segunda-feira, 7 de maio de 2012

A rábula dos bilhetes para o Jamor

Na casa onde não há pão todos ralham e ninguém tem razão
. Era assim que podia começar mas vamos a factos... A FPF entregou ao SCP entre 11 a 12 mil bilhetes para o Jamor como clube finalista. O SCP POR CONTRATO é OBRIGADO a dar preferência aos detentores de lugares especiais na compra de qualquer bilhete para alguma final que o SCP participe ou algum evento no estádio de Alvalade. Assim sendo existem cerca de 8000 lugares especiais dos quais apenas cerca de 6000 estão renovados. Destes 6 mil pouco mais de 80% accionaram esse direito, ou seja voaram para os lugares especiais entre 4800 a 5000 bilhetes. Depois o SCP achou por bem enviar para todos os núcleos do pais, considerando que eles são muito importantes para a vida do clube 1500 bilhetes ao todo. Algo que julgo eu não pode ser criticado por ninguém. A direcção do SCP entendeu ainda dar a possibilidade de todos os funcionários e órgãos sociais do SCP terem direito a comprar 1 bilhete. E podemos ainda especular que todos os patrocinadores do clube tenham tido igualmente a alguns bilhetes. E aqui sinceramente não faço ideia de quantos foram, mas vamos partir do principio que se "perderam" aqui mil bilhetes. O SCP enviou ainda no total, para as 3 claques mais representativas do clube, entre 2 mil a 3 mil bilhetes. E sejamos pelo menos justos, eles merecem. Podem ser radicais, podem exagerar por vezes, mas são eles que estão presentes sempre e dão tudo pelo nosso clube. Sinceramente parece-me mais que justo este "prémio", da mesma forma que acho justo os 1500 para os núcleos. Bem sei que possivelmente, injustamente, muitos sportinguistas, militantes, que estão sempre presentes vão ficar de fora por falta de bilhete, mas não é menos verdade que existem muitos "sportinguistas" que só são do SCP ou só levantam o cú do sofá para o apoiar em finais e a esses é o JUSTO prémio ficarem em casa onde se sentem bem! Termino ainda com o que se passou com a venda dos últimos 728 bilhetes. Muitos acusam a Juve Leo de controlar as listas e de passarem à frente de toda agente. Bem a verdade é que eu não estive lá apenas posso confirmar que era o aniversário da Juve na Casinha, provavelmente muitos dos elementos da claque fizeram a sua inscrição nas folhas junto das bilheteiras e foram para o jantar convívio que estava marcado tendo apenas que se apresentar sempre que houvesse a chamada. Compreendo que seja frustrante não arranjar bilhete mas muitas vezes o que parece não é e existem explicações para o aconteceu. Saudações Leoninas PS. Em Coimbra ainda existem muitos bilhetes!

27 comentários:

JPDB disse...

Esta "rábula" dos bilhetes tinha sido evitada, se o Sporting, e quem lá está a dirigir a bilhética, soubesse qual a maneira mais justa para distribuir os bilhetes.

Era muito fácil. Há muito que o Sporting se qualificou para a final da Taça. Nesse dia bastava ao Sporting encetar um programa de pré-inscrições de sócios para compra dos bilhetes. Após a inscrição, era elaborada uma lista ordenada segundo critérios pontuáveis bem definidos e explicados. Por exemplo, como critérios pontuáveis podiam configurar, nº de presenças em Alvalade nos últimos 50 jogos em casa, aquisição de gamebox, lugar especial renovado ou não, nº de quotas pagas antecipadamente (até um máximo de 2 anos), sócio de algum núcleo, etc...Isto é fácil, uma vez que supostamente, para os sócios estes dados estão todos informatizados.

Após um período de 50 dias (por exemplo) para todos os interessados se pré-inscreverem, era elaborada a tal lista ordenada, e tornada pública para consulta (no site, no jornal, etc). Depois havia um período para consulta e eventuais correcções de erros notados pelos sócios inscritos.

Mais tarde era só o Sporting saber quantos bilhetes iria receber, e chamar todos os pré-inscritos a adquirirem o seu bilhete nas bilheteiras num período de 3/4 dias que inclua um dia de fim-de-semana. Se sobrarem bilhetes após esse período, é abrir a venda ao público em geral. Sem confusões, sem chicos-espertos, e sem palhaçadas...


Este devia ser o método para todos os jogos em que a procura claramente excede a oferta.


PS: Até podem haver muitos bilhetes em Coimbra, mas também não me apetece ter de ir a Coimbra e fazer-me sócio da Académica para comprar um bilhete para o Jamor...

A Clave - Orquestra de Vialonga disse...

