sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Reflexão para o fim de semana

4º Feira tivemos um Conselho Leonino, que para os mais distraídos é um órgão que existe no nosso clube onde os seus elementos são eleitos por método de hondt. Relembro que este órgão tão mal amado pelos sportinguista teve 7 listas a votação ao contrario dos restantes conselhos que tiveram apenas 5. Em suma é um órgão que não serve para nada mas que todos querem ir para lá! Termino apenas esta introdução dizendo que neste conselho leonino dificilmente podiam estar melhor representadas as varias tendências do SCP inclusivamente o presidente da AAS está presente.
Com isto tenho que dizer em 1º lugar que fiquei muito "admirado" ao ler que a proposta da moção de confiança ao presidente do CD tinha sido aprovada "pela quase totalidade dos presentes por amplo consenso". E tenho que ficar "admirado" porque o que não faltou nas ultimas semanas (nem estou a discutir se bem ou mal) foram conselheiros a dizer que GL não servia e tinha que sair.
As poucas coisas certas que sabemos é que a reunião foi bastante longa durou mais de 5 horas, visou essencialmente a explicação do modelo financeiro e desportivo que o presidente julga ser o melhor e depois de sabermos o resultado da votação das duas uma, ou o presidente "descobriu a pólvora" para fazer mudar de ideias tanta gente ou estão convencidos que não conseguem apresentar melhores propostas.
Mas a verdade é apenas esta tivemos mais de 40M de prejuízo a época passada, hoje apresentamos mais de 7M de prejuízo no 1º trimestre o exercício. E relembro que o presidente do CD disse e por várias vezes que no seu segundo ano de mandato o clube daria prejuízo ainda sim, cerca de 10M, mas estes resultados estão na linha do ano passado e a menos que a entrada de capital aconteça não estou a ver como vamos conseguir atingir esse objectivo.
Outra coisa que já não é tão certa mas que acredito plenamente que é o caminho escolhido, iremos reduzir em 16M o orçamento para a próxima época. E a reflexão que vos incentivo a fazer é esta, tirando os 1.5/2M que vamos poupar com deixarmos de pagar a Domingos e Sá Pinto, faltando para o objectivo 14M.
No site do clube estão 51 jogadores entre a equipa A e B, se juntarmos pelo menos mais 5 jogadores emprestados com contrato para a próxima época ficamos com 56 jogadores. Se pensarmos que existem muito poucos jogadores a receber mais do que 1M por ano estão a perceber a sangria que vai existir. Mais, isto irá acontecer na equipa mais jovem do campeonato o que a vai tornar ainda mais jovem certamente.
Se a este plantel tirarmos o Rui, o Insua, o Boula, o Schaars, o Capel, o Rinaudo, o Pranjic, o Elias, o Jefrren, o Izmailov e o Ricky e não podendo os substituir por outros, visto ser o objectivo reduzir os custos com pessoal, olhando para os restantes ficamos com uma ideia que a ambição de títulos terá que ficar na gaveta.
Couceiro dizia que o SCP não podia ter 5 presidentes em 10 anos, alguns dizem que o SCP precisa de ter um presidente para os próximos 10 anos mas eu pergunto, já tivemos presidentes que foram pela via do investimento e saíram debaixo de criticas, outros saíram debaixo das mesmas criticas e insultos quando resolveram ir pela via do desinvestimento e apostando na formação como é que um presidente se pode aguentar tanto tempo num clube como o nosso quando mal se troca de um treinador ou não se é campeão quer-se mudar tudo.
Saudações Leoninas

45 comentários:

T1 disse...

a questão nao sao os resultados financeiros, nem a politica ou o rumo, a questao sao os resultados desportivos, so esses interessam.

aquando da era PB com planteis made in academia com meia duzia de putos da academia e que conseguia lutar pelo campeonato ate ao fim, era convicção que somando 3 ou 4 peças de extrema qualidade que um plantel desses poderia ser campeao.

acontece que as peças foram mais que 3 ou 4 perdeu-se a base e o criterio de compra nao foi o melhor...
sera o lateral rojo melhor central que polga, sera elias que custou 8,5M melhor que o moutinho que vendemos por 8M... será que o bojinov é melhor que o saleiro? sera que temos trinco melhor que veloso?

houvessem resultados desportivos e nao haveria tanta celeuma sobre relatorios e contas e afins, o pessol nem se lembraria, so que ha 4 anos que em novembro ja andamos a lutar para o 3º lugar... e assim nao dá, o povo perde o interesse da bola e centra-se noutras coisas....
SL

leao revisor disse...

t1

Caramba, parece que no tempo do FSF vivíamos um tempo de rosas, olha que o histórico do blog prova o contrário.

Mas sim o problema são os resultados desportivos, e ai pergunto como pode estar um presidente sem ganhar no SCP?

