segunda-feira, 23 de julho de 2012

Grande Plantel

Não me canso de dizer, que grande plantel que se está a construir!Todos desejamos ainda um ponta de lança mas este lote de jogadores deixam-me muito satisfeito e confiante (cada vez mais) para esta época.
O jogo não foi brilhante nem teria que ser obviamente, dominamos por completo o jogo, sempre que aumentamos o ritmo do jogo, fizemos boas coisas e em 2 belissimas jogadas fizemos 2 golos. O que retiro deste jogo é que já fomos mais rápidos e explosivos no ultimo terço e isso começou a fazer a diferença, quando o conseguirmos ser durante 90 minutos com a qualidade dos jogadores que temos seremos um caso sério... E pouco me importa a opinião dos comentadores e de quem nos coloca fora da rota do titulo, para mim somos tão candidatos como SLB e FCP, mais tanto um como outro têm mais problemas para resolver do que nós no caso de sair alguem, o que parece ser uma certeza para todos os clubes.
Aqui a responsabilidade de Sá Pinto aumenta e muito, não me passa pela cabeça que com esta equipa "ir para casa" sem ganhar nada. Este SCP tem que conquistar titulos e Sá Pinto tem a tarefa de colocar estes jogadores a jogarem bom futebol e a mantê-los unidos mesmo sem jogar, porque por muitas voltas que nós possamos dar... só jogam 11 de cada vez.
Elogiar a postura da esmagadora maioria dos bloggers sportinguistas, faço questão de ler o que é dito e pensado na familia sportinguista e o pensamento positivo tem prevalecido, penso que é unanime que todos acreditam neste plantel e todos juntos seremos mais fortes certamente.
Com a necessidade de fazer dinheiro talvez não fosse má ideia vender aqueles que claramente estão fora de contexto neste grupo de trabalho, um dos que me parece já evidente que perderam o comboio e não têm capacidade de apanhar é Carriço, claramente o pior central dos 5 que temos, para mim os 3 milhões oferecidos pelo Sevilha era de voltar seriamente no assunto.
Por ultimo, como venho dizendo, estou plenamente tranquilo quanto à escolha do ponta de lança, tenho total confiança nas escolhas de Carlos Freitas.
Saudações Leoninas

26 comentários:

vitor disse...

Já nesta altura com praticamente duas muito boas soluções por posição! Que é o que se pede e que é muito mais que os nossos principais adversários! E que está a passar completamente ao lado nos media, também é verdade, não é é inocente!! Falta ainda aferir o peso que entretanto conseguimos amealhar junto das instituições decisórias, o ultimo item importante para se chegar ao titulo por cá!

Em todos os casos uma direcção a meio do 1º mandato não está em igualdade de circunstâncias com outras que já levam décadas! Cuidado portanto com o que se reinvidica já!

A este propósito, de quem eu já vinha a sentir pena há muito tempo, o cinquentenário Ribeiro Cristóvão, escreveu: - " A actual Direcção começou por tentar uma recuperação que visava sobretudo resultados a médio prazo ... estes, porém, tardam a aparecer." Quanto tempo decorrerá no médio prazo do Ribeiro Cristóvão fica difícil de entender ou então não passará tudo de mais uma prova cabal de um esclorosamento já avançado.

Haverá algo mais triste que um sócio já velhote que afirma que não irá mais ao estádio do seu clube? Por umas coisas que tem vindo a dizer, diz ele! A fuga para a frente foi dizer que só é sócio do Sporting dos cinco violinos?! E assim tem o problema dele resolvido! Eu vou continuar a sentir pena dele e muito sinceramente nunca será confortável assistir a alguém partir desta maneira.

Perfeitamente convicto que lutaremos pelo titulo em 2012/13, aliás e como já disse anteriormente, não fossem as lesões num plantel curto e outros problemas característicos de arranque de projecto e 2011/12 podia ter sido muito melhor, nós é que só recordamos o que aconteceu de pior, ambicionar ser campeão nacional no tempo do actual mandato, tendo sempre presente o ponto de partida, a cumprir-se será mais um facto extraordinário de um clube centenário!

É pelo menos esta a minha opinião, corroborada ou não pelos media, pouco importa!

Força Sporting!

SL

Mike Portugal disse...

Também estou bastante contente com o plantel. Há ainda alguns assuntos por resolver como as renovações de alguns contratos ou as possiveis vendas desses jogadores: Patricio, Carriço, Adrien, Matias e Izmailov.

