segunda-feira, 26 de março de 2012

1 ano de mandato!

Um ano passado das eleições devo dizer que me arrependo de não ter votado em GL.

Sobre o seu primeiro mandato podemos o ver da seguinte forma:
- No campeonato estamos em 5º lugar e aumentámos o passivo por isso tem sido um ano de desastre!

Ou podemos vê-lo da seguinte forma:
- No campeonato estamos em 5º lugar tendo no inicio do campeonato (3 primeiras jornadas) assistido a um ataque vergonhoso da arbitragem contra o nosso clube. O passivo aumentou porque foi essa a estratégia para construir uma equipa mais forte com mais possibilidades de lutar pelo titulo. Gastámos em transferências algo que não estávamos habituados e aumentamos igualmente o nosso orçamento para salários de forma a conseguir trazer jogadores mais cotados.
Se isto pode ser subjectivo o aumento das assistências e o cântico "isto é o Sporting" acho que deixam a subjectividade de lado e argumentam a favor desta direcção ao fim deste primeiro ano.

Depois tenho a certeza que existe muito maior proximidade entre a direcção e os sócios do que havia antigamente, as iniciativas sucedem-se entre tour´s do Leão e visitas a núcleos algo que novamente é indesmentível.

Os problemas financeiros continuam e ao fim de 1 ano de trabalho existe um caminho que até ao momento é o único (porque ninguém apresentou outro) resta saber se é o correcto ou não.

Das promessas falta o pavilhão, que segundo GL fará um anuncio para breve. O "breve" já o oiço a algum tempo, bem sei que faltam 2 anos para terminar o mandato e que nem todos os problemas são por culpa desta direcção mas espero que o "breve" não sejam meses mas sim na 4º feira aquando da entrevista na RTP.
Depois temos o fosso e as cadeiras verdes que foram igualmente promessas desta direcção que garantiu que, pelo menos, o fosso estaria coberto até ao inicio da próxima época. É algo sinceramente que não me faz diferença alguma mas se é mais alguma coisa que trás felicidade e bem estar aos sportinguistas que se faça.

Nas modalidades podemos fazer história, mas o que mais me agrada são a inversão das mentalidades e o regresso de modalidades histórias como o Basquetebol e o Rugby!

Não votei GL porque não gostava da personagem e muito menos de muita gente que fazia parte da sua lista. A verdade é que esta direcção construiu uma equipa que me faz acreditar que é possível vencer e isso era algo que não sentia à muito tempo.

Saudações Leoninas

26 comentários:

João Santos disse...

Só para relembrar que essa das 3 primeiras jornadas serem culpa dos árbitros não é bem assim. À segunda jornada em Aveiro o árbitro foi dos melhores deste campeonato sendo ele ainda por cima da distrital, Sr. Idalécio Martins para quem não se recorda. Por isso nessas 3 jornadas temos que culpar os árbitros de 2 jogos, não de 3. E se talvez não se tivesse insistido em começar com Postigas e Djalos por exemplo, a história fosse outra... SL

Jalex disse...

No post do "Pés bem assentes no chão!"

Escrevi isto:

Chateou me mais este jogo que algumas derrotas recentes pois a atitude por parte da maioria não foi profissional.

E o mal do Sporting esta época foi este,falta de profissionalismo falta de ambição e objectivos claros e definidos(pois claramente internamente a mensagem não era a mesma que se transmitia cá fora para os adeptos).

O Sporting esta época tinha todas as condições para estar a discutir o título ,tivemos más arbitragens sim mas justificar a nossa posição na tabela só com isso é ser desonesto.




Quanto a questão se sabendo o que sei hoje votaria em Godinho,não.
E não o faria pela mesma razão que não votei na altura.
A única diferença é que sabendo o que sei hoje também não votaria no candidato em que votei(BdC).

Daniel disse...

ano de aprendizagem
de todos
e para o bem do SCP, até de nós, adeptos

SL

leao revisor disse...

JOão Santos

Lá voltamos nós a mesma conversa (e única em todo o mundo) que como não jogámos bem os árbitros podem gozar com agente e decidir o vencedor.

