domingo, 12 de fevereiro de 2012

Recuemos 20 anos

Tentando analisar friamente todos estes meses de trabalho penso o seguinte:

Terminada uma época de horror, TODOS concordávamos que uma profunda remodelação teria que ser feita no plantel. A tal "vassourada" só foi conseguida com o tal "cheque" e com isso foi preciso entrar 20 jogadores para suprir a saída de outros tantos.

Até aqui, penso que era consensual que teria que ser feito algo do género, pelo menos todos assim o admitiam poucos meses antes da época terminar.

Muitos nomes geraram entusiasmo nos adeptos, de tal forma, que tivemos 50 mil do jogo de preparação, algo que nunca aconteceu antes! De tal forma que dobramos a média de assistência em Alvalade e de tal forma que fora de portas temos assistido a ondas verdes pelo pais.

O treinador escolhido teve a maior recepção/apresentação que alguma vez me lembro de um treinador no SCP. Sinónimo que pelo menos os adeptos concordavam com a escolha.

A direcção tem seguido um caminho de aproximação aos sócios, algo populista, seguindo aquilo que foi-lhe pedido, tendo até aberto a certa altura uma via de comunicação para enviar sugestões. Tem feito um trabalho meritório na visita aos núcleos de todo o pais sempre que o SCP se desloca fora de portas.

Mas a verdade é que o SCP depois de fazer um mau inicio de época, fez todos os sportinguistas acreditarem, eu acreditei mesmo sendo numa primeira época, que poderíamos discutir o titulo nacional. Foram 2 meses de bom futebol, de atitude e de entrega, algo completamente oposto do que regista agora e a presença/conquista na final do Jamor era uma obrigação depois da eliminação dos nossos adversários.

Depois de, com dificuldade superar a azia do péssimo jogo de ontem, onde naturalmente a contestação aumenta de tom pensei antigamente era assim?

Recuei 20 anos, como poderia ter recuado 30. Estávamos no "reinado" de Sousa Cintra, sem vencer NADA (e aqui era mesmo nada!) ficámos em 3º esse ano com os mesmo pontos do 4º, bastante longe do vencedor do campeonato. Não me recordo sinceramente do nível exibicional apresentado mas aquilo que consigo dizer é que nessa altura a corda, a partir, partia sempre pelo lado do treinador.

Actualmente, a coisa não corre bem, mesmo depois de a direcção ter feito o que a esmagadora maioria dos sócios pretendia e o presidente tem logo a cabeça a prémio. Já diz o ditado que mudam-se os tempos mudam-se as vontades mas um pouco mais de senso no juízo e avaliação dos sportinguistas até porque isso implicaria necessariamente eleições a cada final de época sempre que não fossemos campeões.

E assumo que já não consigo ver o Domingos nem pintado, mas também sei que ele não sairá. Na minha humilde avaliação tem "ovos" que outros nunca tiveram e está a fazer igual ou pior do que esses. Alguns pensam que isto desculpa a direcção e é com esse objectivo que escrevo mas em ultima analise foi a direcção que o escolheu e como se costuma dizer "a culpa não é dele é de quem lhe lá colocou".

Termino apenas com dizendo ao presidente que os que foram ao aeroporto podem não representar os sportinguista na sua globalidade mas representam o desagrado de uma maioria muito significativa. Nestas alturas existem sempre "bocas" mais a quente, mas o sinal foi dado!

Saudações Leoninas

16 comentários:

Riga/V-1-Boy disse...

o domingos duvido que até ao fim desta epoca saía, e mesmo no final tenho sérias duvidas, já que como novo treinador voltariamos ao mesmo, estes jogadores precisariam novamente de tempo para assimilar novas rotinas.

quanto ao resto aqueles 2 meses acho que não podem servir de exemplo, esta epoca apra mim serve para consolidar um equipa e o que se ganhar será sempre por acrescimo.

mas os adeptos não entendem isso e se lhes vendessem isso duvido que aparecessem no estadio, porque é assim mesmo ou jogam para ser campeoes ou nada mais interessa.

mas vamos a factos desta equipa nova com 20 reforçoes e com uma data de lesoes pelo meio, que esfrangalharam a equipa(ontem jogou o pereirinha, porque bem extremos de raiz tinhas 2 disponiveis e na jogando ele jogaria o evaldo com o insua a extremo, mas a isto já lá vou)

campeonato, tas a 8 pontos do braga: certo mas quer nós quer eles ainda iremos jogar com benfica e porto, o braga se nao me engano vai a luz e a alvalade( o dragao nao sei) e podemos ter uma grande final na ultima jornada quando os recebermos, por isso o 3º lugar ainda é possivel, o proprio maritiomo tambem ainda irá perder pontos( nos barreiros esta epoca só benfica cm 1 golo a 3 min do fim e o braga contra 10 e depois de ter tado a perder ganharam).