T1 disse...

a era FSF nao era um tempo de rosas, mas foi o mais estavel que tivemos em 30 anos, foi o mais perto que tivemos de ter uma estrategia propria com identidade... o FSF afirmava que nao tinha sequer tempo para o futebol, bento e barbosa trabalhavam em conjunto e nenhum queria fazer a folha ao outro... e essa estabilidade e solidariedade compensou a falta de qualidade dos intervenientes, sim PB's eram fracos e FSF tb o era... mas funcionava...
nasci em 80, nao me habituei a ver um sporting ganhador como muitos apregoam, mas habituei-me a ver um sporting lutador e honrado, que tinha de lutar o dobro dos outros para ganhar qq coisa... neste momento bastava isso para me deixar um pouco mais feliz: luta, honra... trabalho, dedicação e devoção infelizmente nem isso vejo qt mais resultados..
um presidente pode estar no sporting sem ganhar...durante algum tempo pelo menos será possivel... tem é de ter um projecto e nao esta navegação À vista, ora temos uma equipa directiva, ora temos um regime presidencialista, ora temos investimento ora desinvestimos...

Lionheart disse...

A inflexão de política vai com toda a certeza ser apresentada como um regresso às bases, um regresso à matriz do Sporting, mas a realidade é que estoiraram muito dinheiro e agora não têm escolha senão desmantelar o plantel, porque não têm dinheiro para o manter. Os resultados desportivos miseráveis não permitiram que se criasse uma dinâmica que fosse consolidando um projecto. E são miseráveis não só pela classificação e pelas eliminações ocorridas, mas também porque desvalorizaram todos os jogadores.

O Sporting podia ir evoluindo estando na guerra com rivais, mesmo não ganhando o campeonato. Mas o que tem acontecido é que há seis anos consecutivos que o Sporting perde o campeonato no primeiro terço da prova. Já nem chega ao Natal. Isto é de uma incompetência total e naturalmente que a situação financeira de clube ALGUM podia deixar de ser bastante difícil perante este tipo de resultados. Não é possível ter receitas dignas com um desempenho desportivo vergonhoso há tanto tempo. O resto é conversa.

Juca disse...

Pois é, para os eruditos que percebem muito de futebol o Paulo Bento não prestava... O melhor central(para mim) que nos últimos anos passou pelo clube, Anderson Polga não prestava... Os presidentes não prestam... Os gajos da SAD não prestam... Os treinadores não prestam... Há gente que só sabe dizer (e fazer) mal. Não deixam ninguém trabalhar, querem eleições para ver se têm o prazer de alguma vitória, mas nem isso conseguem... Então, ressaibiados voltam sempre ao mesmo, bota abaixo, mais eleições, voltam a perder, é um círculo vicioso, Ainda não viram que hão-de perder sempre, que ninguém os quer, que não passam duns frustrados e nunca passarão duma minoria, Aqueles cuja vida se resume a fazer mal a tudo e a todos, que não têm caminho alternativo nem qualquer solução para ajudar os seus pares, não passam de parasitas que vivem da anarquia, e normalmente necessitam de desatar aos gritos na esperança de que alguém lhes passe cartão ou simplesmente lhes dirija um olhar. Tenho pena de ter essa espécie de seres no seio do meu clube. Hão-de conseguir matá-lo. Infelizmente para mim.

leao revisor disse...

Lionheart

Se o INVESTIMENTO não tivesse sido uma exigência dos sportinguistas ainda podia compreender mas foi!

GL prometeu um cheque e uma vassoura, BdC prometeu 50M, Dias Ferreira na celebre conferencia de imprensa do futre prometeu uma série de craques e Baltazar prometeu quaresma e mais uns quantos, dizendo que o futebol era a única coisa que interessava e ai é que tínhamos que investir.

Por isso as 4 listas mais votadas que representaram praticamente 95% dos sócios, apresentaram ideias de investimento e todos sabiam o estado do clube.

É também por isto que nuns anos é "branco" e noutros é "preto" que não nos safamos.

anonymus disse...



São efectivamente a falta de resultados desportivos,(EU JÁ O REPETI VÁRIAS VEZES...) que têm impedido que uma estratégia para o Clube consiga avançar.

Se ganhassemos regularmente, ninguém passaria o seu tempo por aqui e por outros sitios a discutir o passivo.A distração seria de discutir as táticas e a escolha dos jogadores por parte do treinador.

Nas grandes empresas, os projectos são aplicados para apresentarem resultados ao fim de 5 anos.

No Sporting como noutros clubes, os resultados têm que ser imediatos, senão a contestação começa.

Essa contestação no Sporting que tem sido permanente, é por vezes provocada porque os vizinhos ganham e também porque está à frente do Clube alguém de quem uma certa clique não gosta e que manobra nos bastidores da CS e da Net, para aumentar o desespero dos adeptos, ajudando desta maneira, para que um projecto se afunde.

Se o desinvestimento se confirmar, pode-se estar certo que iremos passar mais uma dezena de anos sem ganhar o campeonato.Só se entretanto, aparecer alguém à frente do Clube que tenha tudo ou quase: dinheiro, muito dinheiro para lá pôr e os tomates no sitio para pôr na rua os parasitas que circulam como electrões à volta do Clube e faça calar todos os bota-faladuras que um pouco por todo o lado, ganham dinheiro à custa da imagem do Sporting, a falar de coisas que muitas vezes desconhecem.

Os que desejam esse desinvestimento, que não pensem que será a actual equipa B que irá relançar o Sporting de imediato.Terão que esperar e com calma, porque não temos lá nenhum Cristiano Ronaldo ou Messi.E mesmo se houvesse, esse jogador não ficaria nas hostes do Sporting tempo suficiente para a equipa tirar resultados.

A maturidade competitiva de uma equipa de futebol, demora anos a concretizar-se.

