segunda-feira, 1 de março de 2010

Há coisas fantásticas!

Sempre ouvi dizer que uma equipa joga o que a outra deixa jogar, ouvi na radio mal acabou o jogo e já li em alguns jornais que o Porto fez um jogo péssimo, realmente fizeram mas muito por força de um extraordinário jogo do SCP onde tudo correu bem.
A grande diferença para a grande parte dos jogos desta época em termos colectivos foi a agressividade que os 11 jogadores colocaram em todos os lances da partida, isso resultou em bolas recuperadas, em maus passes do adversário, em muitos e muitos ressaltos que ganhámos ao longo dos 90 minutos. Também registei que havia muitos jogadores do SCP perto dos 90 minutos completamente esgotados, e prefiro assim do que aquela conversa no final dos jogos sobre a condição física, "ainda fazia outro jogo", é mau sinal quando assim é, é sinal que não deram o máximo durante os 90 minutos.

Individualmente tenho que destacar alguns jogadores, e hoje não vou falar dos bem amados, vou falar daqueles que foram durante esta e outras épocas bastante criticados e merecem a meu ver destaque após este jogo.
Abel- fez dos melhores jogos pelo SCP, a defender esteve bastante acima do que nos tem habituado, mesmo assim sentiu mais dificuldades com Rodriguez. A atacar não perdeu estupidamente dezenas de bolas e combinou bem com o seu parceiro de flanco (Izmailov).
Djaló- Se fizer até ao final de época este tipo de encontros no verão segue o mesmo caminho de Nani, é que este é tipo de jogadores que nos fazem falta, a nós e á maioria dos clubes da Europa, este é o tipo de jogadores que são caros. Jogadores que tenham a capacidade de pegar a bola no seu meio campo e transportar com velocidade para a área adversária, jogadores que consigam criar desequilibrios no ultimo terço do terreno, jogadores que tenham uma percentagem de finalização razoável. Que te mantenhas assim é bom para o SCP e para ti.
Pedro Mendes- Para mim o melhor jogador ontem, a meu ver este é o jogador que dá equilíbrio à equipa, que a comanda a defender e que a suporta a atacar, para quem criticava esta contratação hoje terá que assumir que estava errado.
Por ultimo falo de Grimi, sinceramente tiro-lhe o chapéu, o rapaz voltou a não perder um duelo individual nem com Varela nem com Mariano e reforço aqui não perdeu um lance com o adversário. A atacar acabou finalmente com aqueles pontapés para a frente ao nível de um jogador dos campeonatos amadores, e até a cruzar esteve muitíssimo bem nos poucos que fez.
Sobre a dupla de centrais só tenho que dizer isto, bem posicionados nos lances de jogo aéreo e a jogar na antecipação nos lances de jogo com a bola a flor da relva resultaram no melhor jogo desta dupla nesta época.

Este dois jogos não apagam a má época que fizemos, e isso sinceramente não sei se serve a favor de Carvalhal ou contra. Se conseguimos este nível exibicional com estes jogadores, teremos de o conseguir muito mais vezes, porque o campeonato é uma prova de regularidade e nada nos vale esta vitória sobre o FCP se não conseguirmos os 3 pontos sábado diante o Belem.

Ultima nota para a blogosfera leonina, constato que os Post´s sobre os maus resultados/exibições são mais comentados do que os bons resultados/exibições, e isso só pode ter dois motivos, ou existe muito lampião disfarçado a comentar nos nossos blogues ou os sportinguistas preferem dizer mal do que bem do clube.

Saudações Leoninas

24 comentários:

LP disse...

já tinha referido num post anterior que além dos agoirento da oposiçao a esta direcção, que rezam diariamente pela desgraça de JEB, existem muitos adversários, não exclusivamente lampiões, que adoram meter veneno, para incendiar a fogueira e queimar jogadores com potencial.
Pelo andar da carruagem o Patrício e o Djaló estariam mais tarde ou mais cedo a brilhar no Porto...e isso é certinho!!


apoiem o Sporting e não publiquem comentários anónimos.

Força Grande Sporting

Anónimo disse...

