sexta-feira, 4 de junho de 2010

Perfil

Depois de mais de 70 nomes nos jornais desde que a época acabou, depois de muita tinta ter sido gasta sobre o futuro do nosso plantel eu tenho a minha opinião.
Já o disse que apenas no dia 21 vou ficar preocupado com a ausência (até agora) de reforços no clube. E posso antecipar desde já o que direi nesse dia se tal acontecer, porque não tenho problema nenhum de dar a minha opinião em caso do pior cenário acontecer seria bom que os que só criticam também o fizessem caso chegassem bons jogadores e em qualidade mas se dia 21 não existirem reforços digo que JEB colocou a cabeça na guilhotina e ficará só há espera que alguém deixe cair a lamina.

Passando ao que realmente interessa, não dou grande valor aos nomes que os jornais lançam todos os dias (hoje foram mais 2), mas dou especial relevo às declarações de dirigentes de clubes que dizem que receberam propostas oficiais do SCP por seus jogadores. Neste momento já existiram 3 propostas formais (conhecidas) do SCP por Diego Souza (segundo declarações de um dirigente da Traffic e outro do Palmeiras), outra por Petrovic (segundo um dirigente do Partizan) e outra por Boghossian (por um dirigente do Newel´s old boys) e podia ainda acrescentar uma por Fábio do Cruzeiro, já que um dirigente disse que recebeu uma proposta mais ou menos formal.

Com isto pelo menos dá para perceber qual o perfil para cada posição (pelo menos estas) que o SCP deseja. Não acredito por exemplo que o SCP faça um proposta por um jogador com as caracteristicas de Boghossian e caso as negociações não corram como queremos vá buscar outro com caracteristicas completamente diferentes.

Saudações Leoninas

34 comentários:

Jalex disse...

Sinceramente não vejo a lógica de ir buscar um jogador como Boghossian.É um jogador que joga fixo na frente e faz uso de um bom jogo de cabeça.O Sporting não tem jogadores no plantel que tenham grande capacidade a nível de cruzamentos(minto,Vukcevic é um tipo que sabe ir a linha cruzar com qualidade,mas já se sabe que não fica).Não existe interesse em extremos para o plantel(algo expectável dado que P.Sérgio não não aposta muito nesse tipo de jogadores nas equipas que passou).

Por isso não compreendo bem o interesse neste jogador.Acho que lhe aconteceria o mesmo que Purovic...

E depois Liedson não se da muito bem com este tipo de jogadores...

Eu pessoalmente não vejo a lógica de um reforço desta características.


E revisor diga por favor que o Mnaiche não vem!

Pedro Amaro disse...

creio que podemos também considerar o pongolle a primeira aquisição para 10/11, uma vez que devido aos problemas sabidos não pode dar o contributo à equipa durante os primeiros 6 meses... quanto ao resto do nomes, parece-me que não existe grande credibilidade nos 60 nomes que já passaram pelos jornais, ou então alguém pegou na cópia de todos os jogadores referenciados pelo Sporting e começou a mandar tudo cá para fora, pois acredito que os gabinetes de prospecção tenham mais de 100 nomes referenciados... pessoalmente gostava de ver mais altura e músculo na defesa e meio campo defensivo, lateral esquerdo que pudesse também fechar ao meio e um central possante, bem como um médio mais possante que o pedro mendes para o acompanhar no meio campo e poder dar um pouco de mais liberdade ofensiva a este... e como a época é grande, mais gente pro meio terreno é necessário... lá pra frente e mantendo liedson como principal referência, é necessário alguém que o apoie com tabelas rápidas e um grande primeiro toque, se é um gajo grande ou pequeno pouco interessa, preciso é ter um primeiro toque bom... mas pronto, isto é só a minha opinião como sócio e adepto...

Saudações Leoninas

Anónimo disse...

Eu penso que maior preocupação de ainda nao se ter contratado ninguem, é de ainda nao se ter "despachado" ninguem...tou a falar de polga, caneira, pereirinha, adrien, pedro silva (embora acho que é um jogador com potencial)...isso é que neste momento me preocupa...nao se estão a varrer alguns daqueles jogadores que so andam a ganhar ordenado...a nao ser claro que o P.Sergio conte com eles...mas neste caso, prevejo mais uma epoca de desgraça para o Sporting.

