segunda-feira, 4 de julho de 2011

Dia 1

A equipa do Sporting regressa hoje ao trabalho. Não me vou perder em críticas ou comentários ao dinheiro gasto, a mim pouco me interessa se foram gastos 10 milhões, 20 ou 30. Interessa-me sim que a equipa esteja mais competitiva e mais bem apetrechada que nos últimos anos e em condições de lutar pelas provas em que participa.
O plantel para já parece ser este:
GR- Patricio, Tiago e Boeck
Laterais direitos - João Pereira, João Gonçalves, Santiago Arias
Laterais esquerdos - Evaldo e Atila Turan (?)
Centrais - Carriço, Polga, Rodriguez e Onyewu
Médios - Rinaudo, André Martins (?), André Santos, Zapater, Schaars, Izmailov, Matias, Luís Aguiar (?) e Valdés (?)
Avançados - Carrillo, Djaló, Postiga, Van wolfswinkel

Apesar de ainda não estar completo, como o próprio CF confirmou ontem, parece bastante mais competitivo e completo com dois jogadores (ou mais) por posição com qualidade para poderem jogar.
Para já, e apenas na teoria o 11 mais forte parece ser:
Patricio, João Pereira, Onyewu, Rodriguez, Evaldo, Rinaudo, Schaars, Matias, Izmailov, Djaló, Van Wolfswinkel.
Isto se imaginarmos Domingos a jogar num 4-3-3.
Continuo a achar que precisamos de mais um extremo e de um avançado forte, experiente e letal. Mas que a equipa está mais forte....está! Além de ter a sensação de termos, como não temos à anos, um TREINADOR!

Reforços:

Rinaudo - Para mim uma grande contratação! Um trinco como não temos à muito !
Onyewu - Deposito grande esperanças neste defesa para ser o patrão da defesa.
Schaars - Pendular. Médio de regularidade impressionante acho que será uma enorme mais valia para o 11. Mais uma contratação que me parece excelente.
Van Wolfswinkel - O avançado em quem se depositam muitas esperanças.Um numero 9 puro.
Arias - Lateral com muita margem de progressão e para valorizar.
Rodriguez - Conhecido de todos nós, um bom central!
Atila Turan (?) - Chegou a ser cobiçado pelo Barcelona a época passada e parece poder vir a ser um caso sério.
Carrillo - Será mais um jogador para valorizar mas está num estágio de maturidade mais elevado do que muitos imaginam. Poderá ser a surpresa dos tais jogadores jovens.
Boeck - Para fazer concorrencia a Patricio e acautelar o futuro. Fez uma grande época o ano passado.
Luís Aguiar - Alternativa válida a Matias (ainda para mais com a Copa América) quando Valdés parece estar de saída.

25 comentários:

Tigas disse...

Não acho que domingos venha a jogar em 4-3-3. Não temos extremos e os jogadores que podem ser adaptados não tem sequer velocidade ou capacidade de desequilíbrio no 1x1. Vamos regressar ao losângulo. A não ser que venha quaresma e roberto pereyra....

vitor disse...

TI,

O Revisor está de férias? Não regressa hoje para os testes médicos, com o amigo Gomes Pereira?

Vamos a eles!

Abraço.

SL

Titular Indiscutível disse...

Caro Vitor:
Passe a ironia, o Revisor está de facto fora e tem tido dificuldade em escrever no blog. Mas regressa por estes dias.

vitor disse...

OK TI, fica o abraço extensivel ao Revisor e ao Informador.

SL

PP disse...

achar que o carriço e o andre santos nao farao parte da equipe principal... é arriscado. ainda to pa perceber o que é que o arias ali vai ficar a fazer...

João Santos disse...

Zapater deveria ser emprestado, e Polga deveria sair.Fora isso, é preciso de facto um ponta de lança que resolva e ganhe campeonatos. Não serão Bojinovs que o farão!

Fito Rinaudo disse...

