quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Perfil dos ultimos treinadores

Faço uma reflexão dos últimos treinadores que passaram pelo clube já neste novo estádio:
Fernando Santos- Disciplinador, tinha sido campeão pelo FCP, teve o "azar" de encontrar o Porto de Mourinho andou no 2º lugar a grande maioria da época sempre a 4/5/6 pontos do FCP deixando-se ultrapassar nas ultimas jornadas pelo SLB acabando no 3º Lugar do Campeonato. Foi um treinador que não detestei nem adorei, tinha um futebol prático como gosto mas não teve resultados.

Peseiro- Um autentico banana que ficou no goto dos Sportinguistas porque tinha futebol bonito o que é bem diferente de um bom futebol, podíamos e deveríamos ter sido campeões e ter ganho a taça uefa mas perdemos tudo numa semana. Titulo ganho pelo SLB num ano em que o Campeão teve das mais baixas pontuações de sempre. Reconhecia-lhe competências ao nivel do treino mas muito fraco nas ligações humanas, uma desastre! Ficou conhecido pelo treinador do quase, não ganhou nada!

Paulo Bento- O meu preferido! Mais pratico do que este não me lembro por Alvalade, jogou com o que tinha e teve o mérito de espremer até à ultima gota os recursos que tinha. Não é, e penso que nunca será um senhor do treino mas compensa isso com a capacidade de liderança e de motivação que introduz na suas equipas! Vencemos 2 taças de Portugal e 2 supertaças com ele, títulos que na época eram desvalorizados (agora nem perto os cheiramos) com uma interessante marca que em todas as finais que disputou não sofreu nenhum golo, o que é meio caminho andado para se vencer uma competição. Não estou a incluir o golo sofrido para a taça da liga do famoso jogo do Algarve. Ao contrário dos outros saiu do SCP porque quis devido ao ambiente criado e não pela vontade dos dirigentes. Lembro-me perfeitamente que alguns diziam que qualquer um fazia melhor que ele... Sem comentários infelizmente!

Carlos Carvalhal- Voltamos a ter um bom treinador de relvado, com bons métodos de trabalho e com conhecimentos para o cargo, o problema é que apesar de ter carácter, coisa que Peseiro nem isso tinha, não era um líder e a equipa flutuava muito os seus níveis exibicionaveis consoante determinados acontecimentos. E uma equipa assim não vencerá nunca um campeonato! Foi vitima de um mês horrível e saiu de cabeça levantada no final de época.

Paulo Sérgio- Chegou com um discurso motivador, correcto, empolgando os sportinguistas, parece-me que tem pulso forte ao estilo do Fernando santos, mas a sua grande e fatal carência é na leitura de jogo durante os encontros. Se podemos "chorar" do azar em alguns jogos (algo que comigo não pega, os postes fazem parte do futebol) as suas falhas durante o encontro já nos custaram alguns pontos que não digo que nos colocavam em situação de disputar o campeonato mas colocavam-nos claramente em 2º lugar.

Esta reflexão tem por base antecipar o futuro, nós precisamos de um treinador novo, a manutenção deste será para o JEB o amarrar uma ancora ao seu barco que já tem bastante furos.
Num clube que não tem uma super-equipa (bem longe disso) que tipo de treinador necessitará?
Será que depois de termos corrido com o Mourinho, depois de termos rejeitado Villas-Boas (será que é preciso transcrever o que a personagem que fala à boca cheia da mediocridade disse sobre ele?) existirá algum treinador que terá uma aceitação praticamente unânime dos sportinguistas?

Para finalizar e como existem pessoas que ficam ofendidas por dizer que gosto do nome João Rocha Jr para um eventual e hipotético cenário de eleições antecipadas digo que este nome me cria empatia.

Saudações Leoninas

40 comentários:

Jedi Master Atomic disse...

Fala-se muito de Bielsa como possivel treinador para o SCP. Qual é a tua opinião sobre ele, LR ?

Anónimo disse...

Onde se fala de Bielsa.

