segunda-feira, 22 de agosto de 2011

O Incrivel Caso Yanick Djaló

Peço desculpa por voltar ao tema mas de facto existem coisas que vão para além da compreensão (pelo menos da minha).
Djaló é um caso que ninguém consegue explicar. Teima em ser aposta para o 11 inicial e não é só com Domingos. Foi-o com os últimos técnicos que passaram em Alvalade e é um facto que também o foi com diferentes direcções. 
Para mim é um facto assumido que Djaló não tem potencial futebolístico suficiente para jogar no Sporting. Corre muito mas tem gigantescas dificuldades em dominar uma bola, é fraco na finalização e não é sequer uma preciosa ajuda a fechar o corredor. O que fará então os técnicos apostarem nele? Existem várias opções:
- Os treinadores conseguem encontrar nele potencial que ninguém mais vê
- Treina que nem um louco sendo um exemplo para todos os outros e é premiado com a titularidade, mesmo prejudicando a equipa em termos desportivos.
- Tem um fortíssímo "padrinho" em Alvalade que lá continua apesar de terem mudado treinadores e direcções.

Temos Jeffrén, Capel, Izmailov, Carrillo ou até Bojinov pode fazer o lugar e para mim são todos incomparavelmente superiores ao visado. Vi mais em Carrillo em 30 minutos de jogo do que em Djaló em vários anos de Sporting. Carrillo é novo? É pois! E cometerá os erros próprios da idade, mas mesmo assim tenho a certeza que seria bem mais útil à equipa. E refiro Carrillo por ser o mais jovem pois nem sequer entro em comparações com Jeffrén ou Capel que são melhores coxos que ele a 100%.

27 comentários:

Tigas disse...

Só se justifica a continuidade na sua aposta se estão à espera que ele renda para o tentarem vender... E mesmo assim...

Relva disse...

Sim tigas também acho, mas não devia ter jogado na dinamarca assim como o postiga,; abria mais portas ao negócio, com o lima ou o pizzi, mas para isso era preciso que em alvalade houvesse quem percebesse do negócio, o que não á, dizem, que ambos são importantes, depois não se admirem, pareçe aquela história do corno, já todos sabem, mas este recusa-se a ver, assim está o sporting, em relação a estas nodoas.

Ruben disse...

Subscrevo e aplaudo este post.

E a única coisa que me parece que falta adicionar em termos de hipóteses é o que disse Tigas: pôr o Djaló a jogar para vender.

Todavia, há aqui uma consequência simples: Quanto mais Djaló joga, menos interessa a outros clubes certamente, dada a sua prestação.

Finalmente, só gostava que vitor viesse aqui mais uma vez defender este grande jogador, e dizer que este é considerado um activo muito importante para a estrutura do Sporting.

SL

LEÃO PENSADOR disse...

Pedro Silva também treina como um louco e aquele arremesso da medalha ficou-nos no coração. E treina em volta do lago...

Algum de vós está a ver Djaló, Postiga, Polga ou André Santos dar dois gritos em Rinaudo, Jéffren, ou Capel, para os meter na linha? Eu não. Porque para eles o Sporting é somente o clube que lhes paga o ordenado. Assim, Capel qualquer dia puxa para o seu lado, Jéffren para o seu, e assim sucessivamente época após época, sem a existência de um núcleo duro que aglutine quem chega.

http://conselholeonino.blogspot.com/2011/08/pescadinha-de-rabo-na-boca.html

Gnitrops disse...

O Yannick, a jogar nas Alas, não rende e nunca renderá. Não tem características para jogar nessa posição mas é lá que os treinadores o teimam em por a jogar.

Na minha opinião, o Yannick é um jogador que jogando na frente de ataque, num sistema com 2 avançados, pode ter um rendimento muito melhor, como já o provou no passado quando fez muitas vezes dupla com o Liedson. Nas alas é que não.

SL

catalogodosdownloads disse...

