terça-feira, 1 de maio de 2012

Mais e acima de tudo

Depois de termos sido eliminados frente ao Bilbao, não quis escrever nada para a minha opinião não ser moldada pela emoção do momento, faço-o apenas hoje depois de um jogo que deve ter sido o que menos batimentos cardíacos me provocou por minuto esta época. Independentemente da eliminação (e vitórias morais para mim valem zero), independentemente da possibilidade de ainda atingir-mos o acesso à pré-eliminatória da Champions (que nos daria uma maior capacidade orçamental que evidentemente nos facilitaria a tarefa para o próximo ano) o que digo plenamente convicto, é que com este grupo (equipa técnica e jogadores) com apenas alguns retoques, para aumentar o numero de opções válidas para o treinador, não tenho a menor duvida que o sucesso acabará por chegar mais cedo ou mais tarde! Digo-o sem ter-mos ainda conquistado nada que o mais difícil foi alcançado, a equipa tem qualidade, o treinador é um dos nossos e já provou ter competência para o cargo, e os adeptos estão com a equipa e tendo estes 3 factores a remar para o mesmo lado a formula do sucesso está encontrada. Que o SCP seja cada vez mais forte! Saudações Leoninas

12 comentários:

JMM disse...

LR

Esta equipa por si só não chega. Esses retoques têm de ser bem pensados e falo de 5 jogadores de qualidade.

DC melhor que os que temos

MAC pois sem Matias nunca fazemos nada em termos de construção.

2 extremos pois JEFFREN e IZMA não contam

1 PL porque Wolfs sozinho não dá.

De outra forma o titulo é miragem.

JMM disse...

Aliás sem estes reforços até o 2º é difícil. Sporting conseguiu um bom onze mas não tem ainda um bom plantel, precisa de mais e podem ajudar algumas saidas como a de João Pereira.

Mais, espero que não façamos o disparate de ir buscar o Liedson. Com o que ele ganha e com 34 anos era um autêntico disparate.

QUINTA disse...

Esta época há muito para ganhar e na próxima, sem tiros nos pés, o verde pode fazer mossa.

CONCORDAM COMIGO?http://quintadelduque.blogspot.pt/2012/05/concordam-comigo.html

leao revisor disse...

JMM

Os que você acha que não contam, são só para mim os melhores jogadores do plantel.

Diziam o mesmo de Izmailov a epoca passada e quando se recuperou foi sempre dos melhores em campo e não existe outro com a sua classe, Jeffren será igual para o ano se conseguir superar as suas debilidades musculares.

Não acho que precisamos de grandes mudanças, 3 ou 4 para entrarem para o plantel principal e fazer regressar os emprestados para jogarem na equipa B e serem alternativa para os castigos/lesões da equipa principal.

JMM disse...

São para si os melhores do plantel? E então!? Se não jogam podem ser o que você quiser...

Izmailov ninguém discute. Facto é que no ano passado fez três jogos. Jeffren tem jogado pouquíssimo e esteve esta epoca toda lesionado jogando um total de 500 minutos que equivale a cerca de 5 jogos e meio.

Izmailov quando joga é dos melhores
Jeffren tem um potencial tremendo.

Essas duas realidades ninguem discute mas na organização de um plantel não se vive de ilusões ao estilo "são os melhores do plantel". A construção de um plantel vive de realidades concretas contanto o numero de opções que se dá ao treinador.

Ninguem diz que não servem, digo é que temos de assumir uma realidade: têm tendência para as lesões. Depois há dois caminhos:

1º Escamotear essa realidade e contar com eles e com a sua boa época (a sua solução)

2º Construir um plantel tendo em conta essa propensão e portanto prevendo potenciais lesões (a minha solução)

A 1ª solução, a sua, leva a que uma lesão de ambos nos leve a ser apanhados de calças na mão.
A 2ª solução, a minha, leva a que caso estejam bem óptimo mas caso não estejam calma porque temos solução.

Prefiro a minha solução pois me parece muito mais razoável.