É uma vergonha!!..Eu e o meu filho somos sócios à imensos anos, o meu filho desde que nasceu (12 anos), temos gamebox os 2, não perdemos um jogo em alvalade e não consegui bilhete..não sei se está no contrato ou não o que eu sei é que é uma vergonha haver sócios de primeira e sócios de segunda no clube, uns têm 2 dias para comprar bilhetes e outros tem menos de 800 bilhetes..vergonhoso..sinceramente vou para futuro rever a minha relação com o clube!!

JMM disse...

Havendo um numero limitado de bilhetes qual era a solução?

Abrir a todos e caça ao bilhete?
Sócios de primeira e sócios de segunda? Bem, isso tambem dizem os socios sem GB, que os com GB foram beneficiados...

A verdade é que se tinha de encontrar uma ordem, a escassez dos bilhetes o exigia. Assim foi, eu sou sócio com Gamebox no A27 e acho justo os vitalicios terem prioridade sobre mim e eu sobre os socios s/ e os socios s/ GB a terem relativamente aos adeptos. E se não chega aos sócios s/GB a culpa é do estádio que é pequeno e dos restantes sócios que querem ir...

Mas olha eu tb não arranjei bilhete pelo Sporting, não podia ir lá dormir. MAs pedi para me comprarem pela Académica e pronto, DONE. Dia 20 no jamor!

leao revisor disse...

A clave

Já aqui falei sobre isso caramba!

Os tais socios de primeira se prefere assim COMPRARAM esse direito por valores entre 300 e 500 CONTOS!

Se não o fez... tem que ter paciência!

Mas se está com duvidas ainda, foram vendidas mais de 20 mil gamebox esta epoca foram enviados para alvalade 12 mil bilhetes, existem pelo menos 8 mil sócios que tinham que rever a sua situação com o clube pela sua lógica!

vitor disse...

Até aqui?! Realmente já não vamos a algum tempo ao Jamor!

Falem das instalações e de uma FPF primitivas! Foi sempre assim!

Não havia era blogosfera leonina! Uns comentavam com os amigos e vizinhos, outros compravam bilhete no dia do jogo! Inclusive transmitido em sinal aberto, para todos!

Parem de exigir o mundo na 1ª época de uma direcção, sempre a queimar estapas, inclusive na guerrilha interna e na estabilização do clube!

Falem das estruturas consolidadas dos adversários, inclusive campeões nacionais! Pouco mais que amadores!

O Benfica, esta semana nos jornais a mostrar que não aprende nada nos bastidores! Ainda em choque, com um treinador que não conseguiu lidar com a Champions!

O Porto, depois de vencer tudo o ano passado, pouco mais que amador na gestão do balneário esta época! Sai por cima, porque ainda controla os bastidores! A largar fortunas no mercado em que detinha o privilégio! Zero na Europa!

Tinham obrigação de fazer muito melhor! Mas somos nós que vamos disputar o 2º título nacional!

Força Sporting!

SL

MRG disse...

LeaoRevisor,

Eu sei que a ti não te interessa tentar perceber as coisas, mas apenas publicar post atrás de post para manter as visitas elevadas.

Por isso, aconselho a leitura deste tópico para perceber o que se passou nessa fila: http://www.forumscp.com/index.php?topic=45478

Sportinguista disse...

MGR, este lambuças tem lugar especial...por isso não lhe interessa falar disto!!!

Mike Portugal disse...

O tipo de cenas que acontecem nas filas para comprar bilhetes para a final da taça de Portugal são assim todos os anos. Jurei que nunca mais passaria por aquilo e manterei a minha promessa até que arranjem outra forma de vender bilhetes, como por exemplo online.

leao revisor disse...

MRG

Houve excessos? Acredito que sim.

Tudo o resto que escrevi são factos.

Sportinguista

Tenho Lugar especial porque o comprei, já tu nem gamebox e duvido que sejas sócio, de qualquer maneira compra uma boa Tv para veres a taça em HD.

Tiago disse...

Se não lá tiveste não lances postas de pescada!!! O que está no forumscp é dito por alguém k la esteve. E agora explica-me se não for vdd como é k ja existe por ai tanto candugeiro???

Lionheart disse...

Ó Revisor mas tu dás troco à maralha? Os "iluminados" acham que são mais que os sócios que contribuem com centenas de euros por ano? Pessoas que quando as coisas correm mal desejam que fique ainda pior, apelam a boicotes afirmando que enquanto o candidato deles não ganhar não pagam as quotas. O que é que o Sporting lhes deve? NADA!! Era o que faltava a trapagem que saliva pelo insucesso do clube vir agora queixar-se que o Sporting os preteriu na venda de ingressos. Vão comprar bilhetes à Académica.

Lionheart disse...

Tiago, vá perguntar à FPF e à AFL porque é que há tantos bilhetes na candonga...

vitor disse...

