quarta-feira, 21 de março de 2012

Voltámos ao tema preferido dos sportinguistas!

O SCP comunicou que iria a Sporting Património e Marketing, SA para a Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD,. Ora aqui devo dizer que não faço ideia sinceramente se esta medida tem que passar em AG ou se já porventura passou mas pessoalmente pouco me interessa!

Aquilo que sei e é indesmentível é que durante anos ouvi a lenga-lenga que o SCP tinha/tem empresas a mais, ora com esta fusão o SCP passa no minimo a ter menos uma empresa e vai de encontro as vontades de quem criticava. Aquilo que eu sei e pelo que vem no comunicado é que com esta fusão o SCP SAD passa a ter capitais próprios positivos coisa que tanto preocupava os sportinguistas! Aquilo que eu sei e pelo que vem no comunicado é que o SCP com esta fusão garante sem ter que recorrer ao crédito que mantém a maioria da SAD após a reconversão das VMOC´s em acções tal como pretendiam muitos que aqui circulavam. Por ultimo e como diz o comunicado assim satisfazemos as regras de fair-play financeiro exigidas pela UEFA em 13/14.

Ou seja esta decisão vem de encontro à pretensão de muitos e muitos sportinguistas mas que pegam agora dizendo que foi um roubo já que o SCP ficou sem o estádio e este passou para a SAD.

Isto são questões de ideologia! Para mim tanto me faz que o Estádio seja do SCP ou da SCP SAD, da mesma maneira que tanto me faz que o SCP tenha 51% ou 49%, o que me preocupa é ver o SCP em 5º lugar e as modalidades a não vencerem! O que sempre me vai preocupar é o que as equipas que representam o CLUBE fazem!

Aquilo que vou ouvindo é que o SCP fica sem património e que a SAD fica mais apetecível aos investidores e depois da venda ficamos sem nada. A Sporting Património e Marketing, SA tinha um activo mas tinha um passivo que passará para a SCP SAD igualmente.

Termino como comecei, esta é das tais decisões que não me interessam nada e só servem para os espertos dos números virem para aqui com muita conversa e para os ingénuos e imaculados que pensam que vivemos numa ilha!

Saudações Leoninas

PS- Parto do principio como referi que esta decisão ou não precisava de ser aprovada em AG ou já tinha sido aprovada. Apesar de, nem é concordar, é achar lógico não concordo com algo que não seja correcto estatutariamente.

46 comentários:

Lionheart disse...

O branqueamento e a provocação prosseguem. O Rascord chega ao ponto de ir "desenterrar" o Domingos Paciência, para que este "explique" porque é foi despedido quando estava em 4º lugar, quando agora o Sporting está em 5º. Esta gente não tem vergonha nenhuma. Isto só à "pedrada" contra a pasquinada.

Lionheart disse...

É de facto uma questão de ideologia, LR. Uma ideologia esquerdista transplantada para a realidade do Sporting. A SAD é uma empresa que pertence ao Sporting e que gere o futebol profissional, por imposição do poder político. A SAD não é um corpo estranho ao Sporting, é um instrumento de gestão. O estádio passar para a SAD é uma manobra contabilística para que a SAD cumpra os requisitos a que está legalmente obrigada.

A questão dos investidores e do risco é outra história, mas não sou sensível a argumentos de quem anda sempre a dizer mal do capital mas depois quer grandes plantéis. Devem pensar que se compram jogadores com "batatas". Todo este alarmismo é uma palhaçada pegada.

E depois deixemo-nos de romantismos. Os mecenas que antes metiam dinheiro nos clubes para comprar jogadores não o faziam apenas para ajudar os clubes. Também mandavam e muito e ganhavam dinheiro com isso. Até parece que no passado eram só "rosas" e agora só há "tubarões".

vitor disse...

O clube não é nehuma sociedade comercial!

Os acçionistas que têm que se pronunciar são os que participam na SAD e na Património e Marketing, ambas do clube!

Faz-se o que já se deveria ter feito há muito tempo! A concentração que resulta da fusão vai permitir optimizar os recursos de toda a actividade económica do futebol do clube, para além da história dos capitais próprios e das VMOCS! Não sai nada do universo do clube que possa preocupar os sócios!