Anónimo disse...

Lá está, os nomes, sempre os nomes. Não interessa o projecto, as ideias, a vontade, o perfil... interessa sim a empatia que o nome lhe causa. Sinceramente, acredito mais que este voto de confiança às cegas do Revisor é mais uma estratégia de dividir para reinar do que outra coisa.

Assim não vamos lá, Sporting.

vitor disse...

LR,
Começar pelo fim, empatias á parte, que sentido faz falar de hipotético cenário de eleições antecipadas na actualidade? Também era bom que não fosse só o nome a causa da empatia. Garanto total ausência de juizo de valor nesta temática, fui unicamente pragmático, aliás até podia referir o absurdo do timing, para não ir pelo caminho de mais uma tentiva de protagonismo, estes cenários são completamente contraproducentes nesta altura. Sobre os treinadores concordo na generalidade, inclusive com o migalhas, só não posso deixar passar que utilizou o que tinha, basta olhar para a convocatória da selecção do dia de hoje. A verdade é que estava a começar a carreira em Alcochete quando lhe entregaram a equipa principal, nem valerá a pena dizer mais nada. Carvalhal é um bom treinador, Paulo Sérgio idem, demora mais tempo a apresentar resultados, a continuarmos nesta linha falta chamar o Manuel Machado. E depois mesmo reconhecidos como o Jesualdo ou o Artur Jorge também iriam precisar de tempo para apresentar resultados. Essa história de contratar um treinador para ser campeão hoje no sporting não existe. S.L.

Anónimo disse...

Para mim, Paulo Sérgio é desde o início um erro de casting. Fala bem, tem cunho, mas não é ágil em termos mentais no banco. Como alguém disse, falta-lhe golpe de asa.

O que o Sporting tem de ter é um treinador experiente que possa tirar mais de cada um dos jogadores. Quero um treinador que possa fazer o que Jorge Jesus fez com o Fábio Coentrão, com o Carlos Martins, etc ... jogadores adormecidos que de repente explodiram

Durante anos defendi a contratação de Jorge Jesus. Durante esses mesmos anos fui gozado ...

Mas porquê Jorge Jesus ?

Já lá vou ...

Em abstracto o treinador do Sporting tem de ser alguém que tenha experiência e objectivos conquistados de forma consistente ( ok, Moutinho e Villas Boas, não são exemplo, mas aquilo no Porto é sempre diferente ... ). Não precisa de ter sido campeão, mas para mim precisa de ter conseguido atingir os seus objectivos possíveis, dado o contexto em que estavam inseridos.

Voltemos a Jorge Jesus. A sua história no campeonato português fala por si. Sucesso em todos os clubes onde passou. Belenenses, Leiria, Braga e até o brilharete na primeira volta com Felqueiras, inde acabou a 1a volta em 5º lugar !

e é isso que é importante, para aferir da capacidade de trabalho.

Depois existem claro outras variáveis que convém aferir.

1 - tem o arrojo de mesmo em equipas mais pequenas jogar um futebol atractivo e ainda assim obter resultados ?
2 - Tem alguma experiência de formação ?
3 - Tem experiência de clube grande ?
4 - Tem um rácio de resultados superior ao expectável dado o seu percurso ?
5 - já conquistou títulos , seja como jogador seja como treinador ?
7 - Mais que um fogacho tem uma carreira consistente ?
8 - tem um bom historial de relações com os seus plantéis e suas direcções ?

Estas são diversas questões que para mim são essenciais na escolha de um treinador para o nosso Sporting.

Cada uma terá o seu ponderador, mas será um mix destas. Depois de colocadas várias possibilidades sob esta matriz creio que seria mais fácil escolher o treinador certo.

Eu, sem o conhecimento de mercado que os responsáveis, nomeadamente, Costinha deverão ter do mercado, dificilmente entendo sequer a contratação de Paulo Sérgio. E aplicando esta matriz revela-se um imenso mistério a sua escolha ? Foi feita com que critério ? de ser um bom profissional ?! isso não chega ! isso é o minimo !

