sexta-feira, 20 de abril de 2012

Analfabetos doutorados em Leis e Economia

Ponto prévio, é comprovadamente de MÁ FÉ, a forma como a comunicação social está neste processo do Cardinal. Foi uma semana a fazer capas de jornais com noticias sensacionalistas que visavam unicamente atingir o SCP e não a pessoa PPC e quando o organismo máximo do futebol europeu se prenuncia e diz, "Trata-se de uma questão interna e que nada tem a ver com manipulação de resultados", esclareceu à agência Lusa fonte do organismo europeu, rejeitando um hipotético cenário de eventuais punições desportivas ao clube de Alvalade..
Estas declarações não foram capa de NENHUM jornal diário no dia a seguir! Nem em letras grandes nem em pequenas, simplesmente não estava!

A comissão de disciplina decidiu abrir um inquérito ao SCP a pedido de Rui Alves, nem é preciso dizer o quão tranquilo me sinto pois não?

Vamos ao que realmente interessa agora:

Foram muitos os sportinguistas a "descobrirem" que PPC não podia suspender o seu mandato como vice-presidente porque isso simplesmente não constava nos estatutos do SCP, pena foi que esses mesmo sportinguistas não tivessem "descoberto" igualmente que o presidente do clube pelos mesmos estatutos não o pode demitir como era exigido por esses sportinguistas! Percebo finalmente (realmente demorou é verdade) agora o Post do Leão da Estrela "A hora do Bruno está a chegar. Finalmente..." é que a única forma de PPC sair sem ser por vontade própria era via eleições... E era realmente o que o SCP precisava numa altura em que disputa 3 meias finais europeias e têm que resolver problemas financeiros urgentes.

Agora as contas!
Dia 24 irá se realizar uma AG, entre outras coisas para os sócios do SCP aprovarem ou não um empréstimo com o objectivo de eliminar o passivo da SPM para posteriormente ser incorporada na SAD e assim cumprirmos as regras financeiras que a UEFA nos vai obrigar a cumprir para participarmos nas competições europeias na próxima época.
Este empréstimo não vai fazer aumentar o passivo do grupo SCP já que serve unicamente e exclusivamente para pagar o passivo.
Não vou aqui entrar em pormenores de contas, a única coisa que digo é que, votarei a favor A MENOS que outro alguém, me ou nos apresente outra proposta que cumpra os requisitos da UEFA e não obrigue a um empréstimo. Caso contrário, não me resta outra alternativa senão votar a ÚNICA proposta para resolver este problema.

Dia 23 irá se realizar uma sessão de esclarecimento sobre este tema antes de ir a AG! Finalmente! E a minha única duvida é até bem simples. Rui Paulo Figueiredo numa entrevista sobre esta operação financeira disse que iria permitir ao SCP poupar só em juros entre 6 e 8 milhões de euros. GL afirmou que sem a entrada na Champions o SCP teria que reduzir o seu orçamento no mesmo montante. A pergunta é, estamos a falar num só ano reduzir as despesas em 12 a 16 milhões ou com a poupança do primeiro podemos "investir" no segundo?
Depois por orçamento o que entende GL? Massa salarial + transferências? Ou só Massa Salarial?
Se for a primeira opção não me preocupa minimamente a quebra de 6 milhões, gastámos 35 a época passada para mim este ano nem 15 precisamos agora se essa quebra se registar via massa salarial ai vamos ter um problema grande por resolver porque se queremos bons jogadores, como agora ninguém tem a pouca vergonha de questionar, isso só se consegue com salários altos e se vamos reduzir é assumir que alguns deles vão ter que sair e isso implica obrigatoriamente a uma desvalorização do plantel.

Saudações Leoninas

14 comentários:

Jalex disse...

Subscrevo este post na sua totalidade.

Até as dúvidas colocadas são iguais as que eu tenho e gostava de ver esclarecidas.

Mike Portugal disse...