Também acho que não precisamos de grandes mudanças:

GR: Boeck, Tiago, "Miudo"
DD: Cedric, Arias, Pereirinha
DE: Insua, "miudo" (Turan?)
DC: Oguchi, xandão, Rodriguez, Nuno Reis, +1 (Jogador preferencialmente mais rápido que o Oguchi)

MDC: Carriço, Rinaudo
MC: Schaars, Elias, Martins, Adrien +1
MAC: Matias, +1
MAE: Capel, Carilo +1
MAD: IZma, Jeffrem +1

PL: Wolfs, Rubio +1

Com as saidas de Patricio e de Pereira logo temos o nosso encaixe. E assim não somos apanhados de surpresa com uma lesão dos nossos jogadores que pertencem mais ao departamento medico que a equipa de futebol.

Ou vamos pelo caminho da responsabilidade ou arriscamos e o treinador que se lixe. Tem a palavra Freitas, Duque e companhia.

PS: eles vão escolher a responsabilidade, Sá Pinto terá opções.

johnC disse...

31 jogadores num plantel com uma equipa B por trás? Nossa senhora que nunca vi um plantel assim... só se for no fm, cm ou qualquer outro do mesmo estilo!

Volto a perguntar: Cadê dos bilhetes para a final da taça? Perderam-se no mapa ou quê?

JMM disse...

31 assumindo que 3 deles jogam na b e que temos Jeffren e Izma, jogadores que o mais provável é estar no estaleiro metade da temporada.

JMM disse...

E um erro, a defesa direito deixaria um desses 3 também para a B :)

anonymus disse...

Com a construção da equipa B, de preferência com jogadores emprestados e com a promoção de alguns que no final desta época acabam a carreira nos júniores, ficar-se-á com uma retaguarda capaz,considerando que alguns deles têm já alguma experiência e que ficaria constituida por 20 jogadores.Para a equipa principal,para mim, basta a aquisição de mais 1 DD, 1 DC,e de 1 PL,(que até podem sair desses regressados) o que corresponde ao total de 23 jogadores, desde que saiam apenas o Evaldo, Tiago,Polga e Ribas. No total, ter-se-á um total de 40 a 43 jogadores, de onde sairão todas as semanas as 2 equipas séniores.Neste lote, é preciso contar, que no caso de lesões a equipa B, pode ser reforçada com os melhores jogadores da equipa júnior.

vitor disse...

Boa tarde!

Começar por me solidariezar com o Revisor pela avaria na máquina fotográfica! Nos sites das agências noticiosas há excelentes fotoreportagens que nunca chegam a ser exibidas nos media!

A actual estrutura de futebol do Sporting veio para sagrar o clube campeão numa conjuntura extremamente difícil, com o futebol em Portugal a acusar os mesmos vícios de sempre!

De que o nosso principal adversário - a todos os níveis - muito falou esta época, depois de não ter o mesmo aproveitamento que nas épocas com Cunha Leal e/ou com Ricardo Costa na LPFP! O actual abrandamento deve-se a Jesus já ter assinado com o Porto!

E que o nosso PMAG muito enaltece na pessoa de Pinto da Costa enquanto vai pedindo a cabeça de PPC numa salva, sem nada saber! Sabe que quer eleições!

Aos mais desatentos recordava a ultima operação de comunicação no Dragão, que envolveu a chamada de ex-estrelas, com todas s/ excepção a garantirem um Porto campeão muito antes da data! E não foi o potencial do plantel azul e branco, muito menos do seu actual mister o que lhes foi confidenciado à chegada!

Já era bom poder vir aqui garantir total isenção sobre o que se vai passar no próximo fim de semana no Dragão!

Os resultados acabarão por aparecer! Era bom que tivéssemos sempre presente o patamar de partida do actual CD!

SL

vitor disse...

O Sporting nunca foi candidato ao titulo esta época! Nem a correr por fora, como certas aventesmas chegaram a escrever!

Domingos teve sempre os objectivos bem definidos!

Nenhum outro clube chega aliás à penúltima jornada dentro de todos os objectivos pré-definidos!

Força Sporting!

SL

SL

JMM disse...

O Sporting se quer ser campeão tem de saber jogar contra 14 em alguns jogos. Terá mesmo de ser. Se não aceitam essa realidade então não vão lá chegar.

Isso e organizar um plantel com mais algumas opções, não é um desejo mas uma necessidade.

Acredito que a estrutura competente que temos terá cabeça para isso. Acredito até que já esteja tudo planeado.

Quanto a esta época, vamos ao Dragão dependendo de nós para chegar ao terceiro. Isso já é muito se olharmos para o estado em que o Domingos nos deixou.