segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Factos e estatistica

SCP tem precisamente os mesmo pontos da época passada e isso não é um bom sinal para quem ambiciona ser campeão num futuro próximo.

Mas existe algum Sportinguista que ache que estamos iguais ao ano passado? Parece-me claramente que não, a equipa é incomparavelmente superior, já nos deu momentos de bom futebol esta época e acima de tudo já fez acreditar os sportinguistas. Não foi por acaso certamente que estiveram 49 mil pessoas frente ao valência e frente ao FCP esta época, duas assistências que entram directamente para o top 5 deste novo estádio. Não é por acaso que a média de assistências em Alvalade aumentou em todas as competições em Alvalade e também não é por acaso que temos esgotado os sectores que nos são destinados nos jogos que realizamos fora de casa.

Mas realmente o que interessa são os pontos, e nesse particular, estamos na mesma. Construir algo demora o seu tempo, destruir é num instante e cabe a quem dirige segurar esta onda negativa que nos abala.

Não sendo o único problema neste atraso, o factor consolidação de todo o processo de jogo e das rotinas têm que ser levadas em linha de conta. Não será por acaso que o Paulo Bento com uma equipa muito inferior a esta ficou 4 anos em segundo lugar e ganhou as suas taças, jogando sempre com a mesma base. Não é por acaso que a Espanha domina o futebol mundial porque joga com a equipa do Barcelona juntando um ou 2 jogadores e haveria muitos outros exemplos.

Noutro âmbito, fomos acusados durante a 1º volta que só vencíamos quando jogávamos com mais um. E não vou aqui discutir o lance A, B ou C. Vou apenas falar de factos.

Até agora (fim da 1º volta) o SCP jogou 127 minutos em superioridade numérica e 78 em inferioridade o que resulta em 49 minutos positivos resultantes de 6 cartões vermelhos para os adversários e 2 para o SCP.

O SLB por seu turno jogou 79 minutos com mais um e 39 com menos uma unidade que resulta num saldo positivo de 40 minutos resultantes de 2 expulsões a favor e contra.

Já o FCP jogou com menos uma unidade durante 2 minutos (teve 2 expulsões aos 94 minutos) e 68 em superioridade numérica o que resulta num saldo positivo de 66 minutos resultantes de 2 expulsões contra e a favor.

As diferenças como se vêm não são significativas mas continuam a servir de arma principalmente dos adeptos do SLB contra nós, mesmo em programas televisivos sem merecer qualquer tipo de resposta por parte dos nossos representantes. Por isso decidi verificar na ficha de jogo da Liga de clubes a época do SLB em que foi campeão de 09/10 e os números são bastante "interessantes" utilizando os mesmo critérios do que fomos e somos acusados.

Até ao final da primeira volta o SLB tinha já jogado 131 minutos com mais um jogador em campo (+1 223´; -1 92´) e 46 minutos com mais 2 jogadores, resultantes de 9 vermelhos para os adversários do SLB e 2 para o SLB.
Até ao final da época os números ainda são mais expressivos, 422 minutos a jogar com mais um jogador (+1 539´; -1 117) e 95 com mais 2 jogadores, resultantes de 17 vermelhos para o adversário e 3 para o SLB. Nota ainda que nos últimos 3 jogos do campeonato que o SLB disputou taco a taco com o Braga até à ultima jornada o SLB jogou 212 minutos em superioridade numérica ou seja o SLB jogou 78.5% desses últimos 3 jogos em superioridade numérica!

Para quem telhados de vidro... E isto são factos indesmentíveis facilmente consultáveis!

Saudações Leoninas

19 comentários:

vitor disse...

Eu quero eliminar o Nacional e ir ao Jamor!

Domingos sabe que está sem ponta de lança. Os golos têm sido o maior problema.

Está a forçar Ribas porque não tem mais ninguém para jogar na área. Como jogamos, Bojinov só nas alas pode trazer alguma coisa.

O desaparecimento de Wolfswinkel, ainda antes da lesão, dá que pensar.

Ainda muito novo não foi suficientemente protegido. Com os primeiros golos, surgiram solicitações em demasia.

