sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

E que tal um bruxo?

O plantel do SCP tem sido fustigado por lesões.
Na equipa que fez mais jogos, temos apenas Patrício, João Pereira e Capel que ainda não se lesionaram. Fora os "titulares" a grande maioria dos não titulares também teve passagens pelo posto médico.

Não posso acreditar que isto seja apenas azar! Tem que existir um motivo para tal acontecer.

- Temos jogadores com maior probabilidade de lesões?
Temos alguns casos que isso é verdade mas neste numero e em jogadores que não tinham historial de lesões parece-me coincidência a mais.

- Será do preparador físico?
Lembro que já falávamos sobre isto o ano passado e era outro, lembro que este preparador físico era da equipa técnica do Braga que levou a equipa à final da Liga Europa e tenho pelo menos a ideia que não tiveram muitas lesões musculares nessa época.

- Será da má qualidade dos relvados?
Bom aqui não haja duvidas que o de Alvalade não inspira muita confiança, mas nós nem lá treinamos. São os da Academia então? Não consigo ter uma opinião fundamentada sobre o assunto, por exemplo mudámos o piso do multidesportivo por essa razão, mas seria interessante fazer uma analise ao numero de lesões musculares por época desde que existe a academia e antes de haver para se ter uma ideia da razão do problema.

- Será da equipa médica?
Da anterior tínhamos dados concretos sobre a sua incompetência. Desta não posso dizer se são bons ou maus. Por isso resta-me aguardar algum tempo para ter uma opinião fundamentada.

Aquilo que eu sei é que nem que tenhamos os melhores 13/14 jogadores a jogar em portugal se continuarmos com este % de lesões por época nunca seremos campeões por isso procurem e encontrem a razão do problema e resolvam-na rapidamente!

Saudações Leoninas

26 comentários:

Mike Portugal disse...

"São os da Academia então? Não consigo ter uma opinião fundamentada sobre o assunto..."

Já falei sobre isto com outras pessoas e até agora é o unico denominador comum que encontro. Poderá mesmo haver um problema com o relvado da academia.

Da equipa médica não pode ser porque eles não têm qualquer intervenção na preparação física dos jogadores. Eles só intervêm quando os jogadores estão lesionados.

leao revisor disse...

Mike

Mas intervêm na recuperação dos mesmos... e isso acusava muito o anterior departamento médico por exemplo.

Daniel disse...

o Dep Médico pode até ter intervenção se o schaars leva 2 ou 3 semanas a recuperar mas não ni facto de se lesionar.

agora que "só" temos 2 titulares sem data de regresso (inaptos ainda estão 4), um bruxo não era má ideia.

SL

Mike Portugal disse...

Daniel,

Penso que o revisor se estava a referir a possiveis lesões mal recuperadas.

EyeOfTheTiger disse...

Denominador comum, o facto de treinarem em Alcochete e reincidência nas lesões contraídas.
O que se está a passar este ano é de facto comparável a "bruxaria", pelo que o quem gere o treino não desaprendeu de o fazer.
Apesar de se esperar sempre "milagres" dos preparadores físicos.
O certo é que esta quantidade de lesões dá cabo de qualquer plantel.

Lionheart disse...

Não creio que tenha só a ver com o relvado. Acho que tem mais a ver com aquele microclima, que é péssimo. Muito frio e ventoso no Inverno e um calor insuportável no Verão. É um clima de extremos mesmo. Das poucas vezes que lá fui no Inverno fiquei gelado até aos ossos, quanto mais ainda ter de treinar ali. Devíamos mudar o mais depressa possível...

Lionheart disse...

Referia-me a Alcochete, obviamente.

Mike Portugal disse...

EyeOfTheTiger,

Não foi só este ano que tivemos problemas com lesões, embora este ano tenha sido pior.


Lionheart,

Ou então arranjar forma de cobrir alguns dos campos de treino de forma a que não fiquem expostos ao clima, completamente.

