segunda-feira, 22 de novembro de 2010

O caminho para o sucesso

Esta é a minha reflexão sobre como poderemos voltar a discutir seriamente um campeonato com os nossos rivais.
Esta reflexão é independente de qualquer pessoa que esteja à frente da direcção, seja ele JEB, PPC ou qualquer outro.

Em primeiro lugar, e é a ultima vez que falo sobre o nosso actual treinador neste espaço, ter alguém que potencialize ao maximo as qualidades dos nossos atletas. Neste momento já percebemos que temos um treinador que é limitadissimo a ler o jogo, "adormece" autênticamente no banco, ontem fiquei com a sensação que é muito pouco inteligente. Ora tínhamos o "amigo do costinha" a jogar na linha (tinha todo o plantel apto) e ser apenas mais um, passou (agora valdes) a jogar a 10 (quando havia muitos lesionados) e foi sempre o nosso melhor jogador a marcar e a assistir, e quando regressam os lesionados volta a colocar o "amigo do costinha" na linha para voltar a jogar pouco... Assim é muito complicado!

Ora depois deste ponto prévio só vejo 3 caminhos para atingirmos o sucesso:

1º Ter uma estratégia menos honesta e com menos gastos, que nos leve ao colo ao estilo do FCP nos anos 80-90.

2º A Uefa fazer o que vem ameaçando e a regra dos 6 + 5 vir mesmo para a frente e assim sendo o SCP como clube formador e com a maior % de Portugueses do campeonato fica numa posição privilegiada para o sucesso.

3º O clube arranjar formas de financiamento não para pagar o que deve à banca mas sim para investir no Futebol. Acho que todos já perceberam que com mais ou menos erros na gestão desportiva só com um milagre o SCP será campeão tendo 1/4 do orçamento dos rivais e tendo as mesmas responsabilidades e consequentemente a mesma pressão.
Se o FCP subiu da forma que sabemos e agora "vive" das presenças na champions e da venda de jogador super valorizados por isso mesmo. O SLB "vive" agora da fantástica maquina publicitaria e de propaganda que tem, começa agora a colher os frutos de 100 milhões de investimento onde apenas conseguiu ganhar na época passada e vender por bom dinheiro os seus jogadores.
No SCP a menos que algum dos 2 caminhos que falei anteriormente sejam realidade o SCP tem que encontrar parceiros que vejam no SCP o clube ideal para valorizar os seus jogadores, porque não é segredo para ninguém que os jogadores que chegam da América do Sul para o FCP e SLB estão em transito para outros no estrangeiro com a natural mais valia para os clubes e para os parceiros.

Saudações Leoninas

18 comentários:

vitor disse...

Revisor,
O Sporting com esta direcção entrou no bom caminho! Evidentemente teremos forçosamente de dar tempo ao tempo, não se auferem resultados a meio do mandato, especialmente quando se tomou posse num clube paralisado e não falo de capacidade de investimento mas de exploração, não se fazem análises financeiras com base em relatórios de contas de um exercicio que mais não refelecte que um momento estáctico, muito menos desportivas, tal como não se pode pedir rendimento desportivo a jovens com pouco mais de 20 anos que precisam de crescer, um projecto estruturado precisa de tempo e claro que a base terá que ser forçosamente Alcochete, a opção do Cercle foi óbviamente a correcta, possibilita crescimento pela utilização consecutiva, mais tarde poderão vir a integrar a equipa principal.

Ainda me agrada mais o projecto do hoquei, só possivel porque menos sujeito á pressão dos resultados do mediatismo. Nesta altura interessa formar uma estrutura que possibilite a integração desses jovens. Num futuro a curto prazo com maior equilibrio nas contas tudo será possivel, onde jogadores formados em casa como o André Santos serão uma mais valia em relação aos mercenários de que fala. Fundamental vai ser acabar com a guerra civil que vivemos e que trazem os adeptos divididos.

Isto tudo é muito mais importante que qualquer treinador. Muito sinceramente da mesma forma que fui critico em relação á anterior direcção vejo provas de trabalho na actual, a dedicação a tempo inteiro vai acabar por produzir resultados. Força Sporting! S.L.

Rubiz disse...

Concordo com o post...

