer mal ao nosso clube, e esse alguém está lá dentro.

Relembro ainda que o Rabiu já disse que não vai para o Real Massamá, o rapaz não é cego e sabe as suas qualidades.

Outro dia no mesmo programa, dei pelo Carlos Dolbeth a rir que nem um perdido, quando falaram da hipótese do Carlos Freitas voltar a Alvalade, ao que consta, foi mandatado por outro clube, para vir arruinar o nosso. Acho que mesmo mandatado, conseguiu fazer melhor que o Barbosa, mas é assim, todos gozam com o Sporting e ficam impunes.

Quanto ao JEB, apraz-me dizer, que o homem ainda não percebeu que por cada 10 sócios que traz para o clube, saem 20, pelo descrédito e mau futebol praticado na nossa casa. Ir a Alvalade virou uma prática masoquista.

Espero que os sócios, não fiquem em casa, que façamos cumprir os nossos direitos, que seja criado um movimento para que haja uma auditoria externa e independente, nem que para isso seja preciso criar uma conta fora do clube. É preciso levar à justiça quem delapidou o nosso património, quem levou o nosso clube à falência, quem são os bancos que nos asfixiam, possam assim os sportinguistas retirar o dinheiro dessas entidades.

É preciso punir quem se aproveitou do nosso clube. O meu filho tem 4 anos, é sportinguista desde que nasceu, por obrigação e vai ter gosto nisso no futuro, mas gostava que ele um dia não visse o nosso clube transformado num Salgueiros, num Boavista, nem sequer num Belenenses.

Vamos revoltar-nos e obrigar os dirigentes a prestar contas. Temos de tirar os lobos de nossa casa.

Oceano, Manel, Sá Pinto, Venâncio são homens da casa, não deviam estar fora, acho que sofrem mais com o clube do que aqueles que trabalham lá actualmente.

Expliquem aos sócios o porquê dos prémios a dirigentes, porque razão a Rita Figueira recebeu cento e tal mil euros, por o Sporting ter passado à fase seguinte na liga dos campeões.

Apelo a revolta, mudar de treinador é importante, mas não é o principal.

Todos à Assembleia. Não deixem matar o Sporting.

Saudações Leoninas.

Leão sem Palas disse...

Riga,

O Villarel não é pequeno?

Então o que é o RM, Barça, Valência, Sevilha, Bétis, Atletico de Madrid, etc

Villareal nem 50000 habitantes tem. Percebes a diferença?

É claramente um clube pequeno, mas é gerido de tal maneira que ombreia na boa com os grandes.

E tens razão o Alecsandro fartou-se de marcar golos no brasileirão 2009 - 13 golos. Uma fartura não é?

E o Kutuzov titular dessa potência chamada Bari.

Quanto ao Deivid, realmente deve ser o sonho de qq jogador ser titular do fenerbahce.

Também dever achar o Postiga um, grande jogador e que o Djaló há 4 jogos que não consegue dominar uma bola proveniente dum passe com mais de 5 metros é devido ao vento, etc.

SL

leao revisor disse...

Jota Bê

O Rabiu realmente acaba contrato com o SCP em julho de 2010, o que os jornalistas se "esquecem" de dizer é que o SCP tem opção sobre ele por mais um ano, que a unica coisa que tem que fazer é oferecer o que ele recebe neste momento.

Não se pode acreditar em tudo o que se vê e o que ouve.

Sobre os socios a unica realidade e provado com factos é que a quotização está a aumentar... Como as quotas nao aumentaram... Só existe outra forma de isso acontecer, aumentar o numero de socios pagantes.

Leão sem Palas disse...

LR,

Mas porque será que eles não se viram para o FCP?

Vês o slb ir buscar ao FCP jogadores de basquetebol, andebol, hoquei, etc

Claro que não. E olha que o FCP tem uma equipa de andebol melhor que a nossa.

Mas o orelhas já sabe que de seguida leva com o PC, tal como noutros tempos levavam connosco. E nesses tempos para não haver merda existiam os pactos de não agressão.