Os principais adversários benefeciam das mesmas sinergias há vários anos! No caso do Porto, desde sempre!

Bem o clube ao retirar o Paixão da órbitra do futebol! Resolvido o caso Paixão temos o problema da arbitragem com o clube sanado, pelo menos assim creio, com o Paixão a servir de exemplo para o resto da maralha!

Lutamos contra o pior inimigo de sempre, já não se trata aqui de casos de policia como no passado - mais fácilmente ultrapassáveis - mas de uma má vontade de um grupo de individuos, alimentada ao longo dos ultimos anos e que acaba sempre por se fazer sentir em qualquer campo, até de uma forma subconsciente!

É imperioso resolver o problema com arbitragem antes de pensar sequer em vencer!

Continuo a pensar que um juiz da relação sabe sempre do que fala, sobretudo que nunca fala de borla!

Força Sporting!

SL

vitor disse...

Num pais em que o futebol abre constantemente telejornais e que ainda por cima só se fala de arbitragens, até á exaustão, até ao nojo, claro que o governo deve interferir!

E tentar resolver um dos maiores problemas de uma actividade económica muito importante no e para o pais!

E falo só da verdadeira verdade desportiva, que esteve sempre muito longe de ser a encarnada!

Clube por várias vezes benefeciado por decisões publicas! Não é nada disso que se pretende agora. O Sporting só quer a verdadeira possibilidade de competir sem qualquer tipo de condicionalismos!

SL

João Pedro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João Pedro disse...

A propósito dos comentários do Mafiuza, começa a dar ideia que tem alguma pretensão em liderar uma coligação de clubes pequenos e querer tornar-se numa espécie de Fidel Castro do futebol português, graças ao apoio que julga ter de algum clube grande. Alem disso é alguém que gosta de protagonismo e quer te-lo á custa do Sporting espicaçando, provocando, falando em contas e números que em nada lhe dizem respeito, esforçando-se para que lhe demos replica. Tenho fé que os nossos dirigentes não lhe dêem troco, ou melhor, a haver resposta da nossa parte terá que ser discreta e eficiente. Caso estivesse no lugar dos nossos dirigentes, a única resposta que lhe dava para já, era a seguinte: "Uma aliança com os poderosos nunca é fiável" (Phaedrus).

manuelim_s disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
manuelim_s disse...

Comentários ranhosos e vergonhosos, ignorantes ou talvez propositádos...

A SAD tem agora tudo
O Sporting nem estádio tem!
É vendido a um investidor chorudo
Por um único 'vintem'

Vocês não têm cura!!!

P.S. O investidor só aceitou negociar se o estádio fosse incluído no negóciata. Em breve haverá novidades...

vitor disse...

Expostas as vantagens de gestão, contabilisticamente falando nem há conversa, a SAD cotada tinha que forçosamente resolver a questão dos capitais próprios!

Para além dos resultados desportivos a grande tarefa da actual direcção, fosse ela qual fosse, é voltar a viabilizar o clube financeiramente!

E não é a repisar o passado que será bem sucedida, mas voltada para o futuro! Onde seria forçosamente acusada de negligente caso não fizesse nada!

Acontece que está a fazer o que tinha que ser feito!

Força Sporting!

SL

luis silva disse...

Curioso foi terem escolhido este timing altamente suspeito e de uma total cobardia para anunciar isto, num momento em que os sportinguistas andam distraidos com assuntos de arbitragem e de declarar guerra a toda a gente que se mete com o Sporting.
Isto prova que nem o Sr.Lopes nem o Sr.Freitas acreditam no que dizem e só falam com um unico objectivo, deixarem-nos distraidos com assuntos secundários e cozinharem nas nossas costas o maior desastre da história do futebol que é mendigar, vender e destruir o Sporting. Que artistas sim senhor...
SL

leao revisor disse...

Manuelim_s

Ofendeu, mas espremido não está lá nada, típico para quem já ouve esta conversa a algum tempo.

