terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

24

Jack Bauer era o protagonista da série televisiva cujos episódios de desenrolavam em 24 horas. Godinho Lopes protagonizou episódio similar ao dizer que Domingos sair do Sporting era cenário que não se colocava e que seria o treinador para o triénio.

Existe já muita especulação em volta desta decisão que surpreendeu tudo e todos.
Uma delas prende-se com a possível imposição da SAD a Domingos de um novo preparador físico, o que se compreenderia pois eu não sou pessoa de acreditar muito no azar. E a quantidade de lesões musculares e má preparação física da equipa (já para não falar da animica) e isto sem considerar casos "crónicos" como Jeffren ou Izmailov.
Outra especulação que corre é de que Domingos andava a encontrar-se com dirigentes do Porto e que teria a sua ida para o Porto a ser já trabalhada. A ser verdade concordo com a decisão tomada.

De qualquer das formas estranho a contratação de Sá. Considero que este plantel merecia um treinador "a sério" que impusesse respeito de imediato no balneário pelo seu passado. Concordaria que Sá Pinto conduzisse a equipa até final da época e depois logo se veria. Se a quipa estivesse a produzir futebol espectaculo e se concluisse que Sá Pinto tinha mãos para tocar esta guitarra tudo bem... caso contrário contratar-se-ía um treinador de Top. Não concordo com a decisão de entregar a equipa a Sá Pinto por época e meia.
De qualquer das formas acho que a equipa vai melhorar muito e que teremos melhor futebol daqui para a frente. 
Boa sorte Sá. A tua sorte será a nossa!

24 comentários:

Jalex disse...

A escolha de Sá Pinto é lógica e óbvia,basta ver o que o homem representa para massa adepta.

Logo ai é um balão de oxigénio enorme.A não ser um treinador do gabarito de um Capello(impossível)qual é o treinador disponível que geraria maior consenso do que Sá Pinto nesta altura?Alem do mais conhece o Sporting como poucos.

Quanto ao ser inexperiente recordo que ironicamente tem mais experiência que aquele Sr que vocês defendiam com unhas e dentes aqui neste blog na altura que também numa situação semelhante subiu a equipa sénior vindo dos Juniores.

Pior que Domingos não vai fazer,e se conseguir incutir a sua garra e os valores do clube ao plantel então ai é que fico completamente descansado.

Projectos?Há muito que foram pela janela fora,resta ter esperança e que Sá Pinto seja a pessoa certa(porque se não for...).

Francisco Vasconcelos disse...

Olá,

Quero começar a espalha uma ideia para ver se ao fim de algum tempo a insistir a coisa acaba por resultar.

Relembrando o caso do Peter Schmeichel que veio para o Sporting em jeito de "já ganhei tudo, vou agora apanhar um solinho"... o mesmo poderá ser tentado com Alex Ferguson.

Comecem a espalhar a ideia. Principalmente aqueles que conhecem dirigentes.

Espero que não seja preciso e que o Sá Pinto fique a treinar a equipa por tantos anos como o Sir... sinal de muitas conquistas.

Um bem haja,
Saudações Leoninas.

doraemonpt disse...

Que algo vai mal no nosso "reino", isso já não é novidade para ninguém; A verdade é que o Mingos demonstrou não ter capacidade para dar a volta a este ciclo mau, e, quando assim é, a sua permanência seria mais do mesmo; até porque a forma como ele arma a equipa e as opções que tem tomado são apenas sintoma do que estava para vir (a sua demissão). Não obstante, a verdade é que mesmo assim, a demissão apanha quase toda a gente de surpresa. Se o GL lhe deu um voto de confiança no domingo, algo de grave deve ter-se passado para ele ser demitido na 2ª feira. O que terá sido? Será que a notícia que dá conta de "encontros" entre o Mingos e os dirigentes do Porto não terão algum fundamento??? É que se têm, honra seja feita à decisão de o demitir. Resta que a direcção seja frontal e diga o que realmente esteve na base da demissão.

vitor disse...

Nunca se podem dissociar este tipo de decisões no nosso clube do factor tempo como essencial.