Se o FCP arranja patrocinios que sustentam as modalidades porque é que nós não conseguimos?

SL

leao revisor disse...

Simplesmente porque o FCP paga tanto como o SLB.

Quem paga a equipa de Hoquei do FCP?
Onde é que eles jogam? Ou jogavam?

PC e autarquias diz-te alguma coisa?

Porque achas que a unica modalidade em que nao somos enganados é no atletismo?
Será que o Moniz Pereira tem alguma arte para conseguir que atletas fiquem no SCP mesmo a receber 1/2 do que poderiam receber?

É que no Atletismo ninguem tem mais que nós... E isso faz imensa diferença! Lá está a história dos orçamentos...

João Barreiros disse...

Caro Leão Revisor.

Cá estaremos para constatar. Talvez com o Varela e o Tiago Pinto se tenha passado o mesmo.

O que ouvi é que em Janeiro fica livre e pode assinar por outro clube, mesmo que tenha mais um ano de opção, não acha razoável acautelar o futuro mais cedo, principalmente com um jogador com o mercado que ele tem.

Quanto ao resto espanta me que não tenha comentado, talvez a forma como o clube está a ser gerido seja do seu agrado. Quanto ao nº de sócios, tenho as minhas dúvidas, o indicador das assistências na nossa casa, pode não ser um bom prenúncio.

Saudações Leoninas.


TODOS À ASSEMBLEIA, VAMOS LUTAR PELO SPORTING.

Riga/V-1-Boy disse...

villarereal é uma cidade junto a valencia e neste momento em espanha toda a gente diz que o villareal ja tem mais prestigio que o valencia e estao ao nivel de um sevilha e do atletico maddrid, sao aqueles clubes que por norma ficam atras do real e do barça.

ja foi ao site deles?

eles tem um estadio que pelo que li vai aumentar em 50000 lugares depois das obras de remodelaçao.

eles ainda ha 2 , 3 anos fizeram meia final da champions e como disse tem um orçamento igual ou superior ao do porto.

quanto aos jogadores marcar 13 golos no brasileirao é pouco? bem se o melhor marcador marcar 18 ou 19.

sonho de qualquer 1 jogar no fnerbache, bem roberto carlos esta para la. e a turquia e dos campeonatos em expansao em termos de dinheiro, acredite rende mais provavelmente ir para la do que vir para ca ( o tello foi para la ganhar o triplo)

leao revisor disse...

João

O diz que disse é conversa da treta.
Eu falo do que sei, o Rabiu tem um clausula no contrato que o SCP pode renovar por mais uma epoca bastando manter o mesmo vencimento.

E ainda me tens que explicar qual a relação entre nº de pessoas no estadio e a quotização, o numero de gamebox baixou a quotização aumentou.... SImples e sao factos.

Entre uma coisa má e uma coisa horrivel... tenho preferido a má.

Para bom entendedor...

Riga/V-1-Boy disse...

a questao +e que o sporting fez um protocolo com o real para no 1º ano de seniores os jogadores que saiem dos juniores se habituarem a um ritmo diferente (o pereirinha e o veloso tambem foram jogar no 1º ano para a 2º divisao) e o rabiu é um grande jogador mas em 2 Anos,no 1º praticamente nao jogou porque foi sujeito a trabalho especifico para ganhar musculo e no 2º para alem da lesao que teve nem sempre foi titular.

eu acho bem que os jogadores tenham 1 ou 2 anos para se habituarem aos seniores e quando começarem a dar nas vistas regressam a base.


joao: olhe que o caso do varela e do tiago pinto foram diferentes.

o varela andou a rodar, e nao deslunbrava, e a acabou por nao adequar segundo o treinador ao esquema do sporting;

o tiago pinto foi simples o sporting apresentou proposta de renovaçao, ele deixou acabar o contrato e nao aceitou.

todos os anos o sporting acaba ligaçao com varios jogadorses porque nao faz sentido ter 100 jogadores ligados contualmente que possivelmente 90% nunca vai vestir a camisola do sporting

Leão sem Palas disse...