Curioso até achar que foi exigência do tal investidor... curioso porque esse investidor deve ter feito o mesmo ao FCP e ao SLB à anos atrás. Mas isso não interessa...

Luis Silva

Corrija-me se estiver errado, esta possibilidade não tinha sido já aprovada em AG? Esta direcção não estava mandatada para realizar esta operação assim que achasse necessário? Com esta operação não se resolveram 3 problemas imediatos (Maioria da SAD após VMOC´s, capitais próprios positivos e fair-play financeiro). Se estiver enganado podem-me me corrigir!

E já agora gostava de saber se quem disse à 1 ano que ainda não sabia a solução para o problema das VMOC´s já a tem passado um ano.

Lionheart disse...

Este passo dado não resolve nada, apenas chuta para canto, como se diz na gíria. Os clubes vão sobrevivendo na corda-bamba, uns melhor que outros conforme a dimensão, até porque os clubes grandes, pela sua importância não podem falir de um momento para o outro. Senão já tinham falido todos.

A questão do financiamento do futebol português é muito séria e o agravamento da situação deve-se aos custos que a actividade do futebol comporta por comparação com as receitas que o mercado português pode providenciar. As receitas de direitos televisivos, patrocínios, receitas de bilheteira, associativismo, etc, ficam muito àquem do que os grandes clubes precisam, por isso têm recorrido sistematicamente ao endividamento. Resta saber com que "aspecto" ficará o futebol dos três grandes no futuro próximo, porque têm duas opções: ou fazem um ajustamento (semelhante ao que o país está a fazer) e reduzem o investimento às receitas que têm; ou aceitam a entrada de investidores, se os houver. Duvido muito que porco e carnide venham a seguir a opção do ajustamento, até porque sabem o que o Sporting passou. Nem que tenham de dourar a pílula e fazer como Portugal tem feito com as privatizações ao Estado Chinês. Vocês sabem o que quero dizer.

A conjuntura também não ajuda porque os órgãos que regulam o futebol interna e externamente também não prestam para nada. De modo que cabe a cada clube encontrar o seu caminho. Uns safam-se, outros não.

O modelo associativo é para manter mas convinha que se fizessem umas contas a sério para saber quantos sócios é que o Sporting precisa de ter para ter uma equipa de futebol competitiva dispensando investidores e endividamento. A direcção falou num objectivo de médio/longo prazo de 200 mil sócios. Quantos campeonatos é que o Sporting tinha de ganhar para chegar a essa meta? Porque o problema é que não consegue chegar lá antes de ganhar muito mais do que ganha agora. Ou pensa-se que a malta agora tinha um ataque de "bondade" e só por simpatia com um presidente desatava tudo a fazer-se sócio só por identificação? O problema é que o país tem uma cultura de inconstância e inconsistência e tão depressa assistimos a cenas de que o Sporting é o maior do mundo por eliminar o City, mas quando perde com o Setúbal ou com o Gil Vicente passa a estar em risco de "belenização". E para o Sporting ganhar os campeonatos que lhe permitam ganhar uma militância de 200 mil sócios, tem de investir, para poder comprar bons jogadores e manter mais tempo os melhores da formação. Senão estes aos 18 anos escapam-se logo. É por isso que o associativismo em Portugal não paga plantéis. Não paga no porco e no carnide que têm ganho mais que nós, quanto mais no Sporting.

José Duarte disse...

Blog dos verdadeiros Sportinguistas ?

Esta merda é uma vergonha... com textos destes deviam ter vergonha na puta da cara.

Não admira que o Sporting tenha chegado a este estado, com malta assim, panhonhas do caralho, tenham vergonha VENDIDOS!

José Duarte disse...

Está a chegar o dia em que a SAD vai comer tudo... mas vai continuar a ter resultados negativos... e porquê ?!

PORQUE os senhores sérios que gerem a SAD são todos muito competentes!
Só que essa competência não é para servir o Sporting.


Esse dia está a chegar, mas o que não vai chegar é o dia em que os panhonhas vão acordar... Vocês andam a levar com os cornos da vossa esposa (Sporting e seus gestores) a torto a direito mas mesmo assim abanam a cabeça como cães de casa e dizem que querem mais!

luis silva disse...