João Santos disse...

leao, infelizmente não creio que possamos apenas culpar as lesões pelos últimos anos frustantes. A defesa do Sporting, no seu total, consegue ser uma miséria, e bem pior que a de algumas equipas de meio da tabela desta liga Sagres. Evaldo, Pereirinha, Rodriguez, Polga e Carriço, são por exemplo elementos que neste momento não queria nem dados. Xandão é ainda uma incógnita, e a juntar a tudo isto, João Pereira por muito bom que seja a atacar, defensivamente é muit muito fraquinho. Com uma defesa destas, mesmo sem tantas lesões, não podemos aspirar a muito...

SL

EyeOfTheTiger disse...

João Santos,

Os primeiros defesas de uma equipa são os avançados.

Mike

Sim, claro. Mas este ano "atacou" muitas peças nucleares durante longo período (de jogos).

Lionheart disse...

Mike, cobrir relva natural não pode ser. Basta ver como só a cobertura das bancadas pode afectar um relvado, como acontece em Alvalade. O Sporting já tem um sintético coberto em Alcochete.

João Santos disse...

EyeOfTheTiger, sim, são os avançados, e lembro-me muito bem por exemplo das imensas bolas que o Levezinho recuperava, mas a defesa está lá para alguma coisa, e a nossa muitas vezes simplesmente não está...

Bernas_ disse...

Não tem nada a ver com o micro clima de Alcochete..existem muito mais campeonatos que jogam a uma temperatura negativa e isso não tem anda a haver!e calor há em todo o lado!

Revisor,
Acho que estas enganado relativamente às lesões do braga. Este preparador fisico é o mesmo que no ano passado fez com que o braga tivesse de jogar com o Vandinho a central, o Mossoró, antes da lesão grave dele, o Miguel Garcia, etc. Já no ano passado isto aconteceu diversas vezes no braga, eram diversas lesões permanentemente. Pensem nisto. Quano tinhamos o João Aroso (um dos se não o melhor preparador fisico que já tivemos, identificado mesmo pelo José Mourinho como o melhor depois do dele (obvio)) no SPORTING!!!
é trocar de preparador fisico Já!!!

Daniel disse...

mike, possíveis lesões mal recuperadas só houve uma, a do rodriguez que ja me parece crónica. Todas as outras, salvo erro, ou foram em sítios diferentes (jeffren), ou casos únicos (schaars, ricky, polga, rinaudo, carriço,...)

JC disse...

O que é que a lesão do Schaars durante o aquecimento em Olhão tem a ver com a relva ou o clima de Alcochete?

O que é que a lesão do Rycki, num músculo abdominal consequência de uma rotação mal feita durante o jogo, tem a ver com a relva e o clima de Alcochete?

O que é que a lesão do Rinaudo, que torceu o pé no relvado dum campo na Roménia, fracturando um osso do tornozelo, tem a ver com a relva ou o clima de Alcochete?

O que é que a lesão do Jefren, na sequência de outras iguais que vinha tendo repetidamente em Barcelona, tem a ver com a relva ou o clima de Alcochete?

O que é que a lesão de Rodriguez, que já apresentava lesões iguais em Braga, potenciada este ano pela sobrecarga de jogos na selecção do seu País, tem a ver com a relva ou o clima de Alcochete?

O que é que a lesão do Izmailov, no joelho direito, ao qual teve ser submetido a três intervenções cirurgicas, duas na Alemanha, e da qual parece curado, sendo que a que agora sofreu resulta do longo tempo afastado da competição, tem a ver com a relva ou o clima de Alcochete?

Por favor, não inventem.

Já basta o azar...

O mesmo azar que o ano passado nos fez atirar cerca de 30 bolas aos ferros, o que deve constituir seguramente um record mundial...

Carlos Mota disse...

Desculpem la, falam em micro clima, mas sendo que todos os escaloes de futebol treinam em alcochete, nao deveria ser normal que na formaçao tambem houve-se muitos lesionados? apostava mais no estado do campo em que treinam, penso nao ser o mesmo que a formaçao treina..!

h disse...

Com tantos entendidos aqui, não sei porque se paga ordenados tão altos a outros profissionais.
Qualquer um daqui, de certeza com metade do ordenado faria melhor dos que os que lá estão.
Somos um clube tão especial, tão especial, que não estou a ver no mundo um treinador ou preparador físico há altura do nosso querido Sporting.