No Holanda a fazer publicidade ao lado de Huntelaar e Kuit?!

Desportivamente, perdemos muito com as faltas de concentração de Wolfswinkel cansado.

Precisamos de golos!

SL

Daniel disse...

Mais uma estatística, ou melhor, "jogo de números" curioso:

O mesmo blog que se intitula o melhor desportivo em portugal, e que hoje decidiu bater forte no domingos (quando no porto, com a mesma equipa que o ano passado cilindrou, defende o vitor pereira), diz que o SCP, a 11 pontos do primeiro e em quarto lugar, está fora do título. Ok, pode fazer sentido.

A virilidade bbffmm depois... Umas horas depois considera a AS Roma, sétima em itália, aos mesmos 11 pontos, como candidata! Com seis candidatos à frente!!!

Isto apenas umas horas depois.

Curioso, nao é?

E nós, sportinguistas (!??), alimentamos esta merda!!!

vitor disse...

Continuando,

Confesso que não conheço Ribas, estar referenciado desde o verão é sinónimo de garantia de aposta para o futuro, quanto baste.

Admitindo que precise ainda de afinar a capacidade de decisão, até pelo tempo de paragem com que chegou, o sentido posicional na área - que garante ao mesmo tempo espaço para outro avançado mais móvel - não se perde, nem que por enquanto dure só 45 minutos, na nossa melhor fase resolvemos jogos na 1ª parte.

Também já todos devem ter percebido que Rubio não trará nada que Bojinov não garante no dobro, ambos precisam de um verdadeiro ponta de lança que lhes permita o futebol mais móvel.

Não ponho duvida que na actual conjuntura entraremos mais perto do golo com Ribas posicional, entre
os centrais, com ou sem capacidade de decisão pronta, em pouco espaço e com Bojinov mais móvel na área ou até entre linhas mais atrás. Bojinov está mais que pronto para marcar e ganhar jogos! Com dois avançados, como nunca jogámos esta época!

Desde a lesão de Wolfswinkel era obrigatório cometer uma loucura, um ponta de lança que esteja a marcar golos, nem que fosse pequena, o incontornável João Tomás, enquanto o holandês não volta. Henry assinou dois meses pelos gunners.

A exposição do verdadeiro problema, fica-se a dever a todos os sportinguistas que perderam a razão no ultimo fim de semana, como diz o Daniel.

Ficamos todos à espera de resposta de quem se distraiu com Wolfswinkel, deixando Domingos completamente descalço.

Sem golos não se vencem jogos!

SL

vitor disse...

Em Braga, Matias quase recriou o efeito desejado.

SL

leao revisor disse...

Daniel

Não querendo defender ninguem, apenas acredito que a roma tenha mais possibilidades que nós porque vejo com muito mais facilidade os da frente em Itália a perder pontos dos que em portugal e por ai pode até haver uma certa lógica.

_MaNa_ disse...

Daniel, acho que tens razão também neste post, mas até eu Sportinguista não acredito que sejamos campeoes, mas Abrantes Mendes tem razão, se ganharmos Taça Portugal um dos outros fica bem pior. OU Não é????

Daniel disse...

LR, até podíamos ir por aí, fará algum sentido como se vê pela protecção ridícula dos jornaleiros (vide o caso enzo peres… no SCP seria novela, no carnide é orgulho pela disciplina. O caso Vuk foi exactamente o mesmo, a diferença é que agora nem se questiona o JJ e a sua “simpatia” para com os jogadores).

Mas será motivo para num caso “haver esperança” e no outro vermos o nosso treinador cilindrado??? 11 pontos não são 11 pontos?? E ter 7 equipas à frente não é pior que ter apenas 2 duas?

Mais ainsa quando se vê a protecção ao Vítor pereira que, apenas com menos um jogador do que a equipa que o ano passado brilhou, está a ver o carnide air embora e já sem taça e champions…

Enfim…

EyeOfTheTiger disse...

