terça-feira, 6 de outubro de 2009

Passatempo Post 2

O Sporting começou a sair da encruzilhada. O clube, porque a SAD ainda busca o caminho e parece não ter para onde ir. Senão vejamos.
O Sporting voltou. Existe orgulho e solidariedade nas e com as modalidades. Todos nos orgulhamos das equipas de futsal e andebol. E nem tanto pelas vitórias mas muito mais por um espírito (mais recente talvez no andebol mas já com alguns anos no futsal) de corpo, de guerreiros com alma e que se orgulham de fazer parte de um todo. O atletismo sempre nos deu motivo de orgulho. O Pavilhão virá e voltaremos a ter um local onde professar a nossa fé desportiva. Talvez até possamos um dia reviver os domingos de glória de futebol seguido de pavilhão...
Mas e o nosso futebol, a nossa SAD? Tem um estádio à altura da nossa história desde 2003. Lutámos muito por ele e passaram 6 anos. Creio bem que reflicto o pensamento de quase todos com a imagem da encruzilhada.

Para que fique claro, antes de prosseguir tenho de declarar que durante todos estes anos fui apoiante do caminho seguido, tal como fui e sou do nosso treinador da equipa principal. Por esta altura devo ganhar alguns "inimigos" mas espero não perder a V. atenção.

Em abono do Paulo Bento, para além da sub-valorizada questão dos excelentes resultados face aos recursos disponíveis - faço votos de que não venhamos a ter saudades deles (resultados e treinador) como a Selecção tem tido desde 2008.. - existem:
- honestidade, frontalidade, coragem e ideias.
São as dele, criticáveis como todas, sujeitas aos resultados (como tudo no mundo da bola) mas ainda assim é o único que teve e manteve um rumo e um projecto desportivo.
Pessoalmente acho-o demasiado teimoso como líder e não aprecio o modelo futebolístico. O que não me impede, ontem como hoje, de lhe ser grato e reconhecido. Por isso por vezes retiro do armário a Stromp de 2002, com o # 17 e o seu nome nas costas e levo-a a Alvalade, quando me cheira a injustiça e falta de reconhecimento. E para que fique claro nunca tive sequer oportunidade de lhe dizer bom dia.

Posto isto e a bem do Sporting digo. O nosso modelo futebolístico "à italiana", resultadista e pouco espectacular não se coaduna com a postura institucional que já dura à alguns anos. Pelo menos em Portugal. Aquilo a que chamo sermos um clube de "anjinhos". Opinião partilhada e expressada pelo treinador em várias ocasiões e por todos nós sentida na pele demasiadas vezes.
Reformar o famoso "sistema" é tarefa não só hercúlea como demasiado lenta. Por tudo isto exprimo clara e inequívocamente a minha opinião, esperando que ela possa chegar a tantos sportinguistas quanto possível e sirva para pelo menos podermos discutir, de forma elevada e solidária que possa chegar a algum lado. Um caminho.

E a meu ver existem apenas duas possibilidades:

a) Modelo futebolístico presente com mudança de atitude institucional, fazendo o que fazem os outros e tiver de ser feito para termos o mesmo respeito,
ou,
b) Manter o modelo institucional e fazermos futebolísticamente aquilo que todos nós sabemos à demasiados anos ter de ser feito.

Sermos significativamente melhores que a concorrência como única forma de atingirmos os almejados 1ºs lugares de que toda a gente fala. Se pelo caminho praticarmos futebol de ataque espectacular que atraia e divirta as pessoas talvez o negócio também corra melhor e a miltância possa vir a ser a que desejamos. Tenho 45 anos, quase 40 de sócio, fui fundador da Juve Leo (que repito mais uma vez não foi fundada pelos irmãos Rocha) sou lisboeta mas vivo no Algarve à 13 anos e já tive épocas de 22.000 km de automóvel...pelo que de militância tenho poucas lições a receber.

Não nos esqueçamos no entanto que só pode ganhar um, pelo que a normalidade seria ganhar um em cada três anos. E para isso nesta década apenas nos falta um...

Pela minha parte acho que os valores são o que nos diferencia, como pessoas ou como instituições. Prefiro por isso mudar de projecto desportivo do que de postura institucional.

Permitam-me o atrevimento de lançar algumas ideias à discussão de todos.

