sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Sporting - 10 Mandamentos

Ontem não vi o jogo por motivos profissionais. Parece que a primeira parte não foi má ao contrário da segunda. O importante é que ganhámos.

Mas não escrevo o post por causa do jogo, mas por ter recebido o "Guia do Sócio". Li, na última página do guia, os chamados 10 mandamentos do Sporting. Talvez não devesse estar na última mas sim nas primeiras!

Os 10 mandamentos do Sporting foram escritos em 1924 por José Salazar Correia, e que são, sem dúvida, actuais:

Seguem os mandamentos:

1. Ostenta sempre na lapela o emblema do Sporting como afirmação concreta das tuas aspirações desportivas;
2. Presta ao teu Clube o teu auxílio desportivo sempre que ele to exija. Seja qual for o teu mérito não tens direito a regatear;
3. Quando envergares a camisola verde e branca lembra-te que a colectividade te honra, distinguindo-te como seu representante. Faz portanto, quanto possas para merecer a distinção conferida;
4. Nunca digas mal do que não possas fazer melhor; a critica é fácil, mas prejudica quando imerecida e perdes o direito moral de falar se não puderes realizar aquilo que amesquinhas;
5. Lembra-te que Directores são sete e coisas a dirigir mais de mil; exige àqueles o cumprimento do dever, mas moral e praticamente presta o teu incondicional apoio a quem trabalha para o bem de uma coisa que é tanto tua como sua;
6. Nunca em público amesquinhes os actos de quem represente o teu Clube, roupa suja lava-se em família e o teu dever é criar em toda a parte, pelas tuas palavras e pelos teus actos, um ambiente favorável ao Sporting, enaltecendo-o;
7. Cada novo sócio que proponhas é um elo que acrescentas à cadeia poderosa do Sporting; quanto mais forem os amigos menos incomodam os inimigos;
8. Quando o Sporting disputa em campo a vitória, o teu silêncio é um crime; nunca insultes o adversário, mas incita os teus fazendo-lhes sentir o apoio moral da tua presença;
9. Mesmo nos transes mais dolorosos conserva inabalável a fé nos destinos do Clube. O Sporting não pode retrogradar porque por eles pulsam em todo o Portugal alguns milhares de corações;
10. Quando os homens do Sporting triunfam em qualquer competição dizes sorridente “Ganhámos!” Pelo teu procedimento justifica a palavra.

José Salazar Correia foi desportista, treinador, dirigente, director do “Boletim Sporting” e Presidente do Sporting Clube de Portugal. Como praticante, envergou a camisola do Sporting durante 25 anos em diversas modalidades. Por essa razão, é o único atleta leonino galardoado pelo Clube com a medalha “Um quarto de século de actividade atlética”.

Estas palavras merecem a reflexão de todos os sportinguistas.

13 comentários:

Anónimo disse...

Estes Mandamentos são do tempo em que o Sporting era bem gerido, tinha património, não tinha passivo, os Sócios eram respeitados e bem tratados, não existía a SAD, não existíam outro tipo de interesses que não apenas o do engrandecimento do próprio Sporting Clube de Portugal, não havía uma Comissão Executiva a ganhar milhões e a nada render, não existíam uma catadupa de empresas (Grupo Sporting) a comer a carne e a deixar os ossos e onde o divisionismo e o sectarismo não eram alimentados e promovidos!
Nesses tempos o Sporting era uma família de verdadeiros Leões, onde não havía lugar para as cobras, os abutres e outro tipo de aves!!

Anónimo disse...

O Dr. José Salazar Carreira para além de ter sido desportista, treinador, dirigente e Presidente do Sporting, foi também um ilustre Médico.
Foi um exemplo de Sportinguista!
O Dr. Salazar Carreira é Pai da actual Sócia nº5 do Sporting (e a mais antiga do Clube actualmente), Margarida Salazar Carreira.

FMota disse...

Aleluia um post de jeito!!!

Sporting sempre e para sempre

MRG disse...

Isto sim merece reflexão: http://www.forumscp.com/index.php?topic=18962.0

Um fantástico trabalho. Construíssem uma casa das modalidades assim e até beijava o Bettencourt. Vou rezar a todos os santinhos que os senhores doutores engravatados não tenham já congeminado uma proposta às escondidas e que deixem a massa associativa participar neste projecto.

Exagero Real disse...