Caro revisor, as cont(h)abilidades que refere feitas por estes artistas podem de facto ter sido mandatadas, mas recorde-me que sinceramente já não me lembro em que assembleia pediram autorização aos sócios para ir mendigar junto de um investidor(es) e qual foi a percentagem de aprovação desse ponto?
SL

José Duarte disse...

E já agora, para informação do individuo que escreve neste blog (que devia estar mais informado, mas parece ser daqueles do "deixa andar" e depois ainda vem mandar bitaites como se soubesse muito).

ESTA DECISÃO NÃO FOI APROVADA EM AG!!!

A não ser que tenham feito uma AG fantasma e que tenham aldrabado votos como fizeram para aprovar a passagem da Academia para a SAD.

Lionheart disse...

E propostas para o Sporting aumentar JÁ as receitas, têm? Ou o assunto resolve-se a falar para as massas?

Migas disse...

Realmente muito me espanta algumas coisas que leio aqui , e que me deixa a pensar em que seculo algumas mentes que por aqui andam vivem. Toda esta historia dos capitais da SAD´S , do clube ... tudo isto que eu admito nao sou um entendido ( eu ao contrario de muitos que mandam bitaites para o ar como se fossem grandes cranios na materia ) parece-me que existe um pensamento tipo "velho do restelo", que eu acho que deveria ter ficado para tras ha muitos anos atras. " aii aii que eles vao ficar com o clube ", " aii aii que eles estao a roubar os socios" , " aii aii que sao Russos " !!! Eu nao entendo este tipo de mentalidade , e consigo perceber em parte a situaçao do clube perante isto. Se as coisas estao mal ... mas se tudo fica na mesma , corrijam-me mas acho que tudo fica mal na mesma . Eu vivo em Inglaterra e posso dizer que os adeptos daqui nada se importam que venham de la russos ... chineses .... americanos seja o que for , eles querem é ir a bola e ver o clube a ganhar. O que lhes preocupa a eles que o clube nao seja dos socios ?? mas o clube da-lhes emprego ou coisa do genero ??? Afinal o que todos "nos" ( ha uns que parece que nao ) queremos é ir ver o Sporting aos domingos a tarde e ver o clube a jogar bem , a ganhar e a voltar a ser um dos maiores clubes da Europa. Estou-me pouco borrifando se é um russo que la anda ... desde que invista no clube .

SL

leao revisor disse...

JOsé Duarte

Não gosta não venha cá o que não falta é blogs que pensam como você!

Luis Silva

A pergunta que fiz foi: "Isto já foi aprovado em AG" a resposta que me deram foi "já".

Quem está contra, quem acha que isto é um golpe e quem acha que é uma irregularidade e é sócio, tem formas legais de impugnar esta decisão!

luis silva disse...

Falando do exemplo inglês, é do conhecimento público a grande insatisfação que os adeptos do man.united demonstraram e ainda demonstram com a familia americana que comprou o clube e tem sacado honorários do clube de tal forma que o passivo não para de aumentar. Um grupo de adeptos já criou um novo "man.united" faz meia dúzia de anos e já tentou recomprar o clube para voltar às mãos dos adeptos mas ainda não conseguiram. Por este exemplo e por outros que podemos arranjar, mendigar para vender o clube é um desastre e vai acabar com o Sporting.
SL

luis silva disse...

Caro revisor, pena que as suas fantásticas fontes seguras não lhe tenham dito em que dia foi essa assembleia e que percentagem de aprovação teve o ponto de autorizar a direcção a mendigar para vender o clube a um investidor.
SL

Migas disse...

No exemplo inglês tambem temos o Chelsea , ou por exemplo , O City ... clubes que durante decadas nada ganharam , numa altura em que o futebol inglês era decidido entre Arsenal e Manchester United , e que agora não so sao clubes de renome como têm aspirações que nunca antes tiveram , eu nao os vejo insatisfeitos .... mas secalhar sou eu que sou cego ...

leao revisor disse...

Luis Silva

Você é que está contra, você é que tem que saber e procurar!

Faça pela vida!

Migas disse...