Liderança - Simplesmente não a temos dentro de campo. Não temos Capitão. A meu ver apenas dois atletas do actual plantel cumprem os requisitos leoninos. Tonel e Caneira e nenhum deles é titular indiscutível. O que serve que nem uma luva para introduzir na discussão o,

Modelo Futebolístico - Jogamos num campeonato medíocre onde apenas em 2 jogos (teóricamente Luz e Dragão) ganhar não é
"obrigatório" e onde quase todas as equipas nos são claramente inferiores. Temos debilidades claras nas alas e jogamos num sistema que depende imenso de excelentes laterais. Os dois centrais titulares são ambos bons de bola, mas macios na marcação e medíocres pelo ar. Por isso pergunto (à muito tempo diga-se):
- porque não 3 centrais? para que fique claro 3 defesas e não 3 centrais mais 2 laterais!
Patrício na baliza.Carriço sobre a direita, Polga sobre a esquerda, Tonel (único central raçudo, forte na marcação e mais do que capaz e eficaz pelo ar!) no centro.
Meio Campo. Veloso e Moutinho no centro. Izmailov sobre a esquerda. Vuk sobre a direita (será assim tão difícil ver de que a sua canhota funciona melhor deste lado?).
Na frente... Liedson (claro) e Caicedo... com Postiga por trás de ambos.
Sim, Postiga. Bom de bola, joga bem de costas para a baliza. Lutador esforçado e recuperador de bolas, para além de bom rematador
de fora.
Óbviamente que uma equipa não são apenas onze e têm de existir alternativas, em função dos momentos e dos adversários.
Mas será que este sistema não merece sequer ser considerado? Não fará algum sentido? O único lateral que temos com capacidade e qualidade para o actual sistema chama-se Abel. Tem salvo erro 32 anos e está em fim de contrato...
A zaga, como dizem os brasileiros, sem Tonel não ganha uma bola pelo ar (não é só Polga). Para marcar golos a este Sporting basta mandar meia dúzia de bolas lá para cima. Caneira assenta como uma luva sobre qualquer um dos lados num sistema de 3 centrais. Nas alas temos jogadores lutadores (Marat, Vuk, Pereirinha, Angulo) e com capacidade para defender as laterais. Para não falar de que temos no meio grandes jogadores com escola e capacidade táctica para construir e fazer as necessárias compensações (Veloso, Moutinho e Adrien). Na frente Yanick é demasiado inconsistente para titular mas é um bom suplente. Liedson é indiscutível. Caicedo, o avançado pesado e lutador que à muito tempo não tinhamos. E não, não me esqueci de Matias. Creio que ainda lhe
falta algo mas tem todas as ferramentas para vir a ser o nosso 10.
Debilidades deste sistema com o actual plantel? Algumas. Falta mais um central com as características de Tonel. Preferencialmente canhoto (lembram-se do Phil Babb, para não falar de André Cruz). André Marques pode ser suplente à esquerda. Grimi e Pedro Silva tornam-se dispensáveis. Falta mais um médio centro para quando Moutinho faltar. Mas não vejo muitas mais.

Arriscado? Sim. Mas alguém pensa que chegamos a algum lado sem correr riscos?

Acho que valia a pena pelo menos reflectir sobre tudo isto.

Saudações Leoninas

YAZALDE76

Muito obrigado pela participação Yazalde76

38 comentários:

Anónimo disse...

E reforços pra dezembro leao revisor? Confirmas um central do leiria, joao pereira e carlao?

leao revisor disse...

Yazalde76 muito obrigado pela participação.

E não, não confirmo esses reforços

Jalex disse...

Perdeu me quando começou a inventar tácticas...mas parabéns pela participação.

Fico a espera que deixem participar os contestatários do regime lol.

A opinião de todos é bem vinda caso contrário não vejo grande utilidade neste passatempo(que sublinhe-se acho uma óptima ideia).


SL.

Anónimo disse...

Por isso que já falei aqui no Co Adriaanse, que tem por sinal um sistema de jogo parecido a esse.

Discordo de algumas coisas. Penso que o Pereirinha devia ganhar o lugar no lado direito e o Matias devia ser o titular a 10.

O Pôlga poderia subir de produção pois já jogou varias vezes nesse esquema, inclusivamente no Mundial em que o Brasil venceu.

