domingo, 12 de agosto de 2012

Cultura Futebolistica

Sobre o jogo e muito rapidamente, mais um que o dominámos e controlámos por completo, mais um que o adversário só nos cria lances de perigo nos lances de bola parada e mesmo tendo melhorado na componente ofensiva temos que ser mais acutilantes nesse aspecto do jogo.
Para quem duvidava da qualidade do plantel hoje seriamente tem que dar o braço a torcer. Gelson é um trabalhador incansável, Labyad é um reforço com R!
Mas o que me faz hoje escrever está relacionado com o jogo. Não tenho a presunção de achar que percebo mais de futebol do que a maioria, mas desde sempre digo que para mim os campeonatos ganham-se em primeiro lugar sabendo defender. Por isso nunca me fez muita confusão o estilo de jogo do Paulo Bento e continua a não me fazer confusão alguma o estilo de Sá Pinto. Sendo completamente diferentes no seu modelo, um de futebol directo outro de grande posse de bola, têm os 2 a mesma preocupação, a segurança defensiva.
Nesta pré-época não houve uma única equipa a nos encostar às cordas, a passar minutos "em cima" da nossa equipa, a ter ocasiões de golo sucessivas. Até agora e a menos que isto mude muito só seremos vulneráveis em lances de bola parada ou em transições do adversário após perda de bola em zonas perigosas, de resto com a nossa equipa organizada não vi até agora um lance de perigo dos nossos adversários. E não se pode dizer que foram todos fracos, que o de hoje era tudo menos simpático.
80% das pessoas que vai ao estádio não consegue ver isto. É o pão nosso de cada dia, ler após cada jogo do SCP que não temos fio de jogo, que é uma grande estupidez. O que nós não fazemos é atacar "à maluca" como os adeptos querem, criar situações de perigo, mas ter a equipa completamente desequilibrada atrás e ficar vulnerável para os adversários.
O que os sportinguistas gostam e é essa a sua cultura, é de ver o Carrilo dar uma "cueca" brutal ao adversário mesmo que tenha falhado o passe logo a seguir. O que os sportinguistas gostam é de um futebol à Peseiro, ultra ofensivo, mas que nos deu 9 derrotas no campeonato, 3 delas em casa com Marítimo, Penafiel e Nacional 4 e 4 empates com Leiria, Braga, Setúbal e Académica ou seja nós com esse futebol ultra ofensivo até conseguimos vencer os 2 adversários directos ao titulo em nossa casa mas perdemos pontos com equipas que lutavam para não descer e isso hipotecou as nossas aspirações de ser campeão em ano que o vencedor fez menos pontos por jogo de sempre!
O que quer dizer com isto é bem simples, existe trabalho a fazer é verdade (principalmente a nível ofensivo certo), mas com este lote de jogadores e com este modelo de jogo completamente solidificado ou muito me engano ou seremos uns fortes candidatos ao titulo. E estou plenamente convicto das palavras que estou a escrever!
Saudações Leoninas

23 comentários:

desgra disse...

estas tu e estou eu

Pedro Filipe disse...

Ele deu-lhe uma queca??

leao revisor disse...

Pedro Filipe

Queca, tunel, bola passar entre as pernas do adversário, como quiser chamar. Ainda por cima de sola...

Tiago Moita disse...

Fui um critico, no ultimo jogo em relaca ao Sá Pinto pelos jogadores que pos em campo..
Neste ele só pos os que neste melhor estao em forma, simplesmente nao inventou..Sa ainda foi a tempo de ver que o shars neste momento nao tem lugar no 11, elias a jogar ao lado do gelson é outra coisa, e jelson é enorme,faz,me lembrar o patric vieira..
E claro que labyar nao engana, baste 10 minutinhos para ver..
Gostei bastante do sporting..
E temos um banco dos melhores..

PS: Nao sei o que se passa com o insua..espero que nao esteja com a cabeca noutro sitio..
: Precisamos mesmo de um PL experiente..

Abraco e SL.

Pedro Filipe disse...

Sim eu vi mas nao querias dizer cueca? Queca é outra coisa lol abraço

João disse...

LR

É cueca e não queca certo? Ahah o que eu me ri. Se bem que o queremos é ver o Sporting a dar quecas aos adversários, usamos é um sinónimo diferente. Eheh

SL,
Xait

Jalex disse...

Estive no estádio e não sai satisfeito com o que vi no jogo.Alias o último jogo que vi antes de ir para férias foi o jogo de apresentação e ate me pareceu que a equipa regrediu em certo aspectos desde essa altura da época.