A protecção que "abola" faz do caso E.Perez é gritante. A mensagem de ninguém brinca com o carnide é o que capulta as massas. Ainda continuam muitos a pensar que despacharam o Coentrão por 30M. Um mentira dita muitas vezes torna-se numa autêntica verdade!

Anónimo disse...

Exelente post muitos parabens! dos melhores post que o senhor ja fez até hoje muitos parabens! esses lampioes de merda dizem que so ganhamos com menos 1 bla bla bla bla e eles nao se lembram do passado so vêem o presente mas esquecem-se que ha 3 anos anadavam a cheirar o cu ao pinto da coixa e sempre atras do Sporting e ficaram um ano em 4 lugar... tenho e sempre terei orgulho de ser deste clube mesmo que leve 12 do bayern de munique etc etc etc ao menos nao ficamos no 6 lugar ahah este ano acabou (nem a taça ganhamos) nos temos a mania de sermos treinadores de bancada mas ninguem sabe o que s e passa nos treinos se jogadores estao a 100% por isso o Domingos nao tem toda a culpa do mundo se o Rinaudo nao se tivesse lesionado dava a minha vida como nao perdiamos com o Porto nem com o Benfica e muitos menos com o Braga mas pronto haja Paciencia!..... é para o ano ou nunca!!!

Anónimo disse...

se o benfica é campeao ninguem os cala mais esses merdas de comentadores...


Daniel ainda acha que somos campeoes este ano? isso é um bocado louco... o Eduardo Barroso tem razao so um louco é que tem o mesmo entusiasmo que ha 4 5 semanas e disse mesmo que acabou! na conferencia de imprensa o Domingos devia ter ja dito: "este ano acabou pessoal" agr ainda nos diz que ainda ha a 2a volta e isso eludiu me imenso é mesmo a gozar conosco...


SL

Daniel disse...

“Daniel ainda acha que somos campeoes este ano?”

Nunca achei, nem quando demos 2 à Juventus, nem quando levámos 3 do Valência, nem quando nos roubaram 7 pontos em 9, nem quando ganhámos 10 jogos seguidos, nem quando demos banho de bola ao carnide, nem agora por estarmos a 11 pontos.

Uma equipa com 20 jogadores novos nunca iria ser campeã, principalmente porque os principais adversários têm estruturas de há muitos anos.

O que acha é que é curiosa a forma como nos tratam:

Há somente 2 jornadas atrás poderíamos ter ficado a 3 pontos do fcp. Duas jornadas depois (APENAS DOIS JOGOS!!!) o nosso treinador já é tratado como o maior merdas que há sendo inclusive comparado com o treinador do hearts!!!

Mas mais chocante ainda é os nossos adeptos não perceberem isto e irem nesta conversa. Tenho esperança que sejam todos miúdos pequenos facilmente influenciáveis ou lampiões na pele de leão.

SL

Schalager disse...

É um grande erro essa questão de estarmos a preparar uma equipa para o futuro, dizer que chegaram 20 jogadores, etc.
Jogamos para esta época e não para as próximas, é na época actual que temos de apostar tudo e não desresponsabilizarmos logo toda a estrutura à partida só porque comprarmos 20 jogadores, e mudou-se de treinador, presidente.

Estar ao final de 15 jogos a 11 pontos do 1º lugar é um falhanço total, por muito que isso nos custe a todos. De uma vez por todas, não são as críticas que destroem projectos, é o atraso pontual que tudo destrói.
No entanto, como vamos a meio da época e ainda em todas as provas, vou guardar o meu veredicto final acerca da época para Maio.

leao revisor disse...

Schalager

Sendo verdade que estar a 11 pontos constitui um ficar aquém do que se pretendia não é menos verdade que uma equipa nao se faz numa pré-época e dizer que se ganha do dia para a noite não acontece nem no city.

O SLB precisou de 4 anos a investir mais de 30 milhões por ano e mesmo assim só foi campeão ao 5 ano tendo ficado 4 vezes atrás de nós que nem 10 gastávamos. Isto também são factos.

E com isto não quero dizer que é por ter uma equipa muito tempo a jogar junta que vamos lá mas parece-me que esta equipa a 100% e com mais rotinas é uma séria candidata ao titulo, se com 3/4 reforços que vão chegar no final de época para os sítios certos então mais possibilidades teremos.

