terça-feira, 8 de maio de 2012

Bocas

O circo da Silly Season começou cedo este ano.
Para além de Zakaria Labyad (para mim um craque) que parece ser certo e trás um acréscimo de qualidade e de soluções ao plantel leonino, continuam a surgir notícias de outros interesses.
Hugo Vieira parece ser o próximo. Confesso que ganhei admiração pelo jogador. Sempre que vi o gil Vicente (poucas vezes) jogar foi sempre jogador que me impressionou. Agora se é jogador para o Sporting? Sinceramente não sei. Só o tempo o dirá.
Já a venda de Rui Patrício e a vinda de Eduardo não consigo adjectivar de outra forma que não seja patético! Nunca fui admirador de Eduardoe considero Patrício dos melhores do mundo na sua posição. Acho que Patrício nunca pode/deve sair por valores abaixo dos 12M e sinceramente para vir Eduardo prefiro apostar em Marcelo Boeck que deu sempre conta do recado nas vezes em que foi chamado.

27 comentários:

Francisco Monteiro Dias disse...

Pois parece que a Caça já começou e os especuladores e jornaleiros estão a fazer tudo para ir ganhando uns trocos com o lançamento de nomes e valores para a fogueira.
Em primeiro lugar e que se saiba ainda nenhum clube apresentou proposta concreta para a compra de qualquer jogador do plantel do Sporting.
Dizer-se que o melhor lateral direito do Campeonato, um dos melhores na liga Europa e titular da selecção Portuguesa sairá do Clube por 4M quando a sua clausula é de 7M, é brincadeira!
O que estão a tentar fazer, para além de especular é obter alguns dividendos, criando nos jogadores duvidas e incertezas quanto ao futuro.
Todos os anos é igual, o Sporting é sempre o Clube mais falado e o que menos dinheiro realiza nas transacções, será coincidencia???

Mike Portugal disse...

SE o Eduardo viesse era para ser suplente do Boeck e não titular.

Mauro Silva disse...

Mike, nem para suplente!... Sinceramente, aqui estou completamente do lado do Titular Indiscutível...

Se é realmente para vender o Ru1 Patrício, vá-se buscar Fabiano Freitas, não para titular (o Boeck trata bem do caso), mas para suplente. Depois via-se qual dos 2 ganharia o lugar...

JMM disse...

Acho que se é para ir ao Eduardo mais vale ficar com o BOEK para titular. Sem duvida alguma.

Anónimo disse...

o Hugo Viera pode assinar a qualquer momento segundo "O Jogo"

luis silva disse...

Constatar a ligeireza com que o titular e outros opinadores sobre futebol avaliam um jovem estrangeiro de 19 ou 20 anos com pouco mais de 30 jogos na carreira como um craque e quando aparecem noticias sobre um português a avaliação é não sei, talvez, quem sabe.
São opiniões perfeitamente legitimas mas esta temática que o jogador português é de qualidade duvidosa mas o treinador português já serve e é extraordinário é dificil de entender. Ou será que é pelo jogador ser de um clube pobre e que luta para não descer?
SL

luis silva disse...

Anteriormente enganei-me e queria escrever jogador estrangeiro no lugar de treinador português.
SL

Mauro Silva disse...

luis,

Percebo perfeitamente o seu ponto mas, para a discussão em causa (Edurado vs Fabiano) esse aspecto nem sequer se põe.

luis silva disse...

caro mauro, na minha opinião eduardo e fabiano são duas boas opções, mas saindo o rui patricio eu apostaria no regresso de victor golas. Jogou apenas numa pré-época mas já foi emprestado 3 ou 4 vezes e julgo ser tempo de voltar.
Um tal de rui patricio começou com 18 ou 19 e nessa altura certamente ninguém lhe dava futuro. O Golas já passa dos 20 e já jogou no clube, mesmo sendo meio a feijões.
SL

Mauro Silva disse...

luis,

Para ficarmos esclarecidos, comigo seria:

Equipa Principal:
Marcelo Boeck;
Fabiano Freitas.

(Isto em caso de saída do Rui Patrício, caso contrário ficaria o Ru1 e o Marcelo)

Equipa B:
Víctor Golas (Titular da B/3ª opção da principal);
Luís Ribeiro;
Rafael Veloso.