Anónimo disse...
Estes Mandamentos são do tempo em que o Sporting era bem gerido, tinha património, não tinha passivo, os Sócios eram respeitados e bem tratados, não existía a SAD, não existíam outro tipo de interesses que não apenas o do engrandecimento do próprio Sporting Clube de Portugal, não havía uma Comissão Executiva a ganhar milhões e a nada render, não existíam uma catadupa de empresas (Grupo Sporting) a comer a carne e a deixar os ossos e onde o divisionismo e o sectarismo não eram alimentados e promovidos!
Nesses tempos o Sporting era uma família de verdadeiros Leões, onde não havía lugar para as cobras, os abutres e outro tipo de aves!!

23 de Outubro de 2009 12:1


logo vi que eras desse tempo, deves ser um dos fundadores do Sporting para falares assim. ja convivias com este senhor nessa altura nao e?!sabes perfeitamente que "nao havia lugar para as cobras, os abutres e outro tipo de aves!!".

pah,poupa o pessoal desse tipo de comentarios!fala do que sabes,critica como eu critico(o que tiveste o prazer(ou nao) de assistir, agora nao fales em tempos que nem perto deles estiveste para comparar o quer que seja!

Anónimo disse...

"6. Nunca em público amesquinhes os actos de quem represente o teu Clube, roupa suja lava-se em família e o teu dever é criar em toda a parte, pelas tuas palavras e pelos teus actos, um ambiente favorável ao Sporting, enaltecendo-o;"


Não é o que têm feito os tais opositores que se têm servido de tudo para insultar quem foi escolhido para rerpresentar o Sporting o melhor que sabe e pode.

MRG disse...

Apesar de tudo, Muitos Parabéns Xô Doutor José Eduardo Bettencourt :clap:

E agora que entrou em contagem decrescente para a crise da meia-idade, comece a pensar na vida e ganhe algum juizinho e coragem :P

Anónimo disse...

(verdadeiros) mandamentos do sportinguista :

1- o slb ganhou 30 e tal campeonatos 20 e tal taças , foi bicampeao europeu devido ao sistema , ao salazar ...

2- o fcp ganhou 20 e tal campeonatos , muitas taças e supertaças , foi bicampeao europeu devido ao sistema , ao pinto da costa .....

3- nos ( poucos ) anos restantes , houve verdade desportiva , ganhou o scp ....

4-nos ultimos 30 anos ganhamos 3 campeonatos ... damos 90 e tal por cento de votos ao candidato da ... CONTINUIDADE !!!

5-nao fomos campeoes em nenhuma modalidade de alta competiçao ( andebol e hoquei FCP , futssal e basket SLB ) .... damos 90 e tal por cento de votos ao candidato da ...CONTINUIDADE !!!

6-escolas, infantis , juvenis , juniores , seniores 2008 - slb -2 fcp -3 .... scp - 0 ....damos 90 e tal por cento de votos ao candidato da .... CONTINUIDADE !!!

Anónimo disse...

7- vendemos patrimonio no centro de lisboa , o fcp compra predio no centro do porto em frente a camara .....damos 90 e tal por cento de votos ao candidato da.... CONTINUIDADE !!!

8-falamos e gozamos da benfica tv , dos fundos de investimento e depois vamos tentar?! fazer o mesmo ... damos 90 e tal por cento de votos ao candidato da ..... continuidade !!!

9- existe em portugal 3 grandes clubes , o slb tem media de 40.000 pessoas no estadio , o fcp 35.000 , o scp 18 , 19.000... e nos o que fazemos ??? damos 90 e tal por cento de votos ao candidato da ....CONTINUIDADE !!!

Anónimo disse...

10 -o fcp so se preocupa com o slb , o slb so se preocupa com o fcp , NOS SOMOS BONS DE MAIS!!!mas o que interessa e as corridas , o atletismo , NAO TEM ARBITROS !!!





NAO ACORDEM NAO ...............

Anónimo disse...

"Anónimo disse...

24 de Outubro de 2009 7:50

falamos e gozamos da benfica tv , dos fundos de investimento e depois vamos tentar?! fazer o mesmo ... damos 90 e tal por cento de votos ao candidato da ..... continuidade !!!"


Este coitado, ou é a ignorância de não saber decifrar um texto, ou então a sua má-fé é tal, que de maneira habilidosa tenta dar um sentido diferente às palavras dos outros da forma que melhor lhe convêm.