Se o djaló e o postiga saem antes do mercado de fechar, no jogo a seguir em casa temos casa cheia, lol.

João Santos disse...

Basta ver que ontem em Aveiro mal o speaker diz o 11 titular, palmas para todos e o maior "buhhhhh" da noite é quando é anunciado o nome de Djalol

catalogodosdownloads disse...

É verdade que o Djaló é mau, muito mau mesmo para o Sporting mas as más exibições vêm de muita coisa que não entendo pq mesmo mudando jogadores e treinadores parece que ng as trabalha, por exemplo remates de longa distância, os nossos jogadores nem têm confiança para rematar e dá sensação que nem treinam isso. E depois há outra coisa que nunca parece trabalhado, as combinações de ataque entre o extremo e o lateral. Aquelas combinações 2 para 1 que é possível pelas alas e fundamentais para abrir as defesas. É que atacar pelas alas não é o extremo pegar na bola e chutar para a área.

E como eu não vejo nada disso trabalhado e o próprio domingos dalou que contava ter a equipa melhor nesta altura porque é que não se treina mais. Eles são algumas madames?? Só se pode dar treininhos de hora e meia ou 2 horas num dia? E porquê dar folgas? Há que trabalhar mais, por exemplo 3 horas de manhã e + 2 ou 3 da tarde, fora + 1 ou 2 para ver vídeos e corrigir erros. Eu trabalho 8h por dia também e com certeza a grande maioria dos sócios e adeptos. Se algo está a correr mal há que trabalhar mais, e deviam ser os jogadores a propor isso, partindo dos capitães, isso é que era ser CAPITÃO e honrar a nossa camisola.

SL a todos

Quim Berto disse...

Boa tarde,

Vou tentar distanciar-me o mais possível da perspectiva irracional que todos nós temos quando falamos do nosso grande amor.

Não nutro grande amor pelo Djaló. Não considero a abécula que rasa por toda a blogosfera leonina mas acho que é um jogador mediano que neste momento nem no banco do Sporting deveria estar.

Creio que ontem Domingos (de quem nunca gostei, acho um treinador razoável e também não é isso que o Sporting precisa)deu um aviso sério à navegação com as duas substituições aos 30 minutos. Espero que o plantel tenha compreendido que não pode faltar ambição e entrega a partir do primeiro minuto.

Aproveito também para deixar aqui uma palavra de incentivo ao Postiga. Falha golos atrás de golos, empata jogada a trás de jogada mas uma coisa não lhe podemos tirar. Ele entrega-se a cada lance, por vezes é uma autêntica carraça e sinceramente para 5f em vez do wolfswinkel eu avança ou com o Postiga ou o Rubio.

Daniel disse...

TI,
até se percebia o tema, não se percebe é a vossa insistência no tema.

Com Capel e Jeffren prontos para jogar achas que o Djaló vai ser titular?

Se o Rubio/ Ricky/ Bojinov começarem a marcar golos achas que o Postiga vai ser titular?

Então para quê esta conversa que já chateia??

Sinceramente não vos percebo pois a única coisa que conseguem é criar mais anti-corpos e não percebo em quê que isso ajuda o SCP!

ps: catalogodosdownloads, mesmo assim aparecerá alguém a dizer que o vendemos barato

João Barreiros disse...

Deixem o Domingos trabalhar, já há muito tempo que não via um treinador com coragem para fazer duas substituições ao 30 minutos.

Temos uma equipa nova e é preciso dar tempo. No entanto, penso que os nossos dirigentes já tiraram ilações das primeiras exibições da época.

Evaldo - um nódoa, no entanto pode melhorar com o Capel à sua frente.

João Pereira - Pena o Cédric não ter ficado em Alvalade, a jogar como jogou no Mundial é superior ao João Pereira.

Carriço - Por mim ia para o Cercle Bruges e vinha o Nuno Reis.

Scharrs - tem de melhorar bastante, o nosso miúdo que está na Académica fazia melhor do que ele fez até agora, mas pode estar a adaptar-se.

