quarta-feira, 21 de março de 2012

Venha ela!

Para colocar um ponto final neste tema digo o seguinte:

Já disse várias vezes que a perda ou não da maioria da SAD ou a passagem ou não do estádio para a SAD são temas que pouco me interessam e a minha posição é demais conhecida! Para mim vibro tanto com o SCP em futebol que é da SAD como com o Andebol ou Futsal ou qualquer outra modalidade que é do clube... Porque jogam todos com a minha camisola! Entrar no meu estádio sabendo que ele é do clube ou da SAD para mim será igual e continuaria a me sentir em casa!

Mas após ler certos e determinados palhaços ou organizações mudei de ideias, agora quero uma AG para debater este ponto!

E quero debater por 2 motivos:
-O primeiro porque se realmente existiu algum erro em não haver uma AG a propor tal passagem, essa legitimamente deverá existir.
-Em segundo lugar e este está em pé de igualmente com o 1º, quero ouvir da boca do Palhaço que soluções tem para passar os capitais negativos da SAD para positivos e o que fazer para cumprir a (palhaçada) da regra do Fair-Play financeiro da Uefa! Juntando a isto a manutenção da maioria da SAD após as VMOC´s se converterem em acções algo que ele tinha admitido à um ano atrás que não sabia como fazer! E estou curioso porque não contem comigo para o "nós não temos que apresentar nada, apenas estamos contra".

Isto não pode ser encarado como ou isto ou o fim mas também já chega de não apresentarem uma porcaria de uma solução que não seja a das direcções! É como diz o outro, "fala fala fala mas não o vejo a fazer nada!"

Saudações Leoninas

37 comentários:

luis silva disse...

Na minha opinião para começar já era uma boa ajuda ter à frente do clube pessoas que sejam sportinguistas, percebam de futebol e depois de números. Não estou a pensar em ninguém em particular, apenas constato que os que estão lá agora não respondem a nenhum destes 3 critérios.
Para aumentar as receitas, dou a minha colherada e digo que na minha opinião temos de nos especializar no que somos bons que é formar jogadores, tirar partido deles mesmo que seja poucos anos e vender pelo máximo possivel.
É apenas uma ideia como outras que certamente haverá.
SL

leao revisor disse...

Luis Silva

Essa ideia foi tentada durante 4 anos... deu no que deu!

Posso compreender esses critérios mas eu prefiro ter um tripeiro competente do que um sportinguita incompetente à frente do futebol do meu clube.

Samp disse...

e alguem sabe se já fui demitido da presidencia do Sporting? O Duque ou o Fiúza já vos disseram alguma coisa?

luis silva disse...

Caro revisor, "foi tentada durante 4 anos.. deu no que deu!" peço-lhe que prolongue um pouco mais o seu raciocinio que não estou a acompanhar. Deu em?

leao revisor disse...

Luis Silva

Deu em, divórcio completo entre sportinguistas e equipa com perdas (significativas) em quotização e bilhética mesmo com vitorias desportivas e lucros na SAD.

Apesar de apostarmos naquilo que somos bons, formação, criámos um défice muito grande em termos de qualidade de planteis para os nossos rivais que investiram qualquer um deles mais de 100 milhões de euros nesses 4 anos onde nós nem aos 20 milhoes chegamos em jogadores porque de diferença de orçamentos a diferença ainda é maior.

QUINTA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
luis silva disse...

Não me parece que tenham sido 4 anos. Na minha opinião aposta a sério mesmo foi entre Outubro de 2005 e Maio de 2007 e depois virámos para Leste.
Mas é simples, quem liderava e lidera deixou de acreditar nesse caminho, que na minha opinião é o principal para aumentar receitas.
Voltando ao inicio, se quem lidera fosse sportinguista, percebesse de futebol e de números, não estariamos falidos e a mendigar por um investidor.
SL

Samp disse...

como passar o estádio para a SAD sem dar nas vistas:

1.º Encena-se uma fusão (ou lá q merda é) entre empresas do grupo Sporting;

2.º Concretiza-se o acto através de um comunicado obscuro que os otarios nem notam. pra alem disso, basta não tocar no assunto e finge-se que não aconteceu nada

leao revisor disse...