Quem de maneira honesta leu o que disse o JEB sobre o investimento dos lampiões, ficou a saber que ele não criticou o fundo de investimento em si, mas sim a valorização de certos jogadores nele incluido, como foi o caso de um júnior com o valor de 8 milhões de euros. Está claro que certa imprensa que sempre "amou muito" o Sporting, desvirtuou propositadamente as declarações do presidente com intenção nítida de criar mais um caso entre os 2 clubes para assim vender mais papel.O que é lastimável é que haja gente como este anónimo, que intencionalmente faça o mesmo.E depois dizem-se sportinguistas!...

Anónimo disse...

" Anónimo disse...
(verdadeiros) mandamentos do sportinguista :

1- o slb ganhou 30 e tal campeonatos 20 e tal taças , foi bicampeao europeu devido ao sistema , ao salazar ..."



Este quer se fazer passar por um adepto do Sporting, mas ao ler-se o que escreve (veja-se em cima o exemplo) descobre-se logo que é lampião.

Então o slb ganhou 30 e tal campeonatos? Só se contar com alguns do antigo Campeonato de Lisboa! Eles ganharam 28 e o último foi como toda a gente viu! Os outros 3 que reclamam há perto de 50 anos, não foram outra coisa que uma prova, a que pomposamente chamaram Liga (ainda não existia liga nenhuma...) e que foi organizada para se experimentar se era viável financeiramente uma prova em Portugal, como se disputada noutros paises(França, Itália, etc).Essa prova experimental foi disputada, logo a seguir ao chamado na altura Campeonato de Portugal que era disputado desde o inicio da década de 20 e foi a prova que deu o título de campeão até 1938. A tal dita Liga foi disputada entre 1934 e 1938 e depois de se ter verificado das possibilidades económicas da organização de um Campeonato Nacional de 2 voltas, a FPF na altura resolveu modificar os regulamentos, acabar com o Campeonato de Portugal e passar para o calendário do futebol 2 novas provas, que se passaram a chamar uma, CAMPEONATO NACIONAL DA 1ª. DIVISÃO e a outra TAÇA DE PORTUGAL. A outra, a tal LIGA,que foi disputada e nunca reconhecida oficialmente, simplesmente desapareceu.Que mostrem as Taças e as medalhas ganhas nessa prova e que têm que dizer forçosamente, que foram campeões! A lampionagem e mais alguma imprensa sua afecta, têm feito tudo para que essas 3 Ligas(?) sejam consideradas oficiais e incluidas como campeonatos ganhos, como se fosse possivel haver no mesmo ano duas provas a darem o título de campeão nacional.Haja decoro! Um pouquinho de vergonha não lhes faria mal! Sabe-se que tê-lo será muito dificil.Basta ver-se como ganharam o título de campeão de juniores da época passada:Á PEDRADA!!!

Anónimo disse...

E para que não haja dúvidas, aqui está a lista dos campeões das épocas desde 1921/1922 até 1937/1938.



Campeonato de Portugal



Histórico de Vencedores


Época Campeão
1937-1938 Sporting Clube de Portugal
1936-1937 Futebol Clube do Porto
1935-1936 Sporting Clube de Portugal
1934-1935 Sport Lisboa e Benfica
1933-1934 Sporting Clube de Portugal
1932-1933 Clube de Futebol Os Belenenses
1931-1932 Futebol Clube do Porto
1930-1931 Sport Lisboa e Benfica
1929-1930 Sport Lisboa e Benfica
1928-1929 Clube de Futebol Os Belenenses
1927-1928 Carcavelinhos Futebol Clube
1926-1927 Clube de Futebol Os Belenenses
1925-1926 Clube Sport Marítimo
1924-1925 Futebol Clube do Porto
1923-1924 Sporting Clube Olhanense
1922-1923 Sporting Clube de Portugal
1921-1922 Futebol Clube do Porto
Voltar

Esta lista confirma o que acima escrevi, que era esta prova que dava o título de campeão em Portugal e não a tal pseudo-Liga, que foi disputada na mesma época durante os últimos 4 anos (de 1934 a 1938)logo a seguir ao campeonato de Portugal como ensaio, para se ver se a viabilidade económica de uma prova nacional em 2 voltas era possivel.O que contam os lampiões e a sua imprensa de cócaras, é tudo TRETA de vigaristas.