terça-feira, 30 de novembro de 2010

Porque será?

O SCP nao vive o melhor período da sua história, vive um período difícil mas nem tudo é espinhos.

O SCP teve o mérito de construir uma imagem para o exterior que é a sua Academia e os jogadores por ela formada. Tendo resultados evidentes em termos de jogadores como em termos de resultados desportivos, domina com grande avanço dos rivais os títulos na formação desde que existe academia se contabilizarmos apenas os escalões de iniciados, juvenis e juniores (os que se encontram na academia).

Porque será que isto acontece?
Será que só conseguimos ter os melhores treinadores na formação? Será que só na formação é que existem bons observadores e consequentemente conseguimos trazer bons jogadores? Será que só fazemos bons negócios na formação? Qual é a razão do sucesso na formação vs profissionalismo?
Se a resposta está na qualidade e na capacidade das pessoas da formação então que as levem rapidamente para os seniores! Mas não me parece que seja por ai a resposta.

As modalidades vivem um pouco em contra-ciclo com o futebol, vivem um bom período, com a conquista de uma competição europeia em andebol, um campeonato de futsal e mais recentemente uma brilhante passagem à final-four da uefa futsal cup, no atletismo somos donos e senhores a nível interno e na Europa o pódio nunca nos escapa.

Porque será que isto acontece?
Será que só conseguimos ter os melhores treinadores nas modalidades? Será que só nas modalidades é que existem bons observadores e consequentemente conseguimos trazer bons jogadores? Será que só fazemos bons negócios nas modalidades? Qual é a razão do sucesso do ecletismo vs futebol?
Se a resposta está na qualidade e na capacidade das pessoas do ecletismo então que as levem rapidamente para o futebol! Mas também não me parece que seja por ai a resposta.

Realmente se existe coisa que JEB acertou quando falou (o que digamos não é fácil) é que o Sporting não se chama Sporting Futebol Clube.

Mas não é menos verdade que o Sporting Clube de Portugal bem que pode vencer a Uefa futsal cup, renovar o seu titulo da challenge e vencer o europeu de atletismo se mantiver os resultados que tem mantido no futebol a esmagadora maioria dos sportinguista vai andar deprimido e angustiado com o clube.

O futebol não é uma ciência exacta e não existem formulas mágicas de sucesso... mas existem dentro do clube formulas vencedoras e talvez devêssemos olhar para elas e perceber como as poderemos replicar no "motor" do clube que é o futebol!

Saudações Leoninas

28 comentários:

Anónimo disse...

Acima de tudo esta é para mim a questão ! : "Será que só conseguimos ter os melhores treinadores nas modalidades?"

No andebol houve coragem para despedir um treinador que ganhou a unica competição Europeia de uma equipa portuguesa, porque os resultados não abonavam em seu favor para se ir buscar um treinador de topo !

No futebol, a mesma atitude seria provavelmente um tónico para a motivação clubistica de todos ...

vitor disse...

Post ao melhor estilo naif do Revisor! o Sporting é forte nas áreas onde o capital é menos determinante, onde a guerra civil não alastra.

O futebol não é o motor mas sim o core e isso faz toda a diferença, o Sporting gera menos receitas que os adversários directos, o nosso vedadeiro handicap que não temos conseguido ultrapassar devido á guerra civil fractricida que as várias facções do clube protagonizam e que grassa no clube há vários anos, é só essa a razão que tem impedido o sucesso no futebol.

Uma ressalva para referir que a nivel externo mais importante que falar de jogadores e treinadores o Sporting terá que eleger representantes nos orgãos decisórios que nos defendam, sem os quais também nunca haverá sucesso, devido á batota que se faz sentir.

A nivel interno a resposta é a que está a ser dada, urgiam as várias reestruturações que vão permitir uma liderança efectiva para anular a fome de poder que tem inviabilizado a estabilidade necessária ao sucesso, para além de uma divisão de dividendos nefasta a crescimento.

Depois da reestruturação organizativa e financeira só há uma rubrica que permitirá que sejamos mais fortes que os adversários, a maior capacidade através da academia de gerar mais valias na venda de jogadores, ao nivel dos melhores da Europa o Sporting será sempre um clube vendedor.

E será através da sad que se canalizarão receitas para todo o universo Sporting, modalidades inclusive, onde não é verdade que somos melhores que os adversários, infelizmente também nelas já se faz sentir o nosso handicap financeiro.