Djaló - Capaz do melhor e do pior, em 10 faz 8 jogos maus e dois bons, pena não ser ao contrário. Acho que tem jogado por estar a decorrer o processo de renovação.

Postiga - Palavras para quê? Não sabe finalizar, não tem atitude e está pronto para sair do Sporting a custo zero. Para mim a aposta de ataque, caso não haja mais aquisições vai ter de passar pelo Rubio e pelo Bojinov.

P.S.: Que pena o Valdés ter saído, em alguns jogos podia dar jeito.

Da nossa formação e emprestados tenho gostado de ver: Adrien, Wilson Eduardo, Mexer e Diogo Rosado.

Saudações Leoninas

Titular Indiscutível disse...

Daniel:
Rubio, Bojinov ou outro qualquer vão marcar golos como se não jogam e são segunda opção?

Daniel disse...

TI, pareceu-me ver o Ricky ontem a jogar 90m e a falhar 2 golos cantados.

Este já teve uma oportunidade de mostrar que faz melhor que o 23. Não fez.

Por isso não o inclui nesse grupo de jogadores que ainda não jogou.

Os outros terão certamente as oportunidades deles quando estiverem bem para o fazer. Acredito e espero muito que um destes sente o Postiga.

Continuo é sem perceber a vossa insistência e, PRINCIPALMENTE, o que vocês acham que se ganha em estar sempre a bater na mesma tecla!

Titular Indiscutível disse...

Só escrevi este post sobre o Djaló porque acho, e é apenas a minha opinião que vale o que vale, que sem o Djaló em campo temos muito mais hipoteses de vencer um jogo.

João disse...

Temo que a atitude do Domingos ao retirar os dois jogadores aos 30 minutos venha a resultar mais em azia e amuo dos mesmos do que em incutir na cabeça dos jogadores do plantel que é necessário dar tudo e estar 100% concentrado no jogo e que só joga quem estiver nestas condições. Infelizmente a cabeça dos jogadores é geralmente muito fraquinha para perceberem isto.
Penso que esta substituição foi o fim da linha para o Djaló. Sou contra qq tentativa de usar este jogador como bode expiatório para todos os males do Sporting, mas a verdade é que existe um conjunto de circunstâncias, que não passam só pela ( pouca )qualidade do jogador, que a meu ver lhe retiraram definitivamente o espaço no Sporting. Era importante vendê-lo até ao final do mercado, pq apesar de ser um jogador que algumas vezes nos dá alegrias, sobretudo qd marca golos contra os outros grandes ( e já foram vários ), é demasiado irregular para ser uma mais-valia. E de qq forma, os titulares serão Capel e Jeffren, sem qq dúvida dos poucos jogadores do Sporting que são acima da média.
Mas todos sabemos tb que se abola tem entrado no lance do Capel não estaríamos tão f***** como agora estamos. Se fosse o Yannick ou o Postiga a falhar aquele golo, nem quero pensar...

Ainda em relação ao Domingos, penso que ele tem de rever as reacções que passa cá para fora quando está no banco. Não se pode esquecer que está sempre a ser filmado. Dá uma imagem de desespero e descrença total, para além de falta de profissionalismo e isso transmite-se aos jogadores e aos adeptos. O treinador tem de transmitir sempre confiança e controle das emoções independentemente daquilo que está a acontecer dentro do campo.

Por fim, Van Wolswinkel. Infelizmente, como eu previa deste o próprio dia em que a sua contratação foi anunciada, não tem categoria para jogar no nosso clube. Muito longe disso. Não me parece muito melhor que o Purovic... e não compreendo como se dá 5.5 milhões por este jogador. Se fossem 55 mil euros ainda compreendia...

Daniel disse...

TI, também estou de acordo mas como também compreenderás temos vivido uma situação que se espera anormal (ao ponto do domingos o ter tirado aos 35m!!).

Por isso é que não percebo a insistência. Quando houver melhores, jogarão.