E porque não falar do Braga? Porque em 4º lugar deixava logo de ser grande! Basta uma vista de olhos na Liga da verdade!

A grandeza de um clube não tem nada a ver com uma ou duas boas épocas! É preciso muito mais em tantos anos de actividade!

Sem querer retirar nenhum mérito que teve! A comprar por cá! Na gestão Jardim do lateral direito esta época, etc!

O Boavista também foi campeão, precisou foi de duas gerações de Loureiros em funções ao mesmo tempo! Alguns já devem ter imaginado o Pinto da Costa com outro filho e deixar os festejos do título para os netos! Na realidade vale mais o sistema!

O Valença fez mais em Espanha há pouco tempo e também não entra nas contas dos dois grandes aqui ao lado!

Sobretudo por não ter realmente a dimensão que alguns media espelham! Para além de títulos no museu, influência social - há clubes mais fortes até em Braga - infraestruturas próprias e não camarárias, formação, etc!

Sobretudo massa adepta condizente com um grande clube! Capacidade de criar riqueza muito para além de boas gestões desportivas pontuais!

Isto para falar só de futebol, mas é o suficiente para perceber que mesmo no futebol não valem metade do que alguns iluminados querem fazer crer!

No fim de contas o Guimarães é que se portou mal com o Porto-sistema aqui há uns anos!

SL

Francisco Monteiro Dias disse...

Alguém sabe qual é o critério da Direcção para a distribuição de lugares na Festa do Marquês? Pelo andar da carruagem quem for apenas simpatizante só deve poder comemorar a vitoria da taça em Xabregas...

Lionheart disse...

Ó 2011, quem começou com a história dos critérios foram os do costume, porque tudo serve para dizer mal. Se calhar era melhor ir tudo ao molho para a bilheteira, estilo Pingo Doce. Nesse caso isso beneficiava primeiramente as claques e quem pudesse estar de plantão dias antes da bilheteira abrir para guardar lugar. Em contrapartida, idosos, mulheres ou trabalhadores viam a bola em casa. Assim era melhor?

Francisco Monteiro Dias disse...

Não sei se era melhor, eu até sou dos sortudos a quem foi oferecido um bilhete, mas que pelo menos é confuso..., lá isso é.

JMM disse...

2011

Os adeptos não são todos iguais, então eu que paguei gamebox e as quotas todas sou igual ao simpatizante que vai a finais porque lhe oferencem bilhete!!!?? Era só o que faltava!

Eu tenho direito a mais que esses como os que têm lugar especial têm direito a mais que eu.

Anónimo disse...

As claques ja nao sao o que eram... deviam ser muitos mais e juntarem se todas e cantarem para criar aquele ambiente infernal que todo o jogador gosta que até o ego sobe e a determinaçao... força SPORTING VAMOS LA!!

GBC disse...

Revisor,

Discordo. Acho que o número de bilhetes enviados para os núcleos foi excessivo (ainda que reconheça a importância), mas sobretudo que o número de bilhetes enviado para as claques.

E que o número de bilhetes vendidos a sócios com lugar especial também deveria ter sido limitado (e não o foi de todo).

Dos 2000 ultras que tiveram acesso a bilhete, arriscaria apostar que à vontade apenas metade deles vai aos jogos fora...

Ora, porque é que a outra metade tem mais direito que eu a ir à final da Taça? Também sou assíduo em Alvalade, e por sinal até tenho Gamebox na Superior Sul...

Não acho normal que, num total de 11.000 bilhetes, só se coloquem à venda pouco mais de 700 para sócios com Gamebox. E não penso que faça sentido.

Conheço pessoas que fazem kms e kms anuais para ver e apoiar o Sporting, em Portugal e no estrangeiro, mas que por não se identificarem com as claques não são membros de nenhuma em específica.

Merecem menos que os 2000 e tal ultras que garantiram desde logo bilhete sem sequer ter de ir a filas (nos jogos fora, não vão mais de 1000 membros das claques em jogos contra os pequenos... e alguns são sportinguistas locais.. enfim)? Porquê?

GBC disse...

Lionheart,

Não generalize com esses rótulos que não vale a pena...

Eu pessoalmente represento-me a mim, ás minhas ideias, e ponho o Sporting acima das minhas opiniões.

Isso não invalida que tenha achado o processo de vendas de bilhetes mal conduzido e injusto.

Vítor,

Caro sportinguista, desde já apresento-me, para não haver mal entendidos, dizendo que estou longe de ser um crítico desta direcção.

Ainda assim, isso não me retira o poder crítico (é precisamente através dessa reflexão crítica e pessoal que não o sou).

Há aspectos em que até concordo consigo, outros estou em desacordo e parece-me que apenas procura justificar e defender as situações no matter what (não se preocupe, não é o único que tem sempre a mesma posição quanto ao que se vai sucedendo, outros os há, e com opiniões bem diferentes das suas).