LR,

Mas se o FCP tem capacidade para pagar tanto como o slb,porque carga de água é que não nos vêm buscar jogadores?

Fiquei foi a saber que o hoquei do FCP é cam~peão devido ás autarquias não é? É pá deixa-te disso.

O apito dourado passou e os gajos continuam a limpar tudo.

No atletismo vamos ganhando porque o slb não quer saber dessa modalidade para nada. Quando quiser, acabou-se.

E tu achas isto tudo normal. Se por acaso ganharmo o andebol este ano, é certinho, para oa no os melhores bazam. Porque não fazes contratos de maior duração? Se calhar dava jeito ou não? Ou então renovas 1 ano antes de acabarem.

SL

leao revisor disse...

Não o FCP ganha no hoquei porque é a camara de gondomar a por la o dinheiro.

E realmente o argumento de eles nao ganham no atletismo porque nao querem...
É o unico que se arranja para justificar que o SCP tendo o maior orçamento nessa modalidade ganha sempre.

Eu sei que custa mas é a verdade.
E contra factos nao existem argumentos.

Leão sem Palas disse...

Riga,

Eu sinceramente já não sei o que te diga.

Há 40 anos também o FCP era um Clube de menos dimensão que o SCP. Era um Clube da Cidade do Porto. Certo?

Com boas gestões, hoje é maior que o SCP e com mais prestigio que o SCP, tal como o Villareal com o Valência.

Quanto ao Roberto Carlos, relembro que está em final de carreira.

SL

Leão sem Palas disse...

LR,

E a CM Gondomar mete lá o dinheiro porquê?

Se calhar porque o FCO conseguir convencer a autarquia a patrocinar a equipa e em contrapartida disputavam os jogos nesse Concelho. Certo?

E nós que andamos a jogar em Loures. A Autarquia dá alguma coisa ao SCP? Se calhar ainda pagamos o pavilhão.

Mas lá está, isto de gerir clubes não é para todos.

SL

Hugo Malcato disse...

"(...) o rabiu é um grande jogador mas em 2 Anos,no 1º praticamente nao jogou porque foi sujeito a trabalho especifico para ganhar musculo e no 2º para alem da lesao que teve nem sempre foi titular."

Riga,

Cada vez mais me questiono se acredita em tudo o que escreve.

No primeiro ano lesionou-se assim que cá chegou (Janeiro-Fevereiro de 2007) e havia mais opções para a sua posição.

No segundo foi quase sempre titular - à excepção dos jogos em que esteve castigado - o que obrigou a colocação do Diogo Rosado como extremo. Na fase final o José Lima passou a utilizar mais vezes o Renato Neto e o Rosado a nº10.

João Barreiros disse...

Caros Leão Revisor,

Já que está tão bem informado já deve ter ouvido falar do prémio da Administradora Rita Figueira, assim, aguardo o seu comentário.

Quanto ao Varela, está à vista, entre ele e o Djaló ou Postiga, diga-me qual deles prefere.

O caso do Tiago Pinto, sugere que o Sporting não tem dinheiro para acompanhar o Braga nas condições financeiras que oferece aos jogadores, talvez por terem gasto muito dinheiro com o Grimi, para ele andar nas Zucas e nos copos.

O Stoi fez muito mal ao Sporting, deve ter sido bastante grave, para o Grimi ter sido detido, por estar carregado de alcool e ser reincidente e nada lhe ter acontecido.

O Stoi deve ter mandado o sabonete para o chão e posto o Barbosa a apanhar.

Em relação ao Barbosa, bem me lembro do chulo que ele era enquanto jogador, só jogava a sério no último ano de contrato.

É triste, mas é assim, o Sporting está a 10 pontos do Braga, onde pontifica o "nosso" Hugo Viana, parece que os bons jogadores não cabem nas escolhas do nosso departamento de futebol.