O Barcelona consegui-o, criando uma equipa à volta do Messi, onde depois os jogadores potencialmente BONS, após a sua integração no seu seio, passaram a ser MUITO BONS, mesmo alguns excepcionais com o amadurecimento competitivo, como foram os casos de Iniesta e Xavi.

anonymus disse...



"Juca disse..."


No teu comentário dizes tudo!...

Infelizmente é assim!...

vitor disse...

Bom dia,

O que foi tentado desportivamente foi aproximar o mais possível dos orçamentos de mais de 100 Milhões dos nossos adversários mais directos! O que também ajudaria e como é óbvio no aumento de receitas! Esta é uma das razões porque fica bem a integridade e a honestidade, dois valores fundamentais no LR e no blogue Fonte Segura! Porque eu também me lembro do bom ambiente num estádio com leões nas pré-épocas e no início das épocas!

Aqui chegados o que é legitimo perguntar é se já foi tentado e com sucesso nalgum clube constituir uma equipa toda nova, em que se mantém praticamente só o GR e mesmo assim conseguir aceder logo à Champions? Provavelmente não! Porque desportivamente esse é que era o objectivo para valorizar jogadores e sobretudo tornar o clube mais atractivo a todos, adeptos inclusive! Mas a primazia não retira legitimidade nenhuma! E o que os últimos resultados vinham a demonstrar era que era preciso aumentar e muito a competitividade! Foi para isso que chegaram muitos internacionais e alguns das melhores selecções do mundo!

Aqui chegados podemos concluir que não há treinador nem cola suficiente no futebol para colar tantos jogadores novos? Não sei! Hoje não ponho dúvida que tinha sido aconselhável e fundamental a manutenção de pelo menos duas ou três referências! E com Polga e Liedson à cabeça, para mim! Mas também me lembro de ver e depois dos roubos de igreja Domingos arrancar para 10 vitórias consecutivas! O que se passou entretanto que levou inclusive à sua queda? A resposta de quase 3 décadas de insucessos passa muito pelo que aconteceu aí e acontece sempre e ao primeiro revés! E Domingos até fez o favor de nos alertar a todos para o que estava a acontecer, para as idiossincrasias leoninas! Ouviu quem quis, o cancro sempre esteve no interior do clube! A equipa não desatou a perder por mais razão nenhuma! Nenhum jogador é assim tão fundamental! Nem Domingos passou a incompetente de um dia para o outro, não obstante os últimos resultados! E não tarda volta para confirmar isso mesmo! É sobretudo nos maus resultados que se vê a fibra de um clube! Lamento muito, mas é verdade!

Da mesma forma que não sou apologista de andar a repisar o passado financeiro, o mesmo para o desportivo, o que são precisas são soluções! Aprende-se e volta-se a caminhar em direcção ao futuro! Há um presidente que reafirma que ainda tem soluções e quer cumprir o mandato até ao fim! Não há nenhum vazio de poder! Claro que pode falhar, podemos todos! E para se derrubar alguém, porque a palavra é essa, nem há outra, é preciso uma alternativa credível, de preferência melhor, no mínimo condições financeiras! Não há, calem-se para sempre até ao fim do mandato!

Nesta altura nada faz mais mal ao clube que o discurso que se inverte situação desportiva e financeira num mandato! Venha quem vier o que tem de mais certo é começar por falhar! E tal como disse no início, também aqui é o que a experiência diz e está ao alcance de todos! Porquê não sei, mas calculo!

As contas, desportivas e financeiras fazem-se também no fim dos mandatos!

Força Sporting!

SL

leao revisor disse...

anonymous

Existe ainda um problema é que quando um desses bons jogadores despontar e se despontar muito como o Nani ou o ROnaldo ele acaba por sair! Por mais ou menos dinheiro, mas sai!

Ao contrário do Barça por exemplo que ficam lá todos! Pensa numa equipa só com jogadores formados no clube e diz-me 3 que nos conseguiam vencer na europa formadas com a mesma logica.

vitor disse...

Na apresentação, logo a abrir:

"Agora cheguei ao SCP que é sem duvida um grande clube! E estou aqui para todos juntos conseguirmos coisas muitas bonitas! Nunca percebi porque é que todos quantos deixam o SCP parece que saem daqui "ressabiados" com qualquer coisa, comigo não vai ser assim!"

Um grande treinador que passou a traste portista infiltrado não sei em quanto - pelo menos passou a ser este o discurso quase oficial e enquanto o diabo esfrega um olho - e depois da apresentação de um treinador mais concorrida em Alvalade.

SL

vitor disse...

E não vale a pena virem para aqui dizer que foi Luís Duque que fez a cama a Domingos conforme já tentaram, a estratégia passava logo aí por fazer a cama aos dois!

O sucesso no futebol é tanto possível com uma cadeia de valores mais preenchida que passa por incluir 1 director desportivo, 1 gestor de activos e 1 treinador à frente do plantel e do balneário da equipa, como menos preenchida.

Acima disto tudo e das preferências de cada um está em conseguir ou não bloquear o balneário e o futebol do clube só aos verdadeiros responsáveis!

É o segredo mais antigo e mais valioso no mundo do futebol e cada vez mais e nós estivemos sempre muito longe de o conseguir de uma forma efectiva.

O início do actual mandato ainda foi quando estivemos melhor! De lá para cá é contar as entrevistas de todos que continuam a suceder-se a uma velocidade vertiginosa!