Pois bem, mas como criticar é fácil, apresento com esta base as soluções, Portuguesas e Estrangeiras que mais me agradam ...

PORTUGAL

Manuel José
Manuel Machado
Domingos Paciência
Jorge Costa

ESTRANGEIRO(S) - Estes apenas os sem emprego no momento !
( Pellegrini no Málaga ... e nós com o PS ... valha-me Deus ! )

Juande Ramos
Frank Rijkaard

Fanane disse...

LR,

Olhando até mais uns 20 anos para trás, chegamos à conclusão que desde 84/85 com Toshack que apenas tivemos 2 treinadores conceituados (se bem que um deles para mim nem para os júniores serviria, mas enfim...) - Bobby Robson e C Queiroz (este é o tal que nem para virar panquecas o quereria ver em Alvalade... mas não podemos negar que mesmo na altura era experiente e minimamente conceituado...).

Agora a questão e a matemática são simples: em 25 anos tivemos 2 treinadores conceituados... e quantos títulos tivemos nesses 25 anos? Mesmo sabendo que não foi com esses treinadores que conquistámos os títulos... as contas são simples... não?

E se hoje nos podemos queixar de ter metade do orçamento dos outros grandes... há uns anos atrás sabemos bem que isso não era assim!

Quero com isto dizer, suportado com números: contratar treinadores sem experiência e sem prestígio (independentemente de Inácio e Boloni terem feito trabalhos dignos e terem sido campeões - sem serem a meu ver conceituados...) dá-nos este belo resultado de merda!

Só peço uma coisa: quem é capaz de gastar 6,5 ME no Pongolle (mais ordenados...) e de emprestá-lo de graça 6 meses depois... não é capaz de investir esse dinheiro num contrato de 2/3 de um treinador conceituado???

Principalmente com tanto 'miúdo' de qualidade para ensinar a jogar a bola... não seria um bom investimento?

É óbvio que nenhum treinador conceituado dá garantia de títulos... mas darão muito melhores garantias de evolução e desenvolvimento dos nosso atletas!

SL

Anónimo disse...

Bielsa , alem de grande treinador tem uma coisa que os dirigentes de alvalade gostam...Projecto. Homem de Projecto , um autentico Professor da bola

Eu pessoalmente nao acredito nessas patranhas...existem bons e maus treinadores. A maioria dos tais professores sao maus , sem resultados e escondem-se sempre atrás de uma coisa...faltou tempo. Tretas , faltou qualidade , faltou ligacao humana (como o revisor referiu).

O Bielsa é dos poucos que junta os dois mundos (ao contrario de por exemplo um pekerman). Tem bons resultados , fez um trabalho fantastico no Chile , é um conhecedor PROFUNDO do mercado sul americano , é organizado mas tambem forte nas relacoes humanas.Se tivessemos algum engenho , já estavamos no campo a segurar o homem , fosse já ou no final da epoca.

Mas como eu conheco o Sporting , o jeb e seus muchachos já imagino uma conferencia de impresa com um "tricampeao nacional":..um ganhador nas palavras do presidente !!

PS- JJ seria tambem uma grande solucao mas nao acredito que o enfique o deixe sair.

scp9 disse...

Os resultados desportivos na era Bettencourt têm sido miseráveis..mas penso que com ele a presidente poderemos ter bons resultados. O que tem acontecido é que as suas escolhas para Dir. Desportivo e Treindaor foram desastrosas.
Por mim, apostava-se no Marcelo Bielsa que é um grande treinador, com Rui Jorge a adjunto e Carlos Freitas como Director Desportivo, faltando encontrar um lugar para Manuel Fernandes que já deveria estar no Sporting há muito tempo.

Anónimo disse...

Além de mal agradecidos são mal intencionaos. Então quem nos tirou do jejum de 18 anos....sim de 18 anos. Esqueceram foi? Parecem umas carpideiras mal paridas que nem reconhecem o mérito a quem o tem.
Os intelectuais do blog limpem as mãos à parede sff. hydrasi

Anónimo disse...