Carlos, qual o treinador latino que conheces que mostra controlo das emoções? Nem o Don Pep.

Ricky = Purovic??? Eh pah... nem na altura são parecidos.

Mas já agora, que falas em jogadores irregulares, aproveito para comparar com o matias. Deu-nos indiscutivelmente menos alegrias que o Djaló, e só não nos irrita tanto porque joga poucas vezes e porque tem muita gente a bajulá-lo. Perguntem a alguém que vocês conheçam que perceba de futebol e que não seja sportinguista irracional como eu o que acha do matias...

Quim Berto disse...

Daniel,

Peço desculpa se à pouco ofendi com o que escrevi de irracional. Apenas pretendia dizer que eu, quando falo do Sporting, por muito que tente, há sempre uma parte do coração que é depositada em palavras e que por vezes não é muito benéfico.

SL

Daniel disse...

Quim Berto,
não quis ser irónico com a expressão que utilizou.

Sou mesmo sportinguista irracional... tanto que venho para aqui perder tempo muitas vezes a defender o indefensável :)

Agora mais a sério, confesso que esta mentalidade derrotista do "está tudo mal" me irrita profundamente. Remodelou-se tudo. Novos jogadores, dirigentes, técnicos... e ao fim de 3 jogos, já repararam que é tudo posto em causa?

Será que somos assim tão autistas?

Porque não descarregamos as nossas frustrações nos árbitros, na apaf, no vitor pereira, no luís sobral, no querido manha e noutros que nos atacam por todo o lado? Porque será que somos os únicos que perdemos tempo (de férias ou de trabalho), a escrever mal de nós próprios??!!

Por isso deixei aqui um desabafo outro dia... o SCP viveria melhor sem esta blogosfera histérica, melhor que um F1 a ir do 8 ao 80...

Fito Rinaudo disse...

Aplaudido Daniel!

Só falta mesmo andarem com um xicote sado-maso verde e branco a dizer SCP!

SPORTING 2011 disse...

Não posso estar mais de acordo em relação ao Djaló, mas não é tudo.
É confrangedor ver um jogador na esquerda como é o Evaldo que em 50 jogos que fez pelo Sporting, talvez tenha feito 5 cruzamentos com algum sentido para a area.
O Scharrs não consegue ser mais que um recuperador de bolas e um marcador de bolas paradas, quanto ao resto...nada.
E depois HÁ os pontas de lança o Holandes que me desculpem, mas nem no Mafra era titular.
O nosso treinador tem que cair na real e deixar-se de inconformismos, se é preciso dar um murro na mesa, que o dê, mas de-o com força, se partir a mão é sinal que não o vão esquecer pelo menos enquanto andar coma a tala.
A nossa direcção tem que olhar para a realidade e assumir as necessiddes deste plantel, ainda vai a tempo de fazer as rectificações necessárias, adquirindo um PL e DF e colocando a rodar noutros clubes jogadores que não servem de imediato ao plantel. Que diabo mas não é isto que os outros fazem??? Será que precisamos de inventar mais alguma coisa???

Cafageste disse...

Este povo deixa-se levar facilmente pelas opiniões dos nabos que comentam e relatam os jogos na TV? Ricky comparável a Purovic? Mas o que é que ele ia fazer ontem, se a bola mal lhe chegava? Teve dois golos cantados? Numa, pressionado, desviou demais a bola do guarda-redes (finalmente alguém que percebe que não é para rematar contra ele...). A outra, se aquilo é um golo cantado...
O Sporting jogou mal. Sim, é um facto! Mas além das coisas que correram mal, não vale a pena andar para aí a inventar!

Quanto ao Djaló, só posso perguntar... quem, da Direcção, é que anda a comer a FLoribella e para calar o gajo faz com que ele tenha de jogar sempre?

Fito Rinaudo disse...

O yannick djalol é um caso rarissimo no mundo do desporto, é um equivoco abismal dos técnicos do Sporting que insistem em manter um atleta dos 100metros no futebol!