Oxalá esses problemas em escrever aqui se arrastem por algum tempo, ao menos assim o lume tem andado brando, os incendiários não fazem falta ao universo leonino!

Cumprimentos e parabéns pelos bons posts TI.

Leão da Madeira disse...

TI,

de acordo com o onze e com o que dizes sobre o carrillo, é o que venho a dizer há já um tempo sobre o jovem peruano.Para mim a melhor contratação é a do trinco argentino, um leão puro e duro. Venham mais 5 reforços (aguiar, atila, rubio, pereyra e um bom avançado que podia não ser o bojinov).

SL

Leão da Madeira disse...

PP,

creio que o arias pouco vai jogar. Acho que é o jogador mais fraco do plantel. Penso eu que o joão gonçalves será a segunda opção para as 2 laterais da defesa, e que arias e turan serão apenas as terceiras opções.

Hugo disse...

Falo por mim, não gostava de ver sair o valdez, apesar da irregularidade das suas exibições era o único jogador o ano passado que quando pegava na bola me deixava com expectativa de uma grande arrancada, um tiro de fora da área, uma grande jogada, um grande golo. É um jogador com muita qualidade, e gostava que continua-se mas Domingos é que manda e ele saberá e fará o melhor que puder.

Pedro O. disse...

Acho a questão levantada pelo Tiago Botelho, muito interessante. É que do ponto de vista do simples exercicio mental, o Losango, será aquele onde melhor encaixarão as peças, mas vendo o histórico de Domingos, este não é o seu sistema de eleição (mas o Braga é o Braga e o Sporting é o Sporting).

Partindo do principio que se avançará mesmo para um 4x3x3, temo que o espaço de Matias Fernandez, não seja assim tão seguro como aquilo que a maioria deseja, o que me leva cada vez mais a pensar que a chave do sistema de jogo, estará num futuro grande ponta/extremo - um homem forte nas diagonais de fora para dentro, que defina os lances na área, mas que consiga, por exemplo, fechar um flanco nas transições defensivas e seja solidário com companheiros de meio e defesa.

Joseph disse...

A vocês tanto vos dá se gastam 10, 20 ou 30, ou até se não gastarem mais(<10)

Se não vier uma truta joga o djalo, porque o salmão foi pra espanha.

Até já aceitam jogar em 4-4-2 quando os nossos pontas de lança são Ricky, Postiga e Saleiro.

Enfim a minha unica esperança é o lampiao do Paulo Bento já não estar à frente do Sporting!SL

Gonçalo Torgal disse...

Don,

Foi pelo Paulo Bento sair que esta merda se afundou toda, pk com ele quase que tivemos omeletes sem ovos, se olharmos pa equipa do sporting na era dele, que nem tem suplentes de jeito (Purovic, Tiui..) ele quase que foi campeão num ano, em que fomos puramente roubados (Mão em Alvalade do Paços..) e acabamos a 1 ponto do 1º lugar..

Leão da Madeira disse...

Gonçalo Torgal,

deixa lá rapaz, normalmente há pessoas que só dão valor ao que têm quando o perdem. Mas depois há pessoas que nem isso... Acho indiscutível que Paulo Bento fez o possível e o impossível nas sua passagem por alvalade. E até os adeptos dos nossos rivais reconhecem agora o seu valor pela viragem que a selecção nacional deu desde que é comandada por Paulo Bento.

SL

LG disse...

O Paulo Bento e a sucessiva exacerbação de segundos lugares e finais de taças da liga, foi o responsavel principal por nos encontrarmos agora a tentar voltar a pertencer aos 3 grandes. O expoente maximo do discurso derrotista e pela falta de fio de jogo no sporting nos ultimos 5 anos!

Peter Pan disse...