Sou dos que criticou e continua a criticar a actual direcção até que me deiam razões para o contrário.
Este para mim tem sido o grande problema nesta crise que se instalou no nosso clube e não problema de jogadores ou treinadores como foi tantas vezes invocada.

Ontem tal como contra o Everton, as coisas correram bem porque os jogadores e respectiva equipa tecnica finalmente perceberam o que é Ser Sporting. Tiveram a ATITUDE que faltou até aqui...

Agora á que continuar dentro de campo a correr e a lutar e fora dele o incompetente presidente se torne competente de uma vez por todas para que possamos terminar esta epoca de forma minimamente positiva e planear bem a proxima.

SL - Rui Teixeira

Mauro Silva disse...

Mais um bota-abaixista do "Ser Sporting",acima!!

Assim mais parece "Ser anti-tudo-o-que-seja-Sporting"...

Hummpppfff

Filipe disse...

Isto dos anonimos é so para gozar, não olhem para esses patetas lol

Sócio 15510 disse...

Concordo com o LR que dois jogos não apagam uma época a todos os títulos horrível. O que se passou nesta semana deveria ser a regra e não a excepção. O que é preciso fazer para que tal suceda? mais profissionalismo, empenho, brio, preparação, trabalho, jogadores de qualidade e dirigentes competentes.A actual estrutura conseguirá manter este nível daqui para o futuro? gostaria de acreditar que sim, mas não tenho ilusões.

Xavier disse...

O ano passado o ditador Bento após Yannick ter marcado os 2 golos da vitória na Supertaça contra o Porto ,ao Braga, e mais 3 ou 4 golos, o treinador ditadorzeco retirou-o da equipa sem lógica nenhuma! Claro que o Yannick com mais golos que Postiga ressentiu-se e nunca mais foi o mesmo..

Agora o verdadeiro Yannick Djaló está de volta, não é nenhum super craque, mas tem os seus momentos como já se viu várias vezes.

Contra Everton e Porto ( já marcou aos tripeiros 5 golos!!! incluindo vou repetir... os 2 para a Supertaça conquistada em 2009 e 2 aos lampiões no 5-3 ) foi simplesmente dos melhores em campo, ontem penso mesmo que o melhor.

Carvalhal acertou finalmente no sistema e tem mérito neste momento porque descobriu um excelente ala esquerdo ( Yannick Djaló ), que jogando mais atrasado pode usar a sua velocidade para criar muitos desequilíbrios.

Vamos ver como vão correr os próximos jogos.

scp4ever disse...

leao revisor tu nem numa altura destas consegues deixar de atacar certos SPORTINGUISTAS que têm tanto o direito à sua opinião como tu tens... a isto chama-se democracia, apesar do socrates e do jeb não gostarem muito da palavra...
não são estas duas exibições FENOMENAIS que apagam o resto da epoca, bem como as asneiras que se têm feito...
quanto ao jogo já vou na segunda vez consecutiva a ficar rouco com este grande sporting... foram poucas as vezes este ano... mas que grande jogo de grimi... enorme... não gosto dele, mas ele ontem foi fenomenal... entao aquele corte de calcanhar uiui... eheheh que continuemos assim, à verdadeiro leão....
acabem com as provocações em prol de um sporting unido... cada um tem direito à sua opinião... mas estas provocações, só levam a mais provocações em que todos acabam por perder a razão...

Daniel disse...

Xavier o ditador paulo bento, como tu lhe chamaste não retirou o yannick da equipa no fim dos golos ao porto. Tens de te informar melhor. O yannick lesionou-se ao serviço da selecção nos dias seguintes teve mais de um mês afastado.
Não vi o jogo. Mas foi uma grande vitoria do sporting. Não me recordo da ultima equipa portuguesa q ganhou ao porto por 3.
VIVA O SPORTING

AF disse...

