terça-feira, 30 de agosto de 2011

Até agora erros os evidentes!

Falo daqueles que me têm saltado à vista pelo menos:

- O SCP iniciou a sua preparação num sistema de 4132, passou no 1º jogo oficial para 433 mais defensivo ou mais ofensivo em determinados jogos. Este sistema com os actuais jogadores causa logo um problema no ataque. Postiga, não é, nunca foi e nunca será um finalizado, como os números provam tem números que o colocam em ultimo lugar dos marcadores de uma equipa grande na Europa. Isso acontece porque ele efectivamente falha muitos golos "fáceis" mas porque está sempre fora de área para combinar com os colegas. A quantidade de vezes que Postiga sai fora da sua posição para combinar com o extremo e depois a sua posição não é ocupada por ninguém é enorme!

- Não acredito em milagres, se o ano passado sofremos o numero de golos de sofremos, com J.Pereira, Carriço, Polga e Evaldo com André Santos na frente deles, não acredito que mudando a qualidade de treino isso se resolverá.

- A forma como temos defendido as bolas paradas é um HORROR! Uma defesa à zona, como fazia o liverpool com todos os jogadores na sua área. A diferença é que eles tinham muitos jogadores altos e fortíssimos no jogo aéreo nós temos baixos e fracos. Nos últimos 2 jogos em casa foi sufocante cada bola parada, ganha sistematicamente pelos adversários. Sendo assim, se fosse eu a mandar, colocaria 3 jogadores ou mais jogadores na linha do meio campo o que obrigaria no mínimo a colocar 4 adversários a defender e seriam menos a tentar marcar golo na nossa baliza.
Equipa que quer ser campeã, a ganhar em casa não se deixa empatar, equipa que quer ser campeã não sofre golos de bola parada tem que ser sempre um caso esporádico.

- Os médios, rinaudo não é um primor de técnica e isso está bem patente nos seus processos ofensivos, mas quando joga não tem medo de ter a bola, de a vir buscar e de a tentar transportar para o ataque. O que vi nos 2 últimos jogos foi 2 médios centro a fugirem da bola quando os centrais a tinham o que obrigavam a 2 coisas, ou a circularem a bola na defesa ou a bombear bolas para o ataque sem nexo. Ninguém gosta disso, os nossos defesas têm esse habito mas existem situações que a culpa é mais dos médios que não vão buscar jogo do que dos centrais e laterais que se querem ver livres da bola.

- Já se torna repetitivo mas para mim Duque&Freitas têm feito um belissimo trabalho mas tudo pode mudar até amanha, eu conto no minimo com a vinda de um Ponta de lança que faça golos. O SCP apresenta carencias evidentes desde a epoca passada e durante toda a pré-época na defesa e no ataque, se na defesa ainda acho que quando o Domingos parar com a teimosia e colocar Rodriguez e o Onyewu (juntamente com o Insua) vamos ficar mais fortes no ataque não existe prespectiva de resultados imediatos e o SCP tem que ter resultados imediatos!

Saudações Leoninas

13 comentários:

Daniel disse...

LR, viu ontem o Barça, equipa de anões, a defender cantos?
viu o carnide, com 5 jogadores acima dos 1.85cm a defender cantos?

exactamente da mesma forma que nós defendemos. numa defesa à zona tem de povoar "a zona". para mim é um problema de interpretação. uma zona não é ficar à espera, é atacar a bola.

Antigamente ainda tinhamos o liedson a ficar no meio campo até se perceber que não havia ninguém na zona de primeiro poste.

Outro ponto de vista seu que já tinha rebatido tem a ver com a seguinte frase "...Duque&Freitas têm feito um belissimo trabalho mas tudo pode mudar até amanha, eu conto no minimo com a vinda de um Ponta de lança que faça golos..."

Desculpe mas não percebo nem concordo. Então imagine que ninguém quer vir para o SCP depois de ter assistido à última assobiadela em Alvalade (talvez já tenha ouvido os desabafos do ELIAS...). A culpa é da dupla? Não faz sentido.

