terça-feira, 16 de março de 2010

Carlos Carvalhal


Carvalhal entrou no SCP num dos períodos mais difíceis, senão o mais difícil da história do clube, não só pelos resultados negativos, não só pela qualidade (ou falta dela) do plantel, mas sim porque os adeptos estavam (pelo menos na altura) completamente divididos e em guerra aberta.

No curto espaço de tempo entre a saída do PB e a entrada de Carvalhal, JEB foi criticado de 3 coisas diferentes:
1. De ter mantido PB tempo demasiado
2. De não ter conseguido contratar André Villas Boas (na época pelos comentários e pelas petições e pelo barulho que se fez após as negociações não terem sido concluídas com sucesso parecia que estávamos perante o verdadeiro Mourinho e não pelo “novo Mourinho”
3. De ter contratado Carvalhal, um treinador sem currículo e sem perfil para o Sporting, e que no seu ultimo clube tinha apenas uma vitoria em mais de vinte jogos.
Por isto e por mais algumas coisas, o trabalho de Carvalhal adivinhava-se bastante complicado, teve um inicio mediano no campeonato e na liga Europa (a derrota com o Leiria em casa foi talvez o pior resultado nesta 1º fase).

Após este mesmo resultado, realizamos uma série de 7 vitórias consecutivas em 3 competições diferentes (Campeonato, Taça de Portugal e Taça da Liga), havia vitórias, houve dinheiro, houve reforços e também acreditamos de novo que era possível a época não ser um desastre como se temia. Neste período as criticas que se ouviam e liam eram muito sobre o 1º ponto que apontei.

Veio Fevereiro, com os reforços, com 3 meses de trabalho, com 8 jornadas para o campeonato nacional, 3 jornadas para a Taça da Liga, 2 jornadas da Liga Europa e 2 eliminatórias da Taça de Portugal, ou seja tempo que considero suficiente para um treinador colocar a equipa a um nível aceitável, tivemos o pior período da era Carvalhal e um dos piores da nossa história, em que a derrota em casa com a Académica para o Campeonato, as derrotas frente Benfica e Porto para a Taça da Liga e Portugal respectivamente mas principalmente como a equipa se apresentou neste período marcaram a época e acabaram (a meu ver) com as aspirações de Carvalhal em permanecer no SCP. Aqui as criticas que se ouviam e liam eram pelo 2º e 3º pontos e não satisfeitos já pretendiam a marcação de uma AG para a realização de eleições antecipadas.

Como num acto de magia e de um momento para o outro, passámos do 8 para o 80, e desde o jogo frente ao Everton em Casa, realizamos exibições muito boas, de um nível bastante elevado, com um ritmo de jogo impressionante com vitórias categóricas (4 vitórias e o empate em Madrid), deram uma alegria aos sócios e adeptos que há muito não se via por Alvalade, e mérito tem que ser dado a Carvalhal por ter conseguido isso. E nesta fase volta a 1º critica à baila.

Durante todo este período houve situações que enfraqueceram a posição de Carvalhal, o caso Sá Pinto vs Liedson, a ida de JEB para o Brasil e as declarações de JEB sobre PB (mesmo que fora do contexto pretendido), não deixaram de ser situações que prejudicaram o treinador e nestes casos ele em nada pode ser responsabilizado.

Uma das críticas que se fez a esta época é que foi mal planeada/programada, em cima do joelho devido às eleições. Sabendo disso, sabendo de como os sportinguistas se sentiram e principalmente sabendo que com a continuação de uma politica em que o investimento no futebol era curto (menos de metade do dos adversários directos) os resultados dificilmente seriam o que todos nós ambicionamos, a direcção trabalhou para dotar o clube de uma capacidade de investimento que não tem há anos com o objectivo de formar um plantel que faça acreditar de novo os sportinguistas.

Resumindo, a era Carvalhal (até ao momento) tem sido muito irregular, com altos (muito altos) e baixos (muito baixos). Espero e desejo que esta nova dinâmica de vitórias se mantenha até ao final de época, era bom para todos, para Carvalhal, para os jogadores, para o SCP e para nós que sofremos com isto tudo.

A próxima época já está a ser preparada se é com Carvalhal ou com outro… Tenho um palpite…

Saudações Leoninas

39 comentários:

Carlos disse...

