sábado, 3 de outubro de 2009

AG 13 de Out

Estamos a caminhar a passos largos para uma AG que marcará definitivamente o futuro do nosso clube, devido a nossa situação económica/financeira grave.
Para que se tenha uma ideia, quando José Roquette pegou no clube em 1996, o SCP tinha um passivo na altura de cerca de 30 milhões de euros, pouco podem achar alguns comparativamente com o presente cerca de 240 milhões de euros. Se nessa altura o clube tinha bastantes activos (terrenos e bombas de gasolina) a gestão desportiva da altura era péssima, para alem de não ganharmos absolutamente nada 30 milhões de euros (6 milhões de contos) numa altura em que os ordenados não são o que são hoje, e as transferencias nem sequer se comparavam com o que se passa neste dias. Prova disso é que essa situação afastou possíveis candidatos, e José Roquette foi sozinho ás urnas e saiu de lá como salvador do SCP.
Depois de reavivar a memória de alguns, o famoso projecto Roquette fez com que passados 13 anos, o SCP chegasse aos 240 milhões de euros (chegaram a ser mais) e unicamente com os terrenos do actual estádio e da Academia que foram construídos durante esse projecto.
Não acho que do SCP durante estes anos tenha tido uma gestão perfeita, longe disso, basta ver os quase 100 milhões de euros de prejuízo na SAD em apenas 4 anos, que nos deram 2 títulos (será que valeu a pena?), mas para termos chegado a este valor (240 milhões) para alem dos sucessivos prejuízos na SAD, temos os custos do estádio (mais complexo adjacente) 154 milhões de euros, mais os 15 milhões da Academia, e a juntar a estes valores, os juros anuais que neste momento rondam os 12/13 milhões de euros/ano. O SCP vendeu os terrenos do antigo estádio e os contíguos ao mesmo, para pagar o novo, dinheiro esse que não recebeu na totalidade alias algum desse dinheiro ainda hoje passados 6 anos da venda ainda não deram entrada nos cofres do SCP, devido ao politico Sá Fernandes.
Ao longo destes anos, o SCP vendeu variados jogadores (Nani e Viana) mas só por uma vez a SAD deu lucro no seu exercício anual, na época que vendeu Nani. Isso é notório que andávamos a viver acima das nossas possibilidades.
Para alem disso, o SCP vendeu o património não desportivo como forma de fazer baixar o passivo (ou tapar o buraco financeiro conforme as opiniões).
Actualmente o SCP tem 18 empresas, a maior parte delas ninguém sabe o porquê da sua existência, e que se transformou o cavalo de batalha de muitos sócios.
O SCP directamente e indirectamente, via a maioria de acções de algumas empresas do seu grupo, detém o estádio, a academia, 70% do capital da SAD (os seus jogadores) e os direitos TV mas também tem um passivo de 240 milhões de euros.
Actualmente com o actual contrato com a banca assinado pelo antigo presidente Dias da Cunha, temos até 2014/2015 para pagar aos bancos 100 milhões de euros, se alguém me conseguir explicar como temos condições de pagar 100 milhões de euros em 4/5 anos e ainda termos uma equipa competitiva no campeonato... agradecia.
Por aquilo que se vai ouvindo, a proposta que vai ser apresentada aos sócios para a reestruturação financeira contempla a passagem dos direitos de superfície do estádio, a academia os direitos tv e reduzir a participação do clube na SAD para 50,1% (em diversas fases) passando também o passivo para a SAD.
Com isto a SAD torna-se finalmente atractiva a investidores, e não se pense que o SCP clube fica a perder com esta redução de capital: ora vejamos o SCP actualmente detém 70% de (uns hipotéticos) 30 milhões de euros que vale a nossa SAD, se passarmos a percentagem para 50,1% mas conseguirmos aumentar o valor da SAD para 100 milhões euros (hipotéticos) ficaremos a ganhar com este negocio.
Mas mais, para quem acha que ficando o SCP com apenas 50,1% vai ficar a perder numa futura venda da Academia (por exemplo se ela vir a acontecer que não acredito nos próximos 10 anos), relembro que os lucros só são divididos após o final do exercício anual... E entre receitas e investimentos como já referi a SAD só por uma vez deu lucro.
Para juntar a isto, com esta renegociação passamos de 12/13 milhões de juros anuais para 7/8 milhões. O que liberta automaticamente 4/5 milhões de euros para investir no motor do clube.
Todos nós queríamos mais investimento da equipa profissional, mas actualmente os bancos até ao resultado da AG, não permitem qualquer investimento e como estamos em incumprimento temos que nos sujeitar a isso.
Por tudo isto o resultado da AG é importantíssimo para o futuro do clube, seja qual for o resultado os SÓCIOS vão ter que tomar uma decisão, e como sabemos basta 33,3% de votos contra para que a proposta seja rejeitada, basicamente 33,3% de 1 a 2 mil pessoas que vão ter que se deslocar a Lisboa podem ter mais poder do que 10 mil que votaram a 5 de Junho.
Mas volto a repetir seja qual for o resultado os SÓCIOS têm que assumir o que decidiram, para depois não se queixarem do futuro.