Para terminar, e mais uma vez, realço a sua insistência em seguir a critica vigente. Vocês sabem bem a responsabilidade que t~em naquilo que escrevem. Assim é que não vamos lá.

SL

Lionheart disse...

Mas porque é que Duque & Carlos Freitas têm feito uma belíssimo trabalho? Porque gastaram 20 milhões de euros em 15 ou 16 jogadores? Qualquer um faz isso. Terão feito um bom trabalho se o Sporting conseguir constituir uma boa equipa a partir desses jogadores. A julgar pelo que se tem visto de alguns contratados, estou muito de pé atrás. O Domingos não é masoquista e se insiste com os tipos que vêm do ano passado é porque não está convencido com o valor de alguns reforços. Os jogadores são todos "bons" até começarem a jogar e alguns ficaram logo "apresentados" na pré-época...

Só não digo mais nada porque ainda é cedo e não dou "tiros" nos meus. Mas que já há ali claramente flops à vista é notório. A paragem no campeonato vem mesmo a calhar, agora que o plantel vai ter mesmo de fechar. O Domingos fará o melhor que puder com o que lhe deram, que apesar de tudo é o melhor dos últimos anos. O que até nem seria difícil tendo em conta o descalabro que foram as últimas épocas. Só tenho pena pelo estardalhaço que andaram a fazer alguns, nomeadamente aqueles que menos percebem de futebol no Sporting, e que agora vão ter de meter a viola no saco, para descrédito do clube, infelizmente. Um clube que há 5 anos anda a fazer épocas horrorosas, que está bastantes furos atrás dos rivais em produção futebolística e sendo este, realisticamente, um ano -1, podia alguma vez andar a dizer que os seus rivais "são" o Barcelona e o Real Madrid? Em que mundo? Agora há sócios que se sentem legitimamente enganados. Só digo a essas pessoas que não deixam de apoiar o clube por causa de disparates que foram ditos. As coisas demoram o seu tempo e o que importa é que se veja evolução. Acredito que o Sporting fará uma segunda volta muito melhor que a primeira e que na próxima época, com a perspectiva de entrar na Liga dos Campeões, teremos uma equipa ainda mais competitiva. Não interessa a basófia nem o derrotismo.

leao revisor disse...

Daniel

Se ninguem quer vir para cá, é um problema que Duque&Freitas têm que resolver.

Não fui eu que disse que jogadores no inicio de Agosto eram impossiveis e no final já não eram.

Para mim não está em defender à zona, está em defender mal em primeiro lugar e depois numa zona que sinceramente nao entendo.

Não estou a seguir a critica vigente, estou apenas a dizer o que é mais que evidente para toda agente. Não é por me calar que as coisas vão melhorar.
O djaló não passará a jogar mais por exemplo e o postiga não marcará mais golos. Disso nem com o sistema de som em alta a gritar por estes 2 melhorava.

leao revisor disse...

Lionheart

Porque temos o melhor plantel neste momento, do que nos ultimos 8 anos.

Porque temos jogadores no plantel que sao de top. Algo que não tiveste durante muitos anos.

Porque olhando para este plantel dá-nos a prespectiva que com varios jogadores podermos fazer um bom encaixe financeiro algo que novamente nao acontecia em anos anteriores.

É preciso tambem ler um pouco do que se dizia antigamente. Era tudo isto que se criticava nos nossos anteriores planteis. Deram-vos isso... criticam na mesma!

PP disse...

lionheart, quem são então os flos? gostaria de ouvir a sua opinião relativamente a isso.

J.A. disse...

Que falta faz o Tonel...!!Bom no jogo aéreo e bom a atacar nos cantos!

LEÃO PENSADOR disse...

O Sporting tem o condão de tornar as coisas piores do que leas são.

SPORTING EM 10 PONTOS
http://conselholeonino.blogspot.com/2011/08/sera-o-futebol-complicado.html

Lionheart disse...