Concordo contigo LR.
Não me preocupa muito o facto de na próxima época se investir menos dinheiro em transferências, até porque o SCP após o Europeu da seleção (que espero que seja bom), poderá vender alguns jogadores, nomeadamente João Pereira, Carriço, Patricio e se calhar Insua (este não queria nada que saísse pois não temos nenhum substituto sequer à altura).

Mas claramente a prioridade na próxima época terá que ser 2 jogadores: um central de qualidade inegavel e um avançado para concorrer com Ricky e Rubio, já que Ribas não tem estofo.

Lionheart disse...

LR, mas o orçamento deve incluir a massa salarial e as contratações. Faz algum sentido ser de outra forma? A poupança em juros reflecte-se no clube ou na SAD?

JMM disse...

LR

Isso da hora de BdC para além de ser anti-Sporting é, fundamentalmente, muito estúpido. Anti-Sporting pois aproveita momento de dificuldade para passar uma agenda "política" secundária, aproveita para minar. De facto, não tem mal nenhum apoiar um candidato diferente do que gamha ou esperar que esse candidato se volte a candidatar. Tem mal é minar o que ganha com o objectivo de promover o que perde prejudicando a instituição. Esses não são Sportinguistas, são Bruno de Carvalho que, tanto quanto sei, não disputa nenhuma competição...
Estúpido pois esse tipo de coisas cai mal a toda a gente, até à maior parte dos apoiantes de BdC que, como Sportinguistas que são, protegem é a instituição e o presidente em funções. Essas atitudes prejudicam o sócio BdC e as suas intenções assim como o SCP.

Achas mesmo que aparece outra proposta? Eu já estou preparado para ser uma proposta versus declarações vazias do género "estão a roubar o Sporting aos sócios". Não percebo a leviandade com que dizem essas coisas sem dar aos sócios qualquer alternativa que se veja.

Quanto ao orçamento, o único erro da direcção de futebol de GL -Domingos Paciência - impediu o clube de assegurar a UCL. Eu nem culpo ninguem por esse erro pois foi um erro que também eu cometi. Nada fazia crer que Domingos não tinha estaleca para aguentar a pressão. Basta comparar as conferências de imprensa "assustadas" de Domingos com a calma de Sá Pinto.

Ora sem UCL são pelo menos menos 7 ou 8 milhões a entrar entre prémios e bilheteira. Temos de reduzir o orçamento. Para comprar os jogadores que precisamos (4)teremos de vender jogadores e cobrir as outras lacunas com miúdos.

Vendendo João Pereira por 7 ou 8 milhões e chamando Cedric (ficamos com Arias e Cedric). Provavelmente teremos de vender Patrício pelo que encaixaremos mais 7 a 10 milhões (e usamos Boeck). Aliás, não há jogadores indispensáveis. Com um encaixe a rondar os 20 milhões podemos usar cerca de dez para comprar jogadores e usar ainda o Salomão ou o Wilson entre outros.

Amanha na entrevista ao Record GL deve esclarecer algumas das coisas que planeia.

SL

Jalex disse...

"vender Patrício pelo que encaixaremos mais 7 a 10 milhões"

Isso seria possivelmente um dos mais ruinosos negócios de sempre da história do clube.

No momento de forma que atravessa e com o Europeu a porta só se aceita a sua saída por valores próximos da clausula.

Contudo preferia a sua permanência(mas compreendo a necessidade da sua venda,desde que por um valor justo).

JMM disse...

Jalex

A minha observação quanto ao Patricio deve-se ao simples facto de dez milhões por um GR ser já um negócio fantástico.

GR normalmente são baratos. Se Patricio sai por 20 seria dos melhores negócios da história do desporto. Não acredito.

Jalex disse...

Depende do Guarda redes,De Gea é melhor que Patrício?Vai ser titular no europeu?Ele vale 20 milhões e o Patrício só 7?