PP disse...

o problema é que enquanto vendemos e nao vendemos o patricio, o fcp já vai deitar as mãos ao fabiano... ha pois é... para aqueles lados não dormem...

PP disse...

E já agora, em relação à Silly Season. O SCP vai ter de cortar o orçamento, por muito que digam, isso significa cortar na folha salarial (é isso que é 75% do orçamento), a não ser que se vendam jogadores que paguem a actual folha salarial.
Vendas:
- João Pereira (ficamos com o Pereirinha) - 7M
- Carriço (está claramente a mais) - 3M
- Matias?? (a verdade é que cada vez mais temos Martins, Izmailov, Labyad) - 5M

Só aqui temos 15M (o valor que receberiamos pelo Patricio)

No entanto, por 15M devemos tb vender o Patricio. Ele é o São Patricio mas 15M é mt mt guito por um GR, o que daria um bolo de 30M podendo gastar metade em reforços.

leao revisor disse...

PP

Não esquecer que se em anos anteriores o que gastávamos em reforços era ridículo em relação aos demais, o ano passado sempre foram 35 milhões de euros...

E a pergunta é sempre a mesma isso não entrou também no orçamento?

João disse...

Sinceramente, o Hugo Vieira não me parece jogador para o Sporting. Se queremos ser campeões, temos de contratar num patamar acima. Hugo Vieira pode ser jogador para um Braga ou um Guimarães, mas nós temos de lutar é com Porto e Benfica e para isso jogadores como Hugo Vieira não me parecem boas opções.

leao revisor disse...

João

Não digo que é um jogador extraordinário, mas gostava de saber o no que ele é inferior a Varela ou Djalma por exemplo, é que se tivesse sido o FCP a ir buscar o tipo lá estaríamos a ouvir o homem não dorme...

O risco desta operação é mínimo e certamente o reforço do ataque não se ficará por aqui

João disse...

Acho que é inferior ao Varela e de qualidade semelhante ao Djalma.
Pessoalmente, não queria ter o Djalma no Sporting e no momento actual, penso que o Varela tb não nos faz falta e penso até que serão 2 jogadores que o Porto provavelmente dispensará. Por isso, tb não vejo que o Hugo Vieira seja uma mais-valia.
O que eu acho é que andámos durante algum tempo a contratar jogadores que não têm qualidade para um patamar elevado como deve ser o do Sporting. Os exemplos são mais que muitos.
O defeso passado foi a excepção, em que efectivamente voltámos a contratar jogadores de grande qualidade. Houve, como haverá sempre, alguns erros de casting, mas no global voltámos a contar com jogadores à altura do clube.
Agora, parece-me que não devemos voltar ao passado e contratar jogadores cuja qualidade é discutível só pq vêm a custo zero. Aliás, no caso do Hugo Vieira, nem sequer percebo muito bem onde é que ele pode encaixar neste plantel, para além de ser um jogador de contra-ataque e não de ataque continuado, como se prevê e se deseja que o Sporting jogue.
Além disso, o Freitas já provou que é capaz de trazer para o clube jogadores com mais qualidade que o Hugo Vieira e a baixo custo.
E claro, também sei que o Sporting não se ficará por aqui em termos de reforço do ataque. A abrir verdadeiramente os cordões à bolsa, espero que seja para ir buscar um goleador de créditos firmados. Esta época o Wolswinkwel esteve bem, melhorou muito com o decorrer da época, ainda tem grande margem de progressão mas já se percebeu que não temos qualquer alternativa. Para mim este foi o único erro do Sporting em termos de preparação do plantel. Faltou-nos claramente um outro grande ponta de lança. Espero que isso seja colmatado este ano e já agora, que mantenhamos o Wolswinkel.

vitor disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
vitor disse...

Revisor,

Fizemos esta época com cerca de 30 Milhões! Os Milhões de que fala implicaram parcerias! Foi aí que entrou a sabedoria, os fundos e o Freitas! Se quisermos ainda relativizar mais as coisa, cerca de 1/3 do que gastou o campeão nacional! Com muito mais rendimento relativo! Com muito menos jogos de bastidores, o que acabou por se reflectir e de que maneira na tabela classificativa!

