quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Costinha

Muitas vezes já aqui tive discussões se ser Sportinguista é condição essencial para se trabalhar no SCP. Não tenho a menor duvida que Costinha o é, não me esqueço da entrevista que deu a uma estação de Tv quando era jogador do Mónaco, e mostrava orgulhosamente uma bandeira do SCP que tinha no seu quarto. Não devem existir muitos jogadores profissionais que tenham este habito. Apesar disto só à pouco tempo ele e a sua família se fizeram sócio do clube.
Mas a mim interessa-me mais a competência, neste caso nada posso dizer sobre Costinha já que é a 1º vez que irá exercer um cargo deste tipo (director para o futebol), mas a ideia que tenho dele enquanto jogador é que era um líder dentro e fora de campo, não foi à sorte que chegou a capitão do FCP e da selecção, não é por acaso que lhe chamavam o "ministro" e sempre foi um jogador que teve um discurso claro e directo em defesa do grupo de trabalho.
A juntar a isto, Costinha é um vencedor, tem um currículo recheado de títulos, sabe perfeitamente o que é e como se constroi um balneareo vencedor.
Com base nisto penso que as criticas que lhe são (já) feitas são injustas e baseiam-se mais no ódio a JEB do que na avaliação a Costinha.

Costinha segundo me parece nada terá haver com a contratação e venda de jogadores, o seu trabalho incidirá unicamente no acompanhamento diário do plantel do clube, na mesma linha do que acontecia com Sá Pinto.

Não me parece inocente também, que tenha sido Costinha o escolhido para este cargo de extrema importância, jogador que era representado por Jorge Mendes. Empresário que se fala que trabalha com bastante proximidade com JEB no planeamento da próxima época.

Saudações Leoninas

PS. É verdade, vencemos 3 a 0 os Ingleses e seguimos para os 1/8. Afinal basta a "motivação" da Europa para jogarmos um futebol agradável, se fosse sempre assim não estaríamos na situação em que nos encontramos.

19 comentários:

pedro_scp disse...

leao revisor so uma correçao o costinha e soçio do sporting desde 1998 os filhos e o sao desde ha pouco tempo.

Anónimo disse...

Em 1ºlugar quero congratular-me pela exibiçao seguida de um resultado maravilhoso que esta equipa,com os mesmos jogadores,que nao ganhavam ``a sete jogos,fizeram hoje.
A par disso gostava de perguntar se a chegada de Costinha para correr do balneario o carteiro nao fez com que os jogadores dessem esta resposta.

Carlos disse...

Estive no estádio e esta vitória valeu por dez...Pq ja todos tinhamos sdds de ver o nosso sporting a jogar assim e a ganhar por estes numeros...olhava á minha volta e apesar de pouca gente via o estádio todo ao rubro como se tivessemos sido campeoes......
È por isto que sou do SCP

Pro ano estou confiante numa época mt melhor que esta porque confio no presidente e no agora director de futebol, sendo uma boa esolha por todas as razoes q foram descritas neste post

Alvalade XXI disse...

também tive no estádio e senti o mesmo.

estavam lá os verdadeiros sportinguistas, grande ambiente desde o inicio!

concordo com tudo do post anterior.

SL

leao revisor disse...

pedro-scp

Se é assim a informação que tinha está errada e peço desculpa

pedro_scp disse...

foi so um reparo leao revisor nao precisas de te desculpar o erro e humano

Carlos disse...

LR convidava-te a fazeres um post sobre o izmailov..ao que tudo indica segundo a imprensa ele decidiu ficar no scp antes deste jogo...
Acho que mm sendo um jogador com lesoes merece ser dos mais bem pagos do plantel..grande jogador,grande homem....

Anónimo disse...

A escolha de Costinha óbviamente que não é inocente. Costinha passará a ser o pivot de Jorge Mendes dentro do Sporting, o que desde logo limita e restringe o seu raio de acção.
Eu pergunto - qual a experiência de Costinha para desempenhar o cargo? Zero! Qual a ligação ao Sporting e à sua mística? Bola!
Depois desta época terrível, a margem de erro não existe. Não sería preferível um Homem da casa como José Eduardo? Ou Pedro Venâncio? Ou Mário Jorge? Teríam mais capacidade e mais cultura de Clube para desempenhar o cargo. Mas vamos ver no que dá...

Anónimo disse...

não começemos já a agourar, ainda agora o homem entrou no sporting ja tao a dizer q não tem perfil....
epa vamos dar tempo ao tempo. é preferivel errar mos tudo o que tivermos a errar nesta epoca do que para a proxima que já esta neste momento a ser preparada.

p.s grande vitoria, ainda tou abananado, não tava nada á espera

Anónimo disse...