Abraço
Diogo M.

MÉDIO BOMBA disse...

A questão aqui é simples o scp tem que vender para comprar porque como resultado da gestão notável ta falido! eu mesmo que dia 21 não esteja material de qualidade nao critico! critico mesmo é em agosto senão tivermos um plantel decente e quando digo decente não incuo-o maniches vitores gomes e valdes da atalanta por exemplo mais vale 3 ou 4 bons k 10 maus!!!
p.s: o mercado europeu ta parado à espera deste real madrid

Jalex disse...

"Eu penso que maior preocupação de ainda nao se ter contratado ninguem, é de ainda nao se ter "despachado" ninguem"

Ora nem mais Digo,já tinha dito isso aqui.Hoje ao ler uma noticia que Caneira vai ficar no plantel fiquei um pouco preocupado...

LP disse...

Será que podiam criar um artigo que fizesse uma retrospectiva da quantidade de negocios que o sporting perdeu para o Porto e Benfica...Desde, Simão, Quaresma, Paulo Ferreira, Pepe, Fabio Coentrao, Paulo Assunção, André Vilas boas...etc..etc

Acho que era um bom tópico de reflexão.

Muito sinceramente acho que é este o verdadeiro problema competitivo do Sporting que é ser sempre ultrapassado pela concorrência.

Anónimo disse...

Sempre.

Anónimo disse...

Jalex, nem vem o Maniche nem vem ninguém porque o Sporting não tem dinheiro.
E ninguém quer os nossos jogadores O único que talvez consigamos vender é o Veloso, quanto ao Moutinho quem é que quer um jogador de metro e meio que não faz um passe de jeito?
E os outros ainda vamos ter de pagar indmenizações para os ver pelas costas.

Cá para mim Paulo Sérgio já torce a orelha por ter assinado pelo Sporting.

Ao que o nosso clube chegou.

Anónimo disse...

Amigo Leão Revisor

Pela leitura do Relatório e Contas apresentado verifica-se que do ponto de vista financeiro (não patrimonial) o Sporting não tem liquidez disponível para investimentos em activos desportivos.
É visível que os fluxos de caixa são negativos, ou seja saiu mais dinheiro do que o que entrou. Isso implica que seja necessário financiar (com empréstimos bancários) as despesas operacionais correntes. Ou seja não há dinheiro para pagar a conta da luz e salários, quanto mais para aquisição de passes de jogadores.
Dessa forma, sem que haja injecção de liquidez não será possível a contratação de nenhum jogador, nem dia 21 de Junho nem nunca. A menos que entre dinheiro em caixa (espero que pela via da alienação de activos desportivos)não será possível investir na equipa.
Se para fazer investimento tiver que se recorrer a empréstimos da banca (se que alguém ainda empresta?) então verificar-se-à uma maior deterioração da situação patrimonial da SAD.
As coisas não estão bem...

SL

leao revisor disse...

Ultimo anónimo

Essa questão de como arranjar dinheiro para reforços deixo-a para quem é profissional do SCP e é pago para arranjar soluções.

A partir do momento que o presidente é profissional ele tem que arranjar soluções para os problemas do clube. É claro para todos que o plantel necessita de reforços, é claro desde Novembro pelo menos, e 8 meses parecem-me mais do que suficientes para encontrar soluções.

Fui paciente no 1º ano, agora sou exigente.

HV disse...

Pois, também não acredito em grandes contratações. O que se passou em Janeiro em que se gastou tanto quanto nas últimas 4 épocas juntas foi um situação limite gerada pelo desespero de uma temporada desastrosa. Parece-me que a contenção orçamental irá continuar pelo menos por enquanto e não sei como a direcção planeia sair deste buraco financeiro em que o clube está.
Também me parece que a única maneira seria pela via do investimento. Era preciso haver investimento em jogadores de qualidade que pudessem ser valorizados (para isso acontecer é importante uma equipa capaz e competitiva) e revendidos com boas margens de lucro. É preciso gerar activos. Com esta política de apertar o cinto até doer já se viu que não dá/deu grandes resultados.