O que penso que faltaria na na tripla defensiva seria um jogador extremamente rápido, à figura do Pepe, para dar a segurança necessaria pois esses esquemas levam com muitas bolas nas costas.

O Boloni à primeira vista parecia jogar num 4x4x2, mas realmente quando o Sporting atacava o Rui Jorge transformava-se num médio esquerdo e sobrava o Babb, o Cruz e o Beto atrás, os tais 3 defesas, trasnformando o esquema num 3x5x2.

O Izmailov poderia fazer o corredor esquerdo, mas o Pôlga nao poderia falhar nas suas costas e com Hulks e companhias era perigoso.

O esquema do Adriaanse veio trazer uma grande experiencia ao Porto, basta ver como a defesa troca a bola com o Helton em situações de pressão, fazendo com o guarda-redes actue como um líbero. O Fernando actua como uma balança, um relógio, à imagem do Assunção.

Saídas rápidas no contra-ataque, tambem uma imagem de marca do treinador holandês.

Talvez devesse ter mudado a táctica na Champions, mas para a Liga portuguesa chega perfeitamente.

leao revisor disse...

Jalex

Já tentaste participar?
É que a minha ideia foi mesmo essa, mas se não se inscrevem eu não faço milagres.

professor disse...

"Há" muito tempo. "Há" do verbo haver.

Fico à espera do passatempo 3 para ver se há "tempo de antena" para quem vê a "outra" (não será a única???) realidade.

leao revisor disse...

Professor

Já se inscreveu alguma vez?

Tenho cá uma ideia que nao

Jalex disse...

Não me considero contestatário...

Nem tenho acesso ao vosso email,por isso não sei que textos é que lhes enviaram.

O que pude observar é que os textos publicados seguem um padrão,e dai a minha crítica(não se sinta ofendido,penso que foi uma crítica construtiva).

Pois apesar de tudo como o Leão revisor refere muitas vezes existe os do pró e os do contra.

Não faço parte de nenhuma das facções(no meio esta a virtude!lol)mas acho que ambas as "facções" tem pontos de vista interessantes e as vezes acabo por concordar ou com uma ou com outra.

SL

leao revisor disse...

Jalex

Não me senti ofendido, o que digo e acredita que foi essa a nossa intenção quando criámos este passatempo foi dar espaço a quem vê o clube de outra forma.

Mas se os "concorrentes" que se inscrevem têm esta visão não posso fazer nada.

E ja agora o nosso email é fontesegurablog@hotmail.com caso queira um dia participar.

Anónimo disse...

De facto, temos de agradecer a participação deste Sportinguista!
Tem uma linha coerente de raciocinio... Obrigado Yazalde76!

Agora, não posso deixar de dizer que esse "palpite" táctico era um pouco escusado, não só por não concordar com ele (uma vez que a maioria das equipas em Portugal jogam com ciclistas nas alas, FCP, Braga, Guimaraes, p.e.), uma vez que no Universo Sportinguista não faltarão "visões" tácticas e irredutiveis!

Essa é tarefa para o treinador, o líder trabalhar e arquitectar...

Quanto à gratidão, não me consigo alhear que, de facto além dos titulos ganhos, temos (tivemos?) um lampião a defender os nossos interesses e as nossas cores como muitos leões não têm feito ao longo dos anos! Muitos têm-se servido e bem do clube... não é o caso do Bento e por tudo isso, de certa forma, até tenho pena de as coisas serem desta forma... mas é o futebol!
E o seu ciclo acabou!

Se fosse pelo sentimento tinhamos lá o Manel de Sarilhos! Mas não é...

JCS

Anónimo disse...

"Se fosse pelo sentimento tinhamos lá o Manel de Sarilhos! Mas não é..."


Oxalá que o Manel dos Sarilhos, caso volte um dia a Alvalade, não seja uma desilusão como foi o Erikson para os lampiões.Uma grande parte dos adeptos deles andaram uma data de anos a pedirem o seu regresso e logo que isso aconteceu, depois de terem berrado aos 4 ventos que agora é que era, foi-se embora sem nada conseguir...e o mito caíu! O Manuel grande sportinguista, sabe-se que é,mas ainda não provou ao treinar as outras equipas, ser um treinador capaz para o Sporting.É que treinar uma equipa que joga para não descer ou para ficar no meio da tabela classificativa, não é a mesma coisa que orientar a equipa do Sporting, a quem os adeptos exigem sempre, tenha ou não uma equipa para isso, que jogue para o título e que o ganhe.
Terá que regressar um dia a Alvalade para se ver se o mito se mantém...ou se definitivamente cai!...