SL

Lionheart disse...

Mas não basta investir. Gastar qualquer um gasta, rentabilizar o investimento é que é mais difícil porque é preciso saber gerir, saber comunicar e ser persistente, desde que se tenham intervenientes certos nos lugares certos. Estes factores têm estado presentes no Sporting? A escolha dos treinadores tem sido quase sempre acertada? A gestão desportiva tem sido coerente e consistente? A estrutura tem sido estável, coesa e combativa para dentro e para fora? A comunicação tem sido proactiva e assertiva? A gestão de activos tem tido um planeamento de médio e longo prazo? Então queriam o quê? Agora só têm é mais dívida.

A discussão não pode estar entre investir ou não investir. Essa é uma falsa questão. A discussão devia estar nos processos. Na lógica das comissões, que é o que faz girar o futebol do Sporting.

Gastam-se milhões em jogadores estrangeiros banais e depois não há orçamento para jogadores que desiquilibrem e possibilitem grandes encaixes financeiros. A formação devia fornecer os laterais e os trincos, por exemplo, posições que não exigem jogadores fora-de-série. O porco foi campeão europeu com um Nuno Valente a lateral-esquerdo... Não podemos estar a ir ao mercado buscar tudo, senão depois não há dinheiro para um número 10, ou para um bom ponta-de-lança, etc. Houve alguma intenção de compatibilizar a formação com a equipa principal de forma a que esta se possa ir apetrechando de forma sustentável e continuada? O que temos é o central Eric Dier a jogar a lateral direito e o Betinho a tentar fazer de ponta-de lança que faz 40 golos por época. Por aqui se tem uma ideia de como está tanto por fazer no futebol do Sporting e esta época voltámos novamente à estaca zero.

vitor disse...

O clube e os seus dirigentes são diariamente expostos, desvalorizados e ridicularizados pelos mesmos que dizem que querem ganhar! Ainda andam à procura de respostas? Basta comparar comportamentos com quem ganha de facto!

SL

vitor disse...

" Aquilo em Lisboa era uma grande confusão. Líamos de tudo todos os dias..." Onyewu

SL

Lionheart disse...

E outra coisa, o que é que é dar tempo ao tempo? Lêem-se desculpas que só podem causar perplexidade, no mínimo. Tendo em conta o que é o futebol português, um clube como o Sporting, com a diferença de orçamento que tem para um Braga, um Guimarães ou um Marítimo, tem de dar tempo para ficar em TERCEIRO lugar? Mas já chegámos a isto?? Isto é uma inversão da lógica. Meus caros Anonymous e Vítor, vocês defendem o indefensável e não é nada saudável ir por isso via porque isso só desqualifica o Sporting. Depois não se admirem que os fulanos de Braga se ponham em bicos de pés a dizer que já são terceiro grande no futebol.

vitor disse...

Lionheart,

Os gajos do Braga podem dizer o que quiserem. Os gajos do Braga nunca foram, nem são problema nenhum! Os gajos do Braga só aqui vêm se lhes for permitido! E os laterais do Porto são dos mais caros da Europa!

Atribuo tanta veracidade ao saco de gatos que começou por ser o actual CD - que continua muito exposto e com Varandas a mais - como às grafanolas da MAG! Com a agravante de nunca terem deixado de ser adversários, digam que disserem para o exterior?!

O que esbarra no discurso do Lionheart é mesmo o tempo e não é mais nada! Tudo o que Lionheart reclama precisa de tempo que o Lionheart não está disposto a dar?! E ainda pergunta o que é dar tempo ao tempo? Algum dia houve alguém da formação suficientemente preparado que não tivesse tido oportunidade? Algum clube dá mais oportunidades? Os outros continuam a precisar de tempo! Com tanta coisa mal o que é mais preciso é mesmo tempo senão arrisca-se a nunca corrigir nada!

Não é verdade que gastamos muito e que compramos o que queremos! Continuamos a gastar muito pouco e a comprar o que é possível! É melhor assentar os pés no chão que andar com a cabeça no ar, que enferma muitos erros! Façam-se então comparações e o desafio não é igual noutro patamar competitivo, estamos fartos de comprovar isso!

Não há erro nenhum verdadeiro que o Lionheart aponte ou não que já não tenha sido detectado, como é aliás normal, já as soluções por vezes não são assim tão simples como escrever numa caixa de comentários e de certeza que mais uma vez é preciso tempo para se poder proceder às devidas correcções!

O que o Lionheart propõe não dura 6 meses à frente do clube! E no fim não vamos estar na mesma mas muito pior!

SL

vitor disse...

Se eu quisesse vir para aqui apontar tudo o que está mal se calhar estava aqui mais tempo que qualquer outro! E no fim inevitavelmente ia dizer que é preciso muita vontade e muito tempo!

SL

vitor disse...

Enquanto não conseguirmos calar a maior parte dos indivíduos que se ouvem a falar do SCP todos os dias não vamos a lado nenhum e é por isso que eu nem me atrevo a falar de mais nada, fundamental ou não! Porque simplesmente não é possível!

A verdadeira liderança é isso e precisa de mais tempo e mais condições que as que existem neste momento!

SL

johnC disse...

És um palhaço!!!! Qual é o prejuizo e quem é o mentiroso agora palhaço revisor?

johnC disse...

