quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Tristeza, Alivio e Satisfação

Foi a 1º vez que sai de uma AG sem saber o resultado da mesma, fui embora porque o sentimento que tinha na altura era de tristeza.
Que triste espectáculo se viveu dentro do Pavilhão, que falta de respeito pela opinião contrária, insultos, ameaças, imitações de carneiros sempre que alguém com uma opinião que defendia a proposta da direcção era escutada.
Quando digo que o clube está partido ao meio, não é apenas conversa e a cada AG que se realiza mais as partes de afastam.

Alivio porque quando sai, estava plenamente convencido que a proposta ia ser chumbada, com pouco mais de 1000 sócios presentes e sabendo que a oposição tem o mérito de se fazer representar sempre por um numero considerável de pessoas, que têm chegado para as AG mas que é manifestamente curto para as eleições, pensei que muito dificilmente a proposta poderia ter a aprovação dos 2/3.

Satisfação porque acho que era o único caminho para o CLUBE se endireitar, e antes de saber os resultados mais certo disso estava, porque todos os sócios que ouvi com especial atenção (PPC, Joao Mineiro e Presidente da AAS), falaram bonito, mas nem apontaram defeitos à proposta da direcção nem apresentaram propostas alternativas (disseram que havia muitas, mas se existem então digam 2 ou 3 para os sócios terem mais escolha), talvez se as houvesse até a nossa negociação com os bancos fosse mais favorável ao clube.

Saudações Leoninas

125 comentários:

Hugo Malcato disse...

LR,

Em primeiro lugar, aproveito para "felicita-lo" pois certamente está entusiasmado com o facto da proposta ter sido aprovada.

Quanto às pessoas que refere em particular, não tive oportunidade de ouvir com atenção a intervenção de PPC, João Mineiro não referiu que existem alternativas, fez sim diversas questões sobre a actuação e divulgação de informação em todo este processo. Por último, não foi certamente o Pedro Silva (AAS) que disse que existem N alternativas.

Em todo o caso, e apesar da minha "desilusão" com este desfecho, espero que quem comanda o nosso clube se sinta confortável com as condições que dispõe para finalmente desenvolver o clube. Devemos estar todos atentos e expectantes quanto a novos desenvolvimentos.

Insultos, demagogias, mentiras e todo um sem fim de comentários de baixo nível foram a maior afluência que a AG teve... infelizmente.

Viva o Sporting Clube de Portugal!

JL disse...

O Sporting Clube de Portugal morreu. Viva o Sporting Clube de Portugal.

SL

Anónimo disse...

Para aqueles que se afastam cada vez mais da opinião da maioria que votou nesta assembleia, têm sempre a oportunidade de formar outro clube.Já aconteceu o mesmo com uma pequena parte dos adeptos de MU e não foi isso que impediu a sua progressão, sendo hoje um dos maiores clubes do mundo. Mesmo o Sporting, criado em 1906, é o resultado de uma cisão. Ao slb aconteceu o mesmo quando da fusão do Sport Lisboa com o Sport Clube Benfica e que deu mais tarde na criação do actual Belenenses. Mais vale que saiam, do que fazer as figuras tristes que se viram nesta assembleia.

JL disse...

Que figura?

O Bettencourt a dizer que não diz o passivo porque "não há condições de segurança"?

O Vasco Lourenço a dizer que a minoria tem que acabar?

Realmente foi triste.

SL

Pedro disse...

O que temia aconteceu. Parabéns aos que aprovaram o projecto. Para mim, o Sporting Clube de Portugal tal como o conheço está mais que moribundo...

O problema de pertencer a uma minoria informada é que vou sofrer com os erros dos outros...

Mais uma vez parabéns e espero que não se arrependam.

Até uma próxima

Pedro - Sporting sempre

MRG disse...

- Bettencourt: "Querem saber o passivo consolidado?!"

- (a sala grita SIM mas ainda se ouvem uns nãos)

- Bettencourt: "Não vou dizer porque não há condições de segurança neste pavilhão"

Sintomático...

JL disse...

POrque será que JEB achou que os números do passivo precisavam de "condições de segurança" para serem revelados?

Tudo tão bem gerido, não deve haver problema nenhum.

O SCP morreu, agora é só tentar que o cadáver não cheire muito mal.

SL

Fanane disse...

Estamos em democracia, e democrráticamente a proposta foi aprovada pelos sócios presentes! Há que saudar, e os cépticos (tal como eu...) devem acreditar e rezar para que esta situação sirva efectivamente para desafogar minimamente o clube.

Agora as minhas razões mantêm-se, a referênica de JEB ao passivo é clara (andamos a ser enganados com números «trabalhados» há anos, e todos já percebemos que o nosso passivo passa os 400ME e não é de cerca de 240ME), e para mim nenhuma destas direcções mercerá a minima confiança se continuar a seguir um caminho de não honestidade, de encobrimento aos sócios da realidade, etc, etc, etc.

E mais, para mim houve algumas instituições que ontem sairam realmente a ganhar da AG, e elas são os BANCOS!!!

Agora deu-se mais uma carta branca a esta Direcção, só espero que os resultados desta AG e destas alterações não sejam iguais ao resultados da venda do partrimónio não despotivo: ou seja, ZERO!!!

Espero, realmente, que a históia do TITANIC não volte a ser usada como termo de comparação para o Nosso Clube, tal como o foi (e bem!) para o FUTEBOL do nosso Clube.

SL.

João Pedro disse...

Com tanta "confiança na bondade", há muita gente que deve estar grávida... de esperança! Mas esta-se mesmo a ver o que é que vai "nascer" daqui.

Sérgio disse...

Visto bem as coisas com as posições extremadas que existem a vista de qualquer um, o simples facto de não ter havido confrontos físicos e apenas apupos e insultos gratuitos (pratica corrente de gente mal formada) já não foi mau.

Relativamente ao desfecho da votação no meu ver foi a que tinha de ser, porque não havia alternativas ... minto podíamos cruzar os braços e assobiar para o lado a espera que passasse uma melhor mesmo a nossa frente.

Agora resta esperar para ver se foi tomada a melhor decisão para o SCP e que o JEB cumpra o que prometeu e trabalhe a sério em prol do nosso clube liderando todos rumo ao sucesso do CLUBE que não é apenas o futebol !!!

SL e VIVA O SCP

JL disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
JL disse...

João Pedro,

Dos mortos, não nasce nada. Sporting, só quando este fechar e se abrir outro.

Já não dou para mais peditórios. Ficam as quotas em dia para ficar o voto como arma e de hoje para amanhã não aparecer o JEB a dizer que eu não pago portanto tenho que ficar calado. Quando isto inexoravelmente cair de podre, apareço para cobrar. Aos Bettencourts e a quem neles vota.

O Sporting morreu. E foram os Sportinguistas que o mataram. Assim o querem, assim o têm.

Talvez 90% de 10.000 e 74% de 1000 mereçam mesmo um Clube falido, sem chama, de estádio vazio, futebol miserável, treinador incompetente e Presidente demente.

SL

Sérgio disse...

Já agora perguntarem pelo passivo e não querendo saber do activo é apenas demonstrativo da "boa fé" das pessoas.

JL,

A pensar assim se criaram muitas ditaduras por esse mundo fora !!!

SL

João Pedro disse...

Os números do passivo hão de vir a saber-se por algum jornal

Sérgio disse...

E os activos não interessam ?????

João Pedro disse...

Talvez interesse mais saber quem é responsável pelo passivo, digo eu.

JL disse...

A pensar como, caro Sérgio?

"Assim votaram, assim seja"?

Sim, realmente é sinal de espírito ditatorial. Democrático é quem diz como ontem na AG: "quem perdeu nas eleições devia estar calado".

Quanto ao "activo", nem comento.

Boa fé teve Bettencourt, que afirmou não dizer o passivo por questões de segurança. Como eu o percebo. Se eu pertencesse ao grupo de coveiros dum buraco de 280 milhões, também eu temia pela minha segurança.

Caro Sérgio, mais claro e democrático não posso ser:

Votou em JEB nas eleições, votou "sim" ao plano, agora aguente-se com o que aí vier. Eu sou Sócio do Sporting Clube de Portugal, quando as SUAS decisões causarem o fim do Clube, eu depois passo por cá para lhe perguntar como se sente.

Justo, não?

SL

Titular Indiscutível disse...

JL e a democracia não são muito compatíveis...

Anónimo disse...

"O SCP morreu, agora é só tentar que o cadáver não cheire muito mal."


É preciso ter lata para se escrever isto! Concerteza que para a oposição o futuro do Sporting estava garantido com as dívidas a acumularem-se de ano para ano, até os credores se fartarem e pôrem em leilão o estádio e a academia. Vê-se nesta afirmação, que a oposição está muito mais interessada na liquidação do Clube, para assim poder apontar definitivamente o dedo a alguém, acusando-o de ser o culpado.
O que a oposição sempre quiz era sangue! Precisa de se comportar como os VAMPIROS para existir. O Sporting é o que menos lhes interessa.Agora só tem uma saída, que é SAIR! Perdeu a guerra e pelo que se lê aqui e acolá, prepara-se já para devorar o cadáver do para ela, antigo clube.

Que lhe faça bom proveito.

JL disse...

Acho uma piada...:

Se uma pessoa diz que acha que as decisões da maioria são lesivas para o Clube, é pouco democrática.

Se diz: "vocês decidiram, agora assumam e aguentem as consequências" é também pouco democrática.

A ver se se resolve de vez esta confusão terminológica e conceptual:

Pouco democrática é a pessoa que acha:

a) que as decisões da maioria não devem ser vinculativas; ou

b) que as opiniões da minoria, por minoritárias, não merecem respeito e não devem ser admitidas.

Ser democrata é aceitar o voto da maioria. Não é gostar do sentido desse voto.

A minha posição é simples: num contexto em que os destinos do SCP são determinados (e legitimamente) pela maioria, é à maioria e aos representantes por ela escolhidos que cabe arcarem com as consequências da descapitalização do Clube, emissão de VMOCs e outras folias SADistas.

Que as vossas decisões vão levar um Clube que também é meu ao fundo, disso não tenho grandes dúvidas. Mas são as regras do jogo e, ao ser Sócio, aceito-as como elas são.

Agora, no fim do dia, o peso da decisão de ontem e de outras assenta nos vossos ombros e não nos meus. Se acreditam que apostaram no cavalo certo, deve ser peso que não vos incomoda.

Quando chegar a hora de fazer o balanço, venho-vos pedir contas.

Ser maioria não é só esfregar a barriga com os 90% e rir da minoria de bloqueio. É assumir responsabilidades pelo que se viabiliza.

Votaram nisto, agora levem com isto.

Mais democrático, não há.

SL

Filipe disse...

Tambem acho, que se votou democraticamente. Ninguem apontou uma pistola para votar sim. O sim votou, assim seja.
Agora o discurso de o sporting està morto e por aì fora jà cheira a merda....

JL disse...

Caro Anónimo,

Ontem deram cabo do meu Clube, hoje confesso que tenho pouca pachorra para a sua imbecilidade.

Passou a SCS, não passou? A maioria esclarecida não acreditou em vampiros como eu, não foi? Então agora aproveite. Mas viva com as consequências.

O que você vê nas minhas afirmações, é, como sempre, o que quer ver. Como já mostrou que não percebe grande coisa disto, acaba por ver sempre tudo mal.