Fanane disse...

Realmente esta direcção e este JEB nunca me enganaram... Falta de coragem, falta de competências, falta de saber quando deve estar calado ou deve abrir a boca!!!

Então agora que tudo pede a cabeça do treinador ele nem faz nem diz nada? Mas no fim de semana já abriu a boca para invejar os fundos que os nossos rivais conseguem «inventar»???

É um patético e saltitante personagem sem qualquer tipo de força, capacidade de motivação, não transmite confiança (já nem Dias Ferreira consegue disfarçar estes factos), diz disparates atrás de disparates, fez o Clube perder adeptos e público, hipotecou nos finais de Setembro (não será um Record???) praticamente toda a época, e cheira-me que só irá agir «à força», pois se for devidamente apertado caga-se todo e faz o que os adeptos quiserem!!!

Que bela encomenda de merda com que os Lord's de Alvalade se lembraram de brindar os seus súbditos!!!

E ainda dizem que o meu nick não faz sentido... Mas alguma vez o meu SCP esteve neste lastimável e deprimente estado???

Agora não venham dizer que não houve pessoas que desde que este 'sujeito' apareceu com a conversa de um tal de Bento Forever, não «avisaram» logo no que esta merda ia dar!!! Mas eram lampiões, más linguas, estúpidos, assassinos, anti-sporting, etc, etc, etc...

SL.

Leão sem Palas disse...

Caro SOS Sporting,

Mas o que me deixa chateado é que sempre gozei os lampiões devido á essa caracteristica que lhes é comum - se aparece um tótó qualquer a prometer este mundo e o outro, eles embarcam logo.

Quem não se lembra do vale e azevedo?

Com JEB nem foi preciso prometer nada. Bastou ele anunciar a candidatura que 90% dos votantes seguiram-no logo. O homem nem aprsentou ideias porque como se está a ver não as tem.

Que nome se dá a isto? Não faço ideia.

Eu acho piada é muitos sócios dizerem que votaram JEB porque não reconhecem competência a PPC. Mas se assim é existe sempre a possibilidade do voto em branco, não é?

Eu por exemplo para a AG votei em branco.

E não me parece que os votos em branco tenham sido muitos, por isso conclui-se que o pessoal queria mesmo JEB pelo seu programa (?) e pelo PB Forever.

E agora? O entalado é sempre o mesmo.

Mas o que se espera agora é que os apoiantes de JEB (que deve continuar) lhe façam ver que PB tem que sair.

SL

Anónimo disse...

Olha que não é preciso puxar muito pela memoria para encontrar um sporting tão fraco.

O de Materazzi. Foi despedido e fomos campeões.

O futebol do sporting precisa de um electrochoque, mas não resulta sempre...

Anónimo disse...

Anónimo das 10.39, o meu comentário ao Manel não era irónico, era mesmo a sério.

Se fosse pelo sentimento tinhamos lá o Manel no banco, mas como não é nem pode ser não o temos!

E, na minha opinião, apesar desta excelente caminhada de quase 1 ano na UDL o Manel não tem "pedal" para uma grande equipa como gostariamos que fosse o Sporting...

Nem seria justo para ele, uma vez mais irmos buscá~lo só para "desenrascar" uma situação quando tem ali o seu emprego certinho!

JCS

Fanane disse...

Mas LSP, sabes o que me faz confusão? Como é que ninguém que esteja dentro da estrutura viu que isto ia acontecer? Se simples adeptos como nós e outros perceberam muito cedo que isto ia acontecer, e mais já há 2 anos que achavam que PB não serviria, como é possível não haver ninguém naquela estrutura que desconfiasse disto? São todos parvos? Não me parece... Sabem o que me parece? Acho que eles estão perfeitamente convencidos que este Sporting é o máximo que pode ser, está espremidinho até ao tutano, e por isso eles estão «satisfeitos»!!!