Rabiu, ainda vai ser grande jogador, pena não ser no nosso clube, vamos ver onde irá parar.

Espero que o mister Paulo Bento seja sensato e faça regressar o João Gonçalves a casa no mercado de Janeiro, porque com o Abel e o Pedro Silva quem tem olho é Rei.

SL

TODOS À ASSEMBLEIA, NÃO DEIXEM MORRER O SPORTING.

Lyon Heart disse...

João

Também não mes esqueço do que disseste. Barbosa sempre foi um problema no Sporting, não me esqueço que esse mercenário tenha liderado uma parte do balneário ao intervalo da final da Uefa para receberem maior prémio de conquista. Foi esse mercenário que agora é o nosso director desportivo.

Também não me esqueço que o treinador exemplar no ponto disciplina, para o conseguir ter que afastar do nosso clube referências do nosso futebol tais como Beto (vejam o que este jogador gosta do nosso clube tendo praticamente chorado na ultima partida em alvalade), Nelson, Rui Jorge e Sá Pinto (qual deles o mais sportinguista), para já não falar nos jovens que não chamou ou dispensou.
E vejam bem que nem todos os jovens que se atribuem a PB o são de verdade...

Lyon Heart

Riga/V-1-Boy disse...

o joao gonçalves nao teve uma rutura de ligamentos?em janeiro ainda nao deve estar completamente bem, deve fazer o resto da epoca no olhanenses e na proxima epoca volta

EL TIBURCIO disse...

Colocar o clube á venda lá está... Quem não tem dinheiro para apostar em jogadores que fazem a diferença, não é com putos de 18 anos que se ganham campeonatos séniores..

Anónimo disse...

Caro Hugo Malcato,

Como o Sporting tem mais de 70% da SAD não teria de meter assim tanto $ para evitar perder a maioria do capital.

Ou acha que as VMOC não são um aumento de capital indirecto, escondido e mais caro?

Mais valia fazerem isso do que andarmos a enganar os sócios e os accionistas.

MRG disse...

Anónimo das 19h,

O Sporting Clube não tem mais de 70% da SAD, tem 68%

E não sei se percebeu ou fui eu que não o entendi, mas o Projecto Financeiro contempla a passagem da Academia e SCS para a SAD e a emissão de VMOCs.

Hugo Malcato disse...

Caro Anónimo das 19h,

Eu apenas disse que o SCP não pode fazer uma infecção de capital de 40M sem subscrever capital.

Não viu de certeza no meu comentário qualquer tipo de opinião em relação às VMOC's.

SL

Anónimo disse...

Caros,

A passagem da Academia para a SAD e a emissão das VMOC's ja foram aprovadas e não vão ser discutidas no próxima dia 13.

MRG disse...

Anónimo das 19.30;

A passagem da Academia para a SAD não foi de forma nenhuma aprovada em AG do Clube, bem como a emissão de VMOC's também ainda não foi aprovada em AG de Clube.

Hugo Malcato disse...

Anónimo das 19h30,

O seu comentário até contem algumas verdades. A passagem da Academia e a emissão das VMOC's não vão efectivamente ser discutidas na AG de dia 13.

Aprovadas? É melhor consultar as suas fontes novamente.

Anónimo disse...

Pague a dívida quem andou e contunua a mamar no clube.

JEB disse...

Concordo cm o tinurcio meter o clube a venda era a melhor opccao

Anónimo disse...

"Como pagar os 100 milhoes até 2016 acordados com a banca, de outra forma que não a proposta pela direcção?"

Mas esperem lá, o Sporting anda em incumprimento constante ou não? É que se não anda quer dizer então que os supostos 100 M€ estão a ser pagos ano a ano. E depois? Onde é que está o drama ou a tragédia, alguém morreu? Quando se tem uma dívida o normal é ir pagando de volta ao longo do tempo.

Agora vamos à parte que não percebi: o Sporting quer passar os direitos de TV e a Academia para a sua SAD para partilhar a sua posse com os accionistas (tornando-a assim mais atractiva a outros accionistas)... 1 Million Dollar Question: que raio tem isto a ver com a banca?

