segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Cartas na Mesa

Parece-me óbvio que o SCP precisa de uma revolução no plantel, na estrutura do futebol e talvez em algo mais.
A contestação é grande, os insultos maiores ainda e é nessa base que escrevo este Post.
Acho que a direcção e quem pensa que o rumo para o SCP deve ser outro deviam por as cartas na mesa.
Não seria mau se a direcção comunicasse aos sócios o que pensa fazer para a próxima época. Tem vindo nos jornais algumas noticias, que me parecem óbvias, mais de metade dos jogadores com a cabeça a prémio, parceria com Jorge Mendes, renegociação com a banca, renegociação de contratos publicitários, academias na China e Índia, Sportingtv, novas fontes de receita que serão importantíssimas na construção de um plantel completamente novo. A juntar a isto a venda de jogadores possibilitará ainda mais dinheiro para a construção do plantel.
Mas deveria haver uma confirmação oficial por parte de alguém com responsabilidades dentro do clube a confirmar ou desmentir o que tem vindo nos jornais

Da parte da chamada "oposição", gostaria de saber outras coisas, já que a revolução no plantel é algo que não merece muita discussão já.
Para isso acontecer é preciso dinheiro e aqui é que estão as minhas duvidas que gostava que fossem esclarecidas.
Quem queria outro rumo para o clube, sempre foi contra tudo o que a direcção levou a AG, e eu pergunto se tivessem na direcção re-compravam o património não desportivo que foram contra a sua venda? Se sim com que dinheiro?
Continuávamos com o mesmo contrato com a banca que faz-nos pagar cerca de 15 milhões de euros em juros todos os anos e que nos obriga a pagar 100 milhões de euros até 2015 já que foram contra as propostas que viabilizariam um novo contrato com a banca? Se sim, como pagavam esse dinheiro? Tentavam outro contrato com a banca dando outras garantias? Que garantias seriam?
São contra a SAD, mas acabar com a SAD não é solução visto que quem está inscrito na Liga é a Sporting SAD, acabar com ela levaria o clube para a 2ºB, mas se não estou em erro no programa Ser Sporting da lista vencida pretendiam que o SCP tivesse uma maior participação na SAD e eu pergunto se tiver correcto a minha interpretação, com que dinheiro se faria isso?

Depois parece-me óbvio que tanto uns como outros queriam formar uma equipa para vencer.

Sempre podia aparecer uma 3º via, ao género de Pedro Souto nas ultimas eleições, e a ideia era a mesma saber o que pretendiam para o clube.

Nesta altura, o que se quer é o máximo de soluções... para os problemas que são muitos.

Saudações Leoninas

21 comentários:

Sporting até morrer disse...

LR,

Primeiro quero dizer que é bom ver-te finalmente admitir que este estado de coisas é insustentável para o Sporting, e que tem de se começar a discutir de imediato o que vai ser o nosso futuro.

1 - Plantel e estrutura para o futebol

Concordo plenamente em relação à revolução na estrutura do futebol, e gostaria muito de ver regressar a Alvalade gente que ama o Sporting.
Pessoas como Manuel Fernandes ou Carlos Xavier seriam importantíssimos para transmitir a mísitica de vestir a camisola verde e branca aos novos e velhos jogadores que ficarem no plantel na próxima época.

Este plantel já todos vimos que não dá mais, e é necessário vender aqueles que ainda valem algum dinheiro para o clube.

É essencial vender aqueles que destabilizaram o balneário nos últimos tempos, e que manifestaram vontade de sair.

Os problemas maiores para o Sporting, começaram a meu ver no momento em que deixámos de ser um clube vendedor para passarmos a querer manter os nossos jovens.


2 - Direcção

JEB não tem condições para continuar.
Costumas dizer que em caso de novas eleições, JEB venceria certamente.
Depois destas últimas 2 a 3 semanas, tenho muitas dúvidas.

Mas a questão principal passa por saber quem lhe vai suceder, e certamente que Paulo Cristovão não reunirá consenso sendo muito possivelmente o perpetuar do actual estado de sítio.

Gostaria de ver alguém que reunisse consenso surgir como uma terceira via.

Um grande sportinguista de preferência, com carisma, e com vontade de defender com unhas e dentes o nosso Sporting.

É essencial este caracter perante o actual estado de coisas do futebol português com demasiadas jogadas de bastidores.

3 - Treinador

Deixo este para último, pois só com a mudança de Direcção é que se deve tomar a decisão de ir buscar um novo treinador.