Só mais uma coisa... será que o PS ainda não percebeu que o Djalo nunca vai render a ala... a unica posição possível para um jogador que apresenta tantas limitações ao nivel da recepção, é polo a jogar no limite dos defesas, de modo a potenciar o desequilíbrio da sua velocidade....

Outro à parte é ao facto deste treinador (à semelhança do que aconteceu com os ultimos tempos de paulo bento), não fazer substituições no momento certo... enquanto a equipa está a ganhar só depois dos 75 é que se muda alguém....fds isso não é coisa de treinador.

Bem... era só um desabafo de quem começa a ficar pelos cobelos com este treinador....

Jedi Master Atomic disse...

Existe uma 4ª opção LR:

- Arranjar um treinador que saiba potenciar os nossos jogadores, aproveitando ainda mais a nossa academia e fazendo contratações de estrangeiros acertadas;

vitor disse...

E isto não é blá blá blá, é a realidade, o futebol actual são disponibilidades, todos assistimos a que tivemos que vender jogadores fundamentais para realizar mais valias que permitissem prosseguir, comprámos o possivel ao mesmo tempo que as reestruturações necessárias eram levadas a cabo, a curto prazo com a exploração equilibrada, com a divida a causar menos constrangimentos será possivel muito mais.

Claro que á primeira vista com um treinador mais experiente seria mais fácil, isso até a mim me parece ser razoável, provávelmente terá que haver razões que assistem a opção, eu estou convicto que mesmo o Paulo Sérgio acabará por produzir resultados, ontem por exemplo a organização que merece elogios de toda a gente teve ainda mais dificuldades para passar aos oitavos da taça contra uma equipa de um escalão inferior á que nos calhou em sorte!? Outro adversário directo adiou o jogo para continuar a sonhar com os milhões da champions!


No campeonato, fruto antes de mais de menos mexidas, o treinador do Porto afinou a equipa primeiro que nós, mas dizer que nesta altura a liga está resolvida parece-me muito precoce, a ganhar-mos o próximo jogo colocará o Porto sobre muito maior pressão, poderão ainda sofrer lesões como aliás nos aconteceu, já o ano passado pior que perderem o Hulk foi que ficaram sem jogadores nas alas, valeu pelo menos uma viagem ao Jesualdo.

Convenhamos todos que é ainda muito cedo para mandar a toalha ao chão, não me parece nem de longe nem de perto que seja essa a atitude dos jogadores.

Para além de que o futuro terá mais condições para ser muito distinto como referi no comentário anterior, fundamental será conseguir eleger figuras que nos defendam nos orgãos decisórios, nisso acho que todos concordamos. S.L.

Fito Rinaudo disse...

eu teria mais uma hipotese(seria a 5a, visto já haver uma 4a):

- o Paulo Sérgio deixar-se de merdas, por a equipa a jogar apenas num sistema táctico, e colocar os jogadores que mais rendimento dão, e nos locais certos! tipo valdés a 10, joao pereira a lateral e postiga a jogar sozinho na frente!

ahh e já agora ser coerente com o que diz e com o clube onde está, isto não é o paços de ferreira!!!

fdx substituições aos 90 min a ganhar contra o paços?!

Rubiz disse...

não tenho nada contra fazer substituições aos 90, desde que até lá apresenta-se um bom futebol... eu tinha feito aos 30 minutos... quando se viu que o liedson não estava a fazer nada, e o djalo estava no sitio errado...

punha o djalo no sitio do liedson e o salomão a ala direito...

mas enfim... simplesmente não entendo a análise que ele faz durante o jogo, e os timings...

E já agora, por os P Mendes a jogar 90 minutos foi no minimo arriscado, para quem fez o primeiro jogo a semana passada...

Anónimo disse...

para um forcado.. sofre muito de falta de tomates!

Fito Rinaudo disse...

oh Rubiz,

eu também não tenho nada contra fazer substituições aos 90min, mas contra o paços de ferreira, essa potência do futebol mundial, é no minimo ridiculo!!

se fosse contra o barça, real, man utd, inter ainda percebia...agora contra o paços em casa...

Anónimo disse...

