sábado, 27 de novembro de 2010

Rescaldo

Bem começo por dizer que não sei o titulo para este Post foi um jogo digamos que... Estranho.

O SCP entrou com uma equipa com pendor claramente defensivo e jogou sempre mais para não deixar o FCP jogar do que a sufoca-los com o nosso caudal ofensivo. Não fomos emocionantes e empolgantes na 1º parte mas o jogo foi todo nosso nesse período estivemos por cima, marcamos um golo, mandámos mais uma ao "barrote", rematamos, tivemos mais bola.

Veio aquela coisa "maldita" que é o intervalo e tudo muda... Deixamos de ter bola, começamos a encostar cada vez mais à nossa area e numa má transição defesa-ataque, com um mau passe do Maniche surge o golo do FCP.
Depois disso até tivemos sorte, com o Liedson a "sacar" o vermelho ao Maicon que nos colocou de novo em jogo mas ai não tivemos capacidade para "matar" o FCP. Nesse periodo o tempo correu e nós deixamo-nos ir na cantiga do FCP.

Destacar que considero que Patrício, J.Pereira, Carriço, Polga, Evaldo, Pedro Mendes, André Santos e Liedson fizeram grandes exibições o que me cria 2 sentimentos distintos:
1º Satisfação obviamente pelas boas exibições dos nossos jogadores
2º Resignação, pelo facto de achar que 8 dos 11 jogadores que alinharam de inicio fizeram grandes exibições e mesmo assim não vencemos o jogo.

Depois os anos passam e o SCP continua sem capacidade de explosão nos seus jogadores e consequentemente da equipa. É algo que é uma tecla mais que repetida durante os defesos mas que nunca é definitivamente corrigida. Os nossos jogadores não mudam o ritmo do jogo, o único que tem essa capacidade é o Djaló mas tem os problemas que todos nós conhecemos.

Nota ainda para o jogo do "amigo do Costinha" que no tempo que lá teve foi sempre uma mais valia para a equipa, tem classe e sabe o que fazer com a bola, não é explosivo mas é muito forte na finta curta. Mais uma vez saiu com algum tipo de lesão muscular que começa a ser preocupante para quem fez a planificação da época. A forma como a equipa cai nas 2º partes não pode ser só coincidencia.

Por ultimo, uma palavra para os 3 ex-Sporting que estiveram em campo... Emídio Rafael que faça carreira longa no FCP é bom sinal para nós. Varela e Moutinho fizeram um jogo normal, o primeiro é forte no um para um mas tem imensas dificuldades na tomada de decisão, hoje com os espaços muito apertados e fechados no nosso ultimo terço, rapidamente Villas-Boas o tirou. O segundo, hoje nem recuperou, nem assistiu (também não sabe), hoje passeou apenas a camisola e foi a melhor coisa que nós adeptos fizemos no estádio... Tivemos a capacidade de o perturbar e isso foi positivo para o SCP.

Saudações Leoninas

13 comentários:

Unknown disse...

O Sporting fez um grande jogo e para grande chatice sua hoje não tem razões para malhar em Paulo Sérgio.

O Menino lá do Porto provou hoje a sua qualidade como treinador.Tivesse Paulo Sérgio alguns jogadores(bastava o Hulk) que o Porto tem e a conversa era outra.

Não concordo com o elogio a Maniche,foi claramente o pior do lado do Sporting embora a sua colocação em campo tenha tido alguma lógica.Mas era uma questão de tempo ate fazer um disparate,erro esse que nos custou 3 pontos.

Todos estão de parabéns,fizeram o que puderam e a mais não se podia pedir.Foi para mim a melhor exibição da época que pecou apenas por um mero erro para ser perfeita.

Apesar de tudo saí satisfeito de Alvalade com o sentimento que equipa tecnica e jogadores deram tudo o que tinham.

Tenho de destacar no entanto um jogador,André Santos é fenomenal.Já o tinha elogiado aqui há um tempo,hoje mais uma grande exibição do jogador mais regular desta época do Sporting.

leao revisor disse...

Jonas

Se voce acha que eu ando aqui para criticar o Paulo Sérgio está enganado.

Por mim, que o Paulo Sérgio me prove que estou errado e seja o melhor treinador do mundo.

Rubiz disse...

Normalmente eu não sou de pedir cabeças... mas este jogo provou que apesar de Paulo Sergio ter algumas qualidades como treinador, não é treinador para o Sporting.