Como já tinha dito tu apenas passas informações que te dão e assumes como 100% certas (já que não tens cabeça para pensar por ti mesmo) e os outros são mentirosos... agora devias estar calado durante muito tempo para não te tornares cada vez mais ridículo!

vitor disse...

http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=791519

Isto é verdade há tempo demais no SCP fosse qual fosse a direcção que tivesse ganho as últimas eleições! E não se corrige de um dia para o outro e com muito pouco dinheiro apesar de muita gente pensar que se anda a esbanjar dinheiro no SCP!

Os papagaios, mais do que o mal que fazem diariamente, são o melhor indicador para quem está de fora para ver se alguma coisa muda ou não!

SL

Lionheart disse...

Vítor, para você nunca nada corre mal. O Duque não foi responsável, o Freitas não foi responsável, o Godinho Lopes não é responsável, só é responsável quem não está lá dentro a tomar decisões, porque é "óbvio" que é preciso dar tempo a quem está a gerir o clube com os piores resultados desportivos e financeiros de sempre. O tempo só se pode dar a quem tem autoridade moral para o pedir e desde que mostre EVOLUÇÃO. Por isso é que o "projecto" Paulo Bento acabou MAL. Ao fim de três anos a fazer o papel que o braga faz hoje, o futebol do Sporting estava cada vez mais longe do porco e do carnide. As pessoas aguentam "abdicar" da luta pelo título desde que tenha um horizonte temporal definido com o objecto de RECUPERAR a competitividade do Sporting, não para ficar definitivamente fora da luta pelo título, porque o Sporting é um clube grande e os custos que os sportinguistas têm com o Sporting são iguais ou superiores aos que os andrades e os lampiões têm com os seus clubes. Por isso qualquer direcção que peça tempo - factor que deve ser um meio e não um fim para alguns ficarem no poder - e não mostre ao menos evolução, tem os dias comtados, mude o Sporting de direcção as vezes que mudar.

vitor disse...

Lionheart,

O departamento do futebol ruiu e ninguém foi responsabilizado?

Não percebo quais são os sportinguistas que gastam o mesmo que os adversários, se os adeptos sim, mas não consigo ver o sentido?! Só ganha um e gastamos todos o mesmo! Se as direcções, volto a afirmar que não gastamos metade! Eu percebo que até se tenha essa ideia, o que eu posso dizer é que vivemos a contar os cêntimos há muito tempo, por isso é que nunca compramos quem queremos efectivamente e mesmo esses demoram muito tempo a chegar e às vezes quando chegam a render passado pouco tempo deixam de render! Claro que o problema fundamental do SCP é ganhar fôlego financeiro outra vez! É disso que se está a tratar!

E também percebo o que o Lionheart queria e gostava, o mesmo que eu e o mesmo que todos! Alguém que chegasse e fosse sempre a somar! Não vai acontecer, há muita coisa para fazer primeiro, se deixarem! Desse modo o Vieira nunca tinha chegado ao 4º mandato e depois de passar metade deles atrás de nós - com muito menos dinheiro, como agora o Braga em relação ao SCP!

Excelente fim de semana Lionheart e a todos os leões aqui no Fonte Segura.

SL

anonymus disse...


"leao revisor disse...
anonymous

Existe ainda um problema é que quando um desses bons jogadores despontar e se despontar muito como o Nani ou o ROnaldo ele acaba por sair! Por mais ou menos dinheiro, mas sai!

Ao contrário do Barça por exemplo que ficam lá todos! Pensa numa equipa só com jogadores formados no clube e diz-me 3 que nos conseguiam vencer na europa formadas com a mesma logica."


No Barça ficam lá todos, porque por lá o dinheiro abunda o suficiente para aguentar os que já tem e para ir buscar outros a clubes como o Sporting.

No Sporting, nunca poderá ter a mesma equipa durante anos, porque se lá tivermos jogadores de grande valor, o Barça e outros irão buscá-los, se necessário pelo preço estipulado nos contrato e sem dificuldade financeira.

É essa a grande diferença.

Unknown disse...

Lr, acho que este modelo está certo, o problema, é que por causa dos jogadores ou responsáveis técnicos, e causas exteriores, a equipa não está a ganhar

Unknown disse...

Agradeço ao Lr, só anonymus, ao Vítor e a outros que por aqui aparecem às vezes, pela forma como defendem o nosso clube, isto sim é o SPORTING um clube diferente

Unknown disse...

Corrigindo, ao anonymus

Carlsberg disse...

Eu acho inacreditável continuarem a defender o indefensável.

Anonymous...

Responda-me uma vez por todas, já que o que você diz que o problema é não haver resultados desportivos, PORQUE É QUE NÃO HÁ RESULTADOS DESPORTIVOS??

Quem falhou e porque? Vamos apenas escrutinar pff o tempo de JEB e do GL!!

Aguardo resposta. obrigado.


SL

LeaoCapel disse...

Fala-se aqui em dar tempo quando eu até acho que os sócios do Sporting até já deram foi tempo suficiente que já não há margem para mais.

E se formos a ver bem, se há alguém que é extremamente impaciente no meio disto tudo e não "dá tempo" é precisamente o próprio GL, que:

-apresenta em período eleitoral um "projecto" assente numa lista de luxo (que lhe garantiu muitos votos, sem dúvida) com as jóias da coroa Duque/Freitas à cabeça e Domingos Paciência para compor o tridente.
Resultado: já cá não estão e agora os homens fortes do futebol são Godinho Lopes e um tal de Farinha Alves (!!!), sendo que os treinadores esses são mudados a cada 6 meses.