LR, vamos dar tempo ao tempo. Não é altura para dar tudo por perdido, mas também não é tempo para triunfalismo sobre o trabalho de ninguém. Não é justo pôr a culpa sobre os maus resultados sobre o treinador, quando aqueles que para si fizeram um bom trabalho, trouxeram para cá uma série de jogadores que nem estavam em condições (por lesão, juventude, ou cansaço) de jogar já. Assim não é possível "encostar" os mal amados.

PP, tem-me parecido, opinião que vale o que vale, que os jogadores jovens podem ser uma mais valia no futuro, mas não será nesta época que vão render o máximo, se tudo correr bem. Mas os mais experientes (com excepção do Capel), que deviam pegar de estaca já, parecem-me banais. Espero que esteja redondamente enganado. Estamos a fazer formação também de jogadores estrangeiros. É uma opção válida, e muito provavelmente a mais correcta. Tem é que ser explicada, para que os adeptos saibam com o que contam.

Daniel disse...

Pois é, uma vez mais a comunicação. Tinha muitas esperanças de uma real mudança que ainda não aconteceu no que respeita aos adeptos (nas outras áreas, acho que têm estado muito bem!).

LR, gostava de conhecer as suas preferências para PL para ver se a dupla acerta.

J.A. tente ver os golos sofridos pelo Dinamo nestes recentes jogos de qualificação para a UEFA. Os que temos e criticamos não dão aquelas casas!

Eles quando cá estão são todos fracos...

Fito Rinaudo disse...

Concordo quase em toda a análise, até porque os erros têm vindo a ser os mesmos e estão bem à vista.

Não concordo na totalidade com o que é dito dos médios, muitas vezes o Schaars (ele em especial) vem atrás buscar jogo e ninguém lhe passa a bola, creio ser por medo dos centrais!

Quando vemos o Barça, o City ou mesmo o Norsjlaand, dá para perceber que são equipas que têm confiança no seu estilo de jogo, ou seja, trocam bem a bola mesmo na zona defensiva...o Sporting foge sempre dessa parte do jogo, infelizmente, pois a construção começar da defesa.

Anónimo disse...

Só para dar a minha opinião...
O problema das bolas paradas não é nem nunca foi um problema de altura! O problema é um problema de agressividade! Se assim não fosse, como é que João Pinto tendo a altura que tinha marcava golos de cabeça?! E Liedson?!
Meus caros, o problema do SCP é um problema de agressividade, de atitude! O problema sempre foi esse, e mudar esta situação vai ser tremendamente complicado.
Se não acreditam, espetem lá com 4 jogadores de basquetebol e depois digam-me qualquer coisa...
A crítica do Domingos relativamente à atitude dos jogadores é justa, mas a verdade é que alguns jogadores do plantel não andam lá a fazer nada! Djaló, Carriço, Polga (apesar de estar a fazer um arranque de temporada muito acima daquilo que é normal nele), Evaldo (se bem que não é tão mal quanto dizem) e Postiga...comigo não estariam no plantel. É verdade que Carriço é um verdadeiro sportinguista, mas não deixa de ser verdade que já há muito se percebeu que já não vai passar daquilo...e agora vamos comprar mais 5 ou 6 jogadores?! Agora é tentar potenciar o que se tem e esconder as debilidades...

johnC disse...

8,5M pelo Elias... só digo: VÃO-SE FODER!

SL

PS: Excepto a quem fez este negócio...

johnC disse...

Espera afinal houve mais uns trocos... 8.85M...

VÃO PARA O CARALHO! Para investir isso era num ponta de lança e não em mais um médio!!!!!!!!!
Não falo mais até ao fecho do mercado porque realmente tenho que dar razão ao revisor quando dizia que faltava um ponta... ninguém tem faro de golo nesta equipa... assim o melhor marcador no final da temporada deverá ter apontado apenas uns 4ou5 golos...