É preciso mais sangue frio e visão...

Não se marca golos por jogar com 5 avançados...

Não percebo como a equipa que vi na primeira parte, se transforma naquilo que vimos na segunda (algo que começa a ser tradição). O treinador planeou bem o jogo, mas durante o decurso deste não aguenta a pressão.

Por mim, chega! Quero um treinador Leão e não um gatinho assustado, com cabeça fria e que saiba dar confiança aos jogadores.

Paulo Sergio para a RUA!

Diogo Bernardo disse...

o sporting ja nem me aquece nem me arrefece. hoje nem vibrei. ganhar ou perder era igual.

uma boa primeira parte. depois, com um golo irregular e uma expulsao mal feita a maicon a 15 minutos do fim, nem temos capacidade para ir para cima deles.

jogadores como vuk nem deviam calçar. que homem nojento. e o pior e que e adorado pela massa adepta. quando ele entra fica tudo confiante que vai resolver o jogo.

ao inves, jogadores que abanam a partida, como djalo ou saleiro, sao completamente deitados a baixo.

enfim, retira se disto a boa exibiçao de rui patricio, a ma de maniche (outra vez. erro dele no golo de falcao), a arbitragem que nos beneficiou e a nossa enorme falta de ambiçao

Hugo disse...

Ninguem reparou no seguinte? Na 1ª parte tava 1-0 e o sporting sai em contra ataque, com valdez solto na direita a pedir a bola o liedson joga para fora pra assistirem o montinho que tava caído no relvado, perdeu-se um contra ataque muito perigoso. Na 2ª parte o maniche caído no relvado e o mesmo montinho não joga a bola fora para ele receber assistência, em vez disso continua a jogada, mete a bola no hulk que entra na àrea e cruza para o falcão empatar.

E o pior é que o cabrã* do omntinho lá acabou por ser decisivo sem jogar nada de especial, e talvez fosse por isso que o porco montinho se ria tanto no fim do jogo como quem diz "já vos fodi"

vitor disse...

Revisor,
Moutinho passeou apenas a camisola!? Foi pena que enquanto o fazia mostrou mais uma vez o seu carácter, para nosso prejuizo, foi ele que criou o golo do Porto, quando aproveitou e desiquilibrou o Sporting parado na expectativa de assitir Maniche, tal como Liedson permitiu em relação a ele, é imperdoável uma falha de concentração deste tamanho por parte da equipa, mas importa também ressalvar que Liedson está a mais no blaneário, o que eu já tinha percebido, o futuro mostrará. Para além de que na frente até o Vuc é mais letal nesta altura.

Sobre a preparação fisica dos nossos, ainda agora estiveram na selecção e mostraram ser os mais frescos de todos os que compareceram, Madrid inclusive.

É impossivel que o Revisor não tenha visto como eu um e outro parágrafo.

E claro que o Paulo Sérgio só sabe jogar em função do adversário, era a sua cultura antes de vir para o Sporting. Quem manda deve antes de mais decidir se há ou não tempo para adquirir uma nova vivência no Sporting, que é como quem diz, mais um a aprender. E sim, considero que é possivel crescer muito depois do jogo de hoje onde a equipa demosntrou uma grande atitude, para além de valor, óbviamente. O Porto ainda vai perder muitos pontos, especialmente com um treinador que não sabe perder, vai ser também uma questão de tempo. Força Sporting! S.L.

P.S. A partir de hoje não suporto mais o Moutinho e fico com grandes duvidas sobre o Liedson, não caminha para o mesmo lado da equipa, isso ficou clarisssimo, não foi uma questão pontual conforme alguns irão fazer parecer, tem sido claro durante toda a época e o pior é que faz questão de o mostrar no campo, são urgentes medidas.

Low Rider disse...

O Paulo Sérgio é como o Bardo do Astérix! Deviam amarrá-lo ao banco e impedi-lo de entrar no balneário ao intervalo!

Rubiz disse...

Equipa e treinador infantis...

Já é hora de ter-mos jogos de adultos...

Paulo disse...

O meu pedido de natal a esta direcção é so um:
Aguentem o Paulo Sergio ate o Jorge Jesus sair dos papagaios..
n sou o melhor para julgar o trabalho do JJ, mas é um grande um Sportinguista e isso só por isso vai dar outra motivação aos jogadores

vitor disse...