Mas meus amigos, se esta vergonha e esta merda é o máximo que actualmente podemos dar, porque não assumem isso desde o início e não assumem logo que não somos candidatos tão fortes como gostaríamos? Porque têm que dizer que não sosmos coitadinhos, não vamos queixar do orçamento, etc, etc, e depois fazemos uma figurinha de clube de meio da tabela que não aguenta a pressão de jogar para a Europa?

Estão a dar cabo desta merda toda, estão a AFASTAR as pessoas do estádio, e não tomando atitude nenhuma fazem como que as pessoas se desliguem, não queiram nem saber...

Quantas Box's estão vendidas até agora? E já agora, quanto dinheiro (sim, daquele que não temos e que tanto jeito daria...) gastaram em publicidade para NÃO VENDER BOX's???

E NO FINAL DISTO TUDO EU APOSTO, MAS APOSTO EM COMO NÃO SE IRÁ RESPONSABILIZAR ABSOLUTAMENTE NINGUÉM!!!

SL.

Lyon Heart disse...

Quero deixar uma palavra a Yazalde76, porque ele sintetiza tudo o que vai na alma dos Sportinguistas.
Parabéns pelo post, e parabéns ao Leão Revisor pela coragem de o publicar.
É necessário e urgente (tal como venho defendendo) que o espirito de leão volte de novo a casa, o espirito que se vê nas modalidades e que se sente nos pavilhões, pistas e outros. Esse é o nosso Sporting.
Leão Revisor faz chegar este post do Yazalde76 ao Conselho Directivo do clube, porque é importante que JEB e seus pares e PB o leiam.
Não podemos mais estar a afastar os Sportinguistas do SPorting. Todos temos que mudar a nossa atitude, mas é necessário que quem está á frente do clube e da equipa também mudem.
De certeza que as palmas, a alegria, os cânticos e euforia em torno da equipa vão voltar.

Lyon Heart

Anónimo disse...

Caros Consócios,

Agradeço os V. comentários. Permitam-me dizer que a "invenção táctica", óbviamente pessoal (somos todos treinadores), apenas tem relevância por reflectir (ou não) mudança de projecto futebolístico. Futebol ofensivo, espectacular e arriscado em vez de italiano/resultadista. E não deixa de ser curioso que as tácticas sejam as mais comentadas.
Permitam-me também recordar-lhes que o nosso Manel já regressou como treinador principal (2000/01)por pouco tempo mas ainda ganhou uma Supetaça ao FCP.
Por último agradecer ao Professor a correcção e pedir desculpa pelo erro ortográfico.

Saudações Leoninas

YAZALDE76

YAZALDE76 disse...

Faltou o R na supertaça e deixar o anonimato (simples ignorância informática). Espero agora sair identificado e passar o obrigado e um abraço aos meus consócios. Os muitos de vós que queiram construir, com elevação e correcção podem e poderão contar comigo.

Saudações Leoninas

Anónimo disse...

Yazalde76, as tácticas são as mais comentadas exactamente por sermos todos treinadores, apesar de eu não entrar muito por aí, neste momento o problema não é só táctico...

E foi o mais comentado porque no resto o post está muito bem e praticamente toda a gente o subscreve! Foi um excelente contributo!

JCS

Anónimo disse...

Deixo aqui um repto ao nosso presidente, em quem votei mas em quem começo a ver parte do problema também!

Problema, sobretudo, por causa deste silêcio irritante depois deste inicio de época/mandato miserável ou desastroso! Prometeu murro na mesa a seguir ao Braga mas se o deu não se viu nem ouviu... de resto só fala no Benfica, mas devia era estar calado!

O repto é o seguinte: Em vez de apresentar os novos sócios cheio de pompa e circunstância, qual manobra de propaganda barata, passar a apresentar aqueles que têm deixado de ser sócios ou aqueles que deixaram de comprar a Gamebox porque só eles sabem porque ficam em casa... e eu por muito que me custe compreendo-os!

JCS

PS: O titulo da crónica do Dr. Eduardo Barroso na bola é uma prova de que as pessoas devem fazer aquilo em que são boas... É bom médico exerce medicina, as crónicas da bola deixe para quem percebe da coisa!

Anónimo disse...

mandem este gajo embora. vao buscar o inacio e em dezembro tragam o andre cruz, o cesar prates e o mbo mepenza e vao ver que ainda somos campeoes!!