Ah pois é...


(e antes que respondam que são os VMOCs, não são, só o valor dos VMOCs - 55 M€ - é superior ao passivo bancário da SAD que são cerca de 30-40 M€, muito longe dos tais 100 M€ e que contabilizam um peso no futebol todos os anos de, no máximo, 3 M€)

leao revisor disse...

MRG

A passagem da Academia e a emissao de VMOC´s já nao precisa de aprovação...
Precisava apenas de maioria simples, e isso foi conseguido em AG anteriores.

MRG disse...

Leao Revisor,

Ai não foi não.
Na Assembleia Geral onde se levou isso a votação foi 1 (UM) único ponto a votação e que foi rejeitado.

Não é nada como a Direcção que diz que se votou uma vez mas que eram três propostas separadas.

A convocatória era UM único ponto e foi UM único ponto que foi votado e REJEITADO.

A Direcção que experimente fazer o que anda a apregoar a ver se não lhe caem umas queixas em tribunal logo em cima.

leao revisor disse...

MRG

Podes meter as que quiseres que vais perder dinheiro e tempo.

MRG disse...

Leao Revisor,

E digo-lhe mais. A passagem da Academia tanto foi chumbada que está, segundo Bettencourt, a ser alvo de nova avaliação.

"Podes meter as que quiseres que vais perder dinheiro e tempo."

E assim se vê o respeito pelas decisões tomadas em Assembleia Geral...

leao revisor disse...

MRG

Não interpretes mal o que digo.

Lembro-me perfeitamente da AG em que se votou as 3 coisa.
E lembro-me tambem que o Rogerio Alves quando anunciou os resultados, disse que tanto a passagem da academia como as emissoes das vmocs´s tinham sido aprovadas, mas como a passagem da SCS tinha sido chumbada com 34% dos votos a direcção nao iria seguir com a sua proposta, visto que eram necessario os 3 itens passarem em AG.

O que pretendi dizer com "Podes meter as que quiseres que vais perder dinheiro e tempo" é que legalmente a razao está do lado da direcção.

Alias isso ja vem nos jornais de hoje salvo erro.

MRG disse...

LR,

Vem nos jornais mas vem mal, não tenho culpa de estes serem meios de propaganda. Se os sócios só votaram uma única vez, visto ser um ponto ÚNICO, a proposta foi rejeitada na sua globalidade porque não atingiu os 2/3 de votos favoráveis.

E aliás, pode ir consultar as comunicações à CMVM onde está referido textualmente "ponto único".

E como lhe disse, a proposta de passagem da Academia tanto foi chumbada que está a ser alvo de nova avaliação.

Hugo Malcato disse...

Posso estar enganado mas a ideia que tenho foi que a passagem da SCS e da Academia foram reprovadas em AG's anteriores por diversos pormenores que foram sendo corrigidos até garantir os 50% + 1.

Em Abril, o ponto único da AG previa a introdução da norma transitória, que permitisse a Assembleia Referendária para votação deste novo plano (Academia, SCS, empréstimo obrigacionista, 50% + 1), que permitiria a aprovação por maioria simples (em vez dos 2/3) e também esta foi reprovada.

MRG disse...

LR,
Gostava que comentasse isto:

"""1.No âmbito da reestruturação financeira do Grupo SCP foram concluídas as negociações com os Bancos financiadores, Banco Espírito Santo SA e Banco Comercial Português, SA, e celebrados novos contratos de financiamento que permitiram ao Grupo SCP:
(i) rever os pressupostos do Banking Case para valores realistas e, no caso da Sociedade, a revisão em alta dos custos salariais da Sociedade para 25M€/ano;"""
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR21765.pdf

E agora observe isto, retirado do R&C da SAD:
http://img171.imageshack.us/img171/5209/coscp.png

Vamos passar tudo para a SAD, deixando o Clube sem quase nada, para conseguirmos aumentar os custos salariais do futebol em 1.3M€?