Até dou de barato esse jogo então em aveiro, 5 pontos nas 3 primeiras jornadas e mais uns quantos frente ao gil e Setúbal que foram as mais evidentes... Dariam para estar na luta e dariam para dar outra moral aos jogadores e isso tem muita influencia também.

Jalex

Não concordo que tinhamos condições para discutir o titulo e só teriamos se os nossos rivais fizessem campeonatos maus (o que está a acontecer) e se não fossemos roubados (o que aconteceu).

Um equipa com 19 jogadores novos e ainda por cima jovens num clube que tem prazer em viver em permanente discussão é tarefa heróica vencer num primeiro ano! Melhor sem duvida, campeão neste contexto muito muito dificil

Mike Portugal disse...

Não esquecer outro pormenor. Domingos fez um PÉSSIMO trabalho com a equipa, quer fisicamente (nº de lesões assustador por falta de treino), quer mentalmente. Aí podemos culpar a direção, embora ninguem conseguisse prever que um treinador que tinha levado o Braga a tão bons resultados se revelasse um flop autentico.

vitor disse...

Foi na edição online do jornal "o jogo" que vi ontem mais objectividade na análise a este 1º ano de governação GL.

Na peça - Revolução para segurar o futuro - e mais umas anexas, como - o que foi feito e por fazer.

Não se faz nada no futebol em Portugal em tão pouco tempo!

Realizou-se o que foi possivel, sem duvida no bom caminho! É preciso continuar a trabalhar!

Força Sporting!

SL

Leo disse...

Leão Revisor, talvez fosse bom, além das promessas por cumprir, estarem também visíveis as Promessas Eleitorais cumpridas, pois pelos vistos há quem tenha dificuldades nesse aspecto, ou problemas de memória selectiva...

SL

vitor disse...

E já que estamos em maré de balanços, quero aproveitar a presença do Conselheiro Leonino aqui no Fonte Segura para lhe agradecer a descoberta e congratular o blogue pró-clube, Bancada Nascente!

Custa mas infelizmente ainda é noticia, na blogosfera leonina um blogue absolutamente pró-Sporting, como deviam ser todos! Para ser inteiramente justo, ressalvo o acentuar dessa tendência, ao mesmo tempo sintomática da nova onda verde que apareceu e tem vindo a crescer!

No actual mandato, a nova média de assitências no Estádio é para mim o que há de mais relevante até à data!

Voltando aos blogues e à Bancada Nascente nomeadamente, não faço a minima ideia desde quando, para mim é novo e tem muito valor!

Todos vêm dar a ideia que está para acabar o objectivo de oposição ao clube da blogosfera leonina! Criação que o clube nunca precisou!

Fica a dica para quem, como eu, ainda não conhecia!

Força Sporting!

SL

João Santos disse...

lr, "JOão Santos

Lá voltamos nós a mesma conversa (e única em todo o mundo) que como não jogámos bem os árbitros podem gozar com agente e decidir o vencedor."

Em lado nenhum disse isso! E é óbvio que esse não pode ser o caso. O que disse é que constantemente em programas desportivos e mesmo conversas de café se fala da arbitragem dos 3 primeiros jogos, algo que na minha opinião não é verdade e correcto apenas e por causa do jogo em Aveiro que não temos razão de queixas. Posto isto, o que eu queria dizer com os Djalos e Postigas, é que se não se tivesse insistido neles, mesmo com as arbitragem horríveis e até mesmo de gozo, como diz, que sofremos, podiamos ter conseguido ganhar 1 ou 2 jogos. Não portanto uma questão de "não jogamos bem, logo merecemos ser prejudicados" mas uma questão de "fomos prejudicados, mas mesmo assim com os melhores 11 em campo conseguimos ganhar..."

luis silva disse...

caro revisor, a sua teoria que aumentar o passivo é chato mas tinha de ser faz lembrar aquelas pessoas que têm uma pequena reserva de dinheiro e sai um telemóvel novo. Em vez de guardarem o dinheiro para bens essenciais gastam no telemóvel e continuam a ter vida de pobre mas com um telemóvel de rico.
Na pior das hipóteses se um dia estiverem à rasca e quiserem vender o telemóvel que foi comprado por exemplo por 100 e já só recebe 60 ou 70. Isto é o Sporting, um pobre a fazer de conta que é rico.
Quanto a balanços, na minha opinião não pode ser feito agora mas só quando terminar a época desportiva e pelo andamento, tem sido mediana, melhor que a anterior mas longe do que devia ser.
SL

Paulo Ravasqueira disse...