Don e LG,

Voces, outros como vós e ainda alguns que já estão arrependidos da merda que fizeram é que são os responsáveis do futebol do Sporting ter caído no descalabro total nos ultimos 2 anos. Com o Paulo Bento como treinador, só existiu um responsável para o desacerto e esse chama-se Filipe Soares Franco.. que nunca soube investir no Futebol do Sporting! Fez uma gestão por diminuição de gastos em vez de acreditar nos investimentos. O Paulo Bento é o melhor treinador do clube dos ultimos 20 anos, ao ter feito uma equipa de juniores praticamente Campeã Nacional da Liga e com um presidente e direcção a sério teria ido muito mais longe... Para completar o ramalhete ainda levou com o Bettencourt a seguir.
E voces deviam ser proibidos de falar do futebol do Sporting!

Pedro disse...

Anonimo em ingles,

"Este deve ser anjinho"
"ressabiados como tu"
"cada vez que se sentem mal do bucho, vomitam com questões estúpidas"
"a azia que sentem"
"não teres capacidade para interpretares" "tendencioso, (para não dizer reles)"
"é nojento",
"alguém sem principios"
"O que te vale a ti e a outros como tu, é que o ridículo não mata."
"gentinha da tua "laia""

Será que quando diz que insulto está a fazer uma autocrítica?

ªParece-me que há dois tipos de comentários:
1)Um com sentido critico que só quer o melhor para o Sporting mesmo que o caminho seja diferente do actual.

2)Outro que para além de não contra argumentar nenhuma das matérias focadas, fica irratadinho e desata a disparatar insultos gratuitos despropositados...

Tenha calma, só por não ter razão ou capacidade para arranjar bons argumentos dignos de ser discutidos, não vale a pena perder a compostura.

Pedro - Sporting sempre


O que te vale a ti e a outros como tu, é que o ridículo não mata.

Pedro disse...

Há algum jogador contratado há mais de um mês? Foi o presidente que o disse?

Porque não esteve no primeiro dia de treinos? É demasiado especial?

Espero bem que seja alguém na copa américa ou é injustificável.

Pedro - Sporting sempre

Daniel disse...

Pedro, és muito hilariante!

Agora já não é o preço, já não é a idade, já não é o número do sapato nem o tamanho da camisola... agora o problema é o dia em que chega??

Para marrar tens mesmo que pegar sempre em qualquer coisa, não é?

Desculpa... não és hilariante... és ridiculo!

anonymus disse...

Tens razão Daniel!

Ele e outros como ele, sofrem imenso pelo facto de nada estar a ser como dantes.Basta ler um pouco o que diz numa boa parte do que é dito na blogosfera dita sportinguista.Estavam á espera que continuasse tudo na mesma, mas o tiro saiu-lhes pela culatra e sofrem!...Sofrem muito os pobres de espirito!Não vale mais a pena responder-lhes, porque nós não poderemos fazer nada.Como tu dizes, esta reacção é do foro psiquiátrico.Senão, como se pode compreender que ainda ande gentinha desta a bater na mesma tecla, depois das eleições se terem realizado há 4 meses? O que é que eles ganharão com isso? Se calhar até perderam!

Para terem "entrado em parafuso" com esta gravidade, possivelmente devem ter perdido muito, se calhar no plano profissional.Andaram a acusar os outros de tachistas, mas agora estou convencido que eram eles que estavam á espera de um!...

Pedro disse...

Ah Daniel Daniel...

O incoerente mor continua no activo!! Sentiu-se tocado?
Diagnostico graves problemas em relação ao que lê nessa sua cabecinha pequenina.
O problema não é obviamente a altura em que é contratado, é altura em que começa a treinar. Se o temos há mais de um mês porque não treinou? A frase podia fazer todo o sentido a semana passada mas para sua informação, hoje houve mesmo um treino. Não é difícil de perceber. Vá lá, faça um esforço.

Anónimo em inglês, até podia tentar continuar a falar consigo mas não dá. Cabeça pouca estimulada em pequenino dá nisto...

Pessoas que para manterem razão entram numa incoerência orgulhosa e estúpida não merecem mais atenção.

Pedro - Sporting sempre

Joseph disse...