Tens razão o Inácio merece ter lugar de destaque no Quadro de Honra do SCP. Estes pantemineiros são lixo.

Anónimo disse...

Inácio foi One in a Million...FEZ TUDO BEM. Apelou ao coracao e orgulho dos jogadores e a transcendência foi total...mas esse tipo de motivação nao é possivel todos os anos. Na sua carreira mostrou ser um treinador modesto , apesar TODOS os sportinguistas reconherem o brilhantismo do seu trabalho.

fullrise disse...

Concordo totalmente com o penúltimo e último paragrafo.
As contas do mercado de inverno deverão ser em torno de um treinador ao invés de nos ser atirado um "pinheiro" para tapar a vista. Antes do natal decide-se muita coisa. Uma não qualificação para as fases seguintes da Liga Europa (absurdo) e Taça precipitam a saída imediata de PS. A continuidade nestas provas apenas adiam o inevitável.
Jesualdo não me parece nome consensual. As "costas largas" que tinha do fcp não as terá aqui.

Quanto ao último paragrafo, JR Jr é um eterno candidato a candidato. A paixão que nutre pelo clube é inquestionável. A entrada em cena do seu "fiel amigo" para o pelouro das modalidades amadoras poderá ser um "abrir de portas"...

vitor disse...

Pois eu acho que óbviamente com o Manel á frente de todos até para o Costinha há lugar no sporting, a experiência e as referências são sempre necessárias num clube que é antes de outra coisa qualquer formador, daí o treinador ter que integrar competências de trabalhar com jovens que por si só não chegam, mas quando integrados num plantel com referências podem levar o sporting ao céu. É de bradar o potencial de um clube como o sporting, era bom para todos que tal sucesso fosse possivel com Bettencourt, indicativo que pelo menos era a curto prazo. Tão ou mais importante que a actual direcção era haver verdadeira solidariedade institucional entre as diferentes facções, a guerra civil nunca vai permitir vitórias, por mais que se tente bloquear a estrutura encontram sempre forma de boicotar o trabalho, quando ainda por cima a inexperiência da actual estrutura dá abébias como as que temos assistido é o caos e quem se lixa é o adepto que é ao mesmo tempo o que pode resolver tudo se consciente do que se passa. Nunca vi um director de futebol ser apresentado por ser imune ás pressões, normalmente falam de curriculos vencedores nessas alturas. Força Sporting! S.L.
P.S. Desculpa lá Costinha o dia de hoje, por mais nobres que sejam as intenções estás farto de fazer porcaria!

Jedi Master Atomic disse...

Jesualdo Ferreira NUNCA !!! Fonix

Anónimo disse...

o Sporting clube de Portugal está entregue aos bichos!! que desgosto...

Anónimo disse...

O mal do JEB é não perceber muito de futebol. É um facto inquestionável e que o próprio já admitiu por mais do que uma vez em público.

Como tal não consigo compreender a atracção do JEB para contratar directores desportivos sem experiência e conhecimento de mercado (na actual conjuntura financeira do nosso clube, temos obrigatoriamente de ter um director desportivo que conheça vários mercados de forma profunda, designadamente, o sul americano - o mais barato e rentável)e treinadores novatos que ao mínimo erro são jogados para a fogueira.

Desta forma JEB tem sempre a cabeça a prémio, porque com DD e treinadores deste nível o pessoal atira a matar ao presidente, responsável primeiro e último pelas escolhas.

Logo, JEB ou atina ou vai fora. Que contrate um bom e experiente DD e um grande treinador que tenha tempo.

Nome: Bielsa

vitor disse...