Noutro dia qualquer, ria-me de si como de costume. Mas hoje não. O SCP morreu.

SL

JL disse...

Caro Filipe,

São opiniões. Quem viver, verá.

SL

Filipe disse...

Se para ti o SCP morreu, muda de clube, ou desiste. Eu sou socio do sporting clube de portugal, e mesmo que não jogue a ponta de um corno e que não ganhe nada para mim o clube esta vivo e vai continuar vivo por muitos anos.

Agora se para ti morreu, see you latter.

Anónimo disse...

ACABARAM-SE AS DESCULPAS!!!

Boas!!!

Ainda bem que não fui à assembleia. Primeiro porque, assim, não perdi uma noite na companhia da minha filha (que é, infinitamente, mais importante)e depois porque, uma vez mais, iria levar uma grande "coça" e seria portanto tempo perdido. (faço desde já a ressalva que nunca me incomodou estar do lado de nenhuma minoria, nem tenho problema nenhum com este "tipo" de derrotas)

Tempo perdido porque estou farto de ouvir disparates e discussões de pessoas que tratam o SCP como se fosse a sua "empresazinha" ou "coutada", e porque estou convicto de que estas pessoas que lá estão são, manifestamente, incompetentes logo não confio nelas nem para me administrarem o dinheiro do pão!!!

Por último, e isto sim é importante, apesar de estar convicto de que esta "solução" é um perfeito disparate para não dizer criminosa, fico satisfeito porque se acabaram os argumentos dos pró JEB´S e companhia LDA. AGORA, MEUS SENHORES, ESTÁ TUDO COMO QUERIAM. JÁ NÃO ESTÃO "CONDICIONADOS" E PODEM FAZER TAL QUAL PRETENDIAM!!! VOU AGUARDAR PARA VER O QUE VAI ACONTECER APESAR DE, TER A CERTEZA, QUE O MAIOR DÉFICE DO CLUBE NÃO É FINANCEIRO, É DE QUALIDADE DIRECTIVA A TODOS OS NÍVEIS, DE AMIBÇÃO E COMPETÊNCIA, E ISSO NÃO SE GANHA EM AG!!!!!!

Anónimo disse...

Eles os oposicionistas só queriam um Clube para os sócios como eles, onde pudessem reinar, mas também não tinham intenção de lhes dar meios para viver. Propostas melhor que às que foram apresentadas pela direcção...NENHUMA! Agora que a proposta da direcção passou por números que eles nunca esperaram, dizem que o Clube morreu.Sim! O Sporting como eles queriam morreu, mas o outro, o Sporting com 103 anos de vida, esse, continua vivo e será eterno.Já está demasiado entranhado na sociedade portuguesa para morrer.
Quando ontem soube pela rádio o número de sócios presentes na assembleia (não estive presente, resido a 300 Km de Lisboa), pensei logo que a proposta não iria passar.Depois, por volta da 1 hora de hoje, soube da vitória do SIM e cheguei logo à conclusão que alguns dos votantes habituais no NÃO (cerca de uma centena) votaram pelo SIM, concerteza desiludidos com as propostas da oposição nestes últimos meses e pela demagogia nos ataques cerrados que fizeram ao JEB, apenas com alguns meses de gestão.

Filipe disse...

Eu não percebo. Entaão não se pode dar alguma confiança no JEB? Jà que a proposta passou pour quase 10% a mais do que necessàrio, não se pode esperar um bocado para ver o que ele faz? Somos todos do mesmo clube tenho a certeza disso, então hà que ir todos do mesmo lado.
Se o SCP perder perdemos todos, e se ele ganhar ganhamos todos. O que mais me estranha é jà ter ouvido sportinguistas contentes por o SCP perder...
Agora que o SCP morreu, não concordo. Se o JEB borrar tudo cà estarei para assumir que errei em confiar nele, agora não temos outro nem alternativa valida, claro que temos de aguentar com ele.
O problema do sporting é não haver espirito de união. As divisões nunca deram certo, tenham isso por conta.

JL disse...

Caro Filipe,

Eu também sou Sócio do Sporting Clube de Portugal.

Quando lhe digo que o Clube morreu, não é que morreu para mim. É morreu. Objectivamente. Ao aceitar-se passar mais uma vez património, o SCP aceitou entrar numa espiral de tapagem de buracos da SAD que vai consumir de seguida a Academia e depois o Estádio.

Brevemente, vai ter passivo e já não vai ter activo com que o fechar. E nesse dia, o SCP deixa de jogar bem ou mal. Deixa de jogar, ponto.

Ainda bem que tem fé, e se a tem, então para si eu sou um velho do Restelo a soar a trombeta do Juízo Final sem razão, pelo que não se tem que preocupar.

O que lhe posso dizer é que a última vez que nos chamaram para passar património para a SAD foi com a promessa de que o Clube se ia tornar sustentável e o plantel ia ter expressão europeia. É o que se vê.

Acredite se quiser. Que lhe faça bom proveito.

SL

JL disse...

Caro Anónimo,

Se para si a gestão de JEB, que é feita pelas mesmas pessoas e da mesma maneira que há 12 anos a esta parte "só começou há uns meses", estamos conversados.

Caro Filipe,

Quanto à confiança em JEB, veja no que deu confiar-lhes o património não desportivo. E depois diga-me se ele a merece.

SL

Filipe disse...

Não digo que é velho do restelo ou não. Digo lhe que podia esperar um pouco para ver em vez de tocar a trombeta. Não digo que se pode confiar ceguamente, mas a proposta so passou ontem, era esperar um pouco para ver, depois isso tudo são opiniões.

Sérgio disse...

Caro JL,

Apesar de não ter votado assumo a minha responsabilidade como adepto do SCP que foi e é favorável a aprovação desta reestruturação financeira.

"Quanto ao "activo", nem comento. "

Porque ???? você conhece algum analista financeiro que analise um passivo sem analisar o activo !???

"Boa fé teve Bettencourt, que afirmou não dizer o passivo por questões de segurança."

JEB tem tido cometido algumas gafes esta terá sido apenas mais uma, poderia ter respondido não de forma directa (como muitos queriam para puderem começar a debitar "elogios")mas falando das contas consolidadas do Clube SAD e afins ...

JL espero que o JEB esteja certo e que você esteja errado. Mais do que isso não posso nem devo.

SL,

JL disse...

Caro Filipe,

Permitindo da premissa, que creio não merecer grande discussão dado o tamanho do passivo, que a Direcção da SAD geriu mal o património passado pelo Clube em momentos anteriores, dê-me por favor um motivo racional, lógico e factual para confiar que a MESMA Direcção vai gerir melhor este património.

SL

Anónimo disse...

Não chega já o tempo que lhe foi dado para perceber que, pelo menos, desportivamente o homem é zero, não tem espinha e anda à deriva?!? E quando a borrada for total, que me interessa que o Filipe e outros, até mesmo todos, asssumem que erraram?!?! Se isso representar o fim do SCP como o conhecemos?!?!?

Apesar de todos terem o direito de errar, e já que se fala tanto do FM e do CM, isto não é um "save" que se possa interromper e recomeçar caso não dê certo. O simples facto de se assumir a merda que se faz, depois de vários avisos, para mim, não serve de nada!!!

Até agora, antes durante e parece-me que depois, este senhor nada tem feito para merecer a minha confiança!!!!

JL disse...

Não caro Sérgio,

Não conheço é nenhum activo do Grupo SCP que atenue o passivo, pelo que não percebo sequer o que quer provar com esse argumento.

Quanto às (muitas) gaffes de JEB, se para si não sintomáticas do grau de diletantismo com que ele encara a Presidência dum Clube com 103 anos de história, não sei que lhe diga.

Caro Sérgio, poucas vezes na vida quis tanto estar enganado, acredite.

SL

Sérgio disse...

"Não conheço é nenhum activo do Grupo SCP que atenue o passivo, pelo que não percebo sequer o que quer provar com esse argumento."

Desculpe lá JL mas quer dizer com isto que o "Grupo SCP" não tem activos ... ???!

Ou seja as Holdings de grandes grupos económicos também não têm activos então !!!!

É que o facto que terem participações maioritárias nas empresas do grupo que possuem directamente os activos nada quer dizer é isso que posso interpretar das sua "vaga" afirmação !?

É que temos.

Estádio
Academia
Passes dos jogadores de futebol
Direitos de transmissão...

Filipe disse...

O Bettencourt chegou a 3 meses, e jà dizem que foi ele que levou o clube a deriva. Propõe a primeira medida de restruturação e jà se diz que matou o clube.

De resto o unico erro que lhe aponto é dizer que o SCP luta pelo campeonato em junho quando ninguem acredita e vir dizer em outubro que não temos armas para lutar, so isso.

JL disse...

Caro Filipe,

A equipa no CLube e na SAD é a mesma, JEB incluído, dado que já lá estava. A candidatura foi assumidamente de continuidade.

Fora ele ser mais simpático que o Franco, nada mudou.

Acha mesmo que JEB chegou há 3 meses?

SL

Dezperado disse...

JL

Assim como você não concordava quando a nossa direcção dizia que ou aceitavam este plano ou o Sporting acabava, acho que seguindo a mesma coerencia, lá porque aprovamos o projecto também não deveria dizer que vamos morrer.

Em relação ao pedido ao JEB para mostrar os valores do passivo consolidado, achei engraçado. Quando a primeira pessoa que falou, o Vitor Espadinha, e criticou o JEB por parecer que estava ali a falar para 1000 guarda livros, e que as contas do clube não interessavam, toda a gente bateu palmas....mas depois já queriam saber do consolidado, para assim poderem assobiar à vontade.
Até o PPC (que como é obvio nunca o apoiei, mas acho que até teve uma intervenção interessante) disse para não mostrar, o Dias da Cunha estava sentado ao meu lado e disse logo que estavam ali muitos jornalistas.
Mas pronto, para quem ouviu um dos intervenientes a dizer que este plano deveria ter sido debatido na TV...não preciso de dizer mais nada...qualquer dia tinhamos as reuniões da direcção a dar nas tardes da Julia não??

Só espero que daqui a uns tempos se virmos o Sporting melhorar finaceiramente, venha aqui dizer que afinal o Sporting está vivo de novo.

Filipe disse...

Sinceramente, acho que o JEB esta melhor que o Franco. Mesmo sendo da continuidade, não esta a seguiar as pisadas anteriores. Não pode mudar tudo de um dia para o outro. A restruturação financeira, fosse o JEB ou outro qualquer, tinha que ser feita a mesma.

FMota disse...