Que ao mesmo tempo de tão abstracto nunca se pode invocar. Chutam-se os maus resultados!

Mesmo aliados a alguma insegurança que Domingos vinha denotando nos momentos de maior pressão, da minha parte prefiro valorizar o excelente treinador que não deixou de ser e sobretudo o futebol que chegou a apresentar, reflectidos nas 10 vitórias consecutivas e sobretudo no jogo que as interrompeu já termos ido à Luz jogar de igual para igual com o Benfica.

Ao contrário do que se possa pensar, acabou por ser vitima por atingir este tipo de resultados muito mais cedo que o que se poderia prespectivar.

Aliados às más arbitragens nos 3 primeiros jogos e às lesões que se sucederam baralharam por completo qualquer gestão de expectativas.

Os bons resultados foram muito mais responsáveis que o que se possa pensar, na minha opinião mais do que os maus que se sucederam e que acabaram por determinar tudo, com Domingos a culpar o clube e o clube a culpar Domingos. A aqui, Fonte segura inclusivé!

Creio que era exigivel mais à estrutura profissional e experiente à frente do futebol, muito mais que até ao presidente, recém chegado ao futebol e com outro tipo de preocupações que não só o jogo pelo jogo.

O que é certo é que agora não adianta nada, com mais série ou menos série televisiva, concordo com o TI que agora só resta apoiar o Sá para bem do clube.

E discordo das expectativas em relação ao novo técnico, acabou de ficar provado que não precisamos só de um treinador com créditos firmados.

Apesar de estar a começar Sá sabe perfeitamente o que é o futebol e sabe sobretudo muito mais do que é o Sporting!

Força Sporting!

SL

anonymus disse...

Eu acho que a direcção fez asneira em ter garantido o Sá Pinto até 2013.Está dentro do Sporting um ex-treinador também muito carismático (Manuel Fernandes)e que tem a vantagem de ter mais de 20 anos de profissão.E depois também é capaz de manter uma relação menos intempestiva com os jogadores.É que lidar com júniores não é, concerteza, a mesma coisa, que com homens feitos e alguns já com um passado no futebol.E depois faço uma pergunta:

Mas a massa adepta quer um treinador que dirija o barco na boa direcção e ponha a equipa a ganhar ou antes, quer um treinador ao seu gosto e assim para ela estará tudo bem, mesmo que não ganhe nada?!

Carlitos Freitas disse...

Vamos esperar a posição de Domingos. Um caso que vai durar com prejuízos directos e colterais para o Sporting. A ser verdade a história do Porto, tudo muda de figura e a posição de Godinho Lopes ganha pontos!

http://quintadelduque.blogspot.com/2012/02/sera-que-interessa-saber-mais.html

MRG disse...

O Sporting assinou, no início da tarde desta segunda-feira, um protocolo com a PT para a renovação do sistema de CCTV (sistema de vigilância) do complexo Alvalade XXI e da Academia Sporting/Puma.
Pelo Sporting assinaram o documento José Filipe Nobre Guedes e Paulo Pereira Cristóvão e, pela PT, o administrador Carlos Duarte. Paulo Pereira Cristóvão considerou que “veio responder a uma necessidade identificada e, pese embora seja um valor avultado, fizemos um acordo bastante confortável para o Sporting em termos de liquidação do mesmo e que faz com que o Clube vá possuir, no Estádio e na Academia, um equipamento que o coloca na dianteira europeia em termos de prevenção de fenómenos de risco em eventos desportivos”.

“Estamos a falar da colocação de sistemas integrados de IP Full HD, de câmaras que além do tempo de armazenamento com que passamos a contar, dá-nos uma qualidade de imagem que, neste momento não tínhamos. Passamos a ser pioneiros, mais uma vez, com a colocação de 250 câmaras novas. O sistema existirá não só para prevenção, como também de repressão, ou seja, através de qualquer elemento prevaricador, quer seja dentro do estádio, quer nas imediações do mesmo. O investimento global mostra o grande compromisso que o Sporting tem com a questão da segurança dos eventos e das suas instalações, para cuidar do maior património dos sportinguistas, que é o seu estádio”.


