quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Mal Agradecido

Sempre ouvi dizer que as atitudes ficam para quem as pratica, e neste caso é por demais evidente.
Marco Fortes chegou a Alvalade com apenas 13 anos (um pouco mais do que outro que até já marcou hoje e revelou o mesmo caracter que esse), vindo de um bairro problemático, foi o SCP e muitos dos que lá passam grande parte da sua vida que lhe mataram a fome muitas vezes (caso parecido com esse tal que marcou hoje).

Marco Fortes passou 15 anos da sua vida no SCP, formou-o como atleta, fez dele o melhor da sua especialidade, e no minimo ele devia ficar grato ao clube pelo que fez por ele.

Como qualquer profissional, procurou o melhor para a vida dele, e uma proposta 4x superior é obviamente tentadora e não é por isso que o critico. As declarações que fez após assinar contrato demonstraram uma completa falta de respeito pela instituição que possibilitou uma vida mais estavel para si e para a sua familia.

E aqui tenho que só acrescentar mais 2 notas, SCP é à mais de uma decada campeão nacional tanto de masculinos como de femininos, tem os melhores atletas nacionais e internacionais, e isso é possivel porque temos de longe o melhor e maior orçamento para a modalidade. Mérito para o quem consegue arranjar mas fica claro que com mais dinheiro que os outros é mais "facil" vencer.

A ultima nota, para o Sócio Marco Fortes, no congresso em Santarem, uma das recomendações pedia que todos os atletas do SCP fossem sócios (algo que nem concordo a 100%, porque os atletas têm que ser é profissionais e darem tudo pelo clube que lhe paga o ordenado). JEB lançou uma campanha de angariação de sócios que tem sido um sucesso comprovado com factos. Este episódio "Marco Fortes" veio apenas mostrar onde estão os ABUTRES, que vieram prontamente por em causa esta campanha.
E eu pergunto onde é que a direcção errou neste caso particular? Era atleta do SCP certo? Tinha que se fazer sócio certo? Entao onde está o erro?

Saudações Leoninas

23 comentários:

MRG disse...

O erro está naquilo que concordo contigo: os atletas não deviam ser obrigados a tornarem-se sócios do Clube, sob pena de acontecerem episódios como este.

Quem quer ser sócio que o seja por livre vontade e não porque lhe foi imposto.

EL TIBURCIO disse...

Discordo que os atletas tenham obrigatoriamente que ser sócios, pois isso não os faz suar mais com a camisola do clube.. Quanto ao Marco Fortes, célebre pelas declarações depois dos Jogos Olimpicos de Pequim, em que afirmou "de manhã é pa tar na caminha" desejo uma boa viagem e sucesso... na nova caminha!!!

Sportinguista disse...

Boa noticia e acabei de fazer uma menção a esta vossa noticia aqui: http://sportingatmorrer.blogspot.com/2009/10/diario-leonino-de-14-de-outubro-de-2009.html

Boa continuação do vosso trabalho.

Anónimo disse...

A besta do Bettencourt com a sede de dar nas vistas fez uma grande merda.
Este é o presidente que o sporting das rendas merece.
Quando for para a miséria fogem para o estrangeiro com o cacau todo que esta na empresa deles(MRT,JEB e CF) para nao falar na mula rita.

DFM disse...

Ainda não sabe escrever. Já sei que não quer prémios nobel, mas também escusa de demonstrar tanta burrice quando representa os adeptos Sportinguistas.

JL disse...

Caro LR,

Não se trata de um "erro", dado que o erro foi no Congresso ter-se aprovado essa medida.

Mas é uma situação que permite perguntar: 4 meses depois, será que todos os 11 Sócios que JEB apresentou nas suas manhãs de Segunda ainda serão Sócios? Se não forem, não vem mal ao mundo. A medida de JEB ganha é mais contornos de cosmética.

Que se frise, é uma óptima ideia. Não se tem é bem noção do enraizamento dela e de até que ponto se estão a fazer Sócios de circunstância que pouco duram. O caso de Marco Fortes pôs isso a nu.