Luis Silva

Então lanço-lhe o desafio quem é esse sportinguista, que perceba de futebol e de números?

leao revisor disse...

De tempos a tempos, quando existem temas mais quentes aparecem uns parvos sempre com a mesma conversa... pelo menos mantenham o mesmo nome dá menos trabalho.

vitor disse...

Vai-se já convocar uma AG porque o Bruno assim quer!

Nem a SAD, muito menos o clube estão à venda!

Queria só chamar a atenção para quem veio aqui dizer que a engenharia financeira foi exigência de um investidor chorudo, de quem vamos ter noticias em breve, é tão mentiroso como o outro que jurou aqui que a fonte que tramou Domingos foi a Direcção!

A precisarmos de parcerias, pode até dar-se o caso da captação de investimento surgir pela via de um aumento de capital, que também não necessita de ser referendada em AG!

GL nem sequer está disposto a perder o controle da SAD e não é uma simples percentagem que dita tal! Estou plenamente convencido que os sócios do Sporting nunca deixarão de eleger o CD encarregue de gerir o futebol do clube, tal como o conhecemos hoje!

Quando surgir alguma coisa saberemos todos, não vale agora a pena construir cenários, muito menos vir para aqui mentir!

SL

luis silva disse...

caro revisor,
como disse antes não estou a pensar em ninguem em particular mas acredito que há sportinguistas, mais ou menos anónimos, que percebem de futebol e de números. Não me parece que seja necessário "importar" gente de outras paragens.

vitor disse...

Só para terminar e para que não restem duvidas, o que qualquer pessoa séria dirá sobre a actual governação do clube, é que GL está a realizar um excelente trabalho à frente do mesmo, ao qual pretende continuar a dar sequência. Tal e qual se comprometeu durante a campanha eleitoral!

Sem sequer precisar de saber como param as negociações de que aqui tanto se fala, se é que elas existem!

SL

luis silva disse...

caro vitor
se for sportinguista, perceber de futebol e de números acredito mais em si para presidente do que o sr.Lopes
Definitivamente, Godinho Lopes e excelente trabalho não combinam na mesma frase.
Mas para não parecer mal dou-lhe um aspecto positivo. A empatia que tenho pelo Sá Pinto faz com que goste de o ver a treinador, mesmo sendo cedo demais.
SL

Lionheart disse...

Revisor, francamente, esta conversa faz-me lembrar o pais, em que durante anos mexer em qualquer direito adquirido era inconstitucional, mas desde que o Estado faliu vai tudo 'a frente. A constituição esta' na gaveta, como o socialismo, porque como nao há dinheiro para mandar cantar um cego, nao há dinheiro para todos os direitos adquiridos. Como bom "cumpridor", o que Estado deu o Estado tira, na maior.

Ninguém vai pedir AG alguma, senão depois como e' que descalçavam a bota? Quem e' que se responsabilizava se o Sporting ficasse fora das competições europeias ou se a SAD tivesse de fechar? Isto e' um "fait-divers".

vitor disse...

Caro Luis Silva,

O percurso profissional do eng. GL não transmite, nem de longe nem de perto, a ideia que quer passar. Não é por acaso que se encontra neste momento a liderar o clube. De resto fique lá com a sua opinião muito pessoal sobre o presidente do clube.

Concordará que sendo Sá um homem do clube há muito tempo, terá aceitado o repto de passar a liderar a equipa principal já nesta fase - como diz - sem garantias de segurança, pelo menos a médio prazo, sobre a continuidade do projecto futebolistico e ao mesmo tempo, no que isso implica, a liderança efectiva do clube?

De qualquer forma já é bom constatar um adepto leonino que está com o actual treinador, como deveria ser sempre.