Oi admito que nao gostei da escolha de CC pa treinador, mas dei o beneficio da duvida como se deve dar tanto a treinadores,presidentes ou jogadores....
Posso dizer que estou supreendido com a actual atitude e qualidade de jogo da equipa...No entanto estou a ser sincero quando digo que nao ficarei triste se vier outro treinador para a proxima epoca, apesar de aceitar a permanencia (e justificada se continuarmos assim ate ao final da epoca) do CC...
Apesar de o AVB ter pouca experiencia, via com bons olhos a sua vinda,sabendo que seria um grande risco...
Será portanto uma decisao dificil para a direcção

Anónimo disse...

GOSTAVA MUITO DE SABER O TEU PALPITE LEÃO REVISOR...

SERÁ CC OU OUTRO TREINADOR??

QUITA-FEIRA É PRA ARRASAR COM OS ESPANHOIS

SL

Anónimo disse...

COMO ME ESQUECI DE ASSINAR O COMENTARIO DE CIMA APROVEITO PARA DIZER QUE GOSTO MUITO DO VOSSO BLOG E SOU UM LEITOR ASSIDUO...

FORÇA SPORTING....

ASS. PSILVA

leao revisor disse...

O meu palpite é que ele não continua.

Anónimo disse...

POR ACASO TENHO O MESMO PALPITE MAS TAMBEM NAO AFASTO DE TODO O POSSIBILIDADE DE LHE DAR UMA APORTUNIDADE POR VERDADE SEJA DITA SE CONTINUAR ASSIM VAI MERECE-LA...
SERA COMO DIZ O NOSSO AMIGO CARLOS UMA DECISAO DIFICIL PARA A DIREÇAO ESPERO QUE ACERTEI...PARA NOSSO BEM..

SEJA QUEM FOR UMA CERTEZA O SPORTING SEMPRE...

SL

PSILVA

Mikos disse...

Villas Boas não! Por favor!
Prefiro 1000 vezes Carvalhal, ainda para mais Carvalhal já está por dentro dos problemas e virtudes do nosso Sporting!

SL e 5ª feira é passagem aos quartos de final!

Jedi Master Atomic disse...

Leão Revisor,

Se achas que o CC não continua, quem achas que vem? O VB? Esse deve estar a caminho do FCP.

Olafreskinho disse...

Não entendo o porquê de tanta insistência no Vilas Boas, o que é que ele tem feito na Académica? Melhor trabalho tem feito o Manuel Fernandes no Vitória, quando lá chegou tinha 40 jogadores e pôs aquilo tudo a mexer. O Carvalhal também não era uma escolha que faria, mas também o Saleiro não era e agora tenho de reconhecer o valor de ambos. Penso que deveriamos esperar pelo fim da temporada e acabar-se com estas especulações, que só servem para destabilizar quem lá está.

Parabéns pelo blog!

TR disse...

O leão revisor também gostava muito do Paulo Bento e foi o que se viu, também era contra a vinda de Carlos Carvalhal e agora tem de engolir um sapo e admitir que a equipa está a jogar como nunca o PB conseguiu.

Só espero que o seu palpite esteja errado, pois já vimos que não têm dado bons resultados.

SL

Jalex disse...

Ou trazem um treinador de créditos firmados ou então se calhar é melhor dar uma oportunidade a Carvalhal.

Vilas Boas?Nem pensar.

Como já foi referido aqui há outros treinadores com menos recursos que estão a fazer temporadas bem melhores.Não entendo o fascínio que existe por este treinador.

Ou melhor entendo...mas Mourinho só há um.

Jedi Master Atomic disse...

TR,

O Paulo Bento pos a equipa a jogar assim logo na 2ª volta da sua 1ª epoca, tanto que acabamos a 1 pontinho do porto. A partir da 2ª epoca é que as coisas começaram a descambar. Memoria curta, hein !!!

fullrise disse...

A série negra do Sporting, e principalmente as desastrosas derrotas com porto e slb deitaram por terra quaisquer hipoteses de CC em ficar mais um ano.

Anónimo disse...