JL,
Começo por me desculpar por ter duvidado da tua seriedade profissional. Foi uma citação infeliz, perante a qual peço as minhas mais sinceras desculpas.
Esta tua citação final:
"Votaram nisto agora, levem com isto"
Tu votas-te em quê? No NÃO, correcto? Mas em que basicamente? No NÃO por ser não? No NÃO por achar que o NÃO era melhor? no NÃO por não gostar de dizer sim? No NÃO sem alternativas? No NÃO de quê ou de quem? É só NÃO NÃO NÃO…
Sabes, como ontem te disse, estava inclinado a votar NÃO. Mas após ouvir os infelizes da oposição, após ouvir barbaridades, faltas de educação, criancices e tudo do mais reles, mudei de opinião. Também mudei porque pelo menos votei em alternativa, aliás, a única que me pareceu existir.
Podes dizer muitas coisas. Podes dar a tua opinião, que democraticamente é de louvar. Mas não venhas agora com sarcasmos para cima dos outros. Perdes-te. Perdes-te por culpa própria. Perdes-te para a única alternativa que existia.
Perder custa. Mas não ter “desportivismo” quando se perde custa ainda mais. Tens de ter outra postura. Como tu reclamas, tens de ser mais democrático. Democracia é ter opinião diferente. Mas após, democraticamente, existir uma votação, não tens de continuar a ser sempre do contra. Tens de continuar a ser voz activa. Tens de continuar a seguir o Sporting e a ser oposição mais responsável.
Se achas as propostas aprovadas são assim tão más, só é mais um propósito para te dar força e apresentares soluções credíveis. Não é só dizer que está mal. Tens de apresentar provas das tuas soluções e não só dize-las.
Aceita esta crítica como construtiva. Aprecio bastante a forma como te interessas pelo Sporting e a forma como estás inteirado dos Nossos problemas. Mas o Sporting tem de ser só um. Temos de ser unidos para o bem e para o mal.
Temos de nos esforçar. Temos de nos dedicar. Temos de ter devoção pelos que lá estão. Só assim encontraremos o caminho para a glória.
SPORTING SEMPRE E PARA SEMPRE
SL

Anónimo disse...

Filipe,

E já agora, uma vez que diz que está melhor que o Franco, ajuda-me a perceber como, dizendo em quê que ele está melhor?

(caso responda, peço-lhe que não me fale daquelas acções pimba de angariações de sócios)

Leão sem Palas disse...

Apesar de não concordar com a votação, respeito-a e espero que JEB nos conduza a bom porto.

Mas, que sentido é que faz, continuar o Clube a desfazer-se de património para tapar os buracos da SAD, quando esta não toma atitudes para evitar que eles se continuem a abrir?

Com a decisão de ontem, JEB tapa um buraco, mas se não desencanta receitas, outro se abrirá.

E depois?

Depois marcha a Academia e o Estádio, até que não marchará mais nada.

Antes desta passagem para a SAD, JEB devia-se preocupar em maximizar receitas.

Com 60000-70000 sócios a pagar quotas, sem receitas de TV, com apenas 24000 GB e pouco mais onde sacar receitas, como é que se equilibram as contas de maneira a compensar os tais 20-25 M€ gastos por época?

E ainda temos que juntar a isto os juros mensais a entregar aos bancos.

SL

JL disse...

Caro Dezperado,

Não sou o Vítor Espadinha, portanto não tenho que responder pelas palavras dele.

Também eu espero dizer que o SCP está vivo, esta é matéria em que não quero ter razão.

Por outro lado, também achei engraçada a sensação generalizada de "vamos aprovar para haver mais dinheiro para o futebol". Não precisava de ser discutido na televisão, bastava que tivesse sido discutido. Ponto.

Mas como só havia tempo ou para discutirmos por exemplo porque valor passava a SCS para a SAD e outras insignificâncias do Plano, ou para ouvirmos JEB recitar o seu CV e contar a história da sua vida, teve que se optar.

E ele optou pela que lhe conveio. Vantagens de ter 90%.

Quanto ao futuro, já se passou mais património para a SAD "gerir" do que o património que ainda resta. O resultado foi um passivo que nem se pode dizer por falta de condições de segurança.

Se acha que as mesmas pessoas agora se lembraram de fazer as coisas bem, é caso para no mínimo lhes perguntar porque não se lembraram mais cedo.

SL

Anónimo disse...

Leão Sem Palas,

60.000 ou 70.000 sócios pagantes?!?? Onde?!?! No SCP!?!! A ser verdade, coisa que obviamente não acredito, isso representa um crescimendo de quase 100% em 3 meses!!! E então, seria uma extraordinária prestação desta direcção, conseguir um tão espantoso crescimento!!!

Filipe disse...

@ Carlos

Mas em 3 meses que querias que ele fizesse de mais? Quando chegou ao comando do clube, em finais de junho, a época ja estava para começar, fez o que pode.

Estamos em Outubro e jà perdemos o campeonato, tem de se culpar o JEB? Eu acho que o culpado aqui é o Franco que quis deixar esta epoca para o sucedor sabendo que uma época tem de ser preparada ao menos desde de dezembro.

Montou uma campanha para angariar socios, resultou? acho que esta no bom caminho.

De resto para ver resultados do mandato do JEB, so para 2009/2010.

Leão sem Palas disse...

Carlos,

Se estou enganado peço desculpa, mas não eram os que estavam em condições de votar? 60000?

SL

Anónimo disse...

Leão sem Palas,

Sinceramente não sei. Apenas me pareceu um pouco estranho que em, apenas, 3 meses se tenha passado de 30.000 sócios em condições de votar nas eleições, para 60.000. Mas, e como tudo no SCP é rodeado de grande secretismo e carece sempre de confirmações oficiais, se calhar até é "verdadeiro"!!

Filipe,

Lá está, não há resposta possível. O que está a correr mal não é culpa dele, o que está a correr bem - que sinceramente nem sei o quê - é responsabilidade dele. É desta incoerência, e seguidimos abusrdo que me queixo neste SCP.

Como eu sou do SCP e não pro este ou contra aquele, tenho a dizer que acho que a comunicação para o exterior tem sido miserável, que a preparação da época não existiu, que a manutenção cega do PB é uma vergonha e que se nota uma total ausência de ideias para o futuro. Por isso fico "feliz" por ter sido aprovado o plano. Agora sim que o senhor tem aquilo que queria, sempre quero ver do que é capaz!!!!

Anónimo disse...

Caro LR,
Revejo-me totalmente neste teu post.
Também eu votei e saí porque já era tarde e tinha de fazer mais de 100Km, porque não gostei nada do ambiente desta AG. Também fiquei convencido que o ponto nº2 não seria aprovado por mais de 2/3.
Só hoje de manhã soube dos resultados e fiquei surpreso.
Foi bastante trsite o que assisti naquela sala. Sobretudo alguns discursos inflamados a tentar incendiar a sala e as faltas de respeito constantes. Estava no fundo da sala ( próximo do ex-presidente Dias da Cunha) e não pude deixar de reparar em meia dúzia de jovens que estiveram toda a AG a mandar bocas e a tentar destabilizar. Não sei ou nem quero saber quem encomendou o recado, mas também precebi que quando houve o tumulto com o Pedro Faleiro se dirigiram todos para esse local. Repúdio total pela intervenção de Vitor Espadinha, não pelo conteudo,mas pela forma trauliteira.

SPORTING SEMPRE

Ah!Ah!Ah! disse...

Mtos comentarios aqui parecem algumas das pessoas que falaram ontem na assembleia que começavam por se mostrar indignadas com as ofensas proferidas em intervenções anteriores e depois desatavam a ofender também.

Não sou advogado de defesa de ninguém mas o JL apresentou diversos argumentos ao longo dos últimos dias diversos argumentos para justificar a sua posição e mesmo assim ainda se lêem coisa como "Tu votas-te em quê? No NÃO, correcto? Mas em que basicamente? No NÃO por ser não? No NÃO por achar que o NÃO era melhor? no NÃO por não gostar de dizer sim? No NÃO sem alternativas? No NÃO de quê ou de quem? É só NÃO NÃO NÃO…
". Assim é difícil discutir...

A proposta passou.

Eu votei NÃO.

No entanto, espero resulte naquilo que todos desejamos: um Sporting Clube de Portugal mais forte e competitivo.

SL

FMota disse...

Caro Ah!Ah!Ah!

ahahahahahahahahahah.....lol

SL

Unknown disse...

Aconteceu o que eu esperava. Como se tem visto aqui e noutros blogs, a falta de nível era uma arma que eu já esperava que fosse usada na AG.

Eu também votei e fugi dali para fora, mas ao contrario do LR, estava convicto de que a proposta ía passar, tal como tinha dito aqui ontem.

Sendo assim e especialmente para o JL e para o Leão Sem Palas......PERDERAM !!! Aguemtem-se !!!

Anónimo disse...

Jedi Master

Ora aí está uma declaração ao teu nível!!! Quem anda a perder é o SCP, ou tens andado a dormir?!!?!? É por causa de gajos como tu que as pessoas anda como andam, com vontade de saltarem para cima umas das outras!!! Nem eles perderem nem tu ganhaste, no fim esperamos todos que ganhe o SCP e só isso é que interessa!!!!

Unknown disse...

É isso mesmo Carlos. É tudo culpa minha. PERDERAM !!!

Fanane disse...

Esta situação está decidida democraticamente! Agora acho que deveríamos começar a pensar no futuro, coisas do tipo:

- Esta situação que tipo de investimento vai proporcionar e QUANDO?

- O PB passa a ser um treinador ao nível do SCP por ter mais 25 tostões de orçamento? Na minha opinião e de muitos outros, não!

- O Depto. de Futebol passa a ser competente (em diversos sentidos) por o orçamento crescer um pouco?? Não!!!

- O JEB mostra-se minimamente preocupado com o Dpto. de Futebol: NÃO!!!

Muita conversa, mas a nível de responsabilidades e competências continua tudo na mesma! Na minha opinião, na mesma MERDA!!!

SL

Anónimo disse...

Caro JL,
Já todos percebemos que ficou indigando com este resultado e com certas pessoas.
Então não se indignou com certos sócios que tentaram incendiar a AG. Ou com alguns jovens que estavam no fim da sala em pé a tentar destabilizar a AG. E pelo que percebi pertenciam à AAS.

SPORTING SEMPRE

Unknown disse...

Anónimo,

Com a falta de nível eles não se indignam. Por eles ía tudo corrido à porrada naquela AG. É que só assim é que conseguiam levar a sua avante.

Dezperado disse...

Nestes ultimos dias discutiu-se muito aqui os artigos dos estatutos da SAD, falou-se em acções tipo A e B e que com este novo plano iriamos perder a maioria dos votos na SAD. E sinceramente cheguei acreditar na lógica e nos argumentos que aqui foram explicados pelos opositores a este plano. Ontem na AG, o 1º ponto dizia que continuariamos a ter maioria.
Tive pena que nenhum dos opositores pedisse a palavra para levantar esta questão à direcção, porque depois de ouvir os argumentos da oposição, gostava de ter ouvido a nossa direcção a explicar esta situação. Como ninguem levantou essa questão, depreendo que se calhar os factos que aqui foram contados não eram totalmente verdadeiros, ou então não contaram tudo.

JL

Tive pena que ontem na nossa discussão sobre a Academia e quando falou na duplicação de valor por causa dos terrenos, não ter referido que qualquer mais valia na sua venda iria sempre entrar no Clube...e agora pergunto JL, assim como eu, você também não sabia, ou apenas só quis mostrar o lado negro da situação?????

E já li aqui muitos comentários e não vi ninguém a dar os parabens por termos um pré acordo para construir o novo pavilhão junto ao estadio...será que só era importante criticar, e agora que vamos ter mesmo o novo pavilhão já não interessa falar disso????

Filipe disse...

Bom comentario Dezperado.

Ah!Ah!Ah! disse...

"Ou com alguns jovens que estavam no fim da sala em pé a tentar destabilizar a AG."

E alguns menos jovens que estavam na frente da sala sentados que começaram logo a destabilizar nas primeiras intervenções? Lá está, criticamos os outros pelo seu comportamento e não olhamos para nós.