SL

Anónimo disse...

o unico crime do homem foi ter ido para um clube melhor .... ( tal como o que marcou o golo hoje por portugal ) .... ate tu , se te convidassem para escreveres num blog do slb , cagavas-te neste ....mas como e obvio nem todos la chegam , nem ha la lugar para todos ..... que mania de se pegarem sempre com o gigante , levam sempre na boca , metam-se com os do vosso tamanho....

Leão sem Palas disse...

Leão Revisor,

Deves lembrar-te de, há uns dias atrás, termos estado aqui (eu e tu) a "falar" sobre as modalidades e a falta de respeito que o slb tem por nós ao contrário por exemplo do FCP.

Dizias tu que é perfeitamente admissível que as equipa de andebol e Futsal do slb sejam feitas em grande partes por jogadores que vêm buscar ao SCP, porque têm um orçamento maior. E que no atletismo isso não acontecia porque o nosso orçamento é maior.

Então como explicas que este marco fortes tenha ido para o slb? Se quisemos sacar 3 jogadores de futsal ao slb e o orelhas lhes duplicou o ordenado porque não fizemos o mesmo, matando á nascença este assunto?

JEB que diz tanta merda, já se pronunciou sobre este tema?

Eu relembro-te que se fosse noutros tempos armava-se já uma confusão desgraçada. Imagina no tempo do João Rocha virem sacar um jogador nosso fosse de que modalidade fosse.

Relembro também que o FCP tem orçamentos idênticos ao slb e não o vês vir a Alvalade sacar jogadores de andebol, pors não?

Porque há respeito.

Neste aspecto, o slb faz de nós o quer e as nossas direccções aceitam tudo na boa.

Imbecis de merda (uns e outros)

SL

Anónimo disse...

Caro JL,
Vocês (os que não votaram JEB) colocam sempre dúvidas em quase todo o que foi implementado até agora. Mas colocar esta medida em causa e mais chamar-lhe de cosmética não me parece justo.
Para mim qualquer medida que traga mais sócios e consequentemente mais receitas é sempre bem vinda. Esta coisa de os atletas serem sócios do clube não é novidade. Se bem se lembra já tivemos mais de 110.000 sócios e muitos desses era atletas/sócios. Só na ginástica eram uns milhares. A mim não me faz confusão que haja simpatizantes de outros clubes a pagar quotas ao Sporting, desde que paguem. Até admito que nem todos os 8.000 novos sócios paguem as quotas religiosamente, mas não acha benéfico que mais alguns milhares paguem quotas e mais importante que isto muitos deles sejam jovens. Podemos colocar algumas medidas em causa, mas a vossa desconfiança é tanta que pode dar a ideia que vocês só criticam por criticar. Uma espécie de bota-abaixo.

Com tudo isto não comentei o tema. Mas quase toda a gente se desviou. Mas para mim o Marco Fortes cumpriu enquanto foi atleta do Sporting e recebeu uma distinção pelos feitos que conseguiu para Portugal e para o Sporting. Foi ingrato em algumas declarações, talvez? Foi ganhar muito mais e isso é legítimo. Tem simpatia pelo clube rival, e isso é natural, pois não se pede a filiação clubista aos jogadores, treinadores e funcionários do clube. Agora o que posso prognosticar é uma grande azia da sua parte quando vir o Sporting Clube de Portugal ganhar mais um campeonato de Portugal de Atletismo. A política do nosso rival é uma farsa a que eles chamam de projecto olímpico e que se baseia na busca de atletas consagrados e formados noutros clubes somente com o intuito de ganhar medalhas e protagonismo.

Assina: SPORTING SEMPRE

Anónimo disse...

AINDA BEM QUE ESSE GORDO NOJENTO E PREGUIÇOSO SE FOI EMBORA DO SPORTING!!

JL disse...

Caro Sporting Sempre,

Quanto ao Marco Fortes, nem comentei nem comento. Foi profissional, dignificou a camisola e foi cuidar da vida dele, não vem mal ao mundo. Foi deselegante na despedida, mas elegância ou se tem ou não se tem. Paciência.