O CC se ganhar a liga europa deve ficar!Se nao ganhar tem que sair!O futebol é mesmo assim..
Apesar de estar mos a jogar á bola,so vejo o CC ficar se ganhar a LE!
Sobre AVB nao sei porque tanto falatorio sobre este homem!O que ja provou ele?
Entre AVB e CC prefiro ficar com o CC

Mauro Silva disse...

Anónimo das 18:10 :

Então o Sporting que,em competições europeias,só tem uma Taça das Taças(e só não tem uma Taça Uefa graças ao mister Peseiro),e tu vens agora "obrigar" o CC a ganhar uma Europa League??
Não lhe incutam agora aquelas que eam as responsabilidades de outrém(Paulo Bento,Pedro Barbosa...)!!

SL

ATÉ MORRER SPORTING disse...

eu sempre me gostei do carvalhal mesmo quando nos ganhou(merecidamente refira-se,ou contrario dos FDP DOS LAMPS)a taça da liga com o victória,


lembro-me de ter levado o leixões, na altura na 2ªb, a final do jamor disputada contra tambem contra nós!!!

tem uma falha no meu entender:
é um treinador que poxa os louros das victórias para si, e entendo porque, porque ao contrario do PLAYBOY DO VILAS BOAS ele não tem um empressário (jorge mendes) que mexa na comunicação social como esse PALHAÇO!!

mas desde quando é que o vilas boas é mais treinador que o carvalhal, não tou com isto a dizer que o carvalhal é o melhor do mundo,muito pelo o contrario, MAS É DE CERTEZA MUITO MAIS TREINADOR QUE O PLAYBOY DO AVB!!!


só tenho pena (SUSPEITO E ESPERO QUE ESTEJA ENGANADO,NÃO TOU ACUSAR NIMGUEM)que o costinha seja o pau mandado do jorge mendes dentro da SAD do sporting(como já ouvi) e com isso para os abutres ganharem dinheiro com as comições contratem o AVB!!!

acho que é a unica razão plausivel para a não renovação com o carvalhal e a contratação do AVB(uma perfeita incógnita e cara!!!)

saudações leoninas

p.s.: todos a ALVALADE na 5ªf o SUINÃO não vai aguentar a pressão

RUMO AOS 4ºFINAIS!!
RUMO A HUMBURGO!!!

Anónimo disse...

JÁ se esqueceram do banho de bola que a académica deu em alvalade??Pelos vistos já,Dizer que (há outros treinadores com menos recursos que estão a fazer temporadas bem melhores)bem a Academica na minha opiniao é das equipas mais fraquinhas em termos de plantel e nao contratou ninguem no mercado de inverno repito NINGUEM

Mauro Silva disse...

Anónimo das 20:03 :

Já te esqueceste que CC É o nosso treinador?!

Então mas agora contratam-se treinadores que dão "banho de bola" em Alvalade-como dizes?!
Já te esqueceste do péssimo momento que o Sporting atravessava aquando desse jogo?!
Quem é AVB?!Mais um playboy alavancado para a ribalta pelos media e pelo empresário...digo eu!!

Há por aqui pessoal que só pensa o que a imprensa quer...

CC é e será o meu treinador até ao momento final,quando e se sair..
E só aí discutirei sensatamente futuros treinadores..

SL

Nuno Manaia Costa disse...

http://bandeiraverdeebranca.blogspot.com/2010/03/falsa-questao-carvalhal.html

Este passa a ser o meu novo blogue!

SL

Anónimo disse...

Mauro silva (E só aí discutirei sensatamente futuros treinadores)entao calate e nao venhas comentar nada já que o assunto é sobre o treinador..fds é com cada um

André Cruz disse...

LR,

Já reparaste que as tuas maiores críticas ao Sporting são na verdade críticas a JEB:

"o caso Sá Pinto vs Liedson, a ida de JEB para o Brasil e as declarações de JEB sobre PB "

Afinal não és assim tão diferente de todos os outros críticos a esta direcção.

Apesar de tudo tenho esperança num futuro melhor, não pelos milhões que vêm (exemplos como Benfica de outras épocas, Real Madrid, Milan, Braga mostram que não são orçamentos que ganham jogos nem campeonatos) mas tenho esperança em Costinha e que ele tenha liberdade para implementar a sua visão num clube.

