sexta-feira, 15 de julho de 2011

CMVM´s

Parece que em Portugal existem 2 tipos de CMVM. Uma com um rigor máximo (a correcta) a que o SCP tem que responder e deve existir uma outra CMVM mais "relaxada" para outros clubes.

Pode ser um tema pouco interessante, mas é com muita surpresa que vejo jogadores a se transferirem para clubes rivais por valores (pelo menos falados nos jornais) elevadíssimos e não foram comunicados à CMVM.

Se os clubes, neste caso sociedades desportivas, competem entre si então no mínimo devem ter os mesmos direitos e os mesmos deveres e mais uma vez não é isso que acontece neste nosso Portugal.

Numa altura em que o dinheiro é um bem cada vez mais escasso era bom saber quanto entra e quanto sai de cada clube em cada transferencia e não só em algumas.

Lembro-me que o ano passado por questões relacionadas com a CMVM a apresentação do Argentino Torsi foi atrasada 2 horas, sei que nenhuma apresentação este ano de jogadores cuja transferencia superou os 3 milhões de euros foi feita antes de previa comunicação aos mercados e tenho a certeza que o SCP não o fará nas próximas apresentações de jogadores!

Saudações Leoninas

7 comentários:

Mauro Silva disse...

LR,

Não tenho a certeza absoluta disto mas, julgo que a obrigatoriedade de comunicação à CMVM é igual ou superior a 1/10 do capital social do clube em questão.

No caso do benfica:
Cap. Social = 110M
1/10 = 11M

No caso do Sporting:
Cap. Social = 42M
1/10 = 4.2M

O caso de Bojinov, exemplificando, teve que ser comunicado porque o negócio pode chegar aos 3.5M + opção de compra de Valdés = 1.8M, ou seja, estão 5.3M envolvidos no negócio, portanto, acima dos tais 4.2M mínimos...

SL

Mauro Silva disse...

Esqueci-me de referir o exemplo do Torsiglieri na época passada, em que o Capital Social era inferior (à volta de 30M). Aplica-se a mesma fórmula...

Joseph disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Joseph disse...

toda gente sabe que é 1/10 do capital social

quanto custou o boeck?
quanto custou o rinaudo?
também não comunicamos


saudações leoninas e deixa lá o quaresma, nem o teu amigo paulo bento o quer

Ruben disse...

Aqui falhaste, LR.

A CMVM não se mete em "Clubices".

SL

leao revisor disse...

Don

Ainda bem que toda agente sabe que EU não sabia.

Mauro Silva

Obrigado pela informação.

Ruben

Não se mete em clubices? A clubice em Portugal está em TODAS as actividades! Basta ver o que aconteceu com o domingos.

Andre disse...

Só um detalhe!!! O adversário deste sábado não é amador mas sim da 2ª Liga Holandesa, ao contrário do que alguma comunicação social está a noticiar!!! Mas enfim...