Quantas vezes neste blog foi apontada a falta de união, o divisionismo, nomeadamente a quem não votou JEB? E no entanto: "Sendo assim e especialmente para o JL e para o Leão Sem Palas......PERDERAM !!! Aguemtem-se !!!"

Pensava que para quemm apoia JEB a conclusão a retirar de ontem seria uma: venceu o Sporting pois este é o melhor caminho para o Clube, mas não o importante é declarar a derrota, colocar à parte, quem como eu não achava esta a melhor solução.

Mais uma vez, votei NÃO mas espero que resulte, para bem do Sporting e do Amor que lhe tenho

SL

Anónimo disse...

Ah!Ah!Ah

Mas achas que os aqui apoiam o JEB se preocupam com o SCP?!? Se achas amigo, desilude-te, porque eles apenas apoiam o JEB, como bons acólitos que são. Por isso eles ganharam e os que não estão de acordo, perderam!!!

Jedi

Com esse níve de declarações só podes ser um dos "meninos" que estavam lá à frente. Uma vez que já provaste que o SCP para ti não interessa, sempre me hás-de dizer quando é que vais ganhar outra vez, será daqui a 4 anos?!?!?!

Dezperado

Um pré acordo já é alguma coisa, agora sempre quero ver se passa de pré a acordo, e de acordo a edificação. Aí sim terão os meus parabéns. Como este senhor - JEB - já nos habituou a que o que hoje é verdade amanhã é mentira, tenho sérias dúvidas de que alguma coisa seja feita. Porém, e vou pôr em maisculas para ver se me lêem bem, ESPERO ESTAR ENGANADO!!!!

Jedi Master Atomic disse...

Carlos,

Eu ganho cada vez que vocês perdem.

PS: Não estava lá à frente, nem lá trás.

YAZALDE76 disse...

Inesperado, sim. Para mim foi. Mérito? Do JEB claro. Sem grandes dramas fez aquilo que FSF não conseguiu. O que não deixa de ser curioso na medida em que este fez tudo e de tudo para esclarecer, debater e ouvir alternativas. Espero que JEB e seus pares tenham aprendido as lições destes 3 meses. Talvez estejamos melhores sendo apenas 50.000 mas bons do que com pseudo-democratas que festejaram: - vitórias de trinta e poucos por cento, derrotas pesadas do clube e que inclusivamente as desejaram e em público. Pois antes de Florença já tinham a "acção" marcada para o aeroporto. Ou que dizer de um "conselheiro leonino" que acha que os outros todos são carneiros e apenas ele mais o rapaz dos "adeptos" são iluminados? A democracia é gira quando se ganha (mesmo que com minorias) mas uma chatice quando se perde. Talvez devessem reflectir sobre a possibilidade mesmo que remota, na vossa iluminada e experiente opinião, de a esmagadora maioria dos associados do clube poderem ter razão? Dar o benefício da dúvida talvez? Não o querem fazer. Preferem ditar a morte do clube? Porque não convocam uma AG para decretar o seu encerramento? Por mim disse e repito mais vale poucos mas bons. E tão perto de Alvalade há outro clube e tão "bom" tão "ganhador" cheio de "vedetas" porque não se alistam? Eles aceitam tudo e nós, os "carneiros limitados" da maioria até agradecemos. Boa viagem.

Saudações Leoninas

YAZALDE76

Sporting até morrer disse...

Caros Sportinguistas,

Apesar de haver muitos que votaram contra o ponto 2 da AG (ou gostariam de votar contra e não estiveram presentes), a verdade é que esta medida foi aprovada.

Eu incluo-me nos que são contra o ponto 2, mas respeito a decisão da maioria.

Tal como já foi referido, mais do que nunca devemos estar atentos ao que a Direcção vai fazer de futuro.

Votei JEB em Julho, e apesar de alguns erros que tem cometido nestes 3 meses, reconheço-o como um grande sportinguista e continuo a acreditar que esse sportinguismo não vai levar o clube para caminhos iguais a Salgueiros, Estrela ou Boavista.

Espero agora que JEB cumpra o prometido na entrevisat que deu ontem ao Record, e com base nesta AG:

- Redução do passivo em 55M de euros

- Renegociação de novas condições para os empréstimos bancários

- Aumento do orçamento para o futebol (espero que pense como muitos de nós, e que se proçeda já à aquisição de reforços na reabertura do mercado)

Esta AG e os 4 meses de liderança de JEB levantaram muitas polémicas, mas permitem-me também tirar uma conclusão:
- Os nossos adversários do FCP e SLB, que tanto gostam de dizer que o Sporting está moribundo e acabado, devem reconhecer que toda esta discussão sadia demonstra a vitalidade que vive o clube.
Goste-se ou não se goste das decisões tomadas, o SPORTING ESTÁ VIVO!

SL

Anónimo disse...

Jedi Master,

És um imbecil!!

Nuno Manaia Costa disse...

Antes demais ,

eeclarecer um anonimo que diz que está a 300Km de distancia...Não foram 100 a votar pelo Não ,mas sim 296 ..Apenas para que conste!

Eu como todos sabem votei pelo não! Como aliás tenho votado sempre que está geração da divida me tem apresentado as suas propostas! E obviamente uns meses mais á frente , o meu voto acaba por estar sempre cheio de razão.

Á 3ª la conseguirão o que queriam e posto isto ,fico também eu muito mais descansado, porque ,finalmente está aberto o caminho para termos uma belissima equipa para a Europa...a tal que foi prometida no mandato anterior... De uma coisa estou certo: Acabaram as desculpas!!!!

Apesar de ter votado Não...confesso que o meu sentimento no final era muito dubio...se por um lado a minha ideia tinha perdido,por outro ao ver tantos associados satisfeitos, acabou por me deixar a mim também mais tranquilo! Estão certos que este é o caminho?? Excelente!

Mais uma vez os visionários que sempre teem viabilizado "a geração da divida" de levar o passivo de 60 aos 360 milhões(é este o passivo consolidado!) , voltaram a dar carta branca para que tudo seja feito.... Cá estaremos para cobrar!!!

Ainda gosto mais destes acólitos que continuam a falar de outras propostas alternativas, quando os sócios teem 3 minutos para falar,e como se qualquer proposta que fosse apresentada seja por quem for ´,fosse levada a sério... De facto as informaçoes que saem do clube são muitas, os sócios estão na posse de todos os dados,e com a abertura que há ,toda a gente tem possibilidade de apresentar outras propostas... é isto que se passa não é???

Estou cansado de levar com estes numeros todos, estou cansado de estarem a levar o meu clube para o abismo, estou cansado de continuar a ver idiotas que votam SIm...Porque SIM...Porque confiam...em executantes que transformaram um passivo de 60 em 360...



Um dos Paineleiros da Tv , referiu que os que votam contra deveriam ser responsabilizados pelos 10 M de juros que foram pagos á banca...

Ontem confrontado com estas declarações, foi-lhe questionado se ele e os amigos se responsabilizavam pelos restantes 350... Invariavelmente estas conversas acabam ,com pontapés para canto, ou com bolas a sair pela linha lateral!!!

Gostei também de ver que um anonimo teve a capacidade de verificar as carteiras de varias pessoas verificando que pertencem á AAS...Poderes desses só o Super Homem...Devia po-los ao serviço do clube!

De conciencia tranquila ,cada vez mais me convenço que os sócios teem o clube que merecem!

João disse...

É só futurologia por estes lados...

Iluminados que dizem que o Sporting morreu que o JEB e quem vota nele são uns burros.

Iluminados que se auto-proclamam donos da verdade e que são os únicos Sportinguistas minimamente inteligentes.

O verdadeiro mal do Sporting é este...Gente mais interessada em dizer "eu é que sei eu é que tenho razão" do que nas vitórias do Sporting.

SL

Jedi Master Atomic disse...

Carlos,

E tu perdeste !!!

Anónimo disse...

João,

E tu, o que és?!? O que defendes e porquê?! Se uns acham que estão sempre certos - os que estão contra - então o que acham os que estão sempre a favor?!?

Este tipo de comentários faz-me sempre lembrar aquela brincadeira de crianças do quem diz é quem é!!!!

Acordem para a vida, mas haverá algum sportinguista satisfeito seja com o que for neste momento?!?! Se há, ou não é sporinguista ou é irresponsável ou então, é mentecapto...

Filipe disse...

Eu por mim podiam perder todos menos o sporting, o resto é treta....

Anónimo disse...

Jedi,

E tu és imbebil que é, infiniamente, pior!!

Anónimo disse...

Jedi,

Também és imbebil (seja lá o que isso for ) mas és um grande imbecil!!

Anónimo disse...

O nosso amigo JL (e não só) parece o Vasco Graça Moura do Sporting, isto é, digere mal as derrotas impostas democráticamente. Fica sempre com uma azia terrível e começa a disparar em todas as direcções. Qualquer dia temos que o tratar pelo senhor 10 %, que parece ser um numero com que ele se dá bem.
Foi realmente pena que ontem na Assembleia ele não tenha posto todas as suas duvidas, que foram amplamente explanadas neste e noutros blogues.
Mas têm que ter paciência.
Nós, "os carneiros", vos saudamos, minoria, agora silenciosa !
Viva JEB !
Viva o Sporting !

Sérgio disse...

Vira o disco e toca o mesmo !!!

É assim desde Julho.

leao revisor disse...

Sobre a AG de ontem:

Fico na duvida se este resultado se deve ao mérito da direcção ou ao demérito da oposição.

Digo isto porque existe sempre 3 grupos de sócios que vão para a AG, os que votam a favor, os que votam contra e os que vão para a AG sem sentido de voto e que depois consoante o que ouvem decidem.

A direcção apresentou uma proposta, e nem foi especialmente convincente, disse o que a proposta trazia de bom para o clube e deixou para a consciencia de cada um a decisão.

A oposição, o que fez? Falou do passado, do (mau) futebol, mas nunca colocou em causa a proposta da direcção (e parecia que havia argumentos segundo alguns para o fazer), nem apresentou outras soluções e aquilo que me pareceu que fez a proposta passar, criou um ambiente de intimidação (preparado por alguem ou expontaneo não sei).

Sendo assim, e depois de os ver festejar mais efusivamente, duas vitória com 34% do que muitas vitórias do SCP, esperava um pouco mais de respeito pelos resultados.

E termino por dizer, se quando perdemos não gostam de desculpas para a derrota, deviam seguir o mesmo principio e assumir as vossas culpas nesta "derrota".
Se tinham tantos argumentos contra, se esta proposta era tão má para o clube, se os sportinguistas querem o melhor para o seu clube... A decisão era simples!

Ou os inteligentes estão todos de um lado e os "carneiros" estão todos de outro?

Ah!Ah!Ah! disse...

Manaia, tal como te disse ontem, força para continuares a colocar grandes posts (apesar de não concordar que qualifiques alguns de idiotas)

Essa história dos 10% deverá ser revista pois, em boa verdade, ontem foram mais de 25% votos contra!

A "minoria, agora silenciosa" pelos vistos está a crescer...

leao revisor disse...

ahahahahh

Nas eleições, 10% de mais de 11 mil votantes...

Nesta AG, 24% de pouco mais de mil vontantes...

Na ultima AG para o efeito, foram 1400 votantes e tiveram 34%.

E agora estão a crescer?

Sérgio disse...

Ahaahahahaha

A "minoria, agora silenciosa" pelos vistos está a crescer...

A "Minoria" sempre foi tudo menos silenciosa ... o facto de estar a crescer é relativo.