Quanto à medida, friso que a acho óptima, conforme até já tinha escrito antes, pelo que não percebo de onde retira o "espécie de bota-abaixo". Não disse que ela era cosmética, disse que esta situação permitia a pergunta.

Quanto ao resto, acho que temos um conceito diferente do que é ter Sócios. Este é um tema em que estou à vontade porque tenho apego à condição de Sócio. Não faz ninguém mais Sportinguista e aliás acho indecorosa e ofensiva do adepto a forma arrogante como a Direcção trata quem é adepto, chegando ao ponto de divulgar publicamente quem tem quotas em atraso. Mas ter Sócios é tê-los lá, a pagarem quotas, não é tê-los a posar para uma fotografia e no mês seguinte adeusinho.

Percebo o raciocínio, é mais dinheiro, nem que por um mês, e isso saúda-se sempre, mas assim sendo, JEB merece o louvor de estar a trazer dinheiro e não de estar a aumentar a massa humana materialmente afecta ao SCP.

Friso, a medida é boa, mas facilmente parece melhor do que verdadeiramente é. Da minha parte, espero que ele traga Sócios todos os dias e que todos eles paguem quotas até ao fim da vida.

Quanto aos atletas serem Sócios, acho óptimo que assim seja, acho mal é que seja obrigatório. Ser Sócio é escolher um particular vínculo emocional e ter o ímpeto de o levar a um patamar seguinte. Ser-se Sócio como obrigação profissional desvirtua este princípio.

SL

31 disse...

Acho graça ao 2º anónimo que aqui escreveu. Eles e o eterno complexo da grandeza... Tão gigante, tão gigante e nem coragem para meter o nome teve... Melhor ainda, o tempo que dedica a ler blogs sportinguistas!
Eu percebo o seu desgosto em ser desse clube cujo nome tenho pudor de referir, mas continue! Continue que ainda se converte! Nunca é tarde!

JL disse...

31,

Não ligue ao homem, não vê a hora do comentário? Devia estar embriagado e a sentir-se bem depois de ter batido na mulher, como fazem os espécimes da agregação do Colombo.

É deixar falar.

SL

Lyon Heart disse...

No meu entender, os atletas que fazem este tipo de mudanças meramente por dinheiro não merecem sequer que nós Sportinguistas teçamos qualquer comentário.
Ficamos com o mérito de ser o nosso clube a formá-los e a dar-lhes vida digna, e acredito que isso lhes fica marcado no seu coração (não acredito que tanto Marco Fortes ou mesmo o "outro que marcou um golo ontem" não sintam isso).
Quanto ao sistema de angariação de sócios de JEB, não me parece inapropriado, é concerteza uma acção de espectacularidade e de incentivo, coisa aliás que se faz na maioria dos clubes na europa.
Devemos ter algum pouco de bom senso, se JEB é criticável por diversas mentiras que fez durante a campanha e depois não cumpre, haverá outras que de verdade são, pelo menos aos olhos dos Sportinguistas e seus "inimigos" (os nossos rivais), incentivadoras e motivantes. Esta é de certeza uma dessas. Pelo menos para mim, e independente se pagam os não as quotas, é motivante.


Lyon Heart

JL disse...

Off-Topic:

Hoje no I:

"Não houve cadernos do relatório e contas para todos os associados. Não houve cadeiras suficientes para sentar todas as pessoas que se deslocaram ao multidesportivo de Alvalade. Não houve, durante alguns minutos, elevador para ir do piso 0 ao 3. Não houve o cuidado de verificar se os cartões para votação estavam ou não preenchidos. A assembleia-geral do Sporting teve traços de amadorismo, mas os responsáveis do clube foram profissionais na forma como abordaram tudo o que envolvesse números. Nem que fosse por omissão. "Não vou dizer aqui o passivo consolidado por questões de segurança", explicou José Eduardo Bettencourt. Compreende-se: o Sporting passou do oito ao 80 em 14 anos. Ou, de forma rigorosa, dos 6 milhões de contos (30 milhões de euros) de dívida em 1995 para os 76 milhões de contos (380 milhões de euros) em 2009."