O homem ainda não começou a trabalhar e já começam os bota abaixo,ele não entende nada disto daquilo bla bla,ou é lampião o que vem para aqui dizer isso ou não gostou muito da vitória,deixem o Sporting em paz,nem a 20 pontos se sentem livres,irra que é demais.
Cumprimentos
André

Guardian disse...

Sinceramente, penso que só por má vontade se pode criticar a contratação do Costinha.

Indo por partes.

Ontem foi a nossa melhor noite da época inteira. Excelente e épica vitória frente ao Everton. Grande atitude da equipa com algumas exibições bem acima da média apresentada até agora (onde andava este Djaló??? este Djaló é assim tão pior do que o Varela?). Primeira grande exibição de Carvalhal, porque não dizê-lo... O Izma decidir ficar, grande notícia.

Agora o Costinha. OK, nunca representou o SCP, mas desde quando isso é um requisito obrigatório para o cargo? Sempre foi um cerebral, sempre foi um vencedor, conhece grandes clubes por dentro, é metódico, exigente e segundo o próprio, Sportinguista desde sempre. Conheceu a organização do Porto campeão europeu e tem boas relações com Jorge Mendes. Acima de tudo: é um líder nato! Perante isto, porque razão não é ele uma boa aposta?

Eu acredito e espero que ontem tenha sido a noite da viragem!

Saudações!

Anónimo disse...

Força Costinha. Rumo às vitórias. O SCP precisa delas e consequentemente de união para dar força, prestígio e glória ao Leão que mora em Alvalade. Força SCP!!!

Camoesas disse...

Alguns desdes comentários é ke se identificam com akela parvoice de "belemnização", em k os velhos do restelo mostram a sua cultura e inteligência ao criticar o Costinha, dizendo k nao têm experiencia, "Não sería preferível um Homem da casa como José Eduardo? Ou Pedro Venâncio? Ou Mário Jorge? " by Anónimo! entao e estes k experiencia têm?!?!RIDICULO!!

NAM disse...

Excelente escolha, um homem reconhecido internacionalmente, melhor que ele só o próprio FIGO.

Se os lampios fizeram algo de bom foi colocar o RBosta num cargo semelhante, é reconhecido internacionalmente e pode abrir portas....

Parece-me que o JEB acertou, a margem de manobra dele é muito curta portanto a ver se começa a acertar mais.

Pra mim Carvalhal deveria ficar (se aceitar) a fazer a ponte entre o Sporting B e Juniores e a equipa principal, caso o André não tenha ninguém pro cargo.

É um homem capaz de transmitir bons valores aos miúdos e o sporting precisa disso, precisa que os miudos tragam a mística incutida e valores bem enraizados.

Camoesas disse...

Não concordo com essa possivel escolha do carvalhal, acho k é uma pessoa mt mole, sem garra, com muita teoria e pca prática!
no meu ponto de vista o melhor a poder ter esse tipo de competência seria o Rui Jorge, uma excelente pessoa e extremamente competente, conhecedor do futebol do Sporting, e pelos vistos um bom treinador de jovens!

Anónimo disse...

Grande contratação esta! Esta aplaudo ao nosso Presidente, assim SIM!

Não considero desrespeito por Salema, uma vez que este já tinha o seu cargo, e estava apenas a "acumular" a prazo!

Aplaudo porque ao contrário de muitos competentes e incompetentes que por lá passaram este é do Sporting sem dúvida e sempre o assumiu!

Não pôde vestir a camisola enquanto nosso jogador, mas essa é outra questão... se calhar o FCP antecipou-se ou nem nunca estivemos interessados e o homem é profissional!

Pessoalmente, tenho muito mais fé no Costinha enquanto Dir. Desportivo do que tinha enquanto jogador mas isso agora não interessa nada!

JCS

Viva o Sporting!! Invasão a Madrid!!

PS: Tenho muitas coisas a agradecer a Carlos Freitas bem como algumas a cobrar, independentemente de tudo isso, prefiro arriscar no Costinha porque é dos «nossos»...

Sporting até morrer disse...

Apenas posso desejar que Costinha tenha as maiores felicidades no seu cargo e possamos TODOS comemorar muitos e belos triunfos como o de ontem à noite.

Anónimo disse...

ontem foi bonito de ver o nosso a dar uma alegria a todos os sportinguistas.embora este presidente tenha cometido muitos erros acho que devemos dar a oportunidade de mostrar que merece a confianca dos sportinguistas.sempre fui admirador de costinha enquanto jogador e profissional sempre soube ele que era sportinguista coisa que nunca escondeu e mesmo no porto sempre assumiu o seu sportinguismo so nao foi nosso jogador porque quando luis duque falou com ele ja foi tarde.gostei da escolha de costinha para director de futebol mas ele sozinho nao vai resolver tudo e necessario que haja uma estrutura forte.

Anónimo disse...

Ora aqui está um homem que vem para trabalhar, realmente. E não perder tempo a ler blogues e com telefonemas para quintinhas.