quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Carlos Freitas

Existe quem o adore e quem o deteste. Foi trunfo para GL foi alvo a abater por alguns candidatos vencidos.
Sempre gostei dele, desde a sua 1º passagem pelo SCP no seu regresso e ainda pelo que fez em Braga, isso está escrito no histórico do Blog.

Mas o que interessa agora é que não existirá pessoa melhor para construir o nosso plantel do que Carlos Freitas. Com GL a ter que conseguir dinheiro, com Duque a blindar a SAD, Carlos Freitas faz apenas aquilo que melhor sabe descobrir a melhor oportunidade de negocio.

No mínimo o que podemos dizer é que existe uma lógica na formação do plantel. Até hoje entraram 18 jogadores para esta nova época, amanha chegará o 19º. Não existe comparação possível entre a qualidade deste plantel e do anterior, não existe comparação do futuro que um e outro davam aos sportinguistas.

Nesta janela de inverno fomos buscar 2 jogadores que já seguíamos antes, Xandão e Ribas por empréstimo. A única solução devido à situação económica do clube. Não tenho duvidas que estes vão acrescentar muito mais do que acrescentou o reforço na janela de transferências da época passada. O 3º reforço era nosso e jogava na Bélgica, país do melhores médios centro, segundo alguma imprensa desportiva no inicio de época, que se esquecem agora de dizer que Renato Neto foi considerado o jogador revelação do campeonato no seu 1º ano e estava cotado como um dos 3 melhores médios do futebol Belga.

Mas a construção do plantel não acaba aqui, o futuro já está a ser programado, Labyad, Douglas e Ninis, pelo menos estes 3 jogadores estiveram na nossa orbita no inicio do ano, todos acabam contrato no final desta época e a imprensa local tem dado conta que o futuro desses jogadores deverá passar por Alvalade.

Os tempos não se avizinham fáceis a nível económicos, mas pelo menos agora já se consegue perceber a lógica com que se trabalha. Equipa forte gera mais receitas... Eu acredito num futuro finalmente risonho para o nosso clube!

Saudações Leoninas

9 comentários:

Schalager disse...

A taxa de acerto este ano parece estar a ser bem superior é verdade.

Diria que o único que até agora se está a revelar mais decepcionante é o Bojinov, pelo seu preço e suposto alto salário.

JORGE PIRES disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Joseph disse...

Foi a melhor contratação desta época, uma clausula de 15M nele é pouco.

SL

Daniel disse...

E nao é só por aquilo que mostram em campo. Basta acompanhar as declarações dos jogadores para se definir um perfil equilibrado e profissional.

Os meus sinceros parabéns!

SL

vitor disse...

Sem duvida o homem do momento sempre que abre o mercado! Não é só o melhor gestor de activos em Portugal, é mesmo o unico verdadeiro director desportivo. Com agenda! Com planeamento!

A norte há uma coisa parecida que mexe com tráfico de influências.

Luis Duque como director para o futebol sempre defendeu publicamente algo que eu sempre subscrevi em absoluto, um presidente no CA da SAD, outro diferente no CD do clube.

Na actualidade e com GL é melhor deixar as coisas como estão!

Vai ser preciso abrir o capital da SAD e GL já mostrou vontade que o CD mantenha o centro de decisão. Se já é dificil convencer investidores, mais dificil é manter o centro de decisão por cá!

O clube precisa de resultados. Precisamos todos!

Força Sporting!

SL

Ruben disse...

Desde que uma vez olhei para o lado e na bancada do Estádio dos Arcos estava uma tarja com "Não será o Freitas o sistema?" me interroguei se este senhor era, ou não, um verdadeiro profissional.

Depois disse, acompanhei com alguma atenção as suas investidas no mercado no Sporting, Panatinaikos, Braga e agora no Sporting, novamente. Acho que melhorou muito desde a última passagem por Alvalade e fez exactamente aquilo que eu opinei neste blog há umas semanas, após o jogo da Académica: Sem um central, um médio defensivo e um PL não íamos lá.

Eles chegaram e agora há que trabalhar, dar-lhes apoio e esperar que cheguem resultados.

Apesar de ser difícil ganhar ao FCP, acho que a direcção fez (bem) o seu trabalho (Carlos Freitas incluído) e contrataram bons jogadores. Estão de parabéns, por isso.

SL

Samp disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Samp disse...

Sobre os últimos reforços e os eventuais:

Xandão - De acordo com algumas opiniões e recomendações de quem já o conhece futebolisticamente (André Cruz), fico na duvida e na esperança que seja verdadeiramente o central que a equipa necessita. Pelas características que aparenta, dá ideia de alguma semelhança com o Americano pelo que é pouco provável que venham a fazer dupla.

Ribas - Recordo-me que o Sporting já tinha anteriormente demonstrado interesse neste avançado que parecia promissor mas que por alguma razão acabou por não vingar no Génova. Caso seja melhor que o Bojinov já seria satisfatório.

Renato Neto - Confesso que instintivamente já desconfio por principio de jogadores oriundos da Academia por se considerar que isso só por si equivale a um rótulo de qualidade que nos últimos casos tem sido injustificadamente insuflada percebendo-se logo desde cedo que não tem qualidade para representar o clube. Neste caso concreto, nunca o vi jogar. Tenho esperança que pelo menos seja uma alternativa ao Rinaudo.

Ninis - Pelas referencias e informação que recolhi acerca deste jogador parece-me promissor.

Labyad - A julgar pelo que é noticiado nalguma imprensa é um reforço assegurado para a proima epoca embora eu compreenda a prudencia dos dirigentes em ainda não o terem anunciado. Parece ser dado adquirido que é um valor acima da media.

Douglas - A ser o que joga no Twente tambem não creio que seja realmente o central que precisamos.


Depois de largos anos sem extremos de qualidade assinalável, o Sporting começa a ter um numero consideravel de jogadores para essa posição em detrimento da zona central onde me parece que faz falta um jogador criativo assim ao estilo de Balakov.
Outro ponto importante assenta no facto da direcção do clube fazer um esforço para manter os melhores jogadores e não ceder à tentação/pressão para os vender, sob penas de assim nunca se acabar por construir uma equipa verdadeiramente forte.
Em suma e pelo que se infere, o scouting do Sporting parece estar a funcionar e bem, acho até que a fonte preferencial de jogadores deverá ser esta. Até porque está mais que visto que alimentar mitos de Academias não tem dado bom resultado.

Riga/V-1-Boy disse...

o problema do ribas no genova foi simples:

ele teve a proposta do sporting, mas na altura ja tinha dado a palavra ao genova, só que o treinador nao contava com ele(pelos vistos foi um capricho do presidente do genova) e deu-lhe a hipotese de ser emprestado ao olynpiakos, que ele nao quis( é lixado nos darmos a palavra que vamos para um clube, recusar propostas e chegar la´e o treinador dizer eu nao te queria por isso ou vais para outro lado ou nao jogas), e entao foi encostado pelo treinador do genovo que lhe disse que ele nao ia ser opçao