E parece que a contenda entre o SCP e o PSV ficou resolvida: http://www.maisfutebol.iol.pt/sporting/labyad-psv-acordo-verbal-sporting-300-mil-euros--maisfutebol/1363214-1457.html

vitor disse...

Gostava ainda de salientar as várias soluções pela polivalência dos jogadores no eixo defensivo! Excelente, sobretudo para o conforto do Sá, daí ter falado delas!

SL

leao revisor disse...

O que eu gostava de salientar é que nós temos o plantel praticamente fechado (quanto a entradas pelo menos) e não temos que esperar pelas 00.00 de do ultimo dia de Agosto para ver se nos cai mais alguma coisa...

Pedro O. disse...

Julgo que se bem entendi o duplo sentido do titulo do Blog, concordo perfeitamente:

- é grande em qualidade
- e é efectivamente grande em quantidade e este é no meu ponto de vista o maior desafio nestes próximos dias. as decisões quanto ao inevitável emagrecimento são decisivas quanto à manutenção da qualidade do grupo. Julgo evidentemente que há centrais a mais e Carriço, sem espaço no meio-campo, não passa da mediania no eixo da defesa, o que implicaria a sua saída. Com a chegada de um homem para a frente de ataque, julgo que o plantel terá de reduzir um jogador no meio-campo e julgo que ponderando as várias variáveis, Matias seria o mais dispensável (por variadissimos motivos, estando à cabeça a falta de intensidade que o mesmo tem demonstrado e consistencia física para os patamares que se exigem). Rubio está a jogar muitos poucos minutos, o que me tem surpreendido e que me leva a crer que não terá espaço com Sá Pinto, mas a sua saída "destapa" muito as soluções de ataque, mesmo com a chegada de uma opção. Acredito que até ao final de Agosto ainda virá um Defesa Direito o que implicaria, mais uma sáida (Pereirinha seria a minha escolha para sair). Acredito que do lote de Marat, Jeffren, Capel, Labyad, Carrrillo, Wilson, parece-me um número exagerado e alguém vai ter de sair.

Não aprecio planteis demasiado longos, e julgo que o número não deverá ultrapassar 23 jogadores de campo (excluo os Guarda Redes).

Obrigado

johnC disse...

Continuo a dizer que sem um ponta de lança de jeito para substituir o Ricky quando for preciso (todos nós sabemos que há jogos em que pode até ter 10 oportunidades mas nem uma entra, vimos isso na época passada em que a seca do ricky transformava-se em seca do SCP) não vamos conseguir chegar ao titulo! Por isso, só quando vier o tal avançado é que poderei considerar um grande plantel. Agora nas possíveis saídas concordo com o Carriço (tem sido um desastre e continua com uma postura que demonstra um nervosismo impressionante sempre que é chamado a intervir) e acrescento o Elias, Pereirinha e o próprio Rubio!

- O Carriço já demonstrou que não é minimamente fiável e a ficar seria sempre a ultima opção (preferia ficar com o Ilori ou N.Reis como 5ª opção).
- Para o Elias bastava alguém oferecer o que nós demos por ele e cada um seguia o seu rumo... Não é jogador para ganhar o que ganha nem para custar o que custou (infelizmente!)
- Pereirinha parece-me claramente atrás do Cédric e do Boulah! Depois ainda temos o Arias e o Esgaio de reserva na B, por isso e usando a B como, realmente, uma fonte de suporte (até para dar a entender a todos os outros que se mostrarem o que valem, podem ter hipóteses de jogar na A) poderíamos prescindir do Pereirinha.
- O Rubio penso que seria útil para ele conseguir jogar regularmente e, agora que voltam a ser permitidos os empréstimos a clubes de primeira, era de aproveitar emprestá-lo!

Depois temos o caso do Xandão, que caso ganhássemos algo com a venda dele à Lazio (nem que fosse 500mil euros do negócio entre italianos e brasileiros) seria dispensável, já que ainda ficamos com o Boulah, Oguchi, Rojo e, neste caso, ficaria o Carriço!

Riga/V-1-Boy disse...

o rubio podia ir variando entre a equipa a e b ( naõ esquecer que apenas este ano está no 1º ano de senior)

vitor disse...

revisor,

O que é sem sombra de dúvida muito importante, sobretudo para o arranque da época e se faz sentir durante toda a 1ª fase!

Quando Domingos se queixou na época passada que os reforços chegaram a conta-gotas, alguns muito tarde, estava coberto de razão, perdeu-a quando falou alto! Um bom profissional, sobretudo nesta fase, até para não dar trunfos desnecessários aos adversários, em voz alta diz o que já disse Sá! Que nesta altura é um treinador satisfeito!