Anónimo disse...

Meu caro HV

Concordo consigo, mas sem uma injecção de capital (entrada de dinheiro fresco) não há como investir. Sem a alienação de activos (neste caso desportivos - venda de jogadores) não há meios financeiros para adquirir passes de nenhum outro jogador. Uma alternativa seria um aumento de capital da SAD, mas não vejo quem subscreveria neste ambiente depressivo em que nos encontramos.
Recorrer à banca será cavar ainda mais fundo o buraco que nos encontramos. Se não valorizamos os nossos activos (e está patente para todos que não o temos feito) como poderemos gerar mais valias para investir ou amortizar dividas já contraídas?
Se analisarmos os últimos anos os activos do Sporting têm-se desvalorizado e só tem sido possível pagar os juros da dívida com vendas de jogadores formados no Clube. Jogadores que se tenham adquirido o passe e valorizado acho que só me lembro do Deivid.
Todas as outras mais valias foram realizadas pela venda de jogadores da formação. Quando isso não sucede aumenta o buraco. Será que não vai acontecer este ano?

Fanane disse...

Meus amigos, isto é exactamente como 'diz o outro':

E QUEM ANDA À NORA SOU EU???

Eu só deixo aqui uma questão no ar: Se a situação é realmente assim tão grave financeiramente, eu pergunto porque carga de água se gastaram 10ME em Janeiro, quando todos tinham (quase a certeza...) que o treinador da altura não seria o da próxima época, e quando - afinal - se estavam a queimar os últimos cartuxos???

O JEB no final do ano passado (ao fim de não ser mais possível negar a falta de qualidade do plantel) 'não tive tempo para arranjar meios financeiros para reforçar o plantel!'

Eu agora pergunto: ainda não teve tempo? O que lá anda a fazer? Se já fez, não comunica o estados dos diferentes processos aos sócios e adeptos porquê? Quer vender ainda menos box's este ano?

E volto a questionar:

E QUEM ANDA À NORA SOU EU???

SL

leao revisor disse...

Fanane

Tu dizes isso tudo e já nem me vou dar ao trabalho de discutir isso porque é bater na mesma tecla.

Eu pergunto-te outra coisa, o que tu mudavas? Se fosses presidente o que mudavas? Ou o que fazias de diferente?

Fanane disse...

Tenho todo o gosto em te explicar:

Sabes o que mudava, sem ser preciso ter o Project Finance aprovado:

1º COMUNICAÇÃO: é pessima, este presidente ao início não se calava e só dizia disparates (até à ridicula saida do PB), e dai para a frente para que se esconde! Não sei onde ele trabalhou - mesmo - mas ele deu péssimos exemplos de gestão da comunicação, da sua imagem e por consequência da imagem do Clube!

2º OPÇÃO TREINADOR: Defendo e volto a defender que o líder de um balneário de um Clube como o Sporting tem que ser forte e ter influência na gestão de todo o futebol. Óbvio que só 'paulos sérgios' (com todo o respeito que ele me merce) aceitam entrar em estruturas hierarquizadas por empresários que nem são funcionários/colaboradores do Clube e por dirigentes com 2 meses e meio de experiência

3º ESTRATÉGIA DE MARKETING: Têm - algum dia... - que perceber que já não estamos nos anos 80, onde o público puxava pela equipa fossem que coxos fossem. A oferta televisiva é incomparável e a quantidade de estímulos à disposição hoje em dia OBRIGA a uma mudança de estratégia: Tem que ser sempre a EQUIPA a puxar pelos adeptos, e não o contrário. Só um Utópico não sabe isso hoje em dia. O nosso SITE parece também dos anos 80... É algo que todos sabemos que com o ordenado do Abel de meio mês se conseguia fazer um site em condições, apelativo onde REALMENTE a informação fosse difundida e estivesse ao real dispor dos sócios e adeptos.