-prometeu mais investimento, com os famosos 100 milhões, de onde 15 provinham do fundo de JEB, mais um x da bomba de gasolina e a proveniência do resto não foi mencionada em período eleitoral mas estava-se mesmo a ver de onde...
Resultado: agora diz que se investiu dinheiro a mais, que temos que reduzir custos e o mais certo é estes jogadores todos que foram contratados com base nesse investimento (segundo ele, os melhores do mundo) sairem que nem ratos do navio em Janeiro, para voltar mos a uma aposta "segura" na formação.

-assume que pretende impôr um modelo presidencialista à moda dos nossos vizinhos da 2ª circular e dos corruptos do norte.
Resultado: volvidos que estão 2 meses, a prioridade é agora a contratação de um manager.

E depois acusam os sócios e adeptos de serem impacientes, quando os votantes na lista de Godinho (menos que na lista de Bruno de Carvalho, o homem de quem não se deve falar), votaram não pelas virtudes como gestor desportivo que o mesmo apresenta no currículo (que já se provou não ter nenhumas) mas pela potencialidade que um projecto assente em Duque/Freitas/Domingos tinha aos olhos dos seus apoiantes da altura.

Acusam os sócios e adeptos de não darem tempo a um suposto projecto, quando está manifestamente comprovado que GL não tem qualquer projecto, pois um tipo que muda de opinião e de estratégia como quem muda de roupa interior não pode dizer que tem um projecto.

Pode é dizer que percebe tanto disto como eu percebo da história da cultura da batata no período pré-revolução industrial: nada!!! Ou então é esquizofrénico, também pode ser uma possibilidade.

Obviamente que todo este desnorte e a falta de um rumo para o futebol profissional do Sporting e para o futuro do Clube vai ter reflexos no desempenho da equipa de futebol, pois até os jogadores já perceberam que quem os dirige é incompetente e desnorteado.

E depois pedem tempo, como se o tempo por si só resolvesse alguma coisa. Poderia resolver, caso se reconhecesse alguma competência a estes dirigentes. Já se demonstrou para qualquer um com olhos de ver e capacidade de interpretação, que tal não é o caso.



Lionheart disse...

Vítor, quanto tempo mais é que vai ser preciso para que os sportinguistas possam ver o Sporting ao menos a jogar à bola e que o campeonato ainda tenha interesse na segunda volta?

hra disse...

como resposta ao teu texto LR deixo aqui a ultimo post dos cacifeiros.

http://ocacifodopaulinho.wordpress.com/

anonymus disse...



Ao contrário do que é dito, os adeptos e sócios do Sporting, não deram tempo nenhum desde o inicio desta época.

Logo no 2º. ou 3º. jogo da pré-época começaram a assobiar.

Isto não tem agora relevancia nenhuma, mas é só para lembrar aos mais "distraídos".

LeaoCapel disse...

Anonymous,

Assobiar toda a gente assobia. Pelo menos em Portugal e nos países do Sul da Europa. Assobiamos nós tal como assobiam os lampiões e os tripeiros. É sinal de grandeza, que se manifesta na exigência que é exigida aos profissionais, muito bem pagos por sinal, que representam o Sporting.

Mas do assobiar ao tomar medidas concretas para mudar uma situação calamitosa como é a que nos encontramos, vai uma grande distância. Acredita que se fosse um bocadinho mais a norte, há muito que já se tinha definido responsáveis e há muito que estes teriam sido expurgados do clube.

Mas sendo assim, mantendo a tua linha de raciocínio, deves concordar comigo. Se consideras que os sócios e adeptos não deram tempo, muito menos deu GL quando correu com Domingos, mesmo depois de estarmos apurados para a final da Taça e de nos mantermos na Liga Europa, e quando já não há sinal da dupla maravilha que compunha o seu "projecto". Não achas?

LeaoCapel disse...

E para terminar de vez esta discussão, e em jeito de conclusão, dizer que é no mínimo curioso que se peça tempo aos sócios e adeptos em relação a este Presidente (normalmente dizem equipa mas como eu já sei ao que vêm interpreto como direcção ou Presidente), quando é o próprio Presidente que muda de orientação e de opinião mais depressa do que eu mudo de canal aos Domingos à noite. E assim eu pergunto: dar tempo ao quê exactamente?

Como pregava Frei Tomáz, "faz o que ele diz não faças o que ele faz"

LeaoCapel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pedro disse...

Leaocapel,

Não percebe nada ou é esquizofrénico... Ou é ainda mais maluco do que eu pensei e meteu verdinho do dele (verdade seja dita, o último que fez isto foi fsf ajudando muito o clube). Não sairá certamente antes de recuperar o que lhe é devido e cumprir os objectivos da banca (vmocs).

Lionheart,

Já dei demasiado para esse peditório. É saturante a forma como alguns defendem o indefensável. Até mesmo desesperante. Depois passa e as alarvidades que se lêm vão directamente para pontapé de baliza.

Pedro - sporting sempre

vitor disse...

Lionheart,

A nova postura de um Lionheart amargurado já conseguiu ser recrutado para o lado dos competentes, de quem não se conhece obra nenhum a não ser retórica e mal dizente!