Saudações Leoninas

20 comentários:

Anónimo disse...

É muito bonito por as culpas da situação financeira actual para os sócios.

A culpa realmente é nossa...porque elegemos sucessivamente estes chupistas(só nesse prisma é que concordo que temos culpa).

Desta vez vou votar a favor(a merda já esta feita a muito tempo...),mas quase tenho a certeza que hoje os que são a favor desta proposta mais tarde se isto der para o torto(chegamos a um ponto sem retorno,o que vemos actualmente não é nada...o pior ainda esta para vir)vão ser os primeiros a contradizer-se.São estes os adeptos do sim que durante anos minaram o clube...e agora auto intitulam se salvadores.Há coisas que nunca mudam!


Evitou se o inevitável durante muito tempo,mas agora estou convicto que desta vez a proposta vai passar.

É a diferença entre o clube estar em risco de acabar brevemente e durar mais uns anos(com este tipo de gestão acreditem que não vamos sobreviver muito mais tempo,este Leão tornou se uma espécie em vias de extinção).

Estou farto dos choramingas hipócritas,desta vez vou votar sim para eles verem a merda que isto vai dar.Verdade seja dita que os salvadores deles deram cabo desta merda toda já não há muito mais a fazer.


SL


João Bandeira

33.0052

Sporting até morrer disse...

LR,

Se a proposta que vai ser apresentada aos sócios é nos moldes que a descreve no seu post, o meu voto é NÃO!

Vamos mais uma vez vender parte do Sporting para ficar com mais 4 ou 5 milhões de encaixe por ano para investir no futebol?
Para depois serem investidos em jogadores que nada valem?

Mais vale continuar com o actual investimento nos nossos jovens e pontualmente irmos ao mercado comprar jogadores para posições que realmente precisamos.

Mais vale continuar a apostar em presenças na Champions ou mesmo em boas campanhas na Liga Europa se não atingirmos a CL.

Mais vale vender anualmente um jogador, do que perder mais património.


Dois assuntos importantes a abordar nessa AG.

Retiro estes links do site de apoio ao Sporting com a devida vénia ao seu autor.

No primeiro caso é uma opinião pessoal do Luís Aguiar de Matos sobre o ponto 2 da AG, e outra é baseada na notícia de ontem do SOL, e da estranha atracção entre o PS/CML e o Benfica/Orelhas...

1 - Discussão e votação da transmissão para a Sporting Sociedade Desportiva de Futebol, SAD da participação social detida pelo Clube na Sporting Comércio e Serviços, SA.

http://www.sportingapoio.com/noticias/para-onde-querem-levar-o-sporting-cronica-de-luis-aguiar-de-matos-para-sportingapoio-com/

2 - Tráfico de influências entre a CML e Benfica

http://www.sportingapoio.com/noticias/sera-a-consumacao-de-um-acto-de-trafico-de-influencias/

LMAC disse...

Caro Leão Revisor,

Parece que vai aí alguma confusão.

O que vai ser votado nesta AG não é o plano de reestruturação financeira, mas apenas uma das suas vertentes.

Ou já é assumido que apenas esta vertente necessita da aprovação de 2/3 dos votos dos sócios em AG, e que a passagem da academia, visto ser um leasing com reserva de propriedade para a banca, não carecer de voto?

Mas voltando ao que sabemos que de facto vai ser votado, em que condições é que acha aceitável a passagem da SCS para a SAD?

Recordo que a SAD, ao vender a DE à SCS por 65Milhões, vendeu os direitos televisivos da liga de 11 épocas.

Dessas 11 épocas, só passou 1, pela qual a SCS recebeu 8Milhões da Olivedesportos.

Logo, a SCS tem um valor potêncial pelas 10 épocas que ainda detém, de 80Milhões.

Renovo a pergunta: em que condições é que a SCS deve passar do clube para a SAD?

leao revisor disse...