Um treinador com experiência em campeonatos de grande competitividade, e que tenha um grau de exigência elevadíssimo para colocar o plantel que lhe derem a render o máximo.

Falaram-se de imensos nomes na altura da susbtituição de Paulo Bento, muitos dos quais me agradavam, mas o essencila mesmo é que tragam alguém que perceba de futebol e tenha mão forte sobre os jogadores.

Carvalhal não é a opção para o futuro, apesar de lhe estar grato pelo que tem tentado fazer.

Uma mudança a nível directivo e um plantel renovado farão regressar a Alvalade as assistências que já vimos em 2004.

Que saudades de ver Alvalade cheia e a vibrar todas as semanas.

Isto é possível de fazer e está nas mãos de todos nós, sócios e adeptos.

SL

Professor disse...

Mais vale tarde que nunca.

Fanane disse...

Caro LR,

É realmente uma pena que um 'especialista' e alguém que se dedique tanto ao fenómeno futebolístico demore 6 meses para ver o que estava nas trombas de todos!!!

É caso para dizer mais vale tarde que nunca? Ou vêm ai no horizonte mais promessas, cegueiras e disparates sem fim???

A ver vamos, ams enquanto o LR e o JEB BRINACAM ao futebol e à mega-hiper-gestão-FALIDA... Quem paga é o Sporting Clube de Portugal, que lhe garanto, tal como lhe garanti há 6 meses atrás, está pior hoje, mas muito pior do que o JEB o encontrou!!! SERIA POSSÍVEL??? SERIA POSSÍVEL EU TER SAUDADES DO SOARES FRANCO???

Parece que sim...

Quando for o velório telefonem...

SL.

NAM disse...

JEB está a fazer o que prometeu, ou seja, nada. Infelizmente e por muito que custe a muita gente o JEB ganhou sem ter um programa, um rumo, um plano de acção ou qq coisa que se assemalhasse. Foi cooptado e a culpa dele foi aceitar enganar os sócios que também são culpados, apesar de levados nos bonitos olhos do JEB.

Aprendam e defuturo votem em quem tem programa e não em marionetas do BES e da OPWAY/OPCA, os que efectivamente lucraram com os terrenos do antigo estádio e sua envolvente.

És sócio, está na altura de aprenderes com os teus erros, antes de criticares o JEB mete a mão na consciência e no estádio assina a petição para eleições antecipada, vamos salvar o Sporting enquanto é possível.

FOrça Sporting

Anónimo disse...

Essa de pedir soluções aos outros numa altura em q o presidente se marimbou e foi p brasil so pode ser pra rir. como se alguns dos actuais problemas nem tivessem sido criados por ele

Anónimo disse...

Esses idiotas do SerSporting só existem ainda porque vc fala deles e lhes dá trela... Pense nisso!

NAM disse...

Não pertencendo à lista Ser Sporting, e respondendo rapidamente, pelo menos tão rapidamente como colocas as questões, aponto alguns caminhos a serem desbravados:

"Quem queria outro rumo para o clube, sempre foi contra tudo o que a direcção levou a AG, e eu pergunto se tivessem na direcção re-compravam o património não desportivo que foram contra a sua venda?" Resposta simples NÃO, é impossível o Sporting algum dia recomprar o património, da forma como a sua venda e pré acordo de re-compra foram feitas, a não ser que um Abramovich da vida o quisesse.

"Se sim com que dinheiro? Resposta dada acima"

"Continuávamos com o mesmo contrato com a banca que faz-nos pagar cerca de 15 milhões de euros em juros todos os anos e que nos obriga a pagar 100 milhões de euros até 2015 já que foram contra as propostas que viabilizariam um novo contrato com a banca? Resposta óbvia, claro que renegociaria, e claro que estando o Sporting tão dependente da banca, também esta necessita que uma negociação com o SPorting corra bem para ambos, caso contrário teriam que registar imparidades e perdas financeiras no valor dos lucros de 1 trimestre"

"Se sim, como pagavam esse dinheiro?Resposta existem várias maneiras de nos financiarmos, a PT com um empréstimo obrigacionista baixou a sua taxa de endividamento, o Porto utiliza a mesma ferramenta para se ir financiando, parece-me uma óptima solução, inclusivé para uma acção junto dos sócios."