SL

João disse...

não concordo com nada do que escreves caro leão revisor!
e digo porquê:
1º passa a ideia de que os tios de cascais fazem tudo e estão-se cagando para a opinião dos sócios, que são só a razão da existência do clube;
2ºpareces-me um adepto ou sócio amorfo, que se está nas tintas para o que se passa desde que o clube ganhe, ora isso é conversa de lampião, peço desculpa pela ofensa;
3º a regra do fair play financeiro da uefa é tão somente uma tentativa - vamos ver como funciona -de permitir que os clubes menos ricos compitam com os colossos, tornando o futebol mais justo e impedindo citys e chelseas desta vida de inflacionar o mercado de forma estúpida e não estruturada pela verdadeira dimensão do clube em causa, retirando aos clubes remediados, como o nosso, qualquer possibilidade de competir com orçamentos 10 e 15 vezes superiores.

leao revisor disse...

João

Vou então tentar fazer-me entender.

Em primeiro lugar digo que se algo foi feito fora dos estatutos ou da lei deve ser corrigido, não gosto de trafulhices nunca gostei.

Depois, para mim, o que interessa é vencer é verdade, mas não vencer a qualquer custo. Mas para mim eu quero la saber como ja disse de quem é o estadio ou se temos mais ou menos prédios, eu quero é equipas fortes que representem bem o clube e isso penso que não é estar nas tintas para o que se passa.

Em relação ao fair-play financeiro, eu não posso achar normal nem correcto que dentro da mesma competição existam clubes que pagam 30% de impostos e outros que pagam 15%... Ou isso também não é concorrência desleal?
Porque não se foi realmente para a frente com a regra dos 6 + 5? Isso para mim é que daria mais valor à competição e faria com que os clubes formadores fossem premiados mas essa nunca saiu do papel.

vitor disse...

Revisor,

O que há é alguns gajos com vontade de adiar mais uma vez o clube! Só são ouvidos no caos! O clube tem que se realizar todos os dias! Sobretudo que se afirmar mais e mais!

O estádio faz todo o sentido como activo da SAD por mil e uma razões e mais uma! Onde é que estão os activos que pisam a relva? Também eles a precisar de ser valorizados! Ou agora os sócios também vão passar a jogar à bola no estádio? Parece que estão com medo que lhes roubem o estádio! O gordo vai à baliza? E o José Eduardo e o Virgilio? Ainda por cima todos coxos! O Zeferino é massagista?

Quanto mais não seja para os ignorantes dos jornalistas desportivos que nem de desporto percebem, pararem de comparar coisas que não são comparáveis, como as SADs dos 3 grandes e que acaba por ter influência na força da marca Sporting! Da nossa marca!

Ninguém tirou nada ao clube! A SAD é nossa! É tão óbvio que nem merece ser discutido! E o clube precisa de uma SAD forte, muito para além do óbvio! Ainda vão aparecer alguns a falar de imobiliário?! Isto está tão bom, o que há mais por aí é compradores de estádios de futebol!

Força Sporting!

SL

João Pedro disse...

Eu só questiono é porque é que esta operação não é feita ás claras e de forma assumida? Porque é que o comunicado não faz uma única referencia á questão essencial e que é passagem do estádio para a SAD (um desejo antigo, aliás). Será que a omissão deste assunto foi a forma que arranjaram para evitar levar o assunto a AG e transformar assim os sócios em espectadores passivos? Claro que para o vitor e outros, quem controla o clube não deve ser maçado com o contraditório e por essa razão todas as AG's são no fundo uma perca de tempo, mas se não estou em erro, os sócios ainda são soberanos em matérias desta natureza e como tal tem que ser ouvidos por muito que isso desagrade ou atrapalhe certa gente. Outra coisa que não entendo é porque é que isto aconteceu precisamente dois dias depois do Sporting ter sido (mais uma vez) achincalhado por um arbitro, é que por esta altura já ninguém se deve lembrar do Bruno Paixão.

leao revisor disse...

Para terminar com esta assunto sugiro a todos que leiam as edições de papel dos jornais o Jogo e DN.

Lionheart disse...

O que é que lá vem de especial?

leao revisor disse...

Vem a explicação da operação e vem o porque de estatutáriamente não precisar de ir a AG.