Se não tivemos perdido com o setubal e o gil..tinhamos mais 6 pontos! Apesar d tudo o q se passou no gil, nao jogamos assim tao bem!
Podiams tar la em cima a espera das escorregadelas.
O campeonato vai ser decidido pelo Sporting!

SL

leao revisor disse...

Luis Silva

Portanto você preferia ficar com o plantel do ano passado e sofrer as consequências que daí resultariam?

E depois diria o quê? Que esta direcção fez um bom trabalho?

Vamos lá ser um pouco de mais senso quando temos uma opinião.

Era factual para TODA agente que a equipa não jogava nem tinha qualidade para ser Sporting, é factual que o SCP não tinha dinheiro para contratações. Tivemos que recorrer a fundos e investimos para ter retorno e com isso aumentamos o passivo.

Foi uma aposta veremos os resultados que dará, esta direcção tem 3 anos para o provar, menos 1 que os nossos rivais tiveram (relembro foram 4 com aumento de passivo e fortes investimentos, mais de 100 milhões) algo que nós não chegaremos nem de perto nem de longe.

Achar que se conseguira ir buscar bons jogadores (caros na transferência e no salário) não aumentando o passivo é impossível ou então existe alguma formula que ninguém descobriu!

luis silva disse...

caro revisor, na minha opinião as contratações para este ano deveriam no máximo igualar o valor das vendas, que sinceramente não me lembro quanto vendemos.
E tendo em conta que não há equipa B, se ainda faltassem preencher vagas no plantel, recorreria aos emprestados.
E não me parece que esta direcção tenha 3 anos para provar o que seja porque sem liga dos campeões no próximo ano, vamos ver dos 19 que entraram, quantos ficam.
SL

Francisco Monteiro Dias disse...

Deixem-me tambem lembrar que tem igualmente um ano o mandato do Presidente da Assembelia Geral do SCP e não colocando em causa o Sportinguismo e as qualidades humanas e profissionais de EB, começa a ser confrangedor assistir aos seus comentários na TVI24, comentários que roçam o ridiculo e que na maioria dos casos pouco dignificam a figura maior do nosso Clube.
Que fomos roubados nas primeiras 3 jornadas do campeonato todos nós sabemos e não fica mal lembrar, mas fazer disso uma obsessão, repetida vezes sem conta durante a hora e meia de programa...
O Dr. Eduardo Barroso não consegue manter o silencio nem quando o pivô do programa faz perguntas comprometedoras aos interlocotores dos Clubes rivais, que se aproveitam dessas interrupções para se esquivarem a essas questões.
Repito que não ponho em duvida o Sportinguismo do Dr. Eduardo Barroso, mas talvez seria a altura de o Senhor colocar o seu lugar na TVI24 à disposição de outros, ou então, fazê-lo na Presidencia da Assembleia Geral.

leao revisor disse...

Luis Silva

Então você não se pode queixar dos resultados desportivos.

O SCP vende para o ano 2/3 jogadores e o mais provável é que não venda nenhum dos que comprou e a vender é apenas um.

João Pedro disse...