"Tentavam outro contrato com a banca dando outras garantias? Resposta acima, no que diz respeito a garantias e com a venda do património parece-me óbvio que nos restará a academia e os passes dos jogadores mais valiosos"

"Que garantias seriam? Resposta acima"

"São contra a SAD, mas acabar com a SAD não é solução visto que quem está inscrito na Liga é a Sporting SAD, acabar com ela levaria o clube para a 2ºB, mas se não estou em erro no programa Ser Sporting da lista vencida pretendiam que o SCP tivesse uma maior participação na SAD e eu pergunto se tiver correcto a minha interpretação, com que dinheiro se faria isso? Resposta teriam que ser revistos os estatutos, mas a entrada poderia ser feita ou por aumento de capital, seja em cash sejam em bens, a Academia penso que ainda é do SPorting Clube"

Tens para além destas hipóteses outras tantas, repara que alguns foram contra a última proposta da direcção porque é dar mais dinheiro aos mesmos que desde o Roquete não têm conseguido engrandecer o clube, assim têm delapidado o seu património sem retorno em resultados desportivos...

Saudações Leoninas

PS: Começa a ter interesse em discutir alguns pontos contigo, custou mas começas a ver a realidade

O SPORTING É NOSSO! disse...

Anonimo das 10:29,

E os idiotas como voce deram credito a isto e agora vem pedir soluçoes aos outros. tenha vergonha lambe botas de merda

JL disse...

Caro anónimo das 10.29,

É um pouco como os idiotas da Direcção: também só fizeram isto ao SCP porque você lhes deu trela.

Espero que ande contente. Se eu tivesse tão pouco discernimento na hora de votar, tinha mais vergonha na cara e tento na língua.

SL

Anónimo disse...

As pessoas mudam, os anos passam, mas no que toca ao essencial - Contratações e gestão de plantel - os erros continuam a ser os mesmos.

Em 10 contratações talvez se acertem 3, e depois mais valias que estejam debaixo do nariz, como Varela, Danny(30 milhões) Pépe (30 milhões) Carlos Martins, Stojkovic, são ignorados ou ostracizados do clube.

A questão essencial é haver gente do Sporting ( Manuel Fernandes, Carlos Xavier, Litos, Oceano ) que faça o papel importante que Manolo Vidal fazia, e esteja atenta a estes casos de ruptura no plantel ou perda por mera falta de visão de possíveis grandes valores.

Os casos Danny, e Pépe são perfeitamente inacretitáveis num clube que se quer tão organizado mas depois falha no essencial, não tem gente que perceba da coisa.

E difícil encontrar um presidente que queira estar 20 anos no Sporting e construir uma estrutura forte, mas isso não é razão para que não hajam outros lá dentro que sejam a ponte entre presidente e treinador, que sejam os pilares de todo o edifício, para que os erros de sempre não continuem os mesmos.

leao revisor disse...

Eu continuo a achar que esta direcção no proximo defeso, se lá chegar, ainda vai surpeender muita gente.

Quanto aos que ficam ofendidos por eu pedir soluções, a unica coisa que quero saber é como vão arranjar dinheiro para pagar 2 coisas:
- o que se deve à banca
- dinheiro para investir no futebol

Tambem digo que se é para acontecer algo na direcção do clube, tem que ser agora, não podemos voltar a ter eleições no verão quando a epoca ja tem que estar preparada, temos que aprender com os erros.

Por isso é que venho falando para os descontentes realmente fazerem alguma coisa se for essa a vossa intenção.

Quanto a nomes só falo de um, Vladimir Stojkovic, este jogador não joga em lado nenhum desde que saiu do seu Pais, foi Nantes, foi Vitesse, foi Sporting, foi Getafe e é agora Wigan, e voces contiuam a meter o rapaz no céu quando é um profissional de MERDA e como guarda redes nem é um fenomeno prova disso é a opinião de pelo menos 5 treinadores diferentes.

Anónimo disse...

Fazer como a Fiorentina por exemplo. Fechar portas, reabrir com novo contribuinte e vir por ai acima, de divisão em divisão rumo ao sucesso. Sem dividas e com jogadores a começar do zero que lutem por amor ao Sporting.

Sporting aos Verdadeiros!!!

JL disse...

Caro LR,

Eu não fico ofendido por pedir soluções, até porque é disso que o Clube precisa.

Nesse capítulo, relembro-lhe que o programa Ser Sporting apresentou soluções financeiras ao nível da renegociação com a Banca, que, sendo praticáveis (porque são), não impunham este Plano diabólico de passar tudo o que é do SCP para a SAD.

Já não digo que tinha que ser o PPC a implementá-lo, para não ouvir o pseudo-argumento das "Tardes da Júlia". Mas o que é facto é que PPC quando perdeu pôs todas as suas ideias ao dispôr de JEB.