Como também é igualmente importante não adiar muito as dispensas, área que depende sempre menos de nós e contribuí igualmente para a afinação nos treinos!

E abordo o tema treinador, porque invariavelmente vai se voltar a ele lá mais para a frente. E é aqui que o Porto consegue fazer algo que não se vê em mais liga nenhuma! Qualquer treinador é campeão no 1º ano, independentemente da sua qualidade! Tem ver com o controle que a sua estrutura tem exercido no futebol português!

Até Mou, unanimamente o melhor, pede sempre dois anos! Convém sabermos ver as vantagens e também as desvantagens para sermos sempre o mais justos possíveis nos julgamentos que temos tendência a fazer!

SL

johnC disse...

PS: E o ponta de lança que falo não é o Liedson, com meio joelho e 35 anos... Por favor não estraguem a imagem que o jogador deixou na família sportinguista!

Anónimo disse...

defesa possivel: boularouhz e rojo a centrais insua ou pranjic (é mais rapido que o insua, tem mais toque de bola que o insua vai ser uma dor de cabeça para o insua) e claro cedric que é bem melhor que o pereirinha. depois no meio campo rinaudo ou gelson ambossabem jogar a bola nao haja duvida... adrien sempre foi ja nos tempos do paulo bento um jogador que pareciava muito e matias fernandez é magnifico é uma delicia ver aquele gajo jogar! depois na direita jeffren esquerda capel e na frente ou o PL que vira ou o Ricky...

Carriço é para vender se esses 3 milhoes sao mesmo verdade é vender ja!!! com 3M mais a venda de outro activo como o izmailov que pode dar algum dinheiro ainda e ta quase sempre em condiçoes fisicas muito defecientes por 5M 6M ia ja... com 10M € iam buscar um PL TOPO!

JMM disse...

A qualidade do plantel é uma evidência. Temos opções sendo que para algumas posições até temos opções a mais.

Como eu tinha dito Prajnic não pode ser suplente. É um jogador enorme sendo que isso não pode ser novidade para quem vê futebol europeu à 5 anos. Isso revela tudo pois se Insua e Capel têm o lugar em risco, quem não terá?

Como lateral o croata é mais "de jogadas" que Insua. O argentino é mais de grandes arrancadas que de jogadas. Tecnicamente Prajnic é muito superior.
Como extremo, é o mesmo. Tecnicamente superior a Capel. Mais participativo nas jogadas de ataque, menos individualista. Será titular ou com Insua no banco, ou com Capel no banco ou com Capel do lado direito.




Precisamos de fazer dinheiro pois bem temos três que podem sair e que não implicam reforço:

CARRIÇO (ainda ontem mostrou que não tem nivel para isto)

IZmailov (as lesões não ajudam, sete milhões e é deixar ir)

Pereirinha (sempre que chamado não correspondeu)


Ainda temos PATRICIO. SE sair não temos de nos reforçar mas esse espero que não saia.

Relativamente a ontem:

1. Prajnic tem de jogar.

2. Cedric tem de jogar.

3. Gelson tem de jogar.

4. Wolfs com um golo e uma assistência destaca-se

Estamos bem, tenho pena de não ir à apresentação.

Jalex disse...

Como também não entrei em depressões por perder um jogo de pré época,também não vou agora entrar em euforias por vencer um.

Como já foi dito vendam o Carriço e o Izmailov(e parece que ainda vem ai dinheiro do Moutinho).

Gosto muito do Russo mas com 29 anos e o historial de lesões que sabemos acho que seria de aproveitar uma boa proposta(resta saber quem paga por um jogador destes!).

Xandão,Adrien,Matias,Patrício e Insua(aqueles que aparentemente tem revelado ter mais mercado)são essenciais para a época que ai vem!É preciso fazer um esforço por estes jogadores!

Pois se a equipa esta equilibrada como dizem aqui,também o pode deixar de ficar de um momento para o outro...

YAZALDE76 disse...

Aqui vai o meu palpite:

VENDER JÁ-Carriço, Matias e Izma (15 M era mto bom)

VENDER SE-Patrício (15 M mínimo), Elias (recuperar o custo e poupar ordenados

COMPRAR-Xandão (3M) + PL (5M)

RENOVAR-Adrien (não faz menos do que o Elias), se não quiser fazê-lo em condições razoáveis vender para fora e proteger o futuro...