Peço-lhe desde já que não leve esta introdução pessoal a peito, mas achei que a devia fazer. Espero que não lhe tenha faltado ao respeito.

Neste caso em específico, o facto de no Passado estes processos não terem sido bem conduzidos não significa que não o devam (tenham) de ser agora.

Argumento desajustado, e só serve para aqueles que dizem que no Passado é que era e que isto só mostra como as coisas pioraram.

Bem como o facto da FPF ter tido a incompetência habitual na gestão do caso também não justifica que o Sporting depois venda apenas 700 e tal bilhetes - dos 1100 que recebeu - a quem pagou lugar anual, com sportinguistas a perderem dezenas de horas para tentar arranjar bilhete, e quem dirige o processo a assobiar para o lado.

Como se sentiria o Vítor se tivesse ido passar a noite a Alvalade, tivesse visto alguns casos lamentáveis que por lá aconteceram e não tivesse conseguido o bilhete depois de, além de uma noite inteira e o dia seguinte à espera, uma época inteira presente em Alvalade, e até em alguns jogos fora (só lhe faltava pagar as quotas da JL ou do DXXI)?

Requeria-se uma melhor gestão deste processo. E o mínimo exigível seria uma maior sensibilidade para o que se passou por lá.

Não houve nada.

Isto faz sentido?

Não creio.

leao revisor disse...

Gonçalo correia

Por direito as pessoas com lugar especial têm o seu bilhete garantido. Por isso queira ou não queira, seja esta ou outra qualquer direcção durante mais 12 anos terá que OBRIGATÓRIAMENTE ser assim a menos que me queiram devolver o dinheiro que paguei.

GBC disse...

leão revisor,

Não interpretei devidamente o início do post.

Ainda assim, tudo o resto mantenho por completo.

A tensão criada pelo processo de venda dos bilhetes foi de uma "suspeição" e tensão excessiva.

Não deveria ter existido mas, em último caso, pelo menos que fosse minorada.

O sportinguismo não beneficiou com isto...

GBC disse...

PS - Desculpem-me a quantidade de comentários, mas queria destacar a sugestão/alternativa deixada pelo caro JPDB na caixa de comentários.

Lionheart disse...

Gonçalo, referia-me a quem põe em causa os direitos dos sócios que mais contribuem para o clube.

De resto, a pré-inscrição e venda de bilhetes nunca poderá ser feita totalmmente online, por causa da infoexclusão que ainda afecta uma grande parte dos portugueses. Teria sempre que se feita parcialmente em bilheteiras para não prejudicar os mais velhos e os que não têm acesso à internet (e ainda é preciso uma impressora para imprimir o bilhete). Apesar do desconto e da comodidade que proporciona a venda de bilhetes através do site do clube (agora ainda por cima com pagamento por multibanco), o máximo que se vendeu online por jogo foram 7 mil bilhetes, salvo erro para o Sporting-porco na primeira volta. Os números são o que são.

CANOS SERRADOS disse...

Foda-se e eu que pago 12€ x 14 meses mais aprox. 300€ pelo lugar na Central e mamei os jogos todos da Liga Europa não mereço?!? Ou mereço ter que ir para a fila para comprar um dos 700 bilhetes que existiam?!?!! Eu queria mesmo era saber é a quantos bilhetes é que os FDP das vária direcçoes e orgaõs sociais do clube tiveram direito, bem como os patrocinadores do clube!! Puta que os pariu a todos...

CANOS SERRADOS disse...

leão revisor,

os titulares de lugares especiais têm bilhete garantido para jogos, ou espetáculos, realizados em Alvalade!! Este jogo é no estádio Nacional!!

Eu sei que têm sempre que ficar pessoas de fora, mas a verdade é que a maioria dos que ficam de fora, ficam porque os FDP dos meninos das elites, direcção e "patrocinadores" se abarbatam a uma grande percentagem dos bilhetes!!! E isto é fatal, acontece sempre!!!

leao revisor disse...

Canos Serrados

Tens que acrescentar "direito de preferência" para a finais em que o clube participe.

Aconteceu em todas as finais (CSKA,Belenenses e FCP) até agora nunca mudou.

E vai acontecer o mesmo na supertaça... espero eu!

Existem muitos lugares especiais à venda, para quem se sente profundamente indignado pode facilmente se sentir perfeitamente confortável e tranquilo em relação ao seu bilhete.

E acredite que compreendo a sua revolta eu sentiria o mesmo se não tivesse bilhete. Por isso digo para as pessoas irem a Coimbra, não porque não respeito quem não teve bilhete mas porque é o único sitio onde ainda os há! Que fique claro isto.