quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Venda de Capital da SAD

Este tema, tem muitas semelhanças ao nível do debate entre os sportinguistas com a venda do património e com as sucessivas reestruturações financeiras.

Pela minha parte, não vou cometer o mesmo erro do passado, apenas dou a minha opinião e aceito todas as que forem contrárias à minha. Quando se chegar a altura de votar, tanto seja aprovado ou não aprovado o meu sentimento será igual e não vejo isto como um cavalo de batalha e não pode ser “olhado” como a salvação do SCP ou o fim do clube.

É um assunto que me deixa particularmente à vontade, tenho esta posição mesmo antes de se falar sobre este tema e aqui não me vão poder acusar de estar a favor ou contra alguém, é apenas a minha opinião.

Comecemos então pelo inicio, venda de capital da SAD. Que tipo de venda?
Uma que nos permita manter a maioria da SAD? Essa é a que a esmagadora maioria dos sportinguistas aceita sem sequer pensar muito. O SCP tem cerca de 80% da SAD neste momento e qualquer investidor que pretenda comprar 29,9% da nossa SAD, metendo dinheiro no clube mas não “apitando” para nada do que lá é feito era a solução ideal. Ou seja nós mandaríamos na mesma com 50,1% como mandamos agora com 80%. Penso que ninguém vai numa história destas, ninguém é parvo a este ponto penso eu.

Vender capital da SAD perdendo a maioria? Nunca me preocupou esta possibilidade, mas vamos por partes. O investidor limita-se a comprar uma % da nossa SAD que permita ficar com a maioria das acções e pronto, é apenas isto? Se for assim não estou interessado. Basta verificar que a SAD desde que se formou dá na esmagadora das vezes prejuízo, assim sendo a única coisa boa era que o SCP reduziria os seus prejuízos via diminuição da sua participação na SAD mas a equipa Sporting clube de Portugal, futebol Sad que representa o nosso clube em todas as competições seniores em Portugal e no estrangeiro continuaria a ter as mesma dificuldades de financiamento e com isso não conseguiríamos chegar onde pretendemos.

Agora se for um investidor que compre uma % da SAD que permita ficar com a maioria mas que tenha a capacidade de investir em jogadores já a conversa é outra.

E aqui surgem-me uma série de questões:
- Será que nós Sportinguistas gostamos mais do nosso clube do que os adeptos dos outros clubes? E podia dar aqui inúmeros exemplos por essa Europa fora de equipas que foram compradas ou são de alguém. Em Itália muitos clubes pertencem famílias (Fiat-Juventos; Berlusconni-Milan), em Inglaterra praticamente todas têm o seu dono e começa a chegar agora a Espanha e França com PSG, Monaco, Getafe, Malaga e Racing Santander a serem comprados por alguém. E volto a perguntar será que nós Sportinguistas gostamos mais do nosso clube do que qualquer um dos adeptos destes clubes. Sinceramente não tenho a presunção de achar que gosto mais do meu clube do que ninguém, por isso não posso achar que sou mais sportinguitas que um adepto do City ou do PSG.

Podem me responder então que são culturas diferentes e que por exemplo em Espanha nunca o Real ou o Barça se vão vender a algum investidor. Até pode ser verdade e até consigo compreender isso mas agora volto a perguntar gostamos nós mais do SCP do que algum adepto do FCP gosta do seu clube? Continuo com a mesma opinião, penso que não! E o FCP só detém 40% da sua SAD

Pode surgir outra questão, se perdemos a maioria da SAD porque é que eu vou continuar a pagar quotas se deixo de poder eleger o máximo representante da SAD (que é o que realmente interessa a 90% dos sócios), se deixa de ser influente as minhas decisões nas AG.

Na questão das AG a questão só se coloca a praticamente 1% dos sócios que todos sabem o quão reduzido é a participação nas AG´s. Na questão da eleição do presidente do clube (que já não seria por inerência presidente da SAD) ai sim teríamos um problema.

Existe o risco de perdermos alguma identidade? Não me parece sinceramente! O SCP dos anos 40 já não existe, nem o SCP nem clube nenhum! Vivemos num mundo novo onde estamos sempre em permanente mudança e mesmo aqueles que gosta e lutam compreensivelmente pela manutenção de uma posição maioritária na SAD dou apenas o seguinte exemplo.

Os adeptos do United zangados, chateados com os novos donos do clube formaram um novo United (o que eles chamam o verdadeiro United), todos já vimos com certeza aqueles cachecóis amarelos e verdes nas bancadas vermelhas do United. E eu pergunto onde está um e onde está outro? A emoção pode-nos levar a fazer algo parecido mas aqui tal como em Manchester até esses vão continuar a se deslocar a Alvalade porque o SCP seja ele de quem for será sempre o mesmo!