Confesso que não entendo muito bem o porquê de se fazerem balanços aquando do aniversario das eleições, até porque as competições ainda estão a decorrer e assim sendo creio que no fim da época é que seria o momento mais apropriado para fazer tal exercício. De qualquer forma, há algumas ilações que se podem tirar. O Revisor optou por começar (não sei se por alguma razão especial uma vez que o balanço é sobre o mandato) por falar sobre a classificação. Devo dizer que á partida para esta temporada, dado a quantidade de jogadores novos que entraram não esperava que o Sporting fosse campeão, mas pelo que se tem visto, tanto Porto como Benfica não tem tido uma regularidade por ai alem e talvez por isso fique a sensação que o Sporting até podia estar a disputar o 1.º lugar. No campo da responsabilidade própria, há que reconhecer por exemplo que o Sporting só com o Marítimo perdeu seis pontos, perdeu com o Braga por manifesto azar e fez em Olhão talvez a pior exibição da temporada. Para alem destes pontos muito mal perdidos, estou convencido que se o Domingos nos três primeiros jogos para o campeonato tem posto o RVW a jogar em vez do Postiga, o Sporting tinha ganho esses jogos por muita criatividade que os árbitros tivessem tido. As lesões de jogadores chave impossibilitaram que ao treinador contar com a equipa em pleno e nessas condições, Domingos não foi capaz de encontrar soluções. A juntar a isto, houveram claramente forças externas que impediram - facto absoluto - o Sporting de estar neste momento uns bons pontos mais acima e que não lhe permitem estar pelo menos num lugar que dê acesso á próxima edição da liga dos Campeões e que era um dos objectivos para esta época. Este objectivo não alcançado, preocupa-me pela razão de que o investimento de risco que foi feito para esta época, contaria com uma presença na próxima liga dos campeões e consequente encaixe financeiro que permitiria complementar a equipa. Até nem me parece nada descabido que os dirigentes tenham visto inicialmente a participação na CL como algo adquirido e bastaria partir da seguinte lógica: "se no ano passado com uma equipa miserável ficamos á frente do Braga, este ano com uma equipa muito melhor o 3.º lugar pelo menos está assegurado". Seria mais que normal o Sporting ficar em 3.º, o que não é nada normal é o Braga ter 13 vitorias consecutivas porque: i) não tem equipa para isso; ii) não joga para isso; iii) não se entende porque é os adversários tantas vezes fazem questão de lhe dar avanço. Mas sendo um clube satelizado e ao qual foi dado tudo, talvez isto não espante muito, aquele episódio dos apagões na 1.ª volta é que acabou por denunciar um bocado. Pelo menos numa coisa temos que concordar com o J Gabriel: a classificação está aldrabada e num dos lugares do pódio há pelo menos uma classificação que está... eu diria... insuflada graças a métodos (como este http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=323072, mas tentado por um clube diferente) que nada tem a ver com a arbitragem. As pessoas tendem a estar apenas focadas no Benfica e no Porto, e assim acabam por ter a atenção algo desviada. Eu como gosto pouco de farsas tendo a olhar para tudo.

QUINTA disse...

Apesar de poder ter sido melhor, está longe dos piores agoiros.

NÃO NOS METAM NO MESMO SACO http://quintadelduque.blogspot.pt/2012/03/nao-nos-metam-nos-mesmo-saco.html

luis silva disse...

caro revisor, o mundo do futebol já nos mostrou várias vezes que não é preciso gastar muito dinheiro para ter sucesso.
E quem diz que rentabilizar a academia não é ser exigente desportivamente? Ou para si os miúdos são uns coitados que só lá estão a fazer número?
Na sua teoria de gastar o que não temos talvez seja melhor mandar os miúdos todos para casa, acaba-se com a formação, vende-se a academia e gastamos o dinheiro a comprar grandes vedetas de renome da lista telefónica do sr.freitas.
SL

leao revisor disse...

Luis Silva

Você se acha que só com os jogadores da academia somos campeões então fique com a sua ideia eu não penso assim.

luis silva disse...

caro revisor, eu não acho que seja só com jogadores da academia mas no essencial deviam ser eles a base da equipa.
E vamos ver se a equipa B vai voltar mesmo, não vão arrepender-se até ao fim do ano, ou se realmente avançar, não vá a equipa B servir para o sr.freitas poder encaixar mais 20 e tal jogadores da sua agenda de amigos.
SL

leao revisor disse...

Luis Silva

A base da equipa B é este plantel junior mais os emprestados (dos ultimos planteis juniores que estão emprestados) isso posso-lhe garantir.

Não digo que Turan ou Rubio não possam jogar na equipa B mas no grosso modo será formada como lhe disse.

vitor disse...

Bom dia!

Ponto 1 - Fernando Gomes veio dizer que caso se verifique qualquer tipo de atentado à honra, honorabilidade ou dignidade dos árbitros, durante o próximo fim de semana, os apitadores param mesmo!?

Ponto intermédio - Trio de ataque, onde o moderador desafiou ROC sobre a justificação para a dispensa de Domingos, agora que GL diz que podia estar na luta pelo titulo, não fossem os erros dos árbitros.

Como se os resultados fossem o unico critério de avaliação de um treinador! Eu que nem subscrevi a saida de Domingos!

