segunda-feira, 29 de março de 2010

Modalidades do SCP

Muito do prestigio que o SCP tem no exterior advém não do futebol mas sim do seu ecletismo e se nos orgulhamos ao dizer que somos o 2º clube europeu com mais titulos, esse mérito tem que ser dado às nossas modalidades e não ao futebol.

Não falo em nomes, porque para alem de ser uma lista infindável (somos ricos nesse aspecto) correria o risco de deixar alguém de fora.

A força de um clube estará sempre nos seus adeptos, quem esteve à frente do clube não percebeu que era um habito, uma tradição, os sportinguistas encherem os pavilhões de manha à noite aos fins de semana para ver todos os escalões das mais variadas modalidades que existiam no SCP. Foi assim que o clube continuou vivo e vigoroso mesmo sem vencer no futebol. Posso perceber que as Modalidades Amadoras (que de amadoras têm pouco) dificilmente não vão dar prejuízo e numa lógica meramente economicista a decisão que foi tomada à 15 anos, em que os sócios foram chamados a pronunciarem-se sobre o encerramento de 2 modalidades, pode-se aceitar.
Mas o que o SCP perdeu de forma indirecta (sócios, fervor sportinguista que não se explica, apenas se sente, etc) não terá sido bastante pior?

Não tenho duvidas que ficamos a perder, penso até que os mentores desta ideia, hoje não a tomariam, mesmo que isso levasse a mais umas centenas de milhar de euros de prejuízo.

Estou convicto que nos últimos anos a direcção do clube tem feito um esforço para corrigir esse erro cometido. Mesmo FSF que nada ligava às modalidades antes de entrar no clube, foi o 1º a dar mais condições (financeiras e não só) às modalidades. Foi também a sua direcção que percebeu a importância e urgência da construção de um pavilhao junto ao estádio.

Se existe coisa onde não se pode criticar JEB é em relação ao ecletismo. E quem o critica neste aspecto deve primeiro tentar conhecer um pouco da realidade.
Termino falando do Pavilhão que tanto esperamos, quando a CML resolver os problemas burocráticos comecem a contagem decrescente que passado 1 ano temos o pavilhão de pé!

Saudações Leoninas

9 comentários:

Juvenal Carvalho disse...

Leão Revisor,
Antes do referendo, e sem decisão dos associados, o hóquei em patins e o voleibol foram liminarmente extintas.
Depois sim fez-se um referendo em que foram a votação estas 3 hipóteses:
1 - Andebol
2- Basquetebol
3- Nem uma nem outra
Perante isto, esta terceira hipótese era igualmente para extinguir estas duas e de vez matar o ecletismo do Sporting Clube de Portugal, e faço-te lembrar que o então futebol de 5 hoje futsal era autónomo e não tinha a projecção de hoje, se caso a tivesse estou convicto que também morreria em nome do "projecto Roquette", a coisa mais horrenda vivida no nosso Clube.
Por este facto, é louvável o interesse de JEB pelas modalidades, estando eu convicto que outras ressurgirão e que as que temos irão manter-se.
Só tenha pena que quem tanto mal fez ao Sporting estejam uns na Herdade do Esporão, outros vão andando por aí, etc... e não sejam julgados também em referendo se deveriam ou não continuar como associados do nosso SPORTING!

Chagas disse...

O problema é que parece que esses problemas burocráticos nunca mais se resolvem..
Sinceramente não tinha conhecimento da extinção de 2modalidades mas gostaria imenso que o scp tivesse mais (basquetebol,hóquei e vólei,estes 3principalmente),para além de que muitos sportinguistas têm uma destas modalidades como desporto favorito,corríamos o risco de aumentar o número de troféus no museu.Aposta-se tanto no futebol(em comparação) e não temos alegrias quase nenhumas...

leao revisor disse...

Juvenal Carvalho

Obrigado entao pela correcção.

Anónimo disse...

Jornal da RTPN dá como certo Andre Vilas boas no Sporting

leao revisor disse...

Não ouvi, mas so esperava que fosse anunciado no final de epoca...

Unknown disse...

boas... nao tenho p habito fazer comentarios mas esta noticia n deixa d ser curiosa. sou socio recente est ano ta a ser horrivel... culpamos a estrutura d ser culpada e do sporting tar pa morrer, e depois vemos k o sporting ta uma vez mais a emergir nas modalidades, conseguindo resultados em k nalgumas ja n podiamos ter ha anos cm o futsal e o andebol, s bem k este ano fomos eliminados cedo da taça d portugal...mas esta epoca promete. os meus parabens ah estrutuda d todas as modalidades e uma kestao...pk nao o futebol tomar o caminho d muitas das modalidades??? é k nas outras o lema é investir pa ganhar e investindo bem o prestigio e resultados tratam do resto(€)

Anónimo disse...

Rui Patricio; Bracali (1 milhao mais um jogador – R. Baptista); Victor Golas (Junior); Joao Pereira; Jose Goncalves (regresso Olhanense); Carrico; Tonel; Diego Angelo (1 milhao mais emprestimode Pedro Mendes ou Nuno Reis); Geromel (5/6 e tentar incluir para baixar preco postiga/polga/Purovic); Evaldo (2.5 milhoes mais dois jogadores ronny,abel,caneira,andre marques); Emidio Rafael (800 mil ou Andre Marques); Pedro Mendes; Andre Santos (regresso Leiria); Maniche/Vitor Gomes (1.5 mais emp de um junior se for vitor gomes); Hugo Viana (incluido num negocio moutinho por exemplo – a valer 3 milhoes); Vukcevic; Matias; Extremo estilo Bounanotte (5/6 milhoes mais grimi); Quaresma (Negocio do Inter menos 5 milhoes no veloso, ou emprestimo estilo Roca com percentagem de futura venda); Ponta de lanca Estilo Falcao (7 millhoes mais polga, pedro silva, ronny); Saleiro; Liedson; Pongolle

Gastos: 24 milhoes
Vendas: 45 mais trocas
Stoi – 1 milhao; Marat Izmailov - 8; Miguel Veloso - 15; João Moutinho - 13; Yannick Djaló - 8; Troca: Hélder Postiga; Milan Purović; Ricardo Batista; Ânderson Polga; Pedro Silva; Marco Caneira; Leandro Grimi; Ronny; André Marques; Abel; Paulo Renato
Idas a estagio e possiveis emprestimos: Cédric Soares (a)/(b);Mexer;Nuno Reis (a)/(b); Bruno Pereirinha; Rui Fonte (to Vitória de Setúbal); Pedro Mendes (to Real Massamá); Adrien Silva (a); Diogo Rosado (to Real Massamá); Rabiu Ibrahim (to Real Massamá); William Owusu (to Gil Vicente); André Martins (to Real Massamá); Fábio Paím (to Real Massamá); Marco Matias (to Real Massamá); Amido Baldé (a); Wilson Eduardo (to Portimonense)

Hugo Malcato disse...

LR,

Acrescento ainda uma correcção pois acho que somos o 3º (e não o 2º). O Real Madrid graças às vitórias na UEFA e as conquistas do basquete está à nossa frente.

SL

Anónimo disse...

Hugo Malcato ou LR, Pergunto quem é o 1º? Barcelona?