O meio campo continua a ser o maior problema(a meu ver claro),pode ter muitos jogadores de qualidade(porque tem)mas ate agora não o vi a funcionar colectivamente.

Não tem dinamica(muita falta de garra!Mass isso é um mal que padece quase toda a equipa) e falta muitas vezes ideas ao mesmo,o que produz advêm mais de lances individuais do que propriamente colectivos.

Acho que Sá Pinto ainda não encontrou o trio ideal para o meio campo(e espero que Labyad venha para jogar a 10...falta claramente ali um criativo que crie desiquilibrios e ligue o jogo).

Defensivamente preferia Onyewu e sobretudo Xandão ao Holandês,não tem estado mal mas gosto mais dos dois primeiros.Já Rojo parece que é mesmo reforço e Cedric cada vez mais uma certeza.

A nível ofensivo com um meio campo que funciona a soluços não se pode esperar milagres e continua praticamente igual ao que já era na época passada.Um Ricky a jogar desamparado e um Capel a carregar o piano(hoje em particular uma rara ocasião em mostrou fracos indices físicos).

Fiquei igualmente preocupado com a forma física de alguns jogadores(Capel,Insua etc).Espero que seja só
fruto das cargas físicas que lhes tem sido impostas nestas altura.Mas o Argentino hoje parecia mais que estava a iniciar a pré época do que propriamente no seu fim.

Enfim,expectativas tenho zero para esta época.Que façam pelo menos melhor do que época que acabou.Por esta altura já me dou por contente com isso.

De salientar (e aplaudir)os 28 mil que se deslocaram hoje a Alvalade.E também dar os parabéns a direção pela criação deste novo troféu, numa homenagem justa aos eternos violinos(que já pecava por tardia).

Valeu pela festa sobretudo.


SL

jcnaguiar disse...

O maior problema que vejo neste momento no jogo do sporting é a construção vinda cá de trás, a mim nao me faz tanta confusão assim ter os centrais e laterais a trocar a bola á espera de uma linha de passe segura, mas parece-me que os medios centro vão pouco buscar o jogo, e alem disso os medios quando vão buscar o jogo os extremos tambem tem de baixar para dar linhas de passe, senao andamos a jgoar so para os centrais, isso foi o que me fez mais confusão, isso e alguma falta de velocidade no ataque, depois outra coisa que me xateia é ver a criticarem so porque sim o wolfs porque nao marca e nao sei que, o gajo mal é servido.. e para tocar na bola tem de ser sempre quando vem buscar jogo e depois tem de segurar a bola á procura de apoio e espaços, wolfswinkel é um finalizador de excelencia, mas para isso a bola tem de la chegar, o que acontece pouco.. de resto, gostei do que vi no geral, gostei muito do trio da defesa cedric, rojo e boulahroz, mas achei Insua demasiado apagado para esta fase da pré epoca, n percebi pq pranjic n jogou.. desde que fez aquele erro contra o Getafe que foi encostado. Sá Pinto mostrou que conta com Adrien e nem aquela noticia de "ultima hora" do record a dizer que o West ham está ocorrente da opção de Adrien abalou a fé dos sportingustas e deu uma grande ovação ao jogador, gostei muito disso

leao revisor disse...

FDX Queca vs cueca, volta já para a primária!!!!

Reafirmo, esta equipa está-me a deixar com mais expectativas ainda do que tinha no inicio da pré-época. Espero que confirmem agora no campeonato.

Anónimo disse...

A verdade é que estivemos mais perto de vencer o campeonato e uma competição europeia com o Peseiro do que com o Paulo Bento.

Pedro disse...

Mais uma capa deprimente de "a bola"... Que vergonha...?tudo!! Vergonha para o luisão, para o carraça, para o javali garcia, para "a biblia" e agora ao que parece para o proença... VERGONHA!!

Pedro - sporting sempre

leao revisor disse...

TJ

A verdade é que perdeste uma final europeia em tua casa quando estavas a vencer ao intervalo por 1 a 0.
A verdade é que não conseguiste ser campeão numa época que o campeão fez menos pontos por jogo da história da competição nacional.
A verdade é que nesse ano tiveste o maior numero de derrotas no campeonato de sempre na história do SCP para o campeonato.

Pedro

O que tem o proença haver com isto?

anonymus disse...



Estou plenamente de acordo com tudo o que escreveu o LR.

Quanto a certos comentários que aqui li, parecem-se muito com o que foi dito ontem pelo perito em má lingua (TADEIA), durante a transmissão da RTP.

Se tivesse sido um jogo disputado pelos vermelhuscos, a conversa desse gajo teria sido outra.A do costume...