Gonçalo Torgal

Eu não falei mal do PB enquanto selecionador. O seu tempo de ser despedido da selecção chegará, infelizmente. Mas isso discute-se mais à frente. Mais respeito pela opinião dos outros. Eu continuei a pagar cotas e a ir ao estádio. Até na época passada estive presente nos jogos todos...

PB se bem se lembra deixou a equipa em 8º, Carvalhal pegou na equipa a meio da época e já havia quem pedisse para ele ficar. Ficamos em 4º

Da equipa miserável do PB o que restou? Moutinho e Veloso. Saíram. E mesmo assim, quando eu pensava que já tinha visto tudo, um forcado amador treina o sporting, que acabou a época treinado por um dirigente e terminamos a época em 3º

Relíquias(fósseis) do paulo bento ainda existentes: Caneira(4 anos com 29A), Grimi(4M), Purovic(2M), Pedro Silva(renovou-lhe por 3A), Celsinho(ou melhor Celsão), Postiga(5M), Djaló, Pereirinha e os castigados -iks (vuk 4M stoi n sei qt)
Ainda no activo: Varela, Carlos Martins, Danny(custou 30 ao Zenit), Pinilla(custou nos 4), até o Moisés virou xeriff

Esse gnomo de risco ao meio quase que destruia o sporting. Vocês preferem defendê-lo a ele...em detrimento do vosso clube. Não dão o braço a torcer, nem que vos torçam o braço. Quem falar mal desse lampião para vocês é anti-sportinguista. O Franco também tem culpa sim, por ter optado por PB em vez do actual CF, dando-lhe poder ilimitado, permitindo ao 4ever desmistificar um clube vencedor, continuem com a treta de que não havia dinheiro. No ano passado também não havia. Mas este ano ainda nao gastamos tanto e já temos melhor equipa.

Paulão Bento para ti é um anjo. Para mim é um diabo vermelho. Desejo-lhe a melhor das sortes com Portugal, mas que não sente mais no meu clube. Nem o clube do norte o quis, de borla, preferiu o inexperiente, na altura.

SAUDAÇÕES LEONINAS

João Barreiros disse...

Caros,

O Rubio está certo. Estava na Clínica Cuf de Alvalade a fazer testes médicos.
Pareceu ser um rapaz bastante humilde.

SL

João

Leão da Madeira disse...

Don,

tu estás a fazer figura de otário.
Para tua informação, o Paulo Bento sem nunca ter treinado a nível profissional pegou numa equipa em 7º e pô-la em segundo, quando se tornou treinador da equipa principal. Ficou lá quatro anos, os únicos anos em que ganhámos títulos desde que fomos campeões, e com plantéis miseráveis que eram os que lhe eram concedidos. Para tua informação, e já devias saber, não é o Paulo Bento que faz as negociações, mas sim o director desportivo. Depois, o Paulo Bento sempre deu a cara pelo SPORTING, contra tudo e todos que prejudicavam o clube, a maior parte das vezes sem ter obrigação de dar. Pensa antes de falares. E depois de pensares, cala-te.

Hugo disse...

Don, não sou um defensor do paulo bento nem sou dos que o crucificam, teve coisas boas e más, para mim foram mais más que boas mas conseguiu mascarar as más durante algum tempo com a garra e espirito vencedor que incutia na equipa.
mas nao vamos culpá-lo por coisas que nem são do tempo dele, o Danny foi vendido (ou melhor dado) a meio da época, mas o treinador era ainda Peseiro e pelo que sei nem o Peseiro teve culpa, os dirigentes venderam-no ao preço da uva mijona porque supostamente o clube precisava dessa esmola. Moises veio a custo zero pois tinha rescindido com o clube por alegados salarios em atraso, o clube recorreu e o sporting para nao ser apanhado no meio da batalha judicial e ainda correr o risco de ser multado pela FIFA rescindiu contrato com o jogador, caso contrario o Moises tinha continuado. O Pinilla tambem veio no tempo de peseiro, a dispensa dele é responsabilidade do paulo bento mas a contratação nao.