quarta-feira, 21 de novembro de 2012

SCP vs Celtic e jovens talentos

Os nossos sub-19 jogam hoje frente ao Celtic na Academia jogo referente à 5º jornada da Next Generation, competição que praticamente já estamos apurados para a próxima fase.
Aproveito esta oportunidade para, numa altura em que se começa a achar que são estes jogadores que vão no futuro constituir a base da nossa equipa principal, falar sobre o que acho de alguns deles.
Fabrice Fokobo, jovem que chegou este ano a Alvalade é para mim a nossa maior esperança na formação. Joga a central e a 6, para mim a sua posição original e onde deve jogar será sempre a 6, começou na equipa B mas por questões burocráticas só começou a jogar oficialmente à pouco tempo nos juniores. Tecnicamente muito evoluído, muito forte fisicamente, para quem não o conhece pensem no Oceano com os pés do Barbosa.
João Mário, Betinho, Ilori e Bruma. Coloco-os no mesmo patamar os 4. João Mário é obviamente o que mais sobressai na equipa B, um autentico maestro, passa, recebe, vê o que mais ninguém vê mas na minha opinião continuo de pé atrás com ele porque tenho as minhas duvidas que numa competição mais exigente onde se tem que correr mais na procura da bola ele vingará. Betinho, provavelmente o melhor ponta de lança que saiu da formação nos últimos larguíssimos anos, qualidade acima da média a finalizar, se lhe derem as oportunidades que merece de certeza que não fará pior (fará muito melhor) do que muito avançados contratados por uma pipa de massa. Ilori o unico que não gosto especialmente, a verdade é que é muito alto, tem uma impulsão fantástica e é rapidíssimo, se conseguir corrigir os problemas tácticos que apresenta tem tudo para ser um enorme central no SCP ou em qualquer outro clube da Europa. Por ultimo Bruma, mais um extremo, na linha de Simão, Quaresma, Ronaldo, Nani, as mesmas características, os mesmos sinais, se irá resultar? Eu pessoalmente acho que sim!
Eric e Tobias. 2 centrais ingleses! O 1º não precisa de trocar o nome mas o segundo se tivesse outro nome ninguém o reconhecia como Português, duros, fortes fisicamente, fazem o seu ponto forte o jogo de cabeça.
Golas, Chaby, Iuri, Esgaio, Zezinho, para mim são jogadores com qualidade mas nunca para serem 1º opção na equipa principal.
Qualidade existe! Comprar por comprar não valerá muito a pena, estes jovens têm valor, se lhes derem tempo e não quiserem tudo para ontem, mais casos Rui Patrício podem acontecer.
Saudações Leoninas

12 comentários:

Diogre disse...

Parabéns por esta análise, quantos mais formos a dar a nossa opinião melhor. Eu também dei a minha em relação a alguns deles, está aqui: http://svpn.blogspot.pt/2012/11/sporting-b-uma-luz-ao-fundo-do-tunel.html

duas discordâncias:

para mim Tobias não é um central "à inglesa", mas antes uma espécie de novo ricardo carvalho.

O João Mário tem para mim muito mais hipóteses de sucesso do que Betinho em profissionais, porque dá-se muito mais ao jogo. Não compreendo as dúvidas em relação à sua disponibilidade para procurar a bola. Betinho, esse sim parece alhear-se do jogo durante largos períodos...

O futuro dirá quem tem razão..´.

SL

leao revisor disse...

Diogre

Concordo que o Betinho não está "sempre ligado à ficha" mas quando tem oportunidade... marca! É muito equilibrado a finalizar.

Do João mario sempre tive essa opinião, não me custa nada estar enganado.

Bernas_ disse...

Reparei que não consideraste o Pedro Mendes. Porque? Eu até o acho um bom central, alto, forte e com perfil de capitão!

Bruma, igual a tantos outros extremos que já formamos, mas muito novo e com selo de golo!
João Mário - tem tudo para ser um jogador de top, mas acho que tem de ser mais rápido a decidir

Unknown disse...

Dos que jogaram na primeira equipa, gostei do desempenho do Eric,e o betinho ainda mostrou pouco

Bernas_ disse...

Quanto ficou o jogo?? Quem marcou e destaques???

SportingSempre disse...

dizer que o Foboko é a nossa maior promessa e um oceano com os pés do barbosa é a coisa mais estupida que li por aqui, ainda por cima no maximo viste-o jogar 3 ou 4 vezes...ridiculo.

retira qualquer credibilidade ao resto da analise

leao revisor disse...

Li um comentário parecido sobre a minha opinião sobre o Rui, hoje nem um vem cá piar...

É a questão da credibilidade...

paulo disse...

Discordo relativamente ao Zezinho,penso que é o jogador que têm levado a Equipa B ás "costas",grande jogador.força,técnica e muita garra.Vamos esperar.

pedro cunha batista disse...

Discordo REDONDAMENTE na opinião em relação ao Zezinho, para mim é sem duvida o melhor jogador da equipa B, tem os melhores "pés" e também o QI futebolístico mais elevado de toda a equipa, o rapaz sabe muito de bola!

Também discordo em relação ao Iuri, o nosso "messi", tem todas as condições para chegar à 1ªequipa.

Bernas_ disse...

Então e o Pedro Mendes???
(Não entendo porque só respondes a alguns comentários, ainda para mais quando são construtivos e para mantermos uma conversa...)

Tiago Moita disse...

Concordo com quase tudo, só em relacao ao zezinho, porque para mim um dos melhores jogadores dos B, e para lutar a titularidade para o ano nos A.
Só espero que estes jogadores tenhas as suas oportunidades para o ano..e nao sejam emprestados á toa....fazer pior que estes nao fazem de certeza...e sao bem mais baratos...
Abraco, e forca sporting para
hoje....

leao revisor disse...

bernas

Para mim o Pedro Mendes é o central com menos potencial de todos os que estão na equipa B ou que tem jogado lá, até o Nuno Reis para mim é melhor que ele. Por isso e como não me parece que todos possam subir à 1º equipa não o coloco.

Sobre o Zezinho é um jogador fundamental na equipa B concordo mas para mim nunca será capaz de se afirmar como titular na equipa principal, porque por um lado como nunca quer jogar mal perde muitas bolas no seu meio campo, depois não é um jogador especialmente rapido, compensa é certo com o seu sentido posicional mas aumentando a intensidade de jogo e a qualidade dos intervenientes não parece que consiga estar ao nivel que está na 2 liga.