500.000 euros gastos num novo sistema de cctv...fantástico! E ainda diziam que o Sporting não tinha dinheiro...Agora vai ser um fartote de controlar as massas leoninas, não vá alguém ter a ousadia de querer mostrar o seu descontentamento.

leao revisor disse...

MRG

É a tal coisa de criticar por ter cão ou por não ter!

Se tu me disseres assim... ah e tal compraram isto e não tapam o fosso como prometeram ou não passam as cadeiras para verde estou de acordo contigo. Agora transformar o estádio mais seguro não precisando recorrer a jaulas (como tanto nos queixamos) é motivo de critica... É criticar por criticar e revela ao que se vem.

MRG disse...

Leao Revisor,

Em que escala é que esta medida é assim tão importante para se gastar meio milhão de euros nesta altura?

Falas do fosso e das cadeiras. Pois eu falo de um treinador de top (e ainda vamos ter que ver a indemnização ao DP) e, mais importante, o Pavilhão. Mas esse já todos sabemos (ou pelo menos alguns) que nas imediações do Estádio já não vai ser.

E quanto ao revelar ao que se vem, também podia dizer o mesmo de ti.

Já agora, acho muito gira a nova telenovela que fontes leoninas (deve ter mão do Cunha e Vaz) puseram a circular: o DP esteve em contactos com dirigentes morcões. Se tal fosse verdade, havia mais que motivo para rescisão do contrato por causa justa (sem pagar indemnização)...Mas não, fez-se um acordo (como expresso no comunicado à CMVM).
A corrente partiu-se pelo elo mais fraco e agora, à semelhança do caso do Montinho, toca a intoxicar a opinião publica com soundbytes do tipo "maça podre". Porque há que se proteger das rajadas de balas e nada melhor que a contratação de Sá Pinto...os adeptos ficam contentes com o "circo".

leao revisor disse...

MRG

Aquilo que digo é, alguem lhe está a pedir mais um euro de quotas para instalar este novo sistema de segurança?

Aquilo que digo é, este novo sistema de segurança vai impossibilitar o que foi prometido como fechar o fosso ou as cadeiras verdes?

Neste momento existem algum treinador (já nem falo de topo) que se habilite a vir para o SCP?

Você sabe a minha posição sobre esta medida, sabe que não gostava do Domingos mas também sabe que é mais popular do que racional.

Para mim, acho que foi muito mais pela questão do preparador fisico do que pela razão do encontro, mas isto é a minha opinião.

E quanto ao Pavilhão, se sabe do que está a falar saberá também que não será "apenas" só a questão "pavilhão" que se está a tratar. E digo-lhe já não concordo com essa opção.

leao revisor disse...

MRG

E como calculas não são 500 mil euros o problema do pavilhão.

MRG disse...

Leao Revisor,

Ninguém me está a pedir mais euros de quotas. Quer dizer, ainda não sei o que é a operação "Investir na Paixão", mas espero que não seja uma Operação Coração Vermelho.

E não é uma questão de impossibilitar ou não...é apenas uma questão de prioridades. Ou será que o dinheiro agora tem prazo de validade como os fundos europeus?! Ah e tal, temos aqui este dinheiro parado e temos que gastá-lo em alguma coisa. 500.000 euros quase que dá para pagar uma época inteira do Andebol!!!

Quanto ao Pavilhão, sei que não é só isso. Aliás, das opções em cima da mesa, cada uma mais estapafúrdia que a outra. Em eleições é tudo muito bonito. Agora...puff...adeus Pavilhão em Alvalade.

MRG disse...

LR,
"E como calculas não são 500 mil euros o problema do pavilhão."

Lá está...500.000 euros podem ser uma ninharia comparado com o investimento global no Pavilhão. Mas pode significar entre um piso para mais modalidades ou menos.

Se o dinheiro fosse teu ou saísse de teu bolso, já não pensavas com tanta leviandade.

leao revisor disse...

MRG

Sinceramente deitar dinheiro à rua, mais vale ser no sistema do que andebol que este ano tem-me tirado qualquer tipo de paciência.