JL disse...

Caro MRG,

Já devia saber como é na SAD: fazer tudo mal custa dinheiro. Muito mais dinheiro do que fazer bem.

Repito: Não dou cheques em branco a incompetentes com provas dadas, não aceito que as pessoas do passado dirijam o futuro sem lhe serem assacadas responsabilidades, não aceito descapitalizar o Clube para tapar o buraco cavado pela SAD.

Chega de tanta farsa. Ou pagam pela SCS o que ela vale, ou então voto não. E mesmo aí, o mínimo que espero é um mea culpa da SAD, é ouvir da boca deles como precisamos deste activo para tapar um buraco indevidamente criado pela sua má gestão.

É exasperante esta postura da SAD: os pais do passivo olham com ar grave para a profundidade do buraco, mas assobiam para o lado, como se aquilo já ali estivesse quando chegaram, ou fosse obra e graça do Espírito Santo (literal ou figurativamente, escolham a que mais vos agradar)

SL

João Barreiros disse...

O campeonato está perdido, não tenhamos ilusões quanto a esse aspecto. A haver ruptura e convulsões que sejam agora.

É preciso mudar, de direcção e não só de presidente, de director desportivo, director de comunicação, treinador e alguns jogadores. Devemos fazer regressar as nossas referências, Sá Pinto, Yorda, Balakov, Manuel Fernandes, Oceano, Venâncio, Rui Jorge entre tantos outros, que sentiam o clube nas veias.

Do actual elenco apenas garantia o lugar do Paulinho, os restantes estão a mais em Alvalade.

Fazia regressar o Luis Duque a Alvalade, homem bem informado e com boa movimentação nos meandros do futebol.

Do Paulo Bento, tenho a dizer mais bem do que mal, tem defendido o Sporting com unhas e dentes, com os seus defeitos, como todos temos, mas o que faz é pelo bem do nosso clube, embora considere que o seu modelo, quer táctico, quer de liderança, estejam gastos, a mensagem já não passa.

Basta de fazerem mal ao Sporting, o Visconde de Alvalade deu nos o sonho, o neto do visconde abriu as portas do pesadelo. Desde o Presidente João Rocha que não temos um presidente à altura, é triste, mas é a realidade.

Tenho 35 anos, mas sou do tempo de ver grandes jogadores em Alvalade, com 4, 5 anos já ia a Alvalade, habituei me a ver grandes jogadores, ver agora o lixo que anda por lá, dá dó.



SL

Fanane disse...

É chocante imaginar que só se estivermos a 20 pontitos da frente é que aqueles «génios da banca» conseguem ver o que está à vista de todos há meses.

Ninguém percebe que o Futebol é imagem e marketing? Ninguém percebe que a marca Sporting hoje em dia nem vende jornais por uma possível saída do PB, após 5 vitórias em 13 jogos oficiais?

Ninguém percebe que mesmo contratando merda, tem que se contratar porque vende jornais, faz os adeptos sonhar, vende Box's, etc, etc, etc...

Ninguém percebe que neste negócio não se pode ficar parado, transmitir uma ideia de esgotamento mental e financeiro, e de coitadinhos, eternos vencidos e com umas sobras de taçitas???

Nunca deixaram o SCP tão parado, tão desvalorizado, tão sem interesse!!! Eu acredito que as intenções sejam as melhores, mas isto assim é a morte do artista, a morte do espectáculo, etc, etc, etc.

Falta visão de marketing, falta saber motivar os adeptos, e tudo isto resulta numas vergonhosas assistências, em perca de receitas e no afundar do TITANIC!!!

Algém consiga tornar a fazer de nós um GRANDE do futebol Português, porque já não o somos!!!

SL

YAZALDE76 disse...