O Sporting só não alcançará o seu designio se antes pelo contrário se cumprirem os que são insistentemente propagados na blogosfera leonina, daí a minha revolta contra o boicote, já perdemos tempo demais, na actualidade também no futebol estamos a formar uma estrutura, imune ás pressões como diz JEB, que nos vai permitir alcançar os titulos, claro que não é tarefa para se realizar de um dia para outro, eu acho que o horizonte de 4 anos de um mandato é razoável, ao nivel da equipa de futebol já se começa a notar que o colectivo se impôe ás individualidades, ao fim e ao cabo um novo paradigma que não se vinha a verificar como obrigam as especificidades e que permitirão titulos, disso estou convencido, consiga Costinha bloquear a estrutura como fazem as modalidades vencedoras do clube.

Espero ter respondido ao busilis do Revisor, no futebol como em qualquer área de actividade é tudo uma questão de patamar, mais alto gera mais receita que permite mais sucesso e no inicio do século até estivemos lá, é só pensar no que provocou o trambolhão, não foi a incompetência como alguns teimam em dizer, foi a ganância de algumas facções, conseguiram destruir uma estrutura ganhadora que era perfeitamente sustentável, por mais que digam o contrário. Hoje assiste-se ao inverso, onde nem os adeptos contribuem, também era bom que pensassem nisso, com a ajuda de todos era mais rápido. Força Sporting! S.L.

P.S. Peço desculpe se me estiquei, de certeza que não foi pior que o jogo da rabia ontem no camp nou onde o melhor jogador de futebol foi o Sérgio Ramos. Também há um novo paradigma no Barcelona onde não cabem jogadores de futebol, o ultimo foi Henry, Ibra já não provou numa equipa onde nem Ronaldo jogava, querem jogar á rabia vão mas é para a praia!

vitor disse...

Espero que não levem a mal falar do circo e dos malabaristas com que Guardiola parou Mourinho, a táctica é circular, progridem no terreno a jogar á rabia!? Grande xaropada, nunca tinha visto, o Barcelona não tem um unico jogador de futebol!

Já nós para ganhar ao Lille vai ser muito dificil, não sei como foi possivel golear o comandante do campeonato francês, o que ainda evidencia mais o preclaço em Gent, é fundamental acabar sempre com 11 jogadores, logo Maniche não deve jogar tão cedo, tal a pressa que denota em ir tomar banho mais cedo, é muito mais grave que Vuc que só peca por falta de esclarecimento e outras caracteristicas dos burros como a teimosia. Não obstante ainda considero Liedson o caso mais grave, nitidamente em confronto com a ideia dominante da equipa está a mais nesta altura, tal como foi dito ontem há que resolver estes problemas todos, não se compactuam na alta competição. Força Sporting! S.L.

vitor disse...

E ainda sobre o post que alude ás nossas especificidades, convenhamos que o nosso sentido critico não ajuda á galvanização que tanto precisamos, nesta altura era fundamental apoiar e é só bota abaixo, claro que há erros, como nos outros clubes. A mim nada me incomoda como a nossa comunicação, se não ouvisse a maior parte das vezes não acreditava, o que me leva para a saida do ex-director de comunicação...para a guerra civil...

Eu estou muito mais interessado na nova atitude implementada no futebol, vamos para a guerra em qualquer campo, ao fim e ao cabo perder e ganhar já não é a mesma coisa em Alvalade e isto não tem nada a ver com o dinheiro que não temos. Guerra é guerra, agora é que vamos ver quem são os soldados, se temos ou não soldados para ganhar as batalhas. Força Sporting! S.L.

João Barreiros disse...

Não vou falar directamente sobre o comentário, vou apenas deixar uma reflexão.

Para os que dizem que a formação não é o caminho vejam o Barcelona de ontem.

Valdes, Puyol, Piqué, Pedro Rodriguez, Xavi, Iniesta,Jenfren, Messi, Bojan entre outros, tudo produto da Cantera do Barça.

Já agora ficam alguns nomes, Futre, Figo, Peixe, Simão, Quaresma, Nani, Ronaldo, Miguel Veloso, Carriço, Patrício, Moutinho, Varela, Carlos Martins entre outros.

Basta ter olhos para ver que o melhor que temos tido de jogadores são provenientes da formação.

É preciso não abandonar a formação, como pudemos constatar ontem esse é o caminho do sucesso.

Com a vantagem de ser mais barato.

Quanto teríamos de pagar para ter jogadores deste quilate na nossa equipa se não fossem da formação?

SL

vitor disse...