taça de portugal: tas na final e com boas hipotese de vencer.

taça da liga: a grande desiluçao, pelo menos nas meias finais devia-se estar

liga europa: obrigaçao passar os polacos e a partir tudo o que acontecer de bom virá por acrescimo( nunca será vergonha ser eliminado pelo city ou memso pelo porto).

no fundo ficar em 3º lugar + vitoria na taça de portugal será uma boa epoca para uma equipa completamente nova, por muito que custe aos adeptos.

quanto ao jogo de ontem 2 notas:

apos 4f, toda a gente queria que jogasse a dupla de centrais de ontem( o domingos fez a vontade), mas ficou a perceber-se porque se joga com um central alto e um mais baixo mas mais rapido ao lado, normalmente toda a gente joga assim, por 2 torres quando no geral sao 2 jogadores lentos e querer jogar com a defesa subida como se tem feito sempre, pode dar barraca

depois de 4f toda a gente dizia ser criminoso mudar alguem do trio de meio campo(mas o scharss e o izmailov ainda a ganhar ritmo.... acabaram por fazer a equipa melhorar um pouco na segunda parte)

Leopinião disse...

Revisor,

Como te tenho ditvárias vezes, tu para mim és pior que um lampião! Assim, e dentro desta depressitude e tristeza por estes resultados e pela situação de desanimo instalada, a tua frustração dá-me um certo gozo. Se há pessoa que merece estes resultados és tu, com toda a certeza!

Em segundo lugar, e apesar de no tempo do Cintra termos ficado em 3º e em 4º lugar no campeonato, nunca estivemos a esta distância pontual do líder, tinhamos património desportivo e não desportivo e praticavamos um futebol mais espectacular e entusiasmante. Figo, Balakov, Valcx, Juskowiak, Marco Aurélio, Luisinho, Paulo Sousa, entre outros tinham uma qualidade e uma classe muito superiores aos nossos actuais jogadores.
Tinhamos mais Sócios, tinhamos mais alma e ainda não tinhamos sido vitimas deste sinistro "projecto roquette" e da sua empresarialização que "rebentou" e "desmantelou" muito do universo Sportinguista, deixando-o "em cacos".

E a tua culpa por tudo isto, é muito grande! Mereces tudo o que se está a passar e muito mais!

Pedro Filipe disse...

Cambada de mansos. O do primeiro comentário e tu Revisor.
Estamos uma merda....mas acredito que a direcção fica.
Estamos uma merda...mas acredito que o treinador fica.

Cambada de mansos!!!

Em Guimarães e no Porto moram adeptos, aqui moram mansos. Quem não é assim....não interessa ao senhor presidente, são pessoas que não representam nada.

Oh artista tens não queres perder o treinador senão era necessário recuperar o fio de jogo???? QUE FIO CARALHO!!???

De vergonha em vergonha...vamos levantar a cabeça e continuar a trabalhar.

luis silva disse...

Há 20 anos havia orgulho em ser do Sporting e o futuro não estava em causa.
Hoje é uma vergonha ser do Sporting e o futuro é mendigar que um artista estrangeiro com dinheiro nos salve.
SL

QUINTA disse...

A origem do que se passa veio do exterior, deposi fazemos o nosso trabalho costumeiro. É só reparar como os nosso adversários, falo de adeptos incluídos, "trabalham" essas nuances.

DE JOÃO FERREIRA A DOMINGOS SÃO OITO PONTOS DE DISTÂNCIA
http://quintadelduque.blogspot.com/2012/02/de-joao-ferreira-domingos-sao-oito.html

leao revisor disse...

Leopinião

Frustrado? Frustrado és tu que nem a história do teu clube sabes!

O SCP nessa época ficou a 18 pontos do titulo (fazendo a conversão para a vitória a 3 pontos).

Essa do "praticavamos um futebol mais espectacular e entusiasmante. Figo, Balakov, Valcx, Juskowiak, Marco Aurélio, Luisinho, Paulo Sousa, entre outros tinham uma qualidade e uma classe muito superiores aos nossos actuais jogadores." não liga bem com "e apesar de no tempo do Cintra termos ficado em 3º e em 4º lugar no campeonato, nunca estivemos a esta distância pontual do líder" (como provo é falso que nunca estivemos a esta distancia do líder.