Chamar excelente jornalista a um puto com dentes de leite?! Portugal
sabe lá o que são jornalistas desportivos! Ou programas de futebol! O filão que o Cabo descobriu, onde comenta todo o tipo de fauna! Será sempre bom lembrar que só existem porque têm audiências!

Ponto 2 - ROC traz à baila os testes fisicos no Luso, de que Carlos Freitas já tinha falado, na altura para desafiar Vitor Pereira a contar toda a verdade! Que entretanto veio contar outras coisas!

Com o intuito de anularem os castigos aplicados aos árbitros que se recusaram a apitar os nossos jogos, toda a classe presente, com Vitor Pereira à cabeça, de uma forma perfeitamente coorporativa, decidiu viciar os resultados dos testes fisicos do Luso! Inaceitável e tão ignóbil como a divulgação da privacidade dos apitadores!

Como sei que é verdade, vou ficar à espera da reacção da classe no dia de hoje. Que só pode ter a forma de resignação, a começar pelo lider! O ideal era mesmo o abandono de todos quantos demonstraram não ter carácter! Mas como calculo que paralisaria o campeonato, vamos ver qual será a solução adoptada s/ Vitor Pereira!

Sem honorabilidade, honra ou dignidade, tudo o que foram solicitar ao presidente da FPF!

Força Sporting!

SL

P.S Também era interessante saber se Ribeiro Cristóvão já tem palavras para classificar a audiência do clube com o Secretário de Estado do Desporto, que até explicou de véspera que não iam estar em discussão os erros dos árbitros nos campos.

Jornalista com uma carreira à custa do lobby retornado nos Media, que entrou em rota de colisão com o clube quando acabou a mama! Um nojo de homem!

vitor disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
vitor disse...

Posto o que gostava de acrescentar, que é absolutamente intolerável a situação que se vive, de sobremaneira para os que vivem do futebol, devia envergonhar! Os adeptos comem por tabela!

É intolerável o quanto se fala de arbitragens em Portugal. Esta época por exemplo, entre os clubes grandes, nenhum para além do Sporting tem sequer razões de queixa!

Nem o futebol português irá a algum lado enquanto não passarmos todos a respeitar mais os juizes! No que convém serem eles os primeiros a dar-se ao respeito!

http://www.record.xl.pt/Futebol/Arbitragem/interior.aspx?content_id=747442

Os clubes não podem contestar decisões dos árbitros que afectam a classificação mas os árbitros não aceitam os castigos do Conselho de Disciplina que lhes afectam a avaliação e recorrem à batota para os anular?! Com a liderança de Vitor Pereira in loco!

Passarão então a estar reunidas as condições necessárias para os árbitros portugueses serem tão bons como os melhores da Europa, como convém!

Desta feita já só será possivel sem Vitor Pereira. Resta aguardar o resto do dia!

SL

Lionheart disse...

Há para aí uma agitação por causa do Carvalho que agora divide os sportinguistas entre sportinguistas "dorminhocos" e os outros, que serão os "iluminados", calculo. Pois os "dorminhocos" amanhã vão encher o estádio. Já os iluminados não sei se lá estarão. Como dizem que caminhamos para o "abismo" (se agora caminhamos para o abismo, o ano passado devíamos estar sete palmos debaixo de terra) devem estar tão angustiados que já nem ligam ao desporto, tal a dúvida existencial. E fico por aqui para não descer o nível, porque o clube não merece que se dê importância a idiotices, em vésperas do que é VERDADEIRAMENTE importante. O comportamento de Carvalho, para além de intelectualmente baixo, é suficientemente revelador para provocar asco em qualquer sportinguista descomprometido. Se quer ter "estatuto" de líder de oposição que se meta na política, porque o Sporting Clube de Portugal não é um partido.

vitor disse...

Uma manhã inteira e o trafulha, chefe dos apitadores batoteiros ainda não se veio explicar!?

Portugal caminha para ter juizes ladrões a julgar arguidos acusados de roubo nos tribunais civis!

Sócio do SCP?!

Não sei o que é que o EB está à espera para convocar uma AG extraordinária com uma ordem de trabalhos unica: limpar o clube para nos fazermos respeitar!

SL