João,

Claro que a formação é o caminho, todos estamos conscientes disso, não obstante com muito dinheiro também se constituirem grandes equipas, como nós para além de não possuirmos a segunda hipótesse temos das melhores formações claro que tem toda a razão, o que tem inviabilizado esse caminho é o cancro crónico de uma tesouraria deficitária, sempre que aparece um craque serve para ultrapassar o desiquilibrio, por isso é que é fundamental equlibrar a exploração, também não obstante nesta altura já devermos estar a jogar com 11 jogadores da casa importa agora assegurar maturidade para integrar os novos. Se reparar bem é neste projecto que se está a trabalhar em Alvalade, inclusive na atitude dos mais jovens sempre fundamental ao sucesso, foi para isso que serviu o exmplo de Moutinho, o Sporting não pode servir só para dar o salto.

Mais uma vez queremos todos o mesmo, é inclusive o que está a ser exceutado e com as criticas teimam em não dar o tempo necesário á implementação de um projecto ganhador.

Nesta altura deviamos estar todos contentes pelo trabalho que está a ser desnvolvido, ao invés aproveitam-se todos os acidentes de percurso para atacar a direcção. Compara-se por exemplo o nosso treinador com outros que têm todos os jogadores que desejaram!?Há que ter consciência que tudo o que o João solicita não é possivel de um dia para o outro, havia muitos obstáculos a ultrapassar, inclusive boicotes internos, que é o mais perverso, de quem não teve coragem para avançar devido ás dificuldades e agora está na sombra a desestabilizar e alguns adeptos insistem em emprenhar! Força Sporting! S.L.

P.S. Podia era dar um exemplo melhor de clube formador, um que forme jogadores de futebol como nós.

vitor disse...

Ainda para o João, porque será a fome de poder? Há muito para distribuir! Alcochete permitirá vitórias e sustentabilidade financeira acima dos adversários! Força Sporting! S.L.

leao revisor disse...

João

Quanto tempo conseguiste tu manter Figo, Ronaldo, Nani, Quaresma, Nani?

Não nos é possivel manter os melhores do mercado num clube como o nosso.
Nós precisamos do dinheiro, os jogadores querem receber muito mais e um gigante europeu é o melhor para todos.

O barça não vende os melhores, fica com eles todos e ainda vai buscar o que lhe interessa.

vitor disse...

O Carriço a evoluir no patamar do Barcelona é 100 vezes mais jogador que o Puyol, da mesma forma que nunca formarão um Ronaldo na catalunha, tem tudo a ver com o patamar onde se processa a evolução, os jogadores do Barcelona separados acontece-lhes o mesmo que a David Silva este ano no City, a pedir para ir para casa, são bons é na rua deles, competitividade como em Alcochete actualmente só em França.

Negociar jogadores de futebol é um negócio fantástico, Alvalade que o diga, muito nos tem custado. S.L.

vitor disse...

Revisor,
Comentário acertivo, a diferença nas remunerações faz do Sporting um clube vendedor na Europa, sem duvida será sempre assim, mas convenhamos que podiamos fazer muito melhor, Alcochete assegura fluxo suficiente para não precisarem de ficar mais de 3 ou 4 épocas e depois é assegurar o resto no mercado, onde mais uma vez são precisas disponibilidades que mais uma vez requer equilibrio que não se verificava em Alvalade até há pouco tempo. Mais uma vez ainda, vai ser uma questão de tempo, ou acreditamos ou não, o que nunca adiantará nada é o bota abaixo, precisamos de estabilidade, caso contrário nada feito, com direcções a rodar só há prejuizo e os responsáveis desaparecem. S.L.

vitor disse...

E ainda há outro tempo em que os jogadores da academia podem voltar a ser uteis, no fim da carreira, tenha o Sporting uma cultura de vitória que logo vemos onde preferem acabar as carreiras. S.L.

vitor disse...

Junte-se o facto de que o el dorado não é seguro para todos, independentemente do valor, como os casos do Viana e Carlos Martins por exemplo e é mais que óbvio que a mistica podia desempenhar um papel preponderante, haja equilibrio e tempo que possibilite essas solicitações do mercado.

Aliás é essa a unica lógica sustentável de um clube vendedor, o resto são aventuras periódicas sempre dependentes do mercado e dos resultados, mesmo o Porto mais um ano fora da Champions e vê-se numa grande crise, mais ou menos como os lampiões na actualidade, basta fazer contas. S.L.

vitor disse...

Para além de que andar a competir com 11 brasileiros favelados sempre a rezar que eles rendam no próximo defeso só entusiasma os facçiosos que querem ganhar a qualquer preço. Força Sporting! S.L.

vitor disse...

Diga-se de passagem que esses clubes lutam por objectivos um bocadinho diferentes, o que se pretende é pagar as putas dos administradores durante a época. Puta que pariu e Força Sporting! S.L.

leao revisor disse...