Joel disse...

Leão Revisor, pelo que me parece o Sporting não tem o plantel mais forte dos últimos dez anos, mas sim os dois plantéis mais fortes dos últimos dez anos...

E o Sporting fez 10 remates à baliza, a maioria deles com boas condições de darem golo (lembro-me de um remate do Adrien, Cédric, 2 do Labyad...)

Daniel disse...

O proenca ja veio dar a bênção ao girafa... que palhaço. o costume portanto. como aliás se viu ontem com o lampião gomes a ter os seus momentos de "brilho".

quanto ao jogo... que luxo de banco... e de bancada!

SL

Riga/V-1-Boy disse...

em teoria se for um equipa que priveligie a posse de bola, so em trnsiçoes e o bolas paradas pode ser supreeendida.

e digamos assim, quem gosta deste estilo de jogo, que é com as devidas comparaçoes o que o barcelona faz( e ninguem os v~e a fazer 50 remates por jogo, mas sim remates apenas em situaçoes ideais) nao percebo porque se queixa.


é que vamos apanhar muitas equipas em que vamos ter de ter uma posse de bola segura e nesse ano do peseiro atacavam muito, marcavas muitos golos, mas defender era mais complicado ( e o braga nesta pre epoca ja experimentou o que é jogar a peseiro, em napoles foram comidos com as transiçoes rapidas)

leao revisor disse...

Riga

Estou farto de dar essa comparação (e ser gozado) por isso. A diferença é que eles têm o messi e o iniesta para inventarem golos mas o estilo é o mesmo

João disse...

Para mim foi o jogo de pré-época mais conseguido pelo Sporting, sobretudo se tivermos em conta o adversário.
Só acho que o Sporting continua a ser uma equipa mais reactiva do que activa, e contra os adversários mais pequenos nos jogos em casa temos de massacrar durante os 90 minutos e esta equipa ainda não o consegue fazer. Se queremos ser campeões, temos de ganhar todos esses jogos. Temos também algumas dificuldades na construção do ataque e isso é o aspecto mais importante a melhorar.
Quanto ao ponta de lança, é claro que é precisso que as bolas lá cheguem mas está à vista de todos que o Ricky precisa de um concorrente à altura.

leao revisor disse...

Até porque num plantel com 2 e até 3 soluções para a mesma posição, a de PL só tem uma.

Joel disse...

Já pensaste que a solução para o ponta de lança pode nem ser um ponta de lanca( van Persie ou messi) e que o Sá Pinto pode querer um sistema alternativo?

leao revisor disse...

Joel

Sinceramente não acredito, mas sim pode ser essa a solução.

Mas sabendo que o Wilson só continua no plantel até chegar mais um jogador de ataque deixa-me com a sensação que vamos mesmo contratar alguém para alternativa ao Ricky

Anónimo disse...

concordo contigo... Ontem os Sportinguistas estavam todos indignados porque o Sporting nao jogava rapidamente e em 2, 3 toques metia a bola na frente... vi o jogo em casa e o meus colegas perdiam a cabeça porque eles so jogavam para tras e para o lado... "oh pessoal calma! devagar se vai ao longe" e nos instantes a seguir "golo"... por isso concordo totalmente com o Sa Pinto no seu modelo de jogo... o que nao concordo é que o Ricky desca muito no campo... porque o Sporting quando recupera bolas o Ricky chega sempre atrasado e nunca esta no sitio onde devia, como ele nao é dotado de grande velociade e (ja nao digo potencia fisica porque o liedson nao tinha potencia fisica e o que é certo é que metia a defesa em fogo) nao consegue ser um avançado tipo "carraça electrica" que deixa a cabeça dos defesas em agua... por isso ele deveria ficar um bocado mais avançado a fazer pressao ao defesas quando trocam a bola...

Se depois do jogao do Adrien ainda dizem que ele é dispensavel... seria um crime dizelo... eu sempre gostei do Adrien e nunca o excomunguei... agora vejo gajos que o excomungaram a dizer que ele é indispensavel...

Quanto ao Peseiro... pelo que ja se viu o Braga com futebol daquele gajo nao vao la... perdemos uma taça UEFA devido a esse futebol de merda por isso refresquem bem a memoria e nao queiram um futebol ofensivo... um futebol equilibrado é o ideal.

SL

Pedro disse...

Lr,

Tal como já foi dito, basicamente o que o proença veio dizer é que o cabeçudo do luisão é um jovem 5 estrelas incapaz de matar uma aranha.

Pedro - sporting sempre