EL TIBURCIO disse...

Yazalde76, Abel tem qualidade?? Valha-me Deus!!!

Leão sem Palas disse...

Caro JCS,

Eu também gostaria de deixar um repto ao Presidente.

O qué é que faz durante o dia?

Como sócio com as quotas em dia tenho o direito de saber o faz o Presidente do meu Clube a partir do momento em que é remunerado.

Contratações não há. Plano de restruturação financeira estará pronto, sabe-se lá quando.

Será que dá tanto trabalho convencer adeptos a tronarem-se sócios que JEB não tem tempo para mais nada.

SL

Anónimo disse...

SOS SPORTING. És a coisa mais horrível que já vi a comentar. Um "deita abaixo" do pior. O teu nick teria sentido se fosse "SOS À MINHA CABEÇA". Faz um favor a todos, corta os dedos antes de começares a escrever....és um cromo que escreve palavras caras para parecer culto, com desvios emocionais graves. As tuas palavras são ridículas tal e qual os teus pensamentos, se assim se pode chamar. És um critico básico, com opiniões básicas. És oposição fraca sem soluções. És o chamado cromo da bola. Coitado de ti.

JSilva

Fanane disse...

Caro JSilva,

Com os dedos cortados ou não, a sua resposta é prova da sua estabilidade emocional e equilíbrio!!!

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA...

Valha-nos deus...

Anónimo disse...

caro SOS, em relação à minha estabilidade emocional e equilíbrio não te preocupes, pois encontra-se bem e recomenda-se. Quanto à tua, não se pode dizer o mesmo, pois os teus comentários falam por si.
Depois escreves na 3.ª pessoa do singular para pareceres educado, quando nos posts anteriores, mostras uma aptidão natural em seres mal educado, mal formado, provocador e prevaricador.
Deixa-te disso rapaz.

JSilva

Fanane disse...

É isso rapazola... cada um sabe de si!

As melhoras!

Dezperado disse...

Que eu saiba o JEB foi eleito democraticamente pelos sócios do Sporting...pelo menos quando fui votar não me apontaram nenhuma arma. Se ele ganha porque na oposição só aparecem canditatos disfarçados de Sousa Cintra, tipo PPC e Abrantes Mendes, isso não é problema dele.

Epá e como não vejo bola só há meia duzia de anos, farto me de rir quando oiço já que este presidente é o pior presidente que já passou no Sporting, quando antes desta dinastia de "betinhos" como alguns chamam, tivemos Jorge Gonçalves, Sousa Cintra e Santana Lopes. Parece que têm a memória curta, parece que se esqueceram quem nos deu o 1º campeonato depois da travessia no deserto de 18 anos. Mas parece que nessa altura é que era bom, fartavamos-nos de ganhar campeonatos e na Europa eramos os maiores....Epá tenham juizo, lembrem-se da ultima vez que os "sócios" despediram alguem, foi um senhor chamado Bobby Robson, conseguiram despedi-lo e ele foi para o Porto ser campeão...será que esses sócios depois também assumiram as suas culpas???? Ou será que são os mesmos que passado uns meses arrependeram-se?????

Só espero é que se o PB fôr despedido e vier outro, depois não passem a queixar-se que a culpa é do JEB porque não soube escolher o novo treinador.

Anónimo disse...

http://sportingatmorrer.blogspot.com/
Um novo blog do sporting

Sporting até morrer disse...

Leão sem Palas,

Mais uma vez em desacordo com boa parte do teu comentário.

Mas como estamos aqui para debater ideias, todos somos livre de comparar JEB com quem quisermos.

Julgo no entanto que maioria de nós, felizmente, discorda da tua ideia.

Eu sobre JEB, considero-o um grande sportinguista com alguns defeitos como será normal:
- Fala por vezes quando não devia e sobre o que não nos interessa (comentários sobre os fundos do Benfica e sobre a vida desse clube)
- Por vezes fica calado quando devia era partir a louça toda (Paulo Bento, campeonato de juniores, nomeação de Duarte Gomes)

Mas daí até ser um Vale e Azevedo...