Naquela altura a culpa seria de quem? Do Roquette que iria entrar? Hmmm talvez da auditoria que devia ter sido feita? Pois tens que pensar um pouco... depois responde!

"tinhamos património desportivo e não desportivo".. Tínhamos isso tudo, não tinhamos é dinheiro para pagar salarios nem a conta da luz... por isso é que o tal Rouquette apareceu como o "Salvador". Ou o que escrevi é mentira?

O teu problema, é que vocês vêm para aqui e NUNCA rebatem com argumentos que estou errado é sempre "Como te tenho ditvárias vezes, tu para mim és pior que um lampião" ou "E a tua culpa por tudo isto, é muito grande! Mereces tudo o que se está a passar e muito mais!"

Simplesmente ridiculo!

leao revisor disse...

Pedro Filipe

Manso?

Você pode achar que a solução é mandar tudo embora mas andamos nisto há alguns anos e não melhora.

Voce diz que bom é a pessoa X, com essa é que isto melhora.

Então eu até lhe digo assim, que venha essa, com apenas uma condição, se não for campeão no 1º ano pede a demissão e vai para lá outro.

E acredite que até com o palhaço do Pirómano eu estaria a apoiar o clube como sempre tive!

leao revisor disse...

Luis Silva

Havia orgulho?

Olhe houve uma altura e não foi a muito tempo, ganhávamos títulos, íamos ganhar a casa dos rivais, lutávamos pelo titulo e essas pessoas foram insultadas e acusavam quem apoiava e gostava dessas pessoas de falta de mentalidade vencedora.

Você diz-me que nessa a vinte anos atrás havia orgulho quando era de 3º para baixo e nem uma taça vencíamos?

Então mas que raio? Orgulho vou ter sempre! Já o escrevi até podemos estar nos distritais que orgulho no meu clube vou ter sempre!

leao revisor disse...

Só mais uma lição de história para o distraído leopinião:

90/91- 21 pontos do 1º
92/93- 17 pontos do 1º

Factos! Com muita pena minha, mas já nessa altura a culpa seria minha presumo!

luis silva disse...

Caro revisor, já que escolheu duas épocas ao seu gosto, permita escolher mais duas:
2009/2010 - 28 pontos do 1º
2010/2011 - 36 pontos do 1º

Não vale a pena perder tempo a discutir quem é mais ou menos sportinguista, cada um vive o sporting à sua maneira e já que teve vontade de recuar 20 anos, na minha opinião foram anos de orgulho, esperança e crença naquela equipa. Hoje, portanto nestes ultimos 2 ou 3 anos é frustrante e uma vergonha ser do sporting.
Se sente orgulho do sporting nos distritais, bom para si, candidate-se a presidente, traga o clube de novo para a 1ª liga e leve a tribunal os culpados que o puseram lá.
SL

leao revisor disse...

Luis Silva

Se pretende apanhar só o que lhe interessa...

A minha resposta foi sobre isto!
"Em segundo lugar, e apesar de no tempo do Cintra termos ficado em 3º e em 4º lugar no campeonato, nunca estivemos a esta distância pontual do líder,"

Tudo o que não seja discutir o titulo até ao final é mau/péssimo!

Não existe "sportingometro" aquilo que digo é que não sinto mais orgulho quando o SCP ganha do que quando o SCP perde.

E eu não disse que sentia orgulho com o SCP nas distritais, disse que teria o mesmo orgulho em ser do SCP que é bem diferente!

Quanto aos culpados, se sabe de algo vá à PJ.

LeaoCapel disse...

Vou-te fazer uma pergunta muito simples LR: já que falas muito no passado, na tua opinião de quem é a culpa pelo facto do Sporting estar na presente situação financeira e desportiva?
Será que tal como no país a culpa morre solteira? Ah e tal, o importante não é irmos ao passado, o que lá vai lá vai... Mas claro que é importante olharmos para trás: quem fez mal ao nosso clube deve e TEM de ser responsabilizado, por muito que as auditorias que nos são apresentadas mostrem apenas a superfície e aquilo que já todos sabemos (que estranho GL apressar-se a dizer que acredita os antigos dirigentes não actuaram de forma dolosa. E o ROC então ainda diz mais: a auditoria prova que não houve gestão danosa, quando não prova nem que sim,nem que não.)

É também curioso verificar que a grande maioria daqueles que afundaram o SCP estão claramente conotados com os que afundaram o país (PS,PSD), ambos defendidos pelo LR. Ambos sem qualquer espécie de culpa no estado das coisas. Aliás, em ambos os casos, a culpa pertence exclusivamente aos "terroristas" que teimam em manifestar-se e que não deixam trabalhar os gestores de topo e os bons chefes de família.

leao revisor disse...

