terça-feira, 19 de julho de 2011

Balanço da Pré-época até ao momento

Até ao momento o SCP fez 13 aquisições para a nova temporada (conto já com Capel e Turan), mais de 50% do plantel não constava da época passada, ou seja para os que gostam de olhar para isto pelo lado positivo, ficaram apenas os melhores, para gosta de olhar pelo lado negativo, ficaram apenas os menos maus.

De uma coisa parece que já podemos ter a certeza após estes dias de trabalho, a atitude é diferente em campo. Parece-me evidente que com Domingos e com o mesmo plantel do ano passado não teria sido o descalabro que foi e isso dá-me esperança que com este plantel as coisas podem nos sorrir.

Sobre os jogos realizados apenas posso comentar o único que teve honras de transmissão televisiva. Gostei, e gostei porque contra um adversário que ficou em 13º lugar da liga Turca, ao nível (no mínimo) das equipas do meio da nossa tabela para baixo, o SCP com treinos bi-diários, com muitos jogadores ainda ausentes ou lesionados, com muitos jovens no estágio que acabaram por jogar, o SCP dominou por completo o jogo, venceu, marcou 3 e podia ter marcado mais e os Turcos não tiveram nenhuma oportunidade de golo nem obrigaram os nossos Guarda-Redes a muito trabalho.

Quanto ao Plantel e numa primeira analise, é óbvio que tem muito mais qualidade e soluções do que tinha o anterior, Rinaudo e Shaars parece-me que conquistaram lugar cativo naquele meio campo (principalmente Rinaudo).

Na defesa continua (até ao momento) igual à do ano passado o que nos deixa de pé atrás, mas com a entrada do Americano e do Rodriguez o centro da defesa fica sem duvida mais forte e o único que continua a desiludir-me porque continuava a acreditar nele é Evaldo e isso implica que Turan seja realmente um jogador com condições para disputar a posição com a nossa única opção até ao momento para o lado esquerdo da defesa.

No meio campo, talvez onde estamos mais fortes, dependendo do sistema que Domingos queira jogar, um meio campo com Rinaudo, Shaars e Matias Fernandez por exemplo deixa-me com agua na boca, ficando ainda com André Santos e Luis Aguiar como opções.

No ataque as grandes duvidas, Postiga faz sempre grandes pré-épocas mas quando é a contar o seu rendimento tem caído e não se pode contar com os golos de Postiga se quisermos fazer uma avaliação séria. Ricky está num período de adaptação e exigir 30 golos nesta época talvez seja a "morte" do rapaz. Rubio tem me surpreendido pela positiva, mostrando uma veia goleadora e um lutador dentro de campo. Izma que tanto pode jogar a extremo ou no meio campo se não tiver problemas físicos é seguramente o melhor reforço do nosso plantel. Bojinov ou explode... ou explode com a nossa paciência! Mas acredito muito neste búlgaro. E ainda temos Carrillo que ainda não o vi jogar. Por ultimo e no ataque Capel, jogador com um currículo muito bom para a idade, com perto de 100 jogos realizados na melhor liga do mundo, jogador que já foi disputado por Real e Barça há bem pouco tempo e que se alguém tivesse dito nessa altura que viria para o SCP num espaço de 2 anos, dizíamos que essa pessoa era louca. Reforço de peso no SCP!

E deixo para o fim os 2 únicos jogadores que tentava "trocar" para dotar este plantel de ainda melhor soluções. André Martins e Djaló quando a mim poderiam/deveriam ser emprestados/vendidos.
A analise tinha que ser feita pelos responsáveis, se acreditam que Evaldo/Turan são suficientes para o lado esquerdo, tentar trazer mais um extremo (num negocio tipo Capel era o ideal) e mais um médio caso Domingos tenha pela confiança nos avançados que já constam no plantel ou então um avançado que seja garantia de golos, alguém que sem jogar nós sabemos que chegará ao final da época com 15/20 golos.

Saudações Leoninas

PS: Pela ultima informação aos mercados, 98.6% do nosso empréstimo obrigacionista foi subscrito. O que com tanta publicidade contra é um bom sinal para o clube! Até às 15h que se chegue aos 100% é o meu desejo!

9 comentários:

João Santos disse...

Também gosto muito de Rinaudo, mas depois da época que André Santos fez, é quase um crime relegar o rapaz para o banco. Já para não falar que parece ter vindo a desenvolver um papel muito importante no balneário. Veremos o que fará Domingos...