+/- 1000 de 10000 (eleições para a presidenia)

296 de 1138 (tendo como base o º de 296 dado pelo Nuno Manaia).

Mas se pensares que em AG anteriores a "minoria" teve sempre acima de 33% dos votos verás que não podes tirar esse tipo de conclusões !!!

SL,

Sérgio disse...

LR,

Assim não vale :) !!!

Anónimo disse...

E eu que pensei que ontem tivesse sido uma AG do SCP. Afinal foi mais uma etapa da luta entre CARNEIROS e a minoria!!! Que palhaçada!!! Afinal sempre parece que há sportinguistas que este ano estão a ganhar, já que no(s) campo(s) é a miséria que se vê!! Eu é que parece que este ano não ganho em lado nenhum, nem no campo nem fora dele!!!

MRG disse...

"""""Em 30 de Junho de 2009, os capitais próprios do Sporting Clube de Portugal ascendem a 32.669 milhares de euros (Junho de 2008: 39.543 milhares de euros).
No entanto, caso fossem considerados os ajustamentos decorrentes do nosso exame, acima mencionados nos parágrafos 8 a 10, os capitais próprios à mesma data seriam negativos em 131.213 milhares de euros (Junho de 2008: 93.948 milhares de euros).

Assim, a continuidade das operações encontra-se condicionada ao sucesso das operações futuras, ou ao suporte financeiro, por parte dos Sócios, ou à capacidade de obtenção de recursos financeiros provenientes de instituições de crédito."""""

Relatório da KPMG

E ninguém está minimamente preocupado. A própria auditora já escreve a morte anunciada do Sporting Clube.

Sérgio disse...

Carlos,

Não se faça de virgem você por acaso não lê o que aqui se tem escrito !!!

Sérgio disse...

MRG,

Consegues-me arranjar o link para esse relatório da KPMG.

Obrigado

leao revisor disse...

MRG

Passou o teu tempo!

Tinhas a oportunidade de dizer isso e mais os argumentos que andaste aqui a falar durante muito tempo ontem, não o fizeste, nem tu nem os restantes adeptos como tu que criticaram tudo e todos.

Respeita agora a decisão dos sócios

MRG disse...

Sérgio,
http://www.forumscp.com/index.php?topic=18627.msg688655#msg688655

Leao Revisor,
Passou o meu tempo?! Era o que mais faltava...eu respeito totalmente a decisão dos sócios. Aliás, se não respeitasse não tinha ficado quietinho no meu lugar.

Mas a mim, e ao contrário do que o malabarista do Vasco Lourenço quer, não me vão calar nunca. Quando a cambada de incompetentes que têm dirigido o Sporting com a conivência dos sócios fechar a porta, eu cá estarei para ajudar a reerguer o Clube.

E mais uma vez, mudar o tema da conversa é-te muito útil em vez de opinares sobre o relatório da KPMG.

leao revisor disse...

MRG

Eu vou deixar passar uns dias para a azia passar e depois voltamos a falar sobre o que entenderes.

A unica verdade é que voces vinham para aqui cheio de argumentos, cheio de verdades, mas na AG não apresentaram em propostas nem argumentos, nao apresentaram NADA.
Numa AG em que tudo era vos favoravel.

Maus resultados desportivos, numero reduzido de socios, 2/3 para ser aprovado, e mesmo assim nao tiveram capacidade para conseguirem ter sucesso.

MRG disse...

Leao Revisor,

Colocar aqui o relatório da KPMG é azia? Tem a santa paciência que já me bastou ontem ouvir as palermices debitadas pelo Bettencourt sobre as contas consolidadas...

Número reduzido de sócios? Se o PMAG não fosse quem fosse, e a AG tinha sido adiada, por estarem mais sócios do que os permitidos.

leao revisor disse...

MRG

Não tinhas estes dados ontem?
Alguem falou do argumento "iluminado" dos votos na SAD?

Disseste alguma coisa? Alguem falou disto?

Se no local próprio nao abrem a boca entao tem lá paciencia!

E sim a culpa foi do Dias Ferreira...
Ou entao da trafulhice na contagem dos votos...
Já ouvi tantas que até dá para rir.

"Quando nao se sabe dançar... O problema é da musica"

Sérgio disse...

Obrigado MRG

SL,

YAZALDE76 disse...

"Sr." Nuno Manaia Costa,

Eu, um dos "idiotas", que "V. Exa." não hesita em menosprezar o saúdo bem como à sua "compreensão, respeito, sentido democrático e sportinguismo". "Bem haja". Permitam-me uma sugestão:
Porque não transformar a Associação "Adeptos Sportinguistas" numa orquestra? Pequenina mas jeitozinha... organizada e barulhenta? Ou então num novo clube (que seguramente ganharia a Champions em meia dúzia de anos)? É que com tantos génios e tanta capacidade rápidamente poderiam ocupar o lugar que o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL ocupa (uma vez que os "iluminados" já lhe declararam a morte) e ganhar Ligas Nacionais umas atrás das outras? Que tal? Ficavam "V. Exas." satisfeitos, nós os "carneiros idiotas" também e como bónus ainda nos viamos livres uns dos outros.

PS: Apesar de tudo confesso alguma estranheza pelo facto de algumas pessoas que até à bem pouco tempo diziam NÃO, NÃO e NÃO terem passado de repente para o sim. Todos temos o direito de mudar de opinião mas que parece que a questão era meramente pessoal lá isso parece...

YAZALDE76

Poogus disse...

Para aqueles que dizem que o clube morreu, morram com ele porque não fazem falta nenhuma. Eu acredito no SCP, irei continuar a apoia-lo porque ele está vivo e não é nenhuma minoria e até mesmo maioria que o irá matar. Viva ao SPORTING!!!

João disse...

Carlos

É óbvio que não estou satisfeito neste momento, nem disse nada parecido com isso.

E também não estou a criticar quem tem opiniões contrárias às minhas.

Simplesmente tenho a humildade de admitir que posso estar errado enquanto anda para aí muita gente que deve ter bolas de cristal já a dizer o que vai acontecer.

Há já aí gente que se afirma como os melhores gestores do mundo, e eu é que sei, e o JEB e quem vota nele são todos uns burros mas eu é que tenho tempo de estar um dia todo num blog a dar os meus pareceres económico-financeiros em vez de estar a trabalhar.
Quem percebesse tanto do assunto teria mais que fazer.

Dar opinião, tudo bem, achar-se dono da verdade e não respeitar a opinião contrária é que é, isso sim, de mentecapto

Nuno Manaia Costa disse...

Caro Leão Revisor,

essa tua postura...é um pouco ao genero...de que os que votaram contra são de outro clube..estão de azia...
Quando o Sporting perde ...tu perdes ou ganhas'?? E os outros??

O que é que pretendes com isso?? Achas que isso é postura? E que tal dares a cara , que aliás era uma medida para que estes blogues passasem a ser mais crediveis...

É muita giro andar ao coberto de pseudonimos e dar umas larachas!

E orgulho-me de defender as minhas posições dando a cara...e seguindo o meu clube para todo lado !!!! TODO O LADO! Isto ao longo de 21 anos!

A seguir aos 90% ,tivemos ontem 74%...e portanto os sócios mandam! infelizmente a história tem-nos encarregado de mostrar que nem sempre as maiorias teem razão! E o Sporting é um exemplo disso....

Roquette, Dias da Cunha, Soares Franco...todos eles eleitos por larga maioria.... Belissimo trabalho o destes sres e de quem os acompanhou!

Se há pessoas que ainda acreditam neste seguidismo, aliás é uma larga maioria ,que o faz...Pois a mim o que me interessa é estar bem comigo mesmo! estar de consciencia tranquila!

Agora não podes esperar , que quem tem vindo a alertar para tudo isto á anos, de repente já acredite!

Eu até acho que JEB pode ou poderia fazer um bom trabalho...O problema é quem o rodeia...Mas isso já são outros quinhentos!

Espero que a medida aprovada ontem seja a que salve o clube...porque senão teem que levar com quem alertou antecipadamente e anda a alertar á anos !

E espero que o futebol melhore ,e não é já pra proxima época, é já ESTA ÉPOCA! Se estrutura está mal ,que se mude!

Eu falo quando tiver que falar,e se algum dia tiver que ir junto daqueles que vão ao aeroporto, vou também!

Porque tenho 24 anos de socio, porque pago quotas, porque todos os anos compro gamebox, pprque tenho gamebox do andebol porque tenho gamebox do futsal, porque acompanho o meu clube para todo lado, porque marco férias no trabalho em funçao das idas ao estrangeiro!Porque a mim não me apontam o dedo!

Eu como muito outros tenho legitimidade para falar,para criticar! Apesar de nao ser dos que assobia durante os jogos ,compreendo quem o faça! Prefiro junto das claques apoiar...e no fim dar azo á insatisfação!

E estou facto farto com a agonia que se tornou ver o meu clube! Como estou farto de ver a complacencia daqueles que defendem aquilo que ninguém consegue defender!

Ontem parece-me que a unanimidade da noite foi a miséria que está o futebol do Sporting!

E daqui deixo já um grande abraço ao Vitor Espadinha! Exaltado , mas meteu o dedo na ferida!

Não vé quem não quer...por continuarem muitos a ssobiar para o lado é que chegamos onde chegamos!

Votam Sim ...porque confiam! Pois eu voto não porque não confio!

Alternativa? Claro que há!

Façam a auditoria,e provavelmente temos os problemas que resolvidos ...e não sou só eu que o digo...disse ontem o Sr .João Rocha!

Nuno Manaia Costa disse...

Sr. Yazalde,

O original que Deus o tenha! Cópias há , mas de má qualidade!

Responder-lhe ia se desse a cara....

SL!

leao revisor disse...

Nuno Manaia Costa

Eu fiquei com azia nas ultimas duas AG, mas nunca disse que o SCP morreu como alguns.

Nunca desejei uma derrota do SCP, algo que já aconteceu a muitos sportinguistas.

Para mim uma derrota do SCP será sempre mau.

E NMC, não estou minimamente preocupado com a credibilidade do blogue, eu e os outros editores escrevem aquilo que querem e só vem aqui quem entende.

Achas que os Sportinguistas querem o mal do clube?
Achas que existe assim tanta gente a "mamar" no clube que dê para ganhar as eleições por 90%.

Voces passam um atestado de burrice em todas as AG, aos que votam a favor.

E digo-te mais, se concordas com o que disse o Espadinha está tudo dito.

Anónimo disse...

No Jornal de Negócios online :

"Os títulos do Sporting reagiram em alta aos resultados alcançados ontem na Assembleia-Geral do clube.

Os sócios aprovaram o Relatório e Contas do exercício de 2008/09 e a transferência da participação do clube na Sporting Comércio e Serviços, o que cria as condições necessárias para o Sporting "se tornar mais forte e ambicioso", segundo José Eduardo Bettencourt.

As acções do Sporting avançam 5,74% para 1,29 euros, tendo já estado a valorizar 6,56% para 1,30 euros.

Os sócios do Sporting aprovaram ontem em Assembleia-Geral o Relatório e Contas do exercício de 2008/09 e a transferência da participação do clube na Sporting Comércio e Serviços com cerca de 74% dos votos favoráveis

"Com esta decisão dos sócios vamos poder ajustar os meios à nossa realidade, quantificá-los e canalizá-los para onde são necessários, por forma a trabalharmos de forma mais planeada e menos à vista", disse Bettencourt a seguir à divulgação dos resultados da votação, em conferência de imprensa, no auditório do Estádio de Alvalade."