Vitor

Contas é tema unico e exclusivo de um clube chamado Sporting! Os outros podem ter os resultados que entenderem que nada se fala e nada se escreve, a sua unica preocupação é se ela entra ou não.
Alguns aprovaram ontem um R&C que apresenta um passivo que já ultrapassa um numero começado por 5... E algum jornal fala em crise financeira? Isso é para o SCP!

vitor disse...

E ainda é isso que será sempre fundamental, o que o Moutinho tem que se lembrar todos os dias é que optou por não fazer parte da história de um clube para cada vez que corre mais não faz que pagar gado. Força Sporting! S.L.

Rubiz disse...

Vitor.... arranja uma vida...

Esta tua necessidade de escrever testamentos e comentários atras de comentários está-se a tornar patológica...

Isto não é nenhum ataque pessoal a ti... mas tens que ter noção, que quanto mais escreves, menos as pessoas vão ler...

Carlsberg disse...

Fazendo as palavras do Mário Rui Oliveira e do João minhas, só tenho a dizer que, falta-nos comprar 2/3 jogadores de qualidade e experiência para juntar á categoria que sai da academia, e um treinador de excelência... Só assim voltaremos a ser a maior equipa de futebol de Portugal.

SL

Lionheart disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lionheart disse...

Se o futebol em Portugal fosse apenas um desporto profissional em vez de um caso de polícia, também ajudava. As modalidades não têm lavagem de dinheiro, não têm (tanta) corrupção na arbitragem, não têm túneis, invasões de estúdios de TV, ameaças e mesmo agressões a treinadores, jogadores e jornalistas. Os presidentes do porco e do carnide são gangsters. Alguém duvida? As suas vidas privadas estão intimamente ligadas ao crime organizado. Nem preciso de dizer porquê, tão estafadas são as histórias.

Depois, o Sporting tem uma "elite" dirigente que na generalidade é uma parasitagem que só quer protagonismo. E por isso mesmo é tão nefasta, na medida em que muitos nem querem disputar o poder, porque podiam ganhar e depois era uma trabalheira e uma responsabilidade muito grande. É preferível ser "notável". O pior é que este tipo de comportamento generalizou-se aos outros adeptos, com o fenómeno "5 minutos de fama". Tipo o pateta que se foi queixar à comunicação social que o Bettencourt o tinha "agredido", ou a figura triste do Bessone na última AG, que depois de ver dois tipos a dar uns sopapos um no outro, veio logo para a rua contar aos jornalistas que se tinham passado coisas muito "graves" lá dentro. Tudo muito reles e parôlo. Precisa-se de nível de alto a baixo neste clube.

VeDrIx disse...

O problema é que, nas modalidades, é usada uma mais-valia enorme que, por inúmeras razões, nos seniores já morreu à muito... A força da camisola verde-e-branca !

Qualquer miúdo (e, tão ou mais importante, qualquer pai) quer jogar (ou ter o filho a jogar) no Sporting. Até pais ferrenhos pelos lamps, como conheço um vasto número de casos, prefere, pois a qualidade é reconhecida e, mais importante, o aproveitamento futuro no que à formação diz respeito.


Nos seniores, ninguém quer jogar no Sporting só por ser o Sporting. A imagem do clube tem sido de tal forma enxovalhada em praça pública, na maioria dos casos por culpa única e exclusiva de quem devia defender e honrar o Clube mas que apenas o envergonha com as suas palavras e actos, que, qualquer dia, já vemos todos os Ronnys e Carlões desse Mundo a preferir ir para o Braga ou Guimarães do que para Alvalade... Até podem vir ganhar mais para cá mas, a longo prazo, acabam por ser mais umas lápides neste cemitério de jogadores contratados que se tornou o nosso querido e multi-colorido Alvalade.

E sim, há solução. Não precisamos de comprar pacotes de argentinos e/ou brasileiros à espera da sorte grande. Também não precisamos de esperar que os miúdos que por cá jogam (e muito bem) se transfiram para o Braga, Guimarães ou Nacional por uma bagatela para depois lhes reconhecermos valor e comprá-los por 50 vezes mais.
É preciso é rigor, reconhecimento de que o principal problema do Sporting é interno (não adianta lutar contra o lobby do Pintinho ou contra as influências do Rei dos Pneus) e, acima de tudo, como diria o lampião do Ricardo Araújo Pereira no famoso sketch do Gonorreias... "elevar ox padroejinhoxx".