Concordo com a malta que referiu o Inácio, justisssima homenagem e não é verdade que não tenha pautado as suas experiências com bons resultados, ainda o ano passado foi formidável na Naval, os objectivos são sempre prporcionais, no essencial é um bom condutor de homens, o que me faz pensar em dois homens que recentemente foram campeões na honra, Manel e Carvalhal, quem pensa que tal caminhada é mais fácil que na liga principal está errado, o essencial, a gestão do balneário que é tudo o que o treinador tem de ser hoje está lá, o resto a contratação dos jogadores diz respeito á sad. Uma ultima referência, até para responder á grande questão do Revisor, os ex-jogadores do Porto, Domingos e Jorge Costa não deixam duvidas de grandes treinadores, inclusive pós papa irão ser campeões no Porto com toda a certeza, por enquanto incomoda a sombra. Inclusive cada um nas suas equipas têm os reforços necessários ao Sporting campeão. Se as coisas correrem mal com Paulo Sérgio quem dera que Costinha se dê bem com eles, com Domingos sei que não dá, infelizmente, já agora a propósito, a análise aos dois ex-jogadores do Porto é corroborada pelo rei Artur. A minha preferência recairá sempre nos treinadores portugueses, não pelo que se diz agora que são os melhores?! Realmente fartam-se de ganhar lá fora, mas porque será sempre uma vantagem conhecer a nossa liga. S.L.
P.S. Já agora L.R. será possivel saber quem fala de mediocridade á boca cheia?

Unknown disse...

Revisor

Reduzir a falta de resultados desportivos ao treinador principal da equipa de futebol é uma visão algo e injusta e redutora do assunto(ou simplesmente a única coisa que a maioria sabe fazer nestas alturas).


Paulo Sérgio foi uma ideia destinada ao insucesso desde o inicio.Não tinha qualquer curriculum e mesmo o seu ultimo trabalho não tinha terminado da melhor maneira possível,é um mistério ate hoje em que bases foi escolhido este treinador para este clube.No entanto não é a primeira vez que alguém com este perfil treina o clube(o que por si só demonstra alguma falta de rigor).

No entanto é injusto imputar todo este mau momento que vivemos ao técnico somente.

Paulo Sérgio por exemplo é do conhecimento de todos(ou pelo menos dos menos ingénuos)que muitos dos jogadores adquiridos esta época não são da sua responsabilidade.

Alias tal como essas aquisições a sua própra vinda para o clube foi uma escolha do director desportivo de futebol.

E se vamos culpar o Paulo Sérgio de alguma coisa então também teremos de fazer o mesmo com o nosso director desportivo.

Despedir o treinador por si só não vai resolver nada,quanto muito adiar o inevitável.

Por muito que doe a quem doer dentro da estrutura do Sporting é preciso esta levar uma reformulação o mais rápido possivel.

Não estou a falar de eleições ou nada desse género(isso é para ser feito na altura indicada),estou a falar de uma reformulação da direcção do clube.

JEB tem de fazer isso quanto antes se de facto não quer ser lembrado por todos os Sportinguistas pelas piores razões possivies.

Pois se for seguir esta via populista de se despedir o treinador e tudo esta bem e não se passa nada,então quer me parecer que a desorientação e amadorismo que assistimos é pior do que eu imaginava.


Saudações Leoninas e não vou deixar de continuar a apoiar.

vitor disse...

Bom São Martinho ao L.R., T.I. e todos os comentadores do fonte segura, leões em geral, extensivel á direcção, atletas e demais funcionários, só agora a comer castanhas e a beber água pé me lembrei da data, temo que quando chegar á Jeropiga me torne a esquecer novamente, como tal fiz questão de assinalar a data com a familia leonina aqui no fonte segura. S.L.
P.S. Sempre posso saber quem é o personagem que fala á boca cheia de mediocridade ou trata-se de alguma inconfidência para a qual não está disponivel L.R.? No meu caso queria só poder interpretar a frase do post onde está inserido, caso contrário é impossivel.

Anónimo disse...

Aposto no JJ ali da colectividade do milhafre.

Bora lá esperar por ele, é lagarto (tá provado no youtube lol) e não acredito que se aguente muito mais tempo à frente do recreativo de carnide.