Para mim tanto Djaló, Patricio, Abel e Grimi que foram os que jogaram ontem e por isso os mais citados aqui, não deixam de ser as mesmas nódoas que têm sido durante nas suas prestações pelo nosso Sporting, caso contrário não estariamos na situação que estamos. São mais os jogos em que não sabem jogar do que os que jogam e fazem jogar bom futebol. Não se trata de deitar abaixo só porque apetece ou para ser do contra, mas por factos comprovados. Há também que elogiar e dar os parabéns pelas excelentes exibições destes jogadores e da restante equipa quando também se comprova o mesmo e nestes 2 últimos jogos isso aconteceu, com muita pena minha por terem sido apenas 2 jogos para já. Os meus parabéns.

Estes 2 jogos para mim dão-me a esperança de podermos começar aqui a encontrar a estabilidade que há muito procurámos, mas chegando o final da época ou muito me engano, mas os intervenientes do costume vão voltar a andar nas bocas do mundo pelas razões que todos conhecemos.


SL

Pedro disse...

Força Sporting.

Excelente texto, identifico me bastante com o que foi escrito.
Parabens e segue-se Belem... vamos la manter esta bitola exibicional.

ATÉ MORRER SPORTING ALEZZZ1

Anónimo disse...

Não percebia a sistematica aposta de Carvalhal no Adrien, 1º num esquema de 2 pivots defensivos com 1 avançado e o Veloso a fazer de extremo direito, e depois num esquema de 1 pivot defensivo com 2 avançados.

Na 1ª tentativa revelamos solidez defensiva contra os lampiões em Alvalade ( 0-0 ) mas incapacidade para que a bola chegasse a Liedson.

Mas Adrien não revelou capacidade para fazer transições ou construir jogadas de ataque, apenas destruir e a equipa bloqueava.

Veloso marcou um golo como extremo direito mas naturalmente não tinha nem pé direito para os cruzamentos da direita nem velocidade para ser extremo.

Veio o Pedro Mendes, emergiu da lesão e da baixa forma Izmailov, Yannick está a afirmar-se como excelente médio ala esquerdo, e o 4-2-3-1 começa a funcionar.

Carvalhal não tinha nada a perder e apostou novamente neste sistema, e até agora, sobressai a consistência defensiva ( os tais 2 pivots ) mas com outra capacidade de sair em contra ataque e fazer transições rápidas, os 2 bons extremos que apareceram ( um até o queriam vender! ) e Liedson fica mais desapoiado ( mesmo assim é sempre um jogador que dá muito trabalho ) mas contra equipas que se fecham mais lá atrás acredito que aposte mais no 4-1-3-2 com o Saleiro tb na frente.

Está encontrada a formula?

Força Sporting

Anónimo disse...

O losango foi-se,o forever tornou-se never e os jogadores do Sporting começaram que é um bem jogar e representar este clube.
Mas isto não significa que a época não tenha sido vergonhosa,muito pela culpa de quem a preparou.

leao revisor disse...

scp4ever

Eu apenas constatei um facto.
Referi que os Post sobre vitórias têm menos comentarios do que os Post sobre derrotas.

fullrise disse...

quem é que deu a camisola à jl? p.mendes ou msg?

Joao Nuno Rodrigues disse...

Caro Leão Revisor,

Consegue fazer um post a analisar o relatório semestral da Sad do Sporting.

Como é que justifica um resultado líquido negativo de 7,8 milhões de euros no primeiro semestre fiscal.

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR27129.pdf

Fábio Ferreira disse...