Dito isto, reafirmo que para mim o SCP é muito mais que um clube de futebol. O SCP se é aquilo que é hoje a nível interno e mundial não o é “apenas” pelo futebol, é pelas imensas modalidades que o clube tem. Pelo Atletismo, pelo Ciclismo, pelo Hóquei etc etc etc. Mas como disse antes os tempos mudaram, sem um futebol forte as modalidades do SCP vão ter tendência a desaparecer (porque para mim não vencer é ir desaparecendo) e é isso que temos que ter. Mas isso não implica que imagine um SCP fortíssimo no futebol mas sem modalidades, isso nunca será o meu SCP e também terá que ser uma preocupação no meio de qualquer negociação que esteja a ser feita.

Esta é uma boa altura para mostrar-mos que também estamos diferentes ao nível do debate, sem grandes confusões e apenas partilhando as opiniões de cada um.

Saudações Leoninas

18 comentários:

Daniel disse...

Vou esperar pelos pontos fracos, apresentados de forma séria, de uma alienação da maioria do capital para formar a minha opinião.

Até agora apenas vislumbro vantagens.

SL

MRG disse...

Leaorevisor,

Até que enfim a temática que eu gostava de ver debatida. Bem mais importante do que a bola entrar ou não porque estamos a falar da subsistência do Clube a médio e longo prazo.

Sou totalmente CONTRA a venda da Sporting SAD a um investidor e tudo farei para que essa medida não se concretize. Se o argumento do "é inevitável" for apresentado, primeiro façam questão de apontar os responsáveis por essa "inevitabilidade" e depois analisar se querem que esses mesmos responsáveis estejam à frente de mais uma "inevitabilidade".

E já agora, se a venda da Sporting SAD for aprovada, então resta adoptar uma última medida: o total das quotas pagas pelos Sócios reverterá a favor do Sporting Clube, não sendo partilhada com a Sporting SAD. Se esta já não faz parte do Clube, não há nenhuma lógica em os Sócios continuarem a financiá-la.

leao revisor disse...

MRG

É uma ideia interessante, actualmente são 25% das quotas que vão para as modalidades, que fica muito aquém do que realmente é gasto.

Veremos o que é proposto.

Apenas uma nota para o Agostinho Abade sobre a sustentabilidade financeira do clube.
Nem comento o teor das declarações, comento é que o responsável pelo conselho fiscal do clube nos últimos 18 anos falar pela 1º vez nesta problemática no ano que está fora do clube.

MRG disse...

Leaorevisor,

Agostinho Abade está a fazer a mesmíssima coisa que os Roquetteiros sempre fizeram: enquanto as coisas correm bem, aparecem a cantar loas à Direcção; quando correm mal, apressam-se a desmarcar-se. Vide Dias da Cunha que teve muito prazer em apoiar GL e agora já está a critica-lo. Os saltos de mortal encarpado é a modalidade preferida deles.

E ainda tentam fazer passar por parvos os Sportinguistas, tentando passar a imagem de que nunca estiveram na Direcção e não têm nenhuma responsabilidade no momento actual.

Ou isso, ou já andam a preparar a teoria do "ou nós ou o caos", ou seja, a venda da SAD.

MRG disse...

Quanto às quotas, se não me falha a memória para o Sporting Clube revertem anualmente cerca de 1M€, quando as modalidades têm como orçamento cerca de 6M€. Ainda assim, a exploração do Sporting Clube está mais ou menos equilibrada, fruto também das rendas que a Sporting SAD paga pelo Estádio e (pagava) pela Academia. Sem elas, temo pela sustentabilidade do Clube, daí que reverter a totalidade das quotas para o Clube, no caso da venda da SAD, é mais que justo. Só que justiça é coisa que nunca a SAD teve em relação ao Clube.

Mike Portugal disse...

"Pode surgir outra questão, se perdemos a maioria da SAD porque é que eu vou continuar a pagar quotas se deixo de poder eleger o máximo representante da SAD (que é o que realmente interessa a 90% dos sócios), se deixa de ser influente as minhas decisões nas AG."

Na SAD deixamos de mandar, mas continuamos a mandar no clube em todas as decisões que requeiram aprovação dos sócios (algumas requerem 75%).

Não me chateia nada que fiquemos só com 40% da SAD e se disperse os outros 60% por várias pessoas. Até é melhor que fiquem dispersos por vários do que concentrados num só.

Daniel disse...

"...vou esperar pelos pontos fracos, apresentados de forma séria..."

acho que vou ter de esperar sentado

muitos estão sequiosos disto para (re)iniciar a caça às bruxas pelo que muito dificilmente veremos por aqui argumentos fortes que não sejam "os do costume", "os roquettes", "os bes", "os que enchem os bolsos", "...",...

é triste

vitor disse...

Claro que não concordo com o timing da discussão.

De qualquer forma os sócios não vão deixar de eleger a direcção do clube, que vai continuar a nomear o presidente da SAD e a gerir o futebol do clube.

Deviam começar a empregar o termo certo, parceiros.

Há muitas formas de remunerar investimentos.

Uma coisa de que nunca se fala é que este tipo de fluxos não são irreversiveis, tendem a adequar-se às necessidades das partes.

Ainda antes, domingo há um jogo importante.

SL

MRG disse...

@Daniel,

Antes de pedir argumentos, talvez fosse melhor dar alguns para lançar a discussão.

@Vitor,
O timming da discussão foi lançado pelo seu Presidente. Se não concorda, dirija-lhe o seu descontentamento.