HV disse...

"Faço uma reflexão dos últimos treinadores que passaram pelo clube já neste novo estádio:"

Porquê, pergunto eu? Não tens mais nada de interessante para fazer fazer.

Para mim é claro que nem Mourinho fazia desta equipa campeã, não peçam omeletes a quem não tem ovos. Falta muita coisa ao plantel para poder competir com Porto e Benfica.

Anónimo disse...

Para o ano Manuel Fernandes do Vitoria de Setubal

leao revisor disse...

HV

Porquê?
Porque sou editor deste blog e escrevo o que me apetece

Vitor

Navega um pouco pela blogosfera leonina e achas rapidamente um blog que em 4 de cada 5 Post´s que publica fala à boca cheia de mediocridade... E teve uma posição "curiosa" quando se falou da possivel contratação do villas boas pela direcçao.

Sobre Bielsa

É um treinador diferente dos que temos tido nos ultimos anos, tinha uma margem maior de crédito o que seria uma vantagem, mas não tenho opinião formada sobre esse tecnico.

Anónimo disse...

Faltou falar do que a meu ver foi o nosso melhor treinador nos ultimos tempos... Lazlo Boloni.

Anónimo disse...

Atirar com o nome de João Rocha Jr. para o ar de forma utópica e infantil pode queimar à nascença uma hipotética boa solução. É a mesma coisa que atirar com o nome de Francisco Sá Carneiro Jr. para vir salvar o País. Os filhos não são clones dos Pais, que fique claro. O que não quer dizer que não possam ser bons e competentes.


A mim, o nome de João Rocha Jr. cria-me empatía se estiver bem rodeado, com pessoas novas, sem vícios e com um projecto sólido e credivel.
E cria-me antipatía se estiver rodeado dos cancros do passado recente, dos vendilhões, dos comissionistas e dos oportunistas.

O preferível será gente nova e sem passado no Clube, com nova estrutura, novos funcionários e órgãos sociais totalmente remodelados. Renovação e rejuvenescimento precisam-se com urgência.

vitor disse...

L.R.
Obrigado pelo esclarecimento, pensava que falavas de alguém da estrutura leonina, interpretei mal, quanto ao exercicio de navegar na blogosfera leonina já me deixei disso, muito menos no sr. competência, aliás iluminados on-line não faltam, quase todos com o mesmo objectivo, difamar a nossa estrutura com claros fins eleitorais, fora de tempo.

O Boloni foi acima de tudo o homem mais nobre que passou pelo futebol português.

Concordo com a necessidade imperativa de uma renovação mais profunda ao nivel dos dirigentes, foi aliás isso que Bettencourt tentou com o ingresso de Costinha, que depois do episódio Moutinho, nem vale a pena falar do russo, só lhe restava comprar um plantel todo novo, não obstante nem um patrão para a defesa conseguiu e tinha sido tão fácil deixar o Polga regressar ao Brasil e trazer por exemplo o Lazzareti que o Paulo Sérgio treinou o ano passado em Guimarães. O treinador de quem eu não duvido da capacidade foi sem duvida a maior surpresa negativa, não conseguiu fazer uma equipa até á 10ª jornada?! Nunca tal tinha visto, mas verdade seja dita na 1ª parte contra os vimarenenses de que ninguém fala viu-se pela primeira vez uma ideia boa, até Valdez se consolidou, já para não falar da recuperação do Postiga apesar de num periodo em que desapareceu Liedson, eu continuo inclusive a pensar que Zapater acabará por conseguir mostrar as suas capacidades. Aos adeptos só resta mesmo serem pacientes e essa tinha que ser a solução com qualquer equipa técnica. O fosso que nos separa do Porto não é só elucidativo da diferença entre planteis mas acima de tudo das estruturas de futebol, JEB decidiu começar do zero, o que implica sermos ainda mais pacientes, o problema é que a comunicação leonina não funciona, no campo a ganharmos os dois jogos contra o FCP até o titulo é possivel, para já urge assegurar o 2º lugar contra uma estrutura que acabou de ser campeã, só para ilustrar as dificuldades que se adivinham, ás vezes não faz mal nenhum termos consciência das dificuldades, é impossivel que ninguém trabalhe na web e não saiba o que isto quer dizer. Força Sporting! S.L.

vitor disse...