Boas!
Não tive oportunidade de ver o jogo porque estava a trabalhar a essa hora, mas vi o resumo alargado da rtp e sinceramente gostei de ver que fizemos uma exibição muito boa, dominámos completamente o porto.
Pelo que vi, Carriço foi espetacular, pedro mendes muito bom, veloso ao nivel que nos tem habituado esta época, e djaló uma surpresa muito agradavel. Agora por amor de deus.... fazemos dois bons jogos e o abel e o grimi e todos os k n prestavam agora ja sao bons? entao se calhar é melhor ficar com eles na proxima época.... Tenham dó, a equipa é a mesma, so mudou a atitude... e não podemos ficar demasiado contentes, pois estas exibições não mostram só a nossa força, mostram como poderiamos ter sido desde o inicio da época.... Cada vez mais acho que ler este blog é uma perda de tempo... ha aqui senhores que todas as semanas mudam de opiniao... A esses, não se achem sportinguistas, porque esta época está a ser uma desgraça, e apoiar só quando ganhamos não basta! É preciso apoiar quando as coisas não estão bem tambem, apoiar quem ganha é facil... E não se iludam, o Abel não aprendeu nada em duas semanas.... Ele e outros... O Djaló raramente faz um jogo de jeito, e quando o faz ja o comparam ao Nani... LOL. Quem de vocês este ano não lhe rogou uma ou outra praga durante os jogos? Na minha opinião é um jogador que deve sair, pois não tem qualidade para um clube como é o meu Sporting! Olhem para o Abel e para o Grimi que tambem jogaram bem e comparem o que se diz de cada um deles, e depois vejam as barbaridades que dizem sobre o principe encantado la da outra....

SEMPRE CONTIGO SPORTING!!!
SL

scp4ever disse...

quem deu a camisola foi o próprio pedro mendes... mas foi só depois do salema lhe dar um incentivo para o fazer... boa atitude do salema... mas tudo isto seria ainda melhor se o pedro nos tivesse dado por sua iniciativa... mas vai acabar se render a nós... :) tal como nós já estamos rendidos ao seu perfume... apesar de continuar a dizer que 2.5 milhoes por ele foi muito papel para quem tem 31 anos...

e leão revisor vamos la apoiar e esquecer do resto... as pessoas comentam menos porque têm outras formas de festejar :P já quando ficamos "fulos", é melhor deixar a nossa opinião aqui do que desatar a bater em tudo e todos eheheh alivia o stress teclar eheheeh

Sporting até morrer disse...

LR,

Concordo com o que dizes sobre o Djaló e o Abel.

Este Djaló já não o via desde que tinha os 17 anos.
Sem medo de ir para cima do adversário, dando nós atrás de nós no Fucile e no Rolando que não sabiam já o que fazer para o travar.
Mantém-te assim Djaló e resolvemos o nosso probelma na esquerda.

Quanto ao Abel, quando pensei que ele estava acabado, regressa com duas exibições a fazer lembrar o Abel que jogava em Alvalade quando veio transferido de Braga.
Estou a gostar, assim passamos a ter dois laterais direitos novamente o que é excelente!

Em relação ao Grimi, continuo a achá-lo um jogador que dá tudo o que tem e nunca vira a cara à luta, mas...isso não chega, é limitado.
E devo dizer que para mim continua a ser dos piores em campo, mesmo quando a equipa joga toda bem.
teve um erro enorme na segunda que não deu golo por pouco (lance do Varela), e na primeira parte não comprometeu por duas vezes por centímetros (uma delas, corte de calcanhar que ainda há-de explicar como o fez...).
Voluntarioso, mas extremamente limitado.

Atrevo-me quase a dizer que preferia ver o João Pereira à esquerda e o Abel à direita para ver no que resultava.

Uma palavra para o meio campo onde no Domingo vi dois jogadores a combinarem espectacularmente no centro (P. Mendes e M. Veloso).

Quando este dois abrem o livro, e como o Liedson dizia, dificilmente alguma equipa ganha ao Sporting.

Os próximos dois jogos para o campeonato são cruciais para garantirmos o 4º lugar, por isso Domingo todos ao Restelo!

SL

Fanane disse...

Caro Leão Revisor:

Não será normal que se comente mais as derrotas do que as vitórias? Afinal não é suposto sermos um clube grande e estarmos... HABITUADOS A GANHAR???

Quando ganhar é suposto ser a obrigação, É ÓBVIO QUE SE COMENTE MAIS AS DERROTAS QUE AS VITÓRIAS! PRINCIPALMENTE QUANDO SE OLHA PARA ESTA ÉPOCA E HÁ MUITO MAIS NÃO VITÓRIAS DO QUE VITÓRIAS!!!