Se acho que é o dinheiro melhor investido digo que não, penso que para a realidade em que vivemos, 2 jogos de alto risco por ano, não fazia esse investimento. Mas aguardo que a direcção cumpra o que prometeu, que para mim pessoalmente nem são medidas importantes, são populares mais uma vez mas nem vou discutir isso.

Para a semana quando for apresentado, temos mais bases com que discutir, mas como já disse, parece-me apenas uma fachada para entrar dinheiro de alguém.

A história do Pavilhão é simples, a partir do momento que a CGD se cortou, havia duas soluções, ou se arranjava outro "patrocinador" ou tinha que se recorrer a um empréstimo (e isso os bancos estavam disponíveis). Isto era valido para todos os candidatos. Não me parece de fácil solução este problema, as propostas apresentadas nenhuma me agrada obviamente já que nenhuma é onde devia ser o pavilhão, junto ao estádio. E continuarei a pensar o mesmo porque é algo que não abdico.

Lionheart disse...

Compreende-se a contratação de Sá Pinto por uma época e meia. Se as coisas correrem muito mal (Deus queira que não) isso não impede que ele saia no fim desta época, mas antes disso ele tem de estar seguro perante os jogadores. Essa segurança é eles terem de o respeitar como o treinador para a próxima temporada. Não podia repetir-se outra indefinição grave como com o caso Carlos Carvalhal.

Quanto à fragilidade da direcção quando se muda de treinador, tal deve-se a sucessivas mudanças de discurso e a indefinições no futebol. Num momento um treinador é indispensável, noutro já é despedido. A base do problema são os péssimos resultados derivados da falta de organização que faz com que um mau resultado degenere numa hecatombe que faz perder uma época inteira em meia dúzia de jogos. É tudo demasiado mau. Não se admite que um clube como o Sporting esteja há anos com o futebol profissional numa lástima. Depois por incapacidade e pressão os dirigentes acabam por desistir e as administrações sucedem-se. De caminho andam por lá uns cagões que arrotam umas postas de pescada e depois são os primeiros a sair. À "Sporting", claro.

João Pedro disse...

Pois Revisor, eu também concordo plenamente com a direcção ao considerarem o perfil de Sá Pinto como o ideal para tomar conta da equipa, pois alem de símbolo do clube, tem carisma, presença e encarna um espírito lutador. Contudo isto é ver a realidade por um ângulo mais esconso. É evidente que o Domingos demonstrou e confirmou falta de capacidade para treinar um clube grande, mas a sua demissão corresponde á falha de um projecto e a verdade é que os que os verdadeiros responsáveis continuam a passear pelos corredores de Alvalade. Creio que ninguém goste de ver o clube num clima de tumulto constante e num sistemático carrocel eleitoral, mas caso o Sporting não acabe o campeonato em 3.º lugar, vão ter que haver mudanças mas a sério em vez de maquilhagens directivas que só tem resultado em sucessivos fracassos.

vitor disse...

Discutir-se o tempo de duração do contrato do Sá depois do que acabou de acontecer é no minimo uma perda de tempo surreal.

Só se fala dos resultados de futebol, mas esta época até já houve conquistas bem mais importantes.

Mérito de Domingos, da direcção e sobretudo dos adeptos, esses mesmo e o seu regresso ao estádio. Mantenha Sá a chama acesa é já é vitorioso!

Ainda mais importante que consolidar o treinador é consolidar um projecto e que quem lá está não bata com a porta.

Será a unica forma de podermos pensar em conquistas a médio prazo!

SL

João Santos disse...

Não concordei com a meia época de Carvalhal não concordava com o mesmo a Sá Pinto. Época e meia é prova de confiança!

vitor disse...

Estava a demorar muito a aparecer o padrão de quem só está interessado em promover a instabilidade directiva!

Sempre que acontece qualquer coisa incompreensivel do lado de fora, o joker é o ex-policia! Percebe-se bem quem querem atacar!

Foi assim na saída do Carlos Barbosa, que passados dois dias escreveu sobre o strip-tease financeiro! Convenientissimo para alguém com responsabilidades no marketing do clube!

E pelos vistos também está implicado na saída de Domingos e na entrada do Sá!? Quando nem toca na chincha do futebol!

