quarta-feira, 9 de março de 2016

Agora futebol

O SCP depois de ter anunciado que era candidato a vencer tudo e que finalmente iria acordar o leão adormecido (no 3º ano de mandato de BdC o que não deixa de ser engraçado para quem fala de exigência) foi progressivamente sendo eliminado das competições onde estava inserido indo se desculpando que o objectivo principal era o campeonato, discurso proferido antes e depois da eliminatória da liga Europa, pelo menos por JJ e João Mário, que representa bem que a cultura de vitória não pode existir num clube onde se admite como aceitável lutar só pelo campeonato.
Se a isto juntarmos que o SCP é dos 4 primeiros classificados do campeonato (e junto o braga porque está em todas as competições ainda) o que tem o plantel mais longo com 27 jogadores, tendo agora apenas 2 Guarda Redes e os outros 3, mais difícil se torna compreender que um treinador que ganha 5M por ano, fora prêmios e comissões, se limite a isto mas adiante.
Não é segredo para ninguém que fazer um orçamento para o ano seguinte não é propriamente fácil, o próprio BdC admitia o ano passado que não sabia que orçamento teria para a próxima época. Ora sabemos hoje que um clube sem treinador ganhou mais dinheiro do que nós em toda a nossa campanha europeia, ganhou tanto numa digressão na pré-época como nós em toda a liga europa ou por termos disputado o play-off da champions. Quer queiramos quer não, 28M de euros é um excelente impulso para a época que ai vem, para não falar da valorização de jogadores que existe com estas campanhas.
O SCP perdeu a liderança é verdade, antes do jogo, se não conseguisse vencer o SLB teria sempre que vencer os jogos todos até final do campeonato para se sagrar campeão, o mesmo terá que fazer o SLB. Não entro em depressão porque também nunca entrei em euforias, sempre achei até que apesar de acharem (parece-me unanime a opinião) que somos a equipa mais forte do campeonato nunca fomos regulares.
Por exemplo, vamos na 25 jornada, com 18V, 5E e 2D, mas por exemplo tivemos em 18V, 6 delas ganhas ou nos descontos ou muito perto disso (Tondela F, Nacional C, Arouca F, Belem C, Braga C e Académica C) pelo menos estes jogos foram arrancados a ferros. O nosso adversário directo por exemplo tem 20V, 1E e 4D, na sua maioria na fase inicial do campeonato, tendo agora uma sequência de 16jogos onde só perdeu com FCP em casa.
Não nos vamos iludir, para alem de estarem psicologicamente muito melhor que nós, ultrapassaram-nos e seguiram em frente na champions, tem tido uma sequência de resultados muito positiva no plano teórico têm um calendário mais acessível que o nosso, valendo o que vale esta ultima parte.
Apesar disto, o ponto onde mais mérito dou a JJ é a solidez defensiva demonstrada, por exemplo nos últimos 5 jogos sofremos apenas 1 golo e somos a equipa menos batida do campeonato. E isso faz-me acreditar ser possível ultrapassar um SLB que se apresentará forte para o que resta do campeonato.
Se atrás está a nossa força, na frente está os nossos problemas. Visto assim, o problema está na construção ou na concretização? Para mim sempre foi um misto das duas, nas ultimas jornadas a concretização foi mais falada porque os falhanços foram mais escandalosos mas como já disse atrás os problemas não começaram agora. Teo foi um autentico flop, não existe mal nenhum nisso, ninguém acerta em todas as contratações, o erro está em insistir num jogador que salta aos olhos de todos que só prejudica a equipa. Neste sentido e sabendo que Teo estava uma lastima e que inclusivamente só regressou das férias de natal quando quis, a venda de Montero só se compreende e aceita para fazer entrar capital com caracter de urgência. Porque um clube que quer ser campeão, que faz um autentico all-in tanto em investimento financeiro como investimento numa competição e que de 3 avançados, fica com um não demonstra rendimento desportivo e não trará retorno financeiro, com Slimani e troca Montero por Barcos (que estava parado desde Dezembro por 5M de euros é muito pouco compreensível.
Termino com estas 2 notas, BdC fala muito, do SLB tem obviamente um complexo de inferioridade brutal, mas justiça lhes seja feita num espaço de 1 semana deram-nos uma lição de profissionalismo e de organização que devia fazer corar de vergonha os responsáveis dessas áreas. Depois de Teo ter jogado com a camisola da Liga Europa, num erro inadmissível para um clube profissional, vemos a estrutura do SLB forrar a cabine do nosso estádio com mensagens de apoio e "escondendo" qualquer imagem do nosso clube.
Também são estes pormenores que definem muita coisa.
Espero que sábado este blog volte à normalidade, com muitos comentários após o jogo. Se não existir... é muito mau sinal!
Saudações Leoninas

6 comentários:

Rodrigo disse...

O revisor rato preferia os corredores de Alvalade com florzinhas.

Vítor Cruz disse...

Subscrevo totalmente o comentário e acrescento que com os problemas de finalização que a equipa apresenta fazer entrar Teo é ficar reduzido a 10. O que levará J.J. a insistir no erro em prejuizo do grupo???

Unknown disse...

Revisor

Quando ganhamos "metes férias". Quando perdemos lá vens tu diariamente explanar a tua enorme sabedoria

És uma máquina

Anónimo disse...

Lampiao revisor, não consegues fazer melhor que aqueles panfletos? Ahahahhahah ridículos que vocês são. Nunca mais vais por os pés no Sporting. É lidar.....

Rodrigo disse...

Panfletos anónimos.
Mas os ratos são os outros!
ahahahahahahaha
Isto é difícil ser melhor!

LO-KIANDA disse...

Estão loucos por voltar à tachada estes croquetes, esperneiem à vontade e, distribuam panfletos à fartazana, que tão cedo não vêm os tachos.