E se a Sporting SAD for vendida, o Presidente da SAD será o mesmo do Clube SE quem detém a maioria da SAD assim o quiser.

Marad0na disse...

http://www.record.xl.pt/Futebol/Internacional/interior.aspx?content_id=738035

pode acontecer ser um estilo city mas tb pode aparecer um deste estilo

Daniel disse...

MRG, não costumo dar bitaites sem conhecer os temas.

E antes de os conhecer, só tenho uma certeza: os bancos deixaram de ter dinehiro para enterrar nos clubes. sabendo isto, e sabendo que o MRG vai querer no próximo verão um ponta de lança de 10M que marque golos, um central que seja titular de caras, e um trinco para substituir o Rinaudo quando for preciso, é juntar 2+2

SL

Daniel disse...

MRG, "...O timming da discussão foi lançado pelo seu Presidente..."

o que interessa esta discussão a um não sportinguista?

SL

MRG disse...

@Daniel,

"o que interessa esta discussão a um não sportinguista?"

Acho que não se está a referir a mim...
Quanto ao querer um ponta de lança de 10M€, nem por isso. Basta-me um que renda golos. Este ano gastaram-se 35M€ em reforços e parece que ainda estamos a reclamar de falta de opções. Terão sido ainda poucos os contratados ou terá sido falta de preenchimento das principais lacunas? Maior investimento não significa necessariamente maior sucesso desportivo, e a história leonina já mostrou isso.

Schalager disse...

Seria bom, antes de qualquer discussão sobre este tema, ver-se os resultados da suposta auditoria.

Vir novamente com o papão de que isto é que vai permitir vir avançados de 10M tal como o Daniel avançou, é mais do mesmo. Já em todas as AG's se ouvia Soares Franco a dizer que a venda do património só em juros ia libertar 5M para contratações, e ter uma equipa mais competitiva, e ao fim ao cabo estamos no estado que se vê.

Daniel disse...

vocês vivem num mundo da fantasia que eu não conheço. num mundo onde tudo o que não é vosso está mal, o dinheiro é uma coisa fácil e cresce nas árvores de alcochete, e os ordenados são pagos com a quotas de sócio.

desculpem-me mas não vos consigo acompanhar. e quem não defende os seus também não o merece.

SL

leao revisor disse...

Vitor

Se acha que este tema não é importante eu acho e como sou um dos editores do blog, reservo-me o direito de escrever o que bem entender.

Como o presidente já recebeu, porque fez por receber, propostas para a venda do capital, penso ser mais do que lógico o debate pelos sportinguistas! Alias penso até que mais cedo ou mais tarde terá que haver sessões de esclarecimento sobre o tema.

Shalager

Já falei sobre o atraso, mas neste caso não apontaria apenas o dedo ao conselho directivo talvez devo apontar mais o dedo à comissão das 4 listas que ficaram responsáveis pela auditoria, porque não acredito que se já tivessem terminado o trabalho os resultados já não seriam do domínio publico.

vitor disse...

Não me custa a admitir adeptos que vejam o numerário como unica forma de retorno.

Não serão todos financeiros. Era um enfado de clube. Prezo muito continuar a ver nas bancadas fadistas, médicos, carpinteiros, etc.

Temos todos que valorizar mais o clube que temos.

SL

p.s.

Caro MRG,

Na parte que me toca foi o Revisor a lançar o tema aqui no blogue.

GL referiu-o - numa entrevista - como óbvio num futuro a curto prazo, no meio de tantos outros assuntos, que pelos vistos o despertarão menos.

O meu julgamento do timing tem precisamente a ver com a especulação que já para aqui vai.

De certeza que vamos todos ter oportunidade para discutir o assunto com mais informação e sobretudo mais serenidade.

SL

Jalex disse...

Mas os sócios ainda mandam alguma coisa?Há muito que deixamos de mandar,vive se essa ilusão isso sim.
De uma maneira ou de outra estas ultimas direcções levaram de avante as suas vontades.

Esta situação que agora se fala parece me inevitável,e já se vê dirigentes do clube a preparar terreno para tal.

Não nos vão dar escolha,ou aceitamos a proposta ou irão manter o clube num estado de coma por mais uns anitos ate desligarem as maquinas de suporte de vida.

É o sim ou uma morte lenta e agonizante.Na verdade a escolha já esta feita de antemão.

Estou expectante para ver quem é então o comprador que eles arranjaram(não confundir com investidor,pois não é disto que se trata).Talvez o nome do patrocinador da academia possa ser uma indicação disso(aqui estou a especular).

Só temo pelo o futuro das modalidades,pois quem comprar o clube não o faz por elas e sim pelo futebol.É preciso criar condições e garantias para sua sobrevivência.Seria triste perdemos todo este ecletismo,mas isso será algo também temos de nos mentalizar pois poderá ser uma realidade.

Quem sabe este "diabo" como muita gente vê na figura do hipotético comprador do clube ate pode ser mais competente que os dirigentes leoninos que por cá nos últimos anos e nos levaram esta situação.

Pior não deve ser de certeza.