Não podemos andar a oferecer jogadores de qualidade a preço de saldos,acho que por esta altura já devíamos ter apreendido com os erros do passado.

Neste momento no plantel não existe um jogador que tenha mais mercado que Rui Patrício.A qualidade paga se bem e ficaria muito surpreendido
que a ser vendido não saia por valores perto da clausula.

JMM disse...

Muito satisfeito ficarei se sair por mais de dez. Apenas não acredito que aconteça.

De Gea é um caso, um caso não justifica todos os outros.

Jalex disse...

Portanto acha que ate um guarda redes como Roberto vale mais que o Patrício?

Casos não faltam.

Um dos grandes problemas do Sporting não são os passivos,direcções e outras questões do género.

É a mentalidade que se vive hoje em dia entre os adeptos.

Se nos próprios não valorizamos o que é nosso,não vale a pena estar a espera que os outros o façam.

leao revisor disse...

Para mim Patricio não é nada inferior a De Gea e Neuer, para alem do mais de ser provavelmente o Gr neste momento em melhor forma da Europa. Juntando a isso que temos o Europeu à porta 20 milhões é o mínimo que é exigido à direcção do SCP, qualquer valor a baixo disto é um mau negocio!

JMM disse...

Primeiro devo dizer que isso da mentalidade dos adeptos não cola. Não se trata de valorizar ou não o que é nosso. Trata-se sim de entender o que custa normalmente um Redes.

Segundo, Roberto não conta. Isso foi para pagar dividas. Foi um negócio muito estranho.

Ora o GR mais caro de SEMPRE foi Buffon por 32 milhões. O segundo foi de Gea por 20 milhões. O terceiro foi Neuer por 15 milhões. O quarto foi Peruzzi por 10. Depois temos outros a rondar os dez milhões como Muslera ou Craig gordon.

Ora, vender Patricio mais caro que Neuer parece-me irrealista. Olhando para o mercado é possível constatar que os negócios normais de grandes Redes como Barthez rondaram todos os dez milhões.

Mais, tendo em conta que os mais endinheirados têm GR bons não estou a ver ninguem a gastar mais no Patricio que foi gasto no Neuer. Não é por acaso que se fala de Sevilahs e coisas que tais, são clubes que não pagam vinte por um Gr.

Jalex disse...

A mentalidade não cola mas depois os comentários feitos mostram exactamente o contrário.

Não vale a pena.

leao revisor disse...

JMM

Existem só 3 pormenores, o Rui tem 23 anos, é agenciado pelo Mendes e é o Gr mais barato em termos salariais dos que referiu ou seja pagar 20 pelo Rui pode sair mais barato que pagar 15 pelo Neuer para servir de comparação.

O Rui só sei para um tubarão do futebol europeu, esqueçam sevilhas e afins.

JMM disse...

Os comentários feitos são uma opinião baseada naquilo que considero ser o mercado dos GR neste momento.

O teu comentário depreciativo quanto a mentalidades, esse sim, revela de facto uma mentalidade pouco propícia à discussão ou debate mas certamente muito dada à guerrilha não fosse a guerra interna do Sporting uma guerra de "mentalidades".

LR

Entendo tudo isso. Até te digo mais, Patricio neste momento só tem um GR que lhe é superior: Neuer. Todos os outros não estão, neste momento, ao mesmo nível.

A única hipótese de alguém chegar aos 20 por um GR passa por um milionário. E esses parecem-me bem servidos. Já os clubes falados nunca pagariam tanto por um GR.

Muito feliz ficaria por uma venda de 20 milhões. Para mim era um grande negócio. Contudo não posso de achar 10 milhões um valor normal. Nada tem isto haver com mentalidades, o Sporting tem de tentar vender pelo máximo que conseguir, como sempre. Depois um grupo de circunstâncias pode marcar o negócio como o contrato em vigor, o clube interessado ou o mercado de GR actual.