Apesar de ser novo, de não ter experiência nestas funções, acho que é exactamente o tipo de sangue novo que o Sporting andava a precisar: alguém com uma experiência ainda recente nos meandros do futebol, fora dos compadrios que infelizmente existem no nosso clube, e, aparentemente, com uma personalidade bastante forte, de que é exemplo a sua conferência de imprensa acerca da próxima época.

Com muito ou pouco dinheiro (de preferência pouco mas bem gasto) tenho esperança num futuro melhor.

SL,

André Cruz

PS - Apesar de tudo JEB ainda não me convenceu como presidente. O que menos gosto de tudo neste momento é o continuar com as boas ligações com aquele clube miserável do norte, que tem um dirigente corrupto que se tem aproveitado ano após ano da permissividade e veleidade das sucessivas direcções do Sporting.

Mauro Silva disse...

Anónimo das 21:26 :

Pelo menos dou a o peito às balas.Não me escondo atrás de anonimatos par vir aqui criticar quem quer que seja!!
Nem mando calar ninguém,pois não tenho nem me dou a tal direito,a minha educação não é essa!!

Sei que o post é sobre o treinador,mas sobre o Carvalhal!! Estarei errado??
Acho que o título é mesmo "Carlos Carvalhal"-não posso estar errado!

É gente como tu que mais não fazem que contribuir para a desestabilização que empurram para baixo o NOSSO CLUBE,o SPORTING,quando devería ser o contrário!!

Somos SPORTING,não somos este ou aquele treinador hipotético!!Certo?!

SL

leao revisor disse...

TR

Eu não gostava de PB, eu continuo a gostar de PB que é bem diferente. Saiu do SCP desejo-lhe sorte espero que seja feliz e que o meu clube seja mais ainda.

Quando a Carvalhal, nunca critiquei a sua vinda para o SCP, tens que me dizer onde fui contra a sua vinda.

Pedro disse...

Antes de mais, olá LR já la vai algum tempo...

O iluminado Mauro Silva,

Se eu disser que me chamo Celso Miranda, Amilcar Alho ou Rodolfo Dias deixo de ser anonimo?
Dar o corpo às balas?! Não sejas ridiculo... Balas de quem? De quem diz o contrário do que pensas? Cuidados com os snipers...
Por fim, lamento não ter a tua capacidade para saber que o AVB é uma merda e que o empresário e os media é que o puseram na ribalta! Sabes que a pergunta pode ser posta ao contrário... Não será antes o Jorge Mendes seu empresário por ser um grande treinador? Não estará na ribalta por ser bom? Afinal de contas o Ronaldo só é bom porque os media são uns mentirosos e o Jorge Mendes é que controla isto tudo, queres ver?!
Deves ser tu que tens as respostas e que percebes muitissimo de todos os sistemas de jogo e ves os jogos todos da Académica para teres uma avaliação séria e qualificada...

Concluindo, há com cada um...

Pedro - Sporting sempre

Pedro disse...

Em relação à próxima época, sempre disse que a peça mais importante do plantel é o treinador. Sendo assim, não percebo porque não se pode gastar um ordenado elevado para o "timoneiro" quando os remadores ganham balurdios...
Para sair o Carvalhal tem de vir alguém de inquestionável valor. Alguém que consiga motivar adeptos e sobretudo jogadores, alguém que mostre que o grande Sporting não morreu e aposta tudo nas vitórias!
Não tenho essa capacidade avaliativa sobre o AVB mas se o grupo Sporting achar que está ali um diamante não vejo porque não... A minha preferencia seria alguem estrangeiro com créditos firmados e titulos internacionais.

SL

Pedro - Sporting sempre

Mauro Silva disse...

Pedro,respondo a este e depois disto digas o que disseres ou não digas,por mim-ponto final!!

