segunda-feira, 22 de agosto de 2011

A poucos dias do fecho do mercado...

Volto a repetir que não tenho duvidas que estamos perante um dos melhores planteis dos últimos anos, quer em termos de quantidade quer em qualidade. Temos um plantel que nos abre boas perspectivas desportivas quer financeiras mas volto à questão dos 3 problemas por resolver:

- Ponta de lança- Este, de uma maneira ou de outra terá que ser resolvido até ao final de Agosto. É algo que alerto desde o ano passado, falta-nos alguém que nos garanta golos, Rubio e Ricky temos que dar tempo ao tempo (alias o chileno ainda é júnior), Bojinov é o que tem maior cartel mas não é propriamente um goleador e Postiga é muito lutador mas é um destruidor de oportunidades de golo. Lembro-me do ano do Jardel, tinhamos já perdido e empatado um jogo até ele chegar e depois foi o que se viu. Neste campeonato 80% dos jogos são a encostar o adversário na sua área e com maior ou menor dificuldade são criadas oportunidades de golo, com um avançado goleador elas entram e tudo fica mais fácil a partir daí, porque em Portugal a velha máxima ainda perdura... o que custa é o primeiro!

- Defesa Central- Esta seria a 2º prioridade para mim, sofremos 1 golo em 3 jogos (mas marcámos só 1) algo que tem sido elogiado pelos nossos jogadores isso quanto a mim fica a dever mais à falta de qualidade ofensiva dos adversários que temos encontrado do que propriamente à nossa qualidade defensiva. Até posso entender que não exista dinheiro para tudo mas fazendo fé nos rumores que apontavam Carriço como alvo do Atlético de Madrid só tínhamos que pedir o Miranda que está no lote de jogadores que possivelmente vão ter que sair devido ao numero de não comunitários no plantel. Ficávamos a ganhar os dois, nós com a entrada de algum dinheiro por um jogador que já percebemos que não é aposta de Domingos e com a entrada de um central com mais altura e mais qualidade. Eles mantinham o numero de centrais no plantel e libertavam um não comunitário.

- Defesa Esquerdo - 3º prioridade, não me choca que não venha ninguém para este lugar, mas que é algo que no máximo no próximo defeso temos que resolver. Evaldo ofensivamente é pouco superior ao Grimi e uma equipa que luta por um campeonato tem que obrigatoriamente ter 2 laterais que ofensivamente consigam originar desequilíbrios. A solução que proponho até me parece simples e barata, Ricardo Rodriguez jogador do FC Zurich está a ser fortemente cobiçado pelo Real Madrid que já conta para esta posição com Marcelo e Coentrão. O SCP recentemente emprestou Pedro Mendes aos Madrilenos, acreditando que o Suiço/chileno não ficará em Madrid e que nós emprestamos um jogador e precisamos de um defesa esquerdo...

Termino com o seguinte, concordo que devemos dar tempo à equipa, mas isso que não sirva de pretexto para desculpar tudo. O FCP já contratou 9 e não irá parar por aqui, o SLB contratou 17 e nunca se sabe o que virá mais, nós 14, o braga muitíssimos também. É algo frequente no futebol moderno, grandes alterações nos planteis.

Saudações Leoninas

7 comentários:

Nuno Emanuel disse...

De acordo com a generalidade dos assuntos Só uma correcção: 3 jogos antes de vir o Jardel: 1 vitória com Porto, 2 derrotas com Belenenses e Alverca em casa. Inicío com empate em Leiria com + 1,penalty de Jardel...
Vamos acreditar pessoal: temos q transmitir + paciência e - ansiedade à equipa Quem já está pessimista, compreendemos, mas o Domingos e esta nova equipa não têm responsabilidade das frustrações acumuladas nestes anos últimos Vamos ter esperança Leões!

LEÃO PENSADOR disse...

Revisor,

Para mim o central ainda é mais importante que o ponta de lança, porque estas duas amostras de equipa que defrontamos não nos puseram à prova.

No entanto é um pormenor porque um avançado e um central têm de chegar até ao fim de Agosto...

"O Porto há 30 anos era um clube de bairro, a milhas do Sporting, andava na casa do milhão de adeptos, com troféus que dava para pôr na mala de um mini, patrocinado por uma empresa de cerâmicas de casa de banho (Revigrés."

http://conselholeonino.blogspot.com/2011/08/de-roquette-postiga-1-parte.html

Relva disse...

Claro que um ponta de lança é mais importante que um central, vide o jardel e o acosta.
Um jogo ganha-se com golos, nestes dois ultimos jogos 0-0, o que faltou foram golos, para central tinhamos o tonel, que até marcava golos, mas alguns inteligentes acharam que não servia, pois sim. Quanto ao defesa esquerdo, não tem muita importancia, comparado com os outros problemas, e até está a comprir.
Nunca o postiga marcará mais que 5 ou 6 golos, isso serve para talvez ficar em 3.º.

Ruben disse...

Um àparte: É possível o Sporting requerer à UEFA árbitros estrangeiros?

CB disse...

e esta notícia da bola branca: "Árbitros decidiram manter de forma solidária a renúncia aos jogos do Sporting enquanto o clube leonino não se retratar. Medida apoiada pela APAF e pela Comissão de Arbitragem".

antonio disse...

Apoiado. Não vir pelo menos um central e um ponta de lança de creditos é deitar já o projecto todo abaixo

Tigas disse...

Acho mais importante o reforço do meio campo do que da defesa. Neste momento não temos médio box to box competente, nem um nº 10 que acelere o jogo, rasgue defesas com passes bem medidos e que saiba ocupar o espaço livre. Enfim um verdadeiro criativo. Sem isso não há golos... Ou estão à espera que sejam os ponta de lança a faze-lo. A tática do domingos é bola nos extremos para eles tentarem cruzar e ficar à espera que alguém finalize...