E que tal aplicar bem os poucos recursos financeiros( Purovic+Grimi=6 milhões para o lixo, foram mais caros que o dinheiro inicial que o Porto deu pelo Falcao).

JCS disse...

A esta reflexão faltou ter sido reflectida antes de ser publicada!

Os 2 primeiros caminhos apresentados são ridículos!!! O 1º é roubar, o 2º a UEFA aparece montada num cavalo branco e salva o Sporting e o Mundo!

O 3º já faz mais sentido, mas gosto mais do 4º!
Treinador que perceba de futebol! Ou alguém acha que se tivessemos, mesmo com estes jogadores, o AVB ou o JJ estávamos como estamos?!
Podíamos não ser campeões mas até jogávamos à bola e quem sabe lutaríamos pelo título!

Paulo Sérgio é bom rapaz e tal, mas isso eu também sou e não sou treinador do Sporting!
Sério e honesto... bah!

Anónimo disse...

Melhor treinador e melhores jogadores...é a triste realidade , mas a verdade é que ate o born looser jesualdo foi tricampeao. O nosso campeonato é fraco , fraquissimo e qualquer equipa de jeito se sobrepoe.

Quem ganha campeonatos á 10 anos é Jardel , Joao Pinto , Lisandro , Lucho , Quaresma , Falcao , Hulk , Ramires , Saviola , Cardozo , Di Maria , etc etc etc...jogadores caros , com qualidade mais do que assegurada e com rendimento estavel. Como se percebe , o Sporting desde Liedson que nao compra um UNICO jogador deste calibre. Todos ou melhores marcadores nos seus campeonatos , ou com grandes registos. todos a custarem na casa dos 7-10 M.

O porto este ano perdeu o meireles e quem foi contratar ? Joao Moutinho , 10 M. Beluschi o ano passado custou 5 M metade do passe e agora ja rende. Hulk e Falcao tambem foram relativamente caros. Alvalro Pereira idem

Depois é resgatar os jogadoers da nossa liga para 2as solucoes , que podem crescer para 1a e por vezes saem....Varelas. A escola defensiva do Porto faz o resto.

Isto tudo para dizer , que o caminho tem de ser...melhores jogadores. Em vez do Zapater e o Maniche , deviamos ter contratado um GRANDE MÉDIO. Em vez do puro , alecsandro , deivid , postiga e toda a bosta que passou por aquela posicao , um GRANDE AVANCADO. Para medio ala idem.

O Sporting quis um bom lateral e foi comprar ao Braga um jogador que toda a gente sabia que era bom...o joao pereira. Agora tem a posicao coberta , jogador na seleccao e quem sabe a render.

O Caminho so pode ser este , juntando certezas com esperanças.

É este o caminho das equipas que ganham na europa , bayern , real , barca , manchester , chelsea , lyon , marselha , inter , milan , etc, etc , etc (cada um na sua realidade). Quaçlquer outro caminho é um TIRO NO ESCURO.

SL

JCS disse...

Começo a ter uma dúvida que me deixa bastante desconfortável... Será que a maça era podre de nascença ou foi apodrecendo? Será que a maça apodreceu por dinheiro ou será que apodreceu porque estava farta de não lutar pelo campeonato porque ano após ano É a mesma lenga-lenga?!
Jorge Costa disse uma vez quando era treinado por Mourinho "Depois de provar fillet mignon não quero voltar a comer latas de sardinhas"...
Se calhar fartou-se de comer latas de sardinhas após a saída do Bento!

Unknown disse...

Eu apresento outro caminho para o sucesso que o Revisor esqueceu se de referir...

Apoiar o treinador e jogadores!

Agora ate parece que já não gostam de vencer jogos!

Esta tudo sempre a espera do tropeção para criticar Paulo Sérgio quando este é o menos culpado do momento actual do clube.

Eu fui ao estádio e vim satisfeito para casa pois esta a nascer um jogador no meio campo que rapidamente vai fazer esquecer aquele judas que só quer dinheiro.

Que grande jogador que temos ali!Com este não podemos cometer os erros do passado.

leao revisor disse...

JCS

A 1º opção foi a escolhida pelo FCP, não me parece a opção correcta mas eles acharam que sim e não os vejo chorarem agora por terem optado por ela.