E vem também que o SCP continua a ser dono do estádio

Daniel disse...

lr,
"Para terminar com esta assunto sugiro a todos que leiam as edições de papel dos jornais o Jogo e DN"

o que dizem? é que nem me chego perto de qualquer forma de contribuir para essa gente...

ahh, quando abrirem as listas avisem-me. eu percebo de bola e números e sou Sportinguista! ahhh, e também tenho um bom timming... quando formos roubados, páro tudo o que se está a fazer, os jogadores nem treinam, que é para não nos esquecermos (como se fosse possível!!!) do que nos fizeram...

SL

leao revisor disse...

Daniel

Explica que não há motivo para tanto alarido...

Daniel disse...

lr, obrigado.

vou ter de ler para ver se percebo porque raio um chinês quer um relvado que nem relva dá…

SL

Samp disse...

Eu sei que parece sobressair dos meus comentarios que a presidencia do Sporting está reservada por direito divino a gentes de um
certo nivel social, ou de uma certa casta se preferirem que não devem ser importunados com justificações ou postos em causa seja em que circunstancia for. Sejam capazes ou não de gerir o clube, como é obvio é um mero detalhe que pouco importa. Mas acreditem por favor que esta minha tendência é apenas aparente e não real.
Infelizmente não consigo deixar de evitar que a minha indigência moral me esteja sempre a atraiçoar mas não faz mal que não me sinto embaraçado por isso. Se me descobrirem o truque eu faço ideia que não é comigo e volto a tentar mais tarde. Como já devem ter reparado, a minha argumentação preferida consiste em tentar fazer-vos crer que nunca há más inteçoes nos actos de gestão dos ultimos 15 anos, tudo o que de mau tem acontecido é simplesmente obra do acaso e é com essa lenga-lenga que vos tento desviar para racciocinios fora do lógico e do evidente.

Como sou um bocado lento e por essa razão não confiam em mim a ponto de me darem certas informações mais escaldantes, gostava que alguém assim como o vitor por exemplo, me explicasse alguns pormenores que resultam da leitura daquele comunicado:

- A primeira duvida são os custos duplicados, a organica é tão complexa que não consigo conhecer estas coisas o que é compreensivel;

- Eu não conheço os administradores dessa tal sociedade. Estava na esperança que o vitor talvez mos pudesse apresentar;

- Será que estes administradores recebem bem? Não quero que lhes falte nada e alem disso mereceram concerteza um ordenado chorudo e cheio de regalias;

- Quais são os custos adicionais desta sociedade? Devem ser peanuts, mas só por curiosidade gostaria de saber;

- Parece que a Sporting Patrimonio e Marketing não tem as contas na conservatoria desde há algum tempo para cá. Suponho que deva ser por mero lapso e os valores em causa até sejam irrelevantes.

Apesar das minhas limitações que se notam á vista desarmada, até tenho uma teoria: Isto ganha consistecia se for entendido como algo que foi concebido para ir ao encontro de um objectivo previamente estabelecido, ou seja como esta orgânica empresarial já foi criada á não sei quantos anos (e por isso talvez ninguem se lembre que foi criada pelas pessoas que venho aqui representar) podemos agora apontar-lhe falhas e deicidir fazer uma fusão, o que parecerá de certez um acto de boa gestão tendo em vista a redução de custos.

PS: A redacção do texto foi cortesia do meu amigo JPB.

vitor disse...

Confesso que quando escrevi que parecia que alguns estavam com medo que lhes roubassem o Estádio e que já era uma sorte não virem falar de imobiliário, estava longe de pensar no Revisor!

O activo do Estadio de futebol diz respeito ao futebol! A equipa pagar para jogar em casa é tão contraproducente hoje como o alarido que o Revisor diz agora nunca ter feito sentido! Justificou-se quando se defeniu o organigrama original!

O que se descobriu nos ultimos dias foi o amor dos que falam à boca cheia em associativismo - como se fossem os unicos sócios do clube - pela Património e Marketing, que detestavam até há uns dias atrás! Hipocrisia é só mais uma caracteristica, a juntar à extensa lista de virtudes, por todos já conhecida!

Quando era mais expectável que até estivessem mais preocupados com as quotizaçãos!

A verdade é que só estão preocupados em boicotar mais uma direcção leonina!

Já o referi por várias vezes, a disponibilidade de GL, nesta fase da vida do clube, foi uma verdadeira benção leonina!