O JEB esqueceu-se de convidar estes para a "entrevista" no dia da AG, de modo que sentiram-se mais à vontade para relatarem as coisas como elas são.

Obrigado ao Leão de Alvalade que forneceu o excerto.

SL

JL disse...

Aqui o artigo completo:

http://www.ionline.pt/conteudo/27929-bettencourt-tem-380-milhoes-motivos-estar-inseguro

Até os jornais notam...

SL

Dezperado disse...

Em resposta ao leão sem palas:

(Noticia do jornal "A Bola" nojenta...)

Eleonor Tavares troca Benfica pelo
Sporting

"Continua agitado o mercado de transferências no atletismo. Marcado por surpresas e rumores, ameaças e tentações - e já algumas certezas também. Marco Fortes trocou o Sporting pelo Benfica - e Eleonor Tavares fez percurso ao contrário. É a mais nova das três irmãs do salto à vara que vivem em França, uma das maiores esperanças nacionais do atletismo.

Em Alvalade já estava Elisabete, a mais velha - mas como decidiu engravidar este ano, Moniz Pereira aproveitou o desejo súbito da outra: «Não, não fui buscar a Eleonor ao Benfica. Aliás, quero que uma coisa fique clara: eu não ando, nunca andei, atrás de ninguém, a desafiar atletas, a atacar adversários. A Eleonor telefonou-me, disse-me que no Benfica não queria ficar, que se eu não a quisesse, não representaria nenhum clube em Portugal. Como a Elisabete decidiu ser mãe e nós não tínhamos a certeza de que poderia estar activa ou não na Taça dos Campeões, ficámos também com a Eleonor…»"

Jedi Master Atomic disse...

Não acho que ele seja mal agradecido. Foi para onde lhe pagaram mais. As declarações reflectem apenas o que já se tinha visto nos jogos olimpicos....que ele não mede o que diz, o que não significa que seja mal agradecido.

Para responder a um desafio do Leão Sem Palas

"Dizias tu que é perfeitamente admissível que as equipa de andebol e Futsal do slb sejam feitas em grande partes por jogadores que vêm buscar ao SCP, porque têm um orçamento maior. E que no atletismo isso não acontecia porque o nosso orçamento é maior.

Então como explicas que este marco fortes tenha ido para o slb? Se quisemos sacar 3 jogadores de futsal ao slb e o orelhas lhes duplicou o ordenado porque não fizemos o mesmo, matando á nascença este assunto?"

O orçamento que o benfas tem para o atletismo é menor que o nosso, sem duvida. Isso não implica que eles não possam desviar parte dele só para contratar um ou outro atleta especifico e pagar-lhe mais que nós.

Agora, porque é que nós não fizemos uma contra-proposta? Isso só a equipa tecnica pode responder, mas a unica razão que vejo é que acharam que não valia a pena manter o atleta.

FMota disse...

Agora vai ficar a dormir até à 13h...Não era isso que ele queria? Deixa-lo ir que vai bem....

SL

leao revisor disse...

Leao sem Palas

No seguimento de uma conversa que tivemos um dia destes:
O SCP tem o maior orçamento no atletismo cerca de 250 mil euros contra 150 mil euros do SLB, facto que nos leva a ser campeao consecutivamente à mais de uma decada tanto em masculinos como em feminimos.

O SLB tem outra estratégia que fica ao critério de cada um concordar ou nao, o SLB tem o chamado projecto olimpico em que aposta fortemente nesses atletas para ganhar prestigio aquando das olimpiadas, mas nos nacionais o titulo fica sempre do mesmo lado.

Estratégias fica na consciencia de cada um concordar ou nao.

JL

Hoje tive conhecimento de algo que "curiosamente" nunca foi referido durante o tempo antes da AG.
Se a proposta fosse chumbada, a SCS passaria para a SAD novamente sem necessidade de aprovação dos socios em AG daqui a 4 anos.
Algo que já estava contratualizado quando foi feito o negocio da saida da SAD da SCS.

Acho que seria um ponto interessante de ter sido levantado para a discusao antes da AG.

Sporting até morrer disse...