YAZALDE76 disse...

"Sr" Manaia,

Não seja por isso. O YAZALDE76 chama-se Paulo Barros Freitas e é o sócio nº 5838. Sabe não se pode agradar a todos por isso o facto de me ter chamado e a tantos outros idiota fica-lhe mal é a si. Não pretendo ser cópia de nada nem de ninguém e continuarei a assinar assim, não para me esconder de nada, mas porque me apetece. Fico assim à espera da sua resposta pedindo-lhe que faça um esforço para não ofender mais ninguém. Mas fará o que entender.

Saudações Leoninas

YAZALDE76

Sérgio disse...

Essa noticia é perfeitamente normal visto a SCP SAD que é a empresa cotada em bolsa ter visto o seu valor de Activo aumentar significativamente.

Anónimo disse...

Senhores como MRG e o Nuno Manaia já são conhecidos de todos nós. Homens de convicções fortes e cheios de bolas de cristal, pois adivinham sempre o futuro. Pior ainda apelidam todos os que não seguem as suas ideias de " IDIOTAS" , "CARNEIROS", "VENDIDOS" e outras coisas do genéro. Parecem aqueles politicos que julgam ter a razão sempre do seu lado por causa de gritarem mais alto. Já era tempo de serem mais humildes e acatarem as decisões emanadas do voto em urna. Sigam o exemplo do Nuno Mourão e de outros que já apelaram há união.
O Sporting é de todos nós, como tanto gostam de apregoar e todos nós temos o dever de trabalhar em prol de um ideal maior: SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.

Assina: SPORTING SEMPRE

Anónimo disse...

Alguém me pode informar se, por acaso, ontem foi referido na AG qual o valor pela qual a SCS passará para SAD? Sinceramente não reparei...

E a conclusão que se pode retirar da ridícula AG de ontem é que, finalmente, ao fim de tanta insistência, a Direcção conseguiu alcançar parte dos seus objectivos através da ignorância da maioria dos adeptos, que pouco sabiam para o que estavam a votar... Para além de criar o cenário de que esta é a única salvação do Clube, esquecendo-se de referir quem o deixou nesta situação calamitosa... E realmente, é incrível como se passa um novo cheque em branco ao grupo tem gerido o SCP de forma ruinosa... Só mesmo por desconhecimento (ou quem ganha com isso)...

SL,
JS

Riga/V-1-Boy disse...

confesso que até ha uns dias e fazendo fé na maioria dos comentários por aqui e em outros blogs, eu acreditava que a proposta não passaria, no fundo em todos os blogs so uma meia duzia é que acreditava no sim.

fiquei surpreendido com o resultado em virtude disso.

tambem pensava que tudo o que disseram aqui, tantos numeros e factos, iam ser aproveitados para por em xeque a direcção e o projecto, tinham a oportunidade de ouro para isso e não entendo porque não o fizeram.

dizem que preferiram ficar quietinhos e nao dizer nada.se acham que este projecto vai ser assim tão catastrofico porque aquando da discussao nao tentaram debater e rebater com os conhecimentos que tinham e que anderam a debitar nos blogs?

dizem que os anteriores porjectos nao resutaram, esta certo, mas ja tentaram perceber que existem factos que nem os gesores conseguiam prever? quando fizeram esta negociaçao a primera vista era boa, mas por acaso iam advinhar a crise financeira a nivel mundial que aconteceu e que levou a uma escalada das taxas de juros?.

existem factores imprevisiveis e este projecto no papel é bom, agora vamos ver na pratica o que acontece.

para finalizar queria enaltecer a postura de algumas pessoas que por aqui comentam e que apesar de terem votado nao, neste momento conseguem ter a atitude de reconhecer que o importante é o clube e remarem todos para o mesmo lado.

Ah!Ah!Ah! disse...

"Nunca desejei uma derrota do SCP, algo que já aconteceu a muitos sportinguistas."

Certamente está a referir-se a quem fez a folha ao Dias da Cunha...

"Achas que os Sportinguistas querem o mal do clube?"

Não tenho dúvidas que a quase totalidade dos 74% que votaram a favor acha que está a fazer o melhor pelo Clube.

O que não compreendo é que alguns desses andem a festejar a derrota dos que eram contra a proposta.

Isso só serve para acentuar o que o LR diz no post "o clube está partido ao meio, não é apenas conversa e a cada AG que se realiza mais as partes de afastam"

Quer eu queira ou não, este foi o caminho escolhido pela maioria portanto só me resta esperar o melhor e continuar a fazer o que posso pelo Clube: ser sócio, ter gamebox, ir ao estádio, ir algumas vezes aos jogos fora, ter convencido 2 amigos a fazerem-se sócios este ano e comprarem gamebox ao meu lado, ter o meu filho de 4 anos sócio desde que nasceu e, sobretudo, continuar a defender o Sporting e os seus méritos e valores na sociedade portuguesa.

Saudações Leoninas

Sérgio disse...

Para reflexão !!!

"Pinto da Costa recebeu 700 mil euros de salários e prémios
A presidência do Conselho de Administração da SAD do FC Porto rendeu a Jorge Nuno Pinto da Costa 700.000 euros brutos na última época futebolística, segundo o relatório enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

--------------------------------------------------------------------------------

Jornal de Negócios com Lusa


A presidência do Conselho de Administração da SAD do FC Porto rendeu a Jorge Nuno Pinto da Costa 700.000 euros brutos na última época futebolística, segundo o relatório enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Ao todo, os quatro elementos remunerados da administração da SAD portista auferiram quase dois milhões de euros (1,9) entre 01 de Julho de 2008 e 30 de Junho de 2009, por esta ordem: Pinto da Costa (700 000), Adelino Caldeira, Fernando Gomes (cada um 420 000) e Reinaldo Teles (375 00).

Como exerce as funções de administrador não executivo, Jaime Lopes não aufere qualquer vencimento.

As contas do exercício da última época clarificam que destes 1,9 milhões de euros, 1,075 correspondem à remuneração fixa, enquanto 840 000 referem-se à parte variável (prémios).

Os salários dos administradores excecutivos da FC Porto SAD são definidos por uma Comissão de Vencimentos, que estipulou que o título nacional é premiado com mais 75% do valor bruto dos ganhos dos administradores, enquanto o segundo ou terceiro lugares merecem mais 50 por cento, embora na última assembleia-geral da SAD a Administração tenha rejeitado os prémios caso a equipa de futebol termine em segundo ou terceiro lugares.

A conquista da Taça UEFA, agora Liga Europa, merece ser premiada com o dobro do vencimento bruto, enquanto a Liga dos Campeões vale mais 120%.

É também explicado no mesmo documento que o presidente do Conselho de Administração da SAD tem ainda direito a dois por cento dos lucros apresentados no final da última temporada (5,1 milhões de euros), enquanto os restantes administradores executivos recebem um por cento. "

Quero ver o impacto desta noticia nos meios de comunicação social e afins ...

+ se a memoria não me estiver a atraiçoar ele ainda a pouco tempo declarou em tribunal que ganhava pouco mais de 25 mil € por mês.

JL disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
JL disse...

LR, JMA, Anónimo e outros que tais,

Ganharam sim senhor. Parabéns.

Esta época é para riscar , porque diz o Presidente que para o ano é que a "bondade" do Projecto se sente na pele.

Esperemos com calma.

O meu palpite: este activo acaba onde acabaram os outros todos antes deste

Da minha parte já respondi: votaram, aprovaram, agora levem com as consequências. Quando isto para o bem ou para o mal chegar à hora das conclusões, cá estarei para vos lembrar.

Caro LR,


Vi ontem gente a exortar ao voto no SIM para termos "mais milhões" para o futebol. Vi gente a exortar ao voto no SIM porque "se eles dizem que é preciso, eles lá sabem", vi gente a exortar ao voto no SIM porque "não preciso de saber os detalhes, que eu até nem sou de finanças".

Não há gente a mamar do Clube que justifique 90%, mas há muita gente a exercer o direito de voto com a ligeireza de quem se assoa.

A todos os Projectistas que assumem a aprovação do Plano como uma vitória pessoal, em especial o JMA, que ganha quando "nós" perdemos.

A seguir à SCS, vem a Academia. A seguir, o Estádio. A seguir, vêm os cobradores.

Qualquer Sportinguista que não apoie esta linha de actuação pode hoje lavar as mãos do que vai ser o SCP no futuro. Mas entra agora em campo uma das "piadas" de ser a minoria "ridícula" e "silenciosa": o que se passar de hoje em diante, é responsabilidade dos LR, JMAs, Sérgios e Projectistas desta vida.

A vossa legitimidade para queixumes com os Paulos Bentos, os orçamentos, os resultados e o aperto financeito foi-se.

JEB sai legitimado desta AG. Vamos ver agora o que faz com essa legitimidade.

Nunca quis tanto na vida vir a um fórum público pedir desculpa por ter duvidado da "bondade" desta decisão. Mas acho que até essa batalha vou perder.

Votaram, agora aguentem. A responsabilidade da minoria no descalabro acaba no momento em que os Sportinguistas o acolhem de braços abertos.

Aquele abraço.

SL

Nuno Manaia Costa disse...

Caro Yazalde e Sporting Sempre,

Mas é preciso ser genio, ter uma lampada magica , para divinhar no que descamba a época do Sporting??~

Estou á vontade pq no dia imediatamente a seguir ao jogo com o twente em alvalade transmiti ao Presidente que isto ia ser uma barraca de todo o tamanho ...e ele sem culpa ,nessa altura ainda podia deitar a mão... A seguir ao jogo com o Braga...A AAS falou....

Neste momento o presdiente já tem responsabilidades...

A teimosia vai a levar a que quando se mexer ,será tarde!

L~eão revisor,

concordo a 200% com o Vitor espadinha...se vc nao concorda entao estamos conversados...mas por aquilo que tem defendido aqui, obviamnete nao é de estranhar....Mas analisemos:

Stjokovic....Vai ao mundial , é um bom Gr(Patricio tb é!), será um activo ...concorda?
Falhou? Obvio...toda a gente sabe que sim!

Matou alguém ? é pedofilo?

temos assim tanto dinheiro para o ter o Gr internacional da Servia a dar pontapes contra as paredes.? Não creio!

è um jogador problematico? Claro que é! Nao teria sido uma boa altura ,uma entrada de um novo presidente, um bom momento para esclarecer esta historia toda? Obvio que sim!

Espadinha falou ainda daquilo que une estes presidentes todos....O passivo!!! É mentira??

Disse que a equipa de futebol se exibe de forma miseravel? É mentira?

Perguntou quem compra tanta"merda"....É mentira?

vamos ser sérios...o Sr. espadinha,falou mais alto,e disse uma asneirola....perfeitamenmte justificada com o estado em que está o nosso clube!Excedeu-se ? talvez! Mas pós o dedo na ferida!

O clube precisa de união? Claro que sim! Não vamos é continuar de olhos vendados...e desculpe lá vcs aqui teem assobiado para o ar!
O bento não é o problema...Mas faz parte dele ..se é que me faço entender!

SL

Sérgio disse...

Caro Nuno Manaia Costa ,

O SCP não é apenas o futebol !!!