Teríamos assim mais valias de 7M a 22M.

Saindo Patrício temos entre A e B, GR suficientes. Saindo Elias e ou Adrien teriamos de o(s)substituir, mas seguramente ganharíamos $ e pouparíamos em salários.

2GR - Boeck e Golas
2LD - Pereirinha (deixem ver sff) e Cédric
4DC - Xandão, Gooch, Khalid e Rojo
2LE - Insua e Pranjic
2MD - Rinaudo e Gelson
4MC - Schaars, Martins, Elias?, Adrien?
4ALAS- Capel, Jeffren, Carrillo e Labyad
3PL - Ricky, Rubio e ???
Total - 23 (com alguma polivalência) + Equipa B são mais que suficientes.

SL

Jalex disse...

Não consigo ver o Boeck ao mesmo nível do Patrício,acho que é uma excelente opção de banco mas para mim não passa disso.

Quanto a vender Matias,acho um erro.Não temos ninguém que faça a posição como ele.

Ainda ontem sem ter a mesma preparação física que já alguns dos seus colegas tem viu se logo a sua qualidade e diferença que faz em campo.

Claro que se houvesse uma proposta acima dos 12 milhões por ele seria impossível recusar.

Como não creio que haja algum clube disposto a pagar isso e por achar que o Sporting ficaria verdadeiramente mais fraco com a sua ausencia para mim é um jogador essencial no plantel.

Opiniões!

YAZALDE76 disse...

De facto todas as opiniões são respeitáveis mas o facto é que Matias termina contrato, daqui a seis meses sai a custo 0 e até hoje entre lesões e recuperações pouco mais rendeu do que Izmailov. Ainda assim creio que o valor potencial deste é superior ao do chileno, espero estar enganado.

Quanto ao Carriço dei a minha opinião no final da 1ª época na equipa A.

Já quanto ao Elias concordo em absoluto com o JohnC. Mas desde que sejam suportáveis os salários a pagar até gostava de o ver mais uma época, mas receio que nunca venha a justificar os valores em causa.

Sempre acreditei naquele a que muitos chamaram de Franguício, ainda assim o risco de saída permanece pelo que, bem pago, pode sair que acho que o Boeck faz o lugar.

SL

vitor disse...

Em matéria de opiniões a que devia prevalecer era confiar na direcção desportiva e no mínimo dar o beneficio da duvida também a Sá!

E começamos mal com a obsessão de ver Carriço pelas costas com um treinador que privilegia e de que maneira os nossos jovens! Era impossível ser mais claro, inclusive através da braçadeira, nesta altura o mercado já estará mais que avisado! Carriço tem muito para dar ao Sporting! Ser verdadeiramente do Sporting ainda é uma mais valia no plantel, para além de que Carriço foi sempre um líder nato!

Com o investimento na defesa saturado e sem ideias de nos livramos do salário de Onyewu - como também já vi escrito - ele que ainda chegou a época passada para ser um dos lideres da defesa! Facilmente se percebe que é Xandão que está de saída, sobretudo porque é o único que não é nosso jogador, o que obrigaria a mais investimento numa defesa já com muita qualidade, com ou sem o brasileiro!

Depois disto o que eu gostava de perceber é que tipo de desiquilibrio provoca a saída de Xandão ou o que é que ele faz que Onyewu não faça, por exemplo? Com patamares de experiência e de mercado muito diferentes, que deveriam ser mais que suficientes para apelar ao bom senso de todos! Já para não falar de Boulahrouz ou Rojo!

E a polivalência não se faz sentir só na defesa, na frente Jeffren e Wilson, tanto podem ser utilizados no corredor como podem perfeitamente actuar ao lado de Ricky num sistema de dois avançados! Justificar-se-à assim tanto outro ponta de lança de top? Quantos há no Dragão, por exemplo? Quantos matadores de excepção tem Jesus?

Com Labyad nos jogos olímpicos, onde se percebe claramente um excesso de tráfego é no corredor central, onde talvez seja esta a ultima época para rentabilizar um Izmailov, que apesar de toda a nossa grande admiração, sempre com muitos problemas. E claro que não é de sómenos a liga russa ser das poucas que ainda esbanja, se necessário for!

Vamos esperar pelas saídas que o mercado proporcione, que por sua vez permitirão as ultimas dispensas, tudo com muita paciência e confiando em quem cabe decidir! Julgo ser a melhor forma para evitar mal estares desnecessários!