Outro factor importante para quem manda no clube seria conhecer e reconhecer o passado do Sporting e a sua grande força... Nós, adeptos ! Não me venham dizer que o nosso estádio anda vazio por causa da crise, seja ela financeira seja ela de resultados. Eu estive praticamente em todos os jogos no antigo José Alvalade, desde 1991/1992, a meados do calvário dos 17 anos, e não era por isso que iam apenas 4 ou 5 mil gajos à bola, como chegou a acontecer na Etar ou nas Antas. A paixão pelo clube é enorme... Está na hora de aproveitarem isso realmente !!

Desculpem o testamento...

SL

Carlsberg disse...

Revisor,
As perolas da nossa formação, a unica que aguentámos menos de 2 anos foi o Ronaldo, sendo que desses 4 mencionados, só com o Figo saiu á revelia.

Já nestes ultimos anos o João Moutinho estava á 5 anos e meio no plantel, o Veloso á 4 anos e o Rui Patricio está há 3 anos na nossa equipa.

É claro e concordo que os melhores como o Ronaldo querem é saltar para Real Madrid, Barcelona e afins, mas tb akeles que vamos comprar lá fora o querem veja-se o Di Maria, que no dia em que aterrou em Lisboa para jogar nos Merdas disse que estava aki para saltar po Chelsea ou para o Real Madrid.

Por isso digo, que devia haver um misto de jogadores de qualidade e experiência (claro que custam dinheiro) com jogadores da cantera. E depois um bom treinador.

Mais uma coisa, a nossa academia é a melhor do mundo, disso n tenho duvidas, e de lá todos os anos saem pérolas, umas limadas, outras por limar, mas pra isso é preciso um bom treinador.

PS: Revisor, esqueceu-se do Simão e do Hugo Viana.

Mais uma atenção, o que NÃO PODE ACONTECER, é desaproveitarem-se jogadores, por não enquadrarem o esquema táctico... Caso Varela.

SL

leao revisor disse...

Carlsberg

João Moutinho nunca será um jogador de elite pelos motivos já demasiadamente falados.
Veloso não está a conseguir jogar no genova... corre pouco dizem eles... e diziamos nós. Eu gosto dele consegue ter periodos optimos (que o moutinho nao consegue) mas consegue ter periodos horriveis (que o moutinho tambem nao consegue). Este tipo de jogadores mais os Djalós conseguimos aguentar porque os tubaroes europeus sao mais pequeninos.
Ronaldo, Nani tivemo-los cá ano e meio nos séniores.
O Di maria por exemplo no ano que partiu a loiça foi embora.
O Hulk quando acabar a época irá embora.
São as leis do mercado.

Rubiz disse...

Concordo contigo VeDrlx..

O problema do sporting é acima de tudo um problema psicológico da massa adepta e que obviamente contagia todos os jogadores, equipa tecnica e direcção...

Claro que não excluo nenhum destes na responsabilidade que tem nesse efeito... mas uma coisa é certa, não há equipa que jogue bem, nem direcção que decida bem, se não tiver um verdadeiro apoio de quem vive o Sporting.

Mas nós, adeptos Sportinguistas, sempre fomos assim... por isso não vejo nenhuma solução mirabolante ao fundo do túnel....

Ser qualquer elemento que componha a estrutura do Sporting é extremamente difícil... muita pressão, muita cegueira e muitos interesses à mistura...

Unknown disse...

Lionheart as modalidades não têm tanta corrupção!?? Ou não ligas ou não sabes! Revisor... O Moutinho nunca vai ser de elite ou sempre foi? Das duas uma... Ou o rapaz é um nabo e por isso jogou épocas ininterruptas no Sporting ou é de elite e fugiu para poder ganhar...apaga lá o comentário vá!

Rubiz disse...

Ginha... deixa de ser nabo e volta lá para o galinheiro.. que o rei dos pneus deve estar a dar milho...

vitor disse...

Rubiz,
Está a processar de forma errada a entrada no mundo dos adultos, apesar de por norma ser totalmente indiferente á canalhada mal educada não suporto a soberba da credibilidade que reclamam, não será na net com toda a certeza que resolverei aquilo de quem alguém se demitiu, por isso mesmo doravante evite dirigir-se á minha pessoa, fosse ao menos inteligente e deveria ter percebido até nos meus comentários que não sou susceptivel a nada do que julga que pensa. S.L.

João Pereira disse...

Epa ó vitor "porque nao te callas!?"
é que tua tentativa de usares palavras caras em todas as frases fazem com que os teus comentários percam a sua objectividade, para além de achares que és o dono da razão e se acha superior aos outros! tenho pena de ti, a sério, que ganda parvinho! Sê conciso e não digas merda como por exemplo "o melhor jogador de futebol foi o Sérgio Ramos" ou "o Barcelona não tem um único jogador de futebol". no mínimo ridículo o que só mostra que de futebol nada sabes!