A lesão de Pedro Mendes hipotecou muita da ideia de jogo que Paulo Sérgio concebeu na pré-época, a primeira consequência foi que ela se tem vindo a prolongar até é hoje e não é admissivel não ter sido precavida essa contrariedade, no meio-campo ou em outro sector qualquer do campo, a verdade é que todos denotam graves carencias, responsabilidades que devem ser imputadas ao director de futebol e por consequinte ao presidente que se alheou por completo da constituição do plantel tendo delegado essa função por inteiro em Costinha, eu critico esta gestão, JEB não precaveu as especificidades do negócio futebol, nos clubes ganhadores constato mais envolvência dos presidentes, deve querer dizer alguma coisa, tem a ver com as paixões que depois valem criticas. De qualquer forma é na defesa que têm de ser resolvidos os maiores problemas no mercado de Inverno que vai reabrir, a procura do pinheiro não vai resolver os problemas todos, o presidente já referiu inclusive por várias vezes a dificuldade de só existirem dois momentos de mercado, o que me deixa muito expectante para o Natal, espero que esta oportunidade seja aproveitada para colmatar todas as necessidades, os adeptos não mereciam este arranque depois da época passada. Força Sporting! S.L.

Anónimo disse...

Metam lá o Inácio outra vez!! Nos 18 anos ele tb entrou a meio para recuperar terreno ao porto e conseguiu e ganhamos é sportinguista talvez ultrapassado mas acreditava nele e e os adeptos iam gostar.
de qualquer forma axo k nao é c alterações de treinador agora k la vamos. vamos la com eleições para novo presidente e noa gente po clube e novo treniador a iniciar a nova epoca.

vitor disse...

Portanto há que refundar o clube! E tem de ser no campo grande? Não há espaço lá na terrinha? S.L.

vitor disse...

Podemos ao menos continuar a jogar de verde? Quando comentava no sportingapoio havia lá um cromo que depois de dizer mal de tudo acabava as dissertações com uma frase fabulosa, "Se me deixarem votar calo-me para sempre!" Com as presidenciais aí a chegar, com o imponderável das legislativas inclusivé, deve ter o problema resolvido. E agora vou ausentar-me, a divida publica está a começar a arrastar tudo, da mesma forma que ela própria se está a ver arrastada no mercado, isto está a começar a ficar muito complicado. Força Sporting! S.L.

Nuno disse...

És mesmo o parvalhão da mediocridade.
Patológico só pode, senão vejamos:

1- Aplaudes a direcção em que votaste, e só destroiem o clube. Sim porque felizmente nem sempre o Sporting foi isto. Dez anos atrás não ganhavamos nada (facto), mas enchias bancadas(facto), todavia temiam jogar com Sporting (facto).

2- Está na essência rapazito mediocre.

3- Vai na volta o PB satisfazia-te as medidas, pois está claro, só pode, tipo fetiche como o cabeça de cotenete. Exibições mediocres (facto) valorização de capital humano zero (facto) (Nani já se tinha feito) atitude da equipa zero (facto) e por último aparecimento de conflitos internos (factos aos montes).

4- usa o teu associativismo para fazeres bem. Cabeça de Cotonete, iluminados como o Costinha etc = RUA!

Anónimo disse...

Iluminados como costinha?

Quem parece o iluminado és tu pá! por isso RUA daqui! loool

Isto há cada anormal...

- United and Strong - disse...

Nuno?...deve ser praí algum Manaia ou assim...mais um daqueles meninos que falam, falam, falam e falam falam falam falam...falam falam falam falam...e depois ainda falam falam...mas sempre fora da altura de eleições...porque aí todos se escondem!