Acho ridículo e totalmente descabido falar de um GR numa AG em que propósito seria discutir a passagem do SCS para a SAD .... esse sim deveria ter sido o alvo das questões para sabermos em concreto como será 0feita essa passagem.

Numa coisa estamos de acordo ainda existe uma falha muito grande na passagem de informação importante 0para os associados e ai a culpa tanto é de quem dirige como dos associados que não a exigem ... não quero dizer com isto que esse seja o seu caso.

SL,

Anónimo disse...

Caro Nuno Manaia,
Para a próxima não mande uns rapazolas imberbes para tentar destabilizar uma AG.
O que tu queres sei eu!!!

Assina: Sporting Sempre

Exagero Real disse...

JL disse...


Caro Filipe,

Quanto à confiança em JEB, veja no que deu confiar-lhes o património não desportivo. E depois diga-me se ele a merece.

SL


Camarada(permite me esta expressao), eu dou te muita razao em muita das coisas que dizes,votei da mesma maneira que tu ontem e em julho nas eleiçoes nao votei no mesmo que tu quase de certeza porque votei em branco,nao me revejo em nenhuma daquelas tristes figuras. agora quanto a parte do patrimonio vendido por Soares Franco foi das melhores coisas que podia ter feito(das poucas que fez),repara no que aquilo vale hoje em dia em que tirando a loja verde,lidl e o cinema aquilo vale 0(ZERO)com metade das lojas fechadas e sem utilidade nenhuma! Hoje nem metade dariam por aquilo que quanto a mim nao faz falta nenhuma ao clube e ao menos rendeu uns bons milhoes ao clube.

Agora se me falares ao que fizeram a ele e que utilidade real lhe deram...

Quanto aos resultados de ontem era o + esperado,visto quem é eleito com tal % e esta proposta sendo parte do programa nao tinha muita logica agora nao ser aprovada por essa mesma gente passado tao pouco tempo. Vou aguardar serenamente para ver no que isto vai dar e Espero realmente que isto seja um ponto de viragem,embora NAO ACREDITANDO...

Anónimo disse...

Eu nem queria falar disso, mas vão obrigar-me a falar daquela triste intervenção do Vitor Espadinha.
As intervenções foram quase todas más, mas aquela não temn qualificação.

Assina: SPORTING SEMPRE

Nuno Manaia Costa disse...

Sergio,


O futebol é isto é emoçao! E as pessoas andam com agonia.....andam doentes! por isso acho que já toda a gente previa que se falasse sobretudo de futebol!

E digo-lhe que até eu ontem ia preparado só pra falar de futebol....É uma vergonha que numa reunião de Conselho leonino se analisem os 2 primeiros temas,e quando chega ao tema fora da ordem de trabalhos...já são 21H00...já é tarde! Nao querem dar
tempo ao Sporting ,vão-se embora! Ontem também não se respeitou a meia hora para temas fora da ordem de trabalhos!

O Conselho leonino reuniu 2 vezes desde Julho..... Mas as pessoas vão preocupadas com a hora a que vai acabar...


Esta engenharia nao terá sido muito bem explicada, mas ouvi da propria boca do Presidente que até ele não a percebia totalmente!

Para mim é sobretudo uma não confiança nos executantes!

74% de votos dizem-nos que confiam! Espero que estejam certos!

Unknown disse...

Estive a pensar sinceramente se havia de fazer o meu comentário, a minha observação dos acontecimentos e a minha decisão.
Então aqui vai:
Nunca ninguém tocou no verdadeiro assunto para mim em questão, a privatização!
Sou contra, sempre fui contra e sempre pensei que eu seria para o resto da vida parte do SCP.
Depois de ler tantos comentários ofensivos para com as pessoas da oposição, e de inclusive nos terem indicado o caminho da rua e/ou para o outro lado da 2ª circular, e embora seja uma pessoa de formação socialista e democrata, não consigo aceitar no meu coração esta derrota.
Assim e como nunca conseguirei apoiar um Sporting privado, e tal como o JL explicou e bem durante os dias que antecederam a AG, a maioria da SAD ou não maioria pouco ou nada importa, não me resta outra solução senão declarar o meu divórcio para com o meu amor de sempre. Ontem matei o meu "nome" de sempre. O Lagarto morreu.
Mas hoje acordei a pensar que tenho 2 filhas para criar e uma mulher para amar, e não é justo para com elas que continue a desgastar-me em guerras por algo que a grande maioria dos sócios não preza, o associativismo.
Ao fim de 30 anos de sócio, e com as minhas filhas sócias desde o dia que nasceram, desisto.
Irei entregar o meu cartão e os delas, lamentando o caminho que se quis seguir.
Só voltarei a falar de Sporting daqui a 10 anos, para fazer uma análise (na altura apenas como observador, já sem amor nem paixão a toldar o raciocínio) do que aconteceu no pós 13 de Outubro de 2009.

Abraço a todos os meus amigos, garantindo-vos que nos encontraremos noutros locais que não Alvalade,

Nuno Lemos Paiva
nunolemospaiva@gmail.com

Anónimo disse...

viva,

meus caros eu votei Não. Fi-lo porque nao acredito nesta nova engenharia financeira ou como lhe queiram chamar, mas sobretudo, nao confio nas pessoas que estão à frente do meu querido Sporting. Tivemos eleiçoes recentemente mas no fundo, as caras que afundaram o meu Sporting de Portugal são as mesmas. A dita maioria fala (ironicamente) nos "iluminados" que resolveriam os problemas todos. Pois bem, "iluminados" é que estes senhores não são certamente. Ainda me lembro quando começaram a falar no famoso Projecto Roquette (ou coisa que o valha). Muito sinceramente, nao consigo entender como é que é possivel os socios do Sporting votarem sistematicamnte nas mesmas pessoas, quando o meu Sporting está cada vez pior. As operaçoes financeiras (sempre fundamentais dizem eles) já lhes perdi a conta e o passivo nao pára de aumentar, os anéis (entenda-se patrimonio não desportivo) já se foi mas as dívidas continuam lá e a equipa de futebol...bem essa nem vale a pena alongar me muito. Quando são capazes de defender um treinador que já deu inumeras provas da sua incompetência está tudo dito. Cada vez pior!
Sangue novo, nova estrutura organizacional e sem vícios. Competência, know-how, qualidade e exigência. tudo o que esta direcção (e as últimas) nao tem.

Agora nao comecem, por favor, com a historia da azia e da democracia, bla bla.
Azia? Estou e com bastante mas é por nao ganharmos a ninguem, não jogamos uma merda à bola e ver que o Recreativo de Carnide está mais forte que nunca e arrisca-se seriamente a vencer o campeonato. E o que é que eu vejo? Passividade total!
Democracia? infelizmente a maioria nem sempre tem razão, e no meu querido Sporting isso tem-se vindo a verificar nos últimos anos.

Desolado, revoltado, triste, descontente, sem moral...Enfim! Sofrimento...forever.

Viva o meu Sporting de Portugal.
Saudaçoes Leoninas

Anónimo disse...

Caro Nuno L Paiva,
Não estás a ter uma atitude correcta. E soa mesmo a revanchismo, peço desculpa pelo termo. Sempre fui totalmente contra a candidatura de PPC para presidente do Sporting, mas podes ter a certeza que se tivesse sido eleito não entregaria o meu cartão de sócio. Nunca na vida teria uma atitude dessas. Isto porque penso que o caminho traçado por PPC seria uma utopia para este Sporting. Calculo que o seu sentimento em relação a JEB seja idêntico. Estamos em posições antagonicas, mas ambos temos uma coisa em comum: AMAMOS DEMAIS O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL. E quando se ama desta maneira releva-se muita coisa. E somos suficientemente inteligentes para perceber que o nosso apoio será sempre indispensável. Não concebo que nenhum Presidente do Sporting tente prejudicar o clube propositadamente; acho até que têm a convicção de que aquele é o melhor caminho. Nós por vezes pensamos que não, mas não podemos ter a ousadia de pensar sempre que temos o dogma da verdade.
Todo este discurso para lhe dizer que afaste esse tipo de ideias do seu pensamento e que tenha sempre presente que o Sporting Clube de Portugal merece alguns sacrificios da nossa parte.
Reflicta antes de tomar semelhante atitude.
SL

Anónimo disse...

Irra que há gente chata. Meus amigos, se acham mesmo que o Sporting morreu, os meus pêsames. Vão lá para o funeral e deixem de nos melgar o juízo.

Adeus.
Mig

Anónimo disse...

ó MIG,

E se fosses levar sei eu bem onde

Tu é q havias de morrer meu fdp

Assina o comment e depois logo conversamos

Fanane disse...

Confome já referi a escolha foi feita, será respeitada e acho que independentemente das opiniões, dos riscos que se correrão ou das vantagens que virão, ninguém sabe bem se estaremos muito diferentes dentro de 1 ou 2 anos!

O que sei é que JEB acaba por nestes últimos tempos provar uma desorientação óbvia e por alguns já referida desde que tomou posse, senão vejamos alguns exemplos:

- HÁ 2 OU 3 MESES ATRÁS -

'Não seremos coitadinhos'
'O orçamento não será desculpa'
'O benfica é sempre campeão de pré temporada'

etc, etc, etc, sem querer ser exaustivo ou transpor grandes textos a 'ideia' era esta!

- NOS ÚLTIMOS DIAS -

'Com metade do orçamento será impossível competir com slb e fcp'

'Precisamos que nos dêm condições apra reforçar a equipa'

e etc, etc, etc.

Agora meus amigos, sejam dos 10 dos 90 ou dos 15%, tenham votado sim, não ou talvez, não acham que há qualquer coisa que não bate certo? Foi o desespero de aprovar esta situação na AG? Foi não ter a real noção do caos económico-financeiro em que o SCP se encontra? Foi o quê???

Só vos digo que acho estranho, que me faz muita confusão que um presidente eleito com mais de 90% em 3 meses e pouco já tenha dado tantas opiniões, e mais do que isso tão contraditórias.

E já agora, la por ter havido este folclore todo, continuamos sem responsáveis por esta época estar «perdida»??? Agoa o orçamento de 20ME já justifica tudo?

É giro como agora a maioria dos Sportinguistas já aceita o termo de «época perdida».

SL.

JL disse...

Caro FMota,

Não precisa de pedir desculpa, por vezes no calor da discussão todos temos tiradas menos felizes. "Amigos" como dantes.

Quanto às minhas motivações e reservas que ditaram o "NÃO", achei que já as tinha deixado aqui patentes, até com a indicação que, superadas estas, votaria "sim".

Seja como for, aqui ficam novamente:

- O Plano foi mal explicado, chegando-se ao ponto de a SCS ter passado do SCP para a SAD por valor desconhecido. Parece-me que o MÍNIMO que se pode exigir a uma operação com este impacto é que os Sócios decidam da sua adequação apenas após saberem quanto vale a operação e quais os efeitos concretos na tesouraria.

- Sendo esta passagem parte dum Plano que leva à redução da posição accionista do Clube na SAD de 68 para 50,1% e não bastando esta percentagem para controlar os direitos de voto na SAD, sou da opinião que a própria Direcção incumpriu um pressuposto que deu aos Sportinguistas como garantia.

