sábado, 14 de janeiro de 2012

Fanfarrões

Não existem duvidas que os lampiões pensam que têm o rei na barriga apesar de já terem feito figuras muito mais tristes do que qualquer outro clube português, continuam a pensar que são o clube que já foram à 50 anos e sempre que estão na mó de cima ninguém os cala.

Esta introdução porque esteve na berra no inicio da época que o SLB já tinha chegado a acordo com outra empresa (que nem existia) para a compra dos direitos televisivos por 40 milhões anuais. Valor que para o mercado português é uma barbaridade, algo que disse na altura e que representa um pouco menos do dobro que SCP e FCP recebem actualmente... juntos!

Mas se esse contrato (os tais 40 milhões/ano) foram capa durante muitos dias, a afirmação e confirmação que o mais certo é o SLB voltar a vender os direitos Tv à oliverdesportos (ainda vou ouvir lampiões a dizer que a Sporttv é o melhor canal do mundo) por valores muito abaixo (menos de 20 milhões de certeza) do que o mínimo que exigiam na imprensa, passou numa caixinha bem pequenina perdida no meio dos jornais para que ninguém se perceba do ridículo da situação.

Sobre o mesmo tema, o novo presidente da liga quer uma negociação colectiva dos direitos televisivos é uma boa ideia (para compreenderem melhor leiam o blog Bancada de Leão) mas quanto a mim cairá pela base porque a grande maioria dos clubes têm contratos a longo termo com a oliverdesportos (FCP e SCP por exemplo até 2016) e isso parece-me que inviabilizará qualquer tipo de estratégia colectiva dos clubes da 1º liga.

Saudações Leoninas

8 comentários:

Lionheart disse...

O "maior" clube do mundo nao conseguiu convencer ninguém a pagar-lhe o que queria porque os agentes económicos nao são parvos. Sabem que a marca carnide nao vale o que eles apregoam, que o mercado português e' pouco significativo e o futebol português, por culpa da corrupção protagonizada por carnides e porcos, nao e' competitivo nem apelativo. Resta a Olivedesportos, que pacientemente ignorou a lampionagem, e chegou a acordos com o Sporting e com o porco que vão limitar a capacidade negocial dos encornados. Mas que o actual acordo e' desnivelado em favor da Olivedesportos e prejudica os clubes e' um facto. E por isso os clubes deviam unir-se contra esta, para defender os seus interesses. O que o carnide fez foi uma tentativa de secar a concorrência, por causa da sua suposta "grandeza". Só são grandes em canalhice e ciganagem.

leao revisor disse...

Lionheart

O problema é que com contratos até 2016 não sei como é que os clubes podem negociar em conjunto...

Unknown disse...

O Benfica se utilizar a Benfica TV consegue 18 milhões e meio! Fora publicidade e venda de resumos dos jogos que também ficavam como receitas exclusivas do Clube! E isto num primeiro ano...

Tudo o que sirva para não dar de comer ao polvo era bem feito! Se LFV quiser continuar a ser presidente do Benfica tem que fazer isto! Se renovar com a Olivedesportos apenas tem uma solução para se aguentar...ganhar sempre enquanto o contrato durar!

Ruben disse...

Ginha

Podes explicar como chegas a esse número de €18.5m?

É que a última vez que me disseram, a vossa TV é gratuita - Iriam alterar isso, é?

Carlsberg disse...

1º como o Leão Revisor explicou e bem, no seu post, o benfica só venderia 15 jogos, os jogos em casa, e esses só têm interesse os com o SCP, e FCP, porque os outros 13 jogos, são quase garantidos que o SLB ganhe, e não há muito interesse. Depois se o benfica vender os direitos de transmissão á benfica TV não vai ter ninguém no estádio, a não ser que ponha a Benfica TV a pagar, e aí ninguém vai pagar a 2 entidades, não a conjuntura económica que o país vive.

Depois o nosso campeonato não é competitivo, como disse acima, os unicos jogos que há incerteza no resultado até ao fim é entre os 2 grandes, os outros aos 20 min de jogo estão decididos. Por esse motivo, nenhuma emissora de algum país quererá os direitos de transmissão do benfica.

A unica solução passa mesmo pela venda em bloco pela Liga de Clubes, aumentando assim a competividade do nosso campeonato.

Em relação á venda das transmissões, é só a Liga aprovar a lei, que a os clubes terão que devolver o dinheiro á Oliverdesportos. O problema é que quem manda na liga é a Oliverdesportos.

SL

Unknown disse...

Ruben... Sistema payperview durante os jogos e apenas para os mesmos! Provavelmente num ano experimental poderíamos não chegar a esse valor e mesmo assim talvez... Mas para mim e para o meu clube, tudo menos renovar com a dita empresa! Pena o meu presidente não pensar assim...

Carlsberg disse...

Ginha vocês não têm hipotese. A Oliverdesportos domina o mundo do futebol, e se vocês não vendem a eles, não conseguem vender a mais ninguém. Como já referi, temos de ter em conta a conjectura económica actual que não é a melhor, e grande maioria do povo, não consegue pagar á benfica tv e á sporttv.

A solução é a venda lá po estrangeiro, mas a nossa liga não é competitiva o sufuciente, e ficará sempre a perder, quando passam jogos, da Liga Inglesa, Espanhola, Francesa e Italiana.

A solução passa mesmo e só mesmo, pela distribuição dos direitos de igual forma por todas as equipas, o que permitirá que as 15 ou 18 equipas se tornem mais competitivas (se houver claro boa gestão), e sendo essas equipas mais competitivas, o campeonato torna-se também ele mais competitivo e apelante para melhores contratos televisivos e publicitários.

SL

Unknown disse...

Carlsberg, respeito o teu ponto de vista e muito do que dizes é verdade, mas parece te correcto todos os clubes receberem por igual, quando apenas 3, e um deles por larga maioria, capta mais audiências?

Sobre a venda para o estrangeiro, é um dos trunfos da Benfica TV, como seria duma Sporting TV! Dar tudo á borla, e depois durante o jogo de futebol 11, ser em sistema ppv... A 5 euros o jogo! Em media! Com alguns a 3 euros e os jogos grandes a 10!

Sei que o caminho pode não ser o mais fácil de inicio, mas de isso representar o enfraquecimento do monopólio da Olivedesportos, vais ver que o futebol português melhora!

E também não é a aumentar para 18 clubes que isto melhora? Só servia para aumentar a mediocridade e os jogos com 1000 pessoas nos estádios! E não me venham dizer que isso defende os jogadores portugueses como já ouvi dizer... Basta olhar para clubes medíocres que em vez de aproveitarem os jogadores locais, preferem comprar paletas de brazucas e depois nem dinheiro para o 1º ordenado tem...