SL

h disse...

Aos críticos de DP deixo um desafio:

Qual o onze para amanha?

Criticar depois é fácil.

SL

Daniel disse...

h, claro que vamos ter aqui pelo menos 3 propostas de 11s. Do joao santos, do sócio 80610 e do pedro.

pelo menos depois dos jogos aparecem sempre cheia de ideias.

CB disse...

Então o digníssimo daniel conseguirá apresentar uma única crítica ao estado do nosso futebol?
Exclua, por favor, os sócios, como é apanágio do nosso vitor.
SL
Carlos 100% Leão

Pedro disse...

Apreço quando o rei faz anos e só quero o melhor para o meu clube. Razões para aparecer mais vezes a criticar não faltam...

Sentido critico faz bem e não tenho problemas em dizer o que de bom já foi feito (nomeadamente contratações de bons jogadores). Para os incoerentes mais distraidos, a evolução funciona desta forma.

Agora sempre duvidei desta equipe médica e com conhecimento de causa! Ao contrário do revisor que chama incompetente a quem não deve. O lider da equipa é um interno do 3 ano da especialidade de fisiatria ( faltam 2 anos para ser especialista...) e apesar de ter ido para guerra não vale um chavo. Está lá porque e irmao do outro varandas. Uma boa medida seria trocar o aprendiz por um especialista (elementar...). Acabar com os outros compadrios do clube também não era má ideia mas isso fica para segundas nupcias.

Preparador fisico ja la tivemos do melhor que ha (sim revisor, este "a" é com h), o joao aroso.
Medico como ja referi desde o inicio da epoca, fico contente com um especialista!

Pedro - sporting sempre

Pedro disse...

E caro daniel,

Achar que um jogador se lesionar não tem relação com a equipe médica, é quase passar de incoerente a ingénuo. Ou mesmo parvo, escolha.

Pedro - sporting sempre

leao revisor disse...

Pedro

Em primeiro lugar eu não defendi o actual médico do clube, em 2º lugar reafirmo porque não falo de cor que o anterior chefe do departamento médico era um incompetente que recebia 15 mil euros por mês!
E como anteriormente os referi tenho factos que comprovam a sua incompetência!

Quando ao facto de joao aroso ser bom preparar físico. Apenas lhe aconselho a ir ler os comentários às ultimas duas épocas do Paulo Bento (preparador físico era o João Aroso) e ler o que os sportinguistas diziam do "preparador físico".

Pedro disse...

Lr,

Trocar um professor universitario por um interno nao parece ser inteligente.

15 mil deve ser mais ou menos um quarto do que recebia o rodolfo moura. Nao me importo de pagar isso a alguem compentente que ofereca garantiias.

Nao sei, nao me lembro, nem quero saber se o joao aroso era criticado. Posso falar por mim e uma coisa lhe digo, desde a altura do fernando santos ate hoje, foi o elemento mais valioso que tivemos nas equipes tecnicas.

Pedro - sporting sempre

h disse...

Isto é o Sporting.

Descutimos médicos, preparadores físicos, treinadores, tudo e mais alguma coisa, mas a verdade é que tirando alguns que realmente têm conhecimentos na matéria (medica, prep. Física, etc) a maior parte é só bitaites, conversa para boi dormir.

Bem entretanto já vi que os nossos treinadores de bancada, só conseguem fazer a equipa no fim dos jogos.

SL

Daniel disse...

E eu com fé que tivéssemos aqui bitaites para o 11 de ontem e afinal desiludiram-me. Como diz o h, no fim é tão mais fácil...

Carlos, tenho várias críticas. Mas como não acompanho o dia a dia dos jogadores, não os treino, não conheço os seus índices motivacionais, os seus estados físicos, etc, etc,.. fico calado.

Pedro, de facto o médico do SCP teve muita culpa na lesão do Rinaudo... deve ser o gajo que trata a relva na roménia. Ou foi o gajo que deu a joelhada no schaars?

Haja paciência...