LeoCapel

"É também curioso verificar que a grande maioria daqueles que afundaram o SCP estão claramente conotados com os que afundaram o país (PS,PSD), ambos defendidos pelo LR."

Meu caro você não me conhece de parte alguma! não tenho partido politico! E para que saiba em termos de ideologia sou o mais a direita possível por isso não diga coisas que não sabe!

Quanto à pergunta propriamente dita, tudo o que de determinante foi decidido no SCP foi aprovado por larga maioria (2/3) dos sócios. Durante as eleições (tirando a ultima) os presidentes foram legitimados sempre com maioria absoluta e às vezes absolutissima!

Aquilo que você pretende é apontar o dedo a alguém, aquilo que eu digo é que houve muita gente incompetente no SCP, houve até uns que apareceram como salvadores e em menos de 20 anos passaram a carrascos dos clube.

Concordo quando diz que quem fez mal ao SCP deve ser responsabilizado mas diga-me os casos que isso aconteceu. É sempre a mesma conversa quero factos!

Rui Meireles saiu do SCP tendo entrado para mim como incompetente e saído como incompetente na mesma, para alem do recheado ordenado ao final do mês, recebeu a modica quantia de 600 mil euros para abandonar o clube. Deve ser responsabilizado? Quem o despediu deve ser responsabilizado? Ou deve ser quem o contratou? E por aqui podíamos continuar... É que gostamos muito de pedir a demissão desta e daquela pessoa mas depois quando vem a conta é que é pior.

Anónimo disse...

que radicais omgd isto nao é futebol manager! qual é a culpa do domingos de nunca ter jogadores disponiveis para fazer um 11 inicial que predure 9 10 jogos seguidos? Sao lesoes de jogadores importantes quase em todos os jogos! e depois claro que o homem tem que jogar com uma equipa sem ritmo de jogo juntos... sairam uma data de jogadores e entraram uma data deles dos 4 cantos do mundo com estilos de futebol diferente que nunca jogaram juntos so JP e RP (salvo erro dos titulares indiscutiveis depois claro que ha izmailov por exemplo mas esse perddeu a titularidade devido como sabemos a lesoes) sabiam o que era o futebol português! uma equipa COM 8 MESES, com uma equipa NOVISSIMA, com uma media de idades de 22.55 anos! com 9 jogadores novos num 11 inicial! Domingos nunca jogou mais de 10 jogos com o mesmo 11 inical pk nao conseguia! nos temos a puta da mania de sermos treinadores de bancada mas os dirigentes, presisdente e o treinador é que sabem qual o estado de tal e tal jogador tu (revisor) eu e todos os sportinguistas SABEMOS 0 so ainda ha pouco tempo é que houve um treino à porta aberta... Nao crucifico ninguem e continuo e continuarei a dizer que esta equipa vai dar frutos mts frutos! tbm me custa mt ver assim o Sporting mas nao posso fazer nada. So me resta continuar a apoiar como me compete como adepto DOENTE por esta equipa!!!!

anonymus disse...

Há aqui quem escreva que a culpa da situação do Sporting actual foram os Roquettes.Eles só fizeram um erro enorme, foi de terem construido o estádio e a academia sem haver dinheiro, mas muitos que criticam agora, se não o tivessem feito, estariam aqui agora, não a criticar a gestão do Sporting, mas a acusarem-nos de não ter feito essas obras.Os endividamentos provocados por essas 2 obras, tem provocado nestes últimos 10 anos falta de liquidez na tesouraria do Clube.Os rivais, mesmo com todas as ajudas que receberam legal e ilegalmente, não estão numa situação melhor.Os do Norte, mesmo com todo o dinheiro que têm recebido da venda de jogadores (segundo o JN cerca de 300 milhões de euros nos últimos 8 anos), só a SAD tem um passivo superior a 150 milhões de euros.Os do outro lado da 2ª. circular, ultrapassam já largamente os 500 milhões, tanto como o Sporting e Porto juntos.
Por esses lados ninguém se preocupa com essas situações.No Sporting toda a gente fala porque há sempre alguém que está mais preocupado em fazer politica, que em arranjar soluções.

LeaoCapel disse...

"Meu caro você não me conhece de parte alguma! não tenho partido politico! E para que saiba em termos de ideologia sou o mais a direita possível por isso não diga coisas que não sabe!"

Leao Revisor Uber Alles.
Vê lá não mandes os terroristas do Sporting todos para o campo de concentração xD.