- A Direcção apelou ao "SIM" com argumentos que não procedem, como o Plano permitir maior investimento no futebol. Quão maior? 100.000 Euros? 10 milhões de Euros? Se for pouco mais, vale a pena descapitalizar o Clube em nome desse desiderato? A este respeito não se pode ser ingénuo: ouvi ontem apelos ao voto feitos por Sócios movidos a "aprovem lá isto para termos mais milhões para o futebol". É uma motivação tão boa como outra qualquer. Excepto quando se funda numa expectativa falsamente criada pela Direcção, que no próprio dia da AG, dá subtilmente o dito por não dito a este respeito.

- Nutro uma desconfiança generalizada na capacidade de gestão patrimonial dos orgãos da SAD. Nos últimos anos, a SAD do SCP recebeu largas dezenas de milhões de Euros em património não desportivo, recebimentos aprovados pelos Sócios sob a bandeira da "viabilidade" e do "Sporting Europeu". Poucos anos depois, foram-se os anéis, não se sabe bem para onde, e agora as mesmas pessoas pedem-nos que lhes confiemos os dedos.

É preciso ter uma coisa bem presente: Num contexto em que o SCP é composto pela universalidade dos seus associados, os bens em apreço são NOSSOS, meus e seus. Se para si não é importante o que fazem com eles, para mim é.

SL

Anónimo disse...

Caro JL,
O problema é a falta de flexibilidade de quem adopta a sua tomada de posição. Cada qual guarda ou seu dogma e não é capaz de descer do seu pedestal e admitir que talvez não seja dono da verdade absoluta. Íncruvel como depressa se extremam posições e se resvala para o insulto como presenciei na AG. Um pouco de flexibilidade e de bom-senso seriam aconselhaveis, não acha?

JL disse...

Caro Anónimo,

Acho que se engana. falta de flexibilidade é eu dizer que não aprovo seja em que circunstância for. Não é isso que digo. Só digo que nestas, não se devia aprovar.

Nem sabemos o valor da transacção! É como eu lhe dizer: "quer comprar um carro?" e o caro anónimo responder-me: "quero".

E eu depois apareço-lhe com o carro e o caro anónimo não sabe quanto lhe fui buscar ao banco.

Aprovava este negócio?

Tenho a certeza que não. O problema da aprovação destes negócios é que os Sócios acham que estão a fazer operações com dinheiro que é deles.

Se UM Sócio que fosse estivesse a investir um terreno SEU na SAD, queria ver se não exigiria saber tudo e mais alguma coisa.

SL

YAZALDE76 disse...

Caro Nuno L Paiva,

Permita-me começar por saudá-lo e pedir-lhe que reflicta um pouco, mais a frio e até que partilhe a decisão com a sua família.
Na vida temos de saber encarar as derrotas e as vitórias e viver com ambas. O termo oposição em si mesmo, no contexto de um clube desportivo, onde o amor e a paixão é o que nos une, não faz o menor sentido. O senhor é socialista eu sou conservador mas isso para aqui nada importa a não ser para dizer que opções políticas devem ser exclusivamente racionais. Nesse contexto podemos e dever ser oposição um do outro, com respeito e elevação. No contexto desportivo e de amor ao clube apenas podemos e devemos ser oposição dos adversários.
Se tiver vontade e oportunidade verá que os insultos vieram daqueles que partilham a sua opinião. Tal como as "belenizações", "morte anunciada", marcação de protestos em aeroportos antes de se realizarem os jogos, antevendo e desejando a nossa derrota (Florença). A esses disse e reafirmo - sem nunca ter ofendido ninguém - em minha opinião não fazem falta ao nosso clube. E se apenas querem ganhar a qualquer custo que se alistem na oposição (essa sim) do outro lado da 2ª Circular.
Permita-me ainda recordar-lhe que o amor e a paixão não nascem nem morrem por decreto, nem com datas marcadas. E se achou importante (tal como fiz no dia em que nasceram) fazer as suas filhas sócias desde que nasceram parece-lhe bem agora deixar de?
Desculpe o atrevimento de lhe dizer que estou certo de que mudará de ideias, porque a sua paixão é verdadeira. Não faça nada de que se arrependa apenas porque a maioria de nós (e sobre isso penso não restarem dúvidas) pensa de maneira diferente.
Se ainda assim entender fazê-lo digo-lhe com respeito mas com frontalidade, uma frase batida, só fazem falta os que cá estão, querem estar e apoiar. E critique, ajude, sugira o que entender, quando entender, desde que seja construtivo e respeite os seus consócios.

Saudações Leoninas

YAZALDE76

JL disse...

Caro Yazalde76,

Não sou advogado do Nuno Paiva, mas percebo a frustração dele e percebo a indignação com o rumo escolhido.

É importante que nos possamos rever nos valores enformantes do Clube, e é progressivamente mais difícil pessoas como o Nuno Paiva reverem-se na aprovação de medidas patrimoniais sem indicação dos seus valores, na recusa em aferir da responsabilidade dos gestores no passado, na opção em descapitalizar o Clube para sustentar uma SAD que se devia sustentar a si mesma e não o faz por inépcia dos seus dirigentes, no dar sistematicamente para peditórios de passar património, no aguentar e aceitar um futebol tristonho imolado no altar da sustentabilidade financeira.

Concordo que a paixão e o amor não nascem ou morrem por decreto. Mas, tal como qualquer paixão ou amor, se não é correspondida, acaba por esfriar.

Não se pode dizer que o SCP tenha correspondido, seja a que nível for, ao amor dos seus apaixonados.

Não se deixa de ser do SCP. Chega-se é a um ponto em que a disponibilidade para ajudar quem não se quer ajudar a si mesmo acaba. E isso, acho que uma posição que não se pode levar a mal.

Quanto ao "só fazem falta os que estão", desculpe a franqueza, mas é uma manifestação da empáfia dos 90%, já sindicada pelo anterior Presidente e pelo treinador ("não gostam, fiquem em casa"). No dia em que se interrogar porque é que o Estádio está vazio, lembre-se que é porque o Clube assumiu, pela mão da sua Direcção e de quem os elegeu, essa posição: Ou estão connosco, ou então escusam de aparecer.

Com o buraco financeiro a escalar e o projecto desportivo de JEB em estado de putrefacção cujo cheiro só ele e PB conseguem ignorar, pouco tardará até que estejam muito poucos. Talvez nesse dia façam falta os que estiveram e foram saindo, como o Nuno Paiva.

Como li noutro lado sobre este desabafo dum Sportinguista de primeira água, "o que anda a fazer o Clube para um Sportinguista destes fazer isto?" Fica a pergunta.

SL

Sporting até morrer disse...

Caro Nuno L Paiva,

Se todos os que votam NÂO (eu votei não), assumissem essa atitude, aí sim acredito que seria o fim do Sporting...

Segundo o que refere, fez as suas filhas sócias desde que nasceram, e isso demonstra a paixão que tem pelo clube.
Reveja por favor a sua posição, pois a vida do Sporting são mais que os últimos anos de gestão com os quais não concorda.

Como sempre digo, o SPORTING está acima de qualquer dirigente, treinador ou jogador.

SL

YAZALDE76 disse...

Caro JL,

Não gosto muito de usar este espaço para "esgrimir" mas não resisto. Especialmente depois de me ter dado ao trabalho de reler os seus sucessivos comentários. Por isso aqui vai, com a devida vénia.
Esta paixão que nos devia unir, contráriamente a todas as outras, não precisa ser correspondida nem pode ser por natureza. Por isso é única. E linda, para nós, tal como uma insanidade para quem a desconhece. Porque é que acha que aqui estamos?
Meu caro eu também discordo de muitas coisas. Exemplos: modelo futebolístico pouco atraente, pouca agressividade, tratamento dos sócios (eu não faço mais 600 km's durante a semana para ir a uma AG), etc, etc. O que não me impede de apoiar quem critico. Também tenho qualidades e defeitos e a experiência ensinou-me que se "eliminarmos" todos aqueles que cometeram erros graves, não vai sobrar ninguém...
A palavra que utilizou - "empáfia" designa arrogância, soberba, orgulho afectado - era para mim desconhecida. Tive de ir ver o que significava. E para não nos zangarmos apenas lhe agradeço mais este "mimo" que junto aos de "idiota, carneiro, ignorante, coveiro"... Será mesmo que os arrogantes, soberbos e de orgulho afectado estão deste lado da barricada? Ah e quem construi as "barricadas" foram vós que entenderam constituir-se como oposição. Organizada e orquestrada.
Quanto aos que fazem ou não falta e aos lugares vazios. Faço-lhe a justiça de o considerar uma pessoa inteligente, por isso sei que me entendeu. Nunca afirmei nem dei a entender nada que se parecesse com: ou estão conosco ou contra nós. Mas disse e reafirmo que certas pessoas não fazem falta. Não porque decidam não ir ao Estádio. Eu próprio não tenho ido. Compreendo a desilusão com o futebol praticado e os resultados. Mas não entendo, não partilho e critico quem assobia, quem defende o direito ao assobio, para falarmos no menos grave. Quando vou ao cinema sou espectador. Em Alvalade sou sportinguista doente, fanático (não cego) e faccioso. Tenho uma missão e uma responsabilidade, apenas e tão só enquanto quiser.
Daí até e passo a citar:
"Sporting morreu", "quem votou sim matou-o", "tentar que o cadáver não cheire mal", "treinador incompetente e presidente demente", "quem é do sim perdeu a legitimidade para criticar" e "vou aparecer para cobrar", entre outras pérolas...
Perante isto e quem pensa assim eu respondo: não fazem falta, mais valem poucos mas bons!
A roupa suja lava-se em casa, é um ditado muito antigo. Para discutir, criticar construtivamente, apontar soluções e até dar uns bitaites contem comigo. Para fazer comunicados a pedir demissão de treinadores, antecipar e desejar derrotas (com esperas em aeroportos combinadas antes do jogo que para certas pessoas já estava perdido e de goleada), ofender consócios, administradores, atletas e treinadores do Sporting, não (nem)obrigado. Lugar já tenho o que me interessa. De LEÃO no Sector A1, até 2024...

Saudações Leoninas

Anónimo disse...

Boa tarde a todos.

Apesar de ser leitor assíduo do blog não costumo participar, neste caso específico nem tenho capacidade suficiente para analisar a validade da proposta aprovada 3ª passada.

Permitam-me fazer uma pergunta:
- Independentemente do impacto que venha a ter esta reestruturação financeira, parece-vos válido o argumento utilizado, e já um pouco generalizado, de que o momento que a equipa de futebol do SCP atravessa deriva directamente da falta de um orçamento equiparado a slb e fcp?

Faz-me confusão este argumento, o que poderá ser uma ingenuidade minha, ou talvez não.
Penso no plantel do SCP: haverá assim uma diferença tão grande de qualidade? Na minha opinião não. Certamente que não temos as mesmas soluções, mas talvez as únicas posições em que existe um défice claro de qualidade são DD e DL.
Obviamente que tratam-se de duas posições importantíssimas para a fluidez do jogo do SCP, num 442 losango que, apesar de ter sido implementado há 4 (quatro) anos, continua refém das investidas ofensivas do Tello...pois o departamento de scouting do clube (existe?) ainda anda à procura do seu sucessor.

Concluindo para não vos maçar mais:
Estará a gestão financeira a sufocar o futebol do SCP? Ou estará a gestão desportiva da equipa de futebol a sufocar as finanças do clube?

SL,
Pedro Carvalho

Verde CDV disse...

Caro Yazalde 76,
Não o conhecendo, mas sendo meu consócio de clube venho felicitá-lo por este seu último comentário.
Obrigado!!!