quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Futebol Moderno

Não vou falar de tácticas nem dos jogadores de hoje em relação aos jogadores de 2 décadas atrás, falo do que me parece que é a estratégia de quem pretende manipular as coisas para tirar "frutos" disso mesmo.

Tinha a ideia que os pontos da 1º jornada valeriam tanto como os da ultima mas sinceramente começo a acreditar que não é bem assim. Ora vejamos 1º jornada:
-SLB marca golo em claro fora de jogo, resultado 2 a 2
-FCP vence 1 a 0 com um penalty duvidoso (é sempre o melhor jogador do FCP este "duvidoso"). Neste caso admito que até possa marcar penalty mas vamos esperar pelo próximo jogo do SCP que esse arbitro irá apitar e veremos que numa situação idêntica irá assinalar ou não o castigo máximo.
-SCP empata em casa 1 a 1, com um golo mal anulado e um penalty não assinalado no 1º quarto de hora que daria a expulsão do jogador do olhanense.

Ora estes factos, porque são factos realmente, dariam no mínimo uma igualdade pontual entre o nosso clube e o FCP mas o que acontece na realidade é que o FCP já leva um avanço de 2 pontos para os seus directos adversários.

E aqui voltamos ao ponto onde digo que começo a acreditar que os pontos no inicio do campeonato são mais importantes que no fim. É nesta altura que começa a existir o que se chama a dinâmica de vitória de uma equipa, é aqui que os adeptos se galvanizam em torno da equipa e é aqui e neste caso que uma equipa começa a jogar à vontade pelo avanço que começa a ter e as outras pressionadas pelo atraso que já têm.

É assim que tem acontecido, o FCP sem duvida tem grandes equipas, mas sempre que a coisa não corre como o previsto existe sempre alguém a por a "mão por baixo" para a "criança" não cair.

Em jeito de brincadeira mas falando muito a sério o FCP em 2011 gastou já 62 milhões de euros em reforços, pergunto eu se neste valor já se encontra o valor pago aos árbitros ou esse terá que ser juntado ao divulgado?

Noutro âmbito, Douglas (defesa central do Twente) foi apontado ao SCP depois da imprensa espanhola ter divulgado que estaríamos interessados num central do Maiorca. Digamos que é um sinal que estamos à procura de alguém para essa posição, na minha opinião Douglas ou Geromel eram jogadores que me agradariam muito, resta saber se quem vai meter o "cacau" juntamente com o SCP também o acha.

Carlos Carvalhal a mando do seu patrão Jorge Mendes "pediu" Helder Postiga ao presidente do Besiktas segundo relatos da imprensa Turca. Aqui penso que nem temos que pensar duas vezes. A troca com H.Almeida apesar de não ser a ideal nem me surpreenderia mas continuo a dizer que Bendtner a pouco mais de 10 dias do final do mercado continua livre para negociar com um clube que lhe dê a possibilidade de jogar com regularidade. Com 23 anos, titular da sua selecção, num campeonato onde os avançados de um clube grande tem muito volume ofensivo parece-me um investimento seguro e com retorno para quem está disposto a investir em jogadores para o SCP.

Saudações Leoninas

14 comentários:

SportingSempre disse...

era perfeito vender o postiga, o djalo e talvez o carriço e trazer douglas (parece que tá dificil) ou outro central com essas caracteristicas e qualidade e Bendtner (ou 1 striker com caracteristicas parecidas e qualidade semelhante).

daria sem duvida nenhuma aquele elan como antes do jogo de apresentação, mas desta vez justificado com uma equipa pa disputar o titulo, porque sejamos sinceros meus amigos; a nossa equipa tá melhor mas não está ao nivel dos rivais.

acho bem que se ataque o fcporco e a miserável mão do olarápio, tou farto de adeptos submissos e subservientes como o oliveira e costa, que além destes defeitos tem ainda o de achar que o postiga é o melhor jogador do mundo, fodasse, ele até é 1 gajo da estatistica e não percebe que 1 ponta de lança não pode falhar 5 golos por jogo?!

estamos mais fortes, mas ainda não o suficiente pa lutar pelo titulo, obviamente espero tar enganado.

PG disse...

Só que o Bendtner quanto ganha ? A pipa de massa que ele ganha não deve dar para pagarmos !

Mike Portugal disse...

Os pontos no inicio do campeonato são mais importantes porque a equipa ainda está a ganhar rotinas. Foi como o FCP no ano passado. Só começou a carburar bem depois do jogo com o SLB. Entretanto foram ajudados nos 1ºs 4 jogos.

Vasco disse...

Geromel e Bendtner fariam me acreditar.

Contudo duvido que venham mais jogadores(contratamos "só" 3 jogadores para a posição de ponta de lança).

Fito Rinaudo disse...

o penalty do futebol curruptos do porto nem me oferece muitas dúvidas, em causa ponho sim a mão do rolando dentro da área!

Postiga?...até o vou levar à Turquia!

Samp disse...

Os pontos da 1.ª jornada valem de facto o mesmo que os da ultima, embora seja geralmente nesta fase que o líder 'descola'.

Costuma dizer-se que para ser campeão não se pode perder pontos com equipas pequenas é algo que está ao nível de uma LaPaliçada, mas mesmo assim parece não ser suficiente para que inadmissivelmente se continue a insistir no erro, algo que pessoalmente muito me custa a perceber, mais a mais quando o Sporting é (ou deveria ser) candidato a títulos.
Aconselho o Leão Revisor a ter alguma prudência nas criticas que faz ao Postiga pois apesar de saber-se o quão importante é arrancar o campeonato com uma vitoria, há por ai gente que nunca fica convencida dos falhanços continuados e recorrentes e para quem é pelos vistos aceitável que se continue a depender de jogadores como este que desde cedo começam a hipotecar as aspirações do clube.