E pronto, poderia aqui ficar mais tempo... mas tenho mais do que fazer! E todos sabemos que estes exemplos são a ponta do iceberg! Muitas destas coisas poderiam ter sido feitas durante este ano. A realidade? É que o pouco que pode ser que tenha sido feito deve estar bem escondidinho numa caixinha.

Outro exemplo: há um mês atrás acreditava-se no Quaresma... hoje fala-se num sueco muito rápido... Percebes porque há pessoas que se preocupam?

SL

leao revisor disse...

Fanane

Penso que as soluções para o clube nao passam SÓ por "comunicação", "opção treinador" e "Marketing".

A comunicação é algo muito subjectivel, mas não é coisa que me preocupe muito. São estilos...
Marketing, concordo que temos que fazer algo nesse aspecto, a saida de pedro afra não será um sinal disso?
Opção treinador e jogadores e aqui parece-me que está o nosso problema e que nao deste soluções. O nosso problema é nao ter dinheiro, nem para trazer treinadores de referencia (mesmo que isso possa nao se traduzir em resultados), nem jogadores (pelo menos ate agora).

Quanto a essa referencia a quaresma e a essa tal sueco, ha um mes atras falou-se no quaresma, ontem li que o quaresma tinha rejeitado uma proposta nossa. Deste sueco nao li nada de proposta, li que o SCP podia estar interessado.
Eu posso ver isto do panorama que o SCP quer jogadores tipo Quaresma, tu podes ver isto do panorama que o SCP quer este sueco.

Quando resolvermos o nosso problema financeiro, que espero que aconteça na proxima AG da SAD, talvez o marketing e a comunicação sejam melhores... porque se o SCP ganhar tudo passa a ser bom

Jalex disse...

Eu vejo as coisas do panorama que Paulo Sérgio não quer extremos as equipas dele não jogam com jogadores desse tipo.

Não vale a pena alimentar essas invenções da imprensa.Quaresmas não quer vir nem sequer o Sporting tem capacidade de o aliciar para vir para Portugal.Mais depressa ia parar ao Benfica que ao Sporting.

Dezperado disse...

O que não falta aqui são teorias...aí somos todos excelentes...é pena é que na pratica não é bem assim.

E depois criam-se muitos mitos. Por acaso sabiam que o Pongolle custou 6,5 já com ordenados incluidos e que é faziado em 3 anos.
Por isso criou-se o mito que gastamos 10 milhoes em janeiro quando não é verdade.

E para os mais distraidos, o nosso site acabou de ganhar um premio...mas isso não interessa, interessa é falar mal.

Se calhar temos aqui alguns bons ministros das finanças que tiravam o nosso país da miséria em 2 dias.

Acho que há adeptos que confundem a vida real com o FM. No FM é que basta ter dinheiro para contratar. Na vida real, tem muitas mais condicionantes.

Haja paciencia.

SL

Alvalade XXI disse...

Nem mais dezperado.

Dantes era uma critica constante porque se sabia tudo o que se passava no clube, agora critica se porque nao se sabe nada.

Mais uma pergunta:

clubes que ainda nao contrataram ninguem neste mercado: sporting, porto, benfica ( contratou em janeira para agora), real de madrid, inter, milao, roma, man utd, chelsea, lyon, marselha, etc e etc.

somos só nós??? não.

o mercado está parado ou em fase de negociações em toda a europa.

dia 21 é que é importante o plantel estar 90% definido, até lá é igual.

não façam a critica pela critica e não falem do que não sabem, E OS JORNAIS SABEM ZERO. ISSO NÃO É BOM???

SL

Anónimo disse...

e há por aqui adeptos (eu diria seguidores) para quem está sempre tudo bem, pela conversa deles até o Pongolle foi um bom negocio.

Camoesas disse...

Ora muito bem, primeiro quero só deixar a minha opinião quanto a algumas pessoas que escrevem aqui e que se acham uns iluminados, se são assim tão bons porque não assumem um cargo de responsabilidade no clube?!