Caros Consócios,

Da simples leitura destes comentários fica claro para todos o real problema do clube. Não são os erros cometidos que existiram e existirão. O problema é a divisão de caractér "político". A chamada minoria de bloqueio. Por mais que não gostem do nome ele é mais do que adequado. Dizer que as propostas foram reprovadas com indisfarçável gozo (o mesmo com que "festejaram" os 1-12 na Liga dos Campeões) deixa tudo claro. Mas a realidade é apenas uma. As propostas todas foram sempre, repito SEMPRE, aprovadas por largas maiorias. Apenas algumas delas não foram aprovadas por maiorias suficientes de acordo com os estatutos. Mas talvez essas posições fiquem ainda mais clarificadas quando propuserem acções judiciais contra o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL e quiserem impor a vontade de 1/3 contra os restantes...

Jedi Master Atomic disse...

Não percebo o porquê de tanta discussão sobre se era um ponto unico ou se eram 3 pontos separados. Dia 13 será votado e veremos a vontade dos sócios !!

Eu irei votar SIM !!! Porque vejo que é a unica forma de sairmos do buraco financeiro onde estamos.

JL disse...

Caro Yazalde 76,

Se me quiser dizer quem foi o Sócio da "minoria de bloqueio" que festejou o 12-1, eu agradeço.

Quanto ao gozo, sim, eu costumo ficar contente quando posso fazer a minha parte para não deixar o SCP Clube sem nada, em nome de tapar incompetências da SAD.

Repito: não me oponho de forma fundamentalista à passagem da SCS para a SAD. Quero é saber por que valores. Se for por 20, não aceito. A menos que me queiram explicar porque é que o Clube deve alienar o direito a usar o nome SCP por 20 milhões de Euros quando há bem pouco tempo ele valia pelo menos 45.

SL

Anónimo disse...

Mas continuamos no buraco, afinal a venda do património não desportivo não ia dar folga ????

Que tal um empréstimo obrigacionista em vez e VMOC's ?

Que tal arranjar um concorrente ao BES, em vez de continuarmos a negociar com esta corja dona da OPWAY e OPCA que compraram os terrenos do antigo estádio cerca de 450 €/m2 abaixo do valor ????

Porquê voltar a dar um cheque em branco aos mesmos ?

leao revisor disse...

Ultimo anónimo

Não sei se sabes mas neste momento ainda nao venceu o ultimo emprestimo obrigacionista, e fazer outro não sei se seria a melhor opção.

Depois tambem nao sei se sabes que o Millenium BCP tambem faz parte dos nossos credores e nós devemos mais dinheiro a eles do que ao BES mas dá jeito lançar o boato devido às ligações BES e OPWAY... Compreendo.

Em relação aos terrenos, se foi assim um negocio tao mau para o clube (450 €/m2 abaixo do valor), porque não apareceu ninguem a comprar os terrenos por um valor um pouco maior, que de certeza ia ter um lucro enorme?

leao revisor disse...

MRG

Se achas que isto tudo é para aumentar 1,5 milhoes com custos salariais...

Acho que nem tu acreditas nisso!

JL disse...

Eu acho que isto tudo é para comprar por 20 o que vale 80. E o SCP que se lixe.

SL

leao revisor disse...

O bem da "SAD" não será o bem do "SCP"?
Ou um "SCP" fortissimo com uma "SAD" fraquissima dá no quê?
Bom para o "SCP" ou Mau para o "SCP".

Parece-me que tu não deves saber o que acontece se a "SAD" abrir falencia, é que é a "Sporting SAD" que está inscrita na liga não é o "SCP".

Anónimo disse...

Resposta: Vendendo o Alvaláxia, vendendo a sede da SAD, vendendo terrenos do antigo estádio, vendendo Nani, vendendo Cristiano Ronaldo.

Não investindo na equipa, não investindo em pavilhão, não investindo nas modalidades.

Com isto deve dar para pagar...

leao revisor disse...

Anónimo

Informa-te que não sabes nada de nada.

Anónimo disse...

Não aprenderam nada com anterior venda de património e antecipação de receitas de 65 M€, é incrível.

Estou em crer que a proposta vai ser aprovada, mas tenho a certeza que a situação financeira não vai ficar nem um euro melhor do que a actual, quando muito vai piorar, pois o futebol degrada-se a olhos vistos.