Uma nota relevante: agrada a contratação de costinha, e finalmente alguém assume que no SCP NINGUÉM percebe de futebol e associam-se a quem dele percebe: Jorge Mendes! Afinal Costinha para além de - aparentemente - vir a ser responsável do contacto directo com os jogadores, também será - obviamente - o braço direito de Jorge Mendes em Alvalade.

Que continuem assim até final da época!

SL.

Fonseca disse...

Vou comentar não o post do leão revisor mas os comentários de Fábio Ferreira e Fanane.

O Fábio Ferreira diz que o Djálo é para ir embora! Ó amigo diga-me um jogador do Sporting nestas últimas décadas Português ou estrangeiro, que tenha com 23 anos marcado 5 golos ao Porto, inclusive 2 que nos deram a Supertaça 2009?! Chega para compreender o potencial do rapaz?...
Não é o Nani, claro que não mas contra o Everton e Porto andou lá perto, e pode fazê-lo mais vezes se for colocado na posição correcta e se estiver motivado.

Nem sei se será Sportinguista este Fábio com estes comentários demagógicos... faça-nos um favor e guarde-os para si.


O amigo Fanane diz que Costinha vai ser o braço direito do Jorge Mendes e é bom ter reconhecido que ninguém percebe de futebol no clube, então fala-se com o Jorge Mendes.

Eu espero sinceramente que os jogadores a contratar, não sejam só os da "loja" do Jorge Mendes porque era muito redutor, e duvido que se colmata-se todas as carências devidamente. Não se podem excluir novos talentos estrangeiros, mercado além fronteiras da "lojinha" do empresário, nem se pode deixar que um empresário mande no nosso clube.
Todos os mercados devem ser avaliados em busca de jovens talentos e inclusive o nosso com jogadores como Mossoró ( um excelente número 10 que ainda nos faz falta, rápido e habilidoso ) não deve ser posto de parte.

O Costinha é quanto muito o braço direito do JEB

Anónimo disse...

Há aí um que compara o JEB com o Sócrates... Francamente! Um, Bom ou mau é do SPORTING, o outro não vale nada, é abominável e ainda pior, é um LAMPIÃO PORCO SUJO e SABUJO!

fullrise disse...

Fonseca:

Uma aposta em como não se contrata ninguém fora da órbita de J.Mendes?

Anónimo disse...

Fonseca ve-la se tens juízo e não embandeires em arco. é obvio que o djalo é pa ir embora! É preciso tar doente para comparar o djalo ao nani!!
Jebardo, Djaló, postiga, pereirinha, p.silva, adrien e mais uns quantos! Andarilho!!

Não percebo a memóriua curta de alguns...

João Rofrigues

Fábio Ferreira disse...

Fonseca,
É a minha opinião, e vale tanto como a sua.
Quanto aos 5 golos contra o Porto, acho que o senhor se está a esquecer da "pérola" Tiuí, que só numa época e com 22 anos lhes marcou 2 que valeram uma Taça!!! Agora os jogadores são bons só porque marcam aos nossos rivais? Nestas duas últimas épocas o Djaló fez 4 ou 5 bons jogos, mas e os outros? Aqueles em que não domina uma bola, não acerta um passe.... Não me diga que ele nunca fez péssimas exibições, porque todos sabemos que as fez, e foram bem mais que as boas...
Quanto ao meu Sportinguismo... Amigo, pouco me importa se duvida dele ou não, sinceramente... Eu sou do Sporting desde pequenino e só porque tenho uma opinião negativa sobre um jogador já começam a mandar papaias... Cada um é livre de ter a sua opinião, e a minha é que o Djaló não serve para o Sporting... Sportinguistas são os que assobiam a equipa quando entra em campo, e o Rui Patricio que tem tido péssimos momentos mas que já nos ajudou muito... Ou os que criticam o Moutinho e o Veloso quando não estão tão bem de forma, mas que quando jogam ao seu nível já dizem que são jogadores à Sporting... Ou os que acham que só devia ficar o Izmailov e de resto era limpeza completa no balneário... Quando estávamos mal era mais facil concordar com isto, não era? Apoiar que é bom, nada... Só quando se ganha e joga bem... Isso é que é ser Sportinguista, não é?
Vá mas é dormir....
SL