JEB no entanto, embora tenha assumido (a custo) que o Plano não é a única solução, que há outras, mas que aquela era a que já estava pronta, nem se dignou olhar para uma ideia que lhe foi oferecida. Podia olhar e dizer "não concordo, não faço", é Presidente com larga maioria, estava no seu direito, mas pelo menos OLHAVA, procurava uma alternativa.

Em vez disso, pegou no que FSF fez e vá de ir para AG.

Outra coisa que me faz impressão é que o caro LR é um especial crítico do péssimo negócio que se fez com a Banca, mas não lhe parece ser relevante que quem o fez...foi esta Direcção. São sempre os mesmos na parte financeira, LR, há anos. Os mesmos. O Franco, o Abade, o Ernesto, é sempre a mesma rapaziada.

Não diga que não há soluções, porque as há. Não passam é pela "sua" Direcção, e por isso, presumo que lhe desagradem.

SL

Anónimo disse...

Leão Revisor,

O problema do SCP não é só um problema de plantel. É também um problema de estrutura, de incompetência e de confusão de funções e ausência de objectivos a cumprir.
Porque é que o Director de Comunicação não é o Director do Jornal nem o responsavel do site? Não é estranho? Porque é que temos um elemento na estrutura que acumula várias Direcções? (Sporting Solidário, Sporting Eventos, Team Manager, Director de Futebol, Director do Jornal) Não é estranho? Porque é que o Presidente em Exercício durante a ausência de JEB no Brasil, Ribeiro Teles (Vice Presidente nº1), não deu a cara nem o necessário apoio neste conturbado periodo? Não é estranho?
Porque é que temos um Pres. da A.G. do Clube e outro diferente na SAD? Não é estranho? Porque é que vários elementos anuncíam a saída e depois contínuam discretamente em funções? Ex. Rita Figueira, Batalha Ribeiro, Armando Santos, etc. Não é estranho?
É preciso uma mudança profunda e transversal.

Anónimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=RFhZvIO0EX4&feature=player_embedded

Jedi Master Atomic disse...

Não concordo contigo. Não é necessaria nenhuma revolução no plantel para a proxima epoca, mas algumas coisas têm que acontecer:

- Vender Veloso
- Vender Grimi
- Vender Stoikovic
- Vender Polga ou Tonel

- Comprar central alto e forte
- Dar oportunidades a A.Marques
- Trazer Diogo Rosado para o plantel senior, porque ele É UM GRANDE jogador

- Chamar para a pre-epoca jogadores como Cedric Soares, João Gonçalves, Wilson Eduardo, o nosso central dos juniores que não me lembro do nome mas que mostra que pode ser uma grande promessa
- Contratar André Vilas Boas
- Director do futebol e contratações para Luis Freitas Lobo

Anónimo disse...

Luis Freitas Lobo para DD... Espero seriamente que os dirigentes do Sporting não estejam a pensar nissso nem sequer a brincar. Lembro que quando o Paulo Bento saiu, o Leonel Pontes (alguém com formação académica na area do desporto, varios anos de clube e inerente experiencia na area do futebol) não foi sequer considerado como hipotese para treinador, o q até pode ser considerado como um desrespeito. Passarmos a ter um mero comentador (sem experiencia no mundo do futebol) como director desportivo, portanto alguem até hierarquicamente acima do treinador seria o cumulo da palhaçada e do amadorismo!
Já que se está numa de macacada ponham o Salema com presidente.

Anónimo disse...

palhaçada do caralho

Anónimo disse...

PRESIDENTE- Joao Rocha filho.

TREINADOR-Manuel Jose.

ESTAS SAO AS MINHAS ESCOLHAS O RESTO DEIXARIA PARA ESTAS DUAS PESSOAS TRATAREM.

TENHO A CERTEZA QUE O NOSSO ENTRARIA NO RUMO CERTO.

Anónimo disse...

Às questões colocadas pelo anónimo das 12:36 o Leão Revisor não responde...quando não lhe interessa ou não quer responder finge que não é nada com ele...daí a imensa desonestidade intelectual que o caracteríza.

Anónimo disse...

Jedi master es um autentico patego, trazer cedric soares joao gonçalves wilson eduardo diogo rosado lolol queres ganhar o que com uma equipa de putos?? Mas para ver o que percebes de futebol basta ver essa opiniao de dar oportunidades a Andre marques lolol ridiculo.