Força Sporting!

SL

vitor disse...

Bom bom era devolver o futebol à tribuna dos Vicentes Mouras!

Os verdadeiros vencedores do clube!

SL

leao revisor disse...

Vitor

Só para que saiba, volto a repetir, para mim tanto me faz o estadio ser do clube ou da SAD.

vitor disse...

Ok Revisor, eu nem sequer tinha compreendido que a conversa já ia para além dos direitos de exploração e superficie da Património e Marketing.

Para além de que sou mais conservador, o Sporting só precisa de quem acredite na capacidade do seu futebol gerar receitas. O resto fazemos nós! E isso só é possivel através da sua excelente formação integrada em excelentes equipas com capacidade para suportar os mais novos! É o unico caminho para explorações positivas!

Ao fim e ao cabo tudo o que não tem sido feito desde há muito, fortemente condicionados pela nossa incapacidade financeira!

Não falamos de um clube que precisou de mais de duas décadas para lançar outro jogador depois de Rui Costa! Que de tantas peneiras nem dobra o pescoço!

Precisamos sobretudo da capacidade de voltar a investir em pé de igualdade com os principais adversários! O resto fazemos nós! Porque o que ninguém diz, é que sempre que isso aconteceu fomos nós que vencemos! E vencemos porque somos melhores!

E como já disse estou plenamente convencido que vai acontecer com os nossos dirigentes - que já deram mais que provas - ao leme do clube e mesmo se tal não fosse viável, o que nunca pode acontecer é vir algum sócio difamar a direcção. São tiros nos pés!

E razão mais que suficiente para passarmos a ignorar de vez quem só pretende exposição junto dos adeptos mais insatisfeitos!

Também já o disse aqui por diversas vezes que isto resolvia-se com sanções, como estão previstas nos estatutos!

E a ironia disto tudo é que voltámos a ter um presidente que defende o clube como poucos que o antecederam e mesmo os mais cépticos vão ter oportunidade para o reconhecer!

Força Sporting!

SL

vitor disse...

7'20'' tempo extra ontem em Olhão!?

E o futebol passou quase a tempo util à procura do golo encarnado!

Se se jogou pouco, mais uma vez só denota incapacidade do árbitro, que em circunstância alguma pode tentar viciar a verdade desportiva!

Com a máquina encarnada ao rubro, nunca pensei ser possivel esta época as galinhas perderem o campeonato!

É o nosso principal rival que quero voltar a vencer!

E para isso não ajuda nada as guerrinhas que alguns sócios tentam alimentar!

Força Sporting!

SL

Unknown disse...

Em primeiro lugar peço desculpa pela intromissão num blog de sportinguistas, mas visto que mesmo o assunto não sendo o Benfica, estamos sempre no vosso pensamento, justifica-se pois uma colherada de um Benfiquista.

O jogo e o DN fazem parte da Controlinvest que é detida pelo sr. de roupão que é accionista de referência das SADs dos 3 grandes e que como portista gosta do status quo que existe, em cada 10 campeonatos o Porto ganha 7 ou 8 e o Benfica e o Sporting lutam desalmaamente entre si pelos outros 3.

O golpe da passagem do estádio para a SAD já foi perpetrado no Benfica, também para evitar a situação de quase insolvência em que a SAD se encontrava em 2009, bem sei que a situação é um bocado diferente em termos concretos (quase ausência de capitais próprios versus capitais próprios muito negativos), mas as consequências são as mesmas, aumentando o capital social as obrigações de reporte quanto a negócios - transferências de jogadores - diminuem substancialmente, pois o limite é um percentual do capital social.

O vosso caso é mais crítico, tendo em conta a questão das VMOCs, mas ao aumentar o Capital social com a entrada do Estádio antes da conversão das VMOCs, pode ser que assim assegure-se a maioria do capitsl da SAD para o Sporting, o que não estou certo que a vossa direcção o queira tendo em conta a política de atracção de capital estrangeiro. (cont.)

Unknown disse...