Qual foi a parte de que a reestruturação financeira vai ser feita por fases?

Sporting até morrer,
A proposta nao visa unicamente aumentar o dinheiro para o futebol, alias isso nao me preocupa nada.
O que me preocupa é o que temos que pagar sem dinheiro para o fazer, isso sim me preocupa mas parece que é só a mim

LMAC disse...

Se isso é a resposta ao meu comentário, acho que não vale a pena perguntar mais nada!

leao revisor disse...

LMAC não era para ti era para o Sporting ate morrer

Quanto às tuas perguntas, a resposta para mim que nao percebo nada de contas é bastante simples.

Como estamos temos futuro? Parece-me que não.
COmo estamos conseguimos pagar o que temos contratualizado com a banca? Parece-me que não.
Com estas alterações todas conseguiremos pagar o que devemos? Dizem que sim, só o futuro o dirá.
Mas ficar como estamos não me parece solução.

E tambem me parece que ao passar o passivo tambem para a SAD será bom para o clube certo?
Porque como é evidente passar tudo para a SAD e deixar o clube só com 50,1 % da SAD mas com o mesmo passivo, não me parece que fosse possivel o clube gerar receitas para pagar o que deve

LMAC disse...

Caro Leão Revisor,

Para quem admite perceber pouco de contas, elabora com coragem sobre passivos, participações accionistas, juros, etc!

Refere no post um passivo do grupo SCP de 240M quando eu julgava pacífico que o passivo exigível andava pelos 280M.

Afirma:"E tambem me parece que ao passar o passivo tambem para a SAD será bom para o clube certo?"

Mas a SCS tem passivo? Se sim, qual o seu valor? Ou vai ser aprovada na AG a passagem de algo mais do que a SCS para a SAD?

Já quanto à sua afirmação:
"Com estas alterações todas conseguiremos pagar o que devemos? Dizem que sim, só o futuro o dirá.
Mas ficar como estamos não me parece solução."
Parece-me extremamente grave! O nosso sentido de responsabilidade não nos pode permitir avalizar propostas apenas porque 'dizem que sim'!

leao revisor disse...

LMAG

O passivo do SCP é 244 milhoes + dividas a fornecedores 1º ponto.

Segundo nao sou nenhum profissional do ramo da contabilidade mas sei fazer contas de somar e subtrair.

Referi-me apenas a passar passivo do clube para a SAD.
Mais acho que é de facil compreenção que o objectivo destas passagens todas para a SAD é unicamente para que alguem invista nela.

Mas nesta história de somar e subtrair eu faço apenas uma pergunta:
Como é que nós em 6 anos conseguimos pagar 100 milhoes de euros aos bancos? É que com isso ninguem se preocupa, digo eu pelo menos.
Digam-me como isso se faz sem prejudicar ainda mais a parte desportiva do clube que eu voto CONTRA a proposta.
Enquanto nao o fizerem, tenho que depositar os meus 7 votos no SIM

LMAC disse...

Leão Revisor,

Fala 'destas passagens todas para a SAD', mas só a passagem da SCS é que vai ser votada!

Nessa perspectiva, como é que esta eventual operação vai permitir o pagamento de 100M em 6 anos?

Mas, como disse num comentário anterior, só a SCS 'vale' mais de 80M com os direitos televisivos da liga justamente nos próximos 10 anos!


E agora vou sair para ver o andebol!

leao revisor disse...

LMAC

Nesta AG será isso nas proximas será o resto...
Quem é credor dita algumas regras meu caro.

Anónimo disse...

lr,
este post é um chorrilho de disparates.
mas gosto particularmente da parte em que já sabe todo o plano, baseando-se numa pequena linha na convocatória da AG.

Já sabe qual a avaliação da SCS e tudo. Qual o valor dos activos desta empresa?

E explique lá como vai encontrar investidores para a SAD e convencê-los a investir na SAD, tendo uma posição de 50,1%?
Alienando capital social?
Pois...

E a Academia...não acredito que alguém esteja preocupado com a venda da Academia. A SAD nunca distribuiu dividendos, por isso...!
O que preocupa é as negociatas com terrenos num filme já visto com os terrenos do antigo estádio.
É que as pessoas agora andam muito mais atentas e procurar nova negociata do género, desta vez com a Academia, não ia acontecer.
Passando para a SAD ninguem (socios) opina e tudo se faz em paz e sossego.

Por fim, deixe que lhe diga
"Quem é sócio dita algumas regras meu caro".