Há uma persistência incompreensivel a todos os niveis, o rapaz é mesmo muito fraco, tendo apenas como ponto a favor a velocidade, o "pequeno problema" é que não tem coordenação nenhuma com a bola.

É urgentissimo despachar esta aberração, ontem após sair até se notou a alegria de alguns jogadores pela saída dele!

Tem mesmo de haver mão firme nos jogadores, motiva-los, exigir agressividade e empenho durante os 90minutos!

SL

h disse...

Desculpem, mas criticar da mesma forma o Djalo e o Postiga é absurdo, não há comparação possível.
E quanto á entrega o Postiga, quer se goste ou não, não recebe lições de ninguém.
Agora, querem que ele seja um matador, e ele nunca o foi, é um jogador útil, mas não é um matador.
O Djalo não tem comparação, não tem cultura táctica, não tem entrega, nada.
Acham que se o Jefren pudesse jogar ele tinha sido titular?
F...., o treinador também tem olhos, e sabe melhor que nós a condição dos jogadores.

h disse...

O que eu sei é que no jogo com o olhanense, quando o Capel na 1 vez que toca na bola faz um atrazo para o nosso meio campo, foi logo assobiado.
Isso dá uma confiança do c....
O novo PL do porco falha 3 golos nas antas e é aplaudido em cada jogada.
Talvez devêssemos pensar nisto.
SL

João disse...

Quando comparei o Ricky com o Purovic foi em termos de qualidade e não de altura, como é óbvio.
Mas com o tempo não duvido que me irão dar razão, infelizmente.
O que não se percebe é como é que um jogador que até agora ainda não mostrou nada a não ser azelhice goza de tanta popularidade e de tanta margem de erro junto dos adeptos. Nunca o viram jogar antes, tem no curriculum 15 golos na liga holandesa ( 6 ou 7 de penalty ), o que com todo o respeito qualquer abécula faz... Já repararam na diferença que existe em termos defensivos entre a liga holandesa e a portuguesa em termos defensivos ? O proprio Valckx veio dizer que ele teria dificuldades em Portugal porque os defesas eram muito mais duros e rápidos. Penso que ele sabe do que fala...E mesmo que este jogador não seja tão mau como eu acho que é, acham normal dar 5, 5 milhões por ele ?
Eu não preciso que cheguem bolas ao Ricky para perceber que lhe falta qualidade para jogar no sporting, basta-me olhar para a sua movimentação, para o seu toque de bola. E além disso, ele também tem que procurar jogo, tem de se esforçar e ter muito mais garra do que aquilo que demonstrou. E aquelas duas oportunidades que teve para marcar, eram mesmo para ser golo, não há desculpas. Olhem, um brasileiro com menos 20 cms que ele que lá tivémos há pouco tempo metia aquelas duas lá dentro com uma perna às costas...

Tigas disse...

Alguém conhece o Moniz Pereira para lhe dizer que o Yannick Djaló é o futuro sucessor do Obkwelu nos 100m ?!!!!
Já que falamos de djalo, porque não falar do postiga que quando acerta na baliza, atira à figura. Ou de Matias Fernandez, que só é bom nos vídeo do ytoutube quando ainda jogava no colo colo???

Cafageste disse...

Qualquer abécula faz 15 golos na liga holandesa? Talvez...mas não num Utrecht!

Movimentação? Toque de bola? Não sei o que tens andado a ver, mas tens que ver os jogos do Sporting! Bem está o Postiga que se mexe muito e toca muito bem a bola, mas não marca um caralho de um golo!

Eu estou-me a cagar para a movimentação e o toque de bola. Quero é que ele meta a xixa lá dentro. E não é por não o fazer no primeiro jogo que vou achar que ele é um nabo, até porque nessas tais 2 oportunidades, ele mostrou que sabe posicionar-se. Agora tem de calibrar a mira, o que para quem tem jogado tão pouco, é perfeitamente normal.

Para estes treinadores de FM parece tudo tão fácil...