A 2º não sou eu que a invento é a uefa que fala nisso há pelo menos 3/4 anos.

vitor disse...

Eu sou obrigado a concordar com Sá Pinto, em quem não reconheço metade do que dizem mas de qualquer forma conhecia melhor a massa adepta leonina que Costinha, o que não é estranho porque teve mais tempo ligado ao Sporting, tivesse vindo Vilas- Boas que privilegia mais um futebol de ataque e não haveria metade das discussões, não que isso assegurasse só por si melhores resultados.

O resto não passa das preferências de cada um, os jogadores 10 Milhões do Benfica ficaram vários anos atrás do Sporting. De qualquer forma admito um desgaste leonino provocado pela direcção anterior, não se ultrapassa uma situação de falência técnica de um momento para outro, o know how do FCP demorou tempo, ainda este ano dispensaram um internacional argentino, nós despachámos um francês comprado por uma grande vantagem negocial e foi o fim do mundo.

A nossa direcção compra o que pode e se duvidam de Alcochete basta pensar nos que andam espalhados por aí, a academia servirá para fornecer jogadores e criar mais valias financeiras que nos ajudarão a ultrapassar o momento dificil, fizessem os adeptos o mesmo indo ao estádio.

O João Pereira é bom porque é internacional, o Postiga não presta, haja Deus. Sei que vejo o futebol de maneira um bocadinho diferente mas quando não há vontade não adianta, soubessem ao menos dar tempo. S.L.

Anónimo disse...

Completamente de acordo com Jonas. Essa é a opção correcta. Deixem-se de desculpas, aqui é só treinadores de bancada.
Quem é o treinador? Paulo Sérgio. Qual é o seu trabalho? Pôr a equipa a jogar e a ganhar.
Quem são os adeptos? Nós. Qual o nosso trabalho? Apoiar.

Já chega! Nesta época não vamos mudar de presidente, nem de treinador. Não vale a pena, é a realidade. Apoiemos então.

Já agora sabem analisar um jogo? Este jogo da taça estava ganho, o paços não procurou o golo. O Sporting apenas tinha de dar minutos ao P. Mendes, ao Liedson, ao Djaló.
Esta tática evidenciou ainda mais André Santos, que será poderoso, acredito que ainda melhor que o 'traidor'.

Força Sporting: somos os maiores e seremos cada vez melhores!!

Carlos disse...

PS demorou 4 meses a perceber que Valdés faz a diferença a 10.
Afinal não percebeu, colocou-o nessa posição devido às lesões.
A prova é que ontem voltou a tirá-lo do lugar.

Até um miúdo de escola, se lhe perguntarem a posição do Jaime, responde que é a 10 que melhor joga.

Nem me apetece falar em sistemas tácticos indefinidos, leituras de jogo inexistentes ou tardias, autocarros à frente da nossa baliza e substituições depois dos 90 min!

Como é que alguém ainda consegue defender este PS?

É que não se trata de trabalho e de dedicação ao clube, simplesmente este sr. não tem competência para estar à frente do Sporting!

Por mais que se esforce e trabalhe, o PS cometerá sistematicamente os mesmos erros! Não consegue evoluir!

O meu apelo é para que seja JEB a resolver a situação que o próprio criou!

Anónimo disse...

Já diz o Mourinho: Em Portugal existem 10M de pessoas, e 10M de treinadores...

Com tanto desemprego acho que é melhor começarem a pedir emprego nos clubes de futebol.

Ganhámos, o Djalo marcou, o Andre Santos esteve excelente, a equipa jogou o suficiente para ganhar. Reclamam por tudo, ora querem vitórias, ora querem bons jogos. É melhor decidirem-se!

Eu digo aqui: Sábado vamos ganhar aos porcos! Fdx, estou farto de tanta desanimação. Eu sei que está tudo com medo do 'imbativel' mas nós somos o Sporting, não vamos levar 5 como os benfas, não vamos quase roubar um empate como o Académica, não vamos 'quase ganhar' como o Vitória. Nós vamos ganhar, basta acreditarmos e jogarmos na nossa máxima força, basta estarmos concentrados e iremos dar tudo o que temos.

O Sporting é grande, muito grande! Nunca esqueçam!