Lez disse...

Joao, depois da epoca que o André Santos fez??? mas fez uma epoca assim tao espectacular, ou foram os outros que foram uma verdadeira nodoa??? Não lhe quero tirar merito... mas eu vou mais pela segunda.. até porque, se ele for mesmo bom, será titular na mesma =)

Força Sporting!!

Mike Portugal disse...

Nota-se que o André Martins tens optimos pés e sabe mexer com a bola, mas ainda lhe falta um bom bocado de massa muscular para poder competir no SCP. Seria bom po-lo a rodar num clube da 1ª liga.

Ruben disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ruben disse...

Em relação às obrigações, uma coisa fiquei satisfeito: Houve algum particular que subscreveu uma grande quantidade do empréstimo neste fim de semana. Só assim se explica um aumento de 14% durante este periodo.

Isto mostra que ainda existem investidores altamente capitalizados dispostos a investir no nosso clube.

Força, Sporting!

João disse...

Não tinha ainda a informação dos 98%.

É, para mim, a melhor notícia do dia.

Estava um pouco assustado com o "bota-abaixismo" que sempre aparece quando algo não corre como esperamos.
Já sabemos que mesmo que seja 99,9% irão surgir vozes a apelidar de fracasso mas já terão menos força do que se andássemos pelos 89/90%.

Quanto ao plantel, há algo que me assusta e gostava de saber a opinião do L.R.

Gostei do pouco que vi de Rinaudo nos últimos jogos na Argentina e no jogo contra os turcos.

Mas estando ele sem férias e sendo um jogador agressivo (todos sabemos que quando joga o Sporting os critérios relativos a cartões são "especiais" chamar-lhe-emos "critério João Pereira") tenho muitas dúvidas que faça os 30 jogos da Liga, mais taças.

A alternativa será André Santos? Schaars? Não serão os dois demasiado "8" e pouco "6"? Não ficaremos demasiado macios? Não seria Zapater uma boa alternativa para essa posição ficando André Martins mais um ano a rodar?

É a posição que mais me preocupa, estaremos muito dependentes de 1 jogador que por vários motivos é provável que metade dos jogos não nos possa dar o seu contributo.

SL,
Xait

kanatta disse...

Estou totalmente de acordo com o João no que diz respeito ao Zapater. Devíamos ter mais um médio defensivo de raiz.
Preocupa-me também a questão do defesa esquerdo, Turan é uma incógnita e Evaldo não me enche as medidas. Gostava também de ver um verdadeiro "matador" lá na frente.
O Djaló deveria ser emprestado ou vendido e dava-se uma oportunidade a um jovem. Não gosto de ofender ninguém mas o moço é uma nódoa...

De resto estou satisfeito com o trabalho realizado até agora. Estamos sem qualquer dúvida mais fortes que no ano passado. Resta ver se estamos o suficiente para conquistar títulos.

SL

NFonseca disse...

Eu não costumo comentar, mas sou um leitor assiduo do blog e se me permitem gostaria de comentar este post, porquê...porque nós sportinguistas não temos estado habituados a andar no mercado tão activamente (sendo assim sentimos sempre desconfiança), as contratações que se fizeram são de boa qualidade (principalmente Schaars, Rinaudo e Bojinov, não falo de Capel, pois para mim até ao momento é a maior incognita, até pelo preço que considero baixo)...Dará para lutar para o titulo?? Não sei, mas de uma coisa qq sportinguista pode estar satisfeito e descansado, tanto a equipa tecnica como a nivel directivo tudo se fará para que seja uma epoca em que os sportinguistas se sintam acima de tudo Orgulhosos!!
Um abraço,

Lionheart disse...

Novidades do dia:

- Subscrição das obrigações supera em 1,58 a oferta. Vai por isso haver rateio.

- Já foram vendidas 19 mil Gamebox, sendo por isso quase certo que vai ser superado o número do ano passado (21 mil), o que também não é difícil dado tratar-se do pior número de sempre. No final do mês, até pela proximidade do jogo da apresentação, é que vai haver um pulo nas vendas.

- Quem comprar bilhete PDF para o jogo de apresentação através do site do clube, tem 10% de desconto. Bilhetes à venda a partir de Sábado.

http://www.sporting.pt/Noticias/Clube/notclube_clubeobrigacoessucesso_200711_78267.asp