Quanto ao Man Utd ... apesar de haver esse movimento de adeptos que é um facto real , quero ver se o clube ganhar o campeonato este ano nao vao andar a festejar o titulo .... bitaites todos mandamos mas no fim queremos todos o mesmo ... ir a bola , ver bom futebol e o nosso clube a ganhar

Lionheart disse...

O City então não se fala Migas. O que é que eles têm a perder? Se durante um par de anos forem campeões é mais do que têm tido nos últimos 40 anos. Ao menos gozam durante um bocado. Se a coisa correr mal voltam onde estavam antes. É que não têm mesmo nada a perder. Já o caso do United é diferente porque estão claramente pior com a família Glazer.

Já agora boa sorte para os "sky blues" logo. Oxalá ganhem a Premier League.

leao revisor disse...

Lionheart

Por esse prisma o que temos nós a perder?

luis silva disse...

Falemos também do Portsmouth, comprado e vendido não sei quantas vezes e já pediu administração judicial 2 vezes e está a caminho do 3º escalão. Enfim, aceito que no curto prazo é tudo cor-de-rosa, tudo flores, com jogadores bons, treinadores bons, um ou dois campeonatos ganhos mas a bolha acaba sempre por rebentar e actualmente até o Chelsea se vê que está acabado, é preciso voltar a gastar muito dinheiro e eu desconfio que o russo vai vender a sua parte. Sobre o Man.City, comprado em 2008 ou 2009, 3 anos de dinheiro gasto e uma taça ganha, coisa que até o Birmingham ganhou no ano passado ao Arsenal e não gastou nada que se pareça.
SL

luis silva disse...

Caro revisor, da sua parte estaria a fazer serviço público porque eu não tenho as suas extraordinárias fontes seguras e não tenho acesso a essa informação. Paciência, talvez alguém saiba...
SL

Migas disse...

Sim la esta Lionheart foi uma mudança radical num clube que viva na sombra do United e neste momento cada vez mais afigura-se como o principal clube de Manchester , claro que se daqui por uns anos td cair , voltam ao mesmo mas nada têm a perder. Nos Sporting tb ha muito que nao temos um ciclo em que possamos dizer que dominamos o futebol nacional , logo acho que nada temos a perder.

Quanto ao Portsmouth é um caso entre todos os outros em Inglaterra. Todos os negocios têm o seu risco de correr mal. Este foi um caso de insucesso. O Chelsea duvido que seja vendido , e se o for é a outro bilionario provavelmente arabe. Em Inglaterra tudo gira a volta do dinheiro ... e a partir do momento que clubes pequenos têm grandes ajudas e patrocinios tudo é possivel, o Bristol City conta no plantel por exemplo com David James , e esta no Championship ... e ainda ha pouco tempo era uma equipa "banal".

João Pedro disse...

Francamente já nem sei o que dizer acerca disto. Depois daquilo que se passou na segunda feira e que podia ter sido aproveitado para criar união, o bando corporate e a sua entourage através da actual direcção aproveitaram javardamente o estado de conflito que opõe o Sporting á arbitragem para cometerem mais uma operação de engano contra o clube e de uma forma obscura lhe usurpar o estádio. Depois vem praqui uns anjos sem asas tentar adormecer-nos com sofisticadas estratégias e tácticas de anestesia.

Lionheart disse...

O Portsmouth é o "Salgueiros" deles. Uma realidade mais aproximada da nossa é o Rangers. Vamos ver o que vai acontecer, mas não acredito que aconteça o pior. É um clube demasiado importante na Escócia e na diáspora escocesa.

O que temos a perder? Muito. O Sporting nunca desceu de divisão. O Sporting mesmo nos piores anos nunca baixou ao nível em que o City e o Chelsea já caíram. Eles nunca dominaram o futebol inglês. Estão a ter uma experiência que pode ser do género "boom and bust". No nosso caso não será bem assim porque o clube continuaria a ter uma importância determinante na gestão do futebol e não creio que no Sporting alguma vez se chegue ao nível dos ingleses em gastos. Mas é preciso cautela. Temos de ver bem quem deixamos entrar na nossa casa, com quem e com que interesses. Depois decide-se se sim ou não.