Apesar da Champions nunca ter sido orçamentada, possibilitaria gastar para aí cerca de 45 Milhões no futebol profissional! Sem ela vamos para valores muito perto do que gastou Bettencourt na última época, cerca de 38 Milhões, o nosso maior orçamento! Sem vendas, daremos ainda maior prejuízo! De certa forma, já previsto!

Sem dinheiro fresco qualquer entrada implicará saídas! Nada de mais, não precisamos de mais que contratações cirúrgicas!

Mas não nos iludamos, uma coisa é uma época na Champions, com o que isso representa de poder de atracção para os jogadores, relativo a prémios e montra, outra coisa é a Liga Europa, cá para mim prestes a desaparecer!

Não que um economista dê forçosamente um bom presidente do clube, o Sporting até tem conseguido provar o contrário! Desta vez até vamos lá com um engenheiro e vamos muito bem!

Resta acrescentar que dava mais jeito ver o Benfica a arder que nós num processo eleitoral novo!

E propunha deixar os Milhões de parte para quem governa o clube, chega até a ser impeditivo que desfrutemos mais do nosso futebol!

Abraço e SL!

PP disse...

LR: o SCP esta epoca gastou mt dinheiro (apesar das paercerias). Mesmo assim está no vermelho, vermelho!! É preciso ter noção disso. A não ser que entre algum investidor maluco (não acredito em tal cenário) ou o SCP começa a viver com o que tem... ou não sei. "Não se consegue enganar muitos tolos durante muito tempo."

Alem do mais, sempre foi dito que os jogadores agora comprados precisavam de entrosamento. Assim sendo, é de esperar que o rendimento da equipa para o ano seja melhor só por esse facto (mesmo que a equipa seja a mesma).

A verdade é que contanto apenas o cenário Sá Pinto, fomos os 2º que mais pontos fizemos, só atrás do FCP (que foi puxado!!!!! pelo Hulk, deixem-no ir embora e o FCP passa a estar ao nível do SLB e Braga).

vitor disse...

PP,

Se a direcção não se preocupasse com o vermelho não baixava a previsão!

Ao contrário do que diz os custos já começaram a descer a as receitas a subir! A ideia é as curvas encontrarem-se!

Mesmo com um plantel mais valioso por menos e com os custos que isso implica com a massa salarial! Baixaram-se custos noutras áreas!

Já foi aliás anunciado o cumprimento do fair play financeiro exigido pela UEFA, o que estava longe de vir a ser a uma realidade até há bem pouco tempo atrás!

SL

leao revisor disse...

PP e Vitor

Vamos lá ver se agente se entende, a menos que o Presidente seja um grande aldrabão no final da próxima época os tais custos e proveitos já se vão encontrar e no final de 13/14 estaremos finalmente no verde, se tal não for verdade bem que pode fazer o pino que com o meu voto não conta.

Este ano os 35 milhões foram conseguidos através de parcerias, ora muito bem, é verdade sim senhor e só assim poderia ser é verdade mas quando vem se vangloriar do dinheiro que arranjou nunca fala dos "parceiros" por isso e repito, não peço mais do que 10/15 milhões para investir esta epoca e até me mentalizei que João Pereira e Patricio vão sair (carriço, andré santos, pereirinha e até outros podiam seguir as pisadas para fazer dinheiro) agora jogadores fundamentais saírem por redução de custos não admito, alias o presidente disse que não o iria fazer por causa da redução do orçamento! Cá estarei para avaliar!

vitor disse...

LR,

Mas que grande mau feitio! As participações foram todas comunicadas!

Fica a ideia que para o Revisor o mais importante é gastar muito ao invés de vencer! O Porto tem muito menos arcaboiço que nós para apresentar orçamentos perto dos 100 Milhões!

Sem receitas extraordinárias não valem nada!

Quanto à consolidação orçamental vamos ver quem falha mais, se o Sporting, se Portugal!

Em matéria financeira era bom ter sempre presente o ponto de partida de actual direcção leonina! Esta época não se evitou uma ruptura financeira, evitou-se uma por mês!