A ideia era tal ter acontecido com Duque e Freitas a quem GL deu o máximo de condições que o SCP também permitiu, a que mais nenhum candidato das últimas eleições chegava sequer perto, porque se acreditou que era o caminho certo! Irmos a jogo só dentro das nossas possibilidades não era muito dignificante para ninguém! Entretanto e com o agudizar da crise no país também é bom dizer que nesta última reunião do “parlamento” leonino já só Boal insistiu na AG para falar de eleições! E também já disse que depois da saída dos responsáveis pelo futebol é fundamental que chegue a janela de mercado! Posto que ainda acredito que é perfeitamente possível Vercauteren conseguir o acesso à Champions que é sempre mais que fundamental! Ainda há muito para ganhar esta época! E outra vez, a par com a parte desportiva há trabalho que está a ser realizado e que implica com a viabilidade financeira do clube no patamar que todos desejamos e onde estaremos sempre mais perto de vencer!

Foi com uma fórmula muito parecida com esta que acabou agora de ruir e ainda com mais dinheiro que fomos campeões pela última vez! Provavelmente é capaz de ser ainda mais vantajoso em vez de contar com jovens com um enorme potencial na frente poder contar com certezas como JVP e Jardel! Quando nos aproximámos realmente dos custos dos nossos principais adversários fomos nós que ganhamos, não foi mais ninguém! O que deita completamente por terra a teoria da incompetência leonina! E ainda fizemos algo muito mais difícil, a gastar muito menos e com um treinador super competente também lutamos pelo título até ao fim, inclusive roubaram-nos pelo menos um! E surpresa, o clube também não estava bem, dividido, com o estádio cada vez mais vazio e com as receitas a baterem no fundo, o que só prova que o desejo do Lionheart não é tudo! Ou pelo menos não é tudo para quem tem preocupações com a liderança do clube! O que quer afinal a massa adepta leonina, vencer ou mais espectáculo? O PB fez o que mais ninguém faz – e bem pode chamar todos os treinadores campeões em Portugal - e o Lionheart só lhe consegue apontar uma série de defeitos? E o PB saturou-se! Ficamos melhor não ficamos? Bandidos dos dirigentes incompetentes!

Os últimos presidentes do SCP saíram pela mesma razão, fora da Champions, não tardou que a torneira fechasse! Basicamente são estas duas razões que se tenta corrigir e mesmo assim não garantem títulos per si! Não adianta nada estar sempre a recuar às causas do défice estrutural, ninguém consegue garantir que mesmo numa hipotética situação sem passivo somos campeões! Mas acredita-se que fica mais fácil, o trabalho das direcções é conseguirem reunir o máximo de condições também no futebol para aquele que é o trabalho do treinador e do plantel! E é o que o clube precisa que seja feito nesta altura! E com todas as dificuldades GL ainda conseguiu acrescer muita competitividade ao nosso futebol que infelizmente acabou por não resultar até aqui! O presidente não joga nem apita e esta coisa do sistema é muito esquecida quando convém mas já teve uma quota parte muito importante de responsabilidades no actual mandato! A verdade também é que o futebol desde que passou ao futebol dos Milhões é um desporto muito “especial” em Portugal para o qual o SCP nunca esteve especialmente apetrechado e não nos iludamos enquanto o “sistema” não acabar vamos ter sempre mais dificuldades no futebol do que noutra modalidade dita mais normal!

vitor disse...

Como é óbvio nem eu nem ninguém consegue responder ao que o Lionheart pergunta, ninguém pensou que se passaria o que acabou por acontecer e continuo a dizer que não dependeu do trabalho do presidente, que acabou de tomar decisões muito importantes também no futebol que ainda nem sequer houve tempo para avaliar de forma correcta e mais uma vez não nos iludamos; estão muito relacionadas com o que é mais importante de resolver no clube, muito à frente inclusive do que parece ser a única preocupação do Lionheart e também talvez por isso ainda não se tenha interrogado que mais uma vez e sempre não devemos perguntar só quando vamos melhorar e com quem, era muito importante na actualidade não piorar muito mais, pelo menos no que à capacidade financeira diz respeito! Na volta o Lionheart até conhece outro PB que com uns tostões garante tudo e eu calo-me já!

Se GL entretanto conseguir estabilizar mais o clube financeiramente durante este 1º mandato, para mim já fez um excelente trabalho. Uma coisa foi uma experiência que correu mal numa altura em que era preciso revitalizar o clube, nós não temos que sonhar com orçamentos impossíveis, os outros é que vão ter que descer à terra, já estão aliás! Acredito que com a reestruturação em curso no futebol e um bom treinador vamos estar nos lugares de cima já na próxima época e que é algo que também não vai deixar de ser avaliado nas eleições em 2014, que é quando estão previstas e devem acontecer! Há várias épocas que não conseguimos estabilizar sequer um onze, desportivamente com mais ou menos dinheiro há muito trabalho para realizar, não há que desmentir e quanto mais depressa começar melhor! E como sabemos todos que este tipo de trabalho precisa de tempo em qualquer clube é que não vamos a lado nenhum sempre a trocar de treinadores e muito menos de direcções!