Anónimo disse...

é chegar la ao Douglas dar 5M por 70%do passe passados 1ano se os objectivos tiverem concluidos mais 2M e ja esta acabou a conversa, ta feito um negocio "à la pinto da costa" é assim que tem que ser, quanto ao bentner humm prefiro o Hugo por 2 razoes:1-ja é conhecedor do futebol portugues,logo,teria uma rapida adptaçao. bentner, teria que aprender a falar etc era uma grande confusao
2- é semelhante ao bentner fisicamente e na minha opiniao tem mais provas dadas, selecçao, equipa etc

mas se vier o bentner tambem nao me importo desde que chegue ca e parta a loiça toda por mim é indiferente

saudaçoes leoninas

Samp disse...

Apesar de não ser veiculada pelo Correio da Manhã, tenho algumas reservas acerca desse rumor que dá como certo o Douglas no Sporting porque: i) Alinhou ontem pelo Twente, inviabilizando assim a participação nas competições europeias, ii) Pelas razões/forças que existem no sector defensivo e que fazem com que certos jogadores tenham a titularidade garantida independentemente do desempenho, algo à semelhança do Postiga.

LEÃO PENSADOR disse...

1º O futebol em Portugal decide-se com o Calor dos árbitros.

2º Seja Douglas ou outro qualquer, precisamos de mais 1 central.


Vitor Pereira (ex árbitro sportinguista) disse o ano passado que tínhamos de ter os melhores árbitros nos melhores jogos, para justificar certas nomeações. Com a coerência que lhe conhecemos, nesta jornada o jogo principal era o Guimarães Porto. Quem é que foi o nomeado?
Olegário Benquerença que o ano passado ficou em 16º lugar. Vitor Pereira ao melhor nível. São os nossos dirigentes! Falta só saber o porquê destes zigue zagues…ou se calhar sabemos…

http://conselholeonino.blogspot.com/2011/08/campeonato-arrancou-com-duas-grandes.html

Diogo Bernardo disse...

por ele ter jogado na liga dos campeoes nao inviabiliza a sua participaçao na liga europa

Ruben disse...

Eu duvido que alguém venha buscar o Postiga. Mas também se é para deixar sair um tosco e deixar entrar outro - H. Almeida - então mais vale estarmos quietos!

Deste modo, acho que um possível retorno de venda de Postiga ou Djaló deveria ser canalizada para um avançado com bom porte físico e garanta pelo menos 15 golos durante esta época.

Mas claro, vender Postiga, Djaló, Vuk, Caneira, Grimi parecem ser missões impossíveis.

SL

Peter Pan disse...

E que tal se todos fossem pragmáticos? E se tal todos pensassem no que podem fazer para tornar o Sporting uma equipa competitiva? Na verdade, nos blogs não se ouvem os assobios nem os protestos mas pressente-se o ambiente dos proximos jogos e .... era bom que todos se lembrassem de uma coisa. Ou gostam do Domingos e confiam ou não gostam do Domingos e não acreditam nele... se gostam, como me parece, é melhor que deixem de sonhar alto (em Bentners e afins) e se habituem à ideia que o Postiga vai continuar a ser titular do Sporting e é nele que todos se devem rever e apoiar. Se preferem rebentar-lhe a cabeça com assobios e protestos e mostrar a todos os "putos" recem chegados o que lhes vai acontecer quando a coisa correr mal... depois não se venham queixar.
Escrevo isto com espirito positivo e para que todos pensem nas suas acções e sem pretender dar recados a alguem. O Postiga não tem culpa de não haver outro melhor que ele no plantel, assim como Polga também não... e se até o Domingos acredita neles !!

PP disse...

Eu não percebo é como é que os clubes europeus não se revoltam igualmente para a ladroagem que existe em Portugal a favor do FCP.

Um argumento usual dos defensores do FCP é que na europa eles também ganham e aí os árbitros são internacionais. Correcto. O pormenor que eles tentam esquecer é que, ao contrário das equipas que eles defrontam na Europa, o FCP pode usar o campeonato português para construir uma equipa forte. Adicionalmente, quando o calendário aperta, o FCP usa o campeonato português para fzer descansar jogadores importantes. As 'normais' equipas europeias não se podem dar a esse luxo, de fazer descansar jogadores, fazendo com que quando o FCP as defronta, o FCP (além de ter uma boa equipa, montada na certeza de ser campeão nacional e nas receitas que daí advêm) possa estar fisicamente melhor preparada.

No campeonato português, nenhum clube se pode dar ao luxo, e é mesmo um luxo, de gastar mais de 60M de €. A NAO SER que esse mesmo clube tenha a garantia que será campeão, com as normais consequÇencias na valorizaçao do passe dos seus jogadores.

Blogar à Sporting disse...

Meus amigos isto é simples e acontece há vários anos, o SCP é prejudicado nas primeiras jornadas do campeonato 3/4 jogos, fica logo a 5 ou 7 pontos, depois normalmente é beneficiado num jogo, para dizerem "ó queixam-se tanto mas também são beneficiados", e já está o campeonato nunca mais foge.
Há muitos e muitos anos que é assim.