Aos senhores que criticam constantemente as contas do Sporting, por acaso sabem que o grande problema do clube(desequilibrio financeiro) assenta na falta de valorização dos jogadores formados pelo clube?...pois é...os jogadores formados no clube APENAS têm um valor nos demonstrativos quando é recepcionada uma oferta de compra/venda!!...logo esta situação causa um desequilibrio não só em termos contabilisticos como uma enorme dificuldade de poder ter crédito de uma entidade bancária, pois esses "activos" não passam de NULIDADES!!

Fanane, se acha que o site do Sporting é péssimo porque não põe à disposição do clube as suas qualidades para que ele melhore?

Quanto a escolhas técnicas, compreendo perfeitamente a escolha de Paulo Sérgio e de Costinha para os cargos que ocupam (apesar de obviamente não serem aqueles que eu escolheria)!

Quanto a jogadores, está perfeitamente à vista que o clube não tem meios para poder fazer contratações, estamos dependentes da venda de alguns jogadores, para depois fazermos as nossas contratações!

Há uma coisa que não percebo, toda a gente queria que o Sporting gastasse dinheiro em reforços, gastou não gastou?...e agora criticam porque gastou?

É preciso mesmo ter paciência!!

Qualquer dia a politica de Marketing certa é oferecerem as gameboxes!!

Anónimo disse...

Dezperado,

qual foi o prémio que o site do Sporting ganhou?

Dezperado disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dezperado disse...

Anónimo das 17h50

Deixo-lhe aqui a noticia para a sua pergunta:

"Site do Sporting distinguido no Festival de Publicidade de Maputo

Organizada pela Associação Moçambicana de Empresas de Publicidade (AMEP), a 5ª edição do festival decorreu de 24 a 27 Maio e contou com 263 trabalhos apresentados por 20 agências de África, Europa e América Latina, tendo o português José Carlos Bomtempo, director criativo da agência BAR, como presidente do júri internacional que contou ainda com a participação de Jake Bester, director criativo da agência Big Wednesday (África do Sul), Emil Padia, director criativo do estúdio Ebony + Ivory (África do Sul), James Daniels, director criativo da Euro RSCG (África do Sul) e Juliana Gomes, gestora da MBrasil Comunicação Integrada, em Moçambique."

Mas façam o seguinte, deem uma vista de olhos pelos sites dos clubes de referencia, depois comparem com o nosso, e tirem as conclusões.

SL

Rodrigo disse...

Infelizmente o Sporting é um clube sem liquidez, e sem liquidez não há reforços. Todos nós gostavamos de ver grandes jogadores no Sporting, mas eu acho que isso será muito difícil. Acho que está na altura de começar apostar na Prata da casa, façam jogar os miudos, somos um clube formador e não faltam jogadores para a equipa sénior. O grande problema é que a equipa num futuro próximo nunca irá ser competetiva, mas tenho a certeza que com a prata da casa numa meia dúzia de anos estaríamos a altura dos outros grandes, temos matéria prima, basta trabalhar e nós adeptos apoiarmos os miudos, acreditar, não vai ser fácil, mas dava-me muito mais prazer ter uma equipa só com Portugueses oriundos da nossa camada jovem e ficar em Sexto lugar do que uma equipa de mercenários que não tem qualquer tipo de identificação com o clube.

Anónimo disse...

Dezperado es o maior!
So tu para me fazeres rir desta maneira!
A do site ta divinal!

Dezperado disse...

Anónimo da 19:11

Fico contente por te animar, se calhar tens uma vida triste e precisas destes refugios para dar algum sentido a ela.

E se animo um adepto do meu clube, nós Sportinguistas temos esta veia solidária, de dar a mão aos que tem menos.

SL

HV disse...

Falam em falta de liquidez para investir, eu entendo mas pergunto. E o Benfica teve liquidez para investir 100€ milhões em 4 anos? Não tinha e o que fez? Arranjou mecanismo para se financiar, lançou um empréstimo obrigacionista e o fundo de jogadores. Não digo para seguirmos o caminho do Benfica que na minha opinião é demasiado arriscada, se eles não fazem mais valias nos próximos anos para cobrir o que têm gasto vão ter muitas dificuldades. Nós temos uma formação de valor, podemos e devemos aproveitá-la mas ao mesmo tempo complementar a equipa com bons valores emergentes de outras fontes.