E assim ditaremos.

Anónimo disse...

Começaram os posts de convencimento...

O que devería ser feito era uma auditoría externa ao Sporting e às sociedades do grupo antes de, em consciência, se tomarem decisões importantes e irreversíveis.

Cheques em branco, NÃO!!

Anónimo disse...

só pergunto uma coisa ??
achas que alguma vez a SAD do SCP ou a de qualquer clube português vai chegar a valer 100M valor 60M já é um pequeno milagre para a SAD valer 100M as acções tinha que valer à volta de 7€ cada uma e actaulmente valem 2€ e pouco logo acho impossível de todo
era preciso o SCP ganhar a champions e mais algumas coisas para isso...

JEB disse...

Meus amigos ,sou fanatico mas este leao sem palas e um autentico cabrao...desculpem o palavriado
Este sporting tem de ter introsamento nos ate temos uma boa equipa mas o Pb nao sabe digerir ..Ele e um aprendiz...ele sentase e nao faz nada
Leao revisor as vezes ate es interssante mas por vezes deixas muito a desejar
sL

MRG disse...

LMAC
"""Logo, a SCS tem um valor potêncial pelas 10 épocas que ainda detém, de 80Milhões."""

Nem mais. A SAD vende ao Clube a DE por 65M€. Com o contrato com a SportTV a SCS passa a valer 80M€ e agora a SAD queria recomprar a empresa por 20M€.

Quem é roubado no meio disto tudo? O Sporting Clube como sempre.

Qualquer proposta que não tenha como base a compra da SCS por 65M€, no mínimo, leva automaticamente da minha parte um sonoro NÃO.

LMAC disse...

Leão Revisor,

"O passivo do SCP é 244 milhoes + dividas a fornecedores"

As dívidas a fornecedores são passivo tão real como o bancário! Normalmente até tem a agravante de ser de mais curto prazo. Portanto não compreendo porque não o considera quando apresenta o passivo do grupo SCP.

"Nesta AG será isso nas proximas será o resto..."
Confirma então a reestruturação financeira por fases?

"Quem é credor dita algumas regras meu caro."
O que diz é grave e configura um espírito conformista e submisso, meu caro!
Felizmente as regras de associativismo desportivo que ainda vão vigorando se sobrepõe às regras ditadas pelos credores.

Deve ter a consciência que quando qualquer entidade se submete aos seus credores está condenada a desaparecimento!

Anónimo disse...

"Felizmente as regras de associativismo desportivo que ainda vão vigorando se sobrepõe às regras ditadas pelos credores.

Deve ter a consciência que quando qualquer entidade se submete aos seus credores está condenada a desaparecimento!"


Quando alguém escreve coisas destas, não está concerteza num planeta chamado TERRA.Deve desconhecer a Lei.Toda a gente que vive com os pés assentes na terra, sabe que os credores têm a Lei e a moral do lado deles, porque quando se deve, só se tem um remédio:PAGAR!
De contrário, arrisca-se a expropriação, ao corte do crédito, mesmo a ter direito a um livro de cheques ou uma carta bancária.O que vale é que na NET pode-se escrever o que se quizer, sem que para isso se possa perder a face diante das pessoas e cair no ridículo.

Nuno Manaia Costa disse...

"Mas volto a repetir seja qual for o resultado os SÓCIOS têm que assumir o que decidiram, para depois não se queixarem do futuro"


Caro Leão revisor,

eu acho que os socios estarão na disposição de assumirem as suas decisões ,desde que aqueles que colocaram o clube no estado em que está hoje , também se assumam...

LMAC disse...

"O que vale é que na NET pode-se escrever o que se quizer, sem que para isso se possa perder a face diante das pessoas e cair no ridículo."

Isto afirmado por um Anónimo não deixa de ser divertido. . . .

Anónimo disse...

"LMAC disse...
"O que vale é que na NET pode-se escrever o que se quizer, sem que para isso se possa perder a face diante das pessoas e cair no ridículo."

Isto afirmado por um Anónimo não deixa de ser divertido. . . .

4 de Outubro de 2009 12:05"

Que se chame anónimo, João,José ou outro nome qualquer, a responsabilidade deve ser sempre a mesma.Eu em vez de utilizar o anónimo, podia ter metido outro nome qualquer e o que é que isso ia mudar? NADA! Absolutamente NADA!!!
Não é por se utilizar um pseudónimo com umas letras que não significam nada, que se pode ter mais crédito ou que se evita de escrever algumas BACORADAS.