PUTA QUE VOS PARIU RESSABIADOS DE PODER E DINHEIRO!

NUNCA LÁ METERÃO AS UNHAS!!

SE AGORA ESTÁ MAU, CONVOSCO NÃO ESTAVA BEM NEM MAU!!

Anónimo disse...

O mal é sempre do director desportivo:

Carlos Freitas - enforcado em praça pública (tinha ligações a empresários e ganhava comissões)

P. Barbosa - Atirado ao rio com uma pedra amarrada aos pés (era calado, não fazia nada)

Continha - Vai ser quiamado na fogueira em frete da população (não tem experiencia)

A verdade é que em 28 anos fomos 2 vezes campeões ( e já foi nesta "era"), eram todos incompetentes ?

Não se consegue colmatar a falta de investimento numa só época, contra clubes que fazem um forte investimento há já vários anos e sucessivamente. Como dizia o Pedroto "ganho mais vezes porque tenho melhores jogadores".

Muito do sucesso das equipas passa pela escolha dos treinadores, mas estes são uma caixinha de supresas, tirando meia dúzia a nivel mundial, que "dão" garantias de sucesso, os outros nunca se sabe, são boas apostas em alguns clubes e noutros não.

Não gostei da escolha do treinador mas gostei de algumas medidas do Costinha, ver-se livre do jm e do mv, por em ordem o p.barbosa/izmailov (não gosto de jogadores que por darem dois pontapés na bola caguem em cima do clube).

Alguém se lembra como começou a ser construido o porto ganhador ???

Quanto á escolha de jogadores, há quanto tempo foi comprado o Beluchi (não sei se é assim que se escreve) pelo porto e só agora está a jogar com mais regularidade, se formos ver nos últimos 5 anos a quantidade de jogadores comprados pelo porto e pelo b.... ( não gosto de escrever o nome) e o aproveitamento que tiveram, devem estar bem pior que nós.

Nuno disse...

Tas ofendido. Olha outro Maricas a gostar de ver o clube como está.
Vê lá se queres novo texto sobre o PB a fazer-te festinhas.
Ou em alternativa: porque não mais um sobre relvados sintéticos, só não me lembro de nenhuma final europeia, clube grande com relvados de miúdos. Vocês são é lamparinas!

Cala-te maricas.

Nuno

Anónimo disse...

um pouco sobre a identidade do chile nas maos do bielsa

http://www.zonalmarking.net/2010/06/08/marcelo-bielsa-chile-world-cup-2010-tactics/

Anónimo disse...

Mas como é que alguem aqui acredita que o jesus venha para o scp? A ambição do gajo é subir na carreira e não regredir! O gajo tem a possibilidade de ir treinar equipas interessantes lá fora e vinha para este clube que está o caos fazer o que? Vão mas é buscar o josé mota ou o luis campo que são treinadores neste momento à imagem do scp!

Anónimo disse...

Excelente o comentário do Jonas.

Subscrevo.

m13 disse...

Não concordo nada com a opinião sobre o Peseiro.

O Peseiro meteu uma equipa a jogar futebol! O sucesso do Paulo Bento também se pode dever ao Peseiro. O primeiro investiu muito no ataque e na tecnica. Já Paulo Bento investiu na tatica e disciplina, o que aliado aos ensinamentos anteriores resultou nos titulos das primeiras épocas de Paulo Bento.

Têm que notar que o trabalho de um treinador estende-se para além da época de trabalho. O mesmo se passa com os presidentes. Quer gostem quer não, quem deu os últimos campeonatos ao Sporting foi o Roquette, apesar de ter sido no tempo do Dias da Cunha...

Temos de saber ser críticos para criticar.

It's my opinion my friends! SL

m13 disse...

Ah, e sim. Também acho que um bom treinador impulsiona uma equipa, mesmo sem craques.

Talvez o melhor será mesmo um treinador experiente, talvez mesmo um bom nome estrangeiro, de forma a revolucionar o bálneareo (que penso que até está a ser feito com o PS).