sábado, 14 de julho de 2012

Agora o problema é....

O excesso de qualidade do plantel!!!
Vamos ser sérios não ignoro o facto que um plantel de 28 jogadores (26 + os 2 jogadores que vão chegar) não é opção para quem tem uma equipa B e o orçamento que não nos permite loucuras.
Sabendo disto, parece-me que os sportinguistas vivem neste momento algo que não estavam habituados, ter muitas opções para todos os lugares o que lhes provoca muito admiração!
Vamos começar pelo numero de jogadores, 25/26 jogadores parece-me o numero ideal, fazendo as contas a 28, tiramos Renato Neto, que nem ele deverá acreditar que fará parte do plantel (e atenção que é um jogador com muito mercado na Bélgica), podemos questionar se Pereirinha continuará ou não face aos 2 laterais direitos do plantel e os inumeros médios ala que temos e depois podemos contar com uma saida de um outro qualquer jogador e assim ficariamos com um plantel de 25/26 jogadores contanto que o plantel inclui Golas na equipa A.
Agora a questão financeira, o SCP não vive numa ilha e está a salvo dos problemas financeiros que afectam o Pais e o futebol Europeu, agora não considero que o SCP está nessa tal ilha dos problemas e os outros estão no paraiso (e é isso que a CS parece escrever todos os dias). O SCP até hoje realizou 8.8 milhões de euros, 4,2 com JP (e parto do principio que o Valencia cumpre a sua obrigação e entra na Fase de Grupos da champions, 2,5 com Cá e Ié, 300 mil euros com Veloso via os direitos de formação e 1,8 pelo Valdés.
Isto já está do nosso lado, é mais do que qualquer um dos nossos rivais fez até ao momento, sei perfeitamente que em apenas uma transferencia nos podem e devem ultrapassar mas tambem não é menos verdade que eles precisam de muito mais dinheiro (em mais valias) para equilibrar as suas contas que nós já que os seus orçamentos ultrapassam os 100 milhões de euros.
Podemos supor que ainda faremos algum dinheiro com o Neto e Pereirinha, jogadores que quanto a mim não precisariam de nenhum substituto, podemos supor que Pongolle, Bojinov, Luis Aguiar e Grimi vão nos dar mais alguns milhões (mesmo que poucos, 5 milhões com estes já era muito bom), podemos supor que se Moutinho for vendido pelos valores que se fala (30 milhões de euros) faremos entre 6,5 e 7,5 milhões de euros e depois posso supor e Matias ou Izmailov (um deles só) possam ser vendidos e o SCP não recorrer ao mercado para compensar as suas saidas.
Por isso e como expliquei não vejo o cenário tão grave e tão negro como os jornais e consequentemente os sportinguistas que já vão atrás dessa conversa e que nos vão obrigar a uma sangria no plantel nos próximos dias.
Como foi referido por outros, quando fomos à Ucrania o ano passado, tinhamos um banco de "luxo", em muitos jogos não tinhamos soluções para alem dos 11 que entravam de inicio, este ano alguem acredita que isso acontecerá?
Repito e venham me chamar o que quiserem, muita confiança nesta época, TOTAL confiança em Freitas para o Central e Avançado!
Digo-o sempre, da mesma forma nos bons e nos maus momentos, sou do SCP sempre com todo o ORGULHO!
Saudações Leoninas
PS. Em qualquer outra venda de jogadores que não referi, para mim obrigaria sempre o SCP a ir ao mercado!
PS2. Calma "padreco" que as comissões e os prémios de assinatura vão constar no relatório e contas como acontece em todos os anos e tu vais poder votar contra como começa a ser habitual.

13 comentários:

Juca disse...

E mai nada! É assim mesmo. SL

Endho disse...

GL não foi a minha escolha. É, contudo, presidente do SCP, logo o MEU presidente. Questionar cada contratação, sobretudo se periférica, é digno dum master de FM ou de alguns supostos adeptos leoninos. Freitas e seus apaniguados têm que ser criticados pelos resultados, não por irem, ou não, de encontro aos favoritismos de milhões de adeptos.

Pranjic? O cv é mais q suficiente. Pode ser má aquisição? Claro que sim. Mas antes demos-lhe o benefício da dúvida...

António Pedro Novo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Caro LR,
é tão bom este problema!

Aos anos que não tínhamos este dilema, de chegar ao ponto de dizer "este gajo é muito bom, mas onde vai arranjar lugar no onze?".

Quem quiser ser sério e honesto percebe:

O GL pegou num Sporting de rastos.

A época passada, no ano -1, compramos jogadores de muita qualidade.
Compramos o treinador mais apetecido, na altura.
Enchemos o estádio.
Tivemos exibições fabulosas.
No campeonato tivemos uma série de jogos, que nos catapultou para os lugares cimeiros, que impressionaram os adversários.
Quando foi necessário mudar de treinador, souberam escolher um Sá Pinto, que surpreendeu tudo e todos.
Recuperou terreno e esteve quase a garantir a LC.
Levou o clube a jogos memoráveis e a uma meia final na LE.
Perdemos a final da Taça mal, muito mal, na pior exibição da época, mas tivemos lá, aliás, voltamos ao Jamor após anos de ausência.

Esta época, está a ser preparada de forma calma e cirúrgica.
Compramos jogadores de top!
Mais uma vez, a exemplo do ano passado, internacionais dos seus países.