Caro JCS,

Apenas um reparo ao teu comentário sobre a apresentação dos sócios pelo JEB.
Não considero isto manobra de propaganda barata, considero-o marketing que curiosamente está a ser seguido pelo Benfica de uma forma apenas ligeiramente diferente. No site do Benfica hoje, vem a notícia de oferta de kits sócio a jovens. Uma boa ideia que talvez valha a pena explorar pois estes jovens serão os futuros sócios e adeptos dos clubes.

Também a campanha da gamebox "O teu lugar é aqui", está a ser copiada pelo Benfica com alteração apenas de parte da frase.
Este marketing ao ser bombardeado constantemente pelas televisões leva a que a pessoa queira mesmo comprar o lugar.

Infelizmente, no Sporting só não têm mais sucesso ambas as campanhas pelo facto de o clube passar por este momento de crise.

SL

André Cruz disse...

http://www.youtube.com/watch?v=6UfbIp2jdHQ&feature=related

deixo aqui para nos lembrarmos (isto já tem uns 2 anos).

Sportinguista disse...

A todos os sportinguistas aconselho uma atençao a este novo blog do Sporting
http://sportingatmorrer.blogspot.com/
Um abraço e viva o SPorting

Anónimo disse...

Ó Sporting até morrer, parem lá de falar no SLB, se nós estivessemos como eles achava bem apresentar novos sócios, agora como estamos o repto é apresentar é aqueles que deixaram de ser e que deixaram de comprar a gamebox... somos muito bons com campanhas e no marketing, mas nos resultados desportivos na modalidade principal é que estamos fracos! Primeiro o mais importante depois o acessório...

Quanto ao Dezperado, que está claramente desesperado, quem foi campeão ao fim de 18 anos foi o Luis Duque (penso que com a colaboração do Carlos Freitas)... portanto JEB ainda nem fazia parte do Totobola!
E, em relação à contratação de um novo treinador, se ele o fizer e for buscar um incompetente só tem é de assumir a sua responsabilidade! Foi eleito e mais importante ainda é pago para isso! É que se sou eu a assumir a responsabilidade quero ser eu a escolher o treinador...

JCS

Exagero Real disse...

EL TIBURCIO disse...
Yazalde76, Abel tem qualidade?? Valha-me Deus!!!

ves a bola como tiburcio mesmo ou tens palas como os burros?! ou as duas?

Sera que o Abel esta a jogar assim tao mal?? isso e a da moda! FALEM E DAS MERDAS DO MOUTINHO(principalmente) LIEDSON(excepcao a herenveen) VUKCEVIC E MATIAS que esses sim e que deviam jogar e na realidade nao jogam absolutamente nada desde o inicio da epoca e muitas vezes sao vergonhosas certas exibicoes deles.
parem de bater sempre no Abel,Abel Abel. Polga, Polga , Polga...
o Polga realmente esta mal so tem e que dar a vez a outro,agora o Abel ate tem feito razoaveis exibicoes, e ao pe de muitos ...

Dezperado disse...

Ó JCS sugiro que vás tirar um mini curso de portugues. Em que parte do meu post disse que foi o JEB que nos deu o campeonato???? O que disse foi que foram os "betinhos", neste caso o Roquette que era o presidente na altura. Mas já vi que temos aqui o supra sumo das cronicas do futebol...sugiro que aproveite o mesmo conselho que deu ao Eduardo Barroso.

Anónimo disse...

eu sou do Sporting por causa do futebol! Quero lá saber das outra modalidades. Só sou sócio por causa do futebol. Investiam mas é no futebol. Se continuam assim qualquer dia somos só um clube de modalidades.

Vão lá ver se os maiores clubes do mundo tem mais modalidades!!! O MU tem atletismo, o Inter tem andebol???? porque será?

os segundos lugares não se festejam!! ficar em segundo só era bom pq era frente do Benfica, agora nem do Braga. Somos uma vergonha. Quero lá eu saber do andebol. Queria era esse dinheiro investio na equipa de futebol!!! Areia para os olhos a mim é que não!

Paulo BEnto RUA!!!!! e bettencourt ou mudas a atitude ou RUa também. Ou se nasce com carisma ou não. Tu não tens carisma por isso deixa de fazer figuras tristes e tenta ser só competente e não andar aí aos saltos a cantar!VERGONHA!!!!!

Kajó Neves disse...

POSTIGA???? FODASSEEEE!!!!