(cont.) Deverias lr estar preocupado, pois à semelhança do Benfica clube, também o Sporting clube qualquer dia só será dono de actividades não lucrativas e profundamente deficitárias, as modalidades amadoras, que cronicamente afundam as contas dos clubes, não das SADs, e sem património algum, nem receitas que seriam inerentes à propriedade dos estádios, os clubes em si estão a caminho da insolvência e consequente extinção.

Podem vender o relambório que queiram aos sócios, a verdade é que os clubes apenas detêm direitos de voto, derivados do capital, enquanto não tiverem que alienar o capital face às dívidas, como foi o caso da integração da Benfica Estáio na Benfica SAD. Podem vocês pensar que são diferentes, o consórcio financiador BES/Millenium dos project-finance não é, uma das fontes principais de receitas, a PPTV, não é, a parceira com a CGD não é, a parceria com a PT não é, a grande diferença são as marcas de equipamento e as cervejeiras, mas os valores dos respectivos contratos foram dados em dação para os mesmos fins - amortização dos project-finance dos estádios.

Deixo-vos um conselho e farão com ele o que mais entenderem, entretenham-se menos com o Benfica e mais com o Sporting, escrutinem mais as vossas direcções e os vossos problemas e percebam que do vosso lado, como do nosso estão elementos em posições privilegiadas que:
-são colocados pelo BES
-não são adeptos do próprio clube
-não põem em causa um sistema que foi começado a ser erigido há 35 anos e está para durar, tornando o clube regional no clube com mais campeonatos em Portugal deixando para trás o Benfica e o Sporting que se vão entretendo a ficar com as honras menores, quando ficam, ano após ano.

Se o Benfica é tão beneficiado e gastou tanto dinheiro em jogadores, tem um treinador que supostamente é um dos melhores de Portugal, porque raio tem um sucesso parecido com o vosso ?

Já sei, é só incompetência nossa - também o é, mas gostava de saber porque raio a PPTV paga valores tão diferentes ao Sporting e ao Porto, quando as audiências não mostram que o Porto tenha mais mercado ?

Quanto ao fair-play financeiro não visa equilibrar as coisas entre clubes maiores e menores, visa evitar que situações como a do Rangers se generalizem.

Obrigado pela atenção, e podem insultar à vontade

vitor disse...

Caro Bcool973

Não podendo fazer nada de concreto em relação ao trauma que denota, sempre lhe digo que os lares em Portugal não são todos iguais. Adiante quanto à questão dos insultos;

Para além de não sermos governados por um presidente vigarista, algo que acontece amiude na v/ casa, não se compara o incomparável!

A v/ situação é clarinha como a água, clube sem qualquer capacidade de endividamento, a caminhar para total ausência de personalidade juridica!

O que é que isso tem a ver com o SCP? Nada, mas nadinha de nada! E vamos ficar por aqui quanto a qualquer tipo de coincidência que tenha ocorrido e/ ou imaginado nesse cérebro de galinha!

Insultuoso foi o raciocinio que tomou a liberdade de vir aqui desenvolver, independentemente do LR não levantar qualquer obstáculo à passagem do Estádio para a SAD!

SL

vitor disse...

Já agora a rubrica que dá como transferida são cerca de 200 Milhões de Euros! Convenhamos que nunca seria fácil de dissimular numa qualquer carga de pneus!

Aferir da total gravidade dos actos perpetados por direcções preversas aos clubes tende a só ser possivel depois de destituidas.

Na próxima época começará já a dar conta de uma inversão no que à gestão desportiva diz respeito. Vai ser urgente realizar capital! Vamos todos poder assistir às vendas, depois de anos a comprar de forma perfeitamente irracional, a desbaratar!

Provávelmente a v/ taçinha não chegará para o peditório!

SL

Unknown disse...

Caro vitor, quer que fale de paquetes, de bigodes ou de banestos, ou ainda de urbanizações junto a praias para não falar das fábricas, é que o mito de os vigaristas estarem na casa só dos outros é uma ilusão na qual vivem, mas tudo bem, até poderia falar no homem das notas de 50, mas não vale a pena ... aliás quem acredita em 200 milhões estamos conversados, e depois os outros é que têm cérebros de galinha ...