LG disse...

O burro do costume a tentar ter tempo de antena, sorte que já ninguem lhe liga, vou propor em AG a irradiação do burro de carvalho de sócio do Sporting!

João Pedro disse...

O LG pode ficar descansado que a si não lhe acontecerá nada visto que é mentalmente inimputável.

LeaoCapel disse...

Porque será que os responsáveis deste blog e alguns que por cá habitam, assim que se pedem responsabilidades para a situação do clube, vêm logo com a conversa que não interessa olhar para o passado e só interessa resolver o presente?

Simples, porque muitos dos responsáveis ainda hoje estão no clube e não convém ao Revisor, ao Vitor, ao Daniel e Carneirada, Lda. que os Sportinguistas percebam que os salvadores da pátria e aqueles que dizem que sem eles "o Sporting deixava de existir" são na verdade O problema e nunca podem fazer parte da solução.

LeaoCapel disse...

E depois ainda vêm, do alto do seu pedestal, falar em aventureiros. Querem maior aventura do que esta que temos tido?

João Pedro disse...

O que é incrível é que houve um trolha (Mafiuza) que veio a publico gozar com o Sporting, por em causa desde a cadeia de comando do clube ás nossas exibições e... nada, ninguém diz nada e agora que o Sporting está na eminencia de ficar sem estádio... viram-se para o.... 'abutre'!? EPÁ VÃO PÓ CARALHO. CAMBADA DE MERDA!

QUINTA disse...

Se cada um fizer a sua parte...

EXISTIRÁ TANTO SPORTINGUISMO COMO SE PENSA? http://quintadelduque.blogspot.pt/2012/03/existira-tanto-sportinguismo-como-se.html

leao revisor disse...

LeoCapel

Carneirada? E tu és alguma Hiena?

Ao contrário do que diz, eu não digo para olhar para o passado digo é que provem que houve roubo no passado ou então estejam calados que é bem diferente!

João Pedro disse...

ó revisor, hiena é quem tem andado a comer o clube já vai prá mais de dez anos... mas isso já se sabe que você não quer ver.

leao revisor disse...

João Pedro

Se não gosta que lhe chamem coisas não chamem aos outros é só o que tento fazer entender.

João Pedro disse...

Não revisor, você é que chamou hiena a alguém indevidamente. Ou não sabe o significado da palavra, ou estava simplesmente com vontade de a usar.

leao revisor disse...

Leocapel a 21 de Março de 2012 19:15

"Simples, porque muitos dos responsáveis ainda hoje estão no clube e não convém ao Revisor, ao Vitor, ao Daniel e Carneirada, Lda."

Acho que não preciso de dizer mais nada

LeaoCapel disse...

Note-se que eu nunca referi roubos ou crimes no meu comentário. Isso já é o Revisor com as suas fontes que certamente deve ter melhores informações que eu.
E mesmo que não tenha havido roubo: então mas agora a incompetência deve ser perdoada?
Porra, se isto fosse la para os lados do norte até já rolavam cabeças, como é aqui "no pasa nada". Se for preciso até se dão palmadinhas nas costas dos Croquettes.

QUINTA disse...

Andamos sempre às turras

EXISTIRÁ TANTO SPORTINGUISMO COMO SE PENSA?http://quintadelduque.blogspot.pt/2012/03/existira-tanto-sportinguismo-como-se.html

leao revisor disse...

Leocapel

rolavam cabeças?

Estadio na SAD à uma quantidade de anos! Receitas record durante uma serie de anos, terrenos oferecidos, centro de estagio oferecido e o passivo é pouco abaixo do nosso.

Só em comissões este ano (e reforço este ano) ultrapassaram os 8 milhões e você ainda quer comparar o SCP ao FCP?

A diferença é que tanto eles como o SLB não se importam com isso só se preocupam se as equipas ganham ou não.

Eu acho que houve muita coisa mal feita sim, mas não ando aqui a insultar ninguém.

leao revisor disse...

Para terminar com esta assunto sugiro a todos que leiam as edições de papel dos jornais o Jogo e DN.