O GL, LD e CF, por muito que custe a alguns, estão a fazer um bom trabalho!

AJS disse...

Não concordo com o número de jogadores. Com equipa B um plantel não deve ter mais de 23 jogadores, não faz qualquer sentido. Pelo que acho que ainda vamos emagrecer mais. Para mim se sairem dois do trio, elias, izmailov e Matias, não precisam ser compensadas as suas saídas...

johnC disse...

Ninguém desliga a torneira do Barbosa?? Aquilo já está a alagar.. Como o Ronaldo diz: é como o ketchup!

Se estava a pensar já numa possível candidatura nas próximas eleições, bem pode esquecer e fazer-nos o favor de nunca mais referir o nome do clube nas suas declarações! Que grande traste!

PS: eu também acho que o Godinho não tem perfil de lider, mas ele com estas constantes entrevistas mais parece um ressabiado! E a jóia que lançou do andebol não dar nada ao Sporting, é de rir.. O SCP é foi às semis da challange este ano e ganhou-a há 2! Já para não falar na conquista da Taça de Portugal este ano!

leao revisor disse...

AJS

Com o devido respeito, é por essa ideia que o SCP não ganha nada, ou ganha menos. Você acha que se sairem jogadores muito acima da média do plantel (porque em forma são claramente dos melhores) sem precisarmos de compensar essas saidas ficamos bem... Ficamos se a nossa fasquia for ficar nos 3 primeiros talvez.

Um plantel de 23 jogadores servirá daqui a 2/3 anos quando a equipa B estiver estruturada e solidificada, o que vamos ser sérios não acontece. Temos 16 jogadores na B, jogadores À experiencia, a esmagadora maioria sem experiencia nenhuma em 1º ou 2º divisões e seriam esses que iam ser alternativas para a equipa A.

Sou mais ambicioso, quero ganhar, quero ser o melhor, quero ser campeão e para isso preciso dos melhores! E Elias, Matias e Izmailov são claramente dos melhores que temos

AJS disse...

Revisor, não tem nada que ver com ambição, tinhamos esses mesmo 3 jogadores no plantel passado e ficámos em 4º. Trata-se da dinamica da euipa, a forma como joga, etc. Trata-se de gestão, e parece-me que com a equipa que temos este ano, e jogando em 4x3x3, parece-me que 2 desses 3 jogadores podem ser vendidos, até para realizar as mais valias financeiras necessárias para o clube. Mas, são opiniões, e não têm nada a haver com ambição... Futolisticmente falando e falando dos jogadores no colectivo, não individualmente penso que temos jogadores já no plantel que podem suprir uma ou duas dessas saídas.

leao revisor disse...

AJS

Então passo-lhe a explicar a fundamentação da minha opinião.

Para mim, Elias, Izmailov e Matias são capazes de decidir jogos sozinhos, todos com provas dadas a esses respeito. Elias não é tão desiquilibrador como os outros 2 (tambem joga mais recuado) mas tem caracteristicas que mais nenhum outro jogador tem no plantel.

Se esses 3 sairem, ficamos para 2 posições com (para a posição 6 só conto com rinaudo e gelson) Adrien, Neto, André Martins e Labyad.

Tirando o marroquino não vejo nos outros 3 capacidade de desiquilibrar parecida e andre martins os melhores jogos que fez pelo SCP nunca foram a 10 para mim obviamente.

Não considero igualmente que o pranjic será opção para 8 ou 10, porque assim sendo teria que vir mais um lateral esquerdo.

Por isso a minha ideia é simples, não vejo em Adrien, Neto ou André Martins capacidade para jogarem no SCP de forma regular e com capacidade para levar o SCP ao titulo.

O SCP ficou em 4 o ano passado com estes é certo, mas tambem era bom referir houve alturas na época que fazias o 11 com dificuldade e o banco era confragedor... este ano neste momento olhas para o possivel 11 e o possivel banco de forma tranquila.

É isto que faz uma equipa campeã.

leao revisor disse...

AJS

Falta o capitão Schaars

anonymus disse...

Todos os que já lá estão não serão demais, quando chegarem as lesões, os cartões e a má forma que sempre atinge os jogadores durante a época, mesmo os melhores.

Deixem o treinador em paz e depois quando chegar Janeiro, ele logo saberá quais serão os que devem ser vendidos ou emprestados e se deve fazer a aquisição de algum.

Fazer previsões agora em que a época nem sequer ainda começou a sério, é como procurar saber qual é a chave do Euromilhões da próxima 3ª.feira.

Todas as previsões feitas agora, poderiam dar em falhanços com consequencias enormes, se por acaso algums dos previsionistas estivesse à frente do futebol do Sporting.

João Pereira disse...

n é verdade que o rivais fizeram menos dinheiro. so o guarin esta época rendeu 11 milhões...
em relaçao ao orçamento so o do porto é que é perto dos 100 milhoes, o do benfica penso q é cerca de 30 e tal milhoes

leao revisor disse...

João Pereira

Realmente não me lembrei do Guarin.

Nem o orçamento do SCP é de 30 milhões quanto mais o do SLB que tem vários jogadores a receber 2,5 milhões ano.

Não sou eu que invento, é a oposição do SLB (tambem há não tem é o tempo de antena da nossa) que provou via R&C que o orçamento da época passada rondava os 100 milhões, este ano duvido que tenham reduzido 70% do orçamento.