Hoje, menos a quente mantenho tudo, é cada vez mais claro que o romantismo de um grande jogador acabar a carreira num grande clube é perfeitamente utópico.

Pensava o mesmo de Polga e ontem esteve imperial, mostrando que está na equipa, não fosse ele um gigante campeão do mundo.

Nunca pus qualquer duvida que Moutinho foi maltratado no Sporting, que foi ao fim e ao cabo empurrado por quem sabe das coisas de balneário mais que eu, Costinha, ao fim e ao cabo o jogador já por diversas vezes tinha mostrado vontade de sair.

Se foi imperdoável a conversa de maçã podre foi ainda mais o jogador dizer que abandonou o Sporting para ganhar titulos, abdicando pois de lutar no Sporting.

Claro que a decisão abalou o balneário, mas que diabo até jovens como Patricio recuperaram.

Logo depois do acontecimento Liedson na selecção fez questão de dizer a Moutinho que estava com ele e ontem durante o jogo fez o mesmo desrespeitando a equipa e o que recebeu em troca de um jogador que mostrou mais um vez que não tem caráter foi o golo do empate.

Intolerável no actual momento do Sporting onde não há lugar para vedetas, não ponho qualquer duvida que vai voltar a repetir-se devido ao caráter do baiano, espero bem que quem de direito resolva a situação. O tempo do Liedson no Sporting chegou ao fim e digo isto com toda a certeza, apresentasse ele a mesmo condição do passado e dizia o mesmo.

E é mesmo tudo o que me apraz dizer sobre o jogo onde o Sporting foi claramente superior ao Porto e como tal não ponho também qualquer duvida que acabará por retirar dividendos deste jogo, é este o espirito que molda os campeões, os clássicos são jogos para temperar o ferro como no caso do André Santos e para o ferro temperado como no caso do Pedro Mendes, grande jogo dos jogadores do Sporting, onde no campo o jogador mais valioso foi sem duvida Valdez, o maior desiquilibrador do Sporting na actualidade. Força Sporting! S.L.

vitor disse...

Sobre a mudança de atitude da equipa do Sporting durante o jogo a razão é só uma, aliás sempre a mesma, o Sporting não joga sózinho.

Ainda sobre a preparação fisica dos jogadores do Sporting foi um mito que se instalou, até eu cheguei a acreditar porque era o que parecia, no jogo da selecção foi completamente desmentido e contra factos não há argumentos, a haver razões terão que se procurar noutro lado. S.L.

vitor disse...

Porque é realmente uma pena que Valdez não dure o jogo toda, como prender Vuc á linha, por mais que concorde que era necessário abrir o campo, para além de haver outros jogadores fiquei com a nitida sensação que Vuc ontem no meio resolvia o jogo, assim perdeu a cabeça, mais uma vez não houve bola para ninguém. O Sporting não conseguiu retirar dividendos de ter um jogador a mais, mais uma vez foi pena, o Sporting mereceu claramente ganhar o jogo ontem.
Força Sporting! S.L.

vitor disse...

A blogosfera leonina que anda há mais de 1 ano a cascar na direcção do Sporting, que são todos imcompetentes, queria ontem ganhar o jogo!?

Têm que ter cuidado com o que desejam, esteve quase a acontecer não terem razões para abrir hoje!

O Sporting está nitidamente no bom caminho, podemos já assistir ontem a uma atitude de campeões, claro que há ainda um longo caminho para percorrer, precisávamos há muito tempo de uma injecção de cultura de vitórias e foi o director de futebol com as vivências em grandes clubes que a introduziu em Alvalade.

Vou dar um exemplo em que sou insuspeito, o sucesso recente do Chelsea que atribuem a Mourinho ficou-se a dever antes de mais á contratação do director desportivo do United que era quem dominava a premier na altura, foi aliás ele quem assegurou o treinador português que tinha acabado de se sagrar campeão europeu.

Parece-me óbvio que teria sido vantajoso a contratação de um treinador com curriculo, não obstante o valor de Paulo Sérgio que anulou ontem o Porto, ainda há quem deseje Jesus que não evitou uma derrota por cinco golos com jogadores 10 Milhões.

A implementação de um projecto vencedor não produz resultados imediatos, como pudemos constatar ontem há ainda arestas por limar.

Digam o que disserem os supra sumos da competência leonina, asssegurar a participação e os milhões da champions na presente época será sempre um grande resultado.

Força Sporting! S.L.