A saírem Patricio e JP até há mais que 15 Milhões para compras! Já temos dois reforços, ambos em fim de contrato! A este ritmo não precisávamos de metade!

E que tal esperarmos todos pelo inicio da próxima época para vermos com que plantel partimos?

Antes ainda há a final da taça de Portugal para disputar!

SL

vitor disse...

A melhor forma de ultrapassar a inconsciência do quão difícil vão ser os próximos dois anos é começarem já hoje a munir-se das demonstrações de resultados de empresas deficitárias, independentemente da área de actividade, SADs desportivas inclusive!

E daqui a dois anos vão ver quantas conseguiram consolidar contas e quantas conseguiram crescer!

E não vale a pena perder tempo com as falências! Comemorem antes todos os fins do ano todos aqueles que conseguirem manter o posto de trabalho! Acreditem que vão ter razões para tal! A todos os que não conseguirem, as maiores felicidades na procura de um novo emprego!

E esperemos que até lá festejemos todos vários títulos do Sporting!

SL

leao revisor disse...

Vitor

Apenas repito aquilo que o presidente diz.

Acho que tenho esse direito de fazer a minha avaliação se não cumprir com aquilo que promete.

Mais, este ano o objectivo era aproximar dos da frente, para o ano isso é demasiadamente curto! O objectivo só pode ser lutar pelo campeonato e vence-lo!

vitor disse...

LR,

Não é compreensível a obsessão por Milhões pela quase generalidade dos adeptos! Muito menos usá-los como método de avaliação da direcção! Ainda fazem contas aos Milhões falados na campanha?! Se foram ou não aplicados? Claro que sim! Havia muito que fazer! Até mais, inclusive nas contratações e a estabelecer parcerias de mercado! O grosso das participações vieram à posteriori das compras! E chega de falar de mercado que não sou nenhum empresário!

Não vamos deixar de ganhar nada por falta de dinheiro! Aliás, nunca me lembro de tal ocorrer no Sporting!

Quanto à aproximação ficou muito clara nos clássicos! Só não viu quem não quis!

No topo das nossas prioridades devia estar sempre a estabilidade do clube! Sobretudo à volta da equipa de futebol! É por isso que deixamos de ganhar muitas vezes, sobretudo quando temos planteis muito jovens, com jogadores a evoluir!

E também não deve fazer mal rezar um bocadinho todas as noites para que Deus nos livre dos Proenças!

A falar muito a sério, espero bem que o clube apareça com mais capacidade de influência na próxima época! E já nem falo nos media, que até editam a Liga da verdade e que parece que ninguém vê!?

Falo onde sabemos que é necessário! Isso sim, dá títulos em Portugal!

SL

leao revisor disse...

Vitor

Você pensa que sou parvo ou quer-me fazer de parvo ainda não percebi?

Então o presidente diz que para o ano atingimos a estabilidade e para o outro passamos a ter lucro e acha que isto pode ser uma afirmação de menos importancia no final de um mandato?

Acha que ficar outra vez a 16 pontos, tendo aproximado ou não dos adversários é aceitável?

E bem sei que foram feitas mexidas, que nos jogos com os adversários directos estivemos muito melhores mas para o ano isto é admissível?

Se falhar desportivamente e financeiramente venha você com a conversa que quiser não tem qualquer desculpa!

E eu não falo de X ou Y milhões, nem falo em nomes, digo apenas que a equipa tem que aumentar a sua qualidade! A equipa actual apesar de ter um aumento significativo (e que aumento) de qualidade em relação ao ano anterior precisa de ainda melhorar, olhando para os planteis dos rivais!

Se o caminho é enfraquecer o plantel e esperar um milagre não contem comigo!

vitor disse...

Ok Revisor, prometer títulos não passa de demagogia! Tudo a correr como previsto estaremos muito mais consistentes na próxima época;

Vamos deixar a conversa sobre o plantel para a próxima época para depois da supertaça! Aí terá oportunidade de avaliar se temos ou não equipa para disputar o próximo campeonato!

Que tal como diz o post acima, vale a pena continuar a encher o estádio! Para além do apoio óbvio os bons contratos comerciais passam pelo estádio cheio! Já perdemos alguns bem bons no tempo do estádio vazio!

Boa noite!