Carlos disse...

LR á uns tempos ouvi-te dizer que este haveria mais dinheiro pa transferencias, isto sem contar com o possivel dinheiro proveniente de saidas.
Alem de que lembro-me de uma entrevista a uma dirigente do scp a dizer q o adiamento da restruturacao nao iria afectar o investimento nesta epoca...
Agr ouve-se flr em falta de liquidez..
JEB disse que iria-se investir..

Ja nao percebo nd

leao revisor disse...

Carlos

Quando fechar as inscrições temos que ver se estava errado ou certo.
Eu acredito que vamos investir como nunca investimos antes.

Anónimo disse...

Edu,


Os lamps já contrataram neste mercado o gaitan. para alem do jara e fabio faria. ou seja há meses q preparam a nova epoca.. no Sporting não se vê trabalho nenhum nesse aspecto. além disso, tanto o benfica como o porto têm melhores equipas que q nossa logo não é tão urgente a chegada de reforços...

Anónimo disse...

Tenham calma,relaxem sentados no sofá a ver o Mundial e depois no dia 21 acordem todos muito cedinho e vão de comboio,a pé,autocarro,triciclo a Alcochete ver os reforços novos,todos os dias a mesma conversa,não há reforços bla bla bla,quando se sabia tudo do Sporting a comunicação era uma cambada de bufos que andavam lá dentro,agora não se sabe nada,anda tudo com os nervos em franja,ainda não concluíram que a maioria dos nomes falados para o Sporting é para vender jornais,para fazer os adeptos irem a correr para o youtube ver vídeos do jogador A,B,C,a comunicação ainda está pior do que nós,porque querem saber e não sabem nada.Também estou ansioso para ver os novos reforços,mas não vou andar aqui todos os dias a dizer que o JEB e o Costinha são lamps e tripas porque ainda não apresentaram 20 reforços.Vamos apoiar o Sporting em futsal.
Cumprimentos Leoninos
André

Anónimo disse...

Amigos Sportinguistas....tudo o que se comenta aqui tem pelo menos 70% influência da comunicação social...pois é o único meio de informação que temos ao disôr....o que eles escrevem tem SEMPRE muita influência.....mesmo que sejamos bastante defensores das nossas "ideias" terenos sempre essa influência....

Basta pensar que a própria comunicação do ser humano é tudo....mesmo na própria comunicação social existem "bastantes" influências....como por exemplo o jornal ABOLA que prevelegia sempre instituição "Benfica"...preferindo colocar na capa entrevistas de jogadores desse clube ao invés da conquista da Taça Challenge conquistada pelo Sporting em andebol, ou a passagem do FC Porto aos oitavos da Champions.....

O que acima de tudo quero fazer entender é que, eles escrevem o que lhes dá na "gana"....se quiserem (e fazem) põem os adeptos do Sporting contra os seus dirigentes....(apesar de a época ter sido má..) através da maneira como escrevem....

Por exemplo colocar nomes no Benfica como: Jan-Klaas Huntellar
E no Sporting colocar Marcos (antigo GR do Marítimo agora sem clube..).....

Como Sportinguitsta só peço que se unam em prol do nosso clube...e não se deixem influenciar pela comunicação social que tenta fazer com tenhamos uma má ideia acerca do "PRESENTE" do clube....

Ainda terão boas surpresas.....se a liquidez de dinheiro fosse problema então o benfica não teria dinheiro para investir.....

Saudações Leoninas

Anónimo disse...

Dezperado,

Por acaso ate tenho uma vida feliz, Tudo me corre bem e para a semana ate meti uns dias ferias imagina la tu!
De desespero so mesmo este sporting.. E so mesmo comentarios como o teu e que me deixam desesperado.. Ganhamos um premio do melhor site em maputo? Ve la se nao nao queres ir po marques!!

Corta os pulsos pa! E se nao for pedir muito os do jebardo tambem!