De uma maneira ou outra ficaremos sempre com um bom grupo! Não é verdade que podemos ficar desiquilibrados de um momento para o outro, muito pelo contrário!Até porque ainda estão por chegar mais novos reforços!

Sem duvida o tema mais ingrato para abordar nesta fase da época!

E reconhecer o trabalho da direcção com mais game-box vendidas? E mais novos sócios?

Força Sporting!

SL

leao revisor disse...

Vitor

Vamos lá ser curtos e grossos, o carriço é uma merda!

Ser sportinguista não lhe vale de nada, porque eu quero é que ele renda em campo, porque se ser sportinguista fosse argumentos eramos todos jogadores do SCP.

vitor disse...

revisor,

O que tem de ingrato falar em nomes nesta altura e num clube como o Sporting é que o mercado pode desdizer-nos de um momento para o outro e isso não é nenhum segredo!

Mas também não é a mesma coisa que dizer que não há ideias pré-definidas! E não há nenhuma que coloque o Carriço mais perto da porta de saída que outro jogador qualquer! Muito pelo contrário, é mesmo para continuar!

E também não vale a perder tempo com a opinião que o revisor tem todo o direito a ter, muito embora a própria época passada e propostas reais já depois disso o contradigam em absoluto!

E também já percebi que o espírito da coisa aqui não muda, ao primeiro contratempo resta esperar pela próxima rescisão virtual e sabemos bem de quem falamos, aliás já foi avisando: … " ... mas cá estaremos para avaliar, porque com este lote de jogadores não existirá desculpa alguma para não se obter resultados."

SL

Francisco Monteiro Dias disse...

E verdade, e isso foi visto no jogo de ontem, os elos mais fracos da equipa foram sem duvida Pereirinha e Carriço, mais para a frente começa a desiludir-me em demasia as actuaçoes de Elias e Jefren, sem duvida dois dos principais activos da equipa, aqueles em que mais apostavamos.
Parece-me evidente que a equipa tem jogadores a mais e natural que ainda possam vir mais um ou dois jogadores, e importante entao reduzir o plantel.
Neste momento apostava sem qualquer duvida em Pereirinha, Carriço, Elias e Jefren ou Isma.
Matias e Adrien seriam para renovar, logicamente!

Jalex disse...

Eu respeito a opinião de todos aqui,menos a de escroques como o Vitor.

Você tem a mania de dar constantes lições de Sportinguismo aos outros(como se fosse exemplo de alguma coisa),mas eu não me esqueço do seu Sportinguismo por conveniencia...

Francisco Monteiro Dias disse...

Uma fonte ligada ao porto, acabou de me informar que Joao Moutinho ira em definitivo para os SPURS e que o Porto esta nesta altura a negociar com o SPORTING a compra do ADRIEN, e possivel que esteja um avançado do porto incluido no negocio.
Vamos esperar novos desenvolvimentos.

leao revisor disse...

Vitor

Não tenho por habito seguir a opinião dos outros, gosto muito de pensar pela minha cabeça, mesmo que as minhas opiniões sejam ridiculas aos olhos dos outros.

Carriço como central não jogava em 2/3 das equipas da 1º liga. Porquê? Porque para alem de perder constantemente duelos individuais e não ser rápido, comete uma gaffe por jogo que ou dá golo ou anda lá perto. Por isto é que ele tinha que jogar com alguem nas suas costas.

Esta era a opinião de um ex-treinador dele. Que com passados 2 anos e meio ninguem poderá dizer que estava enganado!

vitor disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
vitor disse...

Jalex,

Não lhe parece "escroque" um bocadinho forte demais mesmo numa caixa de comentários do blogger?

Obviamente que não houve qualquer propósito descriminatório ou sequer noção que se tratava do mesmo comentador! Qualquer um de nós quando diz disparates sujeita-se.

revisor,

Só posso replicar que muito estranho não reconhecer o que está escrito num post abaixo.

Carriço há muito que tratou da renovação! O Sporting não vai voltar a vender o seu 1º capitão! Nenhum grande clube tem esse hábito! Para sermos inteiramente justos a novela do Moutinho precipitou-se irremediavelmente ou pelo menos deixou de ter remédio com a retirada da braçadeira!

É por estas e por outras que eu nem sequer tenho por hábito comentar entradas e saídas, onde não se trata de fazer a vontade a cada associado!

SL

leao revisor disse...

Que se resolva já isso... o capitão do SCP é o Schaars!

vitor disse...

Acontece que quem decide isso em qualquer clube é o treinador que já atribuiu as braçadeiras!

SL