Primeiro convém perceber qual foi afinal a claque que foi vaiar a equipa ao aeroporto.

A ultima tarja da Juve dizia que estavam com Domingos! Para além de que é área do Beto e não de PPC como alguns gostam de dizer!

Mas o que sobressai disto tudo é quererem fazer de GL, mais uma vez, um fantoche!? E interessa esclarecer de uma vez por todas quem é afinal o presidente do Sporting!

Estamos a falar de alguém que é um verdadeiro lider desde a faculdade, onde foi dirigente e lider académico!

Que muito menos vinha para um clube receber ordens de alguém! Que tem um verdadeiro projecto para o Sporting, custe o que custar a alguns e que acabou de tomar a decisão de rescindir com o treinador que chegou a pensar ser o ideal. Sei inclusivé que o fez com pesar, mas sem hesitações, como é expectável a alguém habituado a liderar desde há muito tempo!

Um projecto que conta, antes de mais, com os adeptos. Que bom que era poder dizer sócios, mas para já somos tão poucos. O que desde já, representa um grande corte com o passado recente do clube e que até era ao mesmo tempo a grande reinvindicação dos mais resilientes.

Como um verdadeiro lider GL limitou-se a ler os sinais e a antecipar o futuro como é sua obrigação. E o que eu digo é que houve alguém que não fez os trabalhos de casa para chegarmos à situação de rescindir com Domingos, mas isso agora também já lá vai.

Apesar de não subscrever a decisão percebo perfeitamente onde Domingos falhou e não foi só os resultados que não apareceram. A comunicação também é fundamental, entre muitas outras coisa.

Fazendo parte dos que continuavam a acreditar que Domingos ainda conseguiria inverter a situação, era ao mesmo tempo imperativo esclarecer esta outra.

Desenganem-se os que pensam que há outro lider no clube ou na SAD! Ainda vão ter muito tempo para perceber quem verdadeiramente manda no Sporting!

E ao mesmo tempo estarem agradecidos pela dedicação extrema. Isto dos nucleos é tudo muito bonito, mas também temos todos familia, já para não falar do descanso expectável ao fim de semana para quem passa a semana a trabalhar em pról do clube.

SL

vitor disse...

O Sporting também é hoje um espelho dos seus adeptos e no futuro também irá até onde os adeptos se propuserem!

SL

vitor disse...

E este deve ser mesmo o unico ponto onde estamos todos de acordo e não é so no Sporting. Quem faz os clubes são os seus adeptos!

SL

vitor disse...

Até o que nos deveria encher de orgulho, as novas câmaras, que vão inclusivé mostrar às galinhas para que servem as gaiolas, conseguem achincalhar.

Foi através da empresa do PPC?! Um contrato celebrado entre o Sporting e a PT, faz no minimo que PPC tenha tomado recentemente uma posição dominante na PT, ainda sem que ninguém saiba ou até pode ser o misterioso novo investidor!

Também não pode ser, o clube não está à venda!

É carnaval, ninguém leva a mal!

Nem o Revisor surpreendido com a troca de treinadores, depois do que vinha escrevendo, depois de ter sido inclusivé avisado.

Prespicácia ou populismo são opiniões editatoriais. O Revisor continua a dar preferência a gestões viradas para o interior, tipo Filipe Soares Franco.

SL

Carlsberg disse...

Bem esta defesa feita aqui pelo vitor ao GL e direcção do SCP, faz-me lembrar de uma outra defesa também aqui feita pelo vitor ao JEB e sua direcção, e toda gente viu como essa história acabou: o pior periodo da vida do grande SCP.

Deus queira que n seja igual com esta direcção, apesar de a perda de rumo já ser notória, como foi com JEB.

A ver vamos, mas uma coisa é certa se continuarmos na mesma em Outubro que vem, novas eleições teremos.

SL

João Pedro disse...

Interrogo-me se certas pessoas que por aqui escrevem (com uma assiduidade propagandística) tem a noção da carapaça demasiado transparente que lhes deixa transparecer um sabujismo nato.

Ainda não se devem ter lembrado de propor um monumento ao Roquettismo.