É muito complicado desenvolver qualquer actividade sempre com a corda na garganta! O que se procura sempre é o equilíbrio que permite a estabilidade que se julga ser o clima mais adequado às grandes vitórias! Para vermos que no futebol nada é assim tão simples, nada é o que parece e nada é um dado adquirido, em Portugal temos um campeão quase crónico que financeiramente não se ri de nenhum dos adversários? Isto é que eu considero bizarro! 30 anos a vencer, com tudo do lado deles e aflitos?

Na situação a que chegamos, na crise em que vivemos, nada é assim tão simples Lionheart! Não é nada fácil tentar resolver uma situação financeira adversa muito complicada e ao mesmo tempo tentar corresponder às expectativas de todos os adeptos em termos de competição com bons resultados desportivos! Acresce que na minha opinião, Domingos primeiro quando se incompatibilizou praticamente com o clube e Sá depois, os treinadores até aqui também não ajudaram muito! Continuo a acreditar que sobretudo com Domingos devíamos ter ido mais longe, mas no SCP nunca nada é fácil quando se começa a perder! Como já disse senão foi fácil quando acontecia o que Lionheart vem agora reclamar…

Mesmo assim pelos vistos o Lionheart está disposto a acreditar que no meio da maior crise económica dos tempos modernos que o país já conheceu vai chegar alguém que resolve tudo durante uma pré-época, traz o treinador ideal, constituiu um plantel “xpto” e uma equipa vencedora e ainda passamos a interferir numa luta com dois adversários sempre com orçamentos muito maiores?! Claro que há muito para fazer no futebol, por todos, não cabe só à ao presidente o que é preciso alterar para melhor! E ao mesmo tempo como é que se explica com o mesmo GL talvez a melhor secção de futsal que já conhecemos, com uma adesão dos adeptos fantástica talvez também no melhor pavilhão onde já jogamos? De qualquer forma, concordantes ou não, julgo que a estima entre leões ainda é muito mais importante!

SL

LeaoCapel disse...

Tanto paleio, tantas cambalhotas e tudo espremido dá zero...

Eu já disse e repito: até estou disponível a dar mais tempo a esta direcção se me explicarem, ao por menor, o que é que a mesma pretende para o clube. É que até agora a única coisa que se tem assistido é discursos vazios de conteúdo, com Vivas ao Sporting pelo meio para ver se as hostes rejubilam e decisões diferentes dia sim, dia não. Agradeço uma resposta, pode ser que até venha a partilhar do vosso ponto de vista...

Leão disse...

Ao menos pagam-lhe bem pra se prestar a fazer essa figura ?

Pedro disse...

Pontapé de baliza...

Pedro - Sporting sempre

Paulo Guerra disse...

Alguém suficientemente informado e que faz o favor de vir aqui dizer que são precisas soluções mais estruturais que os resultados desportivos, por mais que estes também ajudem.

E depois ainda havia a maravilhosa surpresa que muitos iriam ter se houvesse realmente eleições antecipadas, a mais que provável manutenção do actual CD. Pois é!

Com todos a puxar para o mesmo lado, de preferência sempre presentes no estádio era de certeza tudo mais fácil. E sim os nossos jogadores devem ser sempre vistos como os melhores do Mundo, tal e qual o presidente disse e não como cada um pensa. Só desta forma ajudaremos mesmo o SCP. Depois no fim da cada época procedem-se às alterações necessárias que os responsáveis pelo futebol entendem que melhor defende o SCP.

Também acabei de ler o que me parecem ser duas excelentes propostas numa fase de maior fragilização do SCP e numa altura em que o blackout oficial e institucional acarreta prejuízos nada aconselháveis, a primeira - o maior recato possível de todos os editores na blogosfera leonina. E a segunda – que fosse previsto nos novos equipamentos uma faixa de luto a denunciar de forma efectiva o que se passa no futebol português. Que a meu ver nunca devia ter terminado desde a iniciativa do presidente José Roquette e até tempo indeterminado. Há lutas que merecem mesmo toda a dedicação do Leão!

Saudações leoninas

LeaoCapel disse...

Areia para os olhos até sabem mandar sem dúvida...

vitor disse...

Bom dia,

Caro Paulo Guerra,

Mais recato e sobretudo fora da blogosfera e como se pode constatar acima é uma ideia que subscrevo há muito tempo e nem sequer é minha, basta reparar no que é prática nos clubes que vencem! Infelizmente num Sporting em que os resultados tardam nunca chegámos a sair verdadeiramente do último acto eleitoral, basta reparar no que tem sido o desfilar de ex-candidatos nas últimas semanas para perceber onde é que voltamos sempre quando não se ganha! Percebe-se perfeitamente que de fora para dentro, como nunca deve ser, alguma coisa querem impor ao Sporting! Nem todos os prejuízos são mensuráveis da mesma forma e por outro lado e como se pode verificar nem todos perdem da mesma maneira! E depois há os media que adoram o Sporting?!

Já a questão do luto e sobretudo desde a época passada alguma coisa com impacto deveria mesmo ter sido feita! Nos equipamentos e com negociações a decorrerem parece-me complicado, se o Sporting fosse só futebol não ponho dúvida que a bandeira a meia haste seria uma óptima ideia! E mesmo assim as nações quando perdem alguém que se tenha distinguido numa área qualquer também o fazem! Sem dúvida que deveríamos todos pensar na melhor forma de manter esse alerta perceptível, entre muitas outras coisas que estão a ser feitas!

SL