Quando falei em dar o corpo à balas,foi por ser atacado por ti,por exemplo,de uma maneira que não faço a ninguém!É suposto isto gerar discussão,mas saudável,não assim!!
Quanto a AVB,os teus exemplos valem o que valem-eu não os dei por isso mesmo,generalizam quando não o devem,cada um é como cada qual!
Por último,salvo as qualidades que tiver,se as tiver,que as prove-não é por estar a fazer o bom trabalho que está a fazer na AAC que se poderá ter a certeza que fará melhor com mais jogadores e de melhor quaidade!!
AVB é treinador à "meia dúzia de dias"...Paramim-para mim-ainda não provou nada,e não me merece uma ressalva hipotética para o futuro no nosso Sporting!
Como em tudo,uns estão de um lado,outros do outro...e qualquer que seja a decisão final dos maiorais de Alvalade,acredita,vão chover críticas!!

SL

Anónimo disse...

O PEDRO disse tudo Mauro silva pede para cagar e sai

ATÉ MORRER SPORTING disse...

Mauro Silva gostei de te ouvir, finalmente oiço( ou leio...) alguém com a mesma linha de pensamento que a minha em relação ao Carvalhal ou o "oferecido" futuro treinador(AVB...mas espero que não se concretize)

mas será que a maioria dos sportinguistas não conseguem ver as coisas como são???

mas porra não conseguem dar mérito ao carvalhal por estes últimos 5 jogos??

não jogamos com equipas quais queres!!

ai tal o AVB é que é!!MAS QUEM É ELE???

já parecemos a merda dos lamps quando compravam os jogadores que jogassem bem contra eles!!

mas esquecem-se que isso não é exemplo de qualidade(por exemplo o grande MORRETO OU FRANGUETO!!)

já agora que tal comprar a equipa toda da académica??já que deu um granda banho ao SPORTING!!!

noticia de ultima: o EVERTON E O FC PORTO vão comprar a equipa do SPORTING e o Carvalhal vai treinar as duas equipas não sabendo qual será por vídeo-conferencia!!loool

seguindo a ideia de alguns comentadores deste BLOG esta noticia deverá estar arrebentar num dos PASQUIMS DIÁRIOS TAIS COM O RECORD OU BOLA!!

Saudações leoninas

p.s.:5ºfeira todos os verdadeiros leões a Alvalade até que a voz nos doa!!

Pedro disse...

Antes de mais, o comentário anterior foi o meu primeiro e nada tenho a ver com os anteriores. Lamento se entendeste assim.

Em relação ao que interessa, quantos dias tinha o Mourinho? Quantos dias tinha o Cruyft? Quantos dias tinha o Gaurdiola?

Não digo que a experiencia não seja importante mas quem é bom é bom... Deixo essa capacidade avaliativa para quem a tem.

Pedro - Sporting sempre

Anónimo disse...

Quando CC chegou estávamos 12 pontos do 1º, agora estamos a 20, foi eliminado com goleadas, dos nossos rivais, nas duas Taças...

Mauro Silva disse...

Pedro:
Sendo assim peço desculpa pelo mal-entendido,antes de mais!

Como é óbvio,há,de facto excepções à regra,mas aproveitando os teus exemplos:
Mourinho esteve no Benfica antes de ir para o Porto,com os resultados que se viram,ou seja,antes de chegar ao Porto(podia mesmo ter vindo até para o Sporting,não fôsse o insurgimento dos adeptos contra essa escolha),já se sabia que podia de facto singrar num grande!
Cruyjf e Guardiola entraram à condição,e pelos resultados ficaram...
Com Carvalhal,poderá ou não acontecer o mesmo que a esses dois,visto finalmente conseguir pôr a equipa a praticar bom futebol,e com resultados(fora aqueles 7 jogos que correram bastanta mal,mas deram frutos)!

Deixo também a capacidade avaliativa para quem de direito,obviamente!

PB deixou a equipa a 12pts do líder,CC perdeu mais 8 e mais as taças,perdidas de goleada,é certo!Mas como em tudo,também se aprende com os erros...

Quanto à minha modesta opinião,acho que CC merecia uma oportunidade melhor na próxima época,com todas as condições e tempo para fazer mais e melhor!
Sei que choverão críticas de qualquer das maneiras,portanto...

Ataquem à vontade,de qualquer dos flancos...façam trincheiras pessoal!! ;)

SL

Anónimo disse...

CC é e será o meu treinador até ao momento final,quando e se sair..
E só aí discutirei sensatamente futuros treinadores..