É claro que depois de perceberem isso vão começar outra vez no choradinho de que não há alternativas e blá blá blá... não há alternativas porque não as escolhem! Todas as dificuldades que o Sporting está a passar são de quem escolhe continuadamente aqueles que nos colocaram nesta situação.

leao revisor disse...

Anonimo

E existem?

Anónimo disse...

Então não existem? A passagem da SCS tem como único objectivo desfazer a operação harmónio que fizeram em 2005, visto esta ter sido inviabilizada pelas IFRS.

Ou seja, a operação harmónio passou a inválida tendo a SAD sido obrigada a considerar os 65 M€ como passivo na forma de proveitos diferidos ao longo de 10 anos (em vez de 65 M€ como conta do Relatório e Contas de 2005). Agora querem como que recuperá-los de uma vez só para o passivo diminuir e saírem assim do artigo 35 das sociedades comerciais onde se encontram.

Não tem nada a ver com a dívida bancária, não tem nada a ver com juros, não tem nada a ver com o financiamento do futebol. A única coisa que pode ocorrer a nível financeiro é o Sporting vir a receber menos pelas transmissões televisivas de 2013 a 2018 porque a Olivedesportos, enquanto accionista e estando na posse dos direitos de TV da SCS, tudo fará para impedir que o Sporting os venda a um preço elevado.

Eu diria que não é propriamente um cenário de sonho.

MRG disse...

Leao Revisor:

"Se achas que isto tudo é para aumentar 1,5 milhoes com custos salariais..."

É o que consta nas informações prestadas à CMVM e integrantes no Projecto Financeiro.
A não ser que andem a enganar os sócios (já não era a primeira vez) e/ou a CMVM, este Projecto Financeiro está feito para elevar os custos salariais até aos 25M€, apenas mais 1.3M€ que o ano passado (nem para pagar o salário ao PB chega).

Sporting até morrer disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sporting até morrer disse...

Vou fazer aqui um resumo das ideias apresentadas.
Não coloquei todas pois algumas seriam certamente chumbadas pela maioria dos sportinguistas, ou outras já são projectos em marcha com a actual Direcção.

1º RENEGOCIAÇÃO DOS PRAZOS DE PAGAMENTO COM OS ACTUAIS CREDORES.


2º NEGOCIAÇÃO DE UM PRAZO DE CARÊNCIA DE JUROS E DÍVIDAS COM OBJECTIVO DE REFORÇAR A EQUIPA


3º VENDA DA SCS À SPORTING SAD PELO VALOR JUSTO DE €85M


4º PASSAGEM DA ACADEMIA PARA A SAD SALVAGUARDANDO-SE MAIS UMA VEZ O VALOR CORRECTO E IGUALMENTE QUE NÃO SERÁ VENDIDO ESTE PATRIMÓNIO NO FUTURO.


5º ABOLIR AS CADEIRAS DE COR E PASSAR A TER PUBLICIDADE NESTAS


6º DIRECÇÃO DO SPORTING ALICIAR ILUSTRES DO SPORTING (EMPRESÁRIOS E GRANDES FORTUNAS) PARA UM PROJECTO DE FINANCIAMENTO DO SPORTING.


7º COLOCAR O CLUBE À VENDA


Acho que já são algumas ideias que valia a pena tentar obter resposta da Direcção do Sporting.

LR, já que colocaste o post com a questão, podias tentar obter da parte de alguém ligado ao Sporting, um comentário a algumas destas ideias, se não a todas.

SL para todos!

Sporting até morrer disse...

E já agora, aqui fica a notícia do Record sobre os outros dois pontos votados na AG do Pavilhão Atlântico:
- Passagem da Academia para a SAD
- Autorização dos associados para a emissão de VMOC

http://www.record.pt/noticia.aspx?id=cd13eec6-8b28-40f0-bdb9-ba67fd2fdac5&idCanal=00000024-0000-0000-0000-000000000024