Lionheart disse...

Vitor, sabe quem vinha mesmo a calhar para ser o "Henry" do Sporting agora? Um tal de Liedson. O Levezinho servido pelo Capel e pelo Carrillo era uma máquina de fazer golos. Gaita, quando finalmente temos extremos, o melhor goleador dos últimos anos já ca nao esta. Tentem caramba!

Daniel disse...

Schalager, és burro ou fazes-te?

Podia explicar tudo de novo mas acho que queres perceber... ficas na tua, a achar que devíamos estar em primeiro, que eu fico na minha.

SL

vitor disse...

Lionheart,

O toque de midas de um goleador nato resolve em qualquer conjuntura! Se resolvia quando não jogávamos nada, imagine-se esta época. Um avançado móvel que reclama a àrea - com dois centrais - toda para ele! Liedson não existe!

Depois de análises para todos os gostos, sempre com o intuito de quebrar o nosso entusiamo, finalmente preto no branco, só a concretização, no caso a nossa manifesta incapacidade, permitiram que os rivais se afastassem.

Nesta altura há que realizar todos os esforços para que este ciclo não se torne ainda mais terrivel! A estratégia do clube tem que ser dinâmica e a realidade alterou-se num instante! Não quero ficar na Choupana, no caminho para o Jamor!

Claro que com Liedson estávamos na frente, basta rever os jogos onde perdemos pontos. Mesmo quando nos queixámos das arbitragens e com toda a razão, tinhamos contornado mais esse problema com mais eficácia.

Quando finalmente apareceu Wolfswinkel nunca mais descolámos. Domingos têm realizado um trabalho fantástico, a colar aquilo tudo, num turbilhão de lesões.

O alarme tocou em Coimbra e o próximo jogo com o Rio Ave já foi em Janeiro, quando se resolvem os campeonatos por toda a Europa, a janela do mercado não acontece por acaso.

Ousei falar em João Tomás porque é o unico que conheçe as nossas defesas e joga com o passe na mão, sem custos!

Quantas daquelas prendas do Bojinov com o Nacional tinha empurrado para a baliza? Já estávamos no Jamor e já tinha valido a pena!

Claro que o Daniel tem razão, eu próprio já defeni o Sporting actual como um clube novo. O objectivo da direcção era a aproximação e nada mais, mas não se desperdiçam oportunidades, quando provámos que nos batemos com os principais adversários de igual.

Só aceito a derrota com o Braga, como um clube pequeno não pretende ser melhor que o adversário mas mais eficaz! E criou rotinas para isso, em 4 ensaios marca dois golos.

A marcarmos golos, ganhávamos jogos e ninguém falava dos erros individuais. Não tem faltado mais nada. Nesta altura já não interessa falar do titulo, mas ver que Domingos está descalço e as coisas ainda podem piorar em Janeiro, senão for feito nada.

E eu não sou treinador, nem de bancada.

SL

vitor disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
vitor disse...

Para ser totalmente franco e a direcção tem sido ao falar em objectivos para o triénio, esta época interessava levantar o clube desportivamente, recorrendo aos fundos, reaproximando sócios e adeptos em geral, para preparar a abertura do capital!

Que é a unica via que garante competitividade sustentada no futuro.

Acontece que eu não me esqueço que já fomos à Luz batermo-nos com o Benfica super consistente e bem podiamos ter arrancado a vitória!

Em qualquer empresa é preciso estar atento, objectivos e estratégias são sempre reajustáveis nos dois sentidos.

Quando as oportunidades são encaradas com dinamismo ficamos sempre mais perto do sucesso! E esta já é uma área, passe a modéstia, onde posso reclamar know-how.

SL

Schalager disse...

Daniel, não sei se devíamos estar em primeiro ou não, mas que devíamos estar na luta devíamos e não estamos.

Quantos jogadores mudou o Braga?

No meu entender, estar a construir para as próximas épocas é apenas uma desculpa para justificar falhanços.