Caros,

Acham sinceramente que se perdeu alguma coisa de jeito quando este Marco Fortes foi para o Benfica?
Acredito sinceramente que tenha até sido o Prof. Moniz Pereira a abrir-lhe a porta.
Por mim, BOA VIAGEM!

A triste figura que fez nos Jogos Olímpicos diz muito sobre o carácter deste rapazinho.
Infelizmente não é caso virgem em Alvalade, pois já tivemos muita gente mal agradecida ao clube que os formou.
Nem tudo é perfeito, formamos muitos atletas, mas muitas vezes não conseguimos formar os homens.

Quanto à campanha do angariamento de sócios efectuada pela actual Direcção, é a meu ver uma das boas medidas desta época:
- O nº de sócios cresceu
- O impacto desta iniciativa junto da comunicação social é muito positivo e com grande retorno para a marca Sporting
- Conseguimos cativar jovens e menos jovens para o clube e garantir uma receita para o clube que se pode vir a traduzir por exemplo em maior número de gameboxes vendidas nas épocas que se avizinham

Nós precisamos de mais campanhas iguais a esta.

Hoje liguei a TV, e estavam dois "exemplos" para a juventude (David Luíz e Coentrão?????), a promover o Benfica numa sessão realizada numa escola(?), e com os putos, infelizmente, todos malucos com aquilo.

O Sporting também me lembro de fazer algumas (Sá Pinto, M. Veloso, Djaló), mas temos de fazer ainda mais destas e doutras iniciativas com os nossos jogadores e velhas glórias, pois são eles o veículo da marca Sporting.

E ainda temos o problema de cada vez que a merda do Benfica faz este tipo de iniciativas, os meios de comunicação lampiões virem dar logo um destaque do outro mundo que não dão às do Sporting.

Curiosidade:
- Até a merda do Coentrão aparece a dizer para a plateia que precisam de trabalhar muito para chegarem a profissionais no futebol.
Este tipo o que tem mais é de profissional olhando para o número de vezes que já foi corrido pelos clubes onde passou.

SL

Anónimo disse...

Caro JL,
Tu, Leaodealvalade, e mais uns quantos pertencem ao grupo dos que perderam as eleições e esta votação na AG, mas que insistem em continuar esta vossa táctica de "guerrilha continua". Pertencem ao grupo dos que apelidam os outros de: "carneiros", "lambe-botas", "vendidos" e outros mimos. Não seria já tempo de se deixarem disso!
Sigam o exemplo de outros que também não concordam com estas medidas, mas que vão esperar para depois tecer comentários. Por agora apelam à UNIÃO entre todos e muito bem.

PS1: O Jornal i está a adoptar uma estratégia já muito vista noutros jornais. Manda uns artigos polémicos e eivados de má fé para a nossa praça e depois nunca se sabe quem disse tais declarações. É vergonhoso que se escrevam artigos com supostas declarações de sócios do Sporting que não se querem identificar. O que vale é que nem todos nascemos ontem e entendemos esse tipo de jornalismo.
Esse tipo de jornalismo chama-se: jornalismo rasteiro.

PS2:Alguns dos sócios que ficaram em pé talvez tenham adoptado essa estratégia no sentido de "avacalhar" a AG. E digo isto porque estava no fundo da sala e estavam lá meia dúzia de jovens que julgo pertencerem à AAS e que só tinham esse intuito.

Assina: SPORTING SEMPRE.

JL disse...

Caro SPORTING SEMPRE,

deve ser tão rasteiro como o jornalismo que no dia da AG, baptiza o plano de reestruturação como a "via para a salvação do SCP". Jornalistas tendenciosos são quase todos e há-os para todos os gostos. No limite, pode-me acusar de escolher uns que não lhe agradam, mas não devia esquecer que tendenciosos na defesa da JEB também os há e com fartura.

Quanto aos apelos para a união, sou um democrata, portanto aceito o resultado. Mas não tenho que gostar dele. É um bocado como a visão dos situacionistas: não gostam da oposição, mas têm que perceber que ela existe e que nada a obriga a enfileirar debaixo da bandeira de JEB.

SL