Pensava que só descutirias treinadores só no final da época pelos visto nao..Mais um que diz uma coisa passado 10 comentarios já esta a dizer outra em fim mais do mesmo

Anónimo disse...

Se leres bem,ele só comentou sobre o Carvalhal!!

andre77 disse...

O sporting esta a jogar bem e a ter resultados....mas o carvalhal ainda nao me convence....é verdade que ja teve muito mais em baixo na minha consideracao....muito em baixo mesmo.....actualmente dou-lhe o beneficio da duvida....

ainda nao me esqueci daqueles 7 jogos sem ganhar .... onde se inclui uma derrota em casa com a academica e 2 derrotas humilhantes contra benfica e porto.....

qual o verdadeiro carvalhal ???

é verdade que nao devemos culpar o carvalhal na totalidade por essas derrotas.....mas ele tambem teve a sua parte da culpa....

hoje fala-se que o carvalhal em alguns jogos tem dado banho tactico.....onde andou essa capacidade tactica a umas semana??

O carvalhal parece-me ter o mesmo problema do peseiro....ate pode nao ser mau treinador e pos a equipa a jogar a bola...mas nao me parece ter pulso....veremos

mas sinceramente nao vejo mais ninguem para o lugar.....o AVB talvez.....eu a uns mese talvez nao dissesse isto que vou dizer mas se o carvalhal ate ao final da epoca continuar com os bons resultados e exibicoes era de dar uma oportunidade ao homem....

Sporting até morrer disse...

Estes comentários de anónimos são dignos de uma escumalha lampiã.

Caguem neles e não lhes dêem resposta.
Estão a entrar no jogo que eles querem.
Gentinha desta, se quer resposta que se identifique com um nome ou um nick e partir daí têm direito a falar.

Caguem neles, pois estes é que são os verdadeiros anti-Sporting

SL

Anónimo disse...

Entao Sporting até morrer o Saleiro vai jogar?? Aquele jogador que querias dispensar do sporting PALHAÇO

Camoesas disse...

Na minha opinião Carvalhal tem de sair, kd dizem k AVB não tem curriculo, qual é o termo de comparação?! o Carvalhal k curriculo tem?...a cruyf e guardiola junto rijkaard e van gaal!
Eu JAMAIS me eskecerei das 7 derrotas consecutivas, e da cara de choro dele no dragão e em alvalade com os lampiões, isso p mim diz tudo!
O Sporting é um clube de guerreiros, smp o foi, e o Carvalhal não é!
Mesmo assim enquanto la estiver, e espero k não seja + do k ate junho, terá o meu apoio prk sou do SPORTING e não do Carvalhal!
Hoje e SEMPRE SPORTING

Anónimo disse...

Quanto ao palpite do leão revisor, isso é só um palpite ou também um desejo?
Também nunca fui apreciador de Carvalhal no seu trabalho antes-sporting, mas após estes meses temos de dar a mão á palmatória!
Um treinador que encontra uma equipa numa crise profunda numa época já quase a meio, um clube dividido, um presidente incompetente que faz asneiras e fala besteiras e depois foge para o Brasil num dos piores períodos da história do clube... conseguiu no meio de tudo, dar a volta por cima e pôr a equipa a obter resultados, e sobretudo futebol como há muito não se via neste Sporting. Agora pergunto: Faz sentido dispensar Carvalhal que tanto se tem esforçado por finalmente fazer a equipa estabilizar, para ir buscar um puto de 32 anos que nada provou como treinador? Será a asneira maior do nosso presidente, a juntar a todas as outras.

Sporting até morrer disse...

Anónimo,

Para evitar entrar na estupidez de conversa, já te disse anteriormente que me estás confundir com o outro Sporting até morrer que até tem um blogue dele próprio.

Deixa de ser parvo e vê primeiro quem assina os comentários.

SL

Anónimo disse...

Estas gentinhas até dão pena!!!
Que discussão tão estúpida!
Parecem garotos a discutir qual deles tem o brinquedo mais bonito!
Põem-se a discutir o valor de tal ou tal treinador como se fossem peritos em futebol.Concerteza, quando se interessam por uma mulher, a primeira coisa que procuram saber é se ela tem a CONA atravessada.

